You are on page 1of 13

O Sistema de Yalta como condicionante da poltica internacional do Brasil e dos pases do Terceiro Mundo

PAULO G. FAGUNDES VIZENTINI*

Introduo
Transcorridos cinqenta anos da Conferncia de Yalta e encerrado o ciclo histrico regido pelo sistema internacional nela estruturado, faz-se necessrio repensar estas questes sem o envolvimento poltico, ideolgico, pessoal e sentimental que caracterizaram a maioria das anlises at o presente. Por outro lado, Yalta pode ser enfocada num sentido restrito ou amplo. De forma restrita, Yalta considerada meramente como um acordo diplomtico que configurou um sistema internacional bipolar antagnico, opondo o Oeste capitalista ao Leste socialista, blocos liderados respectivamente pelas superpotncias americana e sovitica. Ainda dentro deste enfoque, Yalta analisada apenas em relao ao cenrio europeu, generalizando-se esta percepo para o sistema internacional como um todo. Assim, a diviso da Europa passa a ser entendida como a diviso do mundo. Acreditamos que este sentido restrito de Yalta encobriu, historicamente, uma outra dimenso mais ampla da questo, que precisa ser resgatada. Yalta no propiciou somente um conflito Oeste-Leste, nem a Europa foi seu nico cenrio. O chamado Sistema Bipolar de Yalta teve profundas implicaes para a Amrica Latina e para a periferia colonial e semicolonial afro-asitica, regies que ficariam conhecidas como Terceiro Mundo. A posio internacional dos pases do Sul dentro do Sistema de Yalta nos revela no apenas um confronto entre os

Rev. Bras. Polt. Int. 40 (1): 5-17 [1997]. * Professor Titular de Histria Contempornea e Relaes Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

EUGNIO VARGAS GARCIA

dois blocos antagnicos, mas tambm uma poderosa estrutura de dominao das potncias do Norte sobre o Sul. A subordinao dos pases perifricos de um dos sistemas em relao potncia dominante de seu prprio bloco tornou-se uma contradio importante ao longo da evoluo do Sistema de Yalta. Neste sentido, a percepo de Yalta pelos pases do Terceiro Mundo difere significativamente das interpretaes correntes no hemisfrio Norte. No caso especificamente brasileiro, embora o pas estivesse preso exatamente aos mesmos condicionantes dos demais Estados latino-americanos, uma parta da elite dirigente considerava que ramos aliados privilegiados de Washington. Tal status idealizado levava-os a crer que o pas receberia um tratamento distinto do dispensado ao resto do continente. Apostando na poltica de segurana nacional antiesquerdista, no alinhamento diplomtico com a potncia reitora e na economia liberal, aberta e exportadora, este segmento ser frustrado e ultrapassado por outro, que possua uma leitura identificada com os postulados acima expostos.

A Conferncia de Yalta e seu contexto histrico


As questes sobre a reorganizao Ps-Guerra foram tratadas nas conferncias de Teer, Moscou, Yalta e Potsdam, ao longo das quais transita-se da colaborao entre aliados contra o Eixo a divergncias entre os aliados ocidentais e os soviticos, que estavam ligadas s origens do conflito denominado Guerra Fria. Em Yalta (balnerio sovitico do mar Negro), Churchill, Roosevelt e Stalin reuniram-se no incio de fevereiro de 1945 e referendaram a fixao da fronteira sovitico-polonesa na Linha Curzon e a entrega dos territrios alemes ao leste dos rios Oder-Neisse Polnia, como indenizao pela destruio e pelo genocdio desencadeados pelos nazistas. Alm disso, alguns membros do governo polaco exilado em Londres formariam parte de um governo de coalizo, dentro do Comit de Lublin (de esquerda e pr-sovitico). Na Iugoslvia tambm elementos do governo conservador deveriam fazer parte do governo de Tito (apoiado pela URSS). Foi acordado ainda que a Alemanha no seria partilhada, embora, a curto prazo, as quatro potncias aliadas (EUA, URSS, Gr-Bretanha e Frana) dividissem o pas em zonas de ocupao, at a concluso do processo de desnazificao, quando, ento, o pas recuperaria sua soberania e unidade (a Guerra Fria daria outro rumo a esta questo). Alm disso, Roosevelt obteve da URSS o compromisso de entrar em guerra contra o Japo na Manchria trs meses aps a capitulao alem, com o fim de neutralizar o ncleo militar e industrial japons estabelecido na Manchria, de difcil acesso para os norte-americanos.

