You are on page 1of 9

ANNO 1 - NUMERO 5

SOO RS.

SETEMBRO - 1928

Revista de Antropofagia
Direco de ANTNIO DE ALCNTARA MACHADO Gerncia etc. de RAUL ROPP

Endereo: 13, RUA BENJAMIM CONSTAM -

3. Pav. Sala 7 -

CAIXA POSTAI N. 1.269 -

SO PAULO

PACTO DO DIA
Responsvel por este restaurante antropfago venho hoje oferecer s queixadas calecmenas uma comida de arromba:

NOTURNO DA RUA DA LAPA

A janela estava aberta. Para o qu, no sei, porm o que entrava era o vento dos lupanares, de mistura com o eco que se partia Salta o pacto de Kellog com molho de hiponas curvas cicldais, e fragmentos do hino da crisia norte-americana! Pois os senhores j viram imbecilidade mais bandeira. revoltante? No posso atinar no que fazia: se mediReunem-se em grave assemblea os conhecidos tava, se morria de espanto, ou -se vinha de bandoleiros Janjo Taco, Neco Faco, Prazer das muito longe. Morenas e Tot Surur. E que que resolvem? Nesse momento (oh! porqu precisamenDeclarar o assassnio e o roubo fora da lei. E o te nesse momento?) que penetrou no quarmundo inteiro aplaude o pacto solene. O norte-americano que inventou essa obra- to o bicho que voava, o articulado implacprima de cinismo e falsidade o mesmssimo nor- vel, implacvel!
te-americano que intervm na Nicargua e aumenta todos os dias a sua fora guerreira. E a Europa que nessa obra-prima colaborou a mesmissima Europa que trucida chineses e africanos e vive h muito tempo lavando a sua roupa ensangentada em publico. O Brasil foi convidado para aderir a essa pouca-vergonha. Mas antes de pr o seu jamego no pacto deve perguntar aos pndegos se s agora descobriram que a guerra uma infmia. E se quizer participar da pagodeira que v at Paris munido de mscara contra gazes asfixiantes. Com gente de tal ordem toda a precauo insuficiente. Quanto a ns, deglutido o pacto de Kellog, atacaremos a pombinha da paz.
ANTNIO DE ALCNTARA MACHADO

Compreendi desde logo no haver possibilidade alguma de evaso. Nascer de novo tambm no adeantava. A bomba de flit! pensei comigo. E* um insecto. Quando o jacto fumigatorio partiu, nada mudou em mim, os sinos da redeno continuaram em silencio, nenhuma porta se abriu, nem fechou. Mas o monstruoso animal FICOU MAIOR. Sentj que le no morreria nunca mais, nem sairia, comquanto no houvesse no aposento nenhum busto de Palas, nem na minh'alma, o que pior, a recordao persistente de alguma extinta Lenora.
MANUEL BANDEIRA

E S T A T E R R A E' N O S S A E O MAIS GENTIO DO


MANOEL

EMPRESA, MUNDO.
DA NOBREGA

R e v i ata de

Antropofagia

DESLUMBRAMENTO
(do Meia-pataca) ao Mario de Andrade Morena batuta de seios de fruta no vinha que de. Morena batuta segura essas frutas segura que caem.

POEMA BRASILEIRO N.
Eram doze touros novos que vinham vindo de longes pastos separados aboiados por treis negros vaqueiros amontados em velhos pungas desengonados.

E eram doze novilhas j no ponto viciadas, ha muito tempo separadas em outras pastagens afastadas, e, agora, na Fazenda, encurraladas. Os doze touros novos vinham vindo, com ruidoso estrpito as palpebras caldas sobre os olhos '.midos, em urros bravios e mugidos ttricos, ora afundando os chifres grossos nos barrancos hmidos, ora erguendo, no alto, nuvens espessas pela estrada poenta. E quando a porteira do curral se abriu, e aqueles doze touros, numa fria, se confundiram com as doze novilhas viciadas, os vaqueiros, num mpeto, se acocoraram no velho cocho da Fazenda em runas, pra gozar a testana da boiada. (CATAGUASES)
GUILHERMINO CSAR. HENRIQUE DE REZENDE.

