You are on page 1of 15

MANIFESTAES E ATITUDES AFETIVAS DO PROFESSOR NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1

Luiza Ramos de Lima2 Claudemir da Silva Paula3

RESUMO: A pesquisa realizada com o tema Manifestaes e atitudes afetivas do professor na vida escolar do aluno do 6 Ano do Ensino Fundamental teve como objetivo identificar as possveis interferncias das relaes afetivas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A trajetria da pesquisa ocorreu atravs da abordagem qualitativa, sendo do tipo estudo de caso, desenvolvida nos 6 Anos do Ensino Fundamental. Com base na viso de tericos como ARROYO (1999) e ALMEIDA (1999), CELESTIN (2001) que fizeram uma releitura de Wallon e Piaget no sentido de discutir o a importncia do afeto na relao professor e aluno no processo de ensinoaprendizagem, tendo em vista que a conduta pessoal e social do educando pode ser norteada pela incluso ou no do afeto no processo educativo. A afetividade pode contribuir para a troca de experincias na relao professor-aluno, favorecendo o desempenho educacional, pois segundo os alunos, a afetividade representa o respeito mtuo, o dilogo e, principalmente o carinho recproco. Vimos com frequncia, alguns professores dando maior nfase aos contedos esquecendo que sua frente esto pessoas em busca de um olhar, uma palavra de incentivo que possibilite a construo de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Mediao Pedaggica.

Abstract: The survey of the subject manifestations and affective attitudes of the teacher in the school life of students in the 6th year of primary education aimed at identifying the possible interference of emotional relationships between teacher and student in the teaching and learning. The trajectory of the research was through the qualitative approach of case study, developed in the 6 years of elementary school. Based on the vision of theorists such as Piaget and Wallon, the paper discusses the importance of affect in the relationship between teacher and student in the teachinglearning process in order that the personal and social behavior of the learner can be guided by the inclusion or not of affection in the educational process. The studies and analyzes conducted indicate that the teacher - student relationship should allow exchanges of experiences and knowledge between them and that affection is essential to educational performance, because according to the students, the affection is mutual respect, dialogue and especially the mutual affection. We often some teachers giving more emphasis to content forgetting that, in front of you people are looking for a look, a word of encouragement that enables the construction of meaningful learning. KEYWORDS: Affection. Learning. Pedagogical Mediation.

Artigo apresentado UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA como requisito parcial para concluso do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Coordenao Pedaggica. 2 Pedagoga, Ps-Graduando em Coordenao Pedaggica pela UNIR. 3 Orientador: Prof. Ms. Claudemir da Silva Paula. Coordenador adjunto, plo Porto Velho, professor do Departamento de Cincias da Educao- UNIR, campus de Vilhena. Co-orientadora: Prof. Ms. Marlene Rodrigues. Departamento de Cincias da Educao - Unir - Porto-Velho.

INTRODUO

A afetividade, assim como o conhecimento, se constri atravs da vivncia, experincias e interao social. Logo a tarefa de despertar no educando as potencialidades, vivenciar as emoes e a afetividade como construtor do intelecto tarefa tambm da escola. As pessoas precisam cada vez, mais de afeto, pois a vida corrida e cheia de dificuldades estimula sentimentos de isolamento e de individualismo. A carncia de afeto na famlia e na escola poder transforma-se em problemas emocionais. Segundo Almeida (1999, p. 44), com a influncia do meio, essa afetividade que se manifestava em simples gestos lanados no espao, transforma-se em meios de expresso cada vez mais diferenciados, inaugurando o perodo emocional.. Ao se falar sobre aprendizagem a questo da afetividade vem surgindo com mais frequncia nas reunies pedaggicas, pais e educadores vem percebendo a importncia da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Mas o que sabemos sobre afetividade? Para Ferreira (1999, p. 62) afetividade significa conjunto de fenmenos psquicos que se manifestam sob a forma de emoes, sentimentos e paixes, acompanhados sempre da impresso de dor ou prazer, de satisfao ou insatisfao, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. Dessa forma o desenvolvimento realiza-se atravs da interao e compete ao professor organizar uma ao adequada para as reais necessidades dos seus alunos, pois uma educao entre professores e alunos que no aborde a emoo na sala de aula, como a afetividade, pode trazer prejuzos para a ao pedaggica, que atingem no s o professor, mas tambm o aluno e se o professor no souber lidar com crises emocionais isso poder provocar desgastes fsicos e psicolgicos. Atravs de novos vnculos sociais, a criana passa a interagir com novos padres de comportamento, contedos e valores sociais. Esse conhecimento de mundo ocorre do real para o mental. Segundo (WALLON apud ALMEIDA, 1993, p. 14):
O desenvolvimento da inteligncia, em grande parte, funo do meio social. Para que ele possa transportar o nvel da experincia ou da inveno imediata e concreta, tornamse necessrios os instrumentos de origem social, como a linguagem e os diferentes sistemas de smbolos surgido desse meio. Se essa interao for desestruturada, abalar o comportamento infantil.

