You are on page 1of 8

Classificao dos solos 1.

Estados Unidos
Na dcada de 1950, os americanos fizeram modificaes (ou aproximaes) no sistema de classificao adotado por BALDWING, KELLOG & THORP, em 1938, depois modificado em 1949 por THORP. Em 1960, publicaram a Stima Aproximao, no perodo de 1964 a 1974 fizeram novas aproximaes, e finalmente, em 1975, publicaram o referencial como Soil Taxonomy com vrias edies, a dcima, em 2006. A figura 1 apresenta a hierarquia da classificao de solos considerando as categorias de ordem, subordem, grande grupo, sub grupo, famlia e srie. A classificao dos solos do sistema americano, contempla os nveis de ordem, sub ordem, grande grupo, sub grupo, famlia e srie.

Figura 1. Hierarquia do Sistema Americano de Classificao de Solos.

As ordens incluem palavras formadas de razes gregas e latinas, as subordens consideram slabas, a primeira, referindo-se a uma propriedade do solo, a segunda relativa a hierarquia da ordem. Por exemplo, a sub ordem Udept refere-se ao Inc eptisol (ept de Inceptisol), com regime hdrico dico (ud de dico). O agrupamento ud de udico + ept de Inceptisol resulta em Udept. Os grandes grupos so constitudos pela ordem e sub ordem, precedidas das slabas dos grandes grupos. No sistema americano, a ordem dos Oxisols na sua grande maioria correlaciona-se com os Latossolos do sistema brasileiro, os Ultisols com os Argissolos de baixo potencial nutricional, os Alfisols com os Argissolos de alto potencial nutricional, os Inceptisols com

os Cambissolos, os Entisols com os Neossolos, os Mollisols com os Chernossolos, os Spodosols com os Espodossolos, os Vertisols com os Vertissolos e os Histosols com os Organossolos. No Brasil ocorrem as ordens dos Oxisols, Ultisols, Alfisols, Inceptisols, Entisols, Mollisols, Spodosols, Vertisols e Histosols. Na sub ordem do sistema americano, em geral, so considerados os regimes hdricos dos solos e sua seo de controle que refere-se a profundidade de estudo no perfil do solo, iniciando-se na superfcie at os horizontes mais profundos, variando para cada classe de solo. Na sub ordem desse sistema, em geral, so considerados os regimes hdricos dos solos e sua seo de controle que refere-se a profundidade de estudo no perfil do solo iniciandose na superfcie at os horizontes mais profundos, variando nas classes de solos. Os regimes hdricos dos solos so os seguintes: quico (a seo de controle do perfil de solo fica saturado por gua praticamente todo o ano devido ao nvel elevado do lenol fretico), dico (nenhuma parte da seo de controle do perfil de solo seca cumulativamente por 90 dias ou mais), perdico (a seo de controle do perfil de solo sempre est mida porque a precipitao supera a evapo-transpirao todos os meses do ano, rido (a seo de controle do perfil de solo na maioria dos anos seca cumulativamente mais da metade do tempo, quando a temperatura do solo acima de 5C na profundidade de 50 cm, e nunca fica mida por 90 dias consecutivos quando a temperatura do solo acima de 80 C na profundidade de 50 cm, stico (intermedirio entre rido e dico), e xrico solos de locais com inverno mido e frio e vero seco e quente (clima Mediternico). O nvel de grande grupo uma sub diviso da sub ordem, considerando, em geral, as condies qumicas pedolgicas, exceto para os Vertisols, Mollisols, e Alfisols que so eutrficos, por definio. Alguns exemplos e ilustraes de grandes grupos de solos:

Hapludox (figura 2) referindo-se ao Oxisol (ox de Oxisol) que ocorre num local com regime hdrico dico (ud de dico) e Hapl (Hapl, no sentido de que no foram atendidas as alternativas anteriores dos grande grupo previstos no Soil Taxonomy como sombr, acr, eutr, e kandi, (SOIL TAXONOMY, 2006). Esse solo que ocorre na regio de Piracicaba (SP), Brasil correlaciona-se com o Latossolo Vermelho lico A moderado

(EMBRAPA, 2006). Eutrochrept (figura 3) referindo-se ao Inceptisol (ept de Inceptisol) com epipedon crico (ochr de ochric) e eutrfico (eutr de eutrfico), (SOIL TAXONOMY, 2006). Esse solo que ocorre na regio de Veracruz, Mxico correlaciona-se com Cambissolo Hplico eutrfico A moderado (EMBRAPA, 2006).

Paleudoll (figura 4) referindo-se ao Mollisol (oll de Mollisol), que ocorre num local com regime hdrico do solo dico (ud de dico), com discreto aumento de argila no perfil (Pale), (SOIL TAXONOMY, 2006). Esse solo que ocorre na regio de Vera Cruz, Mxico correlaciona-se com o Chernossolo Hplico rtico (EMBRAPA, 2006).

Quartzipsamment (figura 5) referido-se ao Entisol (ent de Entisol), psamm significando arenoso e Quartz, de quartzo na frao areia. Esse solo que ocorre na regio de So Carlos (SP), Brasil correlaciona-se com o Neossolo Quartzarnico rtico.

Figura 2. Hapludox (SOIL TAXONOMY) - Latossolo Vermelho lico A moderado.

Figura 3. Eutrochrept (SOIL TAXONOMY) - Cambissolo Hplico eutrfico A moderado (EMBRAPA).