Meus olhos cobiam delicias assim que a fome chegou. Meus olhos cobiam. E doidos nem vm que so temporans. Morena batuta de seios de fruta novinha que de. (CATAGUAZES)

JA' SARAM:

PETROPOLIS
Cidadesinha do monumento de Pedro o Imperador Udadesinha frias e "Frigidaire" O vero alegre e fresco banha-se no Piabanha e enxuga-se na sombra do arvoredo Cubos brancos e de tons vivos ao quadrado azul do co No ar ha gorgeios maduros d'aqui ^
VV3S

Macunama
de Mario de Andrade 7$000 pedidos para rua Lopes Chaves n. 108 SAO PAULO e

Laranja da China
de Antnio de Alcntara Machado . 6$000 pedidos para Caixa Postal n. 1269 SAO PAULO

da pontinha Villas de cariocas neurasthenicas com grammados pensativos e hortensias hortensias recolhem-se silenciosas h r t e n s i a s o d a e repousam
a v

*a

Carruagens estremecem apavoradas sobre a s pontes de madeia trovejantes A paysagem abacate faz um esforo banbanban para se parecer com os quadros de Baptistada Costa (RIO DE JANEIRO)
ALRERTO DZON

Revista

de

Antropofagia

SCHEMA

AO

TRISTO

DE

ATHAYDE
Oswald de Andrade

Saber voc que pelo desenvolvimento lgico de minha pasquiza," o Brasil um grilo tie seis milhes de kilometros, talhado em Tordesilhas. Pelo que ainda o instincto antropofagia) de nosso povo se prolonga at a seco livre dos jornaes, ficando bem como symbolo de uma conscincia jurdica nativa de um lado a lei das doze taboas sobre uma caravella e. do outro uma banana. Da mesma maneira ns todos com o padre Cicerp frente somos catholicos romanos. - Romanos por causa do centurio das procisses. No foi intil vermos de olhos de ceana a via-lactea das semanas santas emparedadas com o soldado e a legio, atraz da cruz. O Christianismo absqrvemol-o. Sc no! Trazia dois graves argumentos. Jesus filho do totem e da tribu. maior tranco da historia no patriarcado! Chamar So Jos de patriarca ironia. O patriarcado erigido pelo- catolicismo com o espiritosanto como totem, a annunciao etc. Dona Sebastlana vae pular de gana! Mas o facto que ha tambm a antropofagia* trazida em pessoa na communno. Este o meu corpo, Hoc est corpus meum. O Brasil indio no podia deixar de adoptar um deus.filho s da me que, alm disso, satisfazia plenamente guias atvica,. Catlicos romanos. O facto do grilo histrico, (donde sahir, revendo-se o nomadismo anterior, a verdica legislao ptria) affirma como pedra do direito antropofagico o seguinte: A POSSE CONTRA A PROPRDSDADE. Como prova, humana de que isso est certo que nunca houve duvida sobre a legitima acclamao de Casanova (& posse) contra Menelau (a propriedade). Isso nos Estados Unidos foi significado ainda ultimamente pela defcza de> Rpdolpho Valentino, produzida pela gravidade de Mencken. Tinha muito mais razo de ganhar dinheiro do que os sbios que vivem analysando escarros e tirando botes dos narizes dos bebs. Muito mais! Porque afinal preciso se pesar a onda de gozo rcmantico que elle despejou sobre os milhes de vidas das senhoras dos caixas e dos burocratas. Isso que importante. No Brasil chegmos maravilha de rear o DIREITO COSTUMEIRO ANfl-TRADICIONAL. L quando a gente

