You are on page 1of 10

CURSO DE FORMAO EM FILOSOFIA CLNICA TURMA 2013/2014

MATRCULAS ABERTAS SOMENTE 10 VAGAS

INFORMAES: rosepedrosafc@hotmail.com (85) 9660 5745

O que significa Filosofia Clnica

O filsofo Lcio Packter nos apresenta os seguintes conceitos: (a) O uso do conhecimento filosfico psicoterapia; (b) A atividade filosfica aplicada terapia do indivduo; (c) As teorias filosficas empregadas s possibilidades do ser humano enquanto se realiza por si mesmo. um juzo sinttico a priori e tambm um juzo sinttico a posteriori. A Filosofia Clnica um puro exerccio filosfico nas questes existenciais. Essas questes vo muito adiante das psicologias. Elas no se limitam a problemas comportamentais, mas abrangem aspectos axiolgicos, epistemolgicos, de representao, ticos - prprios da Filosofia. Significa que vai s questes existenciais: aborto, suicdio, solido, angstia, manifestaes vividas e no nomeadas, entre outras causas, como por exemplo as questes de violncia urbana, conflitos armados, assuntos da alma. A nfase comportamental apenas um aspecto entre muitos outros na Filosofia Clnica.

SOBRE O criador Lcio Packter A grandeza e a profundidade da teoria e prtica da Filosofia Clnica tm inquietado muitas vezes a opinio pblica, desejosa de conhecer as fontes de onde Lcio Packter extraiu seus mtodos e fundamentos. O segredo j se encontra revelado no livro Filosofia Clnica Propedutica, disponvel no site www.luciopackter.com.br e www.institutopackter.com.br . Lcio Packter nasceu no Rio Grande do Sul, Brasil, em 08 de julho de 1962. De tradicional famlia de mdicos e cirurgies, iniciou seus estudos no Colgio Marista, em Cricima Santa Catarina, posteriormente estudando em escolas do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Desenvolveu seu trabalho de

pesquisa em Filosofia em diversas Faculdades e Universidades: PUC RS, FAFIMC RS, Faculdades Tuiuti (PR) E Faculdades Metropolitanas Unidas (SP). Sua formao universitria abrange Filosofia, Medicina, Psicologia, e Psicanlise, com ps-graduao. Durante a dcada de 80, pesquisou o que mais tarde denominaria Filosofia Clnica, fazendo viagens de estudos a Portugal, Espanha, Frana, Holanda, Inglaterra e Esccia, principalmente. Em 1994, na cidade de Porto Alegre, funda a primeira Escola de Filosofia Clnica, o Instituto Packter com o objetivo de cultivar e difundir o novo conhecimento que havia criado, uma instituio direcionada pesquisa, clnica e formao de filsofos clnicos. O que o levou a desenvolver este trabalho foi uma sequncia de constataes que comeou a ganhar importncia e urgncia. Primeiro, uma ruptura irremedivel com o modo tradicional de terapia. Segundo, a busca e o encontro de um novo caminho. o que diz os apontamentos do filsofo. Os objetivos Do Conhecimento da Filosofia Clnica Os conhecimentos advindos da Filosofia Clnica esto destinados a formar um novo acesso ao mundo existencial de cada pessoa, considerando sua singularidade no seu modo de ser, na sua maneira de lidar com problemas existenciais, conforme a sua geografia existencial. O objetivo da Filosofia Clnica acompanhar as diferentes formaes tpicas da Estrutura do Pensamento e suas relaes com os submodos, estudar as intersees de Eps, quando relevante, e trabalhar estas sobreposies dentro das circunstncias existenciais da pessoa. Isso nada tem a ver com cura e com patologia. Tem a ver com o que se faz com os dados da existncia da pessoa. Quanto formao Quem inicia estudos de Filosofia Clnica deve faz-lo com mtodo e fundamentao, incorporando sua vida o saber que surge deles. Procedendo assim, assimilando internamente cada tpico aprendido, verificar ajustes, movimentos, mediaes, contrastes, recursos importantes no atendimento de nossas questes existenciais mais ntimas. Ver, ento, com os olhos do entendimento, como ficam impressos indelevelmente em nossa conscincia.

O estudo da Filosofia Clnica disponibiliza, de forma geral, a duas principais direes: Profissional: pessoas que buscam atuar como Consultores, Especialistas ou Terapeutas em Filosofia Clnica, Pesquisadores, Escritores, bem como para profissionais de outras reas que desejam ampliar seus conhecimentos nesta nova abordagem. Pessoal: como instrumental de apoio ao autoconhecimento, ampara a tomada de decises, direcionamentos existenciais, profissionais, suporte em questes afetivas, emocionais, relacionamentos e intersees.

