You are on page 1of 16

EMERGNCIAS TRAUMTICAS

Por David Szpilman Em qualquer situao de trauma proceda ao EXAME PRIMRIO primeiro, e logo aps, estando a vtima viva realize o EXAME SECUNDRIO. Durante o exame secundrio o socorrista dever avaliar os possveis traumas ocorridos e condutas. Neste captulo veremos cada situao em particular de trauma e sua conduta. O que trauma (traumatismo)? - a leso corporal resultado da exposio energia (mecnica, trmica, eltrica, qumica ou radiao) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente. Pode ainda em alguns casos ser resultado da insuficincia de algum elemento vital (afogamento, estrangulamento, congelamento). O tempo de exposio e o surgimento da leso devem ser curtos (alguns minutos) (OMS - ano 2000). O trauma pode ser intencional ou no intencional e varia de leve a grave.

HEMORRAGIAS
Um indivduo com 70 Kg possui aproximadamente 4.900 ml de sangue. O volume de sangue varia conforme a idade e pode ser estimado utilizando-se o valor mdio de 80 ml / Kg de peso. Em crianas, o volume sangneo maior, estando entre 8 e 9% do peso corporal.

Hemorragia a perda de sangue circulante para fora dos vasos sangneos. Hemostasia o controle da hemorragia. Os mecanismos normais que o corpo possui para limitar as hemorragias so: 1) Contrao da parede dos vasos sangneos (vasoconstrico) 2) Coagulao do sangue (plaquetas e fatores da coagulao) CLASSIFICAO DAS HEMORRAGIAS 1 - Tipo de Vaso Sangneo - tipo de hemorragias Arterial: sangramento em jato. Geralmente colorao vermelho-vivo - sangramento grave que pode levar a morte em poucos minutos. Venosa: sangramento contnuo, geralmente de colorao escura - raramente fatal. Capilar: sangramento contnuo discreto - pequena importncia. 2 - Profundidade - tipo de hemorragias Externa: sangramento de estruturas superficiais com exteriorizao do sangramento. Podem geralmente ser controladas utilizando tcnicas bsicas de primeiros socorros. Interna: sangramento de estruturas profundas pode ser oculto ou se exteriorizar. As medidas pr-hospitalares bsicas de hemostasia geralmente no funcionam. 3 - Velocidade Quanto mais rpida a hemorragia menos o organismo tolera a perda de sangue e mais rpido deve ser o socorro vtima para o hospital. CONSEQNCIAS DA HEMORRAGIA Hemorragias no tratadas podem provocar o desenvolvimento do Choque. QUADRO CLNICO - varia com o volume da perda de sangue Hemorragias Classe I: Perdas de at 15% do sangue - 750 ml em adultos no causam sintomas ou sinais no exame. Hemorragias Classe II: Perdas entre 15% e 25% do sangue - 750 a 1.500 ml.

Ansiedade e queixas de sede Taquicardia - FC entre 100 e 120 bpm. Pulso radial fino - PA normal com o paciente deitado. Taquipnia (respirao rpida) com FR > 20 por minuto. Pele com suor frio e plido. Hemorragias Classe III: Perdas entre 25% e 40% do sangue - 1.500 a 2.000 ml. Ansiedade e s vezes agitao e sede intensa. Pele com suor frio e plido. Taquicardia superior a 120 bpm. Pulso radial fino ou impalpvel. PA baixa mesmo deitado ou choque. Taquipnia importante - FR > 30 p/min. Hemorragias Classe IV: Perdas superiores a 40% do sangue - >2.000 ml - CHOQUE Nvel de conscincia alterado, variando entre agitao, confuso mental e inconscincia. Pela fria e plida. Taquipnia com freqncia respiratria > 35 p/min. Taquicardia importante - FC >140 bpm. Vtimas agnicas podem apresentar bradicardia. Pulso radial impalpvel com pulso arterial carotdeo presente - Choque A perda de mais de 50% do volume sangneo causa a morte. RECONHECIMENTO DAS HEMORRAGIAS A hemorragia pode ser estimada grosseiramente atravs do sangue perdido no local. Pacientes com sinais de choque e leses externas pouco importantes devem apresentar hemorragia interna oculta. Algumas fraturas como as de bacia e fmur podem produzir hemorragias internas graves e choque. Os locais mais freqentes de hemorragia interna so o trax e abdome. Observe presena de leses perfurantes, equimoses ou contuses na pele do trax e abdome. CONDUTA PR-HOSPITALAR 1) Exame Primrio - CAB da vida 2) Controle de hemorragias externas: Coloque suas luvas ou utilize um pano para manipular a vtima. Coloque compressa limpa sobre o ferimento e efetue a compresso direta da leso. Caso a compressa fique encharcada de sangue, coloque outra compressa sem retirar a 1a . Eleve se possvel o local do sangramento acima do nvel do corao com a vtima deitada.

Na persistncia da hemorragia, inicie a compresso direta da artria que irriga a regio. Os principais pontos arteriais so os braquiais, femorais e temporais superficiais.

