You are on page 1of 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 2 VARA DA SEO JUDICIRIA DE RORAIMA.

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE RORAIMA/CURADORIA DO MEIO AMBIENTE, por meio da Promotoria de Justia com fulcro nos artigos 127 e 129, III da Constituio Federal, na Lei 7.347/85 e demais documentos legais pertinentes espcie, vm, com o devido respeito, perante V. Exa. propor a presente

AO CIVIL PBLICA DE RESPONSABILIDADE POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE, com pedido de LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS em face de

EMPRESA VIDA/LTDA, CNPJ 171171171171, com sede na Rua dos Andradas, n 171, Bairro So Francisco, Boa Vista-RR, CEP 171-171-171/71, tendo do como proprietrio e representantes JOO DOS SANTOS e JOS MATOS.

I - DOS FATOS Conforme consta do incluso Inqurito Civil, instaurado pela Portaria n. 478/00, cujas peas passam a fazer parte integrante desta petio, o Rio Branco tem sido degradado e poludo em razo do despejo direto de efluentes provenientes das atividades de produo de alimentos da EMPRESA VIDA/LTDA, sem qualquer tratamento; Tais dejetos afetando e poluindo inclusive afluentes do rio Branco alm do Estado de Roraima, no Estado do Amazonas. Essa degradao traz srios riscos sade da populao ribeirinha e de municpios jusante, posto que estas alm de exercer atividades sociais (recreao) e econmicas (a pesca), captam suas guas para abastecimento, inclusive domiciliar. No obstante importncia ambiental do rio Branco e seus afluentes, estes vm sendo implacavelmente ao longo de 1 (um) ano degradado por tais dejetos despejados pela empresa ajuizada. Ocorre que a matria orgnica eliminada nas guas do rio Branco atravs dos dejetos s no a contamina como contribui para a sua oxidao, pela proliferao de bactrias aerbicas (que tem a propriedade de consumir o oxignio existente na gua), causando assim, a morte da populao aqutica.

Transcrio do artigo tcnico da lavra do Dr. JOS DE NORONHA, Professor de Saneamento Ambiental do CT/UFRR, ora em anexo: A gua um mineral presente em toda a Natureza, nos estados slido, lquido e vapor. um recurso natural peculiar, pois se renova nos processos fsicos do ciclo hidrolgico, em que a Terra se comporta como um gigantesco destilador, pela ao do calor do sol e das foras da gravidade. , ainda, parte integrante dos seres vivos, e essencial vida. Um atributo notvel da gua ser um bem de mltiplos usos, destinando-se aos mais diversos fins, como abastecimento pblico, gerao de energia eltrica, navegao, dessedentao de animais, suprimento industrial, crescimento de culturas agrcolas, conservao da flora e da fauna, recreao e lazer. Alm disso, recebe, dilui e transporta esgotos domsticos, efluentes industriais e resduos de atividades rurais e urbanas. Na maioria das vezes consegue assimilar esses despejos, regenerando-se pelo emprego de processos fsicos, qumicos e biolgicos. No entanto, e com muita frequncia, verifica-se a concentrao de populaes humanas, de indstrias e de atividades agrcolas fazendo uso excessivo da capacidade hdrica das bacias, de regies hidrogrficas e dos aquferos subterrneos. Sob essas condies, a gua passa a ser escassa, o que pode levar gerao de conflitos entre seus diversos tipos de usos e usurios. (...) A introduo de Matria Orgnica (MO), advinda da empresa Requerida, em um corpo d'gua resulta, indiretamente, no consumo de oxignio dissolvido (OD), causando um dficit de saturao de OD na massa d'gua. Tal se deve aos processos de estabilizao da MO realizados pelas bactrias decompositoras, as quais utilizam o OD disponvel no meio lquido para sua respirao. O decrscimo da concentrao de OD tem diversas implicaes do ponto de vista ambiental, constituindo-se no principal problema das guas em nosso meio. O restabelecimento do equilbrio do meio aqutico, por mecanismos essencialmente naturais, aps as alteraes induzidas pelos despejos, denominado processo de autodepurao do curso d'gua. O restabelecimento no se d de uma forma absoluta, o ecossistema pode atingir novamente o equilbrio, mas em condies diferentes das anteriores, devido ao incremento da concentrao de certos produtos e subprodutos oriundos da decomposio.

