You are on page 1of 17

Prof Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira

Lins (SP) 2010

SUMRIO

1 CONCEITOS ..........................................................................................................

2 REFERNCIAS NORMATIVAS .............................................................................

3 FORMATO .............................................................................................................

4 ESTRUTURA ......................................................................................................... 4.1 Elementos pr-textuais ........................................................................................ 4.1.1 Ttulo e subttulo (se houver) ............................................................................ 4.1.2 Autoria .............................................................................................................. 4.1.3 Resumo na lngua do texto ............................................................................... 4.1.4 Palavras-chave na lngua do texto ................................................................... 4.2 Elementos textuais .............................................................................................. 4.2.1 Introduo ........................................................................................................ 4.2.2 Desenvolvimento .............................................................................................. 4.2.2.1 Resultados .................................................................................................... 4.2.2.2 Discusso e Concluses ............................................................................... 4.2.2.3 Concluses ................................................................................................... 4.3 Elementos Ps-Textuais......................................................................................

5 REDAO DO ARTIGO CIENTFICO ...................................................................

6 OUTRAS EXIGNCIAS VOLTADAS A PUBLICAES EM NVEIS DE STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO) ..................................................

REFERNCIAS .........................................................................................................

MANUAL DE ELABORAO DO ARTIGO CIENTFICO

apresentao

dos

trabalhos

acadmicos

obedece

regras

de

padronizao reconhecidas por toda a comunidade cientfica. Este manual para elaborao de artigo cientfico baseado nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), considerando ser este rgo responsvel pela normalizao tcnica brasileira. O manual segue a formatao da Revista Cognitio e tem como finalidade padronizar os artigos cientficos.

1 CONCEITOS

Artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento (NBR 6022, 2003 p. 2). Para Lakatos; Marconi (2001) os artigos cientficos no se constituem em matria de um livro; so publicaes em revistas ou peridicos especializados; permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experincia. Conforme Lakatos; Marconi (2001, p. 238): Os artigos cientficos so pequenos estudos, porm completos, que tratam de uma questo verdadeiramente cientfica, mas que no se constituem em matria de um livro. Lakatos; Marconi (2001, p.
Os artigos cientficos apresentam o resultado de um estudo ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalhos cientficos pela sua reduzida dimenso e, contudo, so publicados em revistas ou peridicos especializados e formam a seo principal deles.

um relato de informaes atuais de um tema de interesse de determinada rea; o resultado obtido atravs de estudos realizados por pesquisas e tem como finalidade satisfazer s exigncias de cursos de graduao e de ps-graduao e divulgao dos resultados da pesquisa (LAKATOS; MARCONI, 2001).

a apresentao sinttica, em forma de relatrio escrito, dos resultados de investigaes ou estudos realizados a respeito de uma questo e se transforma num meio rpido de divulgar, atravs de publicaes peridicas o questionamento estudado. De acordo com a Norma Tcnica, NBR 6022, (2003), o artigo pode ser: Original ou divulgao: parte de publicao que apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicao ou notas prvias. Reviso: os artigos de reviso analisam e discutem trabalhos j publicados, revises bibliogrficas entre outros.

2 REFERNCIAS NORMATIVAS

Para a elaborao de um artigo cientfico a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), alm da NBR 6022/2003, estabelece vrias normas, tais como: NBR 10520/2002: informao e documentao - citaes em documentos - apresentao. Orienta como citar no texto uma informao extrada de outra fonte; NBR 6023/2002: informao e documentao referncias - elaborao. Estabelece os elementos a serem includos em referncias, a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informaes; NBR 6024/2003: informao e documentao - numerao progressiva das sees de um documento escrito - apresentao. Fixa as condies para um sistema de numerao progressiva das divises e subdivises do texto de um documento, permitindo a localizao imediata de cada parte. NBR 6028/2003: informao e documentao resumo - apresentao. Estabelece os requisitos para redao e apresentao de resumos;
IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

3 FORMATO

Em relao ao nmero de pginas, os trabalhos devero conter: No mnimo 2 (duas) e no mximo 4 (quatro) pginas quando for submetido revista; e, No mnimo 20 (vinte) e no mximo 30 (trinta) paginas para artigos que se refiram a trabalhos de concluso de curso (monografias, artigos de concluso, TCC).