fala que o divorcio existe em Portu- Ahi est a lio do nosso Direito. Degal desde 1910, respondem: aqui vemos nos plasmar nessas origens hisno preciso tratar dcsSas cogitaes tricas. porque tem um juiz em Piracicapiass Reviso da religio. O nosso povo que anulla tudo quanto casamento tem um temperamento supersticioso, ruim. E' s ir l. Ou ento, o Uruguay! religioso. No contrariemos. Vamos Prompto! A Rssia pde ter equipara- crear a santoral brasileira: Nossa Sedo a lamilia natural legal e. suppri- nhora das Cobras, Santo Antnio das mido a herana. Ns j fizemos tudo Moas Tristes, tudo isso...- Admittir isso. Filho de padre s tem dado sorte a macumba e a missa do gallo. Tudo entre ns. K quanto- herana, os fino fundo a mesma cousa. O instinlhos pem mesmo fora! cto acima de tudo. O indio como exOra, o que para mim, estraga o. Ocpresso mxima. Educao de selva. cidente, a placenta jurdica em que Sensibilidade aprendendo com a tere envolve o homem desde o acto de ra. O Amor natural fora da civilizaamor que, alis, nada tem que ver o, apparatosa e polpuda.- ndio simcom a concepo. Filhos do totem! Do Jtispinto Santo! Isso sim! Como aqui! ples: instinetivo. (S comia o forte). E' a communho adoptada por toViva. o Brasil! Mas vamos a factos. Sahiram dois das as religies. O indio commungava livros puramente antropoiagicos. Ma- a carne viva, real. O catholicismo insrio escreveu a nossa Oayssea e creou tituto a mesma cousa, porm acovarciuma tacapada o neroe cyclico e" por dou-se, mascarando o nosso symbolo. cincoenta annos o morna potico na- Veja s que vigor: L vem a nossa cional. Antnio de Alcntara Machado comida pulando! E a "comida" dizia: deu uma coisa tao gostosa profunda come- essa carne porque vae sentir nlla o gosto do sangue dos teus antecomo a seco livre do Estado. passados. NOTA A seco livre do Estado o campo onde se debatem com tesouras D. Chiquinha DelPOsso e D. Maria F. Brando. A Grcia tinha as suas escolas de philosophia. Ns temos as de corte. (S comiam os, fortes). Hans Staden salvou-se porque chorou. O Club de Anthropophagia quer agregar todos os elementos srios. Precisamos rever tudo o idioma, o direito de propriedade, a famlia, a necessidade do divorcio , escrever como se fala, sinceridade mxima. (O macunaima a maior obra nacional. Voc precisa lr. Macunaima em estado de ebulio. Depois isso ca-se. Toma festim moderado,, com saldo a favor). Vamos-fazeR. um levantamento topographico cia ' moral brasileira, a funda sexualidade do nosso povo. Vamos rever a historia, daqui c da Europa. Festejar o dia 11 de Outubro, o ultimo dia da America livre, pura, descolombisaUa, encantada e brafvia". Quanto ao equivoco de se pensar que eu quero a tanga, affirmo e provarei que todo progresso real humano patrimnio do homem antropofagico (Galileu, Fulton etc). De resto, Bernardi .Shaw j disse:. Est mais prximo do homem natural quem come caviar com gosto de que quem se abstem de lcool por principio.' E* isso!

Ha homens, meu caro, no Brasil novo. Acabo de conhecer Edgard Sanches, lente de philosophia do direito na Faculdade da Bahia. Um homem fecundante. E estupendo. Outros so a mocidade de Martinelli e Outros Arranha Cos. Daqui! Eduardo Pellegrini, Paulo Mendes e Amrico Portugal. E Raul Bpp? E' um colosso! A elle devo imitienso! A rede telegraphica mais possante da verdade brasileira. Eis um trecho de carta sua a propsito da fundao que ora tentamos de um Club de Antropofagia e de uma grande festa que proponho para a vspera de 12 de Outubro. E' uma carta a Jurandyr Manfredini, de Crttyba, publicada a 2 de Setembro na Gazeta do Povo, dali. Depois de detalhar os argumentos do grilo base do direito ptrio eil-o que diz: "Comemos o resto do Territrio.

Revista

de

Antropofagia

UM POETA
MANUEL . DE ABREU Substncia Rio de Janei ro 1928. Uma das poesias podia dar o .ttulo ao livro:'Are you ready? Porque Substncia um jogo de tenis entre autor e leitor. As bolas vm violentamente, sem parar, num bats-pula danado. Nem tempo para respirar a gente tem. Tudo mais ou menos deste geito: Sinto em mim uma Cidade jardins lirismo da minha raa os arranha-cus da iluso piscam. na via-lctea das vidraas arrabaldes debalde! tomem bola. Nesse fogo e nsse arrojo no difcil descobrir talento* c sensibilidade. A poesia de Manuel de Abreu no possue colorido brasileiro algum. E* internacional. Europca talvez seja mais certo. Cousa que hoje em dia e entre ns constitue originalidade. E quem sabe qualidade. Porque afinal de contas sempre meihor tomar um expresso-internacional da que o mixto de So Pedro do Carri. Leva onde se queira. Inclusive prpria terra em que a gente nasceu. MARIO DE ANDRADE Macunaima So Paulo 1928. A's vezes a gente em literatura pede

