You are on page 1of 12

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp.

1-12 Artigos originais/Original articles

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho
Tatiana Ramminger1
Universidade Federal Fluminense

O artigo traz as contribuies do filsofo Yves Schwartz, a partir de sua anlise dos estudos filosficos sobre o trabalho, para a reflexo quanto importncia do saber dos trabalhadores para a compreenso do trabalho contemporneo. Inicia com a apresentao sucinta de alguns autores e ideias privilegiadas quando se toma o trabalho e suas metamorfoses como objeto de estudo na atualidade. Em um segundo momento, apresenta um texto de Schwartz, no qual ele identifica uma linhagem, na tradio filosfica ocidental, que, mais que objeto de estudo, considerou o trabalho como matria estrangeira, colocando em destaque o saber dos trabalhadores e a necessria posio de humildade dos especialistas e pesquisadores diante dos mundos do trabalho. Palavras-chave: Trabalho, Sociologia, Filosofia, Ergologia.

Object of study or foreign matter? Contributions of philosophical analysis of Yves Schwartz for studies on the work The paper features the contributions of the philosopher Yves Schwartz, from his analysis of philosophical studies on the work for reflection on the importance of the knowledge workers to understand the contemporary work. Start with the summary presentation of some authors and ideas favored when taking work and its metamorphoses as the object of study today. In a second step, has a Schwartz paper in which he identified a lineage in the Western philosophical tradition, more than object of study, considered the work as foreign matter, emphasizing the knowledge of workers and the necessary position of humility experts and researchers face the worlds of labour. Keywords: Work, Sociology, Philosophy, Ergology.

Eu no definirei alguma coisa por sua essncia, o que ela . Eu a definirei por esta definio brbara, o seu possest: o que ela pode. Literalmente: o que ela pode em ato (Deleuze).

presente artigo uma reflexo sobre os estudos filosficos a respeito do trabalho, guiada pelo filsofo francs Yves Schwartz. Inicia com a apresentao sucinta dos autores e ideias que costumam ser discutidas, quando se toma o trabalho como objeto de estudo na atualidade, inclusive no campo da psicologia social do trabalho. Em um segundo momento, apresenta um texto recentemente publicado de Schwartz, no qual o autor identifica, na tradio filosfica ocidental, uma linhagem que privilegiou o trabalho como matria estrangeira, apontando a necessria posio de humildade e aprendizagem dos especialistas e pesquisadores diante dos mundos do trabalho e do saber dos trabalhadores.

1 Doutora em Sade Pblica pela Escola Nacional de Sade Pblica da Fundao Oswaldo Cruz. Professora do Departamento de Psicologia, Escola de Cincias Humanas e Sociais, Polo Universitrio de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense.

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

Consideraes da sociologia: as metamorfoses do trabalho


Neste primeiro momento, apresentamos brevemente algumas discusses do campo da sociologia a respeito do trabalho e de suas metamorfoses. Embora a sociologia tenda a fazer uma histria linear de uma categoria universal o Trabalho, consideramos importante tanto conhecer os estudos clssicos sobre o trabalho como contextualizar os debates atuais, preocupados em marcar mudanas no entendimento do que trabalho, sobretudo no que diz respeito sua funo como categoria central de anlise e de coeso social das sociedades modernas. Arendt (1995) e Meda (1999) consideram que na matriz grega da sociedade ocidental sequer havia uma palavra designando trabalho; talvez, o que mais se aproxime do conceito moderno de trabalho seja a atividade que cabia aos escravos sofrimento e infortnio daqueles que haviam perdido sua liberdade. Tampouco o trabalho era o fundamento do lao social, mas sim as atividades ticas e polticas que estavam associadas funo do cidado livre. A diviso hierrquica e social do trabalho era clara e dizia respeito no atividade em si, mas dependncia de outrem. A vida livre deveria estar alm das necessidades bsicas, e o trabalho tinha de ter um sentido para a pessoa que o realizasse, um valor para ela. Se fosse realizado por um valor outro como para a sobrevivncia ou em funo de outro como no caso do escravo era considerado indigno (Nardi, 2006). A sociedade feudal, assim como a grega, estabelecia uma hierarquia rgida com relao ao trabalho. Basicamente, essa hierarquia era dividida entre o clero, o senhor feudal e os servos. Sob influncia do cristianismo, o trabalho tambm no era valorizado, estando ligado, como registrado na Bblia, como punio pelo pecado original, sendo o homem condenado a ganhar o po com o suor do seu rosto (Gn 3:19). As duas origens latinas da palavra trabalho remetem a essa relao entre trabalho e castigo: tripalium (para alguns autores, instrumento agrcola para processar cereais; para outros, tringulo colocado ao redor do pescoo do boi para gui-lo) e trepalium (instrumento de tortura da idade mdia) trazem consigo a ideia de sofrimento. J a palavra inglesa work remete a werg-on, que quer dizer fazer ( to do, to act) (Nardi, 2006). Essa diferena etimolgica permite-nos explorar uma ruptura fundamental em relao ao sentido do trabalho, quando a reforma protestante lhe atribuiu um valor positivo(Weber, 2004 [1904]), consolidando o trabalho como categoria associada criao de riqueza. A sociedade do trabalho, aquela em que o trabalho transforma-se na prpria essncia do homem, s foi possvel com um processo vertiginoso de mudanas na ordem social que, de to radicais, chegaram a demarcar um novo perodo na histria da humanidade: a Modernidade. A morte de Deus na filosofia (Kant), bem como de seus representantes terrenos (a nobreza decapitada na Revoluo Francesa), a ascenso da burguesia, a criao dos estadosnao e a consolidao da Revoluo Industrial corroboraram para aquilo que alguns autores identificam como a inveno do trabalho (Meda, 1999; Gorz, 2003).
Foi uma revoluo, uma subverso do modo de vida, dos valores, das relaes sociais e das relaes com a natureza, uma inveno, no sentido pleno do termo, de algo que jamais existira antes. A atividade produtiva desfazia-se de seu sentido original, de suas motivaes e de seu objeto para tornar-se simples meio de ganhar um salrio. Deixava de fazer parte da vida para tornar-se o meio de ganhar a vida (Gorz, 2003, p. 30).

