You are on page 1of 9

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

Questes de Hidrulica - Prova 1


Histria da Hidrulica
1) Quais os mtodos conhecidos de transmisso de energia? Os trs mtodos conhecidos de transmisso de energia so: mecnico, eltrico e fluido. 2) Citar os fatos de grande importncia, que mercaram a historia da energia fluida: Em 1975, primeira prensa hidrulica destinada a forjaria, utilizando gua como meio transmissor de fora. Em 1850, primeiro guindaste hidrulico com o primeiro acumulador hidrulico. Em 1900, primeira bomba de pistes e a substituio da gua por leo mineral. 3) Qual a definio de hidrulica? a cincia que estuda lquidos em escoamento e sob presso. Emprego de um fluido como gerador de fora e meio transmissor de energia. 4) O que fluido? Conceito. qualquer substancia capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que a contm. O fluido pode ser liquido ou gasoso. 5) Citar algumas vantagens da aplicao de um sistema hidrulico. Fcil instalao dos diversos elementos, proporcionando grande flexibilidade, inclusive em espaos pequenos. A baixa inrcia dos elementos hidrulicos, permitem uma rpida e suave inverso de movimentos. Possibilidade de variaes de velocidades. Nos sistemas mecnicos e eltricos, somente possvel de maneira escalonada, de modo custoso e difcil. So sistemas auto-lubrificados, no ocorrendo a mesma condio com os elementos mecnicos e eltricos. Possui pequeno peso e tamanho, com relao a potencia consumida. Possvel a partida com carga total. Proteo simples contra sobrecarga. Sistema de acionamento centralizado. possvel a converso descentralizada de energia hidrulica em energia mecnica. 6) Quais as diferenas da aplicao do sistema hidrulico para o pneumtico? Os sistemas hidrulicos possuem um controle de presso (fora) e vazo (velocidade) mais apurado que os sistemas pneumticos, alem de poderem trabalhar compresses bem superiores, possibilitando uma transmisso de potencia maior. 7) Em qual faixa de presses, consideramos um sistema hidrulico de alta presso?
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

Na faixa de 84 a 210 bar (1218,5 a 3146,56 PSI).

Conhecimentos Fundamentais
1) No que consiste o estudo da hidrulica? Consiste no estudo das caractersticas e da utilizao de fluidos, como geradores de fora e meio transmissor de energia. Considerando como fluido, toda substncia capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que a contm; fluido todo liquido ou gs. 2) Qual a origem do termo hidrulica? A palavra hidrulica derivada da raiz grega hidro, que significa gua, ou mais precisamente, gua em tubos. 3) Defina a Lei de Pascal? Toda a presso aplicada sobre um liquido confinado a um recipiente fechado, age igualmente em todas as direes dentro da massa fluida e perpendicularmente as paredes do recipiente. 4) Qual o conceito de presso? Podemos definir como a razo entre uma fora exercida sobre uma determinada rea.

5) Como se origina a presso em sistema hidrulico? E quais os fatores que definem a sua origem? Nos sistemas leo-hidraulicos, h presso em determinada parte do circuito, quando existe resistncia ao fluxo de leo gerado pela bomba. Devemos observar, porem, que a bomba hidrulica nuca gera presso, ela gera exclusivamente vazo de leo. As resistncias encontradas pelo leo ne sua trajetria so as responsveis pela gerao da presso.

6) Nos sistemas de leo-hidrulicos aplicamos dois mtodos distintos. Nas aplicaes industriais, qual o mtodo normalmente utilizado? Por que? Sistemas leo-hidrulicos estticos e sistemas leo-hidraulicos cinticos. Nas aplicaes industriais aplicamos o Sistema leo-hidraulico esttico onde a energia utilizada potencial, com um fluido sob alta presso e baixa velocidade. 7) Qual o valor da rea A2, se a fora F1 igual a ___ kgf, for aplicada na rea menor A1 igual a ___ cm2 e a fora aplicada na rea maior A2 de ___ kgf ?

Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

8) Qual a fora desenvolvida em F2, se a rea maior A4 igual a ___ cm 2 e fora aplicada em F1 de ___ kgf na rea menor de A1 de ___ cm? 9) Exerccio

