You are on page 1of 38

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

O software com solues e agilidade em Topografia e Geodsia mais completo do pas e com o maior nmero de usurios.
Algumas das Novidades da Verso 2.3
Diviso de reas por Vrtice e Sentido, por uma Paralela a um dos lados do polgono ou definindo-se o Azimute da reta de diviso. Configurao de Memorial descritivo de acordo com as necessidades do usurio possibilitando configurao conforme a Lei de Registro de Terras 10.267. Nivelamento geomtrico transversal e longitudinal. Transformao de coordenadas a partir de um ponto de origem. Transformao automtica das coordenadas geodsicas para qualquer elipside de referncia. Levantamentos Topogrficos apoiados em pontos com coordenadas geodsicas conhecidas. Transformao de lista de coordenadas Topogrficas Locais para Geodsicas e vice-versa. Confeco de Monografia de Vrtices GPS. Clculo Automtico da Convergncia Meridiana. Sees Tipo Intercaladas (configurao de vrios modelos de seo tipo). Super elevao e Super Largura.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

Verso

2.3

Verso

Entrada de dados manual e digital (comunicao direta com as principais estaes e coletores do mercado alm de toda a linha GPS da Magellan). Abertura (importao) de arquivos textos, DXF e de outros softwares de topografia. Planilha de clculos para Levantamentos Planialtimtricos e para Nivelamentos Geomtricos. Clculo de Poligonal possibilitando quatro mtodos de compensao dos erros. CAD Integrado. Funo Auto Croqui Clculo de reas.

Diviso de reas (Vrtice e Sentido, Paralela, Azimute). Memorial Descritivo. Ferramentas de Desenho. Modelagem Digital de Terreno (Clculo de Superfcies). Curvas de Nvel. Visualizao das Coordenadas Geodsicas em um nico Sistema definido pelo usurio. Criao de Elipsides de Referncia. Clculo de Norte Verdadeiro. Exportao de Arquivos. Locao de Pontos. Impresso de Planilhas e Desenhos.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

Verso

2.3

Verso

Todas as Ferramentas da Verso Standard e mais...


Perfil Longitudinal. Perfil Transversal. Visualizao Tridimensional do Terreno. Clculo de Volume entre Superfcies, entre uma Superfcie e um Plano ou entre uma Superfcie e uma Rampa. Transformao de uma lista de Coordenadas Geodsicas para Topogrficas Locais e vice-versa. Visualizao das Coordenadas Geogrficas (latitude e longitude), Planas UTM ou Cartesianas. Clculo da convergncia Meridiana Ponto a Ponto. Confeco de Monografia de Vrtices GPS.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

Verso

2.3

Verso

Todas as Ferramentas da Verso Standard Plus e mais...

Transformao de uma lista de Coordenadas Geodsicas entre sistemas (elipsides de referncia). Mapa de Declividades. rea de Inundao. Gerao de Greides. Clculo de Volumes por Sees Transversais. Seo Tipo nica.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

Verso

2.3

Verso

Todas as Ferramentas da Verso Professional e mais...

Curvas Horizontais (Circulares Simples, Transio Simtrica e Transio Assimtrica). Curvas Verticais (Parbola Simples e Composta). Sees Tipo Intercaladas (construo de vrios modelos de seo tipo). Super Elevao. Super Largura.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA ENTRADA DE DADOS MANUAL E DIGITAL


Os dados podem ser introduzidos na planilha do DataGeosis manualmente, digitando-se os dados do levantamento de campo, independente do mtodo utilizado para levantamento. Pode-se ainda fazer a introduo dos dados atravs da comunicao direta, via cabo serial, com coletores externos e com toda a linha de receptores GPS da Magellan e ainda com as principais estaes totais do mercado, tais como: GEODIMETER, SOKKIA, NIKON, ZEISS, TOPCON, LEICA E YOM3.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