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp. 1-12

J no sculo XX, as crticas ao modo capitalista e liberal 2 de produo, somadas fora da teoria marxista, organizao dos sindicatos dos trabalhadores, entre outros tensionamentos, provocaram novas mudanas. O mundo se dividiu basicamente entre pases capitalistas e socialistas3. Essa reorganizao possibilitou, inclusive, poder de barganha luta dos trabalhadores nos pases capitalistas, determinando outra relao na trade Estado-CapitalTrabalho, em um pacto conhecido como Estado de Bem-Estar Social ( welfare state). As relaes de trabalho assumem a forma contratual do emprego assalariado, regulamentado e estvel, integrado a um sistema de proteo pelo Estado. Foi o perodo mundialmente conhecido como Trinta Gloriosos anos de estabilidade (e de garantias sociais) do ps-guerra (1945-1975). bvio que esse processo no foi homogneo; ao contrrio, deu-se de forma completamente diferente, se considerarmos a Europa, os Estados Unidos ou o Terceiro Mundo4. No caso do Brasil, por exemplo, a genealogia do trabalho construda d pistas, mas est longe de analisar em profundidade certas especificidades da nossa realidade, tais como a influncia do regime escravocrata ou da (pseudo) revoluo industrial tardia nas relaes de trabalho brasileiras. Da mesma forma, o welfare state, amplamente discutido por autores estrangeiros, no se consolidou no continente sul-americano. No entanto, mesmo que de forma precria, tambm desenvolvemos no Brasil a cultura do trabalho como modo de integrao e coeso social, com o emprego (a carteira assinada) garantindo alguns direitos aos trabalhadores, como salrio mnimo, assistncia sade e previdncia social (Nardi, 2006). Em relao base tcnica da organizao do trabalho, o perodo que compreende praticamente todo o sculo XX caracterizado pelo modelo taylorista-fordista. Taylor props a administrao cientfica do trabalho, consolidando a separao entre planejamento e execuo na atividade de trabalho, enquanto Ford levou ao mximo essa separao, com as linhas de montagem, assim como compreendeu que os operrios, para alm de trabalhadores, deveriam ser, tambm, consumidores (Antunes, 2000). Para os socilogos, no entanto, nos ltimos trinta anos, uma ruptura histrica se anuncia, ameaando o papel integrador do trabalho. Essa ameaa est ligada, essencialmente, desregulamentao das relaes de trabalho, como resultado do processo conhecido como reestruturao produtiva. Para Antunes (2000), o longo perodo de acumulao de capital comeou a dar sinais de cansao, a partir dos anos 1970, com o esgotamento do padro de acumulao taylorista-fordista.
Como resposta a sua prpria crise, iniciou-se um processo de reorganizao do capital e de seu sistema ideolgico e poltico de dominao, cujos contornos mais evidentes foram o advento do neoliberalismo, com a privatizao do Estado, a desregulamentao dos direitos do trabalho e a desmontagem do setor produtivo estatal (...); a isso se seguiu tambm um intenso processo de reestruturao da produo e do trabalho (Antunes, 2000, p. 31).

A reestruturao produtiva pode ser definida, em poucas palavras, como a transformao do modelo de acumulao taylorista-fordista no contexto do estado-nao, para a acumulao flexvel no contexto da globalizao (Nardi, 2006). Uma passagem da modernidade slida, do capitalismo pesado, com imensas fbricas e milhares de trabalhadores, todos fixados no mesmo lugar, na qual Capital e Trabalho estavam ligados por uma relao de
2 Aqui estamos entendendo como liberalismo uma forma de organizao social na qual o Estado evita interferir diretamente na relao Capital-Trabalho. 3 No nos deteremos nos estudos sobre a mudana nas relaes de trabalho nos pases socialistas, pois nossa inteno privilegiar a realidade brasileira. 4 Designao, poca, para os pases africanos, sul-americanos, entre outros, que no se encaixavam nem no modelo capitalista nem no socialista.

