You are on page 1of 24

DIRIOS E TESTEMUNHOS (1 OUTUBRO 2012 9 Novembro 2012)

Somos um grupo de cidados empenhados na promoo de uma cultura de vida, respeito pela dignidade de cada pessoa e apoio maternidade e famlia.
Na "Clnica" dos Arcos em Lisboa so mortos dezenas de bebs diariamente. Tambm as suas mes, mais cedo ou mais tarde ficam feridas no mais ntimo do seu ser. A maioria destas mulheres se lhe derem outras opes e apoio no querem mesmo abortar. Nesta "clnica" ningum se preocupa com a sade psquica nem com o sofrimento das mes, e muito menos com os bebs. Foi por isso que fizemos esta campanha de 40 DIAS PELA VIDA, porta da clnica 40 DIAS DE ORAO E ENCONTRO dos arcos, (com o apoio da Casa de Nazar, que est mesmo frente da clnica e quem quiser pode ficar l dentro, pois a porta est sempre aberta ) desde o dia 1 de Outubro at 9 de Novembro de 2012, todos os dias das 8h s 22h. Foram 40 dias de orao e viglia para pessoas de todas as confisses religiosas e que defendam a vida. Alguns voluntrios quiseram tambm falar com as grvidas e apresentar-lhes alternativas ao aborto. Tambm se rezou pelos funcionrios e directores da clnica e fomos sempre amveis com eles.

NUMA VIGLIA DE AMOR

EM UNIDADE E TESTEMUNHO

NA ALEGRIA DE UMA CULTURA DE VIDA

DIRIO
DIA 1 - 1 de Outubro de 2012 Hoje estiveram cerca de 30 pessoas distribudas pelos vrios turnos a rezar neste dia 1 dos 40 dias pela vida em frente clnica arcos (clnica do aborto). A quantidade de mulheres, sobretudo meninas de cerca de 16 anos a irem l impressionante, muitas vo com os pais, ou com a me que as obriga, outras com amigos e outras com os maridos ou companheiros. A vossa presena muito importante, convidem a famlia, os amigos e sobretudo muitos jovens porque um testemunho que marca muito. Muitas destas mulheres esperam ouvir uma voz amiga, que lhes indique o caminho certo com amor. A orao com F e com o corao move montanhas. DIA 2 - 2 de Outubro de 2012 Hoje apareceu uma me de 3 filhas e grvida de gmeos de 9 semanas, veio mesmo ter s Mos Erguidas porque viu o cartaz quando foi fazer a ecografia na clnica. Est aterrorizada com medo da reaco da assistente social quando souber que est grvida e que no vai abortar. Depois de a tranquilizarmos nesse aspecto concordou, contente, em marcar consulta com um mdico das nossas associaes. Outras mulheres abortaram hoje mas saram desfeitas e receberam consolo das pessoas que estavam a rezar. Hoje nasceu o Tiago, beb salvo h 8 meses na porta da clnica dos arcos!

DIRIO
DIA 3 - 3 de Outubro de 2012 Mais de 30 pessoas estiveram reunidas a rezar distribudas pelos vrios turnos. A rezar na rua ou na casa de Nazar mas sempre em frente clnica. Gente jovem e gente com mais anos mas todos com igual desejo de ajudar aquelas pobres mulheres e salvar vidas inocentes. Quase duas dezenas de grvidas foram abordadas pelos voluntrios. Os resultados destas conversas talvez nunca os saibamos nesta vida. As mulheres chinesas que vo abortar normalmente so muito ariscas connosco mas hoje, pela primeira vez, duas chinesas deixaram-se abordar por uma das voluntrias das Mos Erguidas. Eram uma jovem grvida e a sua tia, que j tinha abortado em tempos. A tia confessou-nos que tinha uma dor profunda pelo que tinha feito e iria fazer com que a sobrinha pensasse melhor. DIA 4 - 4 de Outubro de 2012 Dia 4 dos 40. No turno das 18h s 20h estivemos 28 pessoas a rezar, 25 das quais universitrios e estudantes do 12 ano. Durante os restantes turnos estiveram cerca de 4 pessoas em cada. Houve histrias tristes como a de uma mulher que fez o seu 8 aborto (oitavo!) e no mostrava (pelo menos aparentemente) qualquer tipo de remorsos, mas tambm histrias felizes como uma mulher que ia abortar porque achava que o filho estaria deficiente por ter tomado comprimidos para abortar. A Leonor levou-a ao nosso mdico e o beb no s resistiu aos comprimidos como est ptimo. A me j no quer abortar! Vamos continuar a salvar vidas!