ABERTURA DE ARQUIVOS
O DataGeosis permite a abertura de arquivos textos (*.asc, *.txt, *.dat) facilitando a entrada de dados de qualquer trabalho que esteja em formato digital. Pode-se abrir arquivos textos definindo-se a seqncia das colunas a serem inseridas na planilha, ou ainda mantendo-se suas configuraes originais. O DataGeosis permite tambm a abertura de arquivos no formato DXF R12, possibilitando a abertura do desenho e a criao de uma planilha com as coordenadas dos pontos do projeto.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

PLANILHA DE CLCULOS
O DataGeosis permite a configurao da planilha linha a linha possibilitando mesclar diferentes formas de coleta de dados, independente da forma ou equipamento utilizado para levantar os elementos de campo. Assim, pode-se ter diferentes formas de obteno de distncias e ngulos vertical e horizontal em uma mesma planilha. Pode-se ter tambm vrias planilhas em um mesmo projeto, seja planialtimtrica ou de nivelamento. A planilha do DataGeosis totalmente integrada ao sistema de desenho, proporcionando atualizao simultnea no CAD aps qualquer alterao ou insero de pontos na planilha.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CLCULO DE POLIGONAL
O DataGeosis foi desenvolvido para calcular poligonais no sistema Aberto, Fechado e Apoiado em Dois Pontos. Para os dois ltimos sistemas pode-se distribuir os erros atravs de quatro mtodos de compensao: Mnimos Quadrados, Proporcional s Distncias, Proporcional s Projees ou pela NBR 13.133. possvel processar tambm clculos de uma planilha de Nivelamento, onde os erros podem ser compensados atravs dos mtodos: Proporcional s Distncias, Em Partes Iguais ao Nmero de Estaes ou pela NBR 13.133.

2.3

Verso

Pode-se tambm definir as tolerncias mximas admissveis para os erros da poligonal tanto para uma planilha planialtimtrica quanto para uma planilha de nivelamento, possibilitando ao programa identificar se as precises alcanadas esto dentro do limite estabelecido.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CAD INTEGRADO
O DataGeosis possui um sistema CAD prprio, especialmente desenvolvido para atender s mais diversas necessidades do usurio na elaborao de plantas topogrficas. Possui as principais ferramentas para criao e edio de projetos, desenvolvidas especificamente para trabalhos topogrficos, tais como: Linhas com Representao Topogrfica , Estaqueamento, Simbologia de Taludes, Insero de Malha de Coordenadas, Smbolos, Blocos, Textos, Legendas, etc.

2.3

Verso

Pode-se dividir o desenho em nveis de informao ou camadas, onde cada camada apresenta configurao prpria como: cor, tipo e espessura de linhas, informaes dos pontos, smbolos para pontos, fonte, hachura, etc. A configurao das camadas pode ser feita em trs modos: Ativas, Passivas ou Escondidas. O nmero de camadas ilimitado e suas configuraes podem ser editadas a qualquer momento.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

FUNO AUTO CROQUI


Com a funo Auto Croqui a edio de desenhos se torna fcil e gil. uma ferramenta que possibilita localizar pontos de mesmo atributo e em seguida liga-los atravs de linha ou poli-linha, possibilitando tambm trocar a camada dos pontos, tudo de maneira rpida e automtica.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CLCULO DE REAS
O DataGeosis permite o clculo de reas Planas e de Superfcie, sendo que esta ltima calculada levando-se em considerao a forma do relevo. A rea plana pode ser calculada de duas formas: selecionando-se um polgono fechado ou selecionando-se os pontos que definem o polgono desejado.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

DIVISO DE REAS
A diviso de reas no DataGeosis 2.3 pode ser executada atravs de trs mtodos de diviso: Vrtice e Sentido, Paralela e Azimute. Para os trs mtodos a diviso automtica e o usurio poder definir a rea desejada em valores numricos ou em percentagem e tambm optar pela insero de pontos nos vrtices da linha de diviso.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