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

mtua dependncia, para uma modernidade lquida, do capitalismo leve, que circula em um mundo globalizado, marcando o enfraquecimento dos laos que prendem Capital e Trabalho (Bauman, 2001). A reproduo e o crescimento do capital, dos lucros e dos dividendos e a satisfao dos acionistas se tornaram independentes da durao de qualquer comprometimento local com o trabalho (Bauman, 2001, p. 171). O compromisso do capital agora , fundamentalmente, com o consumidor. Enquanto o capital global, no entanto, o trabalho continua local, com flexibilizao e precarizaco dos contratos de trabalho, que no seguem mais o modelo do emprego da sociedade salarial (Castel, 1998). Ao contrrio, caracterizam-se como contratos de curto prazo, sem garantias de continuidade, posies sem cobertura previdenciria, terceirizaes de toda ordem, em um incremento do setor tercirio (de servios) em detrimento do setor produtivo. A vida no trabalho est saturada de incertezas, marcando a instaurao do provisrio como modo de existncia (Castel, 1998). preciso aprender a surfar, navegar, nessa fluidez tpica dos lquidos que, diferente dos slidos, sofrem uma constante mudana de forma quando submetidos presso (Bauman, 2001, p. 7), em uma passagem de uma mentalidade que fazia planos de longo prazo para uma mentalidade de curto prazo, que deve lidar com mudanas frequentes com rapidez. Entende-se que o trabalhador no apenas o executor de uma tarefa, mas ele deve incrementar seu trabalho com criatividade e responsabilizar-se pelos seus resultados; o que no acompanhado, no entanto, pela oferta da mesma autonomia em relao definio e gesto do prprio trabalho. Responsabilidades sem responsabilidade: eis a uma das maiores dissociaes do trabalho atual (Clot, 2001, p. 4). A reestruturao produtiva, portanto, no apenas incorporao de novas tecnologias, com o desenvolvimento e a conjugao das telecomunicaes e da informtica (terceira revoluo industrial). Mais que isso, uma mudana completa das formas de gesto e do valor moral atribudo ao trabalho (Nardi, 2006). Para Castel (1998), configura-se uma nova questo social, que pode ser comparada, em amplitude e centralidade, com o pauperismo na primeira metade do sculo XIX. Ele identifica trs pontos principais nessa nova configurao: a desestabilizao dos estveis; a instalao da precariedade, em uma alternncia do emprego e do no-emprego; e um dficit de lugares, sobretudo para os adultos de meia idade tarde demais para se reciclar, cedo demais para se aposentar e os muito jovens, considerando que as qualificaes exigidas so cada vez maiores. O trabalho, hoje, exige a mobilizao de competncias no apenas tcnicas, mas tambm sociais e culturais, que pegam no contrap a cultura profissional tradicional de uma maioria de assalariados, considerando que a formao permanente acaba funcionando como uma seleo permanente (Castel, 1998, p. 519). Qualificar-se, no entanto, no garante trabalho. Certamente a elevao do nvel de formao dos trabalhadores um importante objetivo social, mas isso no pode dissimular um problema novo e grave: a possvel no-empregabilidade dos qualificados (Castel, 1998, p. 521). Pela importncia que o conhecimento e o contnuo aprendizado adquiriram nesse contexto, alguns autores falam de um capitalismo cognitivo (Galvo, Silva & Cocco, 2003) ou da predominncia do trabalho imaterial 5 (Gorz, 2005; Hardt & Negri, 2005) , discusses que neste momento no privilegiaremos.

5 No confundir a oposio entre trabalho material e trabalho imaterial, ou entre trabalho prescrito e trabalho real, da ergonomia, com os conceitos de trabalho concreto e trabalho abstrato. Os trabalhos material e imaterial, embora no possam ser separados, esto relacionados ao que mobilizado para a realizao do trabalho e visibilidade ou invisibilidade daquilo que produzido. Diz respeito ao que privilegiado no processo de trabalho o corpo ou a subjetividade do trabalhador ou, ainda, grosseiramente falando, como que uma tentativa de distinguir o trabalho manual do intelectual. J o trabalho prescrito e o trabalho real, como veremos de forma mais detalhada na segunda parte deste artigo, diz respeito ao hiato que se abre entre aquilo que deve ser feito, e o que realmente realizado pelo trabalhador em sua atividade. Ambos os casos, portanto, s podem ser analisados em relao ao trabalho concreto, ao que acontece na realizao cotidiana de cada atividade de trabalho, j que o trabalho abstrato , como o nome diz, uma abstrao, descolada da rotina singular de cada trabalhador.

