You are on page 1of 8

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par 1. QUAL O CONCEITO DE ESTATISTICA?

A? R: a cincia que se preocupa com a coleta, a organizao, descrio (apresentao), anlise e interpretao de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo de uma populao.

2. A ESTATISTICA DESCRITIVA E A INDUTIVA SO DIVISES DE QUE CIENCIA? R: Estatstica

3. QUAL O CONCEITO DE POPULAO? R: o conjunto, finito ou infinito, de indivduos ou objetos que apresentam em comum determinadas caractersticas definidas, cujo comportamento interessa analisar.

4. COMO SE DIVIDE POPULAO? R: populao finita e infinita.

5. CONCEITUE POPULAO INFINITA, E CITE UM EXEMPLO. R: Apresenta um nmero ilimitado de elementos, no podendo ser enumerados os seus elementos . 6. DEFINA AMOSTRAGEM? R: a coleta das informaes de parte da populao, chamada amostra (representada por pela letra n), mediante mtodos adequados de seleo destas unidades.

7. DEFINA AMOSTRA? R: uma parte (um subconjunto finito) representativa de uma populao selecionada segundo mtodos adequados.

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par 8. DEFINA CENSO? R: o exame completo de toda populao.

9. DEFINA FENOMENOS ESTATISTICOS? R: qualquer evento que se pretende analisar cujo estudo seja possvel de aplicao de tcnicas da estatstica.

10. DEFINA FENOMENOS COLETIVAS OU DE MASSA? R: No podem ser definidos pr uma simples observao.

11. O QUE VOCE ENTENDE POR ATRIBUTOS? R: So todas as caractersticas de uma populao que no podem ser medidas.

12. COMO SE CLASSIFICA OS ATRIBUTOS? R: a) Dicotomia- Quando a classe em que o atributo considerado admite apenas duas categorias. b) policotmica ou policotomia: quando a classe em que o atributo considerado admite mais de duas categorias. 13. DEFINA VARIAVEL? R: o conjunto de resultados possveis de um fenmeno (ou observao, ou caracterstica).

14. QUAL A CLASSIFICAO DA VARIAVEL? R: a) Qualitativa: quando seus valores so expressos pr atributos ou qualidade. b) Quantitativa: quando seus valores so expressos pr nmeros. Esses nmeros podem ser obtidos pr um processo de contagem ou medio. 15. DEFINA VARIAVEL DISCRETA E CONTINUA?

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par R: a) Varivel Discreta: so aquelas que podem assumir apenas valores inteiros em pontos da reta real. possvel enumerar todos os possveis valores da varivel. b) Contnua: so aquelas que podem assumir qualquer valor num certo intervalo (contnuo) da reta real. No possvel enumerar todos os possveis valores. Essa variveis, geralmente, provm de medies. 16. DEFINA EXPERIMENTO ALEATRIO? R: So aqueles que, repetidos em idnticas condies, produzem resultados diferentes.

17. DEI 02 EXEMPLOS DE EXPERIMENTOS ALEATRIOS? R: lanamentos de moedas e dados, onde os seus resultados so observados, conforme parmetros pr-estipulados.

18. QUAIS AS FASES DO TRABALHO ESTATISTICO? R: a) Definio de problema; b) Definio de objetivos; c) Planejamento; d) Coleta de dados; c) Critica de dados; d) Apurao dos dados; e) Exposio dos dados; f) Analise e interpretao dos dados. 19. DEFINA PROBLEMA? R: a definio do que se vai estudar, ou seja, escolha do objeto ou fato a ser pesquisado; bem como a sua natureza de dados.

20. DEFINA OBJETIVOS? R: e a definio exata do que se vai pesquisar e o que se pretende demonstrar com ela.

21. DEFINA PLANEJAMENTO? R: o conjunto de procedimentos e mtodos a serem utilizados para a realizao da pesquisa.

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par 22. QUAIS OS PARAMETROS QUE DEFINE A COLETA DE DADOS? R: O problema, objetivos do trabalho, escala de atuao e disponibilidade de tempo e recurso.

23. QUAL A CLASSIFICAO DAS FONTES DE DADOS? R: a) Primrias com levantamento direto no campo atravs de mensuraes diretas. b) Secundrias Quando so publicadas ou registradas por outra organizao. 24. DEFINA COLETA DIRETA? R: obteno, reunio e registro ordenado de informaes com objetivo determinado.

25. DEFINA COLETA DE DADOS PERIDICA E CITE 01 EXEMPLO? R: Quando realizada em perodo de tempo especifico. Ex.

26. DEFINA COLETA INDIRETA? R: Quando deduzida a partir de elementos reobtidos por meio de uma pesquisa realizada com coleta de dados direta.

