You are on page 1of 26

1

Apresentao

Vamos continuar o estudo da matria, caro aluno. Queremos que voc sinta que lidar com as palavras pode ser agradvel, complementando sua habilidade em comunicao, que importante em todas as situaes da sua vida.

Legenda
Exerccio [faa no seu caderno]

Produo de texto [escreva no seu caderno]

Conceito [conceito importante que voc deve gravar]

Aprenda mais [faa no seu caderno]

Ler viver [leia e depois responda no seu caderno]

ComunicarComunicar- se preciso! preciso!


Voc saberia dizer o que estas figuras juntas esto representando?

conseguiu? claro que no! Voc no conhece o que representam os smbolos usados. Se, entretanto, para cada um dos smbolos apresentssemos uma letra correspondente, por exemplo: Veja: = O

No

= V

= E

= C

= ACENTO CIRCUNFLEXO . . . que palavra seria possvel descobrir?

Voc sabe o que Cdigo ? Toda vez que precisamos nos comunicar, utilizamos um cdigo que pode ser: a) verbal: quando usamos a palavra escrita ou falada.

b) no verbal: quando no usamos a palavra, como num trecho de partitura musical.

Cdigo: so os sinais, frutos de uma conveno, que utilizamos para elaborar as mensagens.

Esses sinais podem ser representados por uma cor, um som, um gesto e pela palavra falada ou escrita.

Identifique o tipo de linguagem utilizada em cada uma das mensagens: verbal, no-verbal ou as duas ao mesmo tempo.

A cada dia, aumentam as mensagens compostas substituindo ou completando as mensagens verbais.

por imagens,

Observe que a compreenso das imagens uma das maneiras de se ler e interpretar um texto.

EXERCCIOS

A)

Leia as imagens abaixo, traduzindo em linguagem escrita: B)

C)

D)

Voc sabe que os brasileiros falam a lngua portuguesa. Mas voc sabe o que lngua? Cest un papillon. This is a butterfly. Esta uma borboleta.

As trs frases acima utilizam a palavra escrita, que pode ser falada. Pessoas diferentes usam lnguas diferentes, de acordo com a sua nacionalidade. Ns, brasileiros, usamos uma linguagem que a lngua portuguesa: Esta uma borboleta; - os franceses, a lngua francesa: Cest un papillon; - os ingleses, a lngua inglesa: This is a butterfly . Ento: Lngua o cdigo verbal (palavras faladas ou escritas) utilizado por um grupo de pessoas de determinada comunidade.

Lngua falada e lngua escrita


O estudo de uma lngua revela muitas variaes, tais como as diferenas entre a lngua falada e a lngua escrita. A lngua falada mais espontnea, mais solta, vem acompanhada de gestos e entonaes (mudanas no tom de voz). A sua produo se d por meio dos sons. A lngua escrita no a simples representao da lngua falada. Ela um sistema mais disciplinado, com regras diferenciadas. Sua produo se d por meio das letras. H portanto regras diferenciadas entre uma e outra.

Vamos estudar os Nveis de Linguagem


Observe como as pessoas falam: Oxente, que cabra porreta!

A, guri, tu promete volt logo?

Por favor, o senhor pode me informar o caminho do correio?

, meu, que dez essa praia!

Todas as mensagens dos bales esto em Portugus. Mas voc pode ver que h alguma coisa diferente em cada uma delas. A palavra gajo usada em Portugal e no no Brasil. Cabra porreta, expresso usada na regio Nordeste, para o paulista um cara legal. O guri usado na regio Sul o menino de So Paulo. Vrios fatores interferem no uso da lngua: idade, regio onde se nasceu, ou se reside, profisso, sexo, nvel cultural. . . As diferenas manifestadas em cada grupo compem os nveis de fala ou nveis de linguagem. Um nvel de fala no melhor que o outro. Voc usar o que for mais adequado a cada situao.

Observe os textos: Texto 1


Maria (sorrindo) Tio Maria Tio Maria Tu gosta de eu? dengosa, eu sem tu no era nada. . . Bobagem, namorad como tu era. . . Tudo passou! Pensa que eu no sei? Todas elas miando: Tiozinho pra c, Tiozinho pra l. . . (Abraando-o) Mas eu roubei oc pra mim! Tio Todo eu! Maria (fazendo bico) Fingido! Tio Palavra, dengosa! Guarnieri, Gianfrancesco. Eles no usam black-tie. 5 ed. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1987. p. 22.

