You are on page 1of 5

DA LIBERDADE DOS QUADRINHOS AOS QUADRINHOS DA LIBERDADE

Eduardo Antonio Bonzatto*

VAUTRIN, Jean e TARDI, Jacques. O Grito do Povo os canhes de 18 de maro (v. 1) e O Grito do Povo o testemunho das runas (v. 2). So Paulo, Conrad Editora do Brasil, 2005.

A linguagem dos quadrinhos traz em si um componente, digamos, uma lacuna, que nenhuma outra linguagem permite: entre um quadro e outro h um vazio pertinaz que deve ser preenchido pelo leitor. Ler um quadrinho uma experincia de co-autoria. Alm disso, a confluncia de imagem e palavra possibilita inmeras conexes, inclusive queles que no dominam plenamente o cdigo escrito, to centralizador numa sociedade de no letrados. Experimentamos nossa condio de sujeitos ativos na leitura de uma histria em quadrinhos; damos voz aos personagens, inventamos seu andar e seus gestos, controlamos as onomatopias como um verdadeiro sonoplasta o faria. A arte seqencial quase to antiga quanto a representao, seja de invocaes nas cavernas de Lescaut, seja no interior das igrejas, em que as paredes cedem o branco representao das cenas da paixo. Hiernimus Bosh segue a Bblia dos pobres na estratgia de oferecer a todos a possibilidade de ler as garatujas nos papis. Quando ngelo DAgostini apresenta o Nh Quim em meados do sculo XIX aqui no Brasil, algumas dcadas antes do Yellow Kid aparecer nos Estados Unidos, o formato atual das HQs estar plenamente configurado: imagem e texto, bales, integrados numa narrativa sequencial. Luis G, Flavio Colin, Alberto Breccia, Goseki Kogima, Bill Sienkeviczs, Andra Pacienza, Guido Crepax, Hugo Pratt, Will Eisner, Loureno Mutarelli, Mattioti, Milo Manara, Moebius, Vicente Segrelles, Paolo Eleuteri Serpieri, Windsor MacCay: no infindvel essa lista dos melhores desenhistas de quadrinhos do mundo, mas no cabem num pargrafo. So gemetras e demiurgos na arte de dar vida ao que no pode ser contido.

Proj. Histria, So Paulo, (30), p. 391-395, jun. 2005

391

25-res4-(Bonzatto).p65

391

9/6/2006, 12:12

A editora Conrad vem ocupando um nicho de mercado at ento temerrio: livros em quadrinhos de autores muito sofisticados e de difcil comercializao, pois atingem preos altamente seletivos. o caso de Joe Sacco, que inovou nas reportagens em quadrinhos, muitas vezes nossa nica alternativa seleo tendenciosa em que a mdia encerra o caso palestino; Sacco traz a complexidade enorme criando histrias de uma Palestina quase que inteiramente desconhecida em nosso Ocidente limitado. Outro autor de difcil definio Suehiro Maruo, criador de um ertico com fortes influncias de Sade, Lautreamont, Crumb, Marx, Burroughs, Vaneigem, Hakim Bey, Sieber, Pasolini, Bataille e Buuel. Dentro dessa safra de jias da literatura em quadrinhos esto os dois volumes do poderoso O Grito do Povo. O primeiro, cujo subttulo Os canhes do 18 de maro, lanado no primeiro semestre de 2005, apresenta as bases dos dramas e paixes inusitados que viveram homens e mulheres extraordinrios na Comuna de Paris. O segundo, O testamento das runas, lanado no segundo semestre do mesmo ano, nos garante que temos em mos uma viso profundamente humanista e respeitosa de um dos eventos mais importantes de todo o sculo XIX. O nome de Jacques Tardi no foi escolhido por acaso para quadrinizar o livro de Vautrin, O grito do povo. Obras como A ponte sobre o rio Trobliant j haviam apresentado uma Paris historicamente caracterizada, minuciosa, fruto do olhar atento desse autor maduro no domnio da tcnica narrativa das imagens e da pesquisa histrica. Tardi faz parte de uma tradio em que as palavras bandes dessiner significam muito trabalho, muito investimento e muito prestgio. Ao contrrio de nossa realidade mercadolgica, na Europa em geral e na Frana em particular, ser autor de quadrinhos corresponde a um status valorizado no quadro das artes. No por acaso chamada de a nona arte. S a ttulo de exemplo, um autor como Franois Bourgeon (Companheiros do Crepsculo, Os passageiros do vento) chega a investir at um milho de dlares numa produo de quadrinhos, realizando locaes, produo de vesturio, atores, fotografando tudo e somente depois produzindo os quadrinhos, envolvendo uma enorme diviso de tarefas e funes que demandam equipes razoavelmente numerosas e especializadas em vrias reas. Se a obra de Jean Vautrin foi inspirada no mesmo clima e cheiro de plvora de um Victor Hugo ou de um Emile Zola, no descurou de uma arqueologia histrica substantiva, capaz de conduzir o leitor pelas vielas que ligam a prefeitura tumultuosa dos 73 dias mais irados da histria francesa moderna aos arrabaldes, onde se pode sentir o cheiro de esgoto que escorre por entre os barracos, to familiar a qualquer favela paulistana desse nosso tempocom-tempo.

