You are on page 1of 2

Pgina O Professor Como Profissional Reflexivoe

1 de 2

O Professor Como Profissional Reflexivo


Escrito por Dinia Hypolitto (1) 22/07/2004

Texto escrito pela leitora Dinia Hypolitto, ressaltando a necessidade de contnua reflexo, por parte do professor, sobre suas prticas de ensino.

Pensar comear a mudar. Todo ser, porque imperfeito, passvel de mudana, progresso, aperfeioamento. E isso s possvel a partir de uma reflexo sobre si mesmo e suas aes. A avaliao da prtica leva a descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem no reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e no se mostra profissional. No caso do professor, isso assume conotao mais grave. Ele lida com gente, crianas e jovens que podem ser afetados por uma conduta inadequada e conceitos errneos. O professor prtico reflexivo nunca se satisfaz com sua prtica, jamais a julga perfeita, concluda, sem possibilidade de aprimoramento. Est sempre em contato com outros profissionais, l, observa, analisa para atender sempre melhor ao aluno, sujeito e objeto de sua ao docente. Se isso sempre foi verdade e exigncia, hoje, mais do que nunca, no atualizar-se estagnar e retroceder. A velocidade das mudanas, as exigncias da tecnologia e do mercado de trabalho so tantas e to rpidas que o profissional pode ser pego de surpresa em sua prtica cotidiana. Notcias, fatos, mudanas podem chegar sala de aula pela boca dos alunos, sem que o professor tome conhecimento. Quantas vezes, em alguns casos, o aluno supera o professor! Est melhor informado, conhece palavras e expresses modernas, sabe do ltimo fato social ou poltico, no apresenta mais certos costumes e exigncias. O professor, fechado em si mesmo e confinado sala de aula, s vezes, no percebe o mundo l fora. No tem tempo ou condies de acompanhar. Da, quando fala ao aluno, este no entende, mostra-se alheio e desinteressado diante de uma linguagem esquisita e arcaica. Para cobrir essa lacuna e distncia entre aluno e professor, s mesmo a reflexo: o que fao, o que digo tem ressonncia, significado, importncia para o aluno? "Refletir sobre o prprio ensino exige esprito aberto, responsabilidade e sinceridade" (Zeichner, 1993:17).

Quem no reflete em sua prtica frustra-se aumenta sempre mais o distanciamento com o aluno. Embora no saiba express-lo, o aluno vive em um mundo todo seu, de sua idade e gosto: roupas, msicas, modas, linguajar, conceitos e prticas diferentes e at opostas s do mundo em que o professor vive e se formou. Seno houver encontro, conhecimento, discusso, o professor se ver falando s carteiras, sem ouvintes que se interessem ou entendam. "As prticas desenvolvidas sugerem que os formandos devem ser ouvidos. Ningum conhece melhor os problemas e as solues alternativas do que aqueles que os experimentam". (Esteves, 1993:21). A reflexo leva a repensar o currculo, a metodologia, os objetivos: Quem o aluno que est a minha frente, que quer, de que precisa, o que entende, qual a linguagem adequada para dialogar com ele. Se o professor d-se conta de que no est sendo entendido, cumpre-lhe investigar por que e proceder s mudanas necessrias. O aluno no vai mudar: fruto de seu tempo, tem suas caractersticas e necessidades. O professor que ter que entend-lo para educlo eficazmente. "Cada um deve responsabilizar-se pelo seu prprio desenvolvimento profissional... A universidade pode, quando muito, preparar o professor para comear a ensinar." (ZEICHNER, 1993:17). Uma das bases da educao o dilogo e, no caso, saber ouvir. Ouvir o aluno, deix-lo expressar o que sente, pensa, quer j um grande passo para entend-lo e orientar ou reorientar a ao pedaggica. O saudosismo, o desejo da volta a um mundo em que no havia contestao, o professor tinha status e era o centro da sala de aula, ditando normas, pontos e conceitos, no se coadunam com o professor reflexivo, homem de seu tempo, de passo acertado com a evoluo que continua. Vasconcellos (1995:67) nos explica que: "O espao de reflexo crtica, coletiva e constante sobre a prtica essencial para um trabalho que se quer transformador". Para se chegar a um aluno crtico, observador, questionador, exigente, que cobra qualidade, que precisa ser formado cidado, s mesmo um professor, ele tambm, crtico de sua ao e sempre pronto a questionar-se para progredir. Vasconcellos (1995:56) descreve a postura do educador:

http://www.conteudoescola.com.br/component/content/article/30/99-o-professor-com...

11/08/2011

Pgina O Professor Como Profissional Reflexivoe

2 de 2

Conhecer, acolher criticamente, buscar o aprofundamento da proposta da escola; Procurar unidade de ao com colegas; Postura de investigao em relao sua disciplina; Abertura; no querer ser o dono da verdade; Ser observador; Saber ouvir; Confiar nos companheiros; Disponibilidade para aprender; Desenvolver a postura interdisciplinar.

Infelizmente, o aluno aptico e passivo filho do professor. Este tambm, em muitos casos, tem se limitado a passar contedos, idias, conceitos e normas, sem question-los nem vivenci-los e, mesmo, sem entender o porqu de sua existncia. Repete-os, passa para a frente porque assim os recebeu, esto no livro didtico, no questiona sua atualidade e convenincia. Se foram teis para uma poca, no significa que no podem ser mudados. O professor sente "dificuldade em nadar contra a corrente (conflito de valores, vises de mundo)..., insegurana, receio de mudar, medo do novo" (Vasconcellos, 1995:19). A avaliao da prtica do professor deve envolver tambm o aluno. Atravs de questionrios abertos e livres, sem medo de ouvir a verdade; por meio do dilogo com a classe, permitindo ao aluno expor suas dvidas crticas e propostas; da observao da postura e reao dos alunos em classe e dos resultados das avaliaes; da leitura e reflexo de bons autores que discutem metodologia, princpios e fins da educao; da conversa e discusso com os colegas, enfim, o professor prtico reflexivo deve estar aberto a quaisquer sugestes e crticas que o ajudem a repensar-se como profissional a fim de reformular e melhorar a sua prtica. (1)Dinia Hypolitto Professora de Prtica de Ensino e Coordenadora de Estgio da Universidade So Judas Tadeu (USJT) SP. Mestre em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao e Currculo da PUC-SP. Supervisora aposentada da Secretaria de Educao do Estado de So Paulo.

Referncias Bibliogrficas ESTEVES, Manuela & RODRIGUES, Angela. Anlise das necessidades na formao de professores.Porto Editora, 1993. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformao. So Paulo: Libertad, 1995. (Coleo Subsdios Pedaggicos do Libertad; v. l). _______. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad, 1995 (Cadernos Pedaggicos de Libertao). ZEICHNER, Kenneth M. A Formao Reflexiva de Professores: Idias e Prticas. Lisboa: EDUCA, 1993. (1)Dinia Hypolitto Professora de Prtica de Ensino e Coordenadora de Estgio da Universidade So Judas Tadeu (USJT) SP. Mestre em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao e Currculo da PUC-SP. Supervisora aposentada da Secretaria de Educao do Estado de So Paulo.

ltima atualizao em 04/07/2011

http://www.conteudoescola.com.br/component/content/article/30/99-o-professor-com...

11/08/2011

You might also like