You are on page 1of 11

O Crculo Mgico: Caminhos e Reflexes na Tcnica Klauss Vianna

Nayara Cristina Zattoni Vicente 1

Resumo
O presente artigo visa a investigao do processo criativo do ator, a partir da Tcnica de conscientizao e expresso corporal desenvolvida por Klauss Vianna. Para o artista cnico, esta tcnica permite a ampliao de pesquisas individuais e coletivas, na medida em que prope a percepo e a compreenso do processo evolutivo do corpo. Visa tambm investigar os princpios do movimento e de suas relaes com o espao em que atua. A Tcnica Klauss Vianna foi aplicada e desenvolvida no Projeto de Pesquisa Corpo Sgnico, que foi concludo com a apresentao do exerccio cnico O Crculo Mgico. Analisa-se, ento, o processo de conscientizao do corpo, sistematizao da tcnica e criao teatral durante o projeto de pesquisa.

Palavras-chave: Ator; Movimento; Corpo expressivo; Conscincia Corporal; Tcnica


Klauss Vianna

A linguagem corporal uma expresso de comunicao que existe desde o dia em que nascemos at o dia de nossa morte. Esse importante e fundamental veculo comunicativo, o corpo, precisa ser entendido por ns, atores e bailarinos, como uma integridade. Pensamentos, sentimentos e sensaes so to importantes quanto ossos, msculos, rgos e artrias que compem nossa estrutura fsica. atravs do movimento que somos capazes de nos expressar para o mundo. Movimento este que surge do interior de cada indivduo, de sua carne e sentimentalidade. A variedade da movimentao, consciente ou inconscientemente, estabelece trocas com o ambiente e tambm nos permite criar novas maneiras de expressividade.

Atriz graduada no curso de Artes Cnicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora da Tcnica desenvolvida por Klauss Vianna desde 2007 e orientada pela Prof Ms. Ceres Vittori Silva durante o projeto de pesquisa em grupo e tambm na dissertao do trabalho de concluso de curso, cujo foco o relato da pesquisa durante a experimentao da tcnica de Klauss Vianna e da criao de um espetculo, a partir da mesma.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

O corpo expressivo no propriedade rara de alguns e sim do ser humano. Vida e criao caminham juntas. E, na arte teatral, o entendimento do movimento expressivo fundamental, pois o prprio corpo o caminho de possibilidades e descobertas. Para esse entendimento visamos o estudo de conscientizao e expresso proposto por Klauss Vianna (1928-1992), ator-bailarino que influenciou amplamente as noes de dana e teatro no Brasil. Foi a partir dos conceitos de Klauss em relao ao movimento e conscientizao corporal que o projeto de pesquisa que antecedeu e promoveu o espetculo O Crculo Mgico se promoveu. Esta ao foi desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina a partir de 2007 e se iniciou a partir de uma minuciosa anlise terico-prtica do livro A Dana (1990), escrito por Klauss Vianna. Em seguida os estudos da tcnica foram ampliados, fundamentando a criao de uma dramaturgia cnica com base no texto teatral A Mulher de 27 Filhos, de Ludmila Bollow, buscando o desenvolvimento da dramaturgia corporal dos atores envolvidos. O contexto no qual se desenvolveu a pesquisa contou com a participao de dez estudantes do Curso de Artes Cnicas e foi ministrado pela professora Ceres Vittori Silva, at o final de 2008. Para o artista cnico, esta tcnica permite a criao de uma nova relao com sua pesquisa, na medida em que se prope a investigar os princpios do movimento. O cuidado e o respeito com o corpo so fundamentais nesse trabalho e servem como subtexto para a descoberta ou redescoberta de si mesmo. (MILLER, 2005, p.22) Klauss procura estabelecer com sua didtica de trabalho a percepo e a compreenso do processo evolutivo do corpo. Processo esse que individual, mas que provoca um entendimento alm da tcnica. entendido por uma viso de mundo, de paradigmas, conceitos, procedimentos, exerccios, objetivos, estruturas, entre outros elementos, alcanando o nvel de sistema aberto e dinmico, generoso o suficiente para que outros desfrutem da criatividade e expressividade compreendidas em sua pesquisa. (SILVA, 2008) Para Silva, 2008, imprescindvel que a Tcnica Klauss Vianna seja vista a partir de suas bases, estudada em seus elementos nicos, seu desenvolvimento histrico e sua possibilidade de generalizao, para assim fundamentar um experimento prtico e investigativo. Decidi, ento, analisar a experincia prtica do estudo da Tcnica desenvolvida no Programa de Formao Complementar da Universidade, apresentando os caminhos que
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

