You are on page 1of 8

FLORINHA E A FOTOSSNTESE Samuel Murgel Branco

ILUSTRAES: CECLIA IWASHITA

SUGESTES PEDAGGICAS E DE ATIVIDADES


Maria Lcia de Arruda Aranha Marisa Rodrigues de Freitas

2
O AUTOR
Samuel Murgel Branco

| |

Bilogo e naturalista, professor titular de Saneamento e Ecologia Aplicada da Universidade de So Paulo. Como consultor internacional da OMS (Organizao Mundial da Sade), ministrou cursos em muitos pases da Amrica Latina. autor, pela Editora Moderna, de obras de divulgao cientfica voltadas ao Ensino Fundamental e Ensino Mdio.

A OBRA
Florinha e a fotossntese

Um dia, ao regar o jardim de sua casa, Florinha percebeu que uma folhinha de primavera estremecia toda vez que o esguicho de gua a atingia. Imagine sua surpresa quando a folha disse estar sentindo ccegas e que aquele banho refrescante estava abrindo seu apetite! Passado o susto, Florinha foi ficando cada vez mais curiosa, afinal nunca havia conversado com uma planta. E estranhou quando ela disse que estava com fome. A folhinha lhe explicou, ento, que as plantas tm um jeito diferente de comer: produzem seu prprio alimento e para isso fazem fotossntese. Explicou passo a passo esse processo, deixando a menina cada vez mais interessada. A folhinha falou tambm do papel fundamental do Sol como fonte de energia e da importncia das plantas para os seres vivos, para a sade e para o embelezamento das cidades, alm de muitas outras finalidades. No final, depois de aprender tantas coisas, Florinha percebeu que a folhinha queria descansar. Ao se despedir, a menina estava feliz porque sentia que estava se iniciando uma grande amizade. Esta , enfim, uma fbula para quem gosta da natureza e quer conhec-la cada vez melhor.

TEMAS ABORDADOS

Fotossntese Seres vivos Fabricao da matria orgnica Clorofila Cadeia alimentar Os ciclos do carbono e do oxignio Utilizao das plantas

3
SUGESTES PEDAGGICAS
Formando o leitor

Enquanto nos livros de fico conta-se uma histria, as obras de no-fico ou expositivas visam oferecer informao. Mesmo quando o autor se utiliza de uma pequena histria como neste livro , ela sempre pretexto para facilitar a compreenso do assunto de determinada rea do conhecimento. No entanto, o texto expositivo no se restringe transmisso de informaes. Isso porque, no mundo atual, ocorreu uma incrvel mudana com a crescente ampliao do campo do saber e o avano da tecnologia, sobretudo no setor das comunicaes, o que tornou a informao bastante acessvel. Por isso mesmo, o leitor precisa ter condies de selecionar essas informaes e de lanar sobre elas um olhar crtico, o que s possvel pelo desenvolvimento da autonomia do pensar e do agir. A formao do leitor autnomo supe que a informao seja contextualizada: que parta do que familiar ao aluno e, ao final, retorne realidade vivida, para que no se reduza a abstraes, mas adquira sentido vital. Assim, o conhecimento deixa de ser uma aventura apenas intelectual, porque se encontra enriquecido por contornos afetivos e valorativos. Mais ainda, conhecer um procedimento que vai alm do esforo solitrio da reflexo, porque se faz tambm pelo dilogo, pelo confronto de opinies, que mobiliza cada um na busca de outras explicaes possveis ou na elaborao de novas indagaes. Da a importncia de acrescentar s atividades individuais os trabalhos em equipe, os projetos coletivos, as discusses em classe, as assemblias.

Preparando para a cidadania

O conhecimento contextualizado, inserido nas situaes vividas, deixa de ser passivo, como acontece com o saber acabado e recebido de fora. De fato, quando o aluno consegue identificar os problemas e conflitos da realidade, tudo o que aprende adquire sentido novo para sua vida e para a comunidade. O saber incorporado ao

4
vivido condio importante para a formao integral do aluno porque estimula a atitude crtica e responsvel, preparando-o para se tornar um cidado ativo na sociedade, membro integrante da comunidade e possvel agente transformador. Longe, porm, de imaginarmos uma aula especial para ensinar valores aos alunos, estamos propondo que em cada disciplina sejam discutidos os laos indissolveis entre o contedo estudado e os valores humanos. Isso significa que os temas ticos, polticos e estticos devem ser realados no processo de apropriao do saber como temas transversais, isto , como temas que atravessam os diferentes campos do conhecimento. o que veremos a seguir, a propsito deste livro.