Que estudos so feitos No Curso de Especializao em Filosofia Clnica

Aprender Filosofia Clnica conhecer mtodos e fundamentos que orientam uma prtica filosfica clnica para o exerccio do cuidar em consultrio, hospitais, empresas e escolas. Basicamente, estuda-se os ensinamentos de lgica, epistemologia, analtica da linguagem, estruturalismo, hermenutica, axiologia, historicismo, tica, entre outras disciplinas, em direo s questes que a pessoa traz ao consultrio, ao especialista em Filosofia Clnica. Essas questes vo desde uma angstia at problemas como tentativas de suicdio. Os estudos levaro em conta as seguintes disciplinas: a) Introduo Filosofia clnica, em que se aprende a origem e Fundamentao terica. Definio. Psicoterapia filosfica. Identidade do Filsofo clnico. Indicaes, local de atendimento. Relao Filsofo clnico e Partilhante. Historicidade. b) Exames das Categorias, consiste em localizar existencialmente a pessoa. Estudar relaes entre as impresses subjetivas e o mundo objetivo. Pesquisar dados ambientais, culturais, temporais e geogrficos a partir da compreenso da pessoa.

c) Estrutura do Pensamento (EP), consiste em conhecer o modo de ser da pessoa. Aprendemos que a pessoa normalmente porta uma Estrutura de Pensamento: o jeito existencial da pessoa. Tudo o que a pessoa conhece, sente, intui, tudo o que h nela na sua totalidade. d) Submodos - so as maneiras como a pessoa vai existencialmente de um momento ao seguinte, eles so os modos como agimos, como usamos o contedo que se apresenta farta em cada tpico da EP. Durante o curso de Filosofia Clnica, voc aprender a usar 32 submodos ou procedimentos. Isso no significa que o ser humano tem apenas 32 procedimentos de ao tendo como contedo a EP. Postulados De incio o filsofo clnico aprende 1. A pessoa que se expressa est interpretando o mundo segundo o entendimento dela (a medida de todas as coisas). 2. Ao faz-lo, exibe como representa o mundo para si mesmo (representao dela). Em que livros Estuda-se Filosofia Clnica O que bsico consta no currculo acadmico, nos quatro anos do curso de graduao em filosofia que as faculdades lecionam. Os Cadernos de Filosofia Clnica, o livro: Filosofia Clnica propedutica. o suficiente para que se passe com segurana da primeira segunda parte da Filosofia Clnica: Do logicismo formal aliado ao empirismo e analtica da linguagem, primeira parte, Esteticidade aliada Somaticidade, segunda parte. Alm disso, o formando segue anotando as obras e os autores que so citados em cada um dos Cadernos e em sala de aula.

Como funciona A formao em Filosofia Clnica

NOVA TURMA
10 de agosto 2013 07 de dezembro 2014
INSTITUTO PACKTER www.institutopackter.com.br Cel. Lucas de Oliveira, 1937 - conjuntos 301/302/303 Porto Alegre - RS CEP 90 460 - 001 fone (51) 33 30 66 34 E-mail: institutopackterter@uol.com.br FORTALEZA CEAR Professora Titular: Rose Pedrosa - CEFC 3319 W E-mail: rosepedrosa@yahoo.com.br Rua Carvalho Junior 422, TAUAPE. CEP 60130460 fone (85) 3272 7349 * 9660 5745 Curso: Especializao em Filosofia Clnica; rea do conhecimento: Humana; Forma de oferta: Presencial. Caracterizao do curso: Livre Certificado pelo Instituto Packter Perodo de realizao: 18 meses; Carga horria: 360 h/a Nmero de vagas: 15 (mnimo) 15 (mximo) vagas; Pblico: Destina-se a graduados e graduandos (estes a partir do stimo semestre) em cursos superior reconhecido pelo Ministrio da Educao. Direo: Domingos Mulato Coordenao: Francisca Carvalho Professores: Lcio Packter, Rose Pedrosa, Rochelle G Nunes. Qual o horrio das aulas?

- Um sbado por ms, de 08h:30 12h00/13h30 17h00. Onde acontecero as aulas? - Na Sala 07, nas dependncias da Faculdade Catlica de Fortaleza, na rua Tenente Benvole 201. Sobre a matrcula:

Sobre a matrcula: taxa de R$50,00 + mensalidade de R$ 200,00 referente ao ms de agosto. Local de matrcula: Todas as quintas-feiras, das 19horas at 21horas, com a professora Rochelle G Nunes, na Faculdade Catlica de Fortaleza, SALA 07. Quantas mensalidades? 18 mensalidades Quando inicia o curso? Aula inicial no dia 10 de agosto de 2013. Sobre o material didtico? O material (didtico) ganha uma nova tecnologia; ele ser entregue em pendrive de 1gb + 01 Apostila. importante lembrar que este material GRATUITO. Durante o curso no haver acrscimos financeiros. No pendrive o candidato encontrar os 18 cadernos de Filosofia Clnica de Lcio Packter, Vdeos, livros tambm do filsofo. Na apostila, encontra-se uma agenda notificando os horrios, dias, meses, sala, contedo programtico e uma sntese do curso por temas de aula.