O SISTEMA DE YALTA

A Conferncia de Yalta foi o ponto alto de colaborao entre EUA e URSS, e demonstrou o declnio da Gr-Bretanha como potncia mundial. O significado maior, implcito na Conferncia, foi a chamada diviso de esferas de influncia. Alguns historiadores (saudosistas do velho domnio europeu) falam de uma partilha do mundo em Yalta, entre EUA e URSS. O que houve, concretamente, foi um acordo segundo o qual os pases limtrofes com a URSS na Europa no deveriam possuir governos anti-soviticos, como forma de garantir suas fronteiras ocidentais (foi atravs destes pases, e com apoio de alguns deles, que os nazistas a invadiram). Tudo mais foi decorrncia da Guerra Fria. A direita autoritria, atravs de seus historiadores, insistiu posteriormente que um Roosevelt velho e doente fora fraco nas negociaes, entregando a Europa oriental a Stalin, alm de introduzir a Rssia no Extremo Oriente. Esta interpretao tpica dos dias de Guerra Fria, pois no incio de 1945 os americanos insistiam na necessidade da URSS destruir os exrcitos japoneses do norte da China, para apressar e facilitar a derrota nipnica. Quanto concesso do leste europeu aos soviticos, preciso ter em conta que estes haviam libertado e/ou ocupado a regio (nela encontravase o Exrcito Vermelho) e que as guerrilhas lideradas pelos comunistas nacionais eram muito fortes na maioria dos pases da regio (inclusive na Iugoslvia e Albnia, haviam libertado praticamente sozinhas seus pases). Ou seja, estes j controlavam de fato a regio. Alm disso, o reconhecimento da influncia sovitica na estreita faixa de pases pobres da Europa centrooriental, enquanto o resto do planeta permanecia sob o domnio do capitalismo (em particular norte-americano), evidencia o exagero da expresso partilha do mundo. Mesmo em termos de Europa, esta partilha no teria termo de comparao. O que veio a ser profundamente irnico foi que a rea de influncia sovitica possua uma esquerda relativamente dbil, enquanto que na Frana e na Europa mediterrnea os comunistas constituam uma fora expressiva e auto-sustentada. Assim, a presena sovitica no leste contrariava o status quo e produzia considerveis conflitos, enquanto a presena norteamericana no oeste defendia os interesses estabelecidos, no resultando em maiores atritos. O clima da Conferncia de Potsdam (arredores de Berlim, de 17 de julho a 2 de agosto de 1945) j foi bem diferente. Truman representava agora os EUA e tinha uma posio bastante rgida com a URSS. A Gr-Bretanha realizou eleies durante a Conferncia, e Churchill foi substitudo pelo trabalhista Attlee. Nela, foi pormenorizado o controle aliado sobre a Alemanha, o julgamento dos criminosos de guerra nazistas, bem como as reparaes de guerra; foi ratificada a linha Oder-Neisse como fronteira germano-polonesa e o pedido da

