You are on page 1of 10

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

Motores Alternativos
Carburador a doisTempos dois

Docente: Eng. Gouveia Martins Discente: Carlos Louo N 31536

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. mbito do trabalho efectuado .........................................................................................3 Objectivo do carburador ...............................................................................................3 Princpio de funcionamento do carburador .......................................................................4 Componentes do carburador...........................................................................................5 Evoluo do motor (carburador VS injeco electrnica) ...................................................9 Concluso .................................................................................................................. 10

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

1. mbito do trabalho efectuado


O trabalho efectuado, trata-se de um trabalho de pesquisa realizado no mbito da unidade curricular Motores alternativos da licenciatura em Engenharia Mecnica no Instituto superior de Engenharia de Lisboa. Na realizao deste trabalho pretende-se que sejam adquiridos alguns conhecimentos de uma forma mais aprofundada acerca do tema escolhido. O tema escolhido e ligeiramente aprofundado neste trabalho trata-se de um componente muito importante no correcto funcionamento de um motor por aspirao o carburador, no entanto ser direccionado para um dos carburadores mais utilizados ainda hoje no mercado, o carburador a dois tempos. Isto o mesmo ocorrero dois perodos do motor a cada movimento do pisto, por exemplo ser admitido ar e ser feita a exausto dos gases no mesmo curso do pisto.

2. Objectivo do carburador

O carburador responsvel pela alimentao durante o funcionamento do motor de combusto interna ciclo Otto. Ser neste componente que ser assegurada a mistura de ar/combustvel, gerindo assim a proporo de cada um dos dois componentes na mistura. O seu funcionamento, caracteriza-se pela aspirao de combustvel, pelo fluxo criado no movimento do piston, originando assim a admisso da razo ar/combustvel para o interior do cilindro, dando assim origem a exploso A regulao do ar aspirado pelo motor, feita pela vlvula do acelerador que est ligada directamente ao acelerador, e com isto controla-se a quantidade de mistura que o carburador vai fornecer ao motor. A geometria bsica de um carburador denominada por Venturi, ou seja, caracteriza-se por um tubo cuja sua seco vai progressivamente diminuindo, fazendo com que o ar seja estrangulado, permitindo que a velocidade do ar dentro do tubo aumente e alcance o seu mximo valor na seco de menor dimetro. Esse aumento de velocidade vai permitir a homogeneidade da mistura e um melhor arrasto do combustvel para dentro do motor.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

Fig. 1 Esquema simples do corpo do carburador

3. Princpio de funcionamento do carburador


De modo geral o carburador constitudo por dois sistemas, o sistema de ar e o sistema de combustvel. O combustvel armazenado na cuba, sendo o nvel mantido constante atravs da aco da gravidade ou de uma bomba. A aspirao criada pelo movimento do pisto no cilindro do motor, ir criar uma depresso tal que o ar arraste o combustvel da extremidade do gicleur de agulha formando assim a mistura. Uma mistura mais homognea conseguida recorrendo ao uso de uma zona em forma de tubo de Venturi no corpo do carburador em que o ar ganha velocidade para se misturar melhor com o combustvel. Essa mesma depresso causada e controlada pela vlvula do acelerador, tendo a mesma uma forma cilndrica com um chanfro aumentando ou diminuindo a rea de aspirao influenciando assim a depresso causada no carburador. De modo a criar uma depresso mnima, para que o motor funcione ao ralenti o ar aspirado atravs de um entalhe que se encontra na vlvula do acelerador, permitindo a formao de mistura para que o motor continue a funcionar. Nesta altura a mistura ao ralenti rica ou seja contem mais combustvel de modo a garantir que existe combustvel suficiente para aproveitar todo o ar aspirado. Em acelerao, a vlvula do acelerador sobe, aumentando assim a depresso e consequentemente a aspirao. Como a depresso aumenta, existe assim mais quantidade de ar a ser aspirada e mais combustvel a ser arrastado pelo ar em movimento, provocando o aumento das rotaes do motor.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA 4. Componentes do carburador