Explorando o texto Florinha e a fotossntese

Nas plantas encontramos o movimento cclico de toda a existncia: nascimento, maturao, morte e transformao. O carter simblico dessa representao aparece na linguagem diria, quando perguntamos a algum mais jovem quantas primaveras est fazendo, ou quando comentamos que algum de mais idade est no outono da vida; quando denominamos semente para algo que ser realizado; quando dizemos que nossas origens so razes e tudo que produzimos so frutos; ou quando denominamos cultura tudo que produzimos por meio de idias e aes. Como podemos ver, o lao que nos prende ao mundo vegetal profundo porque, como aprendemos neste livro, a vida das plantas indissocivel da vida de qualquer ser que habita nosso planeta, porque das plantas que recebemos o alimento para nossa sobrevivncia e sade, e ela faz parte do equilbrio da natureza. No entanto, por que motivo temos nos afastado tanto dessas nossas companheiras? Basta ver como nas casas as pessoas costumam cimentar a frente e o quintal (talvez para no terem trabalho de limpar o barro quando chove) e como as ruas tm suas rvores cortadas para ampliar a via por onde corre um nmero cada vez maior de carros. Com saudades do verde, muitos compram plantas de plstico, como se a importncia das verdadeiras fosse apenas nos alegrar a vista... Alguns governantes se esquecem de que jardins e parques enfeitam os bairros e nos trazem todas as vantagens de que o livro fala. E mais: nas cidades

5
cimentadas, a gua da chuva no tem por onde escorrer, da o risco maior de enchentes. Na zona rural a situao no melhor, devido ao desmatamento impiedoso para construo de cidades, loteamentos clandestinos, pastos para gado, corte de madeiras nobres. Por isso foram criadas leis de proteo ao meio ambiente, que passou a ser considerado patrimnio pblico, por se destinar ao nosso uso coletivo e ao das prximas geraes. A criao de reservas florestais tem sido importante, mas bem sabemos que melhor seria se no precisssemos cuidar desse bem apenas em reas restritas, e sim que todo ambiente se mantivesse equilibrado pelo desenvolvimento sustentvel, como conseqncia da conscientizao das pessoas a respeito do valor inestimvel da flora.

SUGESTES DE ATIVIDADES

Lembramos que voc no precisa, necessariamente, seguir todas as sugestes apresentadas, podendo selecionar as que so mais adequadas ao tempo disponvel e ao interesse dos alunos. Algumas vezes, elas podem funcionar como inspirao para outras propostas, a partir de acontecimentos circunstanciais vividos na comunidade. Na ltima pgina deste suplemento, oferecemos breves pistas para algumas das perguntas formuladas. A seguir, apresentamos trs momentos ou fases em que as atividades se dividem: estimular a classe para a leitura do livro; acompanhar os alunos durante a leitura, dando-lhes subsdios; verificar a compreenso dos contedos e sua fixao.

ANTES DA LEITURA
Essa fase tem por funo sensibilizar o aluno para a leitura, levando-o a antecipar o contedo do texto por meio de hipteses e a expressar o que j sabe a respeito do tema. recomendvel estimular o manuseio do livro: folhe-lo, observar as ilustraes, consultar o sumrio, ler a 4a capa, indagar sobre o significado do ttulo, identificar a editora e o autor.

6
1. O nome Florinha lembra alguma coisa a vocs? O qu? 2. Ser que as plantas se alimentam? O que vocs acham? 3. Vocs j ouviram falar em fotossntese? Isso tem a ver com o qu? 4. Ser que toda folha verde? Vocs j viram folhas de outras cores?

DURANTE A LEITURA
Visando ao envolvimento do aluno, so apresentadas algumas questes e oferecidos subsdios para facilitar a leitura e contornar dificuldades, ajudando-o, por exemplo, a identificar a estrutura do texto ou esclarecendo alguma dvida de vocabulrio. Pode-se sugerir que sejam feitos os seguintes sinais a lpis nas margens do livro: (!) se alguma informao constitui novidade; (?) se outra no foi bem compreendida; ou (#) se o aluno no concorda com o autor em algum trecho.
1. A histria desse livro um dilogo entre dois personagens. Quem so eles e sobre o que conversam? (p. 3) 2. A folhinha explicou Florinha a origem da palavra fotossntese. Vocs se lembram da explicao? (p. 6) 3. Vocs sabem de que maneira conseguimos obter energia para o nosso corpo? (p. 9, 10) 4. Vocs acham importante termos o dia da rvore e o do meio ambiente? Por qu? 5. Vocs poderiam citar algumas utilidades das plantas para os seres humanos?

