You are on page 1of 2

11 Maneiras de Manter o Entusiasmo na Busca por Emprego Por: Camila Micheletti Organizao, determinao e auto-estima elevada pode ser

o caminho para o seu novo emprego. Acredite! Suas atitudes, postura e comportamento podem fazer com que voc aproveite - ou perca - boas oportunidades. Procurar emprego no uma tarefa fcil. Essa busca passa a ser o seu trabalho, a sua ocupao. Deixemos claro que um trabalho temporrio, mas um trabalho. Um dos mais cansativos e estressantes que existe, mas que tambm faz parte do jogo. Apesar disso, possvel e necessrio manter-se bem, pessoal e financeiramente, enquanto se est procurando um emprego. Basta conferir as dicas de Antonio Carlos Teixeira da Silva, especialista em criatividade e inovao, de Leila Navarro, conferencista de motivao e empreendedorismo e de Ricardo Estevam, Psiclogo e terapeuta empresarial: 1. Os motivos. Em primeiro lugar, tente descobrir quais foram as causas da sua demisso. muito importante que voc saiba isso para que possa melhorar as suas falhas. Ou ento, para certificar-se de que voc um bom profissional e que foi vtima de um corte de custos ou de uma mudana de estratgia em virtude de uma fuso, por exemplo. 2. Conte para a sua famlia e oua o que ela tem a dizer. O apoio deles fundamental para seu sucesso em mais esta empreitada. Sozinho, fica muito mais difcil voc atingir seus objetivos. 3. Busque trabalho, no emprego. Infelizmente, a maioria das pessoas procura um emprego (13 salrio, FGTS, estabilidade) e no um trabalho. Com isso, encaram o empregador como um pai e no apenas como o patrocinador do desenvolvimento do talento. 4. Planeje. preciso fazer um planejamento estratgico para a sua semana, para a sua vida, como se voc fosse uma empresa. Crie uma planilha, coloque metas e prazos e deixe em local bem visvel. Assim, voc no perde o foco e mantm seu entusiasmo renovado. 5. Cuide das suas contas. Neste momento, fundamental ter em mente que todos os gastos suprfluos devem ser cortados. Gaste o mnimo, organizando uma planilha de custos para o seu oramento domstico. No se esquea de incluir nenhuma despesa mensal: gua, luz, telefone, aluguel, impostos, escola, plano de sade, e tambm os pequenos gastos dirios ou semanais. Ao fechar o ms, revise os seus gastos. Voc vai se surpreender com a quantia de dinheiro que pode economizar, sem fazer tanto esforo. Cuidado tambm com carto de crdito e o cheque especial. A idia de comprar para pagar em vrias vezes pode ser tentadora, mas resista: a cobrana de juros costuma ser muito alta. Prefira pagar todas as compras vista, assim voc tem a noo exata de quanto est gastando.

6. Desenvolva uma estratgia de marketing para voc. O seu trabalho encontrar um emprego. Para isso preciso destacar as vantagens do produto, que no caso, voc. Faa sua propaganda como se estivesse defendendo uma marca ou uma empresa. 7. Ative sua rede de contatos. Mesmo. preciso se mostrar, ligar para as pessoas e se colocar disposio para entrevistas, almoos e tudo mais que puder gerar bons frutos. Muitas pessoas ficam com vergonha, sentem-se inferiores por estarem desempregadas, abandonam o crculo de amizades e acabam por perder grandes oportunidades de dar uma guinada na vida. Estar desempregado no demrito nenhum, apenas uma situao. Circule!! 8. Atualize-se! No fique parado esperando o tempo passar. Faa cursos. Precisa explicar o motivo? 9. Cuide da sua sade. Estar desempregado estressante, por isso procure fazer uma atividade fsica, manter-se em contato com a natureza e realizar atividades que lhe dem prazer. Continue com o seu lazer. A mente agradece. 10. Encare cada nova entrevista como se fosse a primeira. O seu momento vai chegar, mas para isso acontecer voc precisa ser o primeiro a acreditar e confiar no seu potencial. 11. Treine a entrevista antes. Sabe aquele parente ou amigo que j participou de vrios processos seletivos ou mesmo trabalha com RH? Que tal sentar com ele em um local tranqilo e fazer uma demonstrao de como seria a entrevista? Ele pergunta, voc responde. Mas lembre-se: seja paciente, humilde e saiba ouvir as crticas. Lembre-se: a baixa auto-estima piora seu desempenho nos processos seletivos. preciso acreditar que a gente nunca perde. Sempre haver trabalho para quem competente. Boa sorte!

You might also like