No utilize torniquete.

3) Em caso de choque - posicione o paciente com as extremidades inferiores

elevada. 4) Imobilize as fraturas exceto naqueles que apresentem sinais de choque. 5) Em caso de choque transporte o paciente imediatamente para o hospital.

CHOQUE
o estado que resulta da incapacidade em prover sangue suficiente para os rgos. Presso Arterial sistlica < 60 mmHg. A causa mais comum de choque a hemorragia. A perda de 1,5 litro ou mais de sangue pode produzir choque.

Causas Perda lquida (desidratao) ou sangramento (Trauma - hemorragia) importante - so as causas mais freqentes. Infarto agudo do miocrdio em adultos > 40 anos causa mais freqente de choque. Infeco severa (sepse) Queimadura grave e outros Sinais e Sintomas Confuso, ansiedade at a inconscincia. Pele plida, mida com sudorese fria e Sede intensa. Pulso arterial rpido e fraco Respirao rpida CONDUTAS DE SUPORTE BSICO DE VIDA NO CHOQUE 1. Exame primrio - CAB da vida: administrar 15 litros de oxignio sob mscara em todos os casos. 2. Controle imediatamente hemorragias externas e imobilize somente grandes fraturas. 3. Posicione a vtima de acordo com a causa do choque. Decbito dorsal com os membros inferiores elevados na maioria dos casos. No caso de infarto do corao a melhor posio a semi-sentada. 4. No administre lquidos ou medicamentos pela boca. 5. Aquea o paciente com cobertores. 6. Transporte imediatamente ao hospital - aumenta as chances de sobrevivncia.

FERIDAS
So as leses de tecidos corporais produzidos por trauma. Os ferimentos podem ser:

FERIDA FECHADA - pele integra


Contuses A presena de leses superficial no ameaa a vida, porm alertam para leses de rgos internos. Equimose - Pele lisa com uma colorao preta ou azulada. Hematoma - Tumorao preta ou azulada visvel sob a pele. Suco - No puxe o membro preso pela suco, desligue o aparelho (ex: bomba de piscina). Com a suco ocorre trauma local e edema (inchao). Caso o membro no saia do local de suco deve-se quebrar o local ao redor do orifcio de suco.

FERIDA ABERTA - pele aberta


ESCORIAES - LESES CORTO-CONTUSAS LACERAES Escoriaes: Leses superficiais da pele ou mucosas, que apresentam sangramento leve e costumam ser extremamente dolorosas. No representam risco ao paciente quando isoladas. Leses corto-contusas: Leses produzidas por objetos cortantes. Podem causar sangramento de variados graus e danos a tendes, msculos, nervos e vasos sanguneos. Laceraes: Grandes leses corto-contusas, geralmente com leses de msculos, tendes, nervos e sangramento que pode ser moderado a intenso. Grandes traumas como ex: acidentes automobilsticos. O socorrista deve controlar o sangramento por compresso direta e aplicao de curativo e bandagens. Imobilize extremidades com ferimentos profundos. Em pacientes com PA normal efetue a limpeza das leses de forma rpida. No trauma grave este procedimento omitido para reduzir o tempo de chegada ao hospital. FERIMENTOS PERFURANTES - perfurao da pele e tecidos por um objeto. O orifcio de entrada pode no corresponder a profundidade da leso. Tratar as condies que causem risco iminente de vida - ABC e Hemorragias. As leses penetrantes de trax e abdome devem ser ocludas o mais rpido possvel. Leses perfurantes de tronco e abdome devem ir para o hospital imediatamente. AVULSES - descolamento da pele que pode se manter ligado ao tecido ou no. Apresentam graus variados de sangramento, geralmente de difcil controle. A localizao mais comum em membros superiores e inferiores. Coloque o retalho em posio normal e efetue a compresso direta da rea para controlar o sangramento. Caso seja possvel lave o retalho com gua corrente antes. Caso a avulso seja completa - lave o retalho com gua corrente ou soro fisiolgico, envolvelo em pano limpo molhado, coloque-o dentro de um saco plstico lacrado dentro de vasilhame com gua gelada para o transporte ao hospital. Evite o uso de gelo direto sobre o tecido. AMPUTAES TRAUMTICAS - Separao de um membro ou de uma estrutura do corpo.

a) Exame primrio - ABC da vida. b) Controle a hemorragia - O controle da hemorragia crucial na primeira fase do tratamento. c) Trate o choque se presente. d) Cuide do segmento amputado (separado do corpo): Limpe com soluo salina ou gua corrente, sem imerso em lquido. Envolva-o em gaze estril mida ou compressa limpa molhada.