DIRIO
DIA 5 - 5 de Outubro de 2012 Hoje e no fim-de-semana a "clnica" dos arcos est fechada. Mas os 40 dias continuam. Estes 3 dias so os dias que as grvidas (de 4 e 5 feira passadas) tm por lei para refletir e na 2 feira 8, ou dia 9, ir ou no abortar. Por isso tambm hoje se juntaram 29 pessoas distribudas pelos vrios turnos para rezar. Veio um casal de vora. 2 teros num dos turnos foram conduzidos por crianas de 9 e 12 anos. DIA 6 - 6 de Outubro de 2012 Hoje estivemos 19 pessoas distribudas pelos 4 turnos. Houve 3 turnos sem ningum. Amanh haver em Espanha uma marcha exigindo ao governo que acabe com o aborto legal. Ns por c continuaremos a rezar por todas as pessoas envolvidas neste crime terrvel. DIA 7 - 7 de Outubro de 2012 Hoje confesso que ca no desanimo quando fui vendo que as poucas pessoas inscritas telefonavam a dizer que no podiam ir. Estava convencida que tinham fechado a porta ao meio dia e que mais ningum tinha ido rezar. H pouco recebi uma mensagem dizendo que a casa de Nazar tinha estado sempre aberta e com gente a rezar. 12 pessoas entre os vrios turnos. Obrigada a essas pessoas to generosas, com muito que fazer mas que ficaram muito tempo. Amanh dia 8 haver muito movimento de grvidas logo a partir das 8.30. Inscrevam-se nos horrios que esto vazios. Sem ser os mdicos e os bombeiros, no momento actual em Portugal, quem mais tem a oportunidade de salvar dezenas de vidas humanas por dia? Na porta da clnica dos arcos temos todos!

DIRIO
DIA 8 - 8 de Outubro de 2012 Duas histrias bonitas para comear bem a semana. Hoje apareceu nas Mos Erguidas uma me a apresentar o seu beb David, que tinha sido salvo porta da clnica dos arcos no fim do ano passado. Nesse momento, quando as voluntrias das Mos Erguidas estavam com o beb, um homem olhava fixamente para ele e desatou a chorar: a sua mulher estava dentro da clnica dos arcos a abortar naquele momento. Foi abordado pela Leonor e conseguiu ir buscar a mulher e decidiram no abortar, j tinham mais duas filhas e ficaram agora com este beb na barriga, salvo graas ao olhar do pequeno David que providencialmente a me tinha ido hoje apresentar s Mos Erguidas. Tambm hoje telefonaram dos Aores para as Mos Erguidas. Era uma mulher cujo beb foi salvo porta da clnica dos arcos h uns meses. Soube hoje que uma menina e vai cham-la Leonor. Telefonou a contar.

DIA 9 - 9 de Outubro de 2012 Cerca de 26 pessoas a rezar nos vrios turnos. Foi um dia especialmente triste porta da clnica, pois entraram mais de uma dzia de mulheres que foram mesmo abortar embora tenham sido abordadas pelos voluntrios das Mos Erguidas. Algumas com problemas muito graves como uma que apareceu ao fim da tarde e disse que estava em risco de vida, outras simplesmente "agora no d mesmo". Como consolo apareceu tambm hoje uma me a apresentar a sua beb de 15 dias, a Joaninha, salva porta da clnica h 7 meses e meio. Uma voluntria dos 40diaspelavida tem 3 amigas que abortaram e esto arrependidas e querem vir dar o seu testemunho nestes 40 dias.

