You are on page 1of 11

7 erros do professor em sala de aula

Confira como evitar atividades sem foco ou morosas, que roubam um procioso tempo da aprendizagem

1. Utilizar o tempo de aula para corrigir provas O problema Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que os alunos confiram as avaliaes. A soluo Nesse caso, o antdoto evitar a ao. Corrigir provas tarefa do educador, para que ele possa aferir os pontos em que cada um precisa avanar. E o momento certo para isso na hora-atividade.

2. Exigir que todos falem na socializao O problema Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opinies repetitivas. A soluo O ideal fazer perguntas como "Algum tem opinio diferente?" e "E voc? Quer acrescentar algo?". Assim, as falas no coincidem e os alunos so incentivados a ouvir e a refletir.

3. No desafiar alunos adiantados O problema Crianas que terminam suas tarefas ficam ociosas ao esperar que os demais acabem. Alm de perder uma chance de aprender, atrapalham os colegas que ainda esto trabalhando. A soluo Ter uma segunda atividade relacionada ao tema da primeira para contemplar os mais rpidos.

4. Colocar a turma para organizar a sala O problema A arrumao de carteiras e mesas para trabalhos em grupo e rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades em si. A soluo Analisar se a mudana na disposio do mobilirio influi, de fato, no aprendizado. Em caso positivo, vale programar arrumaes prvias aula.

5. Falar de atualidades e esquecer o currculo

O problema Abordar o assunto mais quente do momento por vrias aulas, o que pode sacrificar o tempo dedicado ao contedo. A soluo Dosar o espao das atualidades e contextualizar o tema. Em Geografia, por exemplo, pode-se falar de deslizamentos de terra relacionando-os aos tpicos de geologia.

6. Realizar atividades manuais sem contedo O problema Pedir que os alunos faam atividades como lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedaggico. A soluo S propor atividades manuais ligadas a contedos curriculares - nas aulas de Artes, por exemplo, para estudar a colagem como um procedimento artstico.

7. Propor pesquisas genricas O problema Pedir trabalhos individuais sobre um tema sem nenhum tipo de subdiviso. Como resultado, surgem produes iguais e, muitas vezes, superficiais. A soluo Dividir o tema em outros menores e com indicaes claras do que pesquisar. Isso proporciona investigaes mais profundas e dinamiza a socializao. Resta lembrar que nem tudo o que foge ao planejamento perda de tempo. Questionamentos, por exemplo, so indcios de interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido. "Para esse tipo de desvio de rota, vale, sim, abrir espao. Afinal, so atividades reflexivas e que auxiliam na aprendizagem", afirma Cristiane Pelissari, formadora da Secretaria de Estado da Educao de So Paulo.

1. O que sistema de numerao decimal


O valor posicional e a organizao em base 10 so as caractersticas fundamentais do sistema usado pela nossa sociedade

Por ser posicional, o sistema decimal econmico. Com poucas notaes, representamos grandes quantidades Sistema de numerao decimal o tipo de representao que usamos hoje para expressar quantidades, medidas e cdigos (o nmero da conta corrente do banco, por exemplo) e para realizar operaes. Tem esse nome por ser organizado na base 10 - de origem provavelmente ligada s contagens que os homens primitivos faziam com os dez dedos das mos. Alguns povos, entretanto, teriam usado o sistema de numerao duodecimal (base 12) por sua proximidade com fenmenos da natureza, como o nmero de voltas que a Lua d em torno da Terra durante um ano. O sistema decimal prevaleceu na cultura ocidental. Mas ainda guardamos muita influncia de outras bases. Por exemplo, dividimos os dias em 24 horas (12 para o dia e 12 para a noite), usamos a contagem por dzias em determinadas situaes e unidades como o p (que tem 12 polegadas) para alguns tipos de medida (em embarcaes, por exemplo). Uma importante caracterstica do sistema decimal o fato de ele ser posicional. Isso significa que o valor de cada algarismo depende do lugar que ele ocupa na escrita. Partindo da primeira casa, da direita para a esquerda, cada posio determina a multiplicao do algarismo por uma potncia de 10 (0, 10, 100, 1000...). No sistema decimal, o nmero 317, por exemplo, a composio de 3 x 10 + 1 x 10 + 7 x 10. Essa lgica multiplicativa e aditiva resulta em um meio econmico de escrita numrica, pois com poucas notaes possvel escrever nmeros grandes. Um contraexemplo dado pelo sistema de numerao romano. Nele, a posio das letras no modifica seu valor, apenas determina se haver soma ou subtrao na composio do nmero. Em XX, por exemplo, temos 10+10. Em IX, temos 10-1. Em XC, temos 100-10. Por valer-se apenas da lgica aditiva (ou subtrativa), o sistema romano demanda mais espao para registrar valores altos. 148, por exemplo, representado por CXDVIII. As educadoras argentinas Susana Wolman e Mara Emilia Quaranta, da equipe da Direo de Currculo da Secretaria de Educao do Governo da Cidade de Buenos Aires, explicam como se d, no sistema decimal, a relao entre o valor posicional e as operaes:

