You are on page 1of 9

Belm do Par: nibus Zeppelin e Lotao.

Dcada de 1940: Avenida Presidente Vargas em mo dupla. nibus Zeppelin, provavelmente colorizado na foto.

Dcada de 1960: Avenida Presidente Vargas em mo dupla, trnsito organizado pelo "sinaleiro" da Polcia Militar. nibus Lotao.

Referncia: Rogrio Neves Jnior (lbum do ORKUT).


S 13:01 1 COMENTRIOS

SBADO, 29 DE MAIO DE 2010

"Sem flego, traz a bombinha!":

Sem flego, traz a bombinha! Por Xico S Blog HB No h mais dvidas: quanto mais beira o verossmil, com gritos lancinantes na noite, como assimilamos do cinema, mais fingido o tal do orgasmo. Nunca condizente com a nossa performance e suor. Os melhores e mais recompensadores orgasmos guardam o bom preceito da educao dos gemidos. Um clssico! Por mais megalomanaco que seja Vossa Senhoria, recomendo que no acredite naquelas algazarras, feiras amorosas, sacoles do sexo, capazes de fazer os vizinhos pularem da cama s de inveja. Aquela gritaria toda, meu amigo, s vale para provocar um problema dos mais graves. Deixar o casal que mora do outro lado da parede em p de guerra, uma vez que a mulher, atenta lio de gozo comparado, vai exigir mais, muito mais, mais e mais, e mais um pouquinho ainda, do seu colega de prdio ou de rua. E o pior que os gritos s costumam ocorrer quando o gozo no passa de truque, melodrama de fmea, como canta a deusa La Lupe no filme Mulheres Beira de um Ataque de Nervos: Teatro, lo tuyo es puro teatro/ falsedad bien ensayada/ estudiado simulacro/ fue tu mejor actuacin/ destrozar mi corazn! O gozo desesperado costuma ter origens variadas (falar nisso, por que ningum cita mais W. Reich, meu dolo da lira dos 20 anos?!). O gozo desesperado, falava este locutor que vos sopra a nuca, costuma ser resultado de algum curso mal digerido de teatro amador, de formao em escola com vis jesuta, interpretao errada dos manuais do Actors Studio, dietas base de alcachofra, audincias tardias das onomatopias do Led Zeppelin ou falta de homem propriamente dita. As melhores gazelas educam cedo os gemidos. Em vez de gritos que parecem mais apropriados para momentos de sequestro-relmpago, a boa moa sussurra e balbucia safadezas no cangote do amado. Mais vale um bem dito dos 3 mil verbetes catalogados no Dicionrio do Palavro, do mestre Mrio Souto Maior, do que os decibis selvagens. As melhores no se desesperam. J imaginou Ava Gardner em desespero? Nem com Frank Sinatra, a quem enlouqueceu todos os sentidos. E no me venha dizer que isso seja frigidez, frescura ou algo da linha. Fina! At a Amy Winehouse, a bela garota suburbana de Southgate, sabe disso. Mesmo depois do seu coquetel preferido ecstasy, vodka, cocana e remdio para cavalo capaz de um orgasmo educadssimo. Deve apenas morder um pouco, bvio, pois sem dentadas, como j dizia o titio Nelson, no h amor. Sim, as que s mordem e tudo calam, nada falam so as melhores! Vixe, como diria meu professor de diche. Uma coisa a gritaria, quase um SOS, incndio em um edifcio em chamas ou algum sinistro urbano do gnero. Outra a gemedeira gostosa, fungada sentida, sacanagem nas oias, fogo nas entranhas, calor na bacurinha, quase

um decasslabo a cada descida, lirismo sem flego, a gostosa e inadivel asma do amor, me falta o flego, ave!, traz a bombinha!

& MODINHAS DE Fmea Com vocs, Ismael Silva, em um dos seus clssicos: A mulher um jogo difcil de acertar/ E o homem, como bobo, nunca deixa de jogar./O que eu posso fazer , se voc jurar, /Me arriscar a perder (ou dessa vez ento ganhar).

Fale com o Xico S. Material enviado pela colaboradora Ana Margarida Camargo.
S 13:26 0 COMENTRIOS

QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2009

Belm do Par: LIFE abril de 1957.