Proteja o membro amputado com dois sacos plsticos. Coloque o saco plstico em recipiente de isopor com gelo ou gua gelada. Jamais coloque a extremidade em contato direto com gelo. e) No deve-se demorar no cuidado ao segmento amputado, j que a vtima considerada de alto risco para o choque hipovolmico. O paciente deve ser removido o mais rapidamente para o hospital. EMPALAMENTO - perfurao na qual o objeto penetrante est parcialmente exteriorizado. a) Exponha a leso retirando a roupa. b) Nunca remova objetos empalados, sem que o paciente esteja no ambiente hospitalar. c) Estabilize o objeto no local encontrado com curativo apropriado. d) No tente partir ou mobilizar o objeto, exceto se isto for essencial para o transporte. EVISCERAO - exteriorizao de vsceras. a) No tente reintroduzir os rgos eviscerados. b) Cubra as vsceras com pano limpo umedecido em soluo salina ou gua limpa. c) Envolva o curativo com bandagem. d) Transporte o paciente em posio com o ventre para cima, com os joelhos fletidos.

ESMAGAMENTO - acidentes automobilsticos, desabamentos e acidentes industriais. Pode resultar em ferimentos abertos ou fechados. O dano tecidual extenso (msculos, tendes, ossos). Os esmagamentos de trax e abdome causam graves distrbios circulatrios e respiratrios, sendo muitas vezes incompatveis com a vida. No caso de extremidade presa a maquinaria industrial, desligar a energia da mquina, e em seguida fazer a lenta reverso manual das engrenagens e retirada do membro. Caso no seja possvel liberar a extremidade a mquina dever ser desmontada e transportada juntamente com a vtima ao hospital. QUEDAS Avaliar; a - Altura, b - rea anatmica do impacto, c - superfcie da queda (gua, asfalto, etc.). Relacione os ferimentos na vtima em relao a rea anatmica de impacto - cuidado com outras lees que no so visveis como ex; queda em p - leso da coluna cervical. PROJTIL DE ARMA DE FOGO (PAF) Considere o calibre, a velocidade, o tipo de munio e a forma do projtil. Alm da perfurao ocorre queima dos tecidos ao redor. Sempre procure o orifcio de sada. O orifcio de entrada sempre menor e mais discreto que o de sada. Um mesmo projtil pode lesar vrios tecidos internamente e o sangramento ser volumoso, mesmo com orifcio de penetrao pequeno. LESES DECORRENTES DE EXPLOSES Vrios fragmentos e vrias leses. Avaliar profundidade de penetrao e queimaduras.

MORDEDURAS E PICADAS a) Mordida de co ou gato Lave a ferida com gua e sabo de cco. No feche a ferida com curativos. Encaminhe a vtima ao hospital para avaliao da necessidade de vacinao anti-rbica e antitetnica. Mordidas em extremidades do corpo (ps, mos, orelhas) so consideradas mais perigosas para o contgio do vrus da raiva humana. As lambeduras por ces e/ou gatos doentes em tecidos abertos considerado de risco. Mantenha a posse do animal durante 10 dias aps o acidente, para avaliao clnica do mesmo. Procure o veterinrio para isto. O morcego pode tambm ser portador do vrus da raiva. b) Picadas de insetos, aranha, escorpio e cobra. Lavar com gua e sabo o local Tentar capturar o animal com segurana para identificar o animal. No tentar retirar o veneno do local, chupando, cortando, espremendo ou garroteando o membro. Conduzir o paciente o mais rpido possvel ao hospital pois h risco potencial de choque anafiltico e ao direta do veneno. RESUMO - tratamento das feridas: Expor a ferida (retirar roupas). Controlar a hemorragia. Limpar a superfcie da ferida (se houver tempo). Curativo com gaze ou pano limpo. Imobilizar o segmento ferido. Estabilizar objetos empalados. Segmentos amputados devem ter cuidados a parte. Utilize sempre luvas

CURATIVOS E BANDAGENS
CURATIVO cobre uma ferida protegendo-a de contaminao e auxilia no controle de sangramento. O curativo deve ser feito de preferncia com material estril ou limpo. BANDAGEM fixa um curativo sobre a ferida. Deve ser justa para reduzir sangramentos, mas deve permitir a circulao sangnea. Bandagem tipo Atadura: Tcnicas de aplicao: Cubra a ferida com o curativo e aplique a atadura. Desenrole pouco a pouco, mantendo presso uniforme e sobrepondo 50% a cada volta. Evite excesso de compresso que possa causar interrupo da circulao. Bandagens Triangulares: So as mais versteis, pois tm mltiplas aplicaes e podem ser improvisadas com qualquer pedao de pano (guardanapos, lenos, fraldas, toalhas, roupas). Podem ser utilizadas tambm como imobilizadores. Deve medir 1 metro na base e ter pelo menos 60 cm de altura. Antes de utilizar a bandagem cubra o ferimento com um curativo. Podem ser abertas, dobradas como gravata, ou combinando as duas formas. Inicie na regio distal para a proximal do membro e no cubra os dedos.