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp. 1-12

A funo do Estado tambm sofre alteraes importantes: se antes, como Estado de Bem-Estar Social, ele era um esteio sem o qual nem capital, nem trabalho poderiam manter-se vivos e saudveis, quanto mais crescer (Bauman, 2001, p. 167), hoje o Estado passa das polticas desenvolvidas em nome da integrao para polticas conduzidas em nome da insero (Castel, 1998, p. 537). Castel conceitua as polticas de integrao como aquelas que buscam um equilbrio, uma homogeneizao da sociedade a partir do centro, enquanto as polticas de insero obedecem a uma lgica de discriminao positiva, so medidas especificas para populaes particulares, mais uma ajuda do que um direito. No Brasil, no entanto, no percebemos de forma to marcante essas transformaes no mundo do trabalho, na verdade, mundos do trabalho 6. Aqui coexistem traos de um fordismo incompleto, da acumulao flexvel, do trabalho clandestino, do trabalho ilegal e at mesmo do trabalho escravo (Antunes, 2000), somados ao fato de que, no sentido atribudo por Castel, nunca tivemos mecanismos eficientes de proteo ou de integrao social. Com a flexibilizao e a precarizaco dos contratos de trabalho, muitos autores chegaram a apontar uma perda da centralidade do trabalho como categoria para pensar a sociedade (Gorz, 1987; Meda, 1999; Offe, 1994; Rifkin, 1996). No entanto, tantos outros (Antunes, 2005; Castel, 1998; Schwartz, 2007; Singer, 1998) demonstram que o que est em crise no a centralidade do trabalho, mas a centralidade de uma das formas de trabalho, qual seja, a modalidade de emprego. O trabalho continua sendo uma referncia no s economicamente, mas tambm psicologicamente, culturalmente e simbolicamente dominante, como provam as reaes dos que no o tm (Castel, 1998, p. 578). Em que pese sua diversidade, os autores apontam uma caracterstica comum aos modos de trabalhar na atualidade, quando, para alm da prescrio de uma tarefa especfica, temos a prescrio da subjetividade (Clot, 2006). Em certo sentido, parafraseando Deleuze 7, parece mais cruel do que a disciplinarizao taylorista do corpo, o controle sutil e subjetivo do trabalhador. Devemos tomar cuidado, no entanto, com as avaliaes apressadas e que pretendem unificar uma realidade sempre complexa. Para Schwartz (2007), no podemos simplesmente julgar essas mudanas pelas quais passa o trabalho como boas no sentido de que o trabalho se modernizou nem ruins na medida em que no foram conduzidas pelos trabalhadores sem nos aproximarmos das situaes concretas e reais de trabalho. S assim poderemos ver de perto como cada um no apenas se submete, mas vive e tenta recriar sua situao de trabalho (p. 26). Ele concorda que no se pode falar em um fim do trabalho, mas talvez no declnio de certas formas clssicas do trabalho (p. 26), considerando que o trabalho foi sempre apreendido na mudana (p. 25), embora existam perodos nos quais percebemos e sentimos de formas mais impactantes essas mudanas. Assim, sem dvida, temos uma transio em curso, na qual importante perceber para alm das limitaes tambm as possibilidades de transformao e ampliao do poder de ao dos trabalhadores. Foi assim que Marx (Marx & Engels, 1999/1848) percebeu uma das contradies do capitalismo nascente que, ao fazer equivaler diferentes tipos de trabalho e tentar administrar um grande nmero de trabalhadores no mesmo espao de trabalho nas fbricas, no apenas alienou o trabalhador, mas tambm possibilitou a formao de um grupo homogneo a classe trabalhadora , que, uma vez organizada, seria a mola propulsora da revoluo. Da mesma forma, hoje poderamos considerar a hiptese de que o capitalismo enfrenta um paradoxo, pois, por um lado, necessita de um trabalhador competente, inovador, crtico, questionador, inteligente e, por outro lado, essa demanda traz em si a possibilidade de questionamento e reinveno do prprio sistema.
6 Termo cunhado por Eric Hobsbawm (1987). 7 No texto Post-Scriptum sobre as sociedades de controle (Deleuze, 1992).

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

Na medida em que precisa de flexibilidade e plasticidade, o capitalismo pode estar sendo obrigado a ajudar na construo de formas de subjetivao que se tornem incompatveis com sua prpria manuteno, nos moldes como se encontra hoje. Quem garante que esta plasticidade no escape a seu controle? (Borges, 2006, p. 62).

Considerando essas questes, que nos ajudam a desnaturalizar a perspectiva um tanto generalista da sociologia sem, no entanto, desmerecer a importncia de suas contribuies, concordamos com Schwartz quando diz que todo discurso sobre o trabalho requer de ns uma extrema vigilncia conceitual e dialtica. Como saber se o trabalho muda (...) sem um olhar filosfico sobre o prprio conceito? (Schwartz, 2000, apud Borges, 2006, p. 70). a esse convite que cedemos agora, buscando amparo na filosofia para ampliar nosso entendimento sobre as configuraes do trabalho na atualidade.

Filosofia: o trabalho como objeto ou matria estrangeira?


Yves Schwartz (2003)8 pergunta-se como a filosofia, como patrimnio de escritos e como atividade intelectual (p. 1), pode contribuir para entender e transformar o trabalho hoje. Tal como Canguilhem em relao medicina, Schwartz defende que o trabalho no seja apenas um objeto de estudo para a filosofia, mas matria estrangeira, que convide o filsofo a se colocar em uma posio de humildade e aprendizado frente aos mundos do trabalho. Sendo assim, ele se prope a analisar os estudos filosficos sobre o trabalho 9, destacando justamente aqueles em que o trabalho tratado como matria estrangeira, mesmo que de forma transversal. o caso da tradio da filosofia clssica, na qual o trabalho foi modestamente tratado como matria estrangeira. O exemplo citado por Schwartz o texto Apologia de Scrates, no qual Plato (1965) descreve a defesa de Scrates perante seus acusadores. Scrates relata que um dia, estando em Delfos, seu amigo Xenofontes pergunta ao orculo se existe algum mais sbio do que Scrates, ao que o orculo responde que no: Scrates o mais sbio. Intrigado, Scrates comea a procurar algum que possa ser mais sbio que ele. A primeira figura com quem ele compara sua sabedoria a do poltico, concluindo que (...) aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sab-la, enquanto eu, como no sei nada, tambm estou certo de no saber. Parece, pois, que eu seja mais sbio do que ele nisso ainda que seja pouca coisa: no acredito saber aquilo que no sei (p. 36). Em seguida, ele visita os poetas, mas se decepciona ao perceber que no faziam poesia por sabedoria, mas por intuio e inclinao, e embora digam muitas e belas coisas, no sabem nada daquilo que dizem (p. 38). Finalmente, Scrates vai at os artfices, convencido de que eles nada sabiam, mas confessa: (...) nisso me enganei: eles, de fato, sabiam aquilo que eu no sabia e eram muito mais sbios do que eu (p. 39). No entanto, ao mesmo tempo em que Scrates demonstra interesse por essa sabedoria, considera que os artesos desconhecem os limites de seu saber, j que sua arte secundria em relao a outros saberes, essenciais boa conduta. um reconhecimento modesto da atividade de trabalho como matria estrangeira, ainda limitada ao mundo artesanal. Esses limites permanecem nas anlises de outros grandes filsofos clssicos, como Leibniz e Descartes, embora a nfase seja outra. Para eles, o saber laborioso passa a ter sua importncia no por poder contribuir para um governo dos homens pela Virtude e pelo Bem, mas pela possibilidade de contribuir com a dominao da natureza
8 Trata-se de uma conferncia proferida por Schwartz em um Seminrio sobre Educao e Trabalho, em Cuiab (MT), em 2003, recentemente publicada (Schwartz, 2008). No entanto, aqui nos valemos da traduo do Prof. Marie-Anik Bernier, anterior a sua publicao (disponvel em http://www.esnips.com/doc). 9 Ou atividade laboriosa, ligada s atividades artesanais, j que o conceito de trabalho, em sua forma genrica e generalizvel, como j vimos, nasce a partir da revoluo industrial, na modernidade.