Vlvula do acelerador

Permite a maior ou menor passagem de ar para o interior do carburador, arrastando assim o combustvel. Esta vlvula possui um chanfro feito do lado da admisso, que influencia o grau de depresso que atua sobre o gicleur principal e altera a relao ar/combustvel. Por consequncia, chanfros maiores, resultaro em misturas cada vez mais pobres, uma vez que a quantidade de ar admitida ser superior. Tal como referenciado mais acima a vlvula possui um entalhe na parte inferior permitindo assim a passagem mnima de ar para a formao de mistura suficiente de modo a manter o motor em funcionamento ao ralenti.

Parafuso do ralenti
O parafuso de ralenti responsvel pela regulao mnima da abertura da vlvula do acelerador. Este parafuso tem uma forma cnica na extremidade, o que faz com que quando se aperta, a vlvula do acelerador deslize sobre essa superfcie cnica e suba, aumentando assim a quantidade de ar e consequentemente de mistura a passar ao ralenti.

Agulha e gicleur de agulha


Na vlvula do acelerador encontra-se montada uma agulha cnica que funciona dentro do gicleur da agulha, encontrando-se acima do gicleur principal, abrindo a mesma para o interior do corpo do carburador quando se solicita uma maior acelerao ao mesmo. Ao acelerar, a vlvula do acelerador vai subindo para permitir uma maior passagem de ar, a agulha acompanha esse movimento ascendente, permitindo que o combustvel saia em maior quantidade deste gicleur. A tendo a agulha uma geometria conica, ir permitir uma maior ou menor passagem de combustvel. Quando a agulha est numa posio superior a mistura ser mais rica e quando esta est mais baixa consequentemente a mistura ir ser mais pobre.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

Gicleur principal
O gicleur o componente de maior importncia em relao a abertura da vlvula do acelerador, o mesmo responsvel por causar fluxo mximo constante. O mesmo entra em funcionamento nas etapas finais da abertura do acelerador, quando o gicleur de agulha j no tem capacidade de resposta de modo a regular o combustvel admitido para a mistura ser a vez do glicleur principal assegurar esse mesmo combustvel. O gicleur poder ser alterado conforme as necessidades do motor, o seu dimetro ser aumento no caso de existirem alteraes interior do motor, por exemplo o sistema de escape, filtro de ar, ou troca de colectores de admisso para um de maior dimetro, o gicleur principal poder ser alterado por outro de maior dimetro para permitir um maior caudal de combustvel em altas rotaes. A alterao para um gicleur de um dimetro inferior poder verificar-se por exemplo, se o carburador tiver uma utilizao em zonas de elevada altitude. Esta adequao deve-se ao facto do ar a maiores altitudes ter densidade menor, portanto o ar ocupar um maior volume e a quantidade a admitir ser menor, implicado que a necessidade de combustvel seja inferior para uma queima adequada.

Figura 1 Gicleur principal

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

Bia
A bia ter como funo manter o nvel do combustvel constante dentro da cuba para que nunca falte combustvel ao motor. O combustvel enviado para o carburador por gravidade e chega cuba atravs de uma pequena vlvula. A bia sobe ou desce consoante o nvel de combustvel verificado na cuba. Quando o nvel de combustvel comea a ser elevado, a bia sobe obstruindo assim a passagem de combustvel para a cuba. Quando o nvel do combustvel comea a baixar devido ao consumo do motor, a bia desce e deixa de pressionar a vlvula presente na admisso do combustvel, permitindo assim a entrada de mais combustvel. Com o funcionamento do motor, a bia ir manter-se numa posio fixa para que o nvel de combustvel seja constante.