FRATURAS, LUXAES, ENTORSES


Fraturas: interrupo na continuidade do osso. Abertas - ferida na pele sobre a leso que pode ser produzida pelo osso ou por objeto penetrante. Fechadas - a pele sobre a fratura est intacta. As fraturas so encontradas em traumas. As fechadas so de pouca gravidade, mas em alguns casos causam choque hemorrgico, danos vasculares e neurolgicos.

Dor local e deformidade anatmica. Edema, e hematoma. Incapacidade funcional e mobilidade anormal.

Luxaes: leses em que a extremidade de um dos ossos que compe uma articulao deslocada de seu lugar. A leso dos tecidos pode ser muito grave, afetando vasos sangneos, nervos e a cpsula articular. Ocorre com maior freqncia em dedos e ombro. Entorses: So leses nos ligamentos. Podem ser de grau mnimo ou complexo com ruptura completa do ligamento. Ocorre com maior freqncia nos tornozelos, joelhos e punhos. Distenses: Leses aos msculos ou seus tendes. Geralmente so causadas por hiperextenso ou por contraes violentas. Pode ocorrer ruptura do tendo. COMPLICAES DAS FRATURAS E DAS LUXAES Leso Vascular: Algumas fraturas como as de fmur e bacia, podem produzir hemorragias graves levando ao choque hemorrgico. Leso Nervosa: Podem complicar as fraturas e as luxaes. Os sintomas so: dor, sensao anormal, perda da sensibilidade (anestesia) e/ou dos movimentos (paralisia) que pode ser completa. Infeco: O socorrista no deve tentar efetuar a limpeza da superfcie de ossos expostos.

CONDUTA Exame primrio - ABC da vida. Em pacientes com risco de vida iminente no imobilize as extremidades. Transporte o paciente alinhado sobre prancha longa ou objeto similar (prancha de surf). A prioridade no tratamento de fraturas : Coluna vertebral / face, arcos costais e esterno / crnio / pelve / pernas / braos. A maioria das leses steo-articulares no causa riscos imediatos de vida, sendo avaliadas durante o exame secundrio. No entanto, freqentemente so as leses mais evidentes no politraumatizado, desviando a ateno do socorrista de leses ocultas mais graves. Toda leso de extremidades deve ser imobilizada antes do paciente ser movimentado, a menos que as condies locais ofeream risco de vida para o socorrista ou para a vtima. Muitas vezes impossvel diferenciar entre os diversos tipos de leses no ambiente prhospitalar. Na dvida, imobilize. PRINCPIOS BSICOS DE IMOBILIZAO 1. Descubra a leso cortando a roupa e inspecione o segmento afetado observando feridas abertas, deformidades, edema e hematomas. Sempre compare uma extremidade com a outra. 2. Remova anis e braceletes que podem comprometer a vascularizao. Em extremidades edemaciadas (inchadas) necessrio cort-los com instrumento apropriado. Em caso de leses em membros inferiores deve-se retirar sapatos e meias. 3. Cubra leses abertas com bandagens estreis ou panos limpo antes de aplicar a tala. 4. Coloque as extremidades em posio anatmica e alinhada. Se houver resistncia imobilize na posio encontrada. Aplique a tala imobilizando com as mos o segmento lesado de modo a minimizar movimentos do membro, at que a tala esteja colocada.

5. Verifique o pulso arterial distal a fratura e teste a sensibilidade e movimentao de dedos antes e depois da imobilizao. Caso os pulsos desapaream depois da imobilizao retire o imobilizador, realinhe e reimobilize. No membro inferior palpe o pulso pedioso, no superior o pulso radial. 6. Imobilize o membro cobrindo uma articulao acima e abaixo da leso. A imobilizao alivia a dor, produz hemostasia (controle da hemorragia) e diminui a leso tecidual. 7. Acolchoar imobilizadores rgidos para evitar ferimentos em pontos de presso. 8. No reduza fraturas ou luxaes no ambiente pr-hospitalar. 9. Aplique bolsa de gelo somente em leso sem fratura - reduz a dor e o edema. No permita que o paciente ande com leses em membros inferiores. 10. Se possvel eleve a extremidade aps o procedimento.

TRAUMATISMO CRNIO-ENCEFLICO (TCE)


O TCE causa importante de morte nos traumas. O Traumatismo Raqui-Medular (TRM) ocorre em 5 a 10% dos casos de TCE. 70% das vtimas de acidentes automobilsticos apresentam TCE. Os traumatismos da cabea podem envolver o couro cabeludo, crnio e encfalo, isoladamente ou em qualquer combinao. Trauma com sonolncia, confuso, agitao ou inconscincia de curta ou longa durao pensar em TCE. LESES DE COURO CABELUDO Podem causar hemorragia devido a sua intensa quantidade de vasos. ABORDAGEM DA VTIMA 1. Exame Primrio - ABC da vida. 2. Observar cuidados com a coluna cervical: Estabilizar manualmente a cabea e o pescoo. 3. Controlar hemorragias 4. Exame Secundrio: conscincia - AVDI Suspeitar sempre de leso de coluna cervical em pacientes com TCE. 5. Sangramentos via nasal (rinorragia) e pelo ouvido (otorragia) geralmente sinnimo de TCE. 6. Nos casos onde ocorra vmitos, a vtima deve ser virada em bloco para o decbito lateral de forma a preservar a imobilizao da coluna cervical.

