You are on page 1of 2

Principais medicamentos em Urgncia

Neste post, coloquei a lista das principais medicaes utilizadas nos servies de Urgncia e Emergncia, incluindo os cuidados de Enfermagem.

Adrenalina: A Epinefrina um frmaco adrenrgico; antiasmtico, vasopressor e estimulante cardaco. Cuidados de Enfermagem: Observar para agitao, nervosismo, tendncia suicida, alucinaes e anginas. Aminofilina: Indicado no tratamento de asma brnquica, bronquite, insuficincia respiratria e cardaca. Cuidados de Enfermagem: monitorar balano hdrico ou sinais de desidratao e no deve ser utilizado em gravidez ou lactao. Ampicilina: Tratamento de infeces do trato respiratrio, gastrointestinal e geniturinrias. Cuidado de Enfermagem: Administrar com rapidez para evitar a formao de cristais na agulha de puno. Brometo de Ipratrpio: Indicado como bronco-dilatador na DPOC e outras patologias que causem bronco-espasmo. Cuidados de Enfermagem: inspecionar a pele em busca de raes cutneas. Captopril: Indicado para HAS e ICC. Cuidados de Enfermagem: monitorar a P.A. de 30 em 30 minutos. Observar sinais de edema perifrico. Carvo ativado: Indicado para absoro de lquidos e gases. Cuidados de Enfermagem: Promover a troca do curativo de carvo ativado assim que o mesmo demonstre estar saturado. Cefalexina: Amigdalite, otite, faringite e sinusite. Infeces respiratrias baixas. Infeco da pele e tecidos moles. Infeco geniturinria. Cuidados de Enfermagem: Monitorar temperatura, reaes cutneas, edema e diarria. Diazepam: Tratamento da ansiedade. Relaxante muscular. Alvio sintomtico da abstinncia alcolica aguda. Anticonvulsivante e pr-anestsico, quando usado por via endovenosa. Sedativo em endoscopia, cardioverso e procedimentos cirrgicos menores. Cuidados de Enfermagem: monitorar estado cardaco, reaes de hipersensibilidade e diplopia. Dipirona: Analgsico e antipirtico. Cuidados de Enfermagem: como h riscos para o sangramento, evitar que o paciente ande descalos, evitando quedas e ferimentos. Dopamina: Alguns tipos de choque acompanhados de oligria e resistncia vascular perifrica baixa ou normal. Choque cardiognico e bacteremia, hipotenso intensa seguida da remoo da feocromocitoma. Cuidados de enfermagem: Monitorar estado hdrico e reaes neurolgicas.

da feocromocitoma. Cuidados de enfermagem: Monitorar estado hdrico e reaes neurolgicas. Enalapril: Indicado para tratar a HAS. Cuidados de Enfermagem: monitorar presso arterial e estado hdrico. Podem ocorrer reaes de hipersensibilidade. Lidocana: Anestsico local. Cuidados de Enfermagem: cuidado para reaes de hipersensibilidades. Nifedipino: Indicado para HAS. Cuidados de Enfermagem: Monitorar presso arterial. Nistatina: Candidase oral e vulvovaginal. Cuidados de Enfermagem: orientar o/a paciente a no ter relaes sexuais durante o tratamento. Utilizar roupas ntimas de algodo e orientar em relao ao correto uso do aplicador vaginal. Omeprazol: lcera duodenal, lcera gstrica, lceras resistentes. Esofagite de refluxo. Sndrome de Zollinger- Ellison. Erradicao do Helicobacter pylori em combinao com antibiticos. Leses gstricas provocadas por drogas antiinflamatrias no esteroidais. Cuidados de Enfermagem: recomendar ao paciente o uso de alimentos ricos em gorduras e pouco saudveis durante o tratamento Tramadol: indicado para dor de intensidade moderada a grave, de carter agudo, subagudo e crnico. Cuidados de Enfermagem: monitorar presso arterial e atentar-se para nuseas e vmitos. Fenitona: Convulso; epilepsia; estado epiltico; nevralgia do trigmeo. Cuidados de Enfermagem: atentar-se para alteraes neurolgicas, principalmente na fala. Monitorar estado neurolgico. Haloperidol: Agitao psicomotora em casos de psicopatias agudas e crnicas, tipo mania, demncia, oligofrenia e esquizofrenia. Cuidados de Enfermagem: aps a administrao do medicamento, promover o descanso do paciente devido a risco de movimentao psicomotora involuntria.

You might also like