You are on page 1of 14

CBR1000RR

21. SISTEMA IMOBILIZADOR


21-0 21-1 21-2 21-5 DIAGNOSE DE DEFEITOS INDICADOR DO IMOBILIZADOR MDULO RECEPTOR DO IMOBILIZADOR 21-7 21-10 21-11

DIAGRAMA DO SISTEMA INFORMAES DE SERVIO PROCEDIMENTO DE REGISTRO DE CHAVES INDICAO DO CDIGO DO DIAGNSTICO DE FALHAS

MDULO DE CONTROLE DO MOTOR (ECM) 21-10

INFORMAES DE SERVIO
INSTRUES GERAIS
HISS a abreviao de Honda Ignition Security System (Sistema Honda de Bloqueio da Ignio). Para inspecionar o sistema imobilizador (HISS), siga os procedimentos do fluxograma de diagnose de defeitos (pgina 21-7). No se deve aproximar duas chaves de veculos com imobilizador quando uma delas estiver em uso. Isto pode gerar uma interferncia e comprometer o funcionamento do sistema. Internamente a chave possui um componente eletrnico, o transponder. Esse componente sensvel a quedas e pancadas. No deixe a chave sobre o painel de um veculo ou outros locais onde ocorrem altas temperaturas. No permita contato prolongado com a gua e evite quedas e impactos contra superfcies duras. Caso todas as chaves da motocicleta sejam perdidas, o mdulo de controle do motor (ECM) tambm dever ser substitudo. O sistema HISS no funcionar no caso do cdigo de uma mesma chave com transponder ser registrado duas vezes no sistema. O mdulo de controle do motor (ECM) pode armazenar at quatro chaves (as quatro chaves devem estar registradas). No altere o sistema imobilizador. Isso pode acarretar falhas no funcionamento (o motor poder deixar de funcionar.) Consulte o procedimento de inspeo do sistema de ignio na pgina 18-4. Consulte o procedimento de inspeo do interruptor de ignio na pgina 20-15.

FERRAMENTAS ESPECIAIS
Adaptador de inspeo 07XMZ-MBW0101 Fiao secundria do adaptador 070MZ-MEC0100

21

21-1

SISTEMA IMOBILIZADOR (HISS)

CBR1000RR

DIAGRAMA DO SISTEMA
INTERRUPTOR IGNIO/MDULO RECEPTOR DO IMOBILIZADOR ECM FUSVEL PRINCIPAL (30 A) BATERIA

CAIXA DE RELS (REL DE PARADA DO MOTOR)

SENSOR CKP (POSIO DA RVORE DE MANIVELAS)

FUSVEL 10 A

INTERRUPTOR DE IGNIO FUSVEL FI (20 A)

INDICADOR DO IMOBILIZADOR

REL DE PARADA DO MOTOR

MDULO RECEPTOR DO IMOBILIZADOR FUSVEL PRINCIPAL 30 A

4P (NATURAL) 2P (VERMELHO)

SENSOR CKP

ECM

BATERIA

Bl Y Bu G R W

PRETO AMARELO AZUL VERDE VERMELHO BRANCO

Br O Lb Lg P Gr

MARROM LARANJA AZUL CLARO VERDE CLARO ROSA CINZA

21-0

CBR1000RR

SISTEMA IMOBILIZADOR

PROCEDIMENTO DE REGISTRO DE CHAVES


Em caso de perda de uma chave ou necessidade de se adicionar mais uma chave reserva:
1. Providencie uma nova chave com transponder. 2. Faa a cpia mecnica da chave copiando-a da original. 3. Utilizando as ferramentas especiais, alimente as linhas do sensor CKP do Mdulo de Controle do Motor (ECM) com a voltagem da bateria (12 V) (pgina 21-5). 4. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando uma chave j codificada. O indicador do imobilizador ir se acender e permanecer aceso. O cdigo da chave foi reconhecido pelo ECM. Caso o sistema imobilizador (HISS) detecte alguma falha, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-5). 5. Desconecte a garra vermelha do adaptador de inspeo do terminal positivo (+) da bateria. Aps dois segundos ou mais, volte a conect-la. O indicador permanecer aceso por aproximadamente dois segundos e, em seguida, passar a piscar quatro vezes, repetidamente.