APS A LEITURA
Nessa fase, verifica-se inicialmente, por meio das questes sugeridas, o que o aluno aprendeu, se capaz de contar o que leu, seja oralmente ou por escrito. Em seguida, a fim de finalizar a contextualizao, retoma-se o entrelaamento entre o assunto estudado e os problemas da vida cotidiana, provocando novas indagaes que, muitas vezes, podem extrapolar a abordagem feita no livro.

7
Nesse momento, poder ser revisto o item Explorando o texto Florinha e a fotossntese. 1. Qual a principal substncia de que somos feitos? (p. 10) 2. O que vocs entenderam sobre substncias orgnicas? (p. 9) 3. A folhinha disse Florinha que tudo na natureza se repete de forma equilibrada. O que ela quis dizer com isso? (p. 28) 4. O que vocs entenderam sobre clorofila? (p. 15) 5. As folhas que no so verdes tambm possuem clorofila? Por qu? (p. 31) 6. Por que os animais so muito teis s plantas? (p. 28) 7. As plantas so feitas de toda a matria orgnica construda pelas folhas. De que ingredientes feita essa matria? (p. 12 a 15) 8. Por que as plantas so importantes para todos os seres vivos na natureza? (p. 16, 17) 9. Sem a luz do Sol as plantas no produzem oxignio, mas continuam respirando. perigoso ter uma planta noite no quarto? (p. 24) 10. Para pesquisar: a) Descubram algumas plantas que so utilizadas como remdio, como tempero e como base para xampus e perfumes. b) As leis de proteo ao meio ambiente.

Atividades interdisciplinares
Portugus: Imaginem que Florinha tenha recebido como presente dois vasos com plantas. Ela regou diariamente as plantinhas, porm um vaso ela colocou no claro e o outro, no escuro. Faam uma redao contando o que aconteceu com as plantinhas depois de algum tempo. Arte: Observem os desenhos das pginas 16 e 17. Expliquem o que vocs entenderam. Em seguida, criem desenhos que passem a mesma idia, mas com outra planta e outros animais.

8
RESPOSTAS PARA ALGUMAS QUESTES

As questes sem resposta so as que dependem de posicionamento pessoal do aluno.

Durante a leitura
1. As personagens so Florinha e uma folha de primavera. Elas falam sobre o processo da fotossntese e sobre a importncia das plantas. 2. Fotossntese, palavra que vem do grego, quer dizer fabricao usando luz. 3. Por meio dos alimentos que consumimos.

Aps a leitura
1. A principal substncia de que somos feitos o carbono, presente em todos os seres vivos. 2. As substncias orgnicas so aquelas que fazem parte dos seres vivos, isto , dos organismos: so a matria de que somos feitos. 3. Ela quis dizer que tudo na natureza segue uma certa ordem e que um ser depende do outro. Assim como as plantas so teis aos animais, os animais tambm so muito teis s plantas. 4. o pigmento verde que as plantas possuem, capaz de combinar gua, carbono e energia solar para produzir a matria orgnica de que so feitos os vegetais. 5. Sim. A clorofila dessas folhas est escondida por pigmentos de outras cores, que so mais fortes. 6. Os animais, depois de comer as plantas, produzem esterco, que serve de adubo para o solo, fazendo com que as plantas cresam mais fortes. E h insetos, pssaros e outros animais que polinizam as flores, o que indispensvel para que sejam produzidos frutos e as sementes que vo gerar novas plantas. 7. Carbono, gua, sais minerais (sais de clcio, fsforo, nitrognio...), a luz do Sol e a clorofila. 8. Porque elas so alimento para os herbvoros e estes so alimento para os carnvoros. A energia e o carbono que existiam na planta so passados para os herbvoros e destes para os carnvoros, como se fosse uma corrente (cadeia alimentar), que uma forma de a natureza manter o seu equilbrio.

You might also like