MEMORIAL DESCRITIVO
Configurao do memorial descritivo de acordo com as necessidades do usurio, possibilitando a apresentao de reas e distncias topogrficas ou planas, rumos, azimutes topogrficos ou planos, e coordenadas topogrficas, planas ou geogrficas. O Memorial descritivo ser apresentado conforme a configurao realizada atendendo perfeitamente lei de Registro de Terras 10.267 ou qualquer outra configurao geodsica ou topogrfica.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

FERRAMENTAS DE DESENHO
O DataGeosis possui vrias ferramentas de construo e edio de desenhos, algumas desenvolvidas especialmente para fins de desenhos topogrficos. Essas ferramentas faz do DataGeosis um software totalmente independente de outros softwares de desenho, o que possibilita o desenvolvimento completo de trabalhos topogrficos, desde a coleta de dados de campo apresentao final do desenho.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

MODELAGEM DIGITAL DE TERRENO


O DataGeosis utiliza a Modelagem Numrica do Terreno para representar a superfcie do terreno levantado de forma a obter o conjunto de informaes necessrias aos clculos de reas superficiais, curvas de nvel, mapas de declividades, perfis, reas de inundao e visualizao em 3D, ou seja, o ponto base para todos os trabalhos de altimetria e volumetria.

2.3

Verso

A modelagem digital do terreno possibilita uma maior preciso no traado das Curvas de Nvel alm de permitir a determinao da altimetria em qualquer local da superfcie do terreno e no somente nos pontos do levantamento.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CURVAS DE NVEL
O DataGeosis permite a construo automtica de at quatro tipos de curvas de nvel com configuraes independentes (eqidistncia, cor, tipo e espessura de linha). O software possui ainda recursos que possibilitam a no construo das curvas em determinadas regies do projeto atravs da definio de camadas de Incluso/Excluso. Pode-se cotar as Curvas de Nvel automaticamente, sendo necessrio apenas a construo e seleo de uma linha para definir a posio e a direo das cotas.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

GEODSIA
A ferramenta de transformaes geodsicas do DataGeosis 2.3 permite ao usurio as seguintes operaes: Transformao de coordenadas a partir de um Ponto de Origem. Transformao automtica das Coordenadas Geodsicas para qualquer Elipside de Referncia. Levantamentos Topogrficos apoiados em pontos com coordenadas geodsicas conhecidas. Transformao de lista de coordenadas Topogrficas Locais para Geodsicas ou vice-versa. Clculo automtico da Convergncia Meridiana.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

VISUALIZAO DAS COORDENADAS GEODSICAS


Possibilidade de visualizao grfica simultnea das Coordenadas Geodsicas e Topogrficas, possibilitando tambm a medio de distncias Topogrficas e Planas (UTM).

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

MONOGRAFIA DE MARCO
Com a nova verso 2.3 possvel a confeco de Monografia de Vrtices GPS, permitindo ao usurio a escolha de at trs Elipsides de Referncia para apresentao das coordenadas geodsicas do marco.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

NORTE VERDADEIRO
Com a ferramenta NORTE VERDADEIRO pode-se calcular o azimute verdadeiro de um determinado alinhamento atravs de visadas ao sol pelo mtodo da distncia zenital absoluta. uma funo simples e rpida, bastando apenas a insero dos dados coletados em campo. Para melhorar a preciso dos resultados pode-se fazer vrias repeties em campo para posterior insero no DataGeosis. Aps os clculos apresentado um relatrio completo dos resultados obtidos.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

EXPORTAO DE ARQUIVOS
O DataGeosis permite a exportao de dados analticos (Coordenadas, ngulos e Distncias) e tambm dados grficos (desenho). O desenho pode ser exportado no formato DXF (2D ou 3D) o que permite uma interface com qualquer outro software para desenho ou outros softwares de topografia.