''Os clculos - mentais ou feitos com algoritmos convencionais - esto condicionados a regras que dependem da organizao dos nmeros. Quando ao somar 27 + 20, uma criana faz 10 + 10 + 7 + 10 + 10, depois soma os 10 e, em seguida, o 7, ela est considerando a composio de cada um dos nmeros envolvidos, as partes de mesma ordem em que o nmero foi decomposto e, finalmente, as partes de diferentes ordens (40 + 7). Essas transformaes sobre os nmeros utilizam as operaes aditivas subjacentes numerao escrita. As contas convencionais tambm apelam s regras do sistema de numerao: a formao de colunas ao somar ou subtrair facilita operar entre si os algarismos que ocupam a mesma posio na escrita numrica. Assim como os reagrupamentos ('vai um') permitem somar entre si os algarismos de mesma ordem, as decomposies ('empresta um') apelam a escritas equivalentes que facilitam a subtrao. Ao subtrair 17 de 32, a conta convencional termina subtraindo (10+7) de (20 + 12).''

5.1 Diagnstico inicial de procedimentos de clculo e interpretao de enunciados


Envie Imprima Resoluo de problemas Os alunos tm como tarefa solucionar problemas do campo aditivo. Para resolver cada questo, eles podem utilizar diferentes estratgias. Algumas variveis (como o tipo de problema, a localizao da incgnita, a grandeza numrica e a maneira como as informaes aparecem no enunciado) interferem na complexidade dos problemas e voc precisa consider-las ao planejar a atividade. Na hora de fazer essa seleo, leve em conta a experincia dos alunos com a resoluo de problemas e os conhecimentos matemticos que eles apresentam. Se voc tem uma turma de 1 ano e, por isso, pouco acostumada a esse tipo de atividade, d questes com nmeros mais simples. Encaminhamento Explique para a turma que cada aluno deve resolver problemas matemticos. O ideal que no sejam mais do que quatro (todos juntos ou em diferentes dias). Oriente-os a resolver as questes da forma como acharem melhor. importante que eles anotem tudo, ao longo do processo, para poder demonstrar a forma de resolver cada problema (pois voc precisa conhecer o que cada um sabe para poder ajudar a turma toda a avanar). Diga que possvel fazer desenhos, contagens, clculo mental, conta armada etc. Entregue uma folha que tenha espao suficiente para resolver o problema (e que ningum deve se preocupar com o tamanho da resposta). Ressalte que essa uma atividade individual e, por isso, no possvel olhar para ver como o colega faz nem falar a resposta em voz alta. Se voc vir algum aluno copiando, no o repreenda apenas anote quem foi e d outros problemas para que ele resolva sozinho na prxima