foram traados e os resultados que foram obtidos, at a construo do exerccio cnico O Crculo Mgico que concluiu a pesquisa do grupo. Klauss Vianna sempre discordou da forma pela qual a tcnica clssica chegava aos bailarinos no Brasil. A relao entre professores e alunos tinha uma face militaresca, em que no se pergunta ou se questiona sobre o que se est aprendendo. Tal massificao em sala de aula tira toda a individualidade do aluno e no permite a construo de um coletivo: o corpo de baile tem de ser constitudo por pessoas completamente diferentes, para que os gestos saiam semelhantes; a inteno o que importa (VIANNA, 2005, p. 32) Movido por suas curiosidades e insatisfaes, Klauss sempre buscou, medida que sentia necessidade de novas respostas, um contedo de idias e questes que no solucionavam suas instigaes, mas que modificavam e se ampliavam no dia-a-dia. No h um modelo Klauss Vianna, uma esttica determinada a priori, mas h corpos pensantes descobrindo sempre mais, a partir dos princpios desenvolvidos por ele. Os movimentos desses corpos, apesar de mostrarem uma unidade tcnica, guardam suas individualidades. Eu apenas quero lanar a semente. Uma vez soltas em terra generosa, essas sementes provocaro reaes. (VIANNA, 2005, p. 70) O objetivo de Klauss que seu contedo seja visto como um conjunto de idias e questes, pois a tcnica s tem utilidade quando significa e interfere em algo para o artista. Sem as idias e a personalidade do ator, de nada vale a tcnica.
Minha proposta essa: por meio do conhecimento e do autodomnio chego forma, minha forma e no o contrrio. uma inverso que muda toda a esttica, toda a razo do movimento. A tcnica na dana tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder existncia do esprito artstico. (VIANNA, 2005, p. 73)

O desejo de Klauss era devolver o corpo s pessoas. Para isso, orientava-as a trabalhar com cada articulao do corpo, mostrando que cada uma tem uma funo e essa funo precisa de espao para trabalhar. Da mesma maneira, a musculatura tambm precisa de espao, j que ela mantm uma relao de trocas constante com os ossos. Assim como tudo no corpo, na vida, na arte, uma troca.
O que posso dar s pessoas so informaes para que criem sua dana honestamente, com tcnicas que sejam convincentes para elas mesmas. Isso faz surgir um estilo pessoal, por mais semelhantes que essas pessoas sejam entre si. Isso o que entendo por contemporneo, moderno em dana. O que busco dar espao para as individualidades: posso ter um estilo meu e isso no ser prejudicado quando estiver danando em grupo. (VIANNA, 2005, p. 78)
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

Ao longo do tempo, Klauss desenvolveu instrues para o desbloqueio das tenses musculares e articulares que possibilitam colocar o corpo em um maior estado de disponibilidade. Ao mesmo tempo, as instrues trabalhadas para o desbloqueio tambm so utilizadas para provocar e servir de caminho para a criao de movimentos. Os recursos tcnicos no esto em funo de uma determinada esttica, mas disposio da expresso de cada corpo. O movimento que resulta das conexes internas do corpo com as conexes externas de outros corpos pode modificar o estado desse corpo. Mesmo que indiretamente, o movimento registrado. Suas qualidades so percebidas conscientemente ou no, assim como as conseqncias na relao com o ambiente. Isso provoca alteraes no sistema que podem resultar em um outro movimento, e que se assimila de algum modo experincia passada. (NEVES, 2008, p. 81) O movimento que emerge das conexes entre os circuitos internos envolve percepo, valores, memria, conceitos, na relao com os estmulos externos em andamento. o movimento que atualiza continuamente o que somos na relao com o mundo. Mesmo quando se realiza a repetio de movimentos em uma seqncia determinada, isto , desvinculada dos estmulos do momento, no estamos apenas reproduzindo automaticamente. H sempre espao para as conexes internas, que sempre permitem o acesso de uma nova informao. (NEVES, 2008, p. 90) Neide Neves visualiza as idias de Klauss baseada na Teoria Geral dos Sistemas, considerando o entendimento da tcnica como um sistema aberto, o qual se relaciona com outros sistemas. Eis o exemplo da prpria expressividade do corpo que a todo o momento se relaciona com o meio ambiente, provocando mudanas de estados no tempo-espao.
Com um trabalho estruturado de maneira relativamente simples, Klauss lidava com a realidade do corpo, complexa, semitica, buscando provocar o aparecimento do movimento novo que, por sua vez, por meio do dilogo com a complexidade do corpo e do ambiente, pode gerar outros novos movimentos, que dialogam com o corpo e com o ambiente. E assim, sempre, a cada momento. (NEVES, 2003, p. 133).