Fluido Hidrulico - leo


1) O que so leos? So substancias que se interpem entre superfcies em movimento, formando uma pelcula que reduz o desgaste e a gerao de calor, bem como, um meio transmissor de energia. 2) Por que normalmente utilizamos leo mineral nos sistemas hidrulicos? So produtos derivados do petrleo. Estes leos tm grande importncia em combinaes saturadas de carvo-hidrogenio , as quais influenciam grandemente a resistncia ao envelhecimento e a viscosidade. 3) Cite algumas funes do leo hidrulico: Transmisso de energia. Lubrificaes de partes moveis. Dissipar calor gerado na transmisso de energia. Vedar folgas internas de componentes. Reduzir o atrito. Proteo contra ferrugem e corroso Amortecimento de oscilaes provocadas por irregularidades da presso. 4) Qual o motivo para aplicarmos aditivos nos leos hidrulicos? Para obter caractersticas que venham a melhorar o desempenho, que os leos no possuem naturalmente, so adicionadas algumas substancias qumica capaz de preservar o sistema hidrulico. 5) correto afirmar que um leo pode oxidar? Por que? Sim. Por que os leos minerais so facilmente sujeitos a oxidao, pois combinam-se rapidamente com o carbono e o hidrognio presentes no leo, reduzindo sensivelmente a vida til do fluido. 6) Qual o conceito de viscosidade? a resistncia de um fluido ao escoamento, ou seja, o inverso da fluidez, tambm podemos dizer que o atrito interno de um fluido. 7) Se um leo no apresentar a viscosidade correta para um determinado tipo de trabalho, podero ocorrer problemas. Citar alguns dos provveis problemas: Alta Viscosidade:
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

Alta resistncia a passagem do fluido Alta temperatura do fluido Queda de presso devido a resistncia Movimentos tornam-se mais lentos Dificuldade de eliminar bolhas de ar do reservatrio Alto consumo de potencia devido s perdas por atrito Baixa Viscosidade: Aumento do vazamento interno dos componentes. Reduo do rendimento da bomba de leo. Menor presso que a desejada no sistema. Gasto excessivo ou engripamento, devido a quebra da pelcula lubrificante. 8) Em aplicaes industriais, qual a viscosidade do leo hidrulico que geralmente encontramos? A viscosidade do leo hidrulico geralmente esta entre 150 SUS a 100 F 9) O leo de ndice de viscosidade 90 (IV 90), possui maior ou menor viscosidade alta temperatura? Maior viscosidade devido aos aditivos. 10) Existem alguns mtodos para definir a viscosidade de um leo. Qual o mtodo geralmente usado? Defina, em algumas palavras o seu funcionamento? O mtodo mais conhecido o Viscosmetro de Saybolt. Este mtodo mede o tempo que determinada quantidade de fluido escoa atravs de um orifcio. A viscosidade em Saybolt Universal Seconds (SUS) igual ao tempo gasto em segundos. 11) Qual a temperatura ideal de um leo para efetuarmos a troca? Deve-se observar a temperatura normal de trabalho para o tipo de leo a ser trocado. 12) Na maioria das vezes o leo no recebe os cuidados necessrios para manter suas propriedades. Citar algumas regras bsicas para sua manuteno? Guardar o leo em recipiente limpo, que no contenha fibras ou resduos. O leo no deve ser guardado em recipientes abertos, estes recipientes devem ser hermeticamente fechados para que a sujeira e/ou poeira no assentem em sua superfcie. Guardar em lugares seco, no exposto a intemprie. No misturar leos de fabricantes diferentes. No mistura tipos diferentes de leos hidrulicos. Usar leo adequado ao tipo de trabalho e componente. Verificar a regularmente o leo com anlise do fabricante.
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

Ateno ao perodo de troca..

Reservatrio de leo
1) Quais so as funes do reservatrio de leo em um sistema hidrulico? Armazenamento do fluido Resfriamento do fluido Facilitar a remoo das impurezas Separao do ar do leo Circulao interna do ar 2) Normalmente utilizamos um respiro na parte superior do reservatrio. Qual a funo deste respiro? Quando o leo succionado para o sistema, o nvel decresce e o espao antes ocupado pelo fluido, passa a ser ocupado e desocupado pelo ar atmosfrico, ficando evidente a necessidade do respiro. Do contrrio teramos a formao de uma depresso no havendo a possibilidade de uma suco do fluido. 3) De que maneira podemos determinar o volume de um reservatrio de leo? Uma regra prtica para o dimensionamento de um reservatrio, estabelecer que o volume seja trs vezes maior que a vazo das bombas que alimentam o sistema. 4) Em um sistema hidrulico a gerao de calor pode ser causada por diversos fatores. Citar estes fatores. Perdas mecnicas na bomba ou no motor hidrulico. Restries na linha devido a curvas mal elaboradas. Introduo de vlvulas reguladoras de presso ou fluxo. Vlvulas mal dimensionadas com vazo menor eu a exigida pelo sistema. Blocos manifold com excesso de vlvulas Frico nas vedaes internas dos atuadores. 5) Quais as funes da chicana? Evitar a turbulncia no interior do reservatrio Permitir o assentamento de materiais insolveis no interior do reservatrio Evitar a entrada de ar na bomba atravs do redemoinho Ajudar a dissipao do calor 6) Qual principal motivo pelo qual devemos introduzir uma chicana vertical no reservatrio? Para obrigar o fluido a percorrer duas vezes o comprimento do reservatrio at chegar ao duto de suco.

Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

7) Por que nunca devemos colocar o duto de retorno prximo ao duto de suco? Por que o fluido que retorna ao reservatrio voltara imediatamente ao sistema sem efetuar a troca de calor. Como conseqncia teremos um sistema super aquecido e em pouco tempo o equipamento entrara em pane. 8) O interior de um reservatrio precisa ser pintado? Por que? O interior do reservatrio pode ser pintado com uma tinta compatvel com o tipo de fluido, ou pode ser aplicado um difusor no duto de retorno evitando assim a oxidao que resultada da condensao da umidade.

Questes de Hidrulica - Prova 2


Tubulaes
1) Qual a caracterstica dos fluidos? 2) Quais os tipos de escoamento que um fluido apresenta em um sistema hidrulico? E que tipo de escoamento apresentas condies idias de a ser utilizado? 3) A partir do momento que instalamos tubulaes de maneira errnea, conseqncias srias aparecero. Citar quatro fatores que devemos observar na instalao de tubulaes. 4) Em que situaes so aplicadas as mangueiras flexveis em um sistema hidrulico? 5) O que so blocos manifold?

Bombas Hidrulicas
1) Qual a funo de uma bomba hidrulica? 2) A bomba de engrenagens apresenta um mtodo de construo simples. Comente o funcionamento desta bomba 3) Quais tipos de bombas podemos encontrar? 4) O que cavitao/ Conceito.
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

5) O que aerao? Conceito. 6) Quais as medidas corretivas que podemos adotar para evitar a cavitao e a aerao? 7) Qual a melhor indicao de que esta ocorrendo cavitao?

Vlvulas Reguladoras de Presso


1) Qual a razo de limitar a presso em um sistema hidrulico? 2) Sabemos que a vlvula de alivio possui duas funes bsicas em um sistema. Quais so estas funes? 3) Quais as aplicaes de uma vlvula de alivio de operao direta? 4) Descreva a operao de uma vlvula de alivio. 5) Citar alguns fatores propensos a falhas em uma vlvula de alivio? 6) Em que situao deve ser utilizada a vlvula de seqncia? 7) Quais as diferenas entre a vlvula de seqncia e a vlvula de alivio? 8) Qual a funo da reteno na vlvula de seqncia?

Atuadores Hidrulicos
1) Como so divididos os atuadores hidrulicos? 2) Definir o conceito de atuador hidrulico linear 3) Citar algumas vantagens de aplicar os atuadores lineares. 4) Descrever o funcionamento de um cilindro de dupla ao. 5) O que curso de um cilindro? 6) mencionar algumas aplicaes dos cilindros hidrulicos 7) Um cilindro de dupla ao e haste passante, exerce maior fora no movimento de avano ou de retorno? 8) Um cilindro diferencial possui maior velocidade no movimento de avano ou no de retorno? 9) Citar algumas causa de falhas dos cilindros:
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

10) Como se dividem os atuadores rotativos: 11) Citar alguns exemplos de aplicaes dos atuadores rotativos: 12) O que so osciladores hidrulicos? 13) O que so motores hidrulicos? 14) Citar algumas aplicaes de motores hidrulicos? 15) Qual a definio de torque? 16) Descrever o funcionamento do motor de palhetas:

Questes de Hidrulica - Prova 3


Vlvulas de Controle Direcional
1) Qual a funo de uma vlvula direcional 2) Citar trs vantagens de aplicaes de vlvulas direcionais de carretel: 3) De que maneira feita a vedao do carretel em relao a carcaa de vlvula? 4) Descreva a regra utilizada para identificar as vias de presso, tanque e trabalho de uma vlvula direcional: 5) O que um solenide e como funciona? 6) Citar duas limitaes do solenide: 7) Quando acionamos uma vlvula direcional, e necessitamos que a mesma permanea na posio acionada, o que devemos utilizar na vlvula?

Vlvulas Reguladoras de Vazo


1) Qual o motiva para utilizar as vlvulas reguladoras de vazo em um circuito hidrulico? 2) Descrever o funcionamento de uma vlvula de controle de fluxo direcional: 3) Citar os mtodos usados para controlar a velocidade dos atuadores em um sistema:
Prof Egberto P Mascarenhas

Escola Estadual Frei Plcido Curso Tcnico Mecnico

4) Descrever as situaes de aplicao de cada um dos mtodos de controle de velocidade:

Vlvulas de Reteno
1) O que uma vlvula de reteno e como funciona? 2) As vlvulas de reteno dividem-se em trs tipos. Quais so? 3) Descrever o funcionamento da vlvula de reteno pilotada: 4) Quais as funes que assumem as vlvulas de reteno pilotadas?

Filtros
1) Como podemos definir a contaminao qumica de um filtro? 2) Qual a funo de um filtro? 3) Sabemos que o filtro de suco deve estar totalmente submerso no fluido e no deve encostar no fundo do reservatrio. Quais os motivos? 4) No momento da instalao de um filtro, qual a posio correta e qual a medida ideal, tendo como referencia do fundo do reservatrio? 5) Qual a funo da reteno integrada no filtro de retorno? 6) Existem dois tipos de filtragem (sistema em pararelo e em serie); qual a funo de cada um deles?

Prof Egberto P Mascarenhas

You might also like