aula. Circule pela sala e verifique se todos entenderam a questo. Se algum est perdido, explique o problema novamente, tantas vezes quantas forem necessrias. Recolha as folhas. Caso alguma criana entregue a folha s com o resultado, ou com uma anotao que no possibilite que voc entenda como ela chegou soluo, pea que ela explique como calculou e anote as explicaes no verso da folha. Para medir o conhecimento da turma vamos usar como exemplo os quatro problemas a seguir. 1. Pedro tinha 15 figurinhas em seu lbum. Ganhou algumas e agora tem 33. Quantas figurinhas Pedro ganhou? Esse um problema que envolve uma transformao positiva, pois foi dada a quantidade inicial (15 figurinhas), que sofre uma transformao e se torna uma quantidade maior. Os nmeros envolvidos permitem o clculo do dobro mais trs, o que pode facilitar a resoluo. 2. Esto em um lago 35 peixes de cores amarela e vermelha. Se 17 so amarelos, quantos so os peixes vermelhos? Esse um problema que envolve uma composio, uma vez que se sabe a quantidade total de peixes e se conhece uma das partes (os amarelos). A grandeza numrica at possibilita resolver o problema por contagem. Alm disso, a quantidade final o dobro mais 1 da parte de peixes conhecida, mas isso no bvio para os pequenos. 3. Marcos comeou o jogo com 31 bolinhas de gude. Na primeira partida, ganhou 19. E, ao terminar a segunda partida, estava com 40 bolinhas. O que aconteceu na segunda partida? Ele perdeu ou ganhou? Quantas bolinhas? Esse um problema que envolve uma transformao composta (duas transformaes ocorrem, uma positiva e outra negativa), o que torna o problema complexo. Por isso, ele pode no ser adequado para as sries iniciais. A quantidade inicial conhecida (31 bolinhas) e sabe-se que ocorreu uma transformao positiva na primeira partida (Marcos ganhou 19 bolinhas), mas a transformao negativa da segunda no est to explcita. 4. Paulo tem 36 figurinhas e Mariana tem 54. Quantas figurinhas Mariana tem a mais do que Paulo? Esse um problema que envolve uma comparao de quantidades. As duas quantidades so estticas - devem apenas ser comparadas (um caminho, como j foi explicado ao lado, subtrair 36 de 54). A distncia entre um nmero e outro no to pequena, o que dificulta a contagem nos dedos. A maneira como a informao apresentada tambm uma varivel que precisa ser considerada. O tratamento da informao nesse caso igualmente importante. Se o problema fosse: "Paulo tem 36 balas e Mariana tem 18 balas a mais que ele. Quantas balas tem Mariana?", a complexidade, nesse caso, seria muito menor. Exemplos de resposta: 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54 Mariana tem mais 19 figurinhas. - O aluno erra o resultado, mas acerta na ideia. Ele conta 1 por 1 e chega a 19, pois conta o 36 tambm. 36

+ 54 90 Mariana tem 90 - J esse aluno, embora acerte o resultado da conta, no entendeu o problema proposto, pois escolheu uma estratgia de clculo que leva a uma soluo que vai na direo oposta ao que pedido. O que eles podem pensar A inteno nessa atividade descobrir se o aluno consegue compreender a ideia envolvida nos problemas. Ela tambm uma oportunidade de colher dados sobre os procedimentos utilizados por cada um. O ideal que voc tente antecipar estratgias que eles possam usar em cada problema - isso dar mais segurana e subsdios para analisar as produes. No problema 4, os possveis procedimentos utilizados pela turma na busca pelas respostas so: Subtrair um nmero do outro (54 - 36), a chamada soluo cannica. Tradicionalmente, os alunos menores no costumam relacionar a subtrao a esse problema, j que o enunciado do problema no menciona a diminuio de qualquer quantidade. Contar para trs, do 54 ao 36, controlando - com os dedos, com tracinhos no papel ou outras estratgias - a quantidade de nmeros ditados na busca pelo resultado. Calcular quantos nmeros h de 36 para 54. Desenhar os conjuntos de nmeros (ou o mais numeroso) e compar-los para chegar ao resultado. Somar os dados apresentados no enunciado, o que mostra que o aluno no entendeu o problema. Por no entender o que foi pedido, no realiza nada ou faz apenas uma tentativa frustrada. Anlise e registro dos resultados Faa observaes na prpria folha do aluno, pois elas ajudam a organizar a tabulao. Anote as dvidas e troque impresses com outros professores. Tabule quem acertou o qu (como na tabela abaixo).