O artigo ser apresentado no anverso da folha de papel branco, de boa qualidade, no papel de tamanho padro A4 (210 mm x 297 mm), impresso em cor preta, exceto as ilustraes. A fonte deve ser Times New Roman, 12pt. Conforme a NBR 14724, 2002, deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referncias. Para as citaes longas, notas de rodap, paginao, legendas das ilustraes e tabelas, usar tamanho menor. Os pargrafos devem ter recuo da primeira linha de 1 tab (1 cm) As margens devem ter: Esquerda e direita de 2,0 cm;
4

Margem superior de 2,5 cm; Margem inferior de 2,0 cm. Todo o texto dever ser escrito em espao simples. Na paginao, a numerao deve ser colocada no canto superior direito, a 2 cm da borda do papel, em algarismos arbicos, fonte Times New Roman 10, sendo que a primeira pgina no recebe numerao, embora seja contada. Negrito deve ser utilizado para as sees e subsees, inclusive Resumo, Abstract e Referncias. Nos ttulos sem indicativo numrico, como agradecimentos, lista de ilustraes, resumos, sumrio, referncias, glossrio, apndices e anexos devem ser centralizados. Os subttulos Introduo, Metodologia, e outros, devem ser escritos em negrito com a primeira letra em maisculo e alinhados esquerda, sendo que o contedo propriamente dito. Ao final de cada sub-seo deve-se deixar uma linha em branco. O Indicativo Numrico da seo precede o ttulo [da seo] alinhado esquerda. No se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer outro sinal aps o indicativo da seo ou de seu ttulo. (NBR 6024, 2003, p. 2). As notas de rodap1 e o local das mesmas, devem ser colocadas na parte inferior da coluna e da pgina correspondente. Use o tamanho de 8 pt.

4 ESTRUTURA

O artigo cientfico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos cientficos, como se observa na Figura 1:

As notas de rodap devem ser em times 8pt, como este exemplo, contidas na mesma pgina da citao. 5

4.1 Elementos pr-textuais

4.1.1 Ttulo e subttulo (se houver)

O ttulo e subttulo (se houver) devem figurar na pgina de abertura do artigo, na lngua do texto, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:). As primeiras linhas da pgina devem conter o ttulo do trabalho em negrito, centralizado e em tamanho 14 pt, no excedendo duas linhas.

4.1.2 Autoria

A autoria: Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currculo que o (s) qualifique na rea do artigo e nome do orientador se houver. Aps uma linha em branco e pelas linhas que contero o(s) nome(s) do(s) autor(es), em tamanho 12 pt. A primeira letra dos nomes, pronomes, verbos, adjetivos e advrbios devem estar com letra maiscula. O currculo: incluindo endereo (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodap.

4.1.3 Resumo na lngua do texto

O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, deve conter de 100 a 150 palavras, sem pargrafos. Como contar?

N de palavras

A partir desta (inclusive), o texto deve ser dividido em duas colunas, separadas entre si por 1 cm (as colunas devem ficar com 8 cm de largura).

Selecionar o texto e depois escolher 2 colunas

O Resumo pode ser considerado uma propaganda ou um trailer do artigo. No deve apresentar fatos novos, nem citaes, a exemplo da concluso. Deve ser constitudo de uma seqncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve-se usar o verbona voz ativa e na terceira pessoa do singular ativa. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2).

4.1.4 Palavras-chave na lngua do texto

Elemento obrigatrio, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expresso: Palavras-chave (so palavras ou termos retirados do texto para representar seu contedo) separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6028, 2003, p. 2). So colocadas aps o Resumo, redigidas, no mnimo 3 e no mximo 5 palavras-chave antecedidas da expresso, separadas entre si por ponto e vrgula e finalizadas tambm por ponto. (Exemplo: Palavras-chave: Educao; PsGraduao; Desenvolvimento profissional.)

4.2 Elementos textuais

4.2.1 Introduo

Na introduo deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma viso geral do tema abordado. De modo geral, a introduo deve apresentar: O assunto objeto de estudo; O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; Trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; As justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo, o objetivo pretendido, o mtodo proposto, a razo de escolha do mtodo e principais resultados (GUSMO; MIRANDA, 1997 apud RELATRIO, 2003). Separado do dos autores ou orientador por 2 linhas, o texto deve ser iniciado pela Introduo.
8

