You are on page 1of 3

Comunicao Interpessoal

A comunicao fundamental, imprescindvel dentro de uma organizao. Mas uma boa comunicao interpessoal de extrema importncia e para que a mesma seja plena so necessrios alguns termos essenciais, tais como: emissor (quem codifica a mensagem), receptor (quem decodifica a mensagem), a mensagem (a informao estruturada para ser transmitida), informao (conhecimento adquirido que ser codificado), canal (o modo que a mensagem ser transmitida, por exemplo, comunicao falada ou escrita) e por fim o rudo (fator que interfere a chegada da mensagem ao destino). Os elementos formadores do processo de comunicao so: fonte incio da mensagem; mensagem o que comunicado; decodificao traduo da mensagem enviada pelo emissor; canal mdia atravs da qual a mensagem viaja; feedback verificao do sucesso na transmisso de uma mensagem; se no tivermos todas essas etapas concludas ou bem sucedidas a comunicao sofre falhas. Podemos chamar essas falhas de barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar. Alguns exemplos de barreiras so: - filtragem manipulao da informao pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorvel pelo receptor; - percepo seletiva o receptor no processo de comunicao v e escuta seletivamente, com base em suas prprias necessidades, motivaes, experincias e etc.; - defesa quando o receptor sente-se ameaado; e linguagem as palavras tm significados diferentes para pessoas diferentes. Sete dicas para melhorar a comunicao interpessoal: 1. Utilizar mltiplos canais proporciona mais clareza.; 2. Adaptar a mensagem ao seu pblico as pessoas tm necessidades diferentes de informaes; 3. Ter empatia com os outros colocar-se no lugar do receptor; 4. Sempre lembrar o valor da comunicao face a face; 5. Pratique a escuta ativa ser um bom ouvinte para assim obter a excelncia nas habilidades; 6. Ter coerncia entre as palavras e as aes aes falam mais alto que as palavras; 7. Utilize o feedback procurar manter a comunicao entre emissor e receptor sempre. Feedback - O que ? Feedback o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudandoo a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. Para que haja xito na comunicao do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relao de confiana e segurana. muito importante obter feedback. Existem muitos mtodos para descobrir o que os clientes, parceiros e fornecedores pensam ou sentem sobre os servios e produtos de sua empresa.

Atravs do feedback podemos identificar necessidades e responder aos seguintes questionamentos: Voc sabe ... - O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem? - O que eles precisam? - O que eles pensam? - O que eles sentem? - Que sugestes teriam para apresentar a voc? - Se esto ou no satisfeitos? FEEDBACK uma forma de comunicao que auxilia uma pessoa ou grupo entender como sua atuao est afetando outras pessoas ou grupos. O feedback pode ser de dois tipos: 1. aberto - bvio e direto. Obtido atravs de perguntas e de observao, durante a realizao de exerccios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que no captou. Pode ser falsificado. 2. velado - obtido atravs da prtica de observar a reao do ouvinte a estmulos externos. Pode se obtido na sua expresso, posio, movimentos e atitude. Como expressado inconscientemente, diz a verdade. O que fazer antes de dar feedback Quando vamos dar feedback precisamos conhecer alguns dados importantes, tais como: a) Por que queremos dar feedback a outra pessoa? - para puni-la. - para desabafar e sentirmo-nos aliviados. - para demonstrar nossa inteligncia e habilidade. - para ajudar outra pessoa a alcanar seus objetivos de maneira mais efetiva. b) E quanto pessoa que recebe feedback? - difcil dar feedback a uma pessoa que no est preparada para receb-lo ou no sinta a sua necessidade. - a pessoa pode estar solicitando feedback porm no recebe por diversas razes, pois sentem no ter nada de til para lhe falar ou sentem que ela no est preparada, ou sentem que o feedback no lhe ser til,. ... etc. - as pessoas precisam do feedback, tanto do positivo quanto do negativo, precisam saber no apenas o que esto fazendo ineficientemente mas tambm o que realizam com eficincia. c) Porque certas pessoas acham difcil dar feedback? - nossa cultura tem certas normas contrrias expresso de sentimentos pessoais aos outros. - tm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca um amigo. - receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque ou puna. - temem que seu feedback seja mal interpretado. - no sabem como lidar com o assunto. Para ter eficincia, o feedback deve ser:

- descritivo ao contrrio de ser um processo de avaliao: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as possibilidades de reaes defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informao como julgar conveniente; - especfico ao contrrio de verbalizar uma generalizao: "na ltima reunio voc fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinio dos demais e novamente fomos forados a aceitar sua deciso". Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunio e em outras, porm, no se acusou a pessoa de "controlador ou autoritrio". - compatvel com as motivaes e objetivos de ambos (emissor e receptor): quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritao ou raiva. - direcionado a esferas de atuao em que o receptor tenha possibilidade de aperfeioar: caractersticas pessoais, idiossincrasias, limitaes de raciocnio e outras manifestaes individuais no podem ser apontadas como falhas mas toleradas como prprias daquele indivduo. - solicitado , desejado e oportuno: til quando os observadores podem ajudar e mais prximo do comportamento ou fato em questo. - referir-se pessoa presente: falar no prprio nome e no fazer referncias a terceiros - "muita gente j falou sobre isso de voc". O feedback serve para aperfeioar o comportamento de algum em relao a ns e nosso grupo. Como receber feedback: - Oua cuidadosamente e evite interromper. - Saiba que incmodo e, s vezes, at doloroso. Respire fundo para relaxar os msculos. - Faa perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. "Como eu fao ou digo para voc me ver como agressivo?" - Reformule o que o outro est lhe dizendo, para que confira se ouviu e entendeu. - Reconhea o que correto e adequado no "feedback". Concordar que seus relatrios esto atrasados bem diferente de concordar que voc irresponsvel. - Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Pea tempo para pensar, se necessrio.

You might also like