E agora? Num primeiro momento, coloque em discusso dois ou trs exemplos de resoluo de cada problema. importante trabalhar com exemplos de erro. Pegue a produo de um aluno que no problema 4 somou os nmeros apresentados. Pergunte: a conta foi feita corretamente, por que ento o resultado est errado? Em quais casos esse procedimento funciona? E em quais no funciona? Enfatize que para outros problemas essa estratgia (somar os nmeros apresentados) til. Pergunte: se o problema fosse "Paulo tem 36 figurinhas. Mariana 54 a mais que ele. Quantas figurinhas Mariana tem?" Esse procedimento serviria? Outro tipo de discusso envolve a eficincia da estratgia de contagem. Por que o resultado da diferena no nmero de figurinhas no est correto? Deve-se ou no contar o 36? Por qu? Qual outro jeito para fazer essa contagem sem se perder? importante lembrar que para que todos avancem preciso trabalhar com uma ampla diversidade de problemas do campo aditivo. Nessas atividades, organize a sala em grupos, trios ou duplas. Voc pode propor que as crianas analisem um problema sem resolv-lo. Por exemplo: Paulo tem "x" figurinhas e Mariana tem "xy". Quantas figurinhas Mariana tem a mais do que Paulo? Elas devem tentar descobrir a relao entre os nmeros (Qual maior? Por qu?). Outra ideia pedir que eles criem problemas semelhantes ou discutam problemas em cujos enunciados faltem informaes.

.2.1 Repertrio de resultados de cor


Envie Imprima Objetivo - Ampliar o repertrio memorizado. Contedo - Repertrio de resultados de cor. Anos 1 ao 5. Desenvolvimento 1 ano Nessa etapa inicial, o trabalho de memorizao deve ter foco nos seguintes repertrios: - Adio e subtrao de 1 a qualquer algarismo. Por exemplo, 3 + 1 e 8 - 1. - Adio e subtrao de nmeros de um algarismo, como 4 + 2 e 6 + 3. - Adies que tenham como resultado 10, como 7 + 3 e 2 + 8. - Subtraes com base no 10. Por exemplo, 10 - 7 e 10 - 2. - Adio e subtrao de 10 a qualquer algarismo, como 5 + 10. - Subtraes que tenham como resultado1, como 8 - 7 e 3 - 2. - Adies de nmeros de um algarismo a 10, 20, 30, como 1 + 10. - Adies de mltiplos de 10 que totalizem 100, como 40 + 60.

- Conhecimento da propriedade comutativa, como 2 + 3 = 3 + 2. - Clculo de dobro de nmeros at 10. Por exemplo, 7 + 7 e 8 + 8. 2 ano Amplie o repertrio com as seguintes operaes: - Subtraes que tenham como resultado 10, como 14 - 4 e 16 - 6. - Adies que tenham como resultado 100, como 75 + 25. - Adies de um determinado nmero a 100, por exemplo 100 + 14. - Subtraes de dezenas com base no 100, por exemplo 100 - 30. - Relaes de dobro e metade, como a metade de 12 e o dobro de 6. 3 ano O repertrio passa a englobar o campo multiplicativo, ampliando alguns resultados que j vinham sendo trabalhados no campo aditivo, como dobro e metade. E mais: - Subtraes que tenham como resultado 1, 10 e 100, como 5 - 4 = 1, 19 - 9 = 10 e 300 200 = 100. - Mltiplos dos primeiros nmeros, de 2 at 10, como 2 x 3 ou 5 x 4. - Clculos de triplo e tero. Por exemplo, 3 x 3 ou 9 : 3. 4 e 5 anos o momento de fazer atividades que recuperem os resultados j trabalhados, principalmente os clculos de multiplicao. A seguir, trabalhe as seguintes operaes: - Contar de 100 em 100 a partir de qualquer nmero (741, 841, 941...) - Metades e dobros de nmeros de trs ou quatro algarismos, como metade de 160 e dobro de 2.300. - Adies e subtraes que resultem em1.000. Por exemplo, 1.820 - 820. - Adies e subtraes de mltiplos de 1.000, com at quatro algarismos, como 2.000 + 4.000 e 9.000 - 2.000. - Adio e subtrao de qualquer nmero a mltiplos de 1.000, como 3.456 + 1.000 e 8.653 - 6.000. - Divisores de 10 (1, 2, 5 e 10), 12 (1, 2, 3, 4, 6 e 12) e 15 (1, 3, 5 e 15). - Fraes mais comuns dos nmeros inteiros, como 1/4 de 12 = 3. - Dobros e metades de fraes, como dobro de 1/3 e metade de 3/4. - Adio e subtrao das fraes mais usuais, como 1/2 + 1/4. - Adio e subtrao de decimais, como 1 - 0,25; 10 + 1,50. - Estimativa de valores dos ngulos mais usuais. Por exemplo, 45 = metade de 90, 30 = tera parte de 90, 135 = 90 + 45 e 60 = 30 x 2. Avaliao Para saber quais resultados a turma j conhece de cor, use um quadro de sistematizao - por exemplo, uma tabela com alguns clculos para serem preenchidos em um curto espao de tempo. O que ainda no estiver memorizado pode ser tema para atividades do cotidiano, como jogos.