ACESO APAGADO 2 seg.

O sistema imobilizador (HISS) entrou no modo de registro. Com exceo da chave que est na ignio, os registros de todas as chaves anteriormente codificadas foram apagados da memria (o sistema s reconhece a chave que est na ignio). Todas as chaves reservas devero ser codificadas novamente. 6. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e remova a chave. 7. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando uma chave a ser registrada (nunca utilize uma chave registrada em uma etapa anterior). O indicador do imobilizador ir se acender por quatro segundos e comear a piscar quatro vezes, repetidamente.

ACESO APAGADO 4 seg.

A chave reserva foi registrada no ECM. Caso o sistema detecte alguma falha durante o processo, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-6). Durante todo o processo, mantenha as outras chaves afastadas mais de 5 cm do mdulo receptor. 8. Repita as etapas de n 6 e n 7 para continuar registrando novas chaves. O ECM pode armazenar at quatro chaves (as quatro chaves devem estar registradas). 9. Desligue o interruptor de ignio (OFF), remova o adaptador de inspeo e ligue o conector do sensor CKP. 10. Ligue o interruptor de ignio (ON) com uma das chaves registradas. O sistema imobilizador (HISS) retorna ao modo normal. 11. Certifique-se que o motor funcione com todas as chaves registradas.

21-2

SISTEMA IMOBILIZADOR

CBR1000RR

Em caso de defeito do interruptor de ignio:


1. Providencie um novo interruptor de ignio e duas novas chaves com transponder. 2. Remova o interruptor de ignio (pgina 20-16). 3. Utilizando as ferramentas especiais, alimente as linhas do sensor CKP do Mdulo de Controle do Motor (ECM) com a voltagem da bateria (12 V) (pgina 21-5). 4. Mantenha uma das chaves antigas (chaves registradas) prxima ao mdulo receptor do imobilizador para que o transponder possa se comunicar com ele. 5. Conecte o novo interruptor de ignio na fiao e ligue-o utilizando uma das novas chaves (mantenha o novo interruptor de ignio afastado do mdulo receptor). O indicador do imobilizador acender e permanecer aceso. O mdulo ECM reconheceu o cdigo da chave original. Caso o sistema imobilizador (HISS) detecte alguma falha, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-5). 6. Desconecte a garra vermelha do adaptador de inspeo do terminal positivo (+) da bateria. Aps dois segundos ou mais, volte a conect-la. O indicador permanecer aceso por aproximadamente dois segundos e, em seguida, passar a piscar quatro vezes, repetidamente.
ACESO APAGADO 2 seg.

O sistema imobilizador (HISS) entrou no modo de registro. Com exceo da chave original que est prxima ao mdulo de controle, os registros de todas as chaves anteriormente codificadas foram apagados da memria. 7. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e remova a chave. 8. Instale o novo interruptor de ignio na mesa superior (pgina 20-16). 9. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando uma chave a ser registrada. O indicador do imobilizador ir acender por quatro segundos e comear a piscar quatro vezes, repetidamente.
ACESO APAGADO 4 seg.

A nova chave foi registrada no ECM. Caso o sistema detecte alguma falha durante o processo, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-6). 10. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e desconecte a garra vermelha do adaptador de inspeo do terminal positivo (+) da bateria. 11. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando a chave registrada na etapa n 9. O indicador do imobilizador acender por dois segundos e apagar em seguida. O sistema imobilizador (HISS) retorna ao modo normal. 12. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e conecte novamente a garra vermelha do adaptador de inspeo ao terminal positivo (+) da bateria. 13. Ligue o interruptor de ignio (ON) (com a chave codificada na etapa n 9). O indicador do imobilizador se acender e permanecer aceso. O cdigo da chave foi reconhecido pelo mdulo ECM. Caso o sistema detecte alguma falha durante o processo, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-5). 14. Desconecte a garra vermelha do adaptador de inspeo do terminal positivo (+) da bateria. Aps dois segundos ou mais, volte a conect-la. O indicador permanecer aceso por aproximadamente dois segundos e, em seguida, passar a piscar quatro vezes, repetidamente. O sistema imobilizador (HISS) entrou no modo de registro. O registro da chave utilizada na etapa n 4 foi apagado da memria.