Klauss acreditava que, com a utilizao de algumas instrues, o corpo se direcionaria para a construo de novos movimentos e com isso reduziria o uso de movimentos j codificados ou padronizados. Quando o corpo se torna disponvel para

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

mover-se, a partir do uso das instrues adequadas, capaz de acessar suas memrias e fazer emergir intenes e significados. necessrio que o ator se conscientize do seu corpo. O princpio da conscientizao corporal se d pela ateno para com as sensaes, a dinmica, a postura, a tonicidade e o equilbrio do corpo. Para isso preciso que o ator esvazie os padres j registrados e ao mesmo tempo adquira um estado mais atento e sensvel. Comeando com um contato e uma observao detalhada do prprio corpo, passando por um estgio de conhecimento anatmico, para depois alcanar as novas possibilidades de expressividade e criatividade. O despertar da sensibilidade e a tomada de conscincia das conexes entre os segmentos corporais permitem compreender a estrutura corporal como um todo, como uma unidade funcionalmente integrada cuja projeo ocupa espao. A partir dessa percepo individual possvel perceber que outras estruturas, outros corpos, outras pessoas tambm se movem e, mais que isso, inter-relacionam-se. A observao desse fenmeno intercambial favorece a tomada de conscincia do(s) outro(s), inserindo-o(s) num corpo de limites invisveis a ser compartilhado por todos: o corpo social. A consequncia a integrao entre os meios individual e coletivo, o que confere conscientizao corporal uma extenso mais ampla que a de um simples trabalho com o corpo. (IMBASSA, 2003, p. 56) O corpo, visto como um sistema, organizado em seu funcionamento, mantendo relao com o ambiente, a base da pesquisa para a criao de movimentos. Observando a relao que se estabelece entre os espaos interno (o prprio corpo) e externo (ambiente onde o corpo se situa), o trabalho de Klauss Vianna pode ser tomado como um sistema aberto que visa trabalhar com corpos que estejam propensos a novas experimentaes. A compreenso da interdependncia do corpo com o espao possibilita o esquecimento da forma que, quando preconcebida, morta, esttica, acomodada e impede o aprendizado e a criao de novos gestos. (VIANNA, 2005, p. 105) A tcnica que lida se cinge com a tcnica que praticada, ou seja, as instrues dadas no livro se transformam em movimentos no corpo do ator. Assim, ao passo de ser vista como sistema, a tcnica compe-se de princpios que se conservam no tempo e realizam trocas com o ambiente, desenvolvendo uma histria coerente com o passar do tempo. (NEVES, 2008, p. 129)