TRAUMA RAQUI-MEDULAR (TRM)


Leso da coluna vertebral ou medula espinhal. A coluna cervical o local mais comum de TRM. As causas mais comuns de TRM so:

Quedas. Mergulho em gua rasa. Acidentes de motocicleta e automvel. Esportes. Acidentes por arma de fogo. Mecanismos possveis de leso raqui-medular - hiperextenso, hiperflexo, compresso, rotao, toro lateral, trao. A coluna tem a funo de sustentar o corpo e proteger no seu interior a medula espinhal, que liga o crebro aos rgos atravs de nervos. 10% das leses medulares ocorrem por manipulao incorreta das vtimas de trauma, por socorristas ou pessoal no habilitado. Lembre-se que 17% dos pacientes com leses de coluna foram encontrados andando na cena do trauma ou foram ao hospital por seus prprios meios - sempre imobilize.

SUSPEITAR DE TRM NOS SEGUINTES CASOS: Mecanismo de leso sugestivo (causas de TRM), mesmo sem sintomas. Vtimas inconscientes que sofreram algum tipo de trauma. Dor em qualquer regio da coluna vertebral. Traumatismo facial grave ou traumatismo de crnio fechado. "Formigamento" (anestesia) ou paralisia de qualquer parte do corpo abaixo do pescoo. Priapismo (enrijecimento do pnis de forma involuntria). Mergulho em gua rasa CUIDADOS NO TRM Exame primrio - CAB da vida Imobilize a cabea/pescoo em posio neutra com colar cervical ou com as mos. Remova o capacete em caso de PCR ou insuficincia respiratria. No mova o paciente a menos que seja necessrio. Caso tenha que mov-lo utilize a tcnica em monobloco. Suspeitar sempre de leso de coluna cervical em pacientes com TCE A proteo da coluna cervical deve ser uma das prioridades do tratamento pr-hospitalar, a no ser que outra situao esteja produzindo risco de vida iminente. EQUIPAMENTOS DE IMOBILIZAO CERVICAL Colar Cervical Tcnica de aplicao: alinhe a cabea e pescoo do paciente se no houver resistncia ou dor e mantenha a estabilizao manual. O outro guarda-vidas aplica o colar ao pescoo da vtima. O paciente lcido deve ser alertado contra o risco de movimentar-se. Mantenha a imobilizao manual mesmo com o colar aplicado. Improvisao: cobertor ou camisa e cintos Imobilizador de cabea - dispositivo para impedir os movimentos laterais da coluna. So dois anteparos de espuma que so fixados a prancha longa atravs de um velcro. Improvisao: sacos de areia, tijolos ou anteparos que impeam os movimentos laterais da cabea.

TRAUMA OCULAR
Causas: corpos estranhos; queimaduras, luminosidade excessiva, agente qumico, laceraes e contuses. Em traumatismos pode haver exteriorizao do globo ocular. Sinais e sintomas: Dor, irritao, ardncia, viso turva, feridas abertas, objetos estranhos. CONDUTA PR-HOSPITALAR 1. Exame primrio - CAB da vida 2. Irrigao ocular com soro fisiolgico ou gua durante vrios minutos em caso de leso por agentes qumicos ou na presena de corpos estranhos. 3. No utilizar medicamentos tpicos (colrios ou anestsicos) sem prescrio. 4. No remova objetos empalados. Estabilize-os com curativo apropriado no-compressivo. 5. Oclua os dois olhos com gaze umedecida, mesmo em leses de um olho. 6. Em caso de exteriorizao do globo ocular, no tente recoloc-lo. Efetue a ocluso ocular bilateral. 7. No remova lentes de contato.

TRAUMA DE NARIZ
Os traumas do nariz levam geralmente a um sangramento leve. 1. Coloque a vtima sentada com a cabea para frente. 2. Comprima ambas as narinas no ponto de insero das asas do nariz. Em caso do sangramento no parar: 3. Aplique gelo no local de compresso, ou; 4. Comprima o lbio superior imediatamente abaixo do nariz. Ao cessar o sangramento, pea a vtima para: No assoar o nariz ou espirrar. Aps algumas horas, colocar gentilmente um pouco de vaselina no nariz afetado. Voc deve levar a vtima ao hospital se: O sangramento recomear. Houver inconscincia - Coloque a vtima em posio lateral de segurana e leve-a ao hospital. Se houver um objeto estranho (inseto e outros): Retire somente se estiver ao seu alcance. Se no estiver, no introduza pinas ou dedos - Leve a vtima ao hospital.