21-3

CBR1000RR
15. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e remova a chave.

SISTEMA IMOBILIZADOR

16. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando a segunda chave (nunca utilize uma chave registrada em uma etapa anterior). O indicador do imobilizador ir se acender por quatro segundos e comear a piscar quatro vezes, repetidamente. A segunda chave foi registrada no ECM. Caso o sistema detecte alguma falha durante o processo, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-6). Durante todo o processo, mantenha as outras chaves afastadas mais de 5 cm do mdulo receptor. 17. Repita as etapas 15 e 16 para continuar registrando novas chaves. O ECM pode armazenar at quatro chaves (as quatro chaves devem estar registradas). 18. Desligue o interruptor de ignio (OFF), remova o adaptador de inspeo e ligue o conector do sensor CKP. 19. Ligue o interruptor de ignio (ON) com uma das chaves registradas. O sistema imobilizador (HISS) retorna ao modo normal. 20. Certifique-se que o motor funcione com todas as chaves registradas.

Caso todas as chaves tenham sido perdidas ou quando o mdulo de controle do motor (ECM) estiver defeituoso
1. Providencie um novo mdulo ECM e duas novas chaves com transponder. 2. Faa a cpia mecnica da chave copiando-a da original ou usando o nmero da placa de identificao da chave. 3. Substitua o ECM por um novo. 4. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando a primeira das novas chaves. O indicador do imobilizador permanecer aceso por aproximadamente dois segundos e, em seguida, passar a piscar quatro vezes, repetidamente. A primeira chave foi registrada no ECM. Caso o sistema imobilizador (HISS) detecte alguma falha, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-6). 5. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e remova a primeira chave. 6. Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando a segunda chave. O indicador do imobilizador permanecer aceso por aproximadamente dois segundos e, em seguida, passar a piscar quatro vezes, repetidamente. A segunda chave foi registrada no ECM. Caso o sistema detecte alguma falha durante o processo, ele entrar no modo de diagnstico. O indicador do imobilizador permanecer aceso por 10 segundos e, em seguida, indicar os cdigos de falhas (pgina 21-6). 7. Desligue o interruptor de ignio (OFF) e remova a segunda chave. O sistema imobilizador (HISS) no retornar ao modo normal enquanto as duas chaves no forem registradas no ECM. Uma terceira chave no poder ser imediatamente registrada. Quando for necessrio registrar uma terceira chave, siga as orientaes da pgina 21-2 (Em caso de perda de uma chave ou necessidade de se adicionar mais uma chave reserva). 8. Certifique-se que o motor funcione com todas as chaves registradas.

21-4

SISTEMA IMOBILIZADOR
CONECTOR 2P (VERMELHO)

CBR1000RR
BATERIA (12 V)

INDICAO DO CDIGO DO DIAGNSTICO DE FALHAS


Remova a carenagem intermediria direita (pgina 3-6). Solte o conector 2P (vermelho) do sensor CKP (posio da rvore de manivelas). Conecte o adaptador de inspeo e a fiao secundria do adaptador ao conector 2P, pelo lado da fiao. Ligue a garra vermelha do adaptador ao terminal positivo (+) da bateria e a garra verde ao terminal negativo (). Ferramentas: Adaptador de inspeo 07XMZ-MBW0101 Fiao secundria do adaptador 070MZ-MEC0100 Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando uma chave registrada. Caso o sistema esteja anormal, o indicador do imobilizador acender e aps 10 segundos, comeara a piscar, indicando os cdigos das falhas. Aps apresentar o ltimo cdigo, o sistema reiniciar a apresentao dos cdigos de falhas. Se o sistema estiver normal, o indicador do imobilizador acender e permanecer aceso. (O sistema encontra-se no modo normal e no gera nenhum cdigo de piscadas.)