DIRIO
DIA 10 -10 de Outubro de 2012 Hoje volta de 52 pessoas a rezar durante os vrios turnos (agora temos um caderno onde cada pessoa que vai e quer pe o nome e contamos ao fim do dia). Abordmos o psiclogo da clnica quando ia pr a moeda para o parqumetro, aceitou conversar um pouco connosco e embora nos tenha acusado de vrias coisas e no acredite que o corao de um beb de 4 semanas bate, ficou uma porta aberta. Hoje apareceram muitas irredutveis, uma mulher casada grvida mas no do marido, um casal convicto de que o filho estava mal formado porque ela tinha tomado medicao, outra porque tinha 46 anos etc etc Mas tambm veio uma jovem de 24 anos que ao ver que lhe estavam a oferecer apoio nas mos erguidas decidiu mesmo contra a vontade do namorado ficar com o beb ainda que ficasse sozinha. Um casal com o 4 filho na barriga prometeu ir para casa pensar melhor ainda que tivessem que passar grandes dificuldades. Uma pobre rapariga de 18 anos que estava muito assustada e no sabemos o que ir decidir estes 3 dias. As grvidas e jovens mes da casa de Santa Isabel estiveram tarde a dar o seu testemunho s grvidas que iam abortar. DIA 11 -11 de Outubro de 2012 Hoje cerca de 45 pessoas a rezar pelos vrios turnos. Hoje no vos conto histrias, peo-vos sim oraes por um casal que est numa angustia profunda, com um problema gravssimo, e que no tem fora nem f para no abortar. Tambm por um rapaz de 20 anos que se debate violentamente entre o dever de convencer a namorada a no abortar e o receio de ser pai aos 20 anos e "estragar" toda a sua vida.

DIRIO
DIA 12 -12 de Outubro de 2012 Estiveram 27 pessoas a rezar nos vrios turnos. Uma rapariga da Guin que tinha falado com um voluntrio das Mos Erguidas na 3 feira, tinha o aborto marcado hoje para as 12h, e em vez de entrar na cnica dos arcos entrou para a Casa de Nazar para pedir ajuda para no abortar. O marido mandou-a abortar porque tm j 2 filhos, ele no tem emprego e vieram da Guin h 8 meses. Entretanto estando as voluntrias das mos Erguidas a falar com ela, entrou uma voluntria muulmana e contoulhe que tinha passado pelo mesmo, que tinha ficado com o beb e que o marido tinha encontrado emprego. A rapariga comoveu-se muito com o testemunho desta voluntria e tem consulta marcada com o nosso mdico na prxima 4 feira. DIAS 13 e 14 -13 e 14 de Outubro de 2012 Apesar de ser fim de semana e da Clnica estar fechada, estiveram ontem 30 pessoas e hoje mais de 20 a rezar pelos diversos turnos. Hoje com cnticos e tudo, uma animao!! Nas Mos Erguidas agradecem que quem souber fazer ou quem tiver casaquinhos e botinhas de recm-nascido (s de recm-nascido mesmo, pois no h capacidade para armazenar mais) os faa chegar Casa de Nazar. Estas roupinhas simblicas so muito importantes quando as mulheres decidem no abortar, ou mesmo quando ainda no tomaram a sua deciso.

DIRIO
DIA 15 - 15 de Outubro de 2012 Estiveram 27 pessoas a rezar pelos vrios turnos. 3 delas vieram expressamente do Porto para participar mais de perto nos 40 dias. Hoje duas mulheres que tinham o aborto marcado para esta manh foram abordadas pelas voluntrias das Mos Erguidas e desistiram de abortar. Tm consulta marcada num dos nossos mdicos para amanh. Um casal que tem um beb de 5 meses est espera de outro, hoje fizeram ecografia nos arcos, est grvida de 7 semanas. Depois de abordados ficaram muito pensativos, tm o aborto marcado para 5 feira mas temos esperana que desistam.

DIA 16 -16 de Outubro de 2012 Estiveram 28 pessoas a rezar nos vrios turnos. Quatro mulheres, aps abordadas pelas voluntrias das Mos Erguidas desistiram de abortar porta da clnica com aborto marcado para hoje! O que se Deus quiser ir resultar em 5 bebs lindos NO abortados porque uma delas est grvida de 6 semanas de gmeos! Vamos continuar esta torrente de oraes!