TRAUMA DA BOCA
Os traumas na boca levam geralmente a um sangramento. Coloque a vtima sentada com a cabea ligeiramente para frente se no houver suspeita de trauma de crnio ou coluna. Isto permitir que o sangue saia da boca. 1. Lbio - coloque uma gase enrolada ou pano limpo entre o lbio e a gengiva. 2. Lngua - Aplique presso direta ou coloque gelo. 3. Dentes Coloque uma gaze enrolada ou pano limpo no local do dente, e pea a vtima para morder gentilmente. Coloque o dente em leite ou gua. O dente s deve ser colocado no local de onde saiu, se a vtima no for criana ou se no houver sangramento importante. A vtima ento levada para o dentista reimplantar o dente, somente nos casos onde no houver outras prioridades. O dente deve ser reimplantado em menos de 1 hora. Se a vtima estiver inconsciente, coloque-a em posio lateral de segurana. Solicite a vtima que evite engolir o sangue, j que ele produz nuseas.

TRAUMA DE ORELHA - PAVILHO AUDITIVO


Se houver sangramento, realizar compresso local e avaliar se o sangramento interno (TCE?) - CAB da vida. Se houver objetos estranhos (insetos e outros) retirar somente se estiver ao seu alcance, se no estiver no introduza pinas ou dedo, leve a vtima ao hospital.

TRAUMA DE TRAX
O trax contm estruturas vitais como corao, pulmes e vrios vasos sanguneos importantes. As leses mais comuns so as contuses, fraturas de costelas e esterno e as feridas penetrantes. Os fatores crticos so: hemorragias graves, distrbios respiratrio e cardaco. Conduta Exame primrio - CAB da vida. Imobilizar o brao correspondente ao lado da leso sobre as costelas fraturadas. Feridas abertas devem ser cobertas com curativo oclusivo impermevel de modo a deixar trs bordas vedadas e uma livre permitindo a sada e impossibilitando a entrada de ar. No retire objetos empalados e sim os estabilize na situao em que forem encontrados. Trate o choque se houver. Administre oxignio sob mscara a 15 litros/min. Tome cuidado para que curativos e imobilizaes no restrinjam a expanso do trax. Transportar o paciente, se possvel, em posio lateral sobre o trax lesado.

TRAUMA ABDOMINAL
Podem apresentar hemorragia interna severa. Os traumas abdominais podem ser: o Fechado - causam danos s vsceras sem que haja penetrao da cavidade abdominal. o Aberto ou penetrante - expe vsceras ou sangramentos externos. A complicao mais temida a hemorragia interna, que pode produzir o choque, em curto espao de tempo. TRATAMENTO PR-HOSPITALAR Exame primrio CAB da vida. Posicionar a vtima deitada, com pernas flexionadas. Aplicar curativo impermevel e oclusivo umedecido em soro fisiolgico nas feridas abertas com alas evisceradas (para fora). Nunca tentar recolocar as alas intestinais para dentro do abdome. Aquea a vtima com cobertores. No retire objetos empalados. Estabilize-os na situao encontrada. Paciente politraumatizado evoluindo com choque, suspeitar sempre de hemorragia interna por leso de rgos abdominais. No fornea lquido ou alimentos a pacientes com trauma abdominal. Transporte o paciente ao hospital para avaliao mdica o mais breve possvel.

TRAUMA NO IDOSO
ABC da vida Pequenas quedas ou traumas podem causar grandes fraturas A fratura mais comum - colo de fmur - verifique o membro inferior que estar encurtado e com rotao lateral - Imobilize a perna junto com o quadril e o outro membro no fraturado, no tente reduzir ou alinhar o membro.

TRAUMA NA GRVIDA
ABC da vida No tentar avaliar se o feto est vivo - no perca tempo neste momento. Se o mecanismo de trauma foi frontal - o primeiro trauma foi com feto. A hemorragia vaginal pode ser causa de choque se importante - tratar como choque. Cuidado na extricao. Oferecer sempre oxig6enio a 15 litros/min. sob mscara se possvel. O transporte de grvida maiores de 6 meses de gestao deve ser feito em decbito lateral esquerdo salvo em casos de suspeita de TRM ou TCE, que deve ser em posio neutra.

No oferecer gua ou alimentos e cuidado com os vmitos.

TRAUMA EM CRIANA
um trauma grave e de difcil diagnstico pois a comunicao e a extricao so mais difceis. Acione sempre um segundo socorrista para lhe auxiliar. Observe que crianas sonolentas ou muito quietas na cena do acidente pode significar gravidade. Sempre aquea a criana e oferea se possvel O2 sob mscara a 10 litros/min. A freqncias cardaca e respiratria so normalmente ligeiramente maiores do que o adulto. IDADE / Freqncia cardaca / Freqncia respiratria Recm Nato / 140 - 180 / 45 - 60 1 ano / 120 - 150 / 40 6 a 10 anos / 80 - 110/ 25 > 10 anos / 60 - 90 / 20 Na imobilizao e no transporte as nicas diferenas para o adulto so: 1. A tira do imobilizador de cabea em vez de passar no queixo passa embaixo do nariz. 2. O recm-nato deve ser manipulado como um todo (sempre em bloco).