FIAO SECUNDRIA DO ADAPTADOR ADAPTADOR DE INSPEO INDICADOR DO IMOBILIZADOR

CDIGO DO DIAGNSTICO DE FALHAS (CDIGO DE PISCADAS)


Quando o sistema (ECM) parte do modo normal e entra no modo de diagnstico.
Cdigo de piscadas
ACESO APAGADO 10 seg.

Sintoma Dados anormais no ECM

Problema ECM defeituoso

Correo Substitua o ECM

Cdigo de falhas no pode ser enviado ou recebido

Mdulo receptor ou fiao defeituosa

Consulte a diagnose de defeitos (pgina 21-7)

Divergncia na identificao do cdigo

Interferncia de outro transponder

Mantenha a chave do outro veculo a mais de 5 cm do mdulo receptor

Cdigo secreto no confere

21-5

CBR1000RR

SISTEMA IMOBILIZADOR

Quando o sistema (ECM) parte do modo de registro e entra no modo de diagnstico.


Cdigo de piscadas
ACESO APAGADO 10 seg.

Sintoma A memorizao da chave se sobrepe

Problema A chave j havia sido registrada anteriormente.

Correo Use uma nova chave ou uma chave cancelada

Cdigo de falhas no pode ser enviado ou recebido

Falha na comunicao

Consulte a diagnose de defeitos (pgina 21-7)

impossvel realizar o registro

A chave j foi registrada em outro sistema

Use uma nova chave

21-6

SISTEMA IMOBILIZADOR

CBR1000RR

DIAGNOSE DE DEFEITOS
Quando o sistema imobilizador (HISS) no apresenta falhas e se usa uma chave corretamente registrada, o indicador do imobilizador permanece aceso por dois segundos, aps o interruptor de ignio ser ligado, apagando-se em seguida. Se houver algum problema ou caso se utilize uma chave no registrada, o indicador do imobilizador permanecer aceso. O indicador do imobilizador no acende quando o interruptor de ignio ligado. 1. Inspeo do fusvel Verifique o fusvel (10A). O fusvel est queimado? SIM Substitua o fusvel. NO V para a etapa 2. 2. Inspeo do painel de instrumentos Certifique-se que o indicador do ponto morto acende quando o interruptor de ignio ligado. O indicador se acende? NO V para a etapa 3. SIM V para a etapa 4. 3. Inspeo da linha de entrada de alimentao do painel de instrumentos Verifique a linha de entrada de alimentao (fio Vermelho/verde) no conector do painel de instrumentos (pgina 21-10). A voltagem est de acordo com as especificaes? NO Circuito aberto no fio Vermelho/verde Circuito aberto no fio Verde SIM Painel de instrumentos defeituoso 4. Inspeo da linha do indicador do imobilizador no conector do ECM Verifique a linha do indicador do imobilizador (fio Branco/vermelho) no conector do ECM (pgina 21-10). A voltagem est de acordo com as especificaes? NO V para a etapa 5. SIM V para a etapa 6. 5. Inspeo da linha do indicador do imobilizador no conector do painel de instrumentos Verifique a linha do indicador do imobilizador (fio Branco/vermelho) no conector do painel de instrumentos (pgina 21-10). A voltagem est de acordo com as especificaes? NO Circuito aberto no fio Branco/Vermelho SIM Painel de instrumentos defeituoso 6. Inspeo da linha de entrada de alimentao no conector do ECM Verifique a linha de entrada de alimentao (fio Preto/branco) no conector do ECM (pgina 21-10). A voltagem est de acordo com as especificaes? NO Fio Preto/branco com circuito aberto Rel de parada do motor defeituoso Fusvel FI (20A) queimado Circuito aberto no fio Vermelho/amarelo ou no fio Vermelho/branco entre a bateria e o rel de parada do motor SIM V para a etapa 7 7. Inspeo da linha do terra (fio Verde/rosa) no conector do mdulo de controle do motor (ECM) (pgina 21-11). Existe continuidade? NO Circuito aberto no fio Verde/rosa SIM Contato solto ou inadequado no conector do ECM ECM defeituoso