EUGNIO VARGAS GARCIA

entrada da URSS na guerra contra o Japo. Alm disso, Truman informou Stalin sobre a existncia da Bomba Atmica, sem explicar-lhe o potencial da mesma. Acima de tudo, a Conferncia de Potsdam explicita uma alterao poltica fundamental, ocorrida desde o incio de 1945. E esta mudana profunda no foi percebida imediatamente pelos soviticos. Stalin e o Comit Central do PCUS estruturaram toda a estratgia poltica contando com a poltica de Roosevelt, sem atentar para a luta pelo poder ento existente na cpula americana. A confiana que tinham no presidente foi estendida a todo o governo dos EUA. O bombardeio de Dresden foi um sinal de uma nova poltica. Com a morte de Roosevelt, assumiu o vice-presidente Truman, um poltico pouco expressivo do interior que, por suas limitaes, ligou-se ao emergente Pentgono e, dentro deste, ao grupo do bombardeio estratgico. Estes grupos ampliariam imensamente sua influncia sobre o governo quando a Bomba Atmica entrou em cena (Dresden havia sido realmente uma avant-premire do que estava por vir). O General Groves, responsvel pelo Projeto Manhatan (produo da Bomba A) afirmou em 1942, em plena vigncia da aliana EUA-URSS, que esta seria uma arma importante contra a Unio Sovitica! No mesmo ano, Churchill elaborou um Memorandum Secreto , em que afirmava que assim que o Eixo deixasse de constituir uma ameaa, os anglo-saxes deveriam recordar que a URSS representava o verdadeiro inimigo. Ora, em 1945 a derrota do Eixo era certa e a luta s prosseguia devido obstinao suicida da elite nazista. A Alemanha e o Japo no representavam mais perigo e a verdadeira poltica podia sair luz do dia. Mas somente com o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki, Stalin se dar conta da amplitude da mudana ocorrida. A Conferncia de Potsdam sinalizou o incio de divergncias explcitas entre os EUA e a URSS, a afirmao de ambos como as novas superpotncias mundiais (embora a Unio Sovitica, devastada e sem arma atmica, tivesse apenas um poder defensivo naquele momento) e o declnio da Europa e do sistema de equilbrio de poder, agora substitudo por uma poltica internacional bipolar (embora os blocos ainda no estivessem constitudos). Encarada pelo prisma de Washington, que era o protagonista detentor da iniciativa estratgica, Potsdam retificou Yalta, iniciando a reduo da legitimidade reconhecida a Moscou no leste europeu e impedindo a aplicao das regras de Yalta sia Oriental. Se os Estados Unidos, por um lado, continuavam afirmando o papel protagnico da URSS no Sistema Internacional enquanto superpotncia (como forma de obstaculizar o ressurgimento das potncias europias), por outro, tratavam de conter sua atuao dentro de limites estritos, enquanto exageravam um perigo sovitico (visando enquadrar de forma subordinada as potncias europias e a legitimar sua ascendncia sobre os pases perifricos).

O SISTEMA DE YALTA

A Amrica Latina e o Brasil sob o Sistema de Yalta


Para uma avaliao do impacto de Yalta sobre as regies perifricas que viriam a ser denominadas como Terceiro Mundo, bem como da percepo deste sobre o novo sistema internacional, preciso inicialmente observar o mapa poltico do mundo em 1945, cuja composio refletia-se na Organizao das Naes Unidas (ONU). Os pases independentes localizavam-se em sua maioria na Europa e na Amrica, existindo alguns na sia e apenas quatro na frica. preciso levar-se em conta que os Estados realmente protagnicos do grande jogo internacional encontravam-se apenas na Europa e na Amrica do Norte, na medida em que na sia Oriental encontravam-se dois Estados importantes mas arrasados, um pela guerra mundial (o Japo) e outro tambm pela guerra civil (a China), e que a Amrica Latina possua uma insero internacional fortemente condicionada pela diplomacia norte-americana. Assim, a grande poltica mundial era protagonizada por um nmero extremamente limitado de atores. Neste contexto, a Amrica Latina constitua uma zona de pases independentes mas fortemente caudatria da Poltica Externa de Washington, enquanto a frica e a sia formavam um mundo colonial relativamente fechado, ainda vinculado Europa. Em relao Amrica Latina, o que est implcito no Acordo de Yalta que todo o subcontinente deveria ficar sob controle norte-americano, sem uma atuao autnoma no cenrio internacional. O problema, para os Estados Unidos, que existiam fortes tendncias nacionalistas nos grandes pases da regio, geralmente associadas a projetos autnomos de desenvolvimento, como no Brasil de Vargas, no Mxico e na Argentina de Pern, estando esta ltima ainda fortemente vinculada Europa. Isto ocorria num contexto em que o fim da guerra eliminava o fator agregador pr-norte-americano representado pela aliana contra o Eixo (da qual a Argentina manteve certa distncia), alm de que, economicamente, os grandes pases do continente haviam se fortalecido durante a guerra e em virtude dela, preparando-se para lanar uma nova etapa de desenvolvimento industrial, o que logicamente no interessava aos Estados Unidos. Para completar, este pas encontrava-se mais preocupado e envolvido nas regies quentes da Guerra Fria que se iniciava, como desdobramento lgico de Yalta, no podendo desenvolver uma poltica mais ativa na beroAmrica para dar continuidade ao enquadramento da regio ao sistema internacional regido pelos EUA, e que vinha sendo desenvolvida desde a ascenso de Roosevelt atravs da Poltica de Boa Vizinhana e da aliana anti-hitleriana.