DIRIO
DIA 17 -17 de Outubro de 2012 Estiveram 21 pessoas a rezar nos diversos turnos. Hoje no h certezas de nenhuma grvida ter desistido de abortar. Uma me de vrios filhos veio acompanhar a filha de 16 anos que est grvida a fazer uma eco. Foi muito receptiva e disposta a aceitar este neto, a filha que est muito assustada e sem vontade de assumir. Rezem pois est de 9 semanas e o aborto est marcado para 6 feira. H mais 2 grvidas que disseram que iriam desistir, mas iro mesmo? DIA 18 -18 de Outubro de 2012 Estiveram cerca de 40 pessoas a rezar, entre as quais, uma turma de alunos mais velhos de um colgio. Estamos a aguardar, a qualquer minuto, o nascimento do beb Leandro, salvo h 7 meses porta da clnica dos arcos e sua valente e jovem me est, desde esta manh, em trabalho de parto. Uma das raparigas de ontem confirmou que no ia abortar. 2 raparigas saram lavadas em lgrimas por j terem passado as 10 semanas, no poderem abortar e porque sentem-se sem coragem para ter os filhos. DIA 19 -19 de Outubro de 2012 Ver hoje o pequeno Leandro acabado de nascer e o olhar feliz (embora exausto) da sua jovem me, foi uma experincia comovedora. Aquele ser pequenino e cheio de vida no teria nascido se h 7 meses atrs no tivesse havido gente a rezar em frente clnica e se uma pessoa das Mos Erguidas no tivesse falado com a sua me. E hoje o olhar desta me no seria brilhante, apesar das preocupaes. Hoje tambm 2 grvidas desistiram de abortar, com o aborto marcado para hoje. Uma delas, depois de ter sido abordada por algum das Mos Erguidas, entrou e saiu da clnica 5 vezes at que chegou concluso que no conseguia abortar. Precisa de oraes para ter fora para aguentar a oposio do marido!

DIRIO
DIAS 20 e 21 - 20 e 21 de Outubro de 2012 Graas a Deus e boa vontade de muitas pessoas conseguimos ter gente a rezar em todos os turnos no fim de semana, no interrompendo, a no ser de noite, esta corrente de orao. Ainda temos mais 19 dias para rezar pelas grvidas em sofrimento e angstia, pelas mulheres que j abortaram, pelos pais e avs dos bebs que empurram as grvidas a abortar, pelos profissionais da clnica que ainda no viram a verdade ou que vendo-a no querem sair do erro, pelos bebs no nascidos que nos pedem a todos ns que lhes demos voz, que digamos por eles s suas mes: "me deixa-me viver.".

DIA 22 - 22 de Outubro Cerca de 30 pessoas a rezar em todos os turnos. Logo ao princpio da manh uma mulher grvida de 5 semanas entrou na clnica e voltou a sair rapidamente e dirigiu-se casa de Nazar para dizer que estava numa situao difcil mas no conseguia abortar. Foi animada e apoiada e ficou confirmada na sua deciso. Tambm apareceu uma rapariga de 16 anos a chorar convulsivamente mas a me e mais outra amiga diziam que tinha de abortar que no h outra opo.

DIRIO
DIA 23 -23 de Outubro de 2012 Houve gente a rezar em todos os turnos, embora pouca, so precisos reforos!! Hoje apareceu na casa de Nazar para ser apresentado s pessoas das Mos Erguidas que o salvaram, graas a Deus, h nove meses atrs, o William, um lindo beb de 2 meses que a alegria da sua me, apesar das muitas dificuldades que esta tem. Ao ver a me a dar de mamar e contar os seus problemas, uma grvida de 7 semanas que estava angustiada e indecisa de decidiu no abortar. Outra grvida que j passava das 10 semanas e por isso no pode abortar saiu da clnica chocada com a frieza e falta de humanidade com que a tinham tratado l. Um pobre homem sexagenrio amargurado repetia porta da casa que tinha a filha a abortar naquele momento e que estava arrependido de a ter "empurrado" para aquilo e torturava-se com a culpa. Amanh vo 3 grvidas que desistiram de abortar ao nosso mdico. DIA 24 - 24 de Outubro de 2012 Estiveram 25 pessoas a rezar. Hoje muitas mulheres abortaram. Vrias adolescentes. Uma de 14 anos. Mas todas sairam tocadas e pareciam arrependidas. Um casal de universitrios, depois de ela ter abortado, pararam e, aps falarmos com eles, o pobre rapaz comeou a chorar, vendo-se o arrependimento no seu rosto. Duas mulheres desistiram de abortar e tm consulta marcada num dos nossos mdicos. Pedem-me para vos avisar que haver amanh, dia 25, como todos os meses, tero pela vida s 21h30 na porta da clnica dos arcos. Apaream.

