You are on page 1of 3

E.E. Prof. Isaltino De Mello Lngua Portuguesa e Literatura Profa.

a. Ione As Vanguardas Europeias - 3A/B/C/D Conceito de Vanguarda - Ruptura para o novo, para a inovao, para o choque. Mudana, movimento emergente que transforma valores, tendncia ou conjunto de tendncias que propiciam mudana de paradigma (viso de mundo). VANGUARDA EUROPEIA OS VRIOS -ISMOS As principais manifestaes artsticas do incio do sculo XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literrio. Costuma-se chamar de Vanguarda Europeia o conjunto de movimentos artsticos, no s na literatura, mas tambm na pintura e escultura, que apresentavam no incio do sculo XX o comum desejo de renovao, de rompimento com as estticas tradicionais. Vanguarda europeia rebeldia, negao. Contexto histrico-cultural a) Crise do capitalismo e nascimento da chamada "Democracia de Massas". b) Revoluo cientfica e tecnolgica. c) Estado de "euforia" e crena desmedida no progresso. d) Burguesia Industrial Dominante X Classe Operria marginalizada. e) Primeira guerra Mundial (1914-1918) abatendo o esprito de euforia, questionamento dos valores da poca Estado de Melancolia. f) Revoluo Russa (1917). g) Crise econmica violenta na Europa desemprego inflao e fome fatores decisivos para exploso da 2 guerra Mundial (1939-1945). h) Apologia ao poder da mquina Invenes da poca: Telgrafo /Avio / Telefone / Cinema / Automvel / Lmpada. i) "Belle poque" (bela poca) termo para designar o avano tecnolgico, cultural e social da poca. O homem deslumbrou-se com o progresso, o conforto que ele proporcionava. j) "Anjos Loucos" Termo para designar a "crise" do perodo entre guerras (1 e 2). Tendncias da Vanguarda Europeia a) Cubismo b) Futurismo c) Expressionismo d) Dadasmo e) Surrealismo 1. Cubismo - 1907 Paris (Frana) - Precursor: Pablo Picasso (o movimento comea com as artes plsticas). - Precursor na literatura Guillaume Apollinaire Caractersticas: - Pintores e escritores estabelecem uma relao de troca de tcnicas que valorizam a arte Cubista: Ex.- Poetas absorvem o "Pictrico", e pinturas absorvem temas filosficos e poticos. Na pintura: - Valorizam formas geomtricas (cones cilindros). - Opem-se a objetividade e linearidade da arte renascentista e da arte realista. - Busca novas experincias com a noo de "perspectiva" decomposio dos objetos em diferentes planos geomtricos e ngulos retos. - A imagem "parece" ser apresentada atravs de diferentes ngulos ao mesmo tempo Na literatura: - Fragmentao da realidade; - Mistura assuntos, espaos e tempos diferentes; - Ilogismo; - Humor; - Antintelectualismo;

- Linguagem nominal: Uso de substantivos soltos, jogados aparentemente de forma anrquico, linguagem +/- catica. - Preocupao: As disposies grficas do poema como palavras e versos se dispem na folha em branco. Esta caracterstica influenciou, mas tarde, os "concretistas" (a poesia concreta) na dcada de 60 no Brasil; - Despreza verbos, adjetivos e pontuao tradicional; - Verso livre e negao da estrofe, da rima de da harmonia; - Apresentao de imagens rpidas, como "Flashes" cinema dramtico. Hpica "Saltos records Cavalos da penha correm jqueis e Higienpolis Os magnatas As meninas E a orquestra toca, ch Na sala de cocktails" in: Poesias Reunidas. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978.) 2. Futurismo 1909 a) Fellipo Tommaso Marinetti "Manifesto futurista" Jornal "Le Figaro". b) Filmes que retratam o universo sociopoltico e cultural das primeiras dcadas do sc. XX. - "Tempos Modernos" Chaplin - "Dr. Givago" Mostra a Revoluo Russa (1 guerra) - "O encouraado Potenkin" Serguei Eisentein - "Reds" Werren Beatty - "Sacco e Vanzetti" Giuliano Montoldo c) Caractersticas: - Carter destruidor e demolidor (postura agressiva e violenta contra os valores estabelecidos). - Valorizao excessiva da mquina, do progresso, do movimento, da vida urbana. - Exaltao a vida moderna, a guerra e o conforto. - Liberdade de expresso: Combate a sintaxe Uso dos substantivos duplos ex.: "Homem Ndegas" Abolio da pontuao, convencional "Burgus Funesto" Verbos no infinitivo Destruio do "Eu-lrico" Ideologia Fascista (Aproximao) Rompimento com o passado 3. Expressionismo 1910 Alemanha - Precursores: Van Golgh, Cezanne e Gauguim a) Caractersticas: - Preocupa-se com as manifestaes do mundo interior e com uma forma de expressa-las. - "Expresso" materializao numa tela ou em uma folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior. - Desenvolve-se na pintura. 4. Dadasmo (dada = nada) 1916 Sua a) (1916 1918) Zurique - Tristan Izara (precursor) Autor do manifesto dad. b) Jovens intelectuais e artistas "Fugidos" da guerra se refugiam na neutra sua a se reunir no "Cabaret Voltarie" onde comea a surgir o movimento dadasta. c) Caractersticas: - Criado a partir do clima instabilidade, revolta, medo e desencanto, pela guerra. - Veio como resposta da decadncia da civilizao (em especial a Europa).

Ilogismos dos textos chegando quase a inverossimilhana; Um dos princpios: Enquanto houver sangue (guerras) a arte ser uma hipocrisia e uma Presuno; Negao dos valores e da cultura; Negao do passado, presente e futuro (falta total de perspectiva existencial); Contrrio as teorias e lgicas; Contra os manifestos "Eu escrevo um manifesto e no quero nada, eu digo certas coisas e sou por princpios, contra os manifestos, como tambm contra os princpios". d) Valores Anarquistas negao de tudo Texto Dadasta "Beer... Bum, BumBum, Bum... Ssi... Bum, Papapa Bum, Bum Znzzau... Dum, Bum, BumBomBum Pr, pr, pr... ra, h-h, ao... Hahol! Como escrever um poema dadasta a partir de uma receita dada pelo prprio criador do movimento: Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedao um aps o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico. Tristan Tzara 5. Surrealismo 1924 Paris (Frana) - Precursor Andr Breton (rompimento com o dadasmo). - Significado do termo: Automatismo psquico pelo qual algum se prope a exprimir seja verbalmente, se por escrito ou de qualquer outra forma o funcionamento real ou irreal do pensamento. a) Caracterstica: "Escrita automtica" impulso do pensamento que vem a tona no consciente. Extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem o controle da razo; Busca a realidade paralela; Fantasia imaginao solta e livre; Certo estado de melancolia e tristeza (herana simbolista); Desejos interiores, sonhos, alucinaes Valorizao do onrico, transformao do universo dos sonhos para o plano artstico. Valorizao da psicanlise freudiana e da filosofia de Begson (viagem as zonas desconhecidas do inconsciente); Proximidade com o Dadasmo (ilogismo temtica) e com Expressionismo (sondagem do mundo interior).

Fonte: Novas palavras- Editora FTD

You might also like