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

A pesquisa do grupo de artes cnicas era direcionada para um minucioso estudo terico do livro A dana de Klauss Vianna, juntamente com uma experimentao prtica do contedo proposto em seu livro. Aps a leitura e a reflexo do texto, o grupo partia para o entendimento prtico dos conceitos apreendidos. A ateno, as massagens, as caminhadas, os apoios, os movimentos em espiral, as oposies, as resistncias e a percepo geral eram os elementos primordiais para a conscientizao do corpo, conceitos esses experimentados ao modo que propunha Klauss Vianna. O primeiro passo dado foi a auto-observao, conduzida a partir dos prprios sentidos de cada um, para que ficassem atentos ao seu corpo. A ateno para com os detalhes dos movimentos no corpo possibilita a fuga do corre-corre do cotidiano e coloca o ator em um estado mais intenso e dilatado, em uma presena cnica. Uma caminhada atenta, prestando-se ateno maneira como os ps se movem e tocam o cho, altera toda a movimentao do corpo, modificando-o da realidade cotidiana, fazendo com que a percepo se amplie e com que os participantes do grupo possam se perceber, adquirindo uma nova postura para si mesmos e no mundo exterior. Alm do reconhecimento do apoio dos ps no cho, necessrio reconhecer diferentes apoios em todo o corpo. O cho sempre o principal aliado do corpo quando se busca por novos apoios. Quando se permanece na posio horizontal possvel reconhecer quais as partes do corpo que tocam e as que no tocam o cho. Aps essa observao com o corpo parado, passa-se a fazer transferncias de apoios, realizando aes como levantarse, sentar-se, rolar e assim perceber quais os distintos pontos de apoio de que o corpo se utiliza. To importante quanto experimentar um novo apoio tambm atentar-se s passagens de um apoio a outro. A movimentao deve acontecer de uma maneira espiralada. Segundo Klauss Vianna, o uso da espiral para trocar os apoios expande o conhecimento dos limites do corpo, descobrindo suas novas possibilidades de movimento e direcionamento. O direcionamento nos alerta s oposies e foras de resistncia presentes no corpo. Quando se direciona uma parte do corpo em determinado sentido, imediatamente outra parte do corpo realiza uma fora no sentido oposto, um vetor de oposio se estabelece. Essa oposio abre espao entre as articulaes, sensibiliza os ossos e aciona os msculos. A resistncia no visa nem tensionar os msculos nem relax-los ao mximo, e sim alcanar um tnus muscular que amplifique e d mais vivacidade ao movimento, mesmo
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

quando esse movimento estiver pausado. Essa pausa no movimento no significa o seu abandono, pelo contrrio, ele permanece ativo internamente, com os msculos atentos, mantendo a presena cnica. Com o alinhamento ideal da estrutura corprea, com o tnus muscular adequado, com o reconhecimento e a variao dos apoios, atinge-se um corpo mais consciente, atento a si mesmo e ao ambiente que o circunda, capaz de estabelecer um novo tipo de relao com o espao, com as outras pessoas e consigo mesmo. importante nesse comeo de trabalho que se reconhea a maneira como o corpo estava antes de dar incio pesquisa e como ocorreu o ponto de mudana que encaminhou os participantes para um estado corporal integral mais disponvel. Aps esse processo de reconhecimento tcnico do corpo iniciou-se uma nova fase do trabalho, na qual cada ator partiu da investigao da memria pessoal do corpo, inserindo suas lembranas a fim de criar um primeiro movimento para seu trabalho. Cada corpo traz uma histria pessoal com um amplo registro de emoes e foi atravs de um trabalho mais profundo nesses registros que as lembranas se transformaram em movimento, interagindo com o ambiente externo. Essas lembranas surgiram a partir da investigao dos pontos de tenso do corpo de cada um, que mesmo apreendendo uma s tcnica trouxeram para o trabalho resultados individuais e distintos. Para dar subsdio s estruturas construdas pelo grupo foi introduzido como estmulo o texto literrio denominado A Mulher de 27 filhos, de Ludmila Bollow. O texto trata da histria de uma mulher que ainda no aprendeu a lidar com a solido desde que perdeu o marido. A pea se inicia com o relato das lembranas da protagonista. Ela se casa e seu marido, um escultor, leva-a para morar no alto de uma montanha, em uma casa afastada da cidade. Ela descobre que no poder ter filhos e, a partir deste fato, a cada ano, ele esculpe um filho para eles, cada vez maior, como se j tivesse um ano de idade a mais. Sua solido aumenta quando o marido morre. Ela, sem saber o que fazer, sem conseguir dar-se conta da realidade, enterra o corpo do marido no jardim da casa. Neste lugar, denominado crculo mgico, esto as esttuas criadas durante a vida dele e pelas quais agora ele reconhecido como um grande escultor. Famoso, as pessoas da cidade querem comprar suas obras, inclusive seus filhos. (BOLLOW, 1983, sem pgina) Para se integrarem s lembranas, aos movimentos e s palavras, os atores trouxeram para os ensaios alguns objetos pessoais. E como espao de cunho alternativo foi escolhido um lugar dentro da Universidade que representava o crculo mgico. Esse
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

