You are on page 1of 2

COACHING E MENTORING

O alinhamento das aes e processos de recursos humanos com a estratgia da organizao se constitui cada vez mais num dos mais importantes desafios para os profissionais daquela rea. Capaz de fazer a diferena entre mera execuo e efetiva contribuio, esta expectativa, ou exigncia, do mundo dos negcios no tem sido atendida por muitos profissionais de Recursos Humanos. Observa-se, porm, acelerado esforo de recuperao por parte de muitos, os mais experientes buscando rapidamente readaptar-se e os mais jovens agregando conhecimentos a sua formao bsica. Novas abordagens tm surgido nos ltimos tempos para facilitar este alinhamento, em substituio aos instrumentos, processos, prticas e estruturas tradicionais. Entre estas podem ser listadas: Estrutura e remunerao baseadas em competncias Avaliao 360 Utilizao mais freqente de assessment para identificao de potencial e planejamento de sucesso e carreiras Value based management O crescimento acelerado da remunerao varivel e o quase congelamento das estruturas de salrio-base O assessment para definio de treinamento, proporcionando a obteno mais rpida de resultados (Top Performance Training) Coaching e Mentoring

Este novo vis tem como objetivo focar as atividades-meio nas atividades-fim, acrescentando maior eficincia a cada processo e operando de forma coordenada. Como afluentes alimentando o rio e tornando-o grandioso, mantendo cada um sua prpria identidade, porm sem competir com o caudal principal. Trabalho em equipe, aprendizado permanente, flexibilidade na estruturao dos cargos e funes, engajamento e comprometimento de todos, liderana, agilidade so algumas caractersticas que podem ser identificadas em ambientes onde meio e fim encontram-se integrados e alinhados.

Alinhamento dos Recursos Humanos com a Estratgia do Negcio


Com todas essas variveis se fazendo presentes no ambiente organizacional, as empresas esto derivando para a adoo de alternativas mais produtivas de pronta resposta e eficazes para a formao (treinamento e desenvolvimento) de seus colaboradores e para estimular o autodesenvolvimento. a que entram o treinamento por resultados - Top Performance Training e a prtica cada vez mais difundida de coaching e mentoring. Os dicionrios de ingls definem coach como sendo um "professor, especialmente aquele que d aulas particulares para preparar estudantes para um concurso pblico; pessoa que treina atletas para competies". Na nossa terminologia de futebol, o coach um tcnico que ensina jogadas e estratgias, ensaia, acompanha a prtica e avalia os resultados.

Este processo de treinamento oferece uma perspectiva mais ampla de oportunidades de aprendizado, uma abordagem mais bem direcionada e um foco mais bem definido, com benefcios para o indivduo e a organizao. Significa, ainda, levar em conta a individualidade, priorizar a oportunidade de uma experincia de aprendizado e no necessariamente hierarquia, centrar a ao no dia-a-dia, gerando, em conseqncia, resultados quase imediatos, privilegiar o curto prazo, ir ao encontro dos interesses e expectativas individuais, apoiar profissionais na necessria readaptao, criar uma relao de discrio, de exclusividade, reduzir resistncias com maior flexibilidade e gradao da profundidade. J mentor definido pelo dicionrio Oxford como sendo "um conselheiro sbio e confivel de uma pessoa inexperiente". Em nosso vernculo poderia ser traduzido como um mentor, e mentoring como monitoria, ou seja, a pessoa que orienta, aconselha e aponta direes. Mentoring geralmente envolve aspectos de carreira e apoio psicolgico - ainda que sob a forma de ateno e amizade -, seu horizonte de longo prazo, privilegia o desenvolvimento e o progresso graduais e no guarda relao direta alguma com hierarquia. O mentoring tende a ser mais eficaz quando o relacionamento evolui ao longo do tempo de maneira informal e quando o estilo de comunicao entre o mentor e seu protegido converge em objetividade e clareza. Charles Handy, em seu livro The Hungry Spirit, diz que "a sociedade deveria tentar oferecer a cada jovem um mentor de fora do sistema educacional, algum que tivesse grande interesse no desenvolvimento e progresso daquela pessoa na vida. Os jovens conhecem poucos adultos alm de seus pais e professores, figuras freqentemente autoritrias que eles provavelmente rejeitaro durante a adolescncia. difcil para eles terem uma viso realstica da vida, alm de seu grupo dirio ou dos modelos que adotam nos esportes ou na msica, na realidade, os outros nicos adultos a respeito dos quais eles sabem alguma coisa. O primeiro passo para respeitar a si mesmo muitas vezes ter granjeado o respeito de algum que voc respeita".
OBS.: Nos programas do Instituto MVC Coaching tem recebido abordagens individualizadas e grupais. Em Mentoring predominam as abordagens individuais. Consulte www.guiarh.com.br/mvc.htm .

You might also like