You are on page 1of 17

COLGIO IMACULADA CONCEIO CIC DAMAS DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSORA: VERBENA SANTOS ARAJO

HISTOLOGIA

- Origem do grego hystos = tecido + logos = estudo. -A histologia estuda os tecidos (formados pela reunio de clulas e substancias intercelular) que so encarregados de desempenhar determinadas funes.

- Tecidos um agrupamento de trabalham com a mesma finalidade.

clulas

que

- O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscpios simples e de tcnicas para preparo de material biolgico, tornando-o adequado para exame.

Tipos de Tecidos animais


Tecido epitelial: formado por clulas que revestem superfcies, cavidades corporais ou formam glndulas.
Tecido conjuntivo: constitudo por clulas e abundante matriz extracelular, com a funo de preenchimento ou sustentao. Tecido muscular: constitudo propriedades contrteis. por clulas com

Tecido nervoso: constitudo por clulas que formam o crebro, medula nervosa e nervos.

Tecidos animais

Tecido epitelial
Epitlios ou Tecidos epiteliais Clulas regulares (polidricas) e justapostas Ausncia de espaos intercelulares Avascular (Ausncia de vasos sanguneos): sua nutrio feita a partir do tecido conjuntivo associado a ele Formam a pele, as membranas de revestimento de rgos internos e cavidades e as glndulas

Tipos: revestimento e glandular

Tecido epitelial de revestimento

Tipos: dependendo do nmero de camadas de suas clulas, o tecido epitelial de revestimento pode ser simples, estratificado, pseudo-estratificado e de transio.

Tecido epitelial de revestimento: pele

tipos de epitlio
SIMPLES TIPO OCORRNCIA

tipos de epitlio
TIPO OCORRNCIA

tipos de epitlio
DE TRANSIO TIPO OCORRNCIA

Tecido epitelial GLANDULAR

O epitlio glandular compe as glndulas, estruturas especializadas em produzir e eliminar secrees. As glndulas so de trs tipos: endcrinas, excrinas e anfcrinas ou mistas.

Glndulas endcrinas
So glndulas que eliminam suas secrees diretamente no sangue. Essas secrees so chamadas de hormnios. O hormnio um mensageiro qumico que atua longe da glndula que o produziu. A hipfise, a tireide e as supra-renais so exemplos de glndulas endcrinas.

Glndulas excrinas
So glndulas que eliminam suas secrees para dentro das cavidades do corpo (boca, estmago, intestino) ou para fora dele. Exemplos: fgado (bile), glndulas sudorparas, mamrias, sebceas, sudorparas.

Formao de glndulas endcrinas e excrinas

Glndulas anfcrinas ou mistas


So glndulas que funcionam tanto como endcrina quanto excrina. Exemplo: O Pncreas secreta hormnios como a insulina e o glucagon direto no sangue (gl. Endcrina) e a amilase pancretica no duodeno (gl. Excrina)

Fgado: Glndula anfcrina ou mista

Dvidas ????

You might also like