Figura 4. Paleudoll (SOIL TAXONOMY) Chernossolo Hplico rtico (EMBRAPA).

Figura 5. Quartzipsamment (SOIL TAXONOMY)- Neossolo Quartzarnico rtico (EMBRAPA).

Na famlia so consideradas as propriedades dos solos com similaridade de textura, mineralogia, grau de acidez e temperatura, e na srie so designados nomes dos locais onde os solos foram originalmente descritos.

2. Brasil
Os conceitos do Sistema Brasileiro de Classificao de Solos da EMBRAPA foram baseados no s no sistema de classificao de solos de BALDWING, KELLOG & THORP de 1938, modificado por THORP em 1949, como tambm no sistema de classificao da FAO. Em 1999, a EMBRAPA publicou a primeira edio, depois revisada e ampliada em 2006. A classificao dos solos do sistema brasileiro, at o presente, contempla os nveis de ordem, sub ordem, grande grupo e sub grupo. A figura 6 apresenta a hierarquia da classificao de solos considerando as categorias de ordem.

Figura 6. Hierarquia do Sistema Brasileiro de Classificao de Solos.

Diferenas entre os sistemas de classificao de solos do Brasil e dos Estados Unidos


As principais diferenas entre os sistemas brasileiro e americano de classificao de solos so os seguintes:

A origem dos dados pedolgicos no sistema brasileiro resultou de levantamentos de solos generalizados, principalmente nos nveis exploratrios e de reconhecimento. Ao contrrio, o sistema americano teve origem a partir de levantamentos pedolgicos detalhados. Como conseqncia, a estrutura do sistema brasileiro foi arquitetada iniciando-se no nvel superior (ordem), para os nveis hierrquicos mais inferiores (atualmente o sistema brasileiro contempla o nvel de sub grupo). Por outro lado, no sistema americano a hierarquia foi arquitetada do nvel mais inferior (srie) para os

nveis superiores; No nvel hierrquico de sub ordem, o Sistema Brasileiro considera a cor para alguns solos (Latossolo, Nitossolo, Argissolo e Luvissolo). Ao contrrio, o sistema americano, d muito pouca importncia a colorao, priorizando o regime de umidade no perfil de solo. Na prtica, esse aspecto tem enorme importncia no manejo porque a gua no solo muito mais importante do que sua colorao;

Enquanto que o Sistema Brasileiro de Classificao de Solos da Embrapa considera o horizonte A como superficial, o Sistema Americano considera o epipedon como o horizonte superficial (A), podendo incluir parte ou todo horizonte B;

Nem todos Latossolos do Sistema Brasileiro correlacionam-se com os Oxisois do Sistema Americano.

3. Internacional da FAO
A Sociedade Internacional de Cincia do Solo, em 1960, recomendou a publicao da legenda do mapa de solos do Mundo na escala 1:5.000.000, para representar os solos do globo terrestre como referencial.

Em 1969 foi publicado o primeiro mapa de solos do Mundo com aproximaes ao longo do tempo, em 1994 foi publicada com a legenda revisada. Sem muitas dificuldades, a legenda da FAO permite a transferncia dos conhecimentos pedolgicos de diferentes pases, e contribui para o ensino pedolgico do globo terrestre. A figura 7 apresenta a hierarquia da legenda de solos da FAO considerando o primeiro e segundo nvel.

Figura 7. Hierarquia da legenda de solos da FAO (1994).

Diferenas entre os sistemas de classificao de solos do Brasil e dos Estados Unidos, e da FAO

As informaes de solos nos sistemas brasileiro e americano formam feitas com base na hierarquia de ordem, sub ordem, grande grupo, sub grupo, famlia e srie, mas essa hierarquia no considerada na legenda da FAO, que considera apenas dois nveis.

Textura do solo
A textura ou granulometria refere-se proporo de argila, silte e areia do solo. Dessas fraes, a argila a que possui maior superfcie especfica e de natureza coloidal com alta reteno de ctions e adsoro de fsforo. A frao argila representa a maior parte da fase slida do solo e constituida de uma gama variada de minerais (minerais de argila) que apresentam cargas eltricas negativas responsveis pela capacidade de troca de ctions (CTC).
No s a classificao do solo depende diretamente do teor de argila ao longo do perfil, mas tambm o manejo de solo. Na classificao do solo no nvel hierrquico de ordem examina-se o gradiente textural como um dos itens principais; e o manejo do solo (doses de fertilizantes, corretivos e herbicidas) depende do grau de compactao, da disponibilidade de gua e da capacidade de troca de ctions da frao argila. Nos solos do Brasil o teor de silte geralmente no so elevado exceto para a maioria dos Cambissolos. Os solos arenosos apresentam menor disponibilidade de gua ao longo do perfil, mas no significa que os solos argilosos ou muito argilosos possuem a maior disponibilidade hdrica. Pois, os Latossolos cricos possuem elevado teor de argila e so muito ressecados por causa da forte microagregao da argila, que consequncia do elevado grau de floculao dessa frao. Os teores de areia fina quando so muito maiores do que os de areia grossa contribuem para o aumento da disponibilidade de gua no perfil. Na escala de Atterberg, a argila corresponde a partculas de dimetro < 0,002 mm; o silte 0,002 - 0,02 mm; a areia fina de 0,02- 0,2 mm; e a areia grossa de 0,2-2,0 mm. A figura 1 apresenta os intervalos de argila e a respectiva classificao do solo.

You might also like