DIRIO
DIA 25 - 25 de Outubro de 2012 Estiveram 40 pessoas a rezar durante os vrios turnos. Duas raparigas no puderam abortar porque tinha passado o prazo e agradeceram as palavras de animo e fora que as pessoas das Mos Erguidas lhes deram. Uma rapariga de 18 anos descobriu que estava grvida de 23 semanas. Muitas outras entraram para fazer ecografia e prometeram pensar em optar pela vida durante os dias de reflexo. Outras saram arrependidas de terem abortado. No entanto cada uma uma histria nica e irrepetvel que precisa da nossa orao.

DIA 26 - 26 de Outubro de 2012 Estiveram cerca de 25 pessoas a rezar nos vrios turnos, incluindo uma me e uma filha que vieram expressamente do Porto para participar in Situ nos 40 dias. Obrigada a elas e a todos os que tantos esforos tm feito para estar unidos a esta misso de salvar vidas humanas. Hoje uma grvida de 6 meses (cujo beb foi salvo porta da clnica) foi casa de Nazar contar que o marido a deixou, est sem emprego, mas que est feliz e agradecida pela sua "barriguinha". Duas raparigas de 17 anos abortaram e as duas saram transtornadas. Uma lamentava-se de ter dado ouvidos me e dizia "s agora percebo o erro que cometi", a outra entrava e saia desorientada da clnica e no queria falar com a me nem com a tia que a tinham acompanhado. Um voluntrio dos 40dias entregou um dvd do "grito silencioso" (http:// www.youtube.com/playlist?list=PL794879A887DCA209) a uma funcionria da clnica.

DIRIO
DIAS 27 e 28 - 27 e 28 de Outubro de 2012 Providencialmente e com a generosidade de todos foram aparecendo pessoas para todos os turnos (excepto das 18h30-20h de ontem). Ontem estiveram 32 pessoas (incluindo vrios alunos do secundrio e crianas de 4,5 e 7 anos que tambm rezaram o tero inteiro) e, hoje cerca de 14 pessoas em todos os turnos. Amanh 2 feira o dia em que a maioria das grvidas vai aos arcos fazer a ecografia para passados os 3 dias de reflexo abortarem. um bom dia para irmos salvar um (ou mais) beb e livrar uma (ou mais) me duma marca para toda a vida, quem se anima a fazer companhia a esta misso? Hoje dia de ecografias, vrias grvidas foram abordadas, duas delas adolescentes muito jovens.

DIA 29 - 29 de Outubro de 2012 Houve gente a rezar em todos os turnos e tivemos mais uma vez a Graa de ter dois sacerdotes a rezar connosco. Hoje dia de ecografias, vrias grvidas foram abordadas, duas delas adolescentes muito jovens. Vamos ver que deciso tomam estes 3 dias... Uma grvida cujo beb foi salvo h 15 dias na porta dos arcos foi hoje ao nosso mdico e viu a ecografia do seu beb de 12 semanas, estava feliz porque apesar de j ter um filho de 3 anos, nunca tinha feito uma ecografia, pois no seu pas no se fazem. Est s e longe da famlia, o namorado deixou-a, mas diz e v-se que est radiante com este beb ainda em gestao e feliz por no ter abortado.

DIRIO
DIA 30 - 30 de Outubro de 2012 Houve gente a rezar em todos os turnos mas apenas 2 pessoas em cada. Hoje 90% das mulheres abortaram, uma rapariga com cerca de 20 anos com 2 filhos um de 2 anos e outro de 5 meses aconselhada pela sogra a abortar, dois casais brasileiros completamente desfeitos entraram para abortar porque "tem de ser", uma romena literalmente empurrada pelo companheiro e mais uma menina de 14 anos com a me a reboque. Os voluntrios receberam alguns insultos e ameaas mas tambm muitos agradecimentos por estarem ali. Um beb foi salvo por estar j com 10 semanas e meia (a esta me foi-lhe sugerido ir a Espanha abortar ao qual respondeu: se para ir a Espanha ento vou ter o meu beb). E muitssimos mais casos, todos eles a necessitar de muita intercesso. DIA 31 - 31 de Outubro de 2012 Estiveram 25 pessoas a rezar nos diversos turnos. Um beb no foi abortado porque a me descobriu que estava grvida de 22 semanas. Esta pobre mulher j tinha feito 6 abortos. Na casa de Nazar o momento de alegria foi quando chegou o beb Leandro com 10 dias, beb de que vos falei quando nasceu. Embora tenha havido pouco movimento as mulheres que foram hoje abortaram.