21-7

CBR1000RR

SISTEMA IMOBILIZADOR

O indicador do imobilizador permanece aceso com o interruptor de ignio ligado. 1. Inspeo de interferncia no mdulo receptor Certifique-se que no exista obstruo metlica ou transponder de outro veculo prximo chave ou mdulo receptor. Existe alguma obstruo metlica ou chave de outro veculo? SIM Remova e verifique novamente. NO V para a etapa 2. 2. Inspeo da primeira chave com transponder Ligue o interruptor de ignio (ON) utilizando uma chave reserva e observe o comportamento do indicador do imobilizador. O indicador deve acender por dois segundos e apagar em seguida. O indicador se apaga? SIM Primeira chave defeituosa NO V para a etapa 3. 3. Inspeo do cdigo do diagnstico de falhas Siga os procedimentos da indicao do cdigo do diagnstico de falhas (pgina 21-5) e verifique se o indicador do imobilizador acende e, em seguida, comea a piscar. O indicador pisca ou permanece aceso? PISCA Leia o diagnstico de falhas (pgina 21-5). PERMANECE ACESO V para a etapa 4. 4. Inspeo da linha do indicador no conector do ECM Verifique a linha do indicador do imobilizador (fio Branco/vermelho) no conector do ECM (pgina 21-11). A voltagem est de acordo com as especificaes? NO Circuito em curto no fio Branco/vermelho SIM V para a etapa 5. 5. Inspeo da linha do sensor CKP (posio da rvore de manivelas) Verifique as linhas do sensor CKP (fios Amarelo e Branco/preto) entre os conectores do ECM e do sensor CKP (pgina 21-11). Existe continuidade? SIM ECM defeituoso NO Circuito aberto no fio Amarelo ou no fio Branco/preto

21-8

SISTEMA IMOBILIZADOR Cdigo de falhas no pode ser enviado ou recebido (cdigo de diagnstico

CBR1000RR
indicado).

1. Inspeo da linha de entrada de alimentao do mdulo receptor do imobilizador. Verifique a linha de entrada de alimentao (fio Amarelo/vermelho) no conector do mdulo receptor (pgina 21-11). Existe aproximadamente 5 V? NO Circuito aberto ou em curto no fio Amarelo/vermelho SIM V para a etapa 2. 2. Inspeo da linha do terra do mdulo receptor do imobilizador Verifique a linha do terra (fio Cinza/preto) no conector do mdulo receptor (pgina 21-11). Existe continuidade? NO Circuito aberto ou em curto no fio Cinza/preto SIM V para a etapa 3. 3. Inspeo das linhas do sinal do mdulo receptor do imobilizador Verifique as linhas do sinal (fios Rosa e Azul/laranja) entre os conectores do mdulo receptor e do ECM (pgina 21-12). Existe continuidade? NO Circuito aberto ou em curto no fio Rosa Circuito aberto ou em curto no fio Azul/laranja SIM Mdulo receptor do imobilizador defeituoso

21-9

CBR1000RR

SISTEMA IMOBILIZADOR
CONECTOR 20P (PRETO)

INDICADOR DO IMOBILIZADOR
Remova o pra-brisa (pgina 3-11). Os testes a seguir devem ser realizados com o conector 20P (preto) do painel de instrumentos conectado.