27. QUAL A CLASSIFICAO QUE QUETELET FORMULOU CRITICA DE DADOS? R: a) Externa caracterizada por imperfeies existentes na fase de coleta de dados, que podem ser gerados por despreparo do coletador de dados at imperfeioes nos instrumentos de trabalho.

28. DEFINA APURAO DE DADOS? R: analise e organizao dos dados coletados. 29. OMO PODEM SER APRESENTADOS OS DADOS?

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par R: a) Tabular apresentao organizada dos dados em tabelas dispostas em linhas e colunas. b) Grfica apresentao dos dados em formas geomtricas, possibilitando uma viso mais imediata do fenmeno e suas variaes. 30. CONCEITUE APRESENTAO GRAFICA? R: Grfica apresentao dos dados em formas geomtricas, possibilitando uma viso mais imediata do fenmeno e suas variaes.

31. ARREDONDE OS NUMEROS DA SERIE ESTATISTICA ABAIXO: Nmero a arredondar 155,5026 21,671 16,571 17,578 217,700 216,300 216,720 218,705 Arredondamento para Nm. arredondado Centsimos Inteiro Dcimos Centsimos Inteiros Inteiros dcimos Centsimos 22 16,6 17,58 218 216 216,7 218,71

32. DEFINA APRESENTAO TABULAR? R: a) Tabular apresentao organizada dos dados em tabelas dispostas em linhas e colunas.

33. QUAL A VANTAGEM DA EXPOSIO DE DADOS EM FORMA DE TABELAS? R: possibilita um viso global, organizada e rpida do que se pretende

analisar.

34. COMO SO ORIGINADAS AS REPRESENTAES GRAFICAS?

35. O QUE VOCE ENTENDE POR SERIES ESTATISTICAS? R: toda e qualquer coleo de dados estatsticos referidos a uma mesma ordem de classificao.

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par

36. O QUE TABELA? R: Conjunto de observaes disposta em um quadro de forma resumida.

37. DESCREVA OS PASSOS PARA CONSTRUO DE UMA TABELA? R: I Titulo explicativo II Corpo da Tabela, composta das informaes dispostas em linhas e colunas. III Escrever os totais em linhas horizontais. IV Descrio da fonte da pesquisa, ou seja, onde os dados foram obtidos. 38. CONFORME A RESOLUO 886 DA FUNDAO IBGE COMO REPRESNTADO O VALOR ZERO, A FALTA DE DADOS E FALTA DE EXATIDO DE UM VALOR? R: Zero = trao horizontal (----) Falta de dados = trs pontos ( ... ) No exatido de determinado valor ( ? ) 39. QUAIS OS ELEMENTOS QUE COMPEM UMA SERIE ESTATISTICA? R: Tempo, Espao e Espcie.

40. QUAL A VARIALVE EM UMA SERIE GEOGRAFICA? R: Fator geogrfico ( a regio).

41. QUAL A VARIAVEL EM UMA SERIE TEMPORAL? R: Tempo.

42. O QUE SO SERIES MISTAS? R: So combinaes entre as series temporal, geogrfica e especifica.

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par 43. O QUE SO SERIES HOMGRADAS E HETERGRADAS? R: a) Homgrada variao discreta ou descontnua. b) heterograda o fenmeno apresenta gradaes ou subdivises. 44. DEFINA REPRESENTAO GRAFICA? R: complementao da apresentao tabular. Possibilita rpida visualizao da distribuio dos valores, propiciando ideia inicial mais satisfatria dos dados.

45. QUAIS OS REQUESITOS FUNDAMENTAIS EM UM GRAFICO? R: Simplicidade, clareza e veracidade.

46. QUAIS OS TIPOS DE GRAFICO QUANTO A FORMA? R: Diagramas, Cartogramas, Estereogramas e pictogramas.

47. QUANDO DEVEM SER USADOS OS ESTEREOGRAMAS? R: quando for representao de dados em volume.

48. QUAL

TIPO

DE

GRAFICO

MAIS

USADO

EM

SERIES

ESTATISTICAS? R: Diagramas.

49. QUAL A CLASSIFICAO DOS GRAFICOS QUANTO AO OBJETIVO? R: Grficos de analise e de informao.

50. CITE OS PRINCIPAIS TIPOS DE GRAFICOS? R: a) curvas ou linhas; b) Grficos em colunas; c) Grficos em Barras;

Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Par Campus Industrial de Marab Polo Rondon do Par d) Grficos em colunas mltiplas; e) Grficos em barras mltiplas; f) Grficos em setores.

You might also like