E UM

PROSADOR
Paulo Prado, cm conversa costuma caoar dessa mania que muito novo (ou" pretendente a tal) tem de gritar esmurrando o peito: Eu sou brasileiro! Eu sou brasileiro! Eu que sou o verdadeiro brasileiro! Burrice, moo. Se voc brasileiro no precisa gritar que^: a gente v logo. Mario de Andrade ( dos que no gritam nem fazem questo de parecer. Pois c l e ainda quo no queira. Macunaima tem tanta moleza, tanta senvergonhjce, tanta basfia bem nossas e talvez s nossas que d vontade da gente se estirar nas pginas dele como numa rede e balano vai balano veni se abandonar e se esquecer naquela gostosura. Rapsdia nacionar icom o r bem rolado) de lendas, de anedotas, 'de cheiros, de tudo. A lngua ento a- mais potica possvel. Pareci- uma msica. O violo sempre acompanhando. E o mais bonito qui Mario se mostra inteirinho no livro (o que acontece em todos os que publica alis). Poucas vezes tenho visto. tamanha falta de respeito humano. H pginas em .que a gente se contem para no disparar com o autor: Saia da, diabo. Como le mesmo fz no Amar, verbo intransitivo. Percebe-se claramente que Mario ama o heri a -tal ponto que quer ser o heri. Mas bom que a gente o desiluda. Mario um pedacinho do heri. O heri somos ns todos juntos. At eu, porque no? A. DE A. M.

a Deus que aparea um livro bom s para poder dizer aos autores de livros maus: Assim que vecs deviam ter feito. Macunaima tom esses dois valoreS: um livro bom (no sei se j repararam na fora que h nessa palavra: parece um tiro de canho) e um livro oportuno. E' o bem oportuno portanto. Chegou na hora. Veiu pr no seu devido p a famigerada brasilidade atrs da qual correm suados e errados desde muitos anos o:; escritores deste Brasil to imenso mas to arraial ainda. H que tempo Maohado de Assis dizia por outras palavras que ser escritor brasileiro no tc simplesmente cantar o ndio e bolar numa paisagem ips cm flor. O Brasil no isso s. Ou melhor: o Brasil no isso. Qualquer estrangeiro cbpaz de fazer um romance muito bem feitinho com personagens desta terra movendo-se nesta terra. Agora o romance da terra s um brasileiro pode escrever. E h de escrever passando alm do visvel e do palpvel. No se contentar com iquilo que a terra oferece e mete pelos dhos da gente a dentro. Mas sofrer o sofrimento da terra, gozar o gozo da :erra, rir o riso da terra, viver a vida da terra. S este refro de Macunaima Ai! que preguia!... vale como brasilidade mais do que todas as ruazinhas de arrabalde,'todos os tuts de feijo, morenas de chita c tal que enchem os versos dos nossos curumins contemporneos.

LEIAM Augusto Meyer GIRALUZ (versos) Manuel de Abreu SUBSTANCIA (versos) BREVE: Menotti dei Picchia E. U. DO BRASIL (versos) F. T. Peixoto e Guilhermino Csar MEIA - PATACA (versos)

C A E T E S Esta de um sbio que cultiva em S. Paulo a sciencia e a blague: Pedirei, com devoo, ao Senhor de Bonfim, Santo bahiano que realizou o milagre de nunca fazer um discurso, que resuscite os caets, porque assim como devoraram o bispo Sardinha, que construiu a memorvel igreja que agora se quer destruir na Bahia, devorem o sr. Arcebispo, que a quer botar abaixo... Talvez os caets illuminados ! comeram Sardinha por ter erguido a santa igreja. Previam a heresia 1928 do antistite. Sbios videntes os nossos pes de tanga !
MENOTTI DEL PICCHIA

Revista

de

Antropofagia

LUNDU' DO

ESCRAVO
MARIO DE ANDRADE

Tendo colhido aquele Romance que dei noticia no ltimo nmero desta "Antropfaga", como falei, sube da existncia do palhao preto Veludo. Pelas coincidncias deJe ter portado muita feita em Araraquara, ser preto e as moas guardarem o Romance da boca dum palhao prelo de Araraquara mesmo, achei que de certo o Veludo que cantava o documento. Sei com firmeza mas s que esse palhao tirava um lundu,em que vinha o refro do Romance, com variante mirim: "Eu fiquei todo saraptmtado Como gamb que caiu no melado".

