You are on page 1of 3

FICHA DE TRABALHO SADE E SOCORRISMO 10 Ano JAN.

2006

Assuntos : - Constituio do esqueleto humano - Classificao dos ossos, de acordo com a sua forma - Crescimento do esqueleto NOME_____________________________N____TURM A O Esqueleto humano O esqueleto o sistema responsvel pelas funes de suporte, proteco e produo de clulas sanguneas num organismo. Por estar associado aos msculos esquelticos, o esqueleto detm tambm a funo de movimento. O esqueleto humano pesa cerca de 1/6 do peso do corpo e formado por 208 ossos.

Classificao dos ossos, atendendo forma Fig. 2

Ossos longos aqueles cujo comprimento excede a largura e a espessura. Ossos curtos as principais dimenses so, aproximadamente, iguais ; estes ossos encontram-se nas mos e nos ps. Ossos chatos so achatados, delgados e semelhantes a uma placa. H ossos que no podem ser includos em nenhum dos grupos anteriores por no terem uma forma definida e da a designao de ossos irregulares.

Fig. 2 Desde o 2 ms de gestao, existe no novo ser um esboo de esqueleto de natureza cartilagnea, isto , um esqueleto formado por um tecido malevel e elstico, idntico ao que constitui a parte terminal do nariz do adulto. Pouco a pouco, esta cartilagem transforma-se em osso rgido. A criana, quando nasce, apresenta o seu esqueleto s parcialmente ossificado. Na realidade, a ossificao completa s se d quando se atinge a idade adulta, isto , quando pra o crescimento. Mas como crescem os ossos? Crescimento dos ossos A observao macroscpica de um osso longo ( figura 3) mostra dois tipos diferentes de estrutura ssea. O osso muito denso da superfcie externa constitudo por osso compacto, enquanto a poro porosa da cavidade medular formada por osso esponjoso. O corpo de um osso longo denominado difise e as extremidades articulares por epfises. A cavidade medular contm medula ssea composta por dois tipos : medula ssea vermelha, na qual so produzidas as clulas do sangue e medula ssea amarela, constituda principalmente por gordura. O osso est envolvido por uma membrana o peristeo.

Fig. 3 Comparemos agora a constituio de um osso longo fmur num animal adulto e num animal jovem.(Figura 4)

Fig. 4 1. Refere as diferenas entre um fmur de um animal jovem e de um adulto. 2. Indica a importncia da existncia no fmur de um canal medular preenchido por um tecido irrigado de vasos sanguneos. O crescimento do osso envolve o crescimento em comprimento e o crescimento em largura. O crescimento em comprimento faz-se por intermdio das zonas cartilagneas existentes nos ossos. Essas zonas, medida que vo crescendo, vo-se ossificando. O crescimento do osso em largura resultado da deposio de sucessivas camadas concntricas de tecido sseo, originadas pelo peristeo. Numa fractura, a reparao ssea devida essencialmente actividade do peristeo.

You might also like