Dessa forma, esse processo de socializao requer maior ateno, pois qualquer desequilbrio pode prejudicar o desenvolvimento do individuo, os excessos tanto ao considerar a criana um ser indefeso, inocente ou consider-la rebelde, sem possibilidades de mudanas so fatores de influncia na sua formao social. comum o professor atribuir extrema ateno a acontecimentos e classific-los como indisciplina, falta de ateno, baguna e acredita que podem atrapalhar o bom desenvolvimento dos trabalhos. Segundo Wallon (apud, CELESTIN, 2001, p115):
As emoes so formas de exteriorizao da afetividade que evolui sob as condies sociais, particularmente nos papis desenvolvidos pela cultura na transformao que o individuo passar na sociedade. Na sociedade o individuo sofre fortes influncias dos valores, dos papis sociais. No decorrer do desenvolvimento das condies maturacionais, conforme a evoluo dos estgios de desenvolvimento, a partir dos diferentes nveis de relaes sociais e orgnicas na construo do campo afetivo.

Dai a grande importncia das relaes humanas para o desenvolvimento das representaes da personalidade que normalmente so modeladas no convvio social. A partir dos pressupostos de Wallon, constata-se que a escola deve ser acolhedora, onde todos possam estudar, crescer e desenvolver juntos, atividades colaborativas em que alunos, professores e sociedade em geral cresam pelas possibilidades infinitas que as interaes diversificadas oferecem. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de considerar importante refletir sobre a afetividade e sua relao na pedagogia e como essencial para que um professor seja considerado eficiente, considerando que afetividade seja se preocupar com seus alunos, reconhec-los como indivduos autnomos, com uma experincia de vida diferente da sua, com direito a ter preferncias e desejos nem sempre iguais aos seus. Assim, a oportunidade do educador se abrir e aceitar os alunos em suas particularidades, entender seus sentimentos, tendo sensibilidade para perceber que atrs de um aluno agressivo, se esconde uma criana carente que se sente inferior s outras. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 6 Ano do Ensino fundamental teve como objetivo identificar as possveis interferncias das relaes afetivas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, identificando os aspectos que demonstram que a afetividade intervm nos contedos, propiciando de forma positiva ou negativa a aquisio de novos

conhecimentos. A metodologia utilizada na investigao, de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, permitiu analisar o problema a partir da contribuio de professores e alunos, utilizando para coletas de dados entrevista semi - estruturada.