10

EUGNIO VARGAS GARCIA

O final da Segunda Guerra Mundial, neste sentido, colocava para Washington a necessidade de reafirmar sua hegemonia sobre a bero-America, problema cuja soluo encontrava-se na aplicao do Sistema de Yalta ao subcontinente. Os perigos contidos na Guerra Fria para a regio foram de tal forma exagerados, que hoje nos surpreendemos como um discurso poltico to simplista e descontextualizado pode servir de base, com eficcia, para uma estratgia de to longo alcance. Com o fim do suposto perigo nazista-alemo, introduziu-se na mdia e na vida poltica um discurso maniquesta que ressaltava a configurao de uma ainda maior ameaa comunista-sovitica, como forma de forjar uma nova legitimidade para o alinhamento do continente em torno do protetor norte-americano. Sob o signo de Yalta, foi condicionado o contedo da Doutrina Monroe, com a criao de organizaes internacionais especificamente destinadas a enquadrar o continente Pax Americana, o Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR, ou Pacto do Rio de Janeiro), um instrumento militar criado em 1947, destinado ajuda mtua em caso de ameaa externa a qualquer pas do continente, e a Organizao dos Estados Americanos OEA, criada em 1948 como organizao poltica, com sede em Washington. A Escola Superior de Guerra, dentro de cada pas, e a Escola do Panam, criadas na mesma poca, com suas teorias geopolticas, com a assistncia militar e o apoio a golpes de Estado e regimes ditatoriais, completam o quadro dos novos instrumentos de poder dos Estados Unidos sobre o subcontinente. Entre outros aspectos, Yalta significava para a Amrica Latina um tratamento diferente do que os EUA concediam Europa, onde este pas defendia a democracia e o mundo livre. No plano econmico tambm ficava evidente a diferena entre a aplicao do sistema de Yalta em relao Amrica Latina e ao velho continente. Enquanto os Estados Unidos brindavam a Europa com o Plano Marshall, que inclusive reconstruiu rapidamente os pases do antigo Eixo, na bero-Amrica enfatizavam as questes de segurana (principalmente interna), enquanto esta tentava orientar a pauta de cooperao para o tema do desenvolvimento. Sob o signo de Yalta, Washington encarou a regio como reserva econmica, tratando-a com certo descaso. No apenas os EUA procuravam mant-la subordinada enquanto consumidora de produtos manufaturados, como especialmente tentavam obstaculizar seu desenvolvimento, para que uma possvel industrializao latino-americana no viesse a consumir as reservas materiais existentes. Evidncia disto e dos instrumentos empregados para lograr tal fim foi que a Casa Branca, apoiando-se nos organismos

