You are on page 1of 4

que saber dar e receber feedback de maneira correta simplesmente uma das trs principais competncias profissionais que

e garantem empregabilidade hoje em dia. Ter liderana e saber trabalhar em equipe so as outras duas. E ela adiciona outra informao: as crticas construtivas sobre nossos pontos fortes e fracos aceleram nosso processo de autodesenvolvimento e capacitao. O feedback, portanto, uma ferramenta eficaz para a melhoria do nosso prprio desempenho pessoal e profissional. importante que ocorra sistematicamente e no s em perodos de avaliao de desempenho. O reconhecimento uma ao essencial para manter as pessoas motivadas e comprometidas, e uma das formas mais eficazes de reconhecimento o feedback positivo. o feedback deve ser baseado em fatos, e no em opinies. Orientados a ter uma postura a mais imparcial e objetiva possvel durante a conversa com o subordinado. Um comentrio infeliz pode abalar a auto-estima da pessoa, e isso no ajuda ningum a se desenvolver. MOMENTO PROPCIO Deve ser dado em algumas situaes: quando se apresentam comportamentos muito positivos, muito negativos, para mudana de comportamento e para facilitar a comunicao at mesmo na tomada de deciso. Alm disso, o feedback deve ser descritivo e especfico e individual. PASSO-A-PASSO Algumas dicas simples e eficazes de como dar e receber feedback PARA O AVALIADOR Inicie a conversa num tom ameno, relembrando junto com seu colaborador os resultados esperados para um determinado trabalho. O feedback uma via de mo dupla, portanto, deve ser visto como uma ferramenta de ajuda mtua. Na etapa seguinte, faa uma abordagem construtiva do desempenho do funcionrio, sem pressa e de maneira sincera. No tenha medo de elogi-lo. Depois exponha os pontos negativos, mas com muita clareza, objetividade e tato. Discuta as mudanas que podem ser feitas para atingir um novo resultado. A partir da troca de idias, oriente o subordinado a elaborar um plano de ao com as novas diretrizes. No deixe de marcar um novo feedback logo em seguida, para analisar junto com o subordinado o desenvolvimento do trabalho.

Ao terminar a conversa, encoraje o colaborador a melhorar seu desempenho, sempre.

PARA O COLABORADOR Mostre-se disposto a ouvir o que diz seu avaliador. Pense sobre o que ouve, processe, reflita e se questione. Seja pr-ativo durante a conversa, pedindo detalhes, fatos e exemplos especficos para entender melhor os pontos positivos e negativos ressaltados por sua chefia. Fonte: consultoras S http://www.canalrh.com.br/revista/revista_artigo.asp?o={EA051EB2-DE084E07-BBCC-9C284A3C0DA9} O que feedback? o ato de dar retorno a algum sobre algum comportamento ou situao especfica ou do trabalho em geral - dentro do meio empresarial - com a inteno de ajudar o outro a melhorar seu desempenho. Feedback o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. 1 - Para comear, voc deve estar realmente ciente de que as concluses que tirou condizem com a verdade. Basear o feedback em exemplos e dados estatsticos ajudam seu funcionrio a absorver melhor as informaes. 4 - Cuidado com as palavras. Se o feedback for para corrigir ou alinhar alguma atitude, evite julgar o funcionrio ou suas atitudes, rtulos ento nem pensar. Faa apenas a descrio do que aconteceu e identifique o comportamento a ser melhorado. 5 - Seja breve, objetivo e claro. Rodeios sobre o assunto podem deixar o funcionrio tenso e atrapalhar o andamento da conversa. 6 - Ao final certifique-se que o receptor entendeu sua mensagem. E no se esquea de abrir espao para que o funcionrio tambm fale e exponha suas opinies. http://empreendedorismoms.wordpress.com/2012/02/27/feedbackfuncionarios-empreendedorismo-sebrae/ Estao Sebrae On-line Brbara Vitoriano O feedback pode ser de dois tipos:

aberto - bvio e direto. Obtido atravs de perguntas e de observao, durante a realizao de exerccios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que no captou. Pode ser falsificado. velado - obtido atravs da prtica de observar a reao do ouvinte a estmulos externos. Pode se obtido na sua expresso, posio, movimentos e atitude. Como expressado inconscientemente, diz a verdade Voc sabe ... - O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem? - O que eles precisam? - O que eles pensam? - O que eles sentem? - Que sugestes teriam para apresentar a voc? - Se esto ou no satisfeitos? FEEDBACK uma forma de comunicao que auxilia uma pessoa ou grupo entender como sua atuao est afetando outras pessoas ou grupos.

descritivo ao contrrio de ser um processo de avaliao: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as possibilidades de reaes defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informao como julgar conveniente; especfico ao contrrio de verbalizar uma generalizao: "na ltima reunio voc fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinio dos demais e novamente fomos forados a aceitar sua deciso". Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunio e em outras, porm, no se acusou a pessoa de "controlador ou autoritrio". compatvel com as motivaes e objetivos de ambos (emissor e receptor): quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritao ou raiva. direcionado a esferas de atuao em que o receptor tenha possibilidade de aperfeioar: caractersticas pessoais, idiossincrasias, limitaes de raciocnio e outras manifestaes individuais no podem ser apontadas como falhas mas toleradas como prprias daquele indivduo.

referir-se pessoa presente: falar no prprio nome e no fazer referncias a terceiros - "muita gente j falou sobre isso de voc". O feedback serve para aperfeioar o comportamento de algum em relao a ns e nosso grupo.

Oua cuidadosamente e evite interromper. Saiba que incmodo e, s vezes, at doloroso. Respire fundo para relaxar os msculos. Faa perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. "Como eu fao ou digo para voc me ver como agressivo?" Reformule o que o outro est lhe dizendo, para que confira se ouviu e entendeu.

Reconhea o que correto e adequado no "feedback". Concordar que seus relatrios esto atrasados bem diferente de concordar que voc irresponsvel.

Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Pea tempo para pensar, se necessrio http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-feedback.htm

Feedback a capacidade de dar e receber opinies, crticas e sugestes sobre alguma coisa pessoal ou profissional. Allan Cohen, expert em liderana, nos d 4 dicas para dar conseguir isso e comear o processo de feedback corretamente. So frases que voc pode usar para comear a conversa e organizar seus pensamentos. 1) Quando voc faz isto, tem este impacto sobre mim. 2) Quanto voc faz isto, voc no est atingindo estes objetivos especficos. 3) Voc pode estar atingindo seus objetivos, mas veja que existe um custo muito alto no reconhecido. 4) Existe alguma coisa que eu esteja fazendo que possa estar provocando este comportamento? www.vendamais.com.br http://www.dicasprofissionais.com.br/artigos2.asp?id=12 O termo coaching vem da palavra coach, tcnico em ingls. Coaching o ato de um tcnico supervisionar, corrigir e motivar seus atletas. Feedback a informao que retorna depois de analisados os resultados de um processo ou atividade. 7. Como tcnico, voc d dois tipos de feedback: quantitativo e qualitativo. J o feedback qualitativo est baseado em performance. Muitos gerentes, aqui, comeam a sentir-se incomodados, porque o esforo difcil de medir e, muitas vezes, precisa ser interpretado dentro de um contexto a realidade em que o vendedor est trabalhando. O recurso mais valioso que voc pode dar a seus vendedores seu tempo. Eles olham para voc em busca de direo, motivao, avaliao e ferramentas de desenvolvimento. O bom lder aquele que entende que seu sucesso ocorre atravs da sua equipe. http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/coachinge-feedback-como-executa-los/28997/

You might also like