O Poder Pblico, atravs de seus rgos competentes de proteo e fiscalizao do meio ambiente, precisam agir como gestores dos recursos hdricos, defendendo os interesses da coletividade. Alteraes nas qualidades fsicas ou qumicas da gua devem ser consideradas como poluio. A poluio da gua definida como sendo "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas das guas que possa importar em prejuzo sade, segurana e ao bem-estar das populaes e ainda comprometer a sua utilizao para fins agrcolas, industriais, comerciais, recreativos e principalmente a existncia normal da fauna aqutica" (art. 3 do Decreto 50.877, de 29.6.61). Como relatado anteriormente neste documento, este rio recebe uma imensa carga concentrao de matria orgnica da empresa requerida. Assim sendo, ao realizar tal despejo de seus dejetos de maneira predatria e sem o devido tratamento, ao arrepio da legislao pertinente, a demandada acaba por provocar danos ao meio ambiente, praticando ilcito civil (em sentido amplo), por ofensa a bens de interesse difuso.

II DO DIREITO Na expressa disposio do Art. 1 da Lei 7.347/85, a qual disciplina a Ao Civil Pblica, regulam-se por esta lei as aes de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente. Dispe ainda acerca da legitimidade do Ministrio Pblico para figurar no plo ativo da demanda, exercendo funo institucional de defesa da ordem jurdica, dos interesses sociais e individuais indisponveis, em conformidade com os artigos 127 e 129, III da Constituio Federal. Segundo o ilustre Professor Jos Affonso da Silva: ...a qualidade do meio ambiente se transformar num bem, num patrimnio, num valor mesmo, cuja preservao, recuperao e revitalizao se tornam um imperativo do Poder Pblico, para assegurar a sade, o bem estar do homem e as condies de seu desenvolvimento. Em verdade, para assegurar o direito fundamental vida.

Abordando propriamente a questo, a responsabilidade civil ambiental de cunho objetivo, no se questionando a respeito da culpa, onde se perquire o nexo de causalidade, adequado a relacionar a conduta ao resultado danoso, bastando assim a ocorrncia da conduta e do dano ambiental, ligados pelo nexo causal para ensejar a responsabilidade, fato gerador de obrigao de reparar o patrimnio ambiental lesado, independente de culpa.

Neste caso, a degradao ao meio ambiente constatada pela simples existncia da atividade de despejo de dejetos orgnicos de maneira irregular. No caso em pauta, no h que se negar a conduta ou mesmo a ocorrncia do resultado danoso, pois encontra-se devidamente caracterizados atravs dos boletins, laudos e fotos que levam inequvoca concluso da ocorrncia de danos ao meio ambiente. Ademais, a conduta do requerido, viola os preceitos da Lei Maior: Art. 225- Todos tm direito ao meio ambiente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserva-lo para as presentes e futuras geraes. A Ao Civil Pblica para a recuperao de dano ambiental, conforme entendimento predominante, pode ser ajuizada contra o responsvel direto ou indireto, ou contra ambos, uma vez que de certa forma todos contriburam para a sua ocorrncia, sendo patente a solidariedade. Neste sentido: (TJRS- 200869) DIREITO PBLICO. AO CIVIL PBLICA. RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL- SOLIDARIEDADE DOS DEMANDADOS: EMPRESA PRIVADA, ESTADO E MUNICPIO. CITIZEN ACTION. 1- A Ao Civil Pblica pode ser proposta contra o responsvel direto, o responsvel indireto ou contra ambos, pelos danos causados ao meio ambiente, por se tratar de responsabilidade solidria, a ensejar o litisconsrcio facultativo. citizen action proposta na forma da lei. 2A omisso do Poder Pblico no tocante ao dever constitucional de assegurar proteo ao meio ambiente no exclui a responsabilidade dos particulares por suas condutas lesivas, bastando, para tanto, a existncia do dano e nexo como a fonte poluidora ou degradadora. Ausncia de medidas concretas por parte do Estado do Rio Grande do Sul e do Municpio de Porto Alegre, tendentes, por seus agentes, a evitar a danosidade amiental. Responsabilidades in ommitendo. Culpa. Embargos acolhidos. (33 fls.) (Embargos Infringentes n 70001620772, 1 Grupo de Cmaras Cveis do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Carlos Roberto Lofego Canibal. DJ 01/06/2001).