2.3

Verso

Os dados analticos podem ser exportados no formato ASCII Definido pelo Usurio, onde pode-se selecionar quais colunas (informaes) se deseja exportar. Como se trata de um arquivo texto possvel sua abertura em qualquer outro software de topografia.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

LOCAO DE PONTOS
O DataGeosis possui comunicao direta com a maioria das Estaes Totais do mercado (TOPCON, ZEISS, NIKON, LEICA, SOKIA, GEODIMETER), possibilitando o envio de um arquivo de coordenadas para posterior locao dos pontos do projeto.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

IMPRESSO DE PLANILHAS E DESENHOS


O DataGeosis permite a impresso de planilhas e desenhos em qualquer impressora ou plotter que seja compatvel com o Windows. O usurio poder configurar as planilhas, definindo-se os dados a serem impressos. Pode-se ainda definir a rea a ser impressa e posteriormente a escala de impresso ideal para um determinado formato de papel. Caso o formato de papel da impressora utilizada no seja suficiente para impresso em uma determinada escala, pode-se imprimir em folhas articuladas.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

PERFIS LONGITUDINAL E TRANSVERSAL


Esta ferramenta possibilita a gerao de perfis longitudinais e transversais a partir da definio de um alinhamento. Caso o usurio tenha mais de uma superfcie calculada para uma mesma rea possvel gerar os perfis para duas ou mais superfcies possibilitando a visualizao conjunta destes perfis.

2.3

Verso

Pode-se configurar os perfis alterando-se as cores e a espessura das linhas, a fonte e tamanho dos textos (cotas, ttulos, etc.), a relao entre as escalas Vertical e Horizontal, entre outras configuraes. Possibilita tambm ainsero de novas estacas ou ainda a remoo de estacas do projeto.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CLCULO DE VOLUME ENTRE REAS


Esta ferramenta possibilita o clculo de volume de forma mais precisa, realizado por meio de integrao matemtica. Assim pode-se calcular o volume entre um modelo primitivo (superfcie original do terreno) e um modelo comparado, sendo que este ltimo pode ser um outro modelo (superfcie), um plano projetado pelo usurio (com cota estabelecida) ou ainda uma rampa (plano inclinado) definida pelo usurio. Para os trs mtodos pode-se gerar um relatrio completo de clculo.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

MAPA DE DECLIVIDADES
O DataGeosis possibilita a confeco de um mapa de declividades do terreno com classes (intervalos de declividades) definidas pelo usurio. uma ferramenta muito prtica, pois possibilita a anlise da declividade de um terreno para fins de loteamento, deteco de reas crticas para desmoronamento em encostas, planejamento de lavouras agrcolas entre outros. Aps a gerao do mapa possvel inserir automaticamente uma legenda de identificao das classes com suas respectivas reas.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

REA DE INUNDAO
Esta ferramenta muito utilizada em estudos de projetos de barragens e de canalizao de crregos, entre outros, possibilitando calcular e criar, a partir de uma cota de projeto, um mapa das reas que sero inundadas. Alm da rea inundvel, esta ferramenta fornece tambm o volume de gua dentro do permetro de estudo, alem de uma representao grfica (mapa) em planta.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

GERAO DE GREIDES
O DataGeosis permite a criao de greides para projetos de Estradas de Rodagem, Arruamentos, entre outros, diretamente sobre o perfil longitudinal, possibilitando tambm a alterao da linha de projeto construda. Possibilita ainda a edio simultnea dos pontos de interseo (caso haja mais de um perfil longitudinal e estes se cruzem em um determinado ponto) com atualizao simultnea dos volumes de corte e aterro.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

SEES TIPO
Possibilidade de criao de vrios modelos de Seo Tipo que podero ser adaptadas para projetos geomtricos de estradas, arruamentos em projetos de loteamentos, projetos de plats, barragens, entre outros, pois permite a utilizao de elementos de seo tipo, tais como: canteiro central, acostamento, passeio, faixas de rolamento, largura adicional, canaleta, taludes e bermas de corte e aterro. A criao dos modelos de seo feita separadamente para os lados esquerdo e direito, possibilitando ao usurio uma melhor utilizao da ferramenta. Com a criao dos vrios modelos de seo tipo, pode-se para um mesmo projeto, utilizar sees tipo intercaladas, onde cada trecho do projeto (em Estradas, por exemplo) possuir um modelo de seo tipo. Aps a criao e edio dos modelos pode-se calcular o volume de corte e aterro para cada estaca transversal.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CLCULO DE VOLUMES POR SEES TRANSVERSAIS