4.2.2 Desenvolvimento

Esta a parte principal do artigo que contempla a exposio ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Compreende dois momentos: a explanao das idias e sua demonstrao. Nesta parte do corpo do artigo, realizar uma exposio e uma discusso das teorias que foram aplicadas para entender e esclarecer o problema, apresentandoas e relacionando-as com a pergunta-problema. o espao para o referencial terico e o desenrolar da pesquisa. Parte principal e mais extensa do trabalho deve apresentar a fundamentao terica, a metodologia, os resultados e a discusso. Divide-se em sees, subsees conforme a NBR 6024 (ABNT, 2003), que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. O desenvolvimento pode ser subdividido em etapas, conforme segue: a) reviso da literatura: a reviso da literatura tem um papel fundamental no artigo cientfico, pois atravs dela que o trabalho situado dentro da grande rea de pesquisa. Tambm atravs da reviso literria, que se reporta e avalia o conhecimento produzido em pesquisas prvias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discusses e

concluses relevantes para o trabalho;

b) material e mtodos: a descrio das tcnicas, mtodos, sujeitos, e outros, com a maior clareza possvel de forma que outros autores possam contextualizar e reaplic-los em suas pesquisas; c) resultados e discusso: o autor deve apresentar e discutir resultados obtidos em sua pesquisa, trazendo ao leitor maiores dados encontrados na parte experimental podendo confront-los com os autores citados no corpo do texto. O desenvolvimento do artigo ser dividido em tantos itens quanto forem necessrios que facilitem a apresentao da pesquisa. (2.1 ....2.2 .....2.3 .... e outros).

4.2.2.1 Resultados Os resultados apresentados atravs de figuras, tabelas entre outros, devem estar devidamente referenciadas no texto, podem ser colocadas da maneira mais conveniente para o autor em uma coluna ou ocupando toda a largura da pgina, desde que o texto permanea em duas colunas. Entretanto, recomenda-se que quando possvel, as figuras, tabelas e outros elementos sejam inseridos dentro do espao das colunas. Recomenda-se ainda que antes e aps os elementos no textuais e suas respectivas legendas, deixe-se uma linha de espaamento entre estes e o texto. Os autores no devem se esquecer da colocao de legendas nas figuras, tabelas, grficos e outros elementos. Ilustraes: as ilustraes (quadros, figuras, fotos e outros), devem ter uma numerao seqencial. Sua identificao aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia do texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo, a ilustrao deve figurar o mais prximo possvel do texto a que se refere. (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 5). Lembramos que a qualidade das ilustraes no pode ser melhor do que a original oferecida.

10

Fonte: Fulano de Tal (2010, p. 2)

Figura 1 - Centralizada na coluna e com legenda logo a seguir da figura, em negrito

Equaes: todas as equaes devero ser numeradas seqencialmente, com os nmeros entre parnteses, conforme o exemplo a seguir:

1 A N

2
i 1

(1)

As equaes devem ser referenciadas no texto da seguinte forma: "Substituindo a Equao (1) na Equao (3), obtm-se ...".

Tabelas: todas as tabelas devero ser numeradas seqencialmente, conforme o exemplo a seguir:

Tabela

Legenda

deve

ser

centralizada, em negrito, fonte times 12pt.


A 1 2 Total 3,22 1,20 4,42 B 4,30 5,33 9,63 C 2,01 6,78 8,79

Fonte: Elaborada pelo autor

11

Conforme o IBGE (1993) as tabelas devem ter um nmero em algarismo arbico, seqencial, inscritos na parte superior, a esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela. Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5 O ttulo da tabela deve conter um ttulo por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangncia do seu contedo A fonte da tabela deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiscula/minscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informaes da tabela, precedida da palavra Fonte. importante lembrar que as correes sugeridas pelos revisores sero verificadas no retorno dos trabalhos correspondentes. Pede-se, ainda, que todos os autores revisem cuidadosamente a verso final do trabalho para evitar erros de digitao e formatao.

4.2.2.2 Discusso e Concluses

Os autores, cujos trabalhos necessitem correes, devero reenvi-los devidamente corrigidos, pelo meio recomendado at a data requisitada, para que os mesmos possam ser aceitos.

4.2.2.3 Concluses

a parte final do corpo do artigo na qual so apresentadas as concluses correspondentes aos objetivos e problematizao, ou seja, devem responder s questes da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipteses. a sntese do que foi apreendido, uma recapitulao das concluses a que o autor chegou em cada parte do desenvolvimento. Devem ser breve podendo apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros. Para artigos de reviso deve-se excluir material, mtodo e resultados. Aps a anlise e discusso dos resultados, so apresentadas as concluses e as descobertas do texto, evidenciando de forma clara e objetiva as dedues encontradas, cuidando para realar as coerncias dos resultados com os objetivos e

12

pergunta-problema apontados na Introduo. Nesta etapa do artigo, no devem ser includos dados novos.