FUNDAMENTAO TERICA

A afetividade na viso de WALLON (apud in CELESTIN, 2001) permite corrigir e ampliar as funes cognitivas abrangentes que reforam os princpios cognitivos fundamentais ao nvel operacional abstrato da criana. As emoes e a capacidade de interagir com o meio de forma afetiva so variveis mais relevantes e poderosos mecanismos pessoais que o sujeito articula na sua interao com o meio, o que determina o seu potencial cognitivo. As reflexes sobre a leitura com os pressupostos tericos de Henry Wallon sobre a afetividade demonstram que os aspectos sociais se constituem em fatores que eliminam os determinismos orgnicos ou da constituio biolgica da criana ao nascer, ou seja, a personalidade da criana perceptvel a mudanas dependendo das relaes sociais, complementadas com interaes recprocas e manifestaes afetivas. Segundo Almeida (1999, p. 63) ao mencionar Wallon ela observa que so as emoes que unem a criana ao meio social: so elas que antecipam inteno e o raciocnio. Compreende-se que de incio a afetividade um componente orgnico e com o passar do tempo fortemente influenciada pelo meio social. Na concepo de Wallon a afetividade pode ser definida como um comportamento individual progressivo e continuo. Entende-se, portanto, que a aprendizagem se realiza a partir de mediaes originadas nas relaes com o outro e que envolve a afetividade, um componente importante para a formao do individuo. A postura do professor pode favorecer ou prejudicar a interao professor-aluno, se o professor tem uma postura autoritria, onde o repasse dos contedos seu maior objetivo, dificilmente o aluno ter oportunidade de expressar, mas se o professor tem conscincia do seu papel como mediador, facilitador da aprendizagem, o conhecimento prvio do aluno ser valorizado, o professor certamente favorecer a participao efetiva do aluno nesse processo e o dilogo ser mais frequente. WALLON apud CELESTIN (2001, p. 44) se debruou sobre a dimenso afetiva, criticando vorazmente as teorias clssicas contrarias entre si, que concebem as emoes ou como

reaes incoerentes e tumultuadas, cujo efeito sobre a atividade motora e intelectual perturbador, ou como reaes positivas, cujo poder sobre as aes ativador, energtico. Wallon estabeleceu uma teoria de desenvolvimento com base em estgios, dentre eles podemos destacar o impulsivo, emocional e personalista, a partir dos tipos de manifestaes afetivas que so predominantes em virtude das necessidades maturacionais que se expressam no individuo em situaes diferenciadas de bem-estar e mal-estar. Na perspectiva gentica de WALLON apud CELESTIN (2001, p. 57) a inteligncia e a afetividade esto integradas: a evoluo da afetividade depende das construes realizadas no plano da inteligncia, assim, como a evoluo da inteligncia depende das construes afetivas No entanto, o autor, admite que, ao longo do desenvolvimento humano, existem fases em que predominam o afetivo e fases em que predominam a inteligncia. WALLON apud CELESTIN (2001, p. 44):
O que torna possvel o estgio emocional a maturao funcional dos sistemas nervosos e as condies especficas da relao da criana com o meio. A emoo um fenmeno fisiolgico, tem uma base orgnica ligada ao sistema nervoso; mas tambm tem carter social, pela sua funo de apelo ao outro durante a fase de inaptido infantil, isto , fase em que a criana depende do auxilio do outro, principalmente do adulto, para suprir suas necessidades.

Assim, pode-se considerar que a relao pedaggica se intensifica, a partir da relao com o outro, atravs do vinculo afetivo que, nos anos iniciais, a criana vai tendo acesso ao mundo simblico e, assim, conquistando avanos significativos no mbito cognitivo. Nesse sentido, para a criana, o papel do vnculo afetivo fundamental. Segundo WALLON apud CELESTIN (2001, p. 56), com o aparecimento destes que ocorre a transformao das emoes em sentimentos. A qualidade da interao professor-aluno traz um sentido afetivo para o objeto de conhecimento e influencia a aprendizagem do aluno. Os comentrios dos alunos a respeito dos contedos verbais emitidos pela professora apontam, muitas vezes, as modulaes da voz indicando o carter afetivo que marca a relao. O professor deve deixar transparecer uma afetividade igual por todas as crianas. Suas preferncias no devem ser manifestadas em sala de aula, por que denotaro preconceitos. Neste contexto o educador dever estar permanentemente discutindo suas atitudes e verificando quando a sua ao movida por preconceito. fundamental manter um processo de crtica e autocrtica em conjunto com os demais professores acerca de atitudes e posturas ticas e afetivas.