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp. 1-12

pela cincia. Segundo Schwartz (2003), Descartes, em seu Discurso do mtodo, interessa-se pela maneira com que os artesos valem-se das leis naturais em suas atividades, embora no as conheam. Ele refere-se relao respeitosa que se estabeleceu entre Descartes e seu cortador de lentes favorito, Ferrier. O filsofo, em uma srie de cartas que troca com o amigo, observa que preciso reconhecer que acontecem mil encontros no decorrer do trabalho que no se podem prever no papel (Descartes, 1999, apud Schwartz, 2003, p. 4), e lidar com essa imprevisibilidade faz parte do saber do arteso, mesmo que ele no saiba explic-la. Assim, a atividade dos homens de profisso matria estrangeira para o filsofo, algo que ele no domina, porm, que precisa conhecer, no somente para construir seus instrumentos cientficos, mas tambm para fazer avanar seus grandes desgnios, j que, ao contrrio do arteso, o filsofo pode antecipar as causas por meio dos efeitos e, assim, potencializar a interveno humana sobre a natureza (Schwartz, 2003, p. 4). No entanto, tal como em Plato, o reconhecimento cartesiano do trabalho como matria estrangeira no quebra a hierarquia entre os saberes, pois o saber do arteso considerado limitado sua especialidade, ao passo que o saber do filsofo, baseado no mtodo intelectual, seria universal. Leibniz, seguindo os passos de Descartes, tambm procura inventariar os conhecimentos adquiridos graas experincia , igualmente apontando sua importncia e sua limitao, afirmando preferir o homem hbil a um meio cientista (Leibniz, 1967, apud Schwartz, 2003, p. 5). Finalmente, Diderot, na aurora da revoluo industrial, de forma mais contundente que Descartes ou Leibniz, ressalta a importncia de aprender com os homens de profisso, bem como a necessria humildade do filsofo em relao ao gnio artesanal. Diz ele em sua Enciclopdia (1965, apud Schwartz, 2003): H em toda arte um grande nmero de circunstncias relativas matria, aos instrumentos e manobra, que somente o uso ensina (p. 5). No entanto, em que pese esse explcito reconhecimento, permanece a mesma crtica limitao do saber daqueles que exercem as artes mecnicas, mais por necessidade que por vocao, operando instintivamente e sem conseguir, muitas vezes, expressar-se sobre aquilo que fabricam. Sendo assim, conclui Schwartz, nessa filiao da filosofia clssica, o trabalho no tratado apenas como objeto, mas, mesmo que timidamente, tambm como matria estrangeira, na medida em que d acesso a problemas humanos concretos que no podem ser acessados unicamente pelas teorias intelectuais. Existe o reconhecimento do saber do trabalhador, embora seja considerado um saber menor em relao filosofia. Schwartz no inclui Aristteles nessa genealogia, pois entende que esse filsofo, ao tentar classificar e dividir as atividades humanas em categorias distintas, deu origem a uma tradio filosfica na qual o trabalho desaparece como problema, transformando-se em mero objeto de estudo, subordinado intelectual e moralmente ao saber filosfico. Aristteles dividiu o campo das atividades humanas entre as coisas que se fabricam ( poisis) e os atos que se cumprem (prxis), marcando a separao entre a ao, como a dimenso mais nobre da experincia humana, e o trabalho, como atividade penosa e imposta. A prxis, explica Schwartz (2003), supe o exerccio da razo, orientada pela virtude, envolve escolhas e arbitragens entre valores e, por isso, essa tradio filosfica, inaugurada por Aristteles, tambm chamada de filosofia moral. J a atividade de trabalho, nessa perspectiva, parece no levantar nenhuma questo, nenhum conflito moral que exija o discernimento da razo, sendo mera execuo de tcnicas j conhecidas. Os herdeiros contemporneos dessa tradio seriam, para Schwartz, Habermas e Hannah Arendt, que influenciaram decisivamente autores que ganharam destaque na atualidade, a partir da discusso do fim da sociedade (da centralidade) do trabalho, tais como Gorz (1987), Offe (1994), Rifkin (1996) e Meda (1999).