Figura 2- exemplo de bia num carburador

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

Filtro de Ar
Tal como o nome indica, trata-se de um componente que tem como funo a filtragem do ar aspirado para dentro do carburador. No seu funcionamento o mesmo ir reter as poeiras e partculas em suspenso no ar, evitando assim o contacto com possveis agentes nocivos para o perfeito funcionamento do motor. No entanto este mesmo componente ir introduzir perda de carga na aspirao, isto ir dificultar a entrada de ar no carburador, obrigando o mesmo a um esforo adicional por forma a obter o ar necessrio a queima do combustvel introduzido no carburador. Como conhecido, o combustvel ser introduzido no carburador quanto maior depresso se causar no interior do mesmo, sendo que o filtro de ar ir diminuir essa mesma depresso, seria de esperar um maior caudal de ar se retirasse-mos o mesmo da entrada de ar do carburador, no entanto iriamos diminuir o tempo de vida til do motor. Se desejarmos obter o maior rendimento possvel de um motor a altas rotaes o mesmo ter que ser retirado por forma a obtermos o maior caudal de ar possvel admitido no carburador, e consequentemente um aumento da exploso no interior do cilindro, tendo-mos assim o mximo valor de potncia debitada conseguida pelo motor.

Figura 3-Filtro de ar do carburador

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA


Colector de admisso A funo deste componente encaminhar a mistura do carburador at ao interior do cilindro, onde se dar lugar a exploso e consequente movimento do pisto. Os colectores so um factor importante no bom desempenho do carburador e consequentemente do motor. Na construo dos colectores so tidos em analise vrios factores, que influenciam o funcionamento dos mesmos, Sendo a geometria do mesmo um dos mais importantes, quanto maior for o dimetro menores sero as perdas de carga e teremos um rendimento superior a altas rotaes, mas a baixas rotaes teremos uma menor velocidade de aspirao e uma consequente reduo do rendimento. A geometria interna dos colectores deve gerar o mnimo de perdas de carga possvel, devem ser evitadas curvas com ngulos muito elevados, a seco do colector deve, gradualmente, aproximar-se da seco das janelas. A superfcie dos colectores pode ainda ser polida. O carburador no dever estar muito prximo do bloco do motor, pois o mesmo ir transmitir calor para o carburador tanto por conveco como por conduo, este aquecimento do material ir provocar um aumento de temperatura do ar aspirado, diminudo assim a massa especfica do mesmo, e consequentemente aumentando o volume de ar aspirado, resultando numa perda de rendimento do equipamento.

5. Evoluo do motor (carburador VS injeco electrnica)

O carburador um elemento fundamental no funcionamento do motor de ciclo otto, no entanto com o evoluir do mercado automvel, o prprio carburador no conseguiu acompanhar essa evoluo, pelo que surge e injeco electrnica de combustvel. O carburador um sistema relativamente simples, constitudo maioritariamente por componentes mecnicos, por outro lado a injeco electrnica possui grande quantidade de componentes electrnicos, o que lhe permite analisar as condies do ar e do combustvel de forma a optimizar a mistura atravs da unidade de comando e controle, o que se traduz numa reduo das emisses gasosas, assim como conseguir melhores consumos e aumentar o seu rendimento por unidade de combustvel. O carburador no entanto mantem algumas vantagens, tais como tolerar algumas modificaes a nvel mecnico no motor, sem alterar profundamente o funcionamento do mesmo, j a injeco electrnica sempre que se altere algum parmetro mecnico do motor, a mesma ter que ser reprogramada.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

6. Concluso

Conclui-se que o carburador um rgo de difcil controlo na combusto face a injeco electrnica, no entanto sendo este componente de actuao exclusivamente mecnica, bem como todos os seus tipos de afinao, o que torna a sua manuteno simples e barata. Verifica-se que o mesmo obtm um maior consumo para regimes idnticos, face a injeco electrnica, no entanto ser tambm um componente com o qual mais fcil efectuar alteraes. Outro factor importante o do impacto ambiental, onde os sistemas de regulao electrnica, ganham vantagem devido ao seu funcionamento com misturas muito prximas da estequiomtrica, de onde resultam menores emisses poluentes. Devido a estas razes o carburador tem vindo a cair em desuso nos veculos mais modernos, sendo no entanto ainda bastante utilizado nos Motociclos e principalmente nos ciclomotores.

You might also like