INSPEO DA LINHA DE ENTRADA DE ALIMENTAO


Mea a voltagem entre os terminais dos fios Vermelho/verde (+) e Verde (). Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver a voltagem da bateria.
CONECTOR 20P (PRETO)

Vista pelo lado dos terminais:


Vermelho/verde (+)

Verde ()

INSPEO DA LINHA DO INDICADOR DO IMOBILIZADOR


Mea a voltagem entre o terminal do fio Branco/vermelho (+) e o terra (). Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver a voltagem da bateria. Quando o sistema est normal, ao ligar o interruptor de ignio no deve haver voltagem por aproximadamente dois segundos. Em seguida deve haver a voltagem da bateria.
Vista pelo lado dos terminais:
Branco/Vermelho ()

MDULO DE CONTROLE DO MOTOR (ECM)


Remova a carenagem intermediria direita (pgina 3-6). Solte os conectores 32P do ECM. Os prximos testes devem ser realizados pelo lado da fiao dos conectores do ECM.

CONECTOR 32P (PRETO)

INSPEO DA LINHA DO INDICADOR DO IMOBILIZADOR


Mea a voltagem entre o terminal A26 (fio Branco/vermelho) (+) e o terra (). Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver a voltagem da bateria.

INSPEO DA LINHA DE ENTRADA DE ALIMENTAO


Mea a voltagem entre os fios dos terminais B15/B16 (Preto/branco) (+) e o terra (). Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver a voltagem da bateria.

CONECTOR 32P (CINZA CLARO)

21-10

SISTEMA IMOBILIZADOR

CBR1000RR

INSPEO DA LINHA DO TERRA


Verifique a continuidade entre o fio do terminal A4 (Verde/rosa) e o terra. Deve existir continuidade ininterruptamente.

CONECTOR 32P (PRETO) CONECTOR 32P (CINZA CLARO)

INSPEO DA LINHA DO SENSOR CKP (POSIO DA RVORE DE MANIVELAS)


Solte o conector 2P (vermelho) do sensor CKP. Verifique a continuidade do fio Amarelo, entre os conectores do sensor CKP e do ECM. Verifique tambm a continuidade do fio Branco/preto entre os conectores do sensor CKP e do ECM. Deve existir continuidade entre os terminais dos fios de mesma cor.
CONECTOR 2P (VERMELHO) CONECTOR 4P (NATURAL)

MDULO RECEPTOR DO IMOBILIZADOR


Remova a carcaa do filtro de ar (pgina 6-67). Solte o conector 4P (natural) do mdulo receptor do imobilizador.

INSPEO DA LINHA DE ENTRADA DE ALIMENTAO


Mea a voltagem entre o terra () e o terminal do fio Amarelo/ vermelho (+), pelo lado da fiao. Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver aproximadamente 5 V.
CONECTOR 4P (NATURAL)

INSPEO DA LINHA DO TERRA


Verifique a continuidade entre o terra () e o terminal do fio Cinza/preto, pelo lado da fiao. Deve existir continuidade ininterruptamente.

21-11

CBR1000RR

SISTEMA IMOBILIZADOR
CONECTOR 4P (NATURAL)

INSPEO DA LINHA DO SINAL


Mea a voltagem entre e o terra () e o terminal do fio Rosa (+), pelo lado da fiao. Ligue o interruptor de ignio (ON). Deve haver aproximadamente 5 V.

CONECTOR 4P (NATURAL)

Solte o conector 32P (preto) do ECM. Verifique a continuidade do fio Azul/laranja entre os conectores do ECM e mdulo receptor. Deve existir continuidade. Verifique a continuidade entre o terra () e o terminal do fio Azul/laranja. No deve existir continuidade.

CONECTOR 32P (PRETO) MDULO RECEPTOR

SUBSTITUIO
Remova a carcaa do filtro de ar (pgina 6-67) e solte o conector 4P (natural) do mdulo receptor. Remova os dois parafusos e o mdulo receptor. Instale o novo mdulo e aperte firmemente os dois parafusos. Encaminhe adequadamente a fiao do mdulo (pgina 1-24). A instalao dos componentes removidos efetuada na ordem inversa da remoo.