10

Texto 2
Leonor No foi por esse motivo. (hesitando) Queria saber de vs mesmo se estveis perfeitamente bem. Alcoforado Eu vo-lo agradeo, senhora. Infelizmente nada sofri. Leonor Infelizmente! Alcoforado Infelizmente. Se algum desastre me houvesse acontecido, talvez que por um instante vos esquecsseis da vossa nobreza para derramar um olhar de compaixo sobre o msero que por vs se houvesse sacrificado: talvez que por um instante vos esquecsseis da prudncia, essa virtude divina que o mvel das vossas aes, no para verter lgrimas sobre mim, mas ao menos para desatar uma palavra do corao, para soltar um grito que me convencesse de que tambm experimentais o que to profundamente fazeis sentir. DIAS, Antnio Gonalves. Teatro completo. Rio de Janeiro, Servio Nacional de Teatro, 1979, p. 92-3.

Observe como cada apaixonado demonstra seu amor nos textos a seguir: a) dengosa, eu sem tu no era nada. . . b) . . . para soltar um grito que me convencesse de que tambm experimentais o que to profundamente fazeis sentir Que diferena, em termos de linguagem, voc percebe? No primeiro texto o nvel da fala segundo, extremamente formal. extremamente informal e no

Os nveis de linguagem podem ser resumidos em: a) nvel informal: a maneira coloquial e familiar de uso da lngua: em casa, com os amigos, em todas as circunstncias informais. b) nvel formal: a lngua utilizada segundo as regras da Gramtica Normativa, ou seja, as regras aceitas no pas onde a lngua falada. Voc estuda Portugus para conhecer os diversos nveis de linguagem e empreg-los adequadamente, isto , conforme o lugar e a situao em que se encontra.

12

Nveis de linguagem Leia o dilogo dos personagens abaixo:

1) O que a professora quis dizer com Voc precisa melhorar no portugus? 2) Como Chico Bento entendeu a fala da professora?

13

3) Que nvel de linguagem utilizado na fala de Chico Bento e de seu pai? 4) Que nvel de linguagem utilizado na placa? 5) Nas duas histrias em quadrinhos, houve problemas na comunicao entre as personagens? Por qu? 6) SAMBA DO ARNESTO
O Arnesto nus convid Prum samba, ele mora no Brais Nis fumu num encontremu ningum Nis vortemu cuma baita duma reiva Da outra veiz nis num vai mais Nis num semu tatu Noutro dia encontremu co Arnesto Qui pidiu discurpas mais nis num aceitemu Isso num si faiz Arnesto Nis num si importa Mais oc divia t ponhado um recado na porta (Esses divinos Demnios da Garoa. So Bernardo do Campo, Discos Copacabana, 1990)

14

Reescreva o trecho acima usando o nvel formal ao invs do informal. Vamos estudar o uso dos sinais de pontuao. Os sinais de pontuao marcam a expressividade na escrita. Vejamos: Quando voc ler uma histria em quadrinhos, observe que a fala da personagem indicada pelo balo. Exemplo: Manh! Estou morta de fome!

Num texto, ao tirarmos o balo, a fala da personagem indicada pelo travesso: Alice disse me: - Manh! Estou morta de fome! Veja, no exemplo abaixo, outro uso do travesso para realar o nome dos amigos: Meus melhores amigos Jonas, Paulo e Diogo - apoiaram-me quando estive doente. O travesso () usado para indicar, no dilogo, a fala da personagem ou para destacar algum elemento no interior da frase. O que marca a pergunta na fala a entonao (mudana no tom de voz). Como voc falaria a frase: Boa noite, nas situaes: bravo amoroso indiferente Continuando, estudaremos outros sinais de pontuao que nos ajudam na escrita.

15

O ponto de interrogao (?) marca a pergunta na frase escrita. A frase que indica uma pergunta chama-se frase interrogativa. Exemplo 1: Voc vai estudar hoje? Exemplo 2: Voc sabe onde fica a rua Cesrio Mota? Observe que no exemplo 1 a resposta sim ou no, mas no exemplo 2, normalmente, a pessoa faz uma pergunta que equivale a um pedido, isto , que voc a informe onde fica a rua Cesrio Mota. O ponto de exclamao ( ! ) usado nas frases cuja entonao expressa emoo, medo, surpresa, pedido, alegria, etc. Exemplo: - Que dia lindo!