O SISTEMA DE YALTA

11

econmicos internacionais sob seu controle, foraram os pases latino-americanos a adotar um liberalismo econmico ortodoxo que nos prprios Estados Unidos j havia deixado de existir desde a Grande Depresso. Para completar o quadro, Washington obstaculizava mesmo uma mnima iniciativa de autonomia diplomtica por parte da Amrica Latina, fechando-a para qualquer possibilidade de barganha. Neste contexto, os EUA no apenas exigiam um alinhamento automtico e sem discusso do continente na Guerra Fria, como propositalmente tratavam qualquer manifestao de nacionalismo desenvolvimentista, mesmo associado ao capital internacional, como expresso de comunismo. No apenas governos nacionalistas, progressistas e desenvolvimentistas foram atacados sob a acusao de cripto-fascismo ou de comunizantes (Vargas no Brasil, Arbenz na Guatemala, Pern na Argentina, entre outros), como em 1947 os Partidos Comunistas foram fechados ao longo de todo o continente, justificando-se tal medida como combate subverso social, justamente no momento em que estes partidos defendiam as burguesias nacionais na busca do desenvolvimento industrial! Neste contexto, o Brasil constituiu um caso extremamente interessante. A diferena em relao Amrica Hispnica era que o Brasil pretendia ocupar uma posio diplomtico-estratgica de aliado privilegiado dos Estados Unidos. Tal percepo, confrontada com a realidade da poltica de Washington para o continente, resultou numa crescente frustrao. Tanto mais grave, porque a Poltica Externa brasileira foi se tornando, como salientou Amado Cervo, uma Poltica Externa para o Desenvolvimento. Assim, as relaes com os EUA possuam uma importncia crucial para o Brasil, muito alm do mero jogo de influncia, prestgio e liderana com relao ao resto da Amrica Latina. O desenvolvimento industrial do Brasil foi se tornando o projeto estratgico de um segmento da elite brasileira (apoiado por outros setores sociais) e encontrou suporte ideolgico-programtico no nacionalismo do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), e confrontou-se cada vez mais com a poltica da Casa Branca para a regio baseada no Sistema de Yalta. Esta poltica, no Brasil, encontrava suporte no pensamento geopoltico da ESG (Escola Superior de Guerra) e num segmento civil que apostava na agroexportao e nas indstrias naturais, dentro da concepo econmica liberal. A leitura da realidade internacional por parte deste grupo identificava-se plenamente com o Sistema de Yalta, mas equivocava-se ao pensar que, atravs de um alinhamento automtico com os Estados Unidos, seria tratada de forma privilegiada, como se fizesse parte dos pases do Norte.

12

EUGNIO VARGAS GARCIA

As vicissitudes do desenvolvimento brasileiro at 1964 propiciaram o contnuo reforo do argumento dos nacionalistas e, por consequncia, o questionamento do que a diplomacia brasileira viria futuramente denominar de congelamento do poder mundial, implcito no Sistema de Yalta. Isto seria incompreensvel se no se levasse em considerao o fato de que tal sistema bloqueava o desenvolvimento econmico nacional, o que no caso do Brasil revelou-se decisivo. Por isso a diplomacia do Itamaraty, atravs da Poltica Externa Independente (1961-64), buscou romper com as limitaes de Yalta atravs da multilateralizao e da mundializao das relaes exteriores do pas, num momento em que este sistema apresentava os primeiros sinais de desgaste.