EXTRICAO
a retirada da vtima de um local, de onde ela no pode sair por seus prprios meios. No caso de confinamento, retire as ferragens e escombros da vtima e no a vtima das ferragens. Seqncia da Extricao 1. Reconhea a cena. 2. Obtenha acesso ao paciente 3. Realize exame primrio e ABC da vida 4. Imobilize o paciente dando prioridade a coluna cervical 5. Afaste os obstculos fsicos 6. Remova a vtima 7. Reimobilize o paciente caso necessrio 8. Transporte a vtima EXTRICAO DE VECULOS 1 - Chave de Rauteck: retira rapidamente e sem equipamento, vtima de acidente automobilstico do banco dianteiro. Est indicada em situaes de risco de incndio ou exploso.

2 - Retirada de Capacete: As vitimas por acidentes de motocicleta, devem ter o capacete retirado antes da chegada da ambulncia somente se houver inconscincia. Fixe a cabea, solte a jugular do capacete, mantenha a fixao enquanto tira o capacete.

Aps retirar o capacete mantenha a fixao da cabea e coloque o colar cervical.

SITUAES PEGUE/REMOVA RPIDO (load and go)


So situao onde o exame primrio (CAB) mostra que a vtima est em risco iminente de morte e deve ser removido imediatamente para atendimento de Suporte Avanado de vida por ambulncia ou levado ao hospital. PCR sem resposta. Obstruo de vias areas que no pode ser removida de forma mecnica Condies que impeam de respirar como: Trax aberto, trax instvel, pneumotrax hipertensivo e sangramento pulmonar volumoso. Choque.

RESGATE E TRANSPORTE
Se possvel no transporte vtima e aguarde o socorro mdico. Em situaes de risco iminente para o socorrista ou para a vtima transporte-o rapidamente para lugar seguro. Os mtodos de transporte so precrios e podem agravar leses existentes, devendo ser reservados para situaes especiais e transportes de curta distncia. A presena de riscos no local, n de pessoas disponveis, diagnstico do paciente e o local do acidente influenciam o tipo de transporte. A vtima deve ser estabilizada e imobilizada antes do transporte, preferivelmente por equipe especializada para no provocar leses adicionais ao paciente. Os movimentos devem ser sempre em conjunto com o outro socorrista. Transporte rapidamente quando: Houver perigo de incndio, exploso ou desabamento. Houver presena de ameaa ambiental ou materiais perigosos. H impossibilidade de proteger a cena do acidente. H impossibilidade de obter acesso ao paciente que necessita cuidados de emergncia. Situao pegue e remova rpido a vtima - situao "load and go". TRANSPORTE DE EMERGNCIA 1 - Tcnicas com Um Socorrista: Pacientes capazes de andar a - Apoio Lateral Simples Pacientes que no podem andar a - Arrastamento pela Roupa b - Arrastamento por Cobertor c - Transporte tipo Bombeiro 2 - Tcnicas com 2 ou mais Socorristas: Vtima que pode andar Apoio Lateral Simples Vtima que no pode andar Consciente a - Transporte pelas Extremidades b - Transporte em cadeirinha Vtimas Inconscientes a - Elevao em brao

b - Elevao Manual Direta

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE a - Padiola b - Prancha Longa: o equipamento indicado para remover pacientes politraumatizados. Rolamento de 90 graus: Utilizado para vtimas em decbito dorsal. Rolamento de 180 graus: Empregado para vtimas encontradas em decbito ventral. Elevao a Cavaleiro: Indicada em vtimas encontradas em decbito dorsal. IMPROVISAO DE EQUIPAMENTOS a - Improvisao de prancha longa: porta, prancha de surf, ou uma tbua longa e resistente. b - Improvisao de maca ou padiola: cabos de vassoura, cobertores, palets, camisas, cordas, lonas, sacos de pano. SELEO DO MTODO APROPRIADO PARA TRANSPORTE Transporte por equipe especializada sempre que possvel em ambulncia. Nos casos especiais em que no houver ambulncia disponvel: utilizar veculos grandes como caminhonetes, nibus ou caminhes para que se possa deitar a vtima. Dirija com segurana para evitar acidentes. POSIO DO PACIENTE DURANTE O TRANSPORTE a - Pacientes No Traumticos Choque com falta de ar: Semi-sentados. Choque: Decbito dorsal com as extremidades inferiores elevadas. Inconsciente: Decbito lateral esquerdo para prevenir a aspirao. Gestantes: Decbito lateral esquerdo em posio de permitir assistncia ao parto. b - Pacientes traumatizados 1 - Decbito dorsal sobre a prancha longa. TRANSPORTE AREO O guarda-vidas/socorrista deve ter conhecimento da necessidade de transporte aero-mdico sabendo indicar ou no este tipo de transporte. Indicaes Vtimas graves em locais de difcil acesso por veculos terrestre. Vtimas graves em locais distantes onde o transporte terrestre atrasar o socorro da vtima. Acesso ao pouso da aeronave Espaos amplos, planos, livres de obstculos suspensos (fios eltricos e galhos de rvores), com o solo firme e no arenoso. A rea mnima para o pouso de uma aeronave de 20 m2 durante o dia e 30 m2 noite. Aproximao da aeronave Pela frente ou laterais da aeronave e sempre aps autorizao do piloto. Evitar o rotor de cauda. No se aproxime correndo. Nunca se aproxime vindo de um plano elevado. Observar cuidados com objetos altos, tais como suporte de soro, para evitar colises com o rotor principal. Fixar cobertores e outros objetos para evitar ser desprendido com o deslocamento de ar gerado pelo rotor. Aproxime-se da aeronave curvado.