O relacionamento com a criana deve ser carregado de afetividade manifesta, ou seja, o professor deve reconhecer todos pelo nome, os problemas emocionais apresentados pela criana devem ser anotados e discutidos com os demais professores, orientadores, supervisores ou coordenadores. De maneira isolada, difcil distinguir as dificuldades da criana preciso que haja um maior contato, uma relao de proximidade, de encontro. Conforme PIAGET apud CELESTIN (2001, p. 77):
Afetividade no significa melosidade. O educador no dever usar diminutivos em todas as palavras. Uma forma de se relacionar afetuosamente demonstrar que se est realmente interessado na aprendizagem da criana. As manifestaes de irritao e o grito com as crianas devem ser evitados. Quando se tornar difcil conter a irritao, o melhor a fazer propor uma atividade que as crianas possam realizar de forma independente, dando ao professor momentos para recuperar o controle. Gritar um processo irreversvel: quando mais o professor grita, mais a criana percebe seu descontrole e mais preciso gritar.

Sendo assim, podemos concluir que ser afetivo requer responsabilidade, preocupao com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, compromisso, repeito, dedicao. Para PIAGET apud, CELESTIN (2001, p. 133) pode-se relacionar o ensinoaprendizagem a uma relao entre a afetividade com a inteligncia no desenvolvimento mental da criana, j que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligncia. Deve se considerar que sem o afeto no haver interesse, nem necessidade, nem motivao. A afetividade uma condio necessria na constituio da inteligncia que depende da afetividade para se desenvolver com maior potencialidade. De acordo com PIAGET apud CELESTIN (2001, p. 77):

A afetividade e as emoes surgem da projeo dos sentimentos sobre os objetos que, posteriormente, com as trocas interpessoais e a intelectualizao dos sentimentos, vo se sendo cognitivamente organizados, gerando o sistema de valores de cada sujeito. Os valores se originam, assim, do sistema de regulaes energticas que se estabelece entre o sujeito e o mundo externo (desde o nascimento) a partir de suas relaes com os objetos, com as pessoas e consigo mesmo.

Portanto, compreende-se neste contexto de relaes entre aprendizado e afetividade que as emoes integram-se ao funcionamento mental geral, tendo uma participao ativa em sua configurao nas bases orgnicas sobre as quais as relaes humanas se sustentam.

A proposta de uma pedagogia afetiva visa articular a ao estratgica para estimular a aprendizagem individualismo. O desenvolvimento cognitivo e afetivo elevam a auto-estima da criana, a escola precisa propiciar momentos onde a criana possa se expressar livremente. Ela precisa se sentir aceita, e segura, os laos de confiana so reforados quando a criana percebe que o professor compreensivo, dedicado. Essa confiana contribui para o desenvolvimento cognitivo. A formao do ser humano tem como elemento constituinte a emoo. Portanto, a aprendizagem em escola inclui, necessariamente, o aspecto emocional. cooperativa contrapondo a aprendizagem tradicional que favorece o

ASPECTOS METODOLGICOS

A pesquisa foi realizada em duas turmas do 6 Ano do Ensino fundamental teve como objetivo identificar as possveis interferncias das relaes afetivas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, procurando identificar aspectos que demonstram que a afetividade pode interferir de forma positiva ou negativa na aprendizagem dos contedos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, que permitiu analisar o problema a partir da contribuio de professores e alunos. A pesquisa foi realizada numa escola pblica, pertencente rede estadual de ensino, localizada num bairro perifrico de baixo e mdio porte econmico em Porto Velho e atende nas modalidades Ensino Fundamental e Mdio Regular e Educao de Jovens e Adultos - EJA nos trs turnos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a observao e entrevista semiestruturada que segundo LDKE e ANDR (1986, p. 34), ao lado da observao a entrevista representa um instrumento bsico para a coleta de dados dentro da perspectiva da entrevista. As questes feitas serviram de subsdio para a escrita deste artigo, tendo como critrio a participao de 10 professores e 60 alunos do 6 Ano do Ensino Fundamental em atividades de observao, sendo que destes 30 foram entrevistados.