No caso em tela, tambm patente a responsabilidade dos requeridos JOO DOS SANTOS e JOS MATOS, vez estes terem autorizado a empresa requerida na figura de seus presidentes e proprietrios a exercer a atividade de despejo, conforme restou demonstrado no caderno investigatrio.

Destarte, pode-se concluir seguramente que a conduta dos requeridos representou GRAVE OFENSA AO MEIO AMBIENTE, objetivando a presente ao punir os ofensores mediante condenao em dinheiro ou cumprimento da obrigao de fazer ou no fazer.

III - LIMINAR

A Lei 7.347/85 regula a matria procedimental da Ao Civil Pblica. Em seu 12 artigo h a hiptese da medida liminar, face a eventual necessidade de tutela instrumental ao objeto da tutela jurisdicional principal, de cunho cognitivo, garantido a efetividade e utilidade desta. A medida liminar requer alm das condies comuns da ao, condies especficas, ou seja, a presena do fumus boni juris e do periculum in mora. In casu, encontram-se os requisitos presentes: O fumus boni juris, em razo do flagrante desrespeito s normas ambientais vigentes, como demonstrado anteriormente. O periculum in mora, surge claro, pois no caso em questo, conforme laudo tcnico anexo, a atividade do ru j ocasionou danos ambientais ao patrimnio natural da regio, sendo certo que a menos que se coba por ordem judicial, venha ela antes do trmino da presente ao, a destruir irremediavelmente o referido patrimnio, com a prestao jurisdicional, que certamente advir em favor da sociedade, restar incua. Diante disso, deve a medida liminar ser deferida para que o ru paralise imediatamente qualquer atividade de lanamento de seus despejos de dejetos no Rio Branco ou em qualquer um de seus tributrios diretos ou indiretos, na cidade de Boa Vista/RR, em definitivo.

IV- PEDIDO Diante do exposto, e do constante da documentao inclusiva, prope o Ministrio Pblico a presente ao civil pblica, pleiteando a citao das requeridas para respondla, sob pena de revelia e confisso, e acompanh-la at final, quando dever ser julgada procedente para conden-la a:

1. Obrigao de no fazer, consistente em cessar a atividade degradadora do meio ambiente, com a paralisao imediata e integral do despejo de efluentes orgnicos nos Rio Branco, ou em qualquer um de seus

tributrios diretos ou indiretos, sob pena de pagamento de multa diria que poder ser estabelecida conforme os parmetros do art. 14, inc. I, da Lei n. 6.938/81;

2. Obrigao de fazer, consistente em submeter a prvio tratamento, de acordo com a melhor tecnologia disponvel a ser apurada em percia, todos os seus efluentes urbanos, antes do lanamento no rio Branco ou em qualquer um de seus tributrios diretos ou indiretos, no prazo a ser estabelecido em prova pericial, sob pena de pagamento de multa diria que poder ser estabelecida conforme os parmetros do art. 14, inc. I, da Lei n. 6.938/81;

3. Restaurao integral das condies primitivas do solo, corpos dgua , tanto superficiais quanto subterrneos, quando afetados, e da vegetao, no prazo a ser estabelecido em projeto de recuperao das reas degradadas, sob pena de pagamento de multa diria que poder ser estabelecida conforme os parmetros do art. 14, inc. I, da Lei n. 6.938/81; Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a juntada de novos documentos, percias, depoimento pessoal do ru e testemunhas. D-se o valor de R$ 70.000,00 (setenta mil Reais), meramente para os fins do artigo 258 CPC. Nestes termos Pede deferimento.

Boa Vista/RR, 20 de agosto de 2013.

___________________________ Assinatura da Promotora

You might also like