O ponto final ( . ) usado no final das frases declarativas, em que se afirma ou se nega alguma coisa. Exemplos: Eu estudei bastante. Eu no quero ir mal na prova. Os dois pontos ( : ) so usados para indicar uma enumerao, explicao ou introduzir a fala de algum, nos dilogos. Exemplos: Comprou muitas coisas: uma blusa, um tnis e um par de sapatos. Ela me perguntou: Como vai? As aspas ( ) so usadas para destacar palavras estrangeiras, grias ou palavres; para indicar a fala de uma personagem; para indicar que uma frase no de nossa autoria.

16

Exemplos: Voc quer um hot-dog? Neste caso, a situao complica-se disse-me Jos. Eduquem-se os meninos e no ser preciso castigar os homens. (Pitgoras) A vrgula ( , ) usada para separar elementos de uma relao numa frase; separar o local da data; destacar quem est sendo chamado; separar uma expresso que explica um termo da frase. Exemplos: Todos os alunos trouxeram caderno, lpis, borracha, rgua e apontador. Sorocaba, 22 de abril de 1998. Joo, vamos almoar? Tiradentes, o mrtir da Independncia, morreu enforcado. O ponto e vrgula ( ; ) usado para separar elementos acompanhados de uma explicao, ou em frases longas que necessitam de pausas maiores que a vrgula. Exemplo: Os livros so: Cazuza, de Viriato Correa; Mar Morto, de Jorge Amado; Menino de Engenho, de Jos Lins do Rego. Reticncias ( . . . ) so usadas para indicar a interrupo do pensamento, porque esquecemos o assunto ou no queremos revel-lo. Exemplos: Moro na rua . . . Acho que . . . no, nada.

17

Sinais de pontuao
Utilize os sinais de pontuao ( ponto final, ponto de exclamao, ponto de interrogao e travesso ) no dilogo abaixo: bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo Sei dizer no senhor no tomo caf Voc dono do caf, no sabe dizer Ningum tem reclamado dele no senhor Ento me d caf com leite, po e manteiga

TEXTO CONVERSINHA MINEIRA


(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17)

bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo? Sei dizer no senhor: no tomo caf. Voc dono do caf, no sabe dizer? Ningum tem reclamado dele no senhor. Ento me d caf com leite, po e manteiga. Caf com leite s se for sem leite. No tem leite? Hoje, no senhor. Por que hoje no? Porque hoje o leiteiro no veio. Ontem ele veio? Ontem no. Quando que ele vem? Tem dia certo no senhor. s vezes vem, s vezes no vem. S que no dia que devia vir em geral no vem. Mas ali fora est escrito Leiteria! Ah, isto est, sim senhor. Quando que tem leite?

18

(18) (19) (20) (21) (22) (23) (24) (25) (26) (27) (28) (29) (30) (31) (32) (33) (34) (35) (36) (37) (38) (39) (40)

Quando o leiteiro vem. Tem ali um sujeito comendo coalhada. feita de qu? O qu: coalhada? Ento o senhor no sabe de que feita a coalhada? Est bem, voc ganhou. Me traz um caf com leite sem leite. Escuta uma coisa: como que vai indo a poltica aqui na sua cidade? Sei dizer no senhor: eu no sou daqui. E h quanto tempo voc mora aqui? Vai para uns quinze anos. Isto , no posso agarantir com certeza: um pouco mais, um pouco menos. J dava para saber como vai indo a situao, no acha? Ah, o senhor fala da situao? Dizem que vai bem. Para que partido? Para todos os partidos, parece. Eu gostaria de saber quem que vai ganhar a eleio aqui. Eu tambm gostaria. Uns falam que um, outros falam que outro. Nessa mexida. . . E o prefeito? Que que tem o prefeito? Que tal o prefeito daqui? O prefeito? tal qual eles falam dele. Que que falam dele? Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto prefeito. Voc, certamente, j tem candidato. Quem, eu? Estou esperando as plataformas. Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, que histria essa? Aonde, ali? U, gente: penduraram isso a. . . Sabino, Fernando. Afinal, que ser mineiro? Em Brasil Terra e Alma. MG. Seleo de textos de Carlos Drummond De Andrade. Rio. 1967, pp. 104-105)

Ateno:
No texto, o autor usou a palavra AGARANTIR para representar a fala do povo. No nvel formal GARANTIR. Voc dever, agora, ler o texto em voz alta, observando com bastante ateno as palavras do vocabulrio. Depois faa os exerccios a seguir.