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS

Os resultados da pesquisa apresentam a discusso esboada acerca da aprendizagem e as interferncias da afetividade neste processo. Para a discusso dos dados, buscou-se abordar questes que pudesse Ano F, num total de 30 alunos e 10 professores. A escola apresenta um nmero elevado de distoro idade-srie em virtude das constantes reprovaes, nos ltimos trs anos, segundo dados do PDE, os ndices de reprovao e abandono tiveram uma elevao preocupante. Diante da realizao das entrevistas com os alunos, foi possvel obter os seguintes resultados: Ao serem questionados se o fato de gostar do professor influencia em aprender a disciplina que ele ministra, 22 responderam que sim, pois acreditam que as conversas e brincadeiras tornam as aulas mais agradveis e costumam prestar mais ateno nas aulas dos professores que gostam. 08 alunos responderam que no influencia, pois gostando ou no precisam aprender. O que influencia, segundo eles, se o professor ensina bem ou no. Em relao s caractersticas do professor que influencia positivamente e negativamente na aprendizagem as respostas esto no grfico abaixo: corroborar diretamente com o tema, a entrevista foi realizada com 15 alunos do 6 Ano E e 15 alunos do 6

Grfico 1 - Caractersticas que influenciam positivamente na aprendizagem. (Respostas dos alunos)

Com base no grfico, destacam-se, entre as caractersticas que influenciam positivamente na aprendizagem a boa explicao dos contedos (11 alunos), a ajuda nas dificuldades escolares (11 alunos) e a pacincia (10 alunos).

Grfico 2 - Caractersticas que influencia negativamente na aprendizagem. (Respostas dos alunos)

J entre as caractersticas que afetam negativamente a aprendizagem destacam - se a falta de explicao dos contedos (10 alunos), os gritos (09 alunos) e mandar os alunos para fora de sala de aula por qualquer motivo. As respostas dos alunos evidenciam que a falta de boa explicao dos contedos antes de passar qualquer atividade dificulta a aprendizagem, e o grito em nada ajuda, o grito, que segundo PIAGET apud CELESTIN (2001, p. 77) um processo irreversvel: quando mais o professor grita, mais a criana percebe seu descontrole e mais preciso gritar. A postura do professor de mandar o aluno para fora sempre que considera seu comportamento inoportuno tambm no ajuda na aprendizagem (08 alunos) Os alunos esperam que o professor tenha pacincia em sala de aula, d uma boa explicao e tenha disposio para ajud-los sempre que tiverem dificuldades. Quanto a mandar o aluno para fora de sala de aula, Almeida (1999, p. 90): explica que as reaes posturais das crianas so normalmente interpretadas como desateno. Assim, h uma grande insistncia pela conteno do movimento, como se sua simples eliminao pudesse assegurar a aprendizagem da criana.

10

O grfico abaixo mostra o que o aluno admira no professor que mais gosta:

Grfico 3 - O que o aluno admira no professor que mais gosta. (respostas dos alunos)

O jeito de ensinar (11 alunos), a pacincia (05 alunos) e os elogios que recebem do professor so as caractersticas mais marcantes. As respostas deixam claro que os alunos querem professores que tenham uma metodologia diferenciada, que saibam ensinar, que tenham pacincia e que saibam reconhecer seus avanos, pois reconhecer seu aluno como ser nico de extrema importncia. Segundo ARROYO (1999, p. 145):
Quando se percebe que o cotidiano da escola muito rico, que h um processo educativo, de socializao, de valores, que h um tecido sociocultural riqussimo em nuances, que h uma diversidade de gneros, raas e matrizes simblicos, que oferecem todas as condies para a escola se inovar e se transformar.

Assim, a escola pode e deve ser um espao de crescimento pessoal e os alunos sabem que para que ocorra uma aprendizagem significativa precisam de professores afetivos, criativos e comprometidos. Em relao a gostar quando o professor conversa com eles, dos 30 alunos entrevistados, apenas 02 alunos responderam que no gostam quando os professores conversam eles. O grfico abaixo mostram que os alunos gostam de conversar sobre assuntos diversos, mais falar sobre a infncia do professor teve um maior destaque, os alunos afirmaram que tm curiosidade em saber como foi a infncia do professor, como ele descobriu que queria ser professor e o que ele fez para se formar.