Yalta e a descolonizao asitico-africana


A situao do mundo perifrico submetido ao colonialismo europeu, por outro lado, era significativamente diferente nas primeiras fases de vigncia do Sistema de Yalta. Este condenava abertamente a persistncia dos vnculos coloniais na sia e na frica, tanto atravs da diplomacia de cada uma das superpotncias protagnicas quanto das Naes Unidas. Neste aspecto, no existe inicialmente grandes contradies entre EUA e URSS, inclusive porque at a dcada de 1950 Moscou tinha em relao a esta questo uma atitude unicamente retrica e principista. Assim, todo o mundo colonial era considerado implicitamente uma regio sob influncia americana, seja pela ascendncia sobre as metrpoles europias, seja por uma certa anuncia sovitica ao apoio de Washington ascendncia dos povos coloniais independncia. Neste sentido, para estes ltimos a poltica de Yalta, exercida mais diretamente atravs dos EUA, constitua um fator positivo e progressista. Mesmo quando a sia Oriental foi sacudida pelas vitrias comunistas na China e logo em seguida no Vietn, bem como pela Guerra da Coria, os Estados Unidos mantiveram uma poltica progressista, que favoreceu as elites desta regio. Reformas agrrias e de base bastante radicais foram promovidas e ativamente apoiadas por Washington, conduzindo pases como Japo, Taiwan e Coria do Sul no rumo do desenvolvimento. Mas preciso reconhecer que esta regio foi tratada a partir dos anos 50 como uma fronteira quente da Guerra Fria, da mesma maneira que a Europa a partir de 1945, no se podendo generaliz-la como percepo do Sul. O que a sia Oriental manteve em comum com a Amrica Latina foi a tendncia de seus regimes ditatoriais serem apoiados pelos EUA. Estes regimes no leste asitico, entretanto, condicionaram sua subordinao poltica ao apoio americano a seu desenvolvimento econmico, o que a Amrica

O SISTEMA DE YALTA

13

Latina no conseguiu. No que tange sia, esta postura foi uma consequncia da pujana das revolues socialistas de base nacional, as quais seriam capazes de desequilibrar o status quo regional. De qualquer maneira, importante registrar a flagrante contradio com os pases da Amrica Latina, que j possuam 130 anos de vida independente, e em relao aos quais foi desenvolvida uma poltica de alianas que favorecia a permanncia de foras socialmente reacionrias e economicamente descomprometidas com o desenvolvimento. A evoluo do processo de descolonizao, contudo, alterou os dados do problema, fazendo com que a sia e a frica adotassem posturas semelhantes s da bero-Amrica quanto ao significado de Yalta. Na medida em que as independncias avanavam, as jovens naes afro-asiticas vivenciavam com maior intensidade a necessidade do desenvolvimento econmico. Assim, a Conferncia de Bandung, se por um lado ainda se preocupa com a necessidade do avano do processo de descolonizao, j aborda de forma clara a questo do desenvolvimento e a oposio poltica de esferas de influncia configurada em Yalta, bem como a corrida armamentista dela decorrente. Bandung no apenas marcou um desafio para Yalta, ao enfatizar o neutralismo e o no-alinhamento, bem como da prioridade dada ao desenvolvimento (que implicava em estabelecer um novo sistema de relaes interna-cionais superador das limitaes impostas por Yalta), como ainda configurou novas opes de ao para a Amrica Latina. O terceiromundismo propiciava um suporte poltico-ideolgico aos regimes populistas latino-americanos na defesa de reformas de base como via para o desenvolvimento. Isto levou a uma contestao aberta hegemonia norte-americana e formao de uma esquerda terceiromundista revolucionria e autnoma, que chega ao poder em Cuba em 1959, configurando um profundo desafio ao Sistema de Yalta, ao questionar a hegemonia dos EUA numa regio que era internacionalmente reconhecida como sua rea de influncia (mesmo pela URSS). Se o processo de descolonizao que conduziu formao do Terceiro Mundo e do Movimento dos Pases No-Alinhados alterou as bases internacionais sobre as quais se estruturou o Sistema de Yalta, a Revoluo Cubana representou o primeiro sinal de desgaste deste sistema.