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

Habermas (2000) aponta que a modernidade, mesmo que dominada por uma racionalidade instrumental e tecnicizada, criou condies para reativar a prxis aristotlica. Para ele, ampliou-se a separao entre aquilo que chamou de mundo da vida esfera da razo comunicativa, da intersubjetividade, na qual a integrao social advm pela adeso a normas comuns, fruto do consenso e da comunicao entre os sujeitos e o sistema esfera da economia, da poltica e da razo instrumental, na qual a integrao sistmica obtida por uma regulamentao no normativa das decises individuais, que vai alm da conscincia dos atores (Habermas, 1997, apud Gorz, 2003, p. 40). Com a complexificao da sociedade moderna, Habermas (2000) identifica um processo que denominou colonizao do mundo da vida, no qual o poder e o dinheiro (e o trabalho!) ligados ao sistema invadiram e se sobrepuseram esfera interativa e comunicativa do mundo da vida. Sendo assim, a utopia da emancipao dos sujeitos estaria na ampliao dos espaos de ao no mundo da vida, no qual a comunicao cumpre papel privilegiado, e no na transformao do trabalho ou na passagem do trabalho alienado para o trabalho autodirigido, como entendia Marx (Antunes, 2000). Justifica-se, assim, a denominao teoria do agir comunicacional, escolhida por Habermas para identificar essa prxis, no sentido forte do termo, como a reivindicao de um espao pblico, lutando contra sua colonizao pela economia e o poder (Schwartz, 2003, p. 8). Podemos perceber, assim, que, seguindo a tradio aristotlica, Habermas nos apresenta uma viso sistmica e binria da sociedade, considerando o trabalho como parte do sistema, separado e at mesmo antagnico ao mundo da vida. O pensamento habermasiano nos passa essa ideia de uma necessria libertao das pesadas amarras do sistema (e do trabalho), sendo preciso resgatar a fora do mundo da vida, de um espao pblico, que tambm parece j ter existido, e depois diminudo, na medida em que foi colonizado pelo sistema. Em Hannah Arendt essa limitao fica ainda mais evidente, na medida em que ela refere-se direta e constantemente filosofia grega e, especificamente, a Aristteles. conhecida a diviso que realiza entre as trs atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ao. O labor estaria relacionado s necessidades vitais e biolgicas do corpo humano, garantindo a sobrevivncia no s do indivduo, mas tambm da espcie. O trabalho corresponderia ao artificialismo da existncia humana, quilo que produzido e est fora de qualquer ambiente natural, emprestando certa permanncia e durabilidade futilidade da vida mortal e ao carter efmero do tempo humano (Arendt, 1995, p. 16). Finalmente, a ao diz respeito relao entre os homens, aos corpos polticos e pluralidade. Enquanto o labor produz os bens de consumo que asseguram a sobrevivncia e o trabalho origina os objetos de uso, os produtos da ao constituem a textura das relaes e dos negcios humanos (p. 106). Arendt segue a definio aristotlica do homem como ser cuja verdade se expressa como ao no seio de um espao pblico, no qual acontecem os debates sobre a melhor forma de conduzir a cidade. Para Aristteles, nem o labor reservado ao escravo nem o trabalho 10 funo dos artesos livres e mercadores poderiam constituir um modo de vida autnomo, pois no podiam ser livres e independentes das necessidades e privaes humanas (p. 21). Ela critica Marx na medida em que ele compreendia que o trabalho e no a razo distinguia os homens dos outros animais, alertando que sua teoria era apenas a formulao mais radical e coerente de algo com que toda era moderna concordava (p. 97). Considera,
10 Arendt (1995, p. 90) afirma que a distino que realiza entre labor e trabalho parece inusitada algo que poderia ser resumido como o labor do nosso corpo e o trabalho de nossas mos, na medida em que no existem provas histricas documentadas que possam comprov-la. No entanto h uma testemunha muito eloquente e obstinada: a simples circunstncia de que todas as lnguas europeias, antigas e modernas, possuem duas palavras de etimologia diferente para designar o que para ns, hoje, a mesma atividade, e conservam ambas a despeito do fato de serem repetidamente usadas como sinnimas. Em grego: ponein e ergazesthai; em latim: laborare e fabricari; em francs: travailler e ouvrer; em alemo: arbeit e werk; em ingls: labor e work. Em todos eles, s os equivalentes labor tm conotao de dor ou atribulao, enquanto os substantivos work, ouvre e werk (ou obra em portugus) tendem a ser relacionados a obras de arte.