5.4.1 Discutir estratgias para resolver problemas


Compartilhe Envie Imprima Mais sobre Matemtica Plano de aula

Interpretao de enunciados de problemas

Objetivos - Reconhecer que h mais de uma possibilidade de resoluo para a mesma situaoproblema. - Socializar diferentes estratgias para conhecer e entender outros procedimentos de clculo. Anos 2 e 3 anos Flexibilizao Para alunos com deficincia intelectual Nem sempre o aluno com deficincia intelectual vai conseguir resolver um mesmo problema com base em diferentes estratgias, mas importante que ele compartilhe como conseguiu resolver e perceba como os colegas o fizeram. Se ele conseguir encontrar uma forma adequada para resolver problemas do campo aditivo, por exemplo, esse j pode ser um grande avano. Vale, tambm, relacionar os problemas com assuntos cotidianos, que faam parte do dia a dia da criana. Utilizar recursos visuais, como as figurinhas do lbum citado nesta atividade, contribui para que o aluno consiga compreender as estratgias que podem ser utilizadas. Amplie o tempo de realizao das atividades, antecipe as etapas para o aluno sempre que possvel e conte com a ajuda dos responsveis pelo AEE. Desenvolvimento Divida a turma em duplas e apresente o problema: "Paulo tinha 47 figurinhas em seu lbum. Ontem, colou 12. Quantas figurinhas Paulo tem?" Cada dupla deve discutir as possibilidades de resoluo que sero utilizadas. Circule pela sala e verifique os procedimentos empregados. Nesse momento, no intervenha ou d pistas sobre como resolver. Caso a turma apresente dificuldades, intervenha perguntando: o que aconteceu com as figurinhas? Pea que registrem seu pensamento. Isso facilita a organizao das ideias e permite que cada um tenha mais clareza do que solicitado. Proponha que as crianas que usaram diferentes procedimentos troquem de duplas e expliquem para o colega como resolveram. Incentive-as a comparar as estratgias, e no apenas o resultado final. Pea que trs alunos expliquem os procedimentos utilizados para o restante da classe (o ideal que pelo menos um utilize a contagem). Por exemplo: o que contou se perdeu e chegou a 51. O segundo contou 12 vezes a partir do 47 e chegou a 58. O ltimo apresentou a seguinte resoluo 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 7 + 2 = 59.

Questione: qual foi o caminho utilizado? Por que voc resolveu assim? Outros estudantes que fizeram da mesma forma podem ajudar a explicar. Proponha uma reflexo sobre os resultados obtidos com base no uso da contagem e da decomposio. Pergunte: os clculos para esse problema esto certos? Em qual deles menor a margem de erro? Por qu? Pea que eles registrem o raciocnio utilizado. Avaliao Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avanaram em relao aos procedimentos utilizados. Observe tambm a participao nas situaes de discusso, registrando as opinies.

Boas experincias

8.1 Contagem com tampinhas


Envie Imprima Professora Renata Praxedes Escola Escola Castanheiras, em Santana de Parnaba, municpio da Grande So Paulo Ano 1. O que ela fez Props turma de 1 ano colecionar tampinhas e, conforme as peas eram trazidas pelos pequenos, a contagem ia ficando mais complexa. O que ela trabalhou Relao do sistema de numerao decimal com as operaes bsicas.

You might also like