Em dezembro do ano passado fizemos duas postagens motivados por e-mailsrecebidos: 1. Belm do Par: curiosos nibus da dcada de 1950. 2. Jaime Bibas e os nibus-zepelins de Belm do Par. As duas trataram dos nibus com formato de dirigveis, ou zepelins, que circularam em Belm na dcada de 1950. O Blog dos Carros Antigos, que tem foco em automotivos do passado, complementou uma postagem sua: Viao Triunfo, Belm do Par, 1957, aproveitando as fotos e parte do texto que o Jaime Bibas nos enviou. Do mesmo modo que nos beneficiou com uma foto exclusiva l postada, citando o Museu Virtual do Transporte Urbano. O Nikollas Ramos, gerenciador do Carros Antigos, digitalizou o seu exemplar do jornal carioca O GLOBO de 10 de dezembro de 2008 para que amplissemos nossas ilustraes a partir da Viao Triunfo e os nibus Zeppelin do Par.

Pgina inteira de O GLOBO, amplivel, digitalizada pelo Nik do Carros Antigos.

Fotografia digitalizada em pormenor pelo Nikollas: amplivel para melhor visualizao.

Caar imagens para um acervo visual pblico nos excita. O mundo menos chato quando se tem figurinhas para colecionar e trocar. Por isso fomos atrs do acervo fotogrfico da revista americana LIFE concitador da curiosidade por esse passado da Belm dos zepelins.

Encontramos a to sonhada mina: http://images.google.com/hosted/life, mas o garimpo deu-nos poucas e nanicas pepitas do ano de 1957, que aqui postaremos com os seus respectivos links:

Locomotiva na Estaao Ferroviria do Entroncamento.

Link para acesso direto LIFE:

(http://images.google.com/hosted/life/l?imgurl=e3d349ea790947d1&q=Bel%C3%A9m%20Brazil%201957%20source:life&prev=/images%3Fq%3
DBel%25C3%25A9m%2BBrazil%2B1957%2Bsource:life%26hl%3Dpt-BR)

Chegada das canoas no Ver-o-peso.

Link de acesso direto LIFE:

(http://images.google.com/hosted/life/l?imgurl=715e8fc53614afc3&q=Bel%C3%A9m%20Brazil%201957%20source:life&prev=/images%3Fq%3D
Bel%25C3%25A9m%2BBrazil%2B1957%2Bsource:life%26hl%3Dpt-BR)

Um "zepelim" trafegando pela molhada So Jernimo esquina com Alcindo Cacela.

Link de acesso direto LIFE:

(http://images.google.com/hosted/life/l?imgurl=65defeb33de9baee&q=Bel%C3%A9m%20Brazil%201957%20source:life&prev=/images%3Fq%3
DBel%25C3%25A9m%2BBrazil%2B1957%2Bsource:life%26hl%3Dpt-BR)

Tudo OK at agora? possvel seguir nossos passos? Se pesquisarmos na LIFE Belem, Brazil, 1957 s haver as trs ocorrncias aqui postadas, todas creditadas a Dmitri Kessel*, no mesmo ms de abril, tpico de chuvas; o que nos faz crer que: o mesmo fotgrafo registrou as imagens freqentemente divulgadas na Internet, sempre, e apenas, da viao Triunfo. As da viao Sul Americana, publicadas no livro Cidade Transitiva de Armando Mendes (acervo de Carlos Rocque); supe-se: foram feitas por outro retratista, em poca e circunstncias distintas. Seno vejamos: A descrio da LIFE para o primeiro cromo, em traduo livre, poderia ser queimando lenha na Estao de Belm para pegar o trilho da Belm-Bragana. Confivel, no? A da segunda foto, tambm em traduo livre, um bando de veleiros no porto de Belm, no caso o imediatamente reconhecvel: Ver-o-peso. Sem problemas, certo?. J a legenda do zepelim, apesar de suscitar poucas dvidas na traduo, nos deixa trs perguntas para fazer frase o nico dirigvel da viao Triunfo funcionando em Belm: Era o nico da Triunfo naquele dia em especial? Era o nico do modelo dirigvel em funcionamento? Era o nico porque, sui generes, a Triunfo operava com um s veculo (dirigvel) e merecia destaque? Era o nico porque os outros j se tinham ido (cidade de) Manaus e (cidade de) So Lus?