11

Grfico 4- Assuntos que gostam de conversar com o professor (respostas dos alunos)

Segundo PIAGET apud CELESTIN (2001, p. 77): A afetividade e as emoes surgem da projeo dos sentimentos sobre os objetos que, posteriormente, com as trocas interpessoais e a intelectualizao dos sentimentos, vo sendo cognitivamente organizados, gerando o sistema de valores de cada sujeito.. Ao serem perguntados se algum professor j os ajudou em algum momento especial da sua vida e se essa ajuda tambm contribuiu na vida escolar e de que forma: 07 alunos responderam que sim, sendo que 01 disse que o professor ajudou quando impediu uma briga e 06 disseram que o professor os ajudou a serem pessoas melhores, ensinando coisas da vida. Mas 23 alunos responderam que nunca receberam nenhum tipo de ajuda do professor. Como possvel ajudar o aluno que est com baixo alto-estima, desmotivado se o professor no o conhece, no percebe suas dificuldades, no o v? Talvez esse seja um dos fatores que vem contribuindo para os altos ndices de repetncia. De acordo com ALMEIDA (1999), "As relaes afetivas se evidenciam, pois a transmisso do conhecimento implica, necessariamente, uma interao entre pessoas. Portanto, na relao professor-aluno, uma relao de pessoa para pessoa, o afeto est presente. Quanto aos professores, estes responderam a 04 questes, a primeira era sobre o que ele entendia por afetividade. 06 professores consideram que afetividade seja carinho, compreenso, dedicao, aproximao, maturidade, respeito. 02 consideram que ser afetivo ter para com o outro uma atitude de respeito e empatia (tratar o outro como gostaria de ser tratado), alm do

12

carinho e respeito. 01 professor disse que a forma o mostrar amor que a pessoa tem ao ser humano. 01 disse que afetividade a condio de aceitao do outro, como pessoa. Segundo Almeida (1999, p. 42)
Atribui emoo como os sentimentos e desejos, so manifestaes da vida afetiva, um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano. Entende-se por emoo as formas corporais de expressar o estado de esprito da pessoa, este estado afetivo pode ser penoso ou agradvel.

De modo geral, todos sabem definir o que afetividade, as respostas so bem parecidas, talvez a escola precise organizar momentos de estudos sobre as relaes de afetividade e aprendizagem, esse pode ser o primeiro passo rumo a uma educao que valorize o aluno como ser nico e capaz. Ao serem questionados se as dimenses afetivas e cognitivas esto ligadas, 07 responderam que sim, as explicaes foram parecidas de modo geral, acreditam que uma depende da outra e que o afeto facilita as relaes professor-aluno. 02 responderam que a famlia, a sociedade e o amor ao prximo esto ligados, 01 respondeu que nem sempre essas dimenses esto ligadas, pois h pessoas que conseguem avanar independente da afetividade. Almeida (1999, p.198): esclarece que:

[...] medida que se desenvolvem cognitivamente, as necessidades afetivas da criana tornam-se mais exigentes. Por conseguinte, passar afeto inclui no apenas beijar, abraar, mas tambm conhecer, ouvir, conversar, admirar a criana. Conforme a idade da criana, faz-se mister ultrapassar os limites do afeto epidrmico,exercendo uma ao mais cognitiva no nvel, por exemplo da linguagem.

A pergunta Como voc percebe a afetividade no espao escolar, obteve as seguintes respostas: 01 respondeu que percebe a afetividade normal, mas falta atitude do aluno de mostrar o carinho que tem com o colega, professor etc.; 01 reconhece a afetividade pela presena da sociedade e pela compreenso entre a comunidade escolar; 01 percebe pelo inter-relacionamento tanto com o corpo docente como discente; 01 disse que em umas turmas h afetividade, em outras no, os alunos no querem saber desse assunto; 01 percebe a afetividade atravs do dialogo, mas ressaltou que com pouqussimos alunos; 02 acreditam que a afetividade est presente no cumprimentar, na troca de palavras e que os alunos s vezes no entendem quando o professor

13

carinhoso ou compreensivo, ento precisam ser mais rgidos, mantendo o equilbrio; 03 no souberam responder. Todos os professores responderam que conversa com seus alunos, o grfico abaixo mostra a diversidade de assuntos.