392

Proj. Histria, So Paulo, (30), p. 391-395, jun. 2005

25-res4-(Bonzatto).p65

392

9/6/2006, 12:12

No primeiro volume, mais do que as circunstncias histricas que culminaram nos canhes do 18 de maio, podemos sentir algo do horror parturiente que deve ter caracterizado a vilania do capital em sua sanha de dominao e explorao sobre os braos humanos, hoje j to naturalizado que quase acreditamos que sempre foi assim. Personagens como Fio de Ferro, Caracol ou CafConc cruzam suas gigantescas estaturas com as de Louise Michel e Gustave Courbet sem lhes dever reverncia, numa ferica dana da igualdade, territrio momentaneamente desprovido da hierarquia social que o sculo XIX nos legou como sua herana mais certa. No sei se para isso devemos considerar que naquele 18 de maro de 1871, 500 fuzis, 146 metralhadoras, 271 canhes, 417 armas de diversos calibres estavam nas mos da populao de Paris (dizem que um povo armado no admite tiranos), irmos em armas contra os senhores dos bancos, de Versalhes, da Prssia, do mundo inteiro, ltima barricada da conscincia antes que prevalecesse nossa convico de que trabalhamos para suprir nossas necessidades cotidianas. Marx, em A Guerra Civil na Frana, no deixou de registrar sua surpresa: a unidade da nao no deveria ser quebrada, mas, pelo contrrio, organizada pela Constituio comunal; ela deveria tornar-se uma realidade pela destruio do poder do Estado que pretendia ser a encarnao desta unidade, mas queria ser independente desta mesma nao e superior a ela, quando no era mais do que uma excrescncia parasitria. Lissagaray, um outro seu contemporneo, complementa: a comuna deu aos trabalhadores conscincia da sua fora, traou a linha bem ntida entre eles e a classe devoradora, esclareceu as relaes de classe com tal brilho que a histria da Revoluo Francesa iluminou-se e deve ser retomada pela base. Mas O grito do povo, se por um lado deixa entrever essa fasca de relmpago, por outro costura as histrias midas do comissrio Grondin ao crpula Edmond Troncard, do desertor apaixonado Tarpagnan bela Gabriella de seios generosos, do emancipado Ziquet troupe de Marbuche, num desenho que no deixa dvidas de que ainda estamos todos imersos nesta complexa (de tecer juntos) humanidade. No segundo volume, O testamento das runas, os fios que se abriram em pequenas tramas, funcionais quando se pensa que as grandes tragdias humanas estaro sempre alinhavadas por imperceptveis gestos de grandeza, sero cuidadosamente amarradas com movimentos que intercalam brusquido e leveza. Assim, a paixo que o determinado capito da guarda Tarpagnan nutre pela bela Gabriella e que de alguma forma o fez compreender sua opo pelos communards e pela desero e pela qual busca por todo o primeiro volume, ter encontrado um fim to inadequado quanto fatal. Do mesmo modo que Grodin, o duplamente injustiado Grodin busca pelo assassino
Proj. Histria, So Paulo, (30), p. 391-395, jun. 2005 393

25-res4-(Bonzatto).p65

393

9/6/2006, 12:12

da filha e que encontrar, como todos os outros, os incndios, desde os ansiados, como o do palcio das Tulherias (os ltimos vestgios da realeza acabaram de desaparecer. Desejo que o mesmo acontea com todos os monumentos de Paris, segundo as palavras do general da Comuna Bergeret, que tomou a deciso de queimar o palcio), at os definitivos, impostos pela espria aliana dos exrcitos franceses e alemes, na revelao mais clara do carter internacionalista da burguesia e de seu projeto de dominao. Nem poderia ser de outra forma: nesse quadrinho no h heris: todos esto dramaticamente condenados a explodir em luzes ao final, num exemplo que deveria apenas em nmeros chegar at ns: ao final desses 73 dias, 4 mil communards estaro mortos e outros 20 mil sero executados nos dias seguintes derrocada final. Mais de 40 mil sero presos e outros executados no transcorrer dos processos. Aparentemente, faltou salgar o terreno onde esse sangue todo foi derramado, erradicar essa memria que deixa entrever que o homem, afinal, no o lobo do homem nem tampouco a expresso sem relevo da bondade crist, mas que o homem se constri com o homem. Mas, afinal, o que foi a Comuna de Paris? L pela pgina 113 do primeiro volume, o narrador descarrega: A comuna era o agrupamento dos infelizes, dos banidos pela especulao, dos explorados das fbricas, dos habitantes da periferia e da grande massa dos pobres. E as imagens complementam: sujeitos que tomaram o destino nas mos e gritaram para a Histria: ns estivemos aqui e dissemos no! S no posso concordar com mile Zola quando escreve que tudo o que aconteceu foi fundamental para que o povo de Paris pudesse crescer em sabedoria e em esplendor. No absolutamente isso que essa histria nos revela, mas exatamente o contrrio: a Comuna de Paris e seus mltiplos dramas demonstram como o ltimo grande esforo de liberdade foi pedagogicamente erradicado pelas foras da ordem, exemplo que seria seguido tanto na Espanha, alguns anos depois, quanto aqui no Brasil, em Canudos. To esquecidas quanto a histria da Comuna de Paris e, talvez, pela mesma natureza de seus protagonistas, so as histrias de Cristinia, em Estocolmo, ou a da revoluo de Bouganville, uma ilhota sob a jurisdio de Papua Nova Guin, ou a do porto de Barbaria, no leste africano, dos MTDs na Argentina, dos estudantes ndios de Oruro, dentre tantas outras que sequer chegamos a conhecer. A obra de Vautrin e Tardi d uma pista do por qu. E em ns se arreganha essa nostalgia de ser sujeito e de juntar nossas vozes nesse coro diacrnico e tambm gritar no! Recebido em abril/2005; aprovado em maio/2005

394

Proj. Histria, So Paulo, (30), p. 391-395, jun. 2005

25-res4-(Bonzatto).p65

394

9/6/2006, 12:12

Notas
* Professor do Departamento de Histria da PUC-SP.

Proj. Histria, So Paulo, (30), p. 391-395, jun. 2005

395

25-res4-(Bonzatto).p65

395

9/6/2006, 12:12

You might also like