Concluso: Yalta vista pelo Sul


OAcordo de Yalta originou um Sistema Internacional bipolar protagonizado pela superpotncia norte-americana e pela sovitica, no qual a iniciativa estratgica cabia primeira. Tratava-se tanto de um confronto entre dois sistemas sociais antagnicos, como de um conjunto de regras informais que regulava este

14

EUGNIO VARGAS GARCIA

antagonismo, restringindo seu potencial desestabilizador. Do lado sovitico, isto permitia a sobrevivncia do que Mike Davis chamou de um agregado de socialismos num s pas, dentro de um bloco de alcance unicamente regional (pelo menos at o incio dos anos 60). Para os norte-americanos, Yalta legitimava sua ascendncia sobre todos os pases capitalistas e sobre a economia mundial, em face de um exagerado perigo externo. Os capitalismos existentes at a Segunda Guerra Mundial, plos antagonistas e concorrenciais da economia internacional, davam lugar com Yalta a um capitalismo nico, coordenado e relativamente unificado pelos Estados Unidos. Se para os europeus Yalta pareceu sempre significar a diviso do mundo, para os povos latino-americanos, e posteriormente afro-asiticos, Yalta parecia muito mais uma estratgia de dominao de Washington sobre o Terceiro Mundo, uma vez que apenas a Europa Ocidental e a sia Oriental capitalista tiravam algum proveito deste sistema de relaes internacionais. Para a maioria esmagadora dos pases do Sul perifrico, a ameaa sovitica constitua uma possibilidade remotssima, que era evocada por Washington exageradamente como um perigo iminente, visando enquadr-los politicamente Pax Americana. Percebiam gradativamente que os EUA eram o centro de um sistema mundial (do qual faziam parte), enquanto a URSS dominava apenas um bloco regional, e que o conflito bipolar afigurava-se no apenas como um enfrentamento entre dois blocos, mas especialmente como um complexo mecanismo de subordinao do Sul pelo Norte. Mesmo a ameaa comunista interna s era um fator significativo em raros pases e, ainda assim, as elites nacionais percebiam o fenmeno geralmente como independente da vontade do Kremlin, que preferia mais ter uma Embaixada real num pas do Terceiro Mundo a apoiar movimentos que, virtualmente, poderiam criar um regime simpatizante. Embora os governos do Terceiro Mundo geralmente simpatizassem com os postulados sociais defendidos pela potncia americana (como a defesa da propriedade privada) na busca do desenvolvimento econmico por parte destes, o relacionamento com os Estados Unidos resultava frustrante. O Sistema de Yalta parecia-lhes uma camisa de fora que obstaculizava os processos de modernizao e desenvolvimento, confinando-os a um atraso que favorecia justamente a potncia protetora e defensora do mundo livre. Mas o discurso dominante na poltica e na mdia ocidental seguia generalizando a dimenso europia de Yalta para o conjunto do sistema mundial. Este fenmeno acabou, ideologicamente, por ocultar Yalta como instrumento de dominao dos Estados Unidos sobre sua periferia, tal como era vivenciada pelos pases do Sul em sua busca de modernizao e desenvolvimento.

O SISTEMA DE YALTA

15

No caso brasileiro, a leitura que o segmento nacional-desenvolvimentista da elite diplomtica, poltica e empresarial fazia da Poltica Exterior e do sistema internacional era fortemente condicionada por este tipo de percepo. medida em que este segmento logrou impor-se como definidor da agenda externa, o esforo diplomtico do Brasil passou a orientar-se para a busca de estratgias de insero internacional que contornassem as limitaes impostas pelo Sistema de Yalta. Embora o pas no tivesse condies e mesmo intenes de desafiar a potncia hegemnica em seu esforo de multilateralizar e mundializar suas relaes exteriores (como forma de apoiar o processo de desenvolvimento industrial substitutivo de importaes), procurou abrir novos espaos de cooperao, chegando neste caminho a ponto de estabelecer relaes com a superpotncia adversria. Tambm para a Poltica Externa brasileira, o Sistema de Yalta encobria um conflito Norte-Sul, que lentamente emergiu, obrigando o pas a buscar uma maior autonomia no quadro das relaes internacionais. Junho de 1997