DOENAS TRANSMISSVEIS NO SOCORRO


AIDS, e Hepatite B Algumas doenas infecciosas podem ser passadas de uma para outra pessoa. Os germes mais comuns so os vrus e as bactrias. Um simples resfriado pode passar rapidamente de uma pessoa para outra, porm no determina nenhuma consequncia mais sria. As doena que mais preocupam os guarda- vidas durante os primeiros socorros so a AIDS e a Hepatite B. A maioria das emergncias ocorrem dentro ou perto de seu domiclo, portanto maior a possibilidade de voc prestar atendimento a um familiar ou a um amigo. Se voc no possuir nenhum corte na pele ou feridas, a possibilidade de adquirir doenas muito pequena. Sempre tenha precauo para no entrar em contato com os lquidos corpreos da vtima. Use sempre que possvel barreiras como luvas, tecidos, mscara para ventilao da vtima, que ofeream proteo contra estes fluidos. Lave suas mos com gua e sabo imediatamente aps o socorro. No coma, beba ou toque em sua boca, nariz ou olhos durante os primeiros socorros. No toque em objetos contaminados com sangue. HEPATITE O vrus A transmitido atravs da gua ou alimentos contaminados por fezes de doentes. O vrus B transmitido atravs do sangue ou via sexual. O vrus C transmitido atravs do sangue e sexual, como o vrus B. O vrus D de transmisso parenteral e s ocorre associado ao vrus B. Preveno Use preservativos de ltex ("camisinha") na relao sexual. Evite promiscuidade sexual (mltiplos parceiros). No compartilhe agulhas ou seringas. Use luvas protetoras quando em contato com sangue ou outras secrees corporais. Vacinao: recomendada a vacina anti-hepatite B em 3 doses (dias 1, 30 e 180). Em caso de exposio - procure o mdico imediatamente. SNDROME DA IMUNODEFICINCIA ADQUIRIDA HUMANA: (SIDA / AIDS) Causada pelo "vrus da imunodeficincia humana" (HIV). O vrus entra no organismo provocando defeitos no sistema de defesa contra infeces. Como ocorre a transmisso 1. Contato direto do vrus com o sangue (transfuses, uso compartilhados de drogas venosas). 2. Contato ntimo (sexual) com a membrana mucosa dos olhos, boca, garganta, reto, ou vagina. 3. Atravs da amamentao ou do parto 4. O vrus no pode penetrar na pele ntegra. 5. A saliva no demonstrou transmitir HIV. 6. Raramente transmite equipe de sade, atravs de acidentes com material perfurocortante como agulhas ou lminas de bisturis contaminados. No existe mais grupo de risco. Todas as pessoas com vida sexualmente ativa, podem ter a infeco e transmiti-la a seu parceiro. H, entretanto os chamados comportamentos de risco, como pessoas com muitos parceiros sexuais e viciados em drogas endovenosas. Preveno Use preservativo de ltex ("camisinha") em todas as relaes sexuais. No compartilhe agulhas ou seringas, procure ajuda mdica para tratamento. Evite a promiscuidade sexual (mltiplos parceiros). No fazer aleitamento materno cruzado (o recm nato s pode ser amamentado pela prpria me, no podendo ter "ama de leite"). Vale a pena lembrar: O contato social: beijo no rosto, aperto de mo, e abrao, no transmite SIDA. No se pega SIDA compartilhando o uso de vaso sanitrio, copos, pratos ou talheres. No se pega SIDA pelo ar ou por picada de mosquitos. SIDA no doena de homossexual ou prostitutas. Esto expostas doena, tambm pessoas que tm vida sexual heterosexual. Evite o contato com sangue, smen e secreo vaginal dos portadores do vrus.

Pessoas com SIDA no precisam e no devem ser afastadas de suas casas, escolas, trabalho ou comunidades, j que no oferecem risco de contgio desta forma.

Lembre-se que o indivduo com SIDA como um de ns, que simplesmente por no acreditar que todos estamos expostos ao risco de infeco, deixou de se proteger. Seja solidrio. Amor, amizade e fraternidade no transmitem a doena. A irresponsabilidade, o preconceito e as idias equivocadas sim. No esquea! . Aquele doente na sua frente, poderia ser voc!

You might also like