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp. 1-12

ainda, que Marx foi contraditrio em relao ao prprio foco de seu pensamento, pois, embora tratasse o trabalho como a mais humana e produtiva das atividades humanas, a revoluo, por ele defendida, no se destinava a emancipar as classes trabalhadoras, mas emancipar o homem do trabalho, ou seja, somente quando o trabalho imposto fosse abolido, seria possvel que o reino da liberdade suplantasse o reino da necessidade (Arendt, 1995, p. 116). Nesse sentido, Schwartz (2003) chama ateno para o fato de que, apesar de pertencerem mesma matriz filosfica, nem Habermas nem Arendt limitam-se herana aristotlica, estabelecendo um dilogo crtico com o marxismo: Eles censuram o marxismo, no por ter feito do trabalho um objeto eles tambm o fazem, mais ou menos , mas um objeto privilegiado, em detrimento de uma definio da ao (p. 10), que ambos reconstroem. Essa tendncia seguida por outros autores contemporneos (Gorz, 1987, 2003; Meda, 1999; Offe, 1994; Rifkin, 1996), que vislumbram uma crise da sociedade fundada no trabalho, a radical e crescente separao entre o trabalho e a vida, e a necessidade de que outras atividades geralmente tambm relacionadas poltica e ocupao do espao pblico tomem o lugar do trabalho como fonte de pertencimento social e desenvolvimento pessoal. J no marxismo, a presena do trabalho como conceito geral e abstrato sem dvida um objeto privilegiado, mas talvez no como matria estrangeira. Schwartz (2003, p. 11) questiona, por exemplo, se, ao organizar a histria em torno do trabalho, Marx no acabou privilegiando o nvel macroscpico, desconsiderando o ponto de vista dos trabalhadores e o aprendizado de como eles criam histria, no no abstrato, mas atravs de mltiplas situaes locais, concretas, singulares11. Seguindo esse raciocnio, Schwartz acredita que o maior problema talvez esteja na diferenciao marxiana entre trabalho concreto e trabalho abstrato. O trabalho concreto est relacionado com o valor de uso das mercadorias, no qual cultivar o trigo no o mesmo que tecer a seda, pois trigo e seda so qualitativamente diferentes, envolvem atividades de trabalho totalmente distintas e tm utilidades igualmente diferentes. J o trabalho abstrato diz respeito ao valor de troca, aquilo que iguala todas as mercadorias, em funo de quanto valem para a troca, independentemente das prticas concretas necessrias para produzi-las. assim que o trabalho humano pode ser comprado, como uma mercadoria, na medida em que pode ser generalizado, independentemente de sua forma particular, como um quantum (Marx, 1996). E essa foi, para Schwartz (2003), a grande descoberta de Marx, que pde ver a equivalncia que se escondia sob a diferena visvel e manifesta entre o trabalho do tecelo e o do lavrador. No entanto:
(...) como evitar que este apelo to fecundo para a indiferena no tenha tambm seu reverso negativo: se a verdade do trabalho nas relaes de produo capitalistas a sua existncia como quantum de trabalho abstrato, a indiferena a suas formas concretas, por que o filsofo, mas tambm o militante, o revolucionrio, iriam juntos aos trabalhadores concretos se interrogar sobre o que se passa nas cabeas deles? (Schwartz, 2003, p. 13).

assim que Schwartz estabelece uma relao entre o trabalho abstrato conceito genrico que se torna o objeto privilegiado da reflexo poltica, filosfica e cultural (como, inclusive, pudemos perceber na primeira parte deste captulo) e o trabalho concreto, matria estrangeira, relegado a um segundo plano, seja na filosofia, nos estudos da rea do trabalho, seja at mesmo nas reivindicaes sindicais. Nesse sentido, Schwartz retoma o trabalho de Ivar Oddone, mdico italiano que colocou a experincia operria no centro das anlises da relao entre sade e trabalho, que percebia uma estranha compatibilidade entre dois autores antagnicos: Marx e Taylor. Ele argumenta que um ponto em comum entre os dois a ausncia de um modelo positivo de
11 O prprio Schwartz destaca, no entanto, as frequentes referncias de Marx aos relatrios dos inspetores de fbricas, que demonstram que ele se instrua, diretamente, do que chamou de laboratrio secreto da produo (Marx, apud Schwartz, 2003, p. 12).

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

trabalhador, capaz de refletir sobre sua condio de explorado e de alienado, e de produzir respostas (...) (Oddone, 1981, apud Schwartz, 2003, pp. 14-15). O trabalho concreto em Marx parece coincidir, de alguma maneira, com o trabalho que pode ser totalmente planejado cientificamente, como prope Taylor. um trabalho heterodeterminado, subordinado, normatizado, no qual as microcriaes laboriosas, as transgresses, as reservas de alternativas que Oddone tinha to notavelmente revelado em andamento na experincia operria, e simultaneamente os ergnomos da atividade na Frana, so praticamente ignoradas (Schwartz, 2003, p. 15). Schwartz (2003) concorda que necessrio que o trabalho seja reconhecido como objeto, tal como o faz a sociologia, por exemplo. importante contextualizar o movimento histrico, poltico e social. No entanto, tal preocupao no pode encobrir que o trabalho uma forma de atividade humana que nos introduz a problemas humanos e filosficos, chamando construo saberes especficos que devem ancorar-se nas experincias daqueles que vivenciam as situaes de trabalho. Mesmo naquelas atividades de trabalho mais automatizadas e controladas, sempre h um espao, mesmo que pequeno e aparentemente insignificante, no qual o trabalhador quem se coloca, com seus valores e crenas. Ao identificar essa dinmica incessante de negociao presente na atividade de trabalho, no podemos mais pens-lo apenas como objeto, mero produtor de valor ou alienao. preciso interrog-lo como matria estrangeira, que s pode ser apreendida nas relaes microscpicas e concretas do cotidiano.