Aps a criao do greide e a edio e definio dos modelos de seo tipo a serem utilizados no projeto, pode-se calcular o volume de corte e aterro entre o greide e a superfcie do terreno representada pelo Modelo Numrico do Terreno, atravs do mtodo das semi-distncias. Se o usurio possuir mais de uma superfcie no projeto (como exemplo, execuo de projetos de estradas onde a movimentao de terra feita em etapas) pode-se calcular tambm o volume entre duas superfcies distintas.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

VISUALIZAO DOS VOLUMES DE CORTE E ATERRO


O DataGeosis permite a visualizao grfica dos volumes de corte e aterro nos perfis longitudinais e o volume parcial, representado individualmente por cada seo transversal.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CURVAS HORIZONTAIS
O DataGeosis permite o projeto geomtrico de curvas horizontais de forma fcil e gil. Esta ferramenta permite o clculo de Curvas Horizontais Circulares Simples, Circulares com Transio Simtrica e Circulares com Transio Assimtrica alm de possibilitar o clculo da superelevao e superlargura. Fornecendo as informaes iniciais do projeto (velocidade diretriz, atrito longitudinal, etc.) o programa calcula automaticamente o raio mnimo permitido. Em seguida basta o usurio fornecer o raio da curva, os comprimentos de transio para a superelevao e a distncia entre eixos, largura do veculo de projeto e balano dianteiro para o clculo da superlargura.

2.3

Verso

Os demais elementos da curva (deflexo por metro, desenvolvimento, ngulo central, etc.) sero calculados automaticamente e o programa far o traado das curvas no desenho, com a possibilidade de se criar uma tabela com os elementos da curva disponibilizando-a no desenho.

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

CURVAS VERTICAIS
Esta ferramenta permite o projeto geomtrico de curvas verticais com as mesmas facilidades das curvas horizontais. O DataGeosis possibilita o clculo de dois tipos de curvas verticais: parbola simples e parbola composta. Aps a criao do greide o programa identifica os PIVs existentes possibilitando o traado da curva vertical para cada um deles. Em seguida basta introduzir o raio ou o comprimento da curva para o programa calcular automaticamente os demais elementos da parbola (estaca PCV, estaca PTV, estaca PIV, cota PCV, cota PTV, flecha mxima, etc.). O usurio poder ainda selecionar o critrio desejado para o clculo das curvas verticais (Mnimo Valor Absoluto, Distncia de Visibilidade ou Mxima Acelerao Centrfuga Admissvel).

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

EXPORTAO DOS DADOS DO PROJETO GEOMTRICO


Aps a finalizao do projeto de clculo das curvas verticais e das curvas horizontais pode-se exportar os dados do projeto para se criar uma planilha de pontos para posterior locao. Pode-se ainda exportar os perfis longitudinais e transversais e tambm o alinhamento com o traado da via projetada. O DataGeosis permite tambm a gerao de um relatrio completo (nota de servio) do projeto.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

VISUALIZAO 3D
Esta ferramenta permite a visualizao 3D atravs de trs mtodos: Pontos, Superfcie Aramada e Superfcie Slida, o que possibilita uma identificao de possveis erros durante o levantamento topogrfico.

2.3

Verso

O SOFTWARE DA TOPOGRAFIA E GEODSIA

2.3

Verso

Av. Paulo VI, 1950 CEP 01262-010 So Paulo SP Tel.: (0**11) 3864-0822 Fax: (0**11) 3673-0702 e-mail: datageosis@hezolinem.com

Visite nosso site para conhecer melhor todas as ferramentas do DataGeosis

www.datageosis.com

You might also like