You are on page 1of 7

AULA 20 LITERATURA PROF Edna Prado VANGUARDA EUROPIA

I OS VRIOS -ISMOS
As principais manifestaes artsticas do incio do sculo XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literrio. Costuma-se chamar de Vanguarda Europia o conjunto de movimentos artsticos, no s na literatura, mas tambm na pintura e escultura, que apresentavam no incio do sculo XX o comum desejo de renovao, de rompimento com as estticas tradicionais. Vanguarda europia rebeldia, negao. Veja quais foram esses movimentos:

* FUTURISMO * EXPRESSIONISMO * CUBISMO * DADASMO * SURREALISMO

O incio do sculo XX caracteriza-se como um perodo marcado por grandes e rpidas transformaes tecnolgicas. Literalmente rpidas. Essa era da eletricidade, do automvel, do avio, ou seja, o momento da velocidade, provocada pelo aperfeioamento das mquinas e pela crescente industrializao. O Futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a populao da poca. Veja uma imagem futurista:

Nesse quadro, chamado O Dinamismo de um automvel, de Luigi Russolo, encontramos uma caracterstica marcante do Futurismo: a velocidade, o movimento e a fora das mquinas representados nas fortes cores e traados.

O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti , que, na literatura, pregava a destruio da sintaxe, o menosprezo pela pontuao. Para esse autor tudo deveria ser novo e rpido, seu desejo era a exaltao da vida moderna e o rompimento total com o passado. O Futurismo apresentou vrios manifestos. Veja um fragmento do mais conhecido, escrito por Marinetti: Ns queremos cantar o amor ao perigo, o hbito energia e eternidade. Os elementos essenciais de nossa poesia sero a coragem, a audcia e a revolta.

Tendo a literatura at aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o xtase e o sono, ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo ginstico, o salto mortal, a bofetada e o soco. Ns declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automvel de corrida (...) mais belo que a Vitria de Samotrcia (...) Ns queremos glorificar a guerra nica higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idias que matam, e o menosprezo mulher. Ns queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitrias. Vitria de Samotrcia o nome de uma famosa escultura grega que se encontra no Louvre, em Paris, considerada uma das obras de arte mais perfeita de todos os tempos (O Louvre um dos museus mais famosos do mundo). O prximo movimento de origem alem e caracteriza-se pela expresso do mundo interior, pela expresso das imagens independentemente dos conceitos de beleza. O importante era a expresso, da ser conhecido como Expressionismo. Veja uma pintura expressionista:

Perceba a densidade expressionista dessa pintura. A imagem parece transformar-se na prpria dor do homem que gritava.

As principais caractersticas desse movimento foram:

*Composies abstratas *Subjetivismo *Ilogismo Composies abstratas = Assim como na pintura, os escritores expressionistas tambm gostavam de deformaes abstratas do real. Subjetivismo = O artista expressionista desejava a expresso violenta do subjetivo, das emoes, do mundo interior. Ilogismo = Uma vez que tudo era expresso no havia a preocupao com a lgica do mundo exterior como nas estticas anteriores.

Ls Demoiselles dAvignon Essa pintura de Pablo Picasso, de 1907, considerada por muitos estudiosos o marco inicial do C u b i s m o e da arte moderna. Perceba que as formas so geometrizadas, com cores duras e chapadas. Picasso conseguiu romper com sculos de tradio artstica.

Na pintura, as formas geomtricas e os objetos vistos sob vrios ngulos simultaneamente caracterizam o Cubismo.

Veja as caractersticas do Cubismo na literatura: * Ilogismo *Linguagem catica * Tempo presente * Humor Ilogismo = Os textos cubistas so marcados pela supresso da lgica formal. O pensamento no racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do escritor. Linguagem catica = Como no h uma lgica, as palavras so soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatria. Tempo presente = Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu tempo, o tempo presente, tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo: viagens, paisagens e vises exticas. Humor = Muito comum nos textos cubistas, provocado no s pelas ironias, mas pela prpria disposio grfica das palavras. Veja uma imagem do prximo movimento:

Perceba nesse quadro, chamado o chapu que faz o homem, 1920, de Max Ernst, a justaposio dos objetos, associados livremente. A liberdade artstica foi uma grande caracterstica do movimento chamado Dadasmo.

O Dadasmo considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Europia. Ele era a negao de todos os valores culturais existentes h sculos. O dadasmo a esttica do absurdo, do incoerente, do ilgico, a comear pelo prprio nome. Quando indagado sobre o significado da palavra dada, Tristan Tzara, o criador do Dadasmo, afirma que dada no significava nada, que ele encontrou essa palavra ao acaso, abrindo um dicionrio. Os dadastas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e todos. Veja como escrever um poema dadasta a partir de uma receita dada pelo prprio criador do movimento: Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedao um aps o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico. Tristan Tzara

Nessa conhecida pintura de Salvador Dali, chamada A persistncia da Memria, encontramos relgios derretendo, numa espcie, de sonho, de sugesto sobre a brevidade do tempo e da vida. Esse quadro um dos smbolos do Surrealismo.

Os escritores surrealistas, influenciados pelos estudos de Freud, mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expresso mxima da liberdade humana. Atravs do sonho o homem estava livre de toda crtica, de toda censura e principalmente da lgica. Veja um texto surrealista: As realidades (fbula) Era uma vez uma realidade com suas ovelhas de l real a filha do rei passou por ali E as ovelhas baliam que linda que est a re a re a realidade. Na noite era uma vez uma realidade que sofria de insnia Ento chegava a madrinha fada e realmente levava-a pela mo a re a re a realidade. No trono havia uma vez um velho rei que se aborrecia e pela noite perdia o seu manto e por rainha puseram-lhe ao lado a re a re a realidade. CAUDA: dade dade a reali Dade dade a realidade A real a real Idade idade d a reali Ali A re a realidade Era uma vez a REALIDADE. Louis Aragon

You might also like