guisa de concluso
Consideramos que as contribuies de Yves Schwartz podem nos auxiliar a avanar no processo de mudana do paradigma sanitrio brasileiro, do qual faz parte o campo da Sade do Trabalhador. Este se constituiu como contraponto hegemonia da Medicina do Trabalho, com a proposta de deslocar o centro da anlise da relao entre sade e trabalho, do indivduo para o processo de trabalho. Sobretudo, defende o protagonismo dos trabalhadores na identificao e no enfrentamento de situaes produtoras de adoecimento, incentivando a incorporao de suas experincias cotidianas na produo cientfica sobre o tema, entendendo-o como sujeito ativo do processo sade-doena e no, simplesmente, como objeto de ateno sade (Minayo-Gomez & Thedim-Costa, 1997). Cabe-nos perguntar, como tcnicos, especialistas, pesquisadores ou militantes da Sade do Trabalhador, que estratgias colocamos em curso para aguar esse olhar microscpico sobre o trabalho concreto, as (micro) gestes e invenes dos trabalhadores? Que lugar ocupam o protagonismo e o saber dos trabalhadores nessas estratgias? Parecem perguntas simples, mas concordamos com Brito e Athayde (2003), quando destacam que a compreenso da importncia do saber do trabalhador no suficiente para eliminar um obstculo epistemolgico que se aprende e imprende ao longo da formao como universitrio: a pretenso e a arrogncia, esta forma de ignorncia impermevel (p. 84). nesse sentido que Schwartz (2000) vai apontar a necessidade de uma humildade epistemolgica para potencializar o encontro entre o polo dos saberes organizados (das disciplinas, dos especialismos') e o polo dos saberes investidos na atividade (da experincia cotidiana dos trabalhadores). Uma troca que exige humildade de ambos os lados: dos pesquisadores e especialistas, para retornar a palavra aos trabalhadores, e dos trabalhadores, para aprender e debater os conceitos. E no apenas isso: talvez nosso maior desafio no seja apenas incorporar as experincias dos trabalhadores aos estudos acadmicos, mas auxiliar no

10

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2011, vol. 14, n. 1, pp. 1-12

desenvolvimento e fortalecimento dessas experincias, visando ampliao da capacidade de fomento e defesa da sade dos trabalhadores.

Referncias
Antunes, R. (2000). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e negao do trabalho . So Paulo: Boitempo. Antunes, R. (2005). Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho . So Paulo: Cortez. Arendt, H. (1995). A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria. Baumann, Z. (2001). Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Zahar. Borges, M. E. S. (2006). O RH est nu: tramas e urdiduras por uma gesto coletiva do trabalho . Tese de Doutorado, Programa de Ps-Graduao em Psicologia Social, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Brito, J. & Athayde, M. (2003). Trabalho, educao e sade: o ponto de vista enigmtico da atividade. Revista Trabalho, Educao e Sade, 1 (2), 239-265. Castel, R. (1998). As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. Petrpolis, RJ: Vozes. Deleuze, G. (1992). Conversaes: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34. Descartes (1999). Discurso do Mtodo. So Paulo: Martins Fontes. Diderot (1965). Prospectus de lEncyclopdie. Paris: Gonthier. Galvo, A., Silva, G. & Cocco, G. (2003). Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovao . Rio de Janeiro: DP&A. Gorz, A. (1987). Adeus ao proletariado. So Paulo: Forense Universitria. Gorz, A. (2003). Metamorfoses do trabalho: crtica da razo econmica . So Paulo: Annablume. Gorz, A. (2005). O imaterial: conhecimento, valor e capital. So Paulo: Annablume. Habermas (1997). Theorie des kommunikativen Handelns- Band 2- Zur Kritik der funktionalistischen Vernunft 2. Frankfurt am Main: Suhrkamp. Habermas, J. (2000). O discurso filosfico da modernidade. Portugal: Publicaes Dom Quixote. Hardt, M. & Negri, A. (2005). Multido. Rio de Janeiro: Record. Hobsbawm, E. (1987). Mundos do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Marx, K. & Engels, F. (1999). Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Paz e Terra. Marx, K. (1996). A mercadoria. In K. Marx O Capital (cap. 1). So Paulo: Nova Cultural. Meda, D. (1999). O trabalho: um valor em vias de extino. Lisboa: Fim de Sculo. Minayo-Gomez, C. & Thedim-Costa, S. M. F. (1997). A construo do campo da sade do trabalhador: percurso e dilemas. Cadernos de Sade Pblica, 13 (supl. 2), 21-32. Nardi, H. C. (2006). tica, trabalho e subjetividade: trajetrias de vida no contexto das transformaes do capitalismo contemporneo. Porto Alegre: UFRGS. Oddone, Y. (1981) Redcouvrir l'exprience ouvrire. Paris: Editions Sociales. Oddone, I. (1986). Ambiente de trabalho: a luta dos trabalhadores pela sade . So Paulo: Hucitec. Offe, C. (1994). Capitalismo desorganizado: transformaes contemporneas do trabalho e da poltica . So Paulo: Brasiliense. Plato. (1965). Apologia de Scrates. Rio de Janeiro: Edies de Ouro. Rifkin, J. (1996). O Fim dos empregos. So Paulo: Makron. Schwartz, Y. (2000). Trabalho e uso de si. Proposies, 11(2), 34-50. Schwartz, Y. (2000). Le travail change-t-il vraiment? in Le Paradigme Ergologique ou un Mtier de Philosophe . Toulouse: Octars.

11

Objeto de estudo ou matria estrangeira? Contribuies da anlise filosfica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho

Schwartz, Y. (2003). O trabalho numa perspectiva filosfica. Seminrio Trabalho, Saber, Educao. Cuiab. [Comunicao oral, digitado] Schwartz, Y. (2007). Trabalho e ergologia. In Y. Schwartz & L. Durrive (Orgs.), Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niteri, RJ: EdUFF. Schwartz, Y. (2008). O trabalho numa perspectiva filosfica. in I. Nozaki (Org.), Educao e Trabalho: trabalhar, aprender, saber. Campinas: Mercado de Letras. Cuiab: Editora da UFMT. Singer, P. (1998). Uma utopia militante: repensando o socialismo. Petrpolis, RJ: Vozes. Weber, M. (2004/1904). A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Martin Claret.

Endereo para correspondncia tatiana@ramminger.com.br

Recebido em: 06/02/2009 Revisado em: 22/03/2010 Aprovado em: 25/03/2010

12

You might also like