DIRIO
DIA 32 - 1 de Novembro de 2012 Hoje foi um dia muito bonito na casa de Nazar. A partir das 14h a casa comeou a encher com famlias, vrias crianas, alguns adolescentes, todos a rezar o tero e outras oraes. No fim as crianas, que gostam muito de rezar o tero dos bebs no nascidos, "assaltavam" o ba das gomas e chupas, felizes da vida. Estiveram 44 pessoas a rezar nos vrios turnos, sendo que os 3 turnos da manh (8h-14h) foram assegurados por uma nica pessoa: um anjo da guarda desta campanha (tem havido outros assim).

DIA 33 - 2 de Novembro de 2012 Houve cerca de 35 pessoas a rezar nos vrios turnos, sendo que no ltimo turno de hoje estavam 9 (normalmente h alguma dificuldade para este turno). Vrios voluntrios dos 40 dias hoje abordaram vrias grvidas e outras que j tinham abortado. Uma voluntria, que est grvida e feliz, ficou impressionada com uma rapariga que, aps ter feito um aborto, se mostrar feliz e dizer que estava aliviada e contente. Rezaram logo depois um tero por ela. Outro voluntrio j de mais idade ao ouvir que uma rapariga de 17 anos queria muito ter o beb mas a sua me estava a obrig-la a abortar ENTROU DENTRO DA CLNICA e foi, com a delicadeza que o caracteriza, denunciar a situao recepcionista da clnica, a qual lhe garantiu que a rapariga no faria o aborto coagida...Embora a pobre adolescente continue coagida ficmos muito orgulhosos deste voluntrio.

DIRIO
DIAS 34 e 35 - 3 e 4 de Novembro de 2012 Esteve gente a rezar em todos os turnos, domingo veio uma famlia de Aveiro com crianas e tudo expressamente para vir estar umas horas porta da clnica a rezar. Sbado veio uma pessoa do Algarve. Recordo que aquele casal da Guin que decidiu ter o beb ainda no tem emprego (ele armador de ferro) e ainda esto prestes a ser despejados por falta de pagamento de rendas. Se puderem ajud-los por favor digam.

DIA 36 - 5 de Novembro de 2012 Hoje um pai de 10 filhos esteve connosco a chorar por ter um dia abortado um deles e hoje ter ido clnica acompanhar uma amiga da mulher. Uma grvida de 5 semanas encheu-se de coragem e apesar de ter uma vida muito complicada vai ter o seu beb! Esta me gostava muito de ter uma menina pois j tem 2 rapazes, levou ento um pequeno e amoroso enxoval de menina que ontem mesmo nos foi entregue para estes fins, foi embora feliz mas pede oraes. Uma vez mais muitas foram as mulheres que entraram e saram da clnica, poucas as que quiseram conversar, esperemos que de uma maneira ou de outra a nossa presena as tenha tocado e que possamos entregar muitos enxovais e roupinhas lindas que carinhosamente nos tm chegado para podermos presentear os "nossos" bebs.

DIRIO
DIA 37 - 6 de Novembro de 2012 Mais uma vez tivemos um sacerdote a rezar connosco. Uma grvida descobriu que estava de 11 semanas e apesar de na clnica lhe terem sugerido abortar em Espanha ela decidiu ter o beb, embora a sua vida esteja realmente complicada. Outra mulher, estrangeira, que j abortou vrios bebs do mesmo homem, veio do seu pas avisar-lhe que estava grvida novamente mas ele, uma vez mais, no quer o beb. Depois de ser abordada pela nossa gente percebeu que no podia abortar mais uma vez e saiu decidida a ficar com o beb. bem como outra mulher que tambm desistiu de abortar porque "s precisava de algum que me dissesse o que vocs me esto a dizer" e saiu confirmada e feliz com a deciso de ter o beb. Outros muitos precisam de oraes como um rapaz que quer defender o beb mas a namorada nem quer conversa sobre o assunto.