19

1- O dilogo de Conversinha Mineira se d entre: a) o dono do bar e o leiteiro b) o dono do bar e o fregus c) o leiteiro e o fregus 2- Na fala: Quando o leiteiro vem. (18), o ponto final foi usado para: a) indicar uma pergunta b) indicar uma surpresa c) indicar uma afirmao com certeza. 3- O ponto de exclamao na frase Mas ali fora est escrito Leiteria! (15) foi usado para: a) indicar uma pergunta; b) indicar espanto; c) indicar interrupo do pensamento. 4- No texto todo, de que forma o autor assinalou as falas das personagens? a) travesso; b) aspas. 5- Copie do texto uma frase em que foi empregado o ponto de interrogao e responda s questes abaixo. a) Para quem foi feita a pergunta? b) Por que se fez a pergunta? c) Que idia essa pergunta passa ao leitor, dvida ou certeza? d) Se quisesse dar a idia de certeza, qual pontuao o autor deveria usar? 6- Na sua opinio, por que o texto se chama Conversinha Mineira?

20

7- Quem receber a herana? Um homem rico, sentindo que ia morrer, escreveu assim: Deixo meus bens minha irm no ao meu sobrinho jamais ao mordomo. Como morreu em seguida, no teve tempo de pontuar. Para quem ficar a riqueza? Dependendo da pontuao, a riqueza ficar ou para a irm, ou para o sobrinho, ou para o mordomo. Copie a frase, fazendo diferentes pontuaes, de modo que a herana fique para a irm do morto, depois para o sobrinho e depois para o mordomo. 1- para a irm: 2- para o sobrinho: 3- para o mordomo:

Por ora / por hora Por ora equivale a por enquanto.


Exemplo: Os alunos, por ora, no esto preocupados com o exame. Por hora equivale a por 60 minutos. Exemplo: Quantos carros passam por hora nesta estrada?

Copie as frases, completando as lacunas com por ora ou por hora: 1- Se voc for a 100 quilmetros ________, chegar l antes do anoitecer. 2- ________ as coisas parecem calmas na cidade.

21

3- Fique tranqilo; ________ no h com que se preocupar. 4- Esse tcnico cobra caro _________ de servio. 5- Bem, ________ chega de exerccios!

CHATEAR E ENCHER Um amigo meu me ensina a diferena entre chatear e encher. Chatear assim: voc telefona para um escritrio qualquer da cidade. Al! Quer me chamar por favor o Valdemar? Aqui no tem nenhum Valdemar. Da a alguns minutos, voc liga de novo: O Valdemar, por obsquio. Cavalheiro, aqui no trabalha nenhum Valdemar. Mas no o nmero tal? , mas aqui nunca teve nenhum Valdemar. Mais cinco minutos, voc liga o mesmo nmero: Por favor, o Valdemar j chegou? V se te manca, palhao. J no te disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui? Mas ele mesmo me disse que trabalhava a. No chateia. Da a dez minutos, liga de novo. Escute uma coisa! O Valdemar no deixou pelo menos um recado? O outro desta vez esquece a presena da datilgrafa e diz coisas impublicveis. At aqui chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faa nova ligao: Al! Quem fala? Quem fala aqui o Valdemar. Algum telefonou para mim?
(Campos, Paulo Mendes. Para gostar de ler. 3. ed. So Paulo, tica, 1979. v. 3 crnicas, p. 35.)

22

1- Que diferena voc percebeu entre chatear e encher? 2- Leia as vrias definies de chato e depois escreva uma sua.

23

Gabarito
p. 05 a) no verbal b) verbal c) verbal e no-verbal p. 07 p. 12 1) Precisa melhorar seus conhecimentos da lngua portuguesa. 2) Que deveria pedir ajuda ao portugus. p. 13 3) Nvel informal 4) Nvel formal 5) Chico Bento no soube interpretar as mensagens. 6) Ernesto nos convidou Para um samba, ele mora no Brs Ns fomos, no encontramos ningum Ns voltamos com muita raiva Em uma outra vez, ns no vamos mais No somos tatu. No outro dia encontramos com o Ernesto Que pediu desculpas, mas no aceitamos Isso no se faz Ernesto Ns no nos importamos Mas voc deveria ter posto um recado na porta. p. 17 p. 19 1) b) o dono do bar e o fregus 2) c) indicar uma afirmao com certeza p. 20 3) 4) 5) 6) 7) b) indicar espanto a) travesso Resposta pessoal Resposta pessoal 1- Deixo meus bens minha irm, no ao meu sobrinho, jamais ao mordomo. 2- Deixo meus bens, minha irm no, ao meu sobrinho, jamais ao mordomo. 3- Deixo meus bens, minha irm no, ao meu sobrinho jamais, ao mordomo. bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo? Sei dizer no senhor: no tomo caf. Voc dono do caf, no sabe dizer? Ningum tem reclamado dele no senhor. Ento me d caf com leite, po e manteiga. mo dupla proibido fumar rea para natao rea para futebol

