You are on page 1of 2

A histria dos nmeros Voc j usou muitas vezes os nmeros, mas ser que j parou para pensar sobre:

O modo como surgiram os nmeros? Como foram as primeiras formas de contagem? Como os nmeros foram criados, ou, ser que eles sempre existiram? Para descobrir sobre a origem dos nmeros, precisamos estudar um pouco da histria humana e entender os motivos religiosos desses criadores. Na verdade, desconhecemos qualquer outro motivo que tenha gerado os nmeros. Os historiadores so auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das runas de antigas civilizaes, estudos de fsseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliao do comportamento de diversos grupos tnicos desde o princpio dos tempos. Olhando ao redor, observamos a grande presena dos nmeros. Os homens primitivos no tinham necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivncia era retirado da prpria natureza. A necessidade de contar comeou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.

Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expresses, gestos, palavras e smbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representao. O homem comeou a plantar, produzir alimentos, construir casas, protees, fortificaes e domesticar animais, usando os mesmos para obter a l e o leite, tornando-se criador de animais domsticos, o que trouxe profundas modificaes na vida humana. As primeiras formas de agricultura de que se tem notcia, foram criadas h cerca de dez mil anos na regio que hoje denominada Oriente Mdio. A agricultura passou ento a exigir o conhecimento do tempo, das estaes do ano e das fases da Lua e assim comearam a surgir as primeiras formas de calendrio. No pastoreio, o pastor usava vrias formas para controlar o seu rebanho. Pela manh, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia sido acrescentado um

novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a correspondncia um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.

No caso das pedrinhas, cada animal que saa para o pasto de manh correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondncia inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era s acrescentar mais uma pedra. A palavra que usamos hoje, clculo, derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha. A correspondncia unidade a unidade no era feita somente com pedras, mas eram usados tambm ns em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcao.

Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados at o sculo XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondncia unidade a unidade.

Extrado de "Mafalda", de Quino.

You might also like