lugar, muito arborizado, coincidentemente possibilitava o formato de um crculo com as rvores e favoreceu o desenvolvimento dos ensaios nesse espao. O intercmbio que as aes do espetculo realizam com o ambiente ocorre a partir dos atores, de suas relaes com os outros membros do grupo e dos demais elementos cnicos envolvidos na composio da dramaturgia. Na medida em que essa srie de propriedades vista como um sistema, ela est sujeita a realizar trocas constantes com o ambiente, com os espectadores e com demais interferncias. preciso autonomia para sustentar as mudanas e para armazenar as novas informaes, e assim manter a vivacidade presente em cada instante do espetculo. A tcnica de Klauss age de forma bem simples. Pode-se, a partir dela, iniciar um estudo bsico de conhecimento do corpo, reconhecendo suas estruturas, suas partes e funes, alm de encontrar novos caminhos, acessando novas experincias de trabalho a partir dessa simplicidade que ela carrega. Essa simplicidade que deu incio ao estudo foi a mesma que sustentou o processo de criao e montagem do espetculo O Crculo Mgico. Conforme se estuda e se coloca em prtica as idias sugeridas por Klauss, cultiva-se uma pesquisa prpria, um estudo que poder contribuir para o crescimento do grupo. A partir de todos os trabalhos individuais, criados com base nos estudos do Klauss, surge um trabalho coletivo, uma nova experincia, um estudo particular do grupo. um processo em espiral que nunca se repete: a espiral evolutiva e a simplicidade sugerida ponto de partida que sempre pode ser retomado para novas conquistas, em nveis mais complexos, cada vez mais aprofundados na tcnica e na criao do trabalho de ator. Muito interessante o fato de que a tcnica desenvolvida por Klauss Vianna no se limita a um nico objetivo. As pessoas comeam o estudo da tcnica com muitas perguntas/dvidas, passam pelo processo de conhecimento e reconhecimento, inserem o corpo na prtica da tcnica e ainda assim quando j terminaram o estudo, as perguntas/dvidas permanecem. Podem at ser as mesmas perguntas/dvidas, mas as respostas sero novas e mais profundas, na espiral que as torna capazes de mergulharem em novas questes. O conhecimento cclico e esse estudo no tem fim, o que muito favorvel, pois desse modo o limite para a criatividade, seja na dana, no teatro ou em qualquer outra modalidade artstica ilimitado e evolutivo. Como afirma o prprio Klauss (2005), o estudo nunca est pronto. So observaes, reflexes e sensaes que se modificam e ampliam-se no dia-a-dia, na sala de aula e no encontro consigo mesmo. Esse processo de estudo detalhado do corpo auxilia na
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO...

percepo dos pequenos espaos internos, que passam a se manifestar por meio da dilatao, permitindo que os espaos respirem. Esses espaos correspondem s diversas articulaes, aos fluxos energticos e grupos musculares que quando ampliam seus espaos podem respirar, conseguindo assim realizar trocas com o meio externo e estabelecer relaes com outros seres. Quando se est dentro de uma sala de aula ou at mesmo em cena, no se pode e nem se consegue excluir as emoes que so parte de ns. Todas as emoes, as vivncias, as percepes e os conhecimentos existem como integridade do corpo. O corpo humano permite uma variedade infinita de movimentos, que brotam de impulsos interiores e exteriorizam-se pelo gesto, compondo uma relao ntima com o ritmo, o espao, o desenho das emoes, dos sentimentos, das intenes. (VIANNA, 2005, p. 105) Os caminhos que foram percorridos pelos atores nos dois anos de processo, acompanhados pela Tcnica de Klauss Vianna desde o primeiro at o ltimo momento, resultaram na interdependncia das aes com os espaos e com os objetos presentes. Atravs da Tcnica foi possvel perceber que nosso corpo nos permite variedades infinitas de relaes, que brotam de impulsos interiores e exteriorizam-se atravs de nossos gestos, compondo uma relao ntima com o espao, com os ritmos, com os desenhos das emoes, dos sentimentos e das intenes. Sucede-se assim porque a tcnica, assim como sugere Klauss, no vista como uma soluo ou um fim, e sim como um meio eficaz que entra em sintonia com os objetivos a serem cumpridos. Tcnica essa que permite criar ou revelar a identidade entre o ator e o seu fazer. As conseqncias naturais que provm dessa verdade entre o ator e suas aes so a beleza e a emoo, que sustentam o valor esttico da criao. A criao em coletividade que brotou como resultado da pesquisa carregou consigo todas as individualidades. Os atores desencadearam, a partir de suas individualidades, repertrios riqussimos do processo criativo, atravs dos quais conseguiram codificar os elementos tcnicos e lhes atribuir um carter representativo. A organicidade nas aes aconteceu a partir da relao que os atores estabeleceram com a realidade que os cercava, e mais do que isso, o eu de cada um aguou distintas percepes do ambiente real e da criatividade. O momento de criao, concomitantemente, pressups e encerrou, provisoriamente, o processo de autoconhecimento. Nesse trabalho, identificamos e assumimos no decorrer do processo a leitura iniciada de forma terica e ampliada na forma de princpios prticos. As qualidades
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO... 10