COMPONENTES SUBSTITUDOS POR PROBLEMA


Problema Chave(s) com transponder Uma chave foi perdida ou deseja-se registrar chave reserva Todas chaves foram perdidas ou ECM defeituoso Mdulo receptor defeituoso Interruptor de ignio defeituoso Acessrio(s) com chave defeituoso(s) O O O O O Mdulo receptor ECM

PARAFUSOS

Peas que devem ser substitudas Interruptor de ignio Acessrios com chave*

O O

* Por acessrios com chave entenda a trava do assento e a tampa do bocal de abastecimento com chave.

21-12

CBR1000RR

INFORMAES GERAIS

COMO USAR ESTE MANUAL


Este manual descreve os procedimentos de servio para a motocicleta CBR1000RR. Siga as recomendaes da Tabela de Manuteno (Captulo 4) para assegurar que o veculo esteja em perfeitas condies de funcionamento. A realizao da primeira manuteno programada extremamente importante. O desgaste inicial que ocorre durante o perodo de amaciamento ser compensado. Os captulos 1 e 4 aplicam-se para toda a motocicleta. O captulo 3 descreve os procedimentos de remoo/ instalao dos componentes necessrios para possibilitar os servios dos captulos a seguir. Os captulos 5 a 21 descrevem as peas da motocicleta, agrupadas de acordo com sua localizao.

NDICE GERAL
INFORMAES GERAIS INSTRUES TCNICAS CHASSI/CARENAGEM/ SISTEMA DE ESCAPAMENTO MANUTENO SISTEMA DE LUBRIFICAO SISTEMA DE ALIMENTAO (Injeo de Combustvel Programada)
MOTOR E TRANSMISSO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Encontre o captulo desejado nesta pgina e consulte a tabela de ndice na primeira pgina do captulo. A maioria dos captulos apresenta inicialmente a ilustrao de um conjunto ou sistema, informaes de servio e diagnose de defeitos para aquele captulo. As pginas seguintes apresentam procedimentos detalhados. Consulte no captulo 2 as instrues tcnicas de funcionamento para familiarizar-se com esta motocicleta. Se no houver conhecimento sobre a causa do problema, consulte o captulo 23, Diagnose de Defeitos.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO REMOO/INSTALAO DO MOTOR CABEOTE/VLVULAS EMBREAGEM/EMBREAGEM DE PARTIDA ALTERNADOR

TODAS AS INFORMAES, ILUSTRAES, INSTRUES E ESPECIFICAES INCLUDAS NESTA PUBLICAO SO BASEADAS NAS INFORMAES MAIS RECENTES DISPONVEIS NA OCASIO DA APROVAO DA IMPRESSO DO MANUAL. A MOTO HONDA DA AMAZNIA LTDA. SE RESERVA O DIREITO DE ALTERAR AS CARACTERSTICAS DA MOTOCICLETA A QUALQUER MOMENTO E SEM PRVIO AVISO, NO INCORRENDO, ASSIM, EM OBRIGAES DE QUALQUER ESPCIE. NENHUMA PARTE DESTA PUBLICAO PODE SER REPRODUZIDA SEM PERMISSO POR ESCRITO. ESTE MANUAL FOI ELABORADO PARA PESSOAS QUE TENHAM CONHECIMENTOS BSICOS SOBRE A MANUTENO DAS MOTOCICLETAS HONDA.

TRANSMISSO/SELETOR DE MARCHAS CARCAA DO MOTOR/RVORE DE MANIVELAS/ BALANCEIRO/PISTO/CILINDRO RODA DIANTEIRA/SUSPENSO/DIREO


CHASSI SISTEMA ELTRICO

RODA TRASEIRA/SUSPENSO FREIO HIDRULICO BATERIA/SISTEMA DE CARGA SISTEMA DE IGNIO PARTIDA ELTRICA LUZES/INSTRUMENTOS/INTERRUPTORES SISTEMA IMOBILIZADOR DIAGRAMA ELTRICO DIAGNOSE DE DEFEITOS

MOTO HONDA DA AMAZNIA LTDA. Departamento de Servios Ps-venda (Setor de Publicaes Tcnicas)

You might also like