24

p. 21 8) 1) por hora 2) Por ora 3) por ora 4) por hora 5) por ora p. 23 Resposta pessoal

25

Bibliografia
O Texto: Da Teoria Prtica Subsdios Proposta Curricular para o Ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas 2 ed. So Paulo 1998. Parmetros Curriculares Nacionais Portugus e Apresentao dos Temas Transversais Ministrio da Educao e do Desporto Secretaria de Educao Fundamental Braslia 1997. Proposta Curricular para o ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas - 4 ed. So Paulo 1998. ALMEIDA, Maria Aparecida e FERREIRA, Givan - Falando a Mesma Lngua. So Paulo: FTD, 1994. BASSI, Cristina M. e LEITE, Mrcia - Leitura e Expresso. Atual Editora, 1992. CARDOSO, Eloisa G. e DONADIO, Miriam G. - Portugus Projeto Alternativo. Ed. do Brasil, 1989. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Gramtica/ ortografia. So Paulo: tica, 1997. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Leitura e interpretao de textos. So Paulo: tica, 1997. COLEO PARA GOSTAR DE LER : Ed. tica, 1994. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley - Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ENCICLOPDIA BRITNICA DO BRASIL Rio de Janeiro, 1997. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Gramtica Nova. So Paulo: tica, 1992. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Linguagem Nova. So Paulo: tica, 1997. FVERO, Leonor L. - Coeso e coerncia textuais. 3 ed. So Paulo: tica, 1995. FVERO, Leonor L. e KOCH, Ingedore G. V - Lingustica textual: introduo. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1994.

26

GARCIA, Othon M. - Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1975. GONALVES, Maria Silvia e RIOS, Rosana - Portugus Em Outras Palavras. 2 ed. Ed. Scipione, 1997. GRANATIC, Branca - Tcnicas bsicas de redao. 4 ed. So Paulo: Scipione, 1997. INFANTE, Ulisses - Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione, 1998. JORNAIS: O Estado de So Paulo, Cruzeiro do Sul, Folha de So Paulo, Dirio de Sorocaba. KLEIMAN, Angela - Texto e leitor. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1995. LUFT, Celso Pedro e CORREA, Maria Helena - A Palavra Sua. 3 ed. So Paulo: Ed. Scipione, 1997. MAIA, Joo D. - Literatura: Textos e tcnicas. So Paulo: tica, 1996. MIRANDA, Claudia e RODRIGUES, Maria Luiza Delage - Linguagem viva. 3 ed. So Paulo: tica, 1997. NICOLA, Jos De e INFANTE, Ulisses - Palavras e Idias. So Paulo: Scipione, 1995. PERINI, Mario A. - Por uma nova gramtica. 4 ed. So Paulo: tica, 1989. PROENA, Graa e HORTA, Regina - A Palavra Portugus. 3 ed. Ed. tica, 1997. REVISTAS: Veja, Isto , Manequim, Nova Escola, Cludia. SARGENTIM, Hermnio G. - Atividades de Comunicao em Lngua Portuguesa. So Paulo: IBEP. SILVA, Antonio de Siqueira e BERTOLIN, Rafael - A Construo da Linguagem. So Paulo: IBEP. SOARES, Magda - Portugus Atravs de Textos. 3 ed. So Paulo: Ed. Moderna, 1993. TRAVAGLIA, Luiz C. - Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1997. TEATRO DA JUVENTUDE Governo do Estado de So Paulo/ Secretaria da Cultura. Ano 2 Nmero 14 Outubro/1997. TESOTO, Ldio - Novo Texto e Contexto. So Paulo: Ed. do Brasil, 1994. TUFANO, Douglas - Curso Moderno de Lngua Portuguesa. 2 ed. reformulada. So Paulo: Moderna, 1991.

27

Equipe de Portugus
Antonia Gilmara Biazotto de Souza Rodrigues Aparecida Ferreira Ladeira Edna Gouva Maria Alice Pacos

Coordenao
Cheila Fernanda Rodrigues

Superviso
Terezinha Hashimoto Bertin

Colaborao especial
Neide Giamboni Lopes

Direo
Rita de Cssia Fraga Costa

Capa
Criao: Lopes e Vilela

Observao Importante
Este material foi elaborado pelos professores de Portugus/ Sorocaba, para uso exclusivo de CEES. proibida a sua comercializao.

Observao
Estes Mdulos foram feitos com base na nova L D B, Parmetros Curriculares, Proposta CENP.

You might also like