pertinentes aos pressupostos tericos da tcnica propiciaram aos participantes do grupo o entendimento dos paradigmas em suas experincias dirias e na experincia do trabalho em grupo. Assim, a simplicidade inicial permaneceu, transformando-se, na medida em que os participantes avanavam em suas pesquisas, garantindo tcnica um real princpio gerador da dramaturgia cnica. Conhecendo-se. Atentando-se. Apoiando-se. Direcionando-se. Permitindo-se. Conflitando-se. Sensibilizando-se. Criando e vivenciando. Assim, os atores trilharam seus caminhos, aos passos sugeridos por Klauss Vianna. As alegrias, as dores, as tenses, as novidades, todas foram substanciais durante o aprendizado e na composio das cenas. A maior preocupao de Klauss sempre foi frisar o corpo em sua importncia maior: a movimentao evolutiva na arte e na vida. Para o ator, no interessa apenas registrar a Tcnica, mas sim implementar suas instrues a fim de estimular as possibilidades de criao e de conexo entre as partes internas e externas ao sistema corpo, sempre aberto, dinmico e significante. Esse estudo no se limitou apenas descrio e anlise de um processo. Permitiu tambm que os caminhos que foram percorridos durante as prticas da pesquisa fossem ampliados e que as reflexes se tornassem uma etapa para a evoluo. Quem estudou, juntamente comigo, os princpios de Klauss Vianna e quem vivenciou os dias de aprendizados, pde afirmar em entrevista realizada por mim ao final do processo, que para esse estudo no existem limitaes. O campo de possibilidades e descobertas envolve mais que uma sala de aula ou uma leitura de instrues. A Tcnica possibilita que cada um encaminhe sua pesquisa, textual ou corporal, para horizontes de novas idias e novos conceitos. Quem se dedica pesquisa, no se limita a uma tcnica. Pelo contrrio, amplia suas fontes de conhecimento e a percepo do corpo em suas relaes. A Tcnica que foi vivenciada, os caminhos que foram trilhados e as reflexes que foram tecidas puderam concluir O Crculo Mgico como espetculo, mas como crculo de evoluo ele ainda permanece vivo e capaz de mostrar magia para quem acredita e evolui atravs da arte.

Referncias Bibliogrficas
BOLLOW, Ludmila. The Woman with 27 children. In: One Acts and Monologues for woman by Ludmila Bollow. Broadway Play Publishing, 1983.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

VICENTE, N. C. Z.

O CRCULO MGICO... 11

IMBASSA, Maria. Conscientizao Corporal sensibilidade e conscincia no mundo contemporneo. In: CALAZANS, J., CASTILHO, J. e GOMES, S. Dana e educao em movimento. - So Paulo: Cortez, 2003. MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo: abordagem da sistematizao da Tcnica Klauss Vianna. Dissertao de mestrado. Campinas, SP: UNICAMP, 2005. NEVES, Neide. A tcnica Klauss Vianna vista como sistema. In: CALAZANS, J., CASTILHO, J. e GOMES, S. Dana e educao em movimento. So Paulo, Cortez, 2003. p. 123 -134. ________. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. So Paulo: Cortez, 2008. SILVA, Ceres. Tcnica do Movimento Consciente: uma leitura pessoal da tcnica Klauss Vianna. Tuiuti: Cincia E Cultura, v. 10, n. 2, p. 45-47. Curitiba, 1998. VIANNA, Klauss. A Dana. 3 ed. - So Paulo: Summus, 2005.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 4 Junho-Agosto de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

You might also like