Como o curso de formao em Filosofia Clnica? Cada centro autnomo, ainda que todos os centros respeitem o cdigo de tica e o estatuto do filsofo clnico. Todos os centros tambm tm um programa em comum: Historicidade, Exames das Categorias, Estrutura do Pensamento, Procedimentos Clnicos,

Planejamento Clnico, tica Profissional. A partir desta base, cada centro coloca algumas disciplinas complementares que digam respeito s peculiaridades da regio onde funciona o centro. Exemplo: Antropologia Filosfica, Lgica, Tradio Regional etc. O curso de formao em Filosofia Clnica costuma durar entre 18 e 24 meses, a parte terica. Se o aluno tiver interesse em ser um pesquisador, sem atividade de consultrio, o que denominamos Certificado B, ele pode acompanhar as aulas, fazer os trabalhos pedidos, o TCC e depois se registrar na Associao Nacional de Filosofia Clnica como um pesquisador. No entanto, se o intuito exercer a atividade clnica, o que denominamos como Certificado A, enquanto o aluno estuda esta primeira parte terica, ele pode iniciar uma clnica didtica com seu professor, ou com um profissional indicado por este. Durante a clnica didtica, professor e aluno, em conversaes definiro os caminhos que se anunciam, conforme os trabalhos avanam. Exemplos: 1. Alguns alunos preferem permanecer como pesquisadores tericos. 2. Alguns alunos avanam em direo ao consultrio. 3. Alguns alunos desistem e abandonam a Filosofia Clnica. 4. Alguns alunos preferem cursar apenas para conhecimento prprio, sem outras direes. A clnica didtica geralmente gravada e transcrita. O aluno fica com este material guardado. Em um dado momento, se o caminho do aluno for em direo ao consultrio, o professor titular pode autorizar o aluno a fazer atendimentos supervisionados. Um destes atendimentos, documentado com gravao e transcrio, quando aprovado pelo professor titular, ser encaminhado a uma comisso de estgios que dar o parecer final. Se aprovado, o aluno receber o Certificado A habilitao clnica.

Contedo programtico
Confira abaixo todos os mdulos disponibilizados em nosso curso: Mdulo I 40 horas/ aula Introduo: o que e como funciona a Filosofia Clnica Mdulo II 40 horas/ aula Exames das Categorias: a localizao existencial da pessoa no ambiente. Mdulo III 40 horas/ aula Historicidade: como realizar a historicidade da pessoa, problemas, orientaes. Mdulo IV 40 horas/ aula Tpicos I a III da Estrutura do Pensamento: Como o Mundo Parece, O que Acha de Si Mesmo, Sensorial & Abstrato. Mdulo V 40 horas/ aula Tpicos IV e V da Estrutura do Pensamento: Emoes e Pr-Juzos. Mdulo VI 40 horas/ aula Tpicos VI, VII, VIII, IX da Estrutura do Pensamento: Termos Agendados no Intelecto, Termos Universais, Particulares, Singulares, Termos Unvocos e Equvocos, Discurso Completo e Incompleto. Mdulo VII 40 horas/ aula Tpicos X, XI, XII da Estrutura do Pensamento: Raciocino, Busca, Paixes Dominantes. Mdulo VIII 40 horas/ aula Tpicos XIII, XIV, XV da Estrutura do Pensamento: Comportamento e Funo, Espacialidade, Semiose.

Mdulo IX 40 horas/ aula Tpicos XVI, XVII, XVIII da Estrutura do Pensamento: Significado, Armadilha Conceitual, Axiologia. Mdulo X 40 horas/ aula Tpicos XIX, XX, XXI da Estrutura do Pensamento: Tpico de Singularidade, Epistemologia, Expressividade. Mdulo XI 40 horas/ aula Tpicos XXII a XXVI da Estrutura do Pensamento: Papel Existencial, Ao, Hiptese, Experimentao, Princpios de Verdade. Mdulo XII 40 horas/ aula Tpicos XXVII a XXX da Estrutura do Pensamento: Anlise da estrutura, Intersees de estrutura de pensamento, Dados da matemtica simblica, Autogenia. Mdulo XIII 40 horas/ aula tica Profissional Mdulo XIV 40 horas/ aula Disciplinas Didtico-Pedaggicas sob o enfoque da Filosofia Clnica Mdulo XV 40 horas/ aula Caderno Mdico: noes de neurofisiologia, psiquiatria e farmacologia para filsofos clnicos. Mdulo XVI 40 horas/ aula Procedimentos Clnicos parte I Mdulo XVII 40 horas/ aula Procedimentos Clnicos parte II Mdulo XVIII 40 horas/ aula Procedimentos Clnicos parte III

You might also like