Essas dvidas sero dirimidas pelos comentaristas que dominam o ingls e os guardies da documentao histrica de Belm. Melhor seria se tivssemos mais e melhores "figurinhas". Contudo, mesmo na falta de evidncias, apostaramos que a LIFE chegou tarde demais para registrar os exclusivos zepelins e perseguiu o ltimo Triunfo pela Cidade, dando-lhe destaque ao ineditismo, principal valor de uma obra de arte.

De volta ao Tesouro Aberto, como O GLOBO se referiu aos arquivos imagticos da LIFE, buscamos Belem, Brazil e obtivemos 12 resultados, incluindo os j mencionados e aqui discutidos. Oito fotografias so de 1943 tiradas por Thomas D. Mcavoy e uma, isolada, de 1940, feita por Hart Presto, com ponto de vista na Baa do Guajar, focando o Forte do Castelo e seu entorno. Essa, mesmo fora de contexto, e, parecendo diletantismo de viajante, vai aqui postada:

Baa do Guajar em 1940: Hart Presto, de um navio, capturava o Forte do Castelo.

As dose fotos de dito livre acesso so enganosas porque a LIFE disponibiliza o material em baixa resoluo, cobrando dlares nas encomendas com qualidade. A LIFE/GOOGLE um mostrurio, um catlogo comercial que no ajuda em nada os internautas quinhostas; ao contrrio, canaliza a originalidade da memria preservada aos veculos de comunicao endinheirados, como foi o caso do jornal carioca, que deve ter desembolsado significativos dlares, para publicar com exclusividade, a foto indita do j morto Dmitri Kessel. Agradecemos ao Nikollas Ramos do Blog Carros Antigos que, na contra-mo da sovinice da revista LIFE, no mediu esforos para propiciar acesso s imagens publicadas em O GLOBO, com boa resoluo na Web. A divulgao de reprodues virtuais de estampas de interesse cultural pblico deveria ser prtica solidria e habitual na Rede Mundial de Computadores; dando aos originais reais e datados, o valor imensurvel que possuem: tanto pelo simples mrito, quanto pela genialidade de seus autores a sim, que se pague caro, pela qualidade fsica, o resgate; e absolutamente nada pelo direito do uso de uma mera cpia.

*Dmitri Kessel estava com 55 anos quando fez as fotos de Belm. Russo ucraniano imigrou com 21 anos para os Estados Unidos. Correspondente de guerra e fotografo de combate, no voltaria com as mos abanando revista LIFE bem montou a cena para registrar o que lhe havia mandado o magazine estadunidense.

Postscriptum em 19 de janeiro de 2009 (como resposta aos comentrios):


Como o caso da foto do Zep na rodoviria ou posto de gasolina, no sei ao certo. (Nickollas Ramos) Acho Haroldo, sem ter muita certeza disso, que a *cobertura modernosa* que se v na foto, uma parte de um *clipper* de nibus que havia por ali. (jaime Bibas)

O comentrio do Jaime Bibas suprime a dvida do Nickollas Ramos e a imagem abaixo, uma das que compem o lbum "Belm do Par: fotos do incio da dcada de 1970.", ratifica o dito do Bibas. Nessa viso area do Ver-opeso nota-se que h trs "'clipper' de nibus" circunvizinhos que permaneceram de p, pelo menos, at o incio da dcada de 1970:

S 02:54 7 COMENTRIOS

DOMINGO, 7 DE DEZEMBRO DE 2008

Belm do Par: curiosos nibus da dcada de 1950.


Um e-mail recebido pelo Blolg HB e suas imagens anexadas formam este post: Blog HB.

"Vejam que relquia de nossa Cidade na dcada de 50. A foto do nibus em forma de zeppelin que s existia aqui em Belm. Na segunda foto aparece ainda uma carrocinha de distribuio de leite, usada pelos donos de vacarias, geralmente portugueses, para distribuir o produto de casa em casa, em garrafas (litros) de vidro deixadas nas janelas das residncias, antes do alvorecer e no incio da tarde. Algum reconhece a rua da segunda foto?". (Mauro Guimares)

Imagens ampliveis por clique!

Rua da segunda foto: Governador Jos Malcher esquina com a Alcindo Cacela (informao dada por Jaime Bibas).

You might also like