You are on page 1of 3

Dengue: mudanas no perfil epidemiolgico e os impactos sade da populao brasileira

OBJETIVO Atualizar o perfil epidemiolgico da dengue no Brasil e as implicaes para a sade.

Ol colega, voltamos a tratar sobre um problema de sade que uma preocupao mundial constante: a dengue. Por isso, atualizamos a matria j publicada em 06 de dezembro de 2010 e reservamos esse espao para vocs, cursistas e excursistas, atualizarem o perfil epidemiolgico da dengue e os impactos sade da populao brasileira.

A dengue representa um problema de sade pblica que deve ser tratada intersetorialmente, por meio de trabalho integrado entre a sociedade, gestores e governo (BRASIL, 2009). Em 2009, o Ministrio da Sade publicou as Diretrizes Nacionais para Preveno e Controle de Epidemias de Dengue. Essa diretriz reconhece a complexidade desse problema e busca a integrao e intersetorizao (BRASIL, 2009). composta por seis componentes: assistncia, vigilncia epidemiolgica, controle vetorial, comunicao e mobilizao, gesto do plano e financiamento. (BRASIL, 2009).

SAIBA MAIS
Acesse as Diretrizes Nacionais para Preveno e Controle de Epidemias de Dengue: Para mais detalhes acesse aqui Ela tambm visa auxiliar os estados e os municpios na organizao de suas atividades de preveno e controle, em perodos de baixa transmisso ou em situaes epidmicas, evitando a ocorrncia de bitos e reduzindo o impacto das epidemias de dengue (BRASIL, 2009). Veja os objetivos especficos das Diretrizes Nacionais para Preveno e Controle de Epidemias de Dengue: Organizar as aes de preveno e controle da dengue; Classificar riscos nos servios de sade; Promover assistncia adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnstico e manejo clnico adequado por profissionais de sade habilitados;

Aprimorar

vigilncia

epidemiolgica,

garantindo

notificao,

investigao dos casos e monitoramento dos sorotipos virais, sempre de forma oportuna; Padronizar os insumos estratgicos necessrios; Definir estratgias para reduo da fora de transmisso, por meio do controle do vetor e de seus criadouros; Apoiar a capacitao dos profissionais de sade e dos gestores; Sistematizar as atividades de mobilizao e comunicao; Aprimorar a anlise de situao epidemiolgica e de organizao da rede de ateno para orientar a tomada de deciso; Fortalecer a articulao das diferentes reas e servios, visando integralidade das aes para enfrentamento da dengue; Reforar aes de articulao intersetorial em todas as esferas de gesto (BRASIL, 2009). Em setembro de 2010, o Ministrio da Sade (MS) e os Conselhos Nacionais de Secretrios Estaduais (CONASS) e Municipais (CONASEMS) lanaram a ferramenta Risco Dengue, uma nova metodologia de avaliao da doena em todo pas que ajuda a prever casos da doena e intensificar as aes. Constitui-se em um modelo probalstico de epidemia nas regies destacadas. Em janeiro de 2011, o MS divulgou o novo mapa de risco, com a atualizao do Levantamento do ndice Rpido de Infestao por Aedes aegypti (LIRAa), alterando de dez para dezesseis estados com risco muito alto de epidemia. Por outro lado, o nmero de estado com risco considerado alto caiu de nove para cinco.

SAIBA MAIS
Veja o balano da dengue de janeiro a abril de 2012 na ntegra: Para mais detalhes acesse aqui A Campanha Nacional de Combate Dengue, teve incio o no final de 2011 e aborda de maneira mais direta a gravidade da doena e a necessidade de eliminao de criadouros do mosquito nas casas, por meio de peas publicitrias impressas, na TV e no rdio. A mensagem refora a sensibilizao da populao sobre a importncia da preveno contra o mosquito, mantendo hbitos simples, com o slogan: Sempre hora de Combater a Dengue.
Animao 1 - Campanha "Sempre hora de Combater a Dengue". Fonte: Ministrio da Sade 2011.

Em relao aos hbitos da populao, temos que reconhecer a necessidade de mudanas de paradigmas e a participao social no combate a dengue. As estratgias adotadas pelo Ministrio da Sade englobam aes na mdia, redes sociais, distribuio de folders e uma ao coletiva, a fim de que as pessoas que

possuem conhecimentos sobre as medidas de combate dengue compartilhem essas informaes com aquelas de sua convivncia e tambm realizem essas medidas em suas casas.

Qual a perspectiva futura em relao ao combate da dengue?

Em setembro de 2012, foi inaugurada uma fbrica de produo mundial do mosquito da dengue estril. Essa fbrica funcionar em Juazeiro na Bahia e ser especializada na produo de insetos transgnicos para controle biolgico de pragas.

SAIBA MAIS
Leia a notcia intitulada Mosquito transgnico combater a dengue na ntegra: Para mais detalhes acesse aqui Ocorrer uma produo em larga escala, supervisionada pelo Ministrio da Sade, do mosquito macho do Aedes Aegypt geneticamente modificado. A inteno do governo federal utilizar essa tecnologia inovadora criada nacionalmente como opo de controle da dengue em todo o Brasil.

Essas aes propiciam maior expectativa ao combate e controle da dengue. Mas no se esquea, voc pea chave para a mobilizao e participao social na preveno da dengue! Contamos com voc!

Referncias
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Diretrizes nacionais para preveno e controle de epidemias de dengue. Braslia, 2009. Disponvel em: <http://www.combatadengue.com.br/_downloads/diretrizes_epidemias_dengue_11 _02_10.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012. ______. Ministrio da Sade. Ministrio da Sade divulga novo mapa de risco da dengue no Brasil. Braslia, 20011. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheN oticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12073>. Acesso em: 17 ago. 2012. ______. Ministrio da Sade. Mosquito transgnico combater a dengue. Braslia, 20011. Disponvel em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/6020/162/mosquitotransgenico-combatera-a-dengue.html>. Acesso em: 17 ago. 2012

You might also like