You are on page 1of 2

COLOCAO PRONOMINAL

Os pronomes oblquos, uma vez tonos e, ao mesmo tempo, com funo de complemento verbal, tero de apoiar-se, para efeito de acentuao, nos prprios verbos de que so complementos. Com relao ao verbo, eles podem, na frase, ocupar trs posies, podendo vir antes, depois ou no meio do verbo. Vindo antes, o pronome oblquo se diz procltico (prclise); vindo depois, encltico (nclise); vindo no meio, mesocltico (mesclise). Exemplos de prclise: No foi isso que vos disse - Nada lhe fiz. - Nem tudo se perdeu Exemplos de nclise: Foram-se as esperanas - No quis diz-lo para no mago-lo Exemplos de Mesclise: Dir-te-ei depois o que aconteceu - Se fosse escrita, aprender-se-ia melhor a lio

A palavra regra, quando se fala em colocao pronominal, deve ser bem compreendida. A causa, o princpio fundamental, que explica a diversidade de posio, na frase, to s a eufonia (gr. eu = bom + fhon= som), isto , a harmonia, a agradabilidade do som. Entretanto, existem especificidades gramaticais que atraem ou repelem o pronome oblquo tono. Em regra, os pronomes oblquos devem vir depois dos verbos, isto , devem ser enclticos. Acontece, porm, que em diversos casos essa colocao ps-verbal no seguida. Tal acontece ou em virtude do prprio verbo, cuja forma repele depois de si o pronome, ou em virtude de certas palavras colocadas antes dos verbos, as quais atraem o pronome oblquo para antes dos verbos NCLISE Quando no h nada que eufonicamente atraia o oblquo, deve -se dar preferncia posposio: Os homens dizem-se sbios..., O homem mantinha-se de p. Uma vez que, para efeito de prosdia, o pronome oblquo deve apoiar -se no acento do verbo, no se pode iniciar um perodo com pronome oblquo: Disseram-me isso ontem e no Me disseram isso ontem. Exige a eufonia a posposio dos oblquos aos gerndios: No queira conquist -lo confiando-lhe segredos e no No queira conquist-lo lhe confiando segredos OBS- O pronome oblquo passa a vir antes do gerndio quando estiver precedido da preposio em : Em o nomeando, fez o governo justia e no Em nomeando -o... Alm de mais eufnica, de tradio da lngua a posposio dos oblquos nas oraes imperativas: menino, vai-te daqui. Ento, ocorrer nclise: Com verbo no inicio da frase; Com o verbo no imperativo; Com o verbo no gerndio no precedido da preposio em ou de palavra atrativa. Com infinitivo impessoal No era a minha inteno magoar-te. Com infinitivo impessoal precedido de preposio ou de palavra atrativa, ocorre tanto a prclise quanto a nclise: Tive medo de incomodar-te. Tive medo de te incomodar. Talvez encontre um modo de no me aborrecer. Talvez encontre um modo de no aborrecer-me. PRCLISE H casos em que o verbo perde a sua fora encltica por existirem partculas que, para efeito de eufonia, atraem o pronome oblquo, tal se d nos seguintes casos: Nas oraes negativas , uma vez que a negativa, quer constituda de advrbio, quer de pronome, quer de conjuno, atrai o pronome oblquo para antes do verbo: Ex : Nada lhe fiz; Ningum o conhece; Ele no foi nem se deixou levar; No me lcito; No me seria possvel Com certas conjunes coordenativas aditivas (nem, no s, mas tambm, que) : No foi nem se lembrou de levar; No s me disse que ia, mas tambm me pagou a viagem Com as alternativas ou...ou, j...j, quer...quer, ora...ora, agora...agora, quando...quando: Quer o diga, quer no o diga ; Ora se arrepende, ora se revolta.

Com pronomes relativos (que, o/a qual, quem, cujo) O livro que me deu bom A est o livro cujas pginas se estragaram. Com conjunes subordinativas: Integrantes- Disse que se ia embora Causais Dei-lho porque mo pediu Comparativas- Isso mais bonito do que lhe parece Concessivas- Embora ele se arrependa ... Condicionais- Perdoai-me se vos ofendi Consecutiva- Portou-se to bem que o elogiaram Finais Dou-lhe este livro par que se lembre sempre de mim Temporais _ Quando eu te vi pela primeira vez Proporcionais- medida que se preparava para o trabalho... Conformativa- Conforme se v... Com pronomes indefinidos e demonstrativos (algum, algum, diversos, muito, tudo, vrios etc) quando vm antes do verbo: Tudo lhe dei, sade e dinheiro e no Tudo dei-lhe ; Pouco se faz em prol do idioma ptrio, Disso me culparam, mas nada ficou provado. Com advrbios quando precedem o verbo: Sempre lhe disse e no Sempre disse-lhe; O que aqui me fizeram e no O que aqui fizeram-me MESCLISE A mesclise s pode ocorrer quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito do indicativo. Quando essa construo verbal iniciar o perodo, forada a colocao dos pronomes no meio do verbo: dir-te-ei, darme-s, encontrar-nos-emos, castigar-nos-o, vender-te-ia, dar-lhe-amos. Ainda que essa forma verbal no inicie o perodo, pode-se empregar a mesclise, bastando para isso que no exista nenhuma palavra de valor atrativo que obrigue a prclise: O tempo dir-lhe- quem est com a verdade. NAS LOCUES VERBAIS: a) se a locuo verbal no vier precedida de partcula atrativa, coloca-se o pronome oblquo depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Ex: Devo-lhe dizer algumas palavras. Devo dizer-lhe algumas palavras. Vinham-me acompanhando duas pessoas. Vinham acompanhando-me duas pessoas. b) Se houver partcula atrativa antes da locuo, coloca-se o pronome oblquo antes do auxiliar ou depois do principal. ExNo lhe posso dizer nada. No posso dizer-lhe nada. Nada nos estava faltando. Nada estava faltando-nos. ainda comum ocorrer prclise com o verbo principal: No posso lhe dizer nada. c) Com verbo principal no particpio: - Se a locuo vem precedida de partcula atrativa, pronome ocorre antes de verbo auxiliar. No me haviam convidado. - Se a locuo no vem precedida de partcula atrativa, o pronome ocorre depois do verbo auxiliar. Ex- Haviam-me convidado. Em portugus, no se utiliza a os pronomes oblquos depois do particpio. O pronome oblquo dever apoiar-se no verbo que antecede ao particpio. O pronome oblquo dever prender-se ao auxiliar e no ao particpio.

You might also like