Grfico 5- Assuntos que o professor conversa com os alunos (respostas dos professores)

Dentre os assuntos que os professores costumam conversar com seus alunos destacaramse assuntos voltados para as relaes familiares (04), situaes do dia-a-dia (03) dando exemplos e conselhos. Como foi citado anteriormente PIAGET apud CELESTIN (2001, p. 77): afirma que com as trocas interpessoais e a intelectualizao dos sentimentos, vo sendo cognitivamente organizados, gerando o sistema de valores de cada sujeito.. Nesse sentido o fortalecimento do dialogo entre professor aluno alm de fortalecer os laos auxiliar no processo ensinoaprendizagem, pois sabemos que quando o professor trabalha de forma contextualizada o contedo se torna mais interessante para o aluno, ento por que no trazer para sala de aula temas variados, problemas do dia-a-dia, atualidades? O currculo precisa ser articulado e nossos alunos possuem uma bagagem incrvel, curiosidades, necessidades, tudo a disposio do professor, por que no utiliz-los?

CONSIDERAES FINAIS

O presente trabalho sobre as manifestaes e atitudes afetivas do professor na vida escolar do aluno do 6 ano do ensino fundamental, teve como objetivo como objetivo identificar as

14

possveis interferncias das relaes afetivas entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e foi possvel concluir que os alunos do 6 Ano tm uma necessidade enorme de falar, so alunos que vem repetindo o 6 ano h mais de trs anos e o fato de as duas turmas serem formadas somente com alunos repetentes os incomoda muito, pois acreditam que os professores no gostam de entrar na sala e v sempre os mesmos os rostos, segundo eles, houve professores que ao entrar na sala no inicio do ano j profetizou que poderiam reprovar mais uma vez. Os alunos esto com a alto-estima baixa, esto desmotivados, no se sentem capazes e na entrevista ficou evidente a necessidade de afeto, desejam professores pacientes, que saibam ensinar e com disposio para ajud-los nas dificuldades. Os alunos precisam de acompanhamento e intervenes constantes, s assim ser possvel reverter esse quadro, sugeri aos professores que seja feita, pelo menos, uma vez por ms uma sesso de estudo com a temtica afetividade e aprendizagem, buscando uma maior reflexo sobre como podemos melhorar o processo de aprendizagem atravs da valorizao da afetividade. possvel avanar nas discusses que apontam para a articulao das relaes entre cognio e afetividade, no campo educacional, se inserirmos no cotidiano de nossa escola o estudo sistematizado do afeto e sentimento, considerando-os como objetos de conhecimento. Os professores reconhecem que os alunos se envolvem mais nas atividades quando essas so trabalhadas em forma de projetos, ento porque no trabalhar com mais frequncia com projetos? possvel introduzir nos trabalhos escolares os contedos relacionados a vida pessoal e a vida privada, inserindo de forma transversal e interdisciplinar os contedos tradicionais da escola e aqueles relacionados dimenso afetiva. Para concluir, tanto o processo de observao, como as entrevistas realizadas evidenciaram as necessidades dos alunos, que desejam uma educao melhor, onde a qualidade de ensino seja priorizada, onde o dilogo seja favorecido, o respeito e a compreenso faam parte da rotina escolar. Tudo isso possvel.

15

REFERNCIAS ALMEIDA, Ana Rita Silva. emoo na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. MAHONEY, Abigail Alvarenga (Orgs.). Afetividade e aprendizagem: contribuies de Henri Wallon. So Paulo: Edies Loyola, 2007. ARROYO, Miguel G. Pedagogia da Incluso: uma escola mais humanizada. In Cadernos da AEC do Brasil, Braslia, 1999. CELESTIN, A. T. Inteligncia e afetividade da criana na teoria de Jean Piaget e Henry Wallon. 5 ed. So Paulo: Pioneira, 2001. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio de lngua portuguesa sec.XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. LUDKE, Menga e ANDR, Marli E.D.A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. PIAGET, J: Psicologia e Pedagogia. RJ: Forense, 1969. _________: O desenvolvimento do raciocnio na criana. RJ, Record, 1977. WALLON, Henry. A evoluo psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70, 1968. ______________. Psicologia e Materialismo Dialtico (1879-1962) Disponvel em: <http://www.marxists.org/portugues/wallon/1942/mes/psicologia.htm> Acesso em: 02 de novembro de 2011.

You might also like