DIRIO
DIA 38 - 7 de Novembro de 2012 Houve cerca de 20 pessoas a rezar em todos os turnos. Hoje uma voluntria dos 40dias contou-nos angustiada que tinha falado com uma rapariga que saia da clnica dos arcos aps fazer uma reviso psaborto de um beb de 20 semanas que tinha abortado numa sucursal em Espanha. Outro casal saiu da clnica abraados um ao outro a chorar arrependidos de ter acabado de abortar o seu filho. Aceitaram e agradeceram os conselhos e prometeram procurar ajuda s Vinhas de Raquel (www.rachelsvineyard.org) . Uma me de 6 semanas inclina-se para no abortar mas tem 3 dias para pensar.

DIA 39 - 8 de Novembro de 2012 Estiveram cerca de 25 pessoas a rezar nos vrios turnos (muitas pessoas no escreveram o nome pelo que sempre vai mais gente do que vos conto). Hoje as grvidas estavam muito hostis e trataram bastante mal a nossa gente com insultos etc. Um jovem de 20 anos afirmou convicto que o aborto servia para aperfeioar a raa humana(!). Como consolo apareceram duas grvidas de barrigas enormes quase a ter os seus bebs, ambos salvos porta da clnica, a quem se deu todo o enxoval para os seus bebs, graas a tudo o que generosamente tanta gente boa tem trazido.

DIRIO
DIA 40 - 9 de Novembro de 2012 Dia 40!!! Hoje estiveram mais de 75 pessoas a rezar (com cerca de 20 crianas). A voluntria que se encarregou deste dia uma jovem me cujo aniversrio hoje e pediu aos amigos que como presente viessem rezar com ela pelos 40dias. Esteve connosco um pastor protestante quer em orao dentro de casa quer a abordar alguns casais que iam abortar. Foi uma manh muito emotiva. Estvamos muitos voluntrios e muitas grvidas e companheiros foram abordados. O sofrimento de dois homens e de uma mulher eram to intensos que levou os voluntrios a chorar com eles. Duas mulheres no vo abortar de certeza e uma delas nem sabe quem o pai do beb. Obrigada a todos os que participaram nesta campanha, das mais variadas formas. Obrigada por lerem estes "dirios" e os partilharem e me animarem a escrev-los. Vou ter saudades de contar estas histrias. Amanh Missa s 17:30h quem puder vir que se una a ns na Igreja So Jos. Quanto aos 40diaspelavida...at para o ano!

TESTEMUNHOS
Deixamos alguns testemunhos dos participantes nestes 40 dias pela Vida. Muito obrigado a todos!

"Quando cheguei estavam trs pessoas a rezar o tero e na casa estava uma me a dar o bibero ao seu filho de 15 dias. Foi enternecedor ver esta me e o ar de felicidade estampado no rosto. Nas duas horas que se seguiram, estiveram 6 pessoas a rezar o tero e havia nesta orao uma vontade forte de que ela actuasse sobre aquelas mulheres e famlias. Foi muito pesado ver aquelas pessoas entrarem na Clnica e eu saber exactamente ao que iam. Vi sairem mes como se nada de mal estivesse a acontecer e vi mes que saiam abaladas, no s fisicamente mas emocionalmente, uma at parecia ter estado a chorar. Tambm me impressionou a quantidade de mulheres que iam Clnica. Destas mulheres havia as que iam :com uma amiga, com a me, com o namorado e impressionou-me tambm uma que saiu com o marido e uma criana num carrinho.

"Permaneci na casa desde as 16h15 at s 18h15.Correu bem! O contributo nfimo mas temos que ter F. Os frutos ho-de surgir, ainda que no os vejamos. Fiquei especialmente sensibilizado pelo testemunho da Yoba que se manteve connosco durante este perodo. Um exemplo vivo do drama de muitas mulheres e as difceis circunstncias das suas vidas. L em casa temos algumas roupas de grvida e de criana que podemos dispensar para quem necessitar. Caso seja possvel entregar na casa ou noutro local oportuno, agradecia que fizessem chegar essa informao. Bem hajam pela iniciativa e continuarei a rezar por esta inteno.