4.3 Elementos Ps-Textuais Ttulo e subttulo (se houver) em lngua estrangeira; Resumo em lngua estrangeira: verso do resumo na lngua do texto; Palavras-chave em lngua estrangeira: verso das palavras-chave na lngua do texto para a mesma lngua do resumo em lngua estrangeira. Abstract / keywords: abstract o resumo e keywords so as palavraschave traduzidos para o ingls, sendo que alguns peridicos aceitam a traduo em outra lngua; Notas explicativas: a numerao das notas feita em algarismos arbicos, devendo ser nica e consecutiva para cada artigo. No se inicia a numerao em cada pgina; Referncias: Elemento obrigatrio constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000). As referncias bibliogrficas devem ser listadas no fim do artigo, na ordem de citao. Quando referenciadas no texto, coloque o nmero das citaes entre colchetes, por exemplo, [1], [2] e [3]; Glossrio: elemento opcional elaborado em ordem alfabtica; Apndices: Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal. (NBR 14724, 2002, p. 2); Anexos: Elemento opcional, texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. (NBR 14724, 2002, p. 2); Agradecimentos e a data de entrega dos originais para publicao. Os trabalhos devero ser submetidos pelo site

http://revista.unilins.edu.br/index.php/cognitio .

13

5 REDAO DO ARTIGO CIENTFICO

Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho extremamente sucinto, exige-se que tenha algumas qualidades: linguagem correta e precisa, coerncia na argumentao, clareza na exposio das idias, objetividade, conciso e fidelidade s fontes citadas. Para que essas qualidades se manifestem necessrio, principalmente, que o autor tenha um elevado conhecimento respeito do que est escrevendo e tenha feito uma leitura adequada do material pesquisado. Quanto linguagem cientfica, Pdua (1996) recomenda que sejam analisados os seguintes procedimentos no artigo cientfico: Impessoalidade: redigir o trabalho na 3 pessoa do singular (no utilizar o eu ou o ns e seus derivados); Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expresses: eu penso, eu acho, parece-me que do margem a interpretaes simplrias e sem valor cientfico; Estilo cientfico: a linguagem cientfica informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde pode-se apresentar argumentos de ordem subjetiva, porm dentro de um ponto de vista cientfico; Utilizar estilo de redao de ordem racional, firmada em dados concretos Vocabulrio tcnico com terminologia prpria e com clareza e preciso das idias: a linguagem cientfica serve-se do vocabulrio comum, utilizado com clareza e preciso, mas cada ramo da cincia possui uma terminologia tcnica prpria que deve ser observada; Correo gramatical: indispensvel, onde se deve procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas oraes subordinadas, intercaladas com parnteses, num nico perodo. O uso de pargrafos deve ser dosado na medida necessria para articular o raciocnio: toda vez que se d um passo a mais no desenvolvimento do raciocnio, muda-se o pargrafo.
Os recursos ilustrativos como grficos estatsticos, desenhos, tabelas so

considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribudos no texto.


14

Proceder a correo gramatical e evitar pargrafos longos (com mais de 6 linhas) No utilizar grias, pedantismos, palavras suprfluas, superlativos e diminutivos que empobream a redao Termos estrangeiros devem ser grafadas as palavras estrangeiras em itlico.

6 OUTRAS EXIGNCIAS VOLTADAS A PUBLICAES EM NVEIS DE STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO)

Para publicao em revistas cientficas e aqueles peridicos de nveis Qualis (nacional e internacional), algumas exigncias outras esto sendo privilegiadas: as Referncias devem contemplar artigos cientficos nacionais e internacionais, artigos de congressos, teses de doutorado, dissertaes de mestrados; uso mnimo de pesquisa em livros, a menos que sejam clssicos e, sempre que possvel, recentes; pesquisar em artigos de autores lderes nacionais e internacionais; as datas dos artigos consultados devem ser recentes (60% contidas nos ltimos dois anos, 30% nos ltimos 5 anos e os 10% restantes, livres)

REFERNCIAS

ABNT. NBR 14724: informao e apresentao. Rio de Janeiro, 2002. 6 p.

documentao:

trabalhos

acadmicos:

______. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.
15

______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. FRANA, Jnia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tecnicocientificas. 6. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 230 p.

IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1991. 270 p.

PDUA, E. Metodologia de pesquisa: abordagem terico-prtica. Campinas: Papirus, 1996.

RELATRIO final de projetos de pesquisa: modelo de apresentao de artigo cientfico. Disponvel em: <http://www.cav.udesc.br/anexoI.doc.>. Acesso em: 3 mar. 2010.

16

You might also like