Bibliografia
ARON, Raymond. Repblica Imperial: os Estados Unidos no mundo do ps-guerra. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. BOERSNER, Demetrio. Relaciones internacionales de America Latina.Caracas: Nueva Sociedad, 1987. CERVO, Amado (Org). O desafio internacional; a poltica externa brasileira de 1930 a nossos dias. Braslia: UnB, 1994. CHHABRA, H. K. Relations of Nations. Delhi: Surjeet, 1987. 3 vols. CONTE, Arthur. Yalta, ou a partilha do mundo. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1986. DAVIS, Mike. O imperialismo nuclear e dissuaso extensiva, in THOMPSON, Edward et alli. Exterminismo e Guerra Fria. So Paulo: Brasiliense, 1985. DUNBABIN, J. P. D. The Post-imperial age: the great powers and the wider world. London/New York: Longman, 1994. DURAND, Yves. Naissance de la Guerre Froide: 1944-1949. Paris: Messidor/Temps Actuels, 1984. DUROSELLE, J.-B. Histoire diplomatique de 1919 nos jours. Paris: Dalloz, 1978. FONTAINE, Andr. Histoire de la Guerre Froide. Paris: Fayard, 1975. 2 vols. GRIMAL, Henri. La dcolonisation de 1919 nos jours. Bruxelles: Complexa, 1985. GROMYKO, Andrei. Memoirs. New York: Doubleday, 1989 (Foreword by Henry Kissinger).

16

EUGNIO VARGAS GARCIA

HALLIDAY, Fred. Gnesis de la Segunda Guerra Fra. Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1989. HOROWITZ, David. De Yalta au Vietnam. Paris : Union Gnrale Dditions, 1973. 2 vols. KISSINGER, Henry. Diplomacy. New York: Simon & Shuster, 1994. LEVESQUE, Jacques. LURSS et sa politique internationale. Paris: Armand Colin, 1980. SCHULZINGER, Robert. American diplomacy in the twentieth century. New York/Oxford: Oxford University Press, 1990. STEEL, Ronald. Pax Americana. Barcelona: Lumen, 1970. THOMPSON, Roger C. The Pacific Basin since 1945. London/New York, 1994. VARAS, Augusto. De la Komintern a la Perestroika: America Latina y la URSS. Santiago: FLACSO, 1991. VIGEVANI, Tullo. Terceiro Mundo: conceito e histria. So Paulo: tica, 1990. VIZENTINI, Paulo. Da Guerra Fria crise (1945-89). Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1996. ______________. Relaes Internacionais e desenvolvimento no Brasil: o nacionalismo e a Poltica Externa Independente (1945-1964). Petrpolis: Vozes, 1995. WILSON, H. S. African decolonization. London/New York: Edward Arnold, 1994.

Resumo
O Sistema de Yalta foi encarado de diferentes maneiras pelos diversos atores do sistema internacional. Este artigo procura explorar como o Sul, ou o Terceiro Mundo, percebeu-o. Yalta no constitua a diviso do mundo, mas da Europa, e a constituio de um conjunto de regras em que o Sul era mantido como periferia do bloco norte-americano, encobrindo portanto uma dimenso de antagonismo Norte-Sul. Contudo, para o Brasil e para a Amrica Latina em geral, o lugar ocupado neste sistema era ainda mais subordinado e perifrico que em outras regies. Isto levou o Brasil e outros pases a buscar uma diplomacia mais autnoma atravs do nacionalismo desenvolvimentista.

Abstract
Yalta System was percieved in different ways by distinct actors of the international system. This article analyses the South, or Third World, perceptions of this system. For these countries, Yalta was not a division of the world, but a division of Europe and the establishment of a group of rules by which the South was

O SISTEMA DE YALTA

17

kept within the American blocs periphery, hiding an antagonistic North-South dimension. However, for Brazil (and Latin America in general), its place in this system was even more subordinated and peripheric than for other regions. This situation led Brazil and other countries to search for more autonomous diplomacy in the direction of a nationalism geared to development. Palavras-chave: Sistema de Yalta; Terceiro Mundo; Poltica Externa Brasileira Key-words: Yalta System; Third World; Brazilian Foreign Policy

You might also like