You are on page 1of 3

Autor: BENJAMIN, Walter Obra: Pequena Histria da Fotografia, IN: Obras Selecionadas p.

91 J se pressentia a chegada da fotografia Objetivo: fixar as imagens da cmera escura p.92 Disseminao da prtica da fotografia, artes das feiras do que indstria em um primeiro momento. Crticas a inven.o fixar efmeras imagens de espelho no somente uma impossibilidade, como a cincia alem provou irrefutavelmente, mas um projeto sacrilgio. O homem foi feito semelhanaa de Deus, e a imagem de Deus no pode ser fixada por nenhum mecanismo humano. Apenas os artitas poderiam, movidos por uma inspirao celeste, atrever-se a reproduzir esses traos. Conceito filisteu de arte, alheio a qualquer consideraoo tcnica e que pressente seu prpio fim no advento provocativo da nova tcnica. Conceito fetichista de arte que fundamentou debates de tericos da fotografia surante quase cem anos. Tentaram justificar a fotografia diante do mesmo tribunal que ela havia derrubado. P. 93 Arago - Quando os inventores de um novo instrumento o aplicam observaoo da natureza, o que eles esperavam da descoberta sempre uma pequena frao das descobertas sucessivas, em cuja a origem est o instrumento. p.94 a tcnica mais exata pode dar s suas criaes um valor mgico que um quadro nunca mais ter para ns. Apesar de toda a percia do fotgrafo e de tudo que existe planejado em seu comportamento, o observador sente a necessidade irresistvel de procurar nessa imagem a pequena centelha do acaso, do aqui e agora, com o qual a realidade chamuscou a imagem... A natureza que fala cmera no a mesma que fala ao olhar; outra, especialmente porque substitui a um espao que ele percorre inconscientemente. A fotografia nos mostra essa atitude, atravs dos seus recursos auxiliares. S a fotografia revela esse inconsciente tico, como s a psicanlise revela o inconsciente pulsional.

Caractersticas estruturais, tecidos celulares, com os quais operam a tcnica e a medicina, tudo isso tem mais afinidades originais com a cmara que a paisagem impregnada de estados afetivos, ou o retrato que exprime a alma do seu modelo. p.95 O fenmeno da fotografia parecia uma grande e misteriosa experincia. O no olhar direto ao fotografo. A nitidez dessas fisionomias assustava, e tinha a impresso de que os pequenos rostos humanos que apareciam na imagem eram capazes de ver-nos, to surpreendente era para todos a nitidez inslita dos primeiros daguerretipos. p.96 Orlik a sntese da expresso, obtida fora pela longa imobilidade do modelo, a principal razo pela qual essas imagens, semelhante em sua simplicidade a quadros evocam no observador uma impresso mais persistente e mais durvel que as produzidas pelas fotografias modernas. Tudo nessas primeiras imagens era organizado para durar p.97 A verdadeira vtima da fotografia no foi a pintura de paisagem, e sim o retrato em miniatura. 1840 maioria dos pintores de miniaturas se transformaram em fotgrafos. Os homens de negcios se instalaram profissionalmente como fotgrafos, e quando, mais tarde, o hbito de retoque, graas ao qual o pintor se vingou da fotografia, acabou por generalizar-se, o gosto experimentou uma brusca decadncia. p.98 O retrato dos anos 60 contrasta com as primeiras fotografias, em que os homens no lanavam no mundo um olhar desolado e perdido. Havia uma aura entorno deles, um meio atravessado por seu olhar lhes dava a sensaoo de plenitude e seguranaa. p.99 Continuum absoluto da luz mais clara sombra mais escura: equivalente tcnico que era gerado devido a longa exposio. Com o tempo, ele desapareceu, e para supri-lo foi desenvolvido para criar a iluso de urea. p.100 Evento decisivo na fotografia: relao entre o fotografo e sua tcnica.

As fotos parisienses de Atget so as percussoras da fotografia surrealista, a vanguarda do nico destacamento verdadeiramente expressivo que o surrealismo conseguiu pr em marcha. Foi o primeiro a desinfetar a atmosfera sufocante difundida pela fotografia convencional, especializada em retratos, durante a poca da decadncia. p.101 Ele saneia essa atmosfera, purifica-a: comea a libertar o objeto de sua aura. [...] Ele buscava as coisas perdidas e transviadas, e, por isso, tais imagens se voltam contra a ressonncia extica, majestosa, romntica, dos nomes de cidade; elas sugam a aura da realidade como uma bomba suga gua de um navio que afunda. O que aura: uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a apario nica de uma coisa distante, por mais prxima que ela esteja. Retirar o objeto de seu invlucro, destruir sua aura, a caracterstica de uma forma de percepoo cija capacidade de captar o semelhante no mundo to aguda que, graas reproduo, ela consegue capt-lo at no fenmeno nico. p.102 Nas imagens de Atget a cidade foi esvaziada, como uma casa que ainda no encontrou moradores. Nessas obras, a fotografia surrealista prepara uma saudvel alienaoo do homem com relao a seu mundo ambiente. bvio que esse novo olhar est ausente precisamente naquele gnero que via de regra era mais cultivado pelos fotgrafos: o retrato representativo e bem remunerado. Pela primeira vez em dcadas o cinema russo ofereceu uma oportunidade de aparecer diante da cmera a pessoas que no tinham nenhum interesse em fazer-se fotografar. p.103 August Sander p.104 Debate entrono da esttica da fotografia como arte ou invs de arte como fotografia. Somos forados a reconhecer que a concepo das grandes obras se modificou simultaneamente com o aperfeioamento das tcnicas de reproduo. No podemos v-las como criaes indivisuais ; elas se transformaram em criaes coletivas to possantes que precisamos diminu-las para que nos apoderemos delas.

You might also like