TESTEMUNHOS
T enho 21 anos e aceitei o desafio de rezar pela Vida! Estive presente em orao no dia 15 de Outubro em frente Clnica dos Arcos. Fui convidada pelos meus padrinhos a ir. E embora estivesse de folga (estou no curso de Enfermagem e em estgio!) fiquei um pouco renitente em ir. No entanto acompanhei-os....E foi uma experincia que no vou esquecer! O que mais me tocou foi ver entrar raparigas novinhas acompanhadas pelas mes, que incitavam ao aborto. Mas tambm houve alegrias neste dia! Duas mulheres desistiram da ideia de abortarem aps falarem com as voluntrias das Mos Erguidas. Mexeu comigo ver namorados levarem fora as suas namoradas para dentro da clnica e sem que pudssemos fazer nada. Ver as mulheres entrarem na clnica e saber o que iam fazer e ver que no lhes fazia qualquer diferena. Resta-nos ajudar e rezar por estas mulheres para que desistam da ideia de abortarem. Jesus protegei e salvai os bebs no nascidos e livrai-nos do flagelo do aborto!"

"Ontem, dia 15 de Outubro, fomos expressamente a Lisboa para participar na campanha dos 40 dias pela vida. Ns vivemos no Porto, onde o meu marido mdico de Famlia, e, aproveitando uma folga do seu servio, quisemos associar-nos orao que se faz porta da Clnica dos Arcos. Claro que na nossa cidade tambm se fazem muitos abortos, mas no existe uma clnica assim e specializada em abater bebs como a dita clnica de Lisboa Levmos connosco uma afilhada que aluna do ltimo ano do curso de enfermagem e samos do Porto no comboio das 7h45. chegada, dirigimonos Igreja de santo Antnio, onde participmos na Missa das 11 horas, pedindo a intercesso desse grande Santo de Portugal para que o nosso Pas se livre do flagelo do aborto e as mes tentadas a acabar com uma gravidez no desejada desistam desse mau intento e acolham com amor a vida dos seus filhos.

TESTEMUNHOS
Dirigimo-nos para a casa de Nazar e, frente Clnica dos Arcos, um grupo de seis pessoas rezava o Rosrio, algumas aproveitando o intervalo do almoo. Juntmo-nos orao , permanecendo at s 18 horas. Durante esse tempo presencimos cenas muito tristes como o caso de uma adolescente muito novinha que saiu da Clnica com uma senhora (que provavelmente seria a sua me !) e um tambm muito jovem namorado, agarrando-se demoradamente ao pescoo deste, enquanto a senhora permanecia com ar hirto e convencido Outra situao envolvia uma jovem visivelmente arrastada pelo c ompanheiro que a puxava e que , passado algum tempo, saiu a chorar Entretanto, a voluntria da Misso Mos unidas abordava, decidida, os que se preparavam para entrar naquela porta e propunha a alternativa da vida e os auxlios possveis para cada situao. Mas Deus grande e no surdo s oraes que Lhe so dirigidas com F assim , tommos conhecimento de dois casos que nesse dia tinham desistido da inteno abortiva e conhecemos em carne e osso uma beb de 4 meses , de nome Leonor, e que os pais, orgulhosos vinham mostrar s responsveis da Misso: nas palavras da Me, aquela beb foi salva por um triz pela interveno das voluntrias e , claro, pela graa de Deus! Como a D. Leonor Castro no estava presente, ligmos-lhe por telemvel e esta mam pode contar-lhe notcia da sua filhinha Tanto quanto nos foi possvel aperceber, no estavam a rezar outras pessoas por marcao de turno; algumas apareciam por ter ouvido dizer, ou para aproveitar algum tempo disponvel e vrias desconheciam a existncia dum mapa de compromisso para os turnos. Algumas pessoas que passavam aproximaram-se para saber do que se tratava e at uma senhora brasileira , j de idade, ficou muito sensibilizada porque tinha conhecido pessoalmente a Madre Teresa de Calcut e trabalhado em voluntariado com as Irms da Caridade De salientar ainda que tambm demos conta do auxlio prestado a famlias carenciadas com bebs que se dirigiram casa de Nazar e l receberam fraldas e outros artigos de puericultura.

TESTEMUNHOS
A orao do Tero a Nossa Senhora contou com a participao de gente de vrias idades em nmero que no excedeu a dezena. Tambm se rezou a Coroa da Divina Misericrdia , estando presente uma senhora das Missionrias do Amor Misericordioso do Corao de Jesus. Voltmos nossa cidade , mas continuaremos unidos em orao nestes 40 dias pela vida!"

You might also like