Mais outra senhora de Araraquara mais uma estrofe tambm. E foi da memria dela que Veludo renasceu com as macaquices nome cor e tudo. Finalmente minha, felicidade me levou pra um senhor velhuco j, com memria de genipapo indelvel, voz musical e bondade como ningum. Este senhor foi praceanu aqui da capital toda a vida e ali por 1876 vasava as energias de curumim freqentando o circo da companhia Casali que parava sempre meses no largo de S. Bento, Depois o menino tomava sorvetes na confeitaria perto. Pois nessa companhia que estava o. Antoninho Correia, palhao brasileiro de cor bran-

III (S- Paulo) Quando mia sinh me disse: P Francisco, venha c; Vai corta as tuas unha Que tu t para casa, E eu fiquei todo Como gamb que Seu bem me dizia Que eu havia de contentado saiu do lao! (ter) cas

IV (Minas, D. Alexina- de M. Pinto) Quando meu sinh me disse: Pai Francisco, venha c;

0CZiAS>l0CU4, ato

**\cAjastio O

&a f+iM tjaAAA. o u 4Lf> -Juj

&*/

(***

cL

^*m',

* A " - - M ^ X o * - ^ ^ , Jlu. &*, OVIA o."-

/
Esse lundu bem da nossa tradio pelo menos no Brasil central. Dona Alexina de Magalhes Pinto ("Cantigas das Crianas e do Povo", ed. Alves, pg. 82) d uma variante da msica em qu tambm o refro se modifica assim: "I ficou tudo espahtarrado Como um pintinho que caiu no melado". (Tambm a verso de S. Paulo capital, que vem adiante conserva "espantarado"). Das estrofes da que chama "cantiga de palhao" dona Alexina de Magalhes Pinto d -s uma. Um senhor de Araraquara, junto com outra estrofe me restabeleceu o refro em fala mais tpica: "E i fico todo assarapan-tado Como gamb que caiu na raada". ("Raada" com r brando laada). Outro senhor do Tiet trouxe pra mim mais uma estrofe, escutada l. ca. Sc pintava de prelo c tirava tambm o lundu. E pude ajuntar. mais uma estrofe e a verso musical completa que vai aqui junto. Com mais outra estrofe me dadf por uma senhora de S.. Paulo, reuno um Lundu do Escravo, j bem satisfatrio -no tamanho. Assim: 1 (Araraquara) Quando mia sinh me disse: P (i) Francisco, venha c; V na sanzalaria Zicuira (recolher) us criurinho. Eu fiquei todo espantarado Como gamb que caiu no lao! Seu bem me dizia (ter) Que eu havia de paga! II (S. Paulo) Quando mia sinh me disse: Pai Francisco, venha c; Vai chama sua feito Que tu t para apanha, (Refro) V lava tua zip Que tu t Dra te casa, (Refro) V (Araraquara) Quando mia sinh me. disse: Pai Francisco, venha c; Vai l na sanzalaria Que tu t para eas, (Refro.) VI (Tiet) Quando mia sinh me disse: Pai Francisco, venha c; Vai busca, pape e tinta, Pra voc se escreviiih, (Refro) Como esto vendo, os passos principais -da vida do escravo vm ai todos. (Alis a ltima estrofe interpretei por mim como alforria). Trabucou, recolheu os criolinhos, levou bacalhau que no foi vida mas porm, na sanzalaria se arregalou tirando ma linha om as boas, lavou o p, cortou r unha, casou, casou, casou! Casou por (Cont. na p..6)

Revista

de

Antropofagia

Um pedao do meu poema A VOZ TRISTE DA TERRA


Eu devia ter ficado perdido nos meus terrores No me deviam ter dito os nomes das coisas bonitas que os barcos trouxeram de longe nem a natureza de tudo o que eu %ia. Deviam ter deixado que eu adivinhasse... Eu adivinharia! E nem me ensinaram & amar as coisas to simples e puras que eu tinha na terra. E deram-me uma alma mais Velha e mais triste que a minha! E eu que era menino dei para pensar e envelheci esquecido de mim mesmo. Agora que eu vejo que no vivi que estou entre coisas immensas e bellas que a terra desprende um aroma excitante. Agora que eu vejo que ha vida em torno de mim. E eu sinto em desejo febril de vivar. Agora que eu quero a alma ingnua que a terra me deu pra sentir pra gozar isto tudo isto tudo que vejo juntinho de mim. Voltar! Mas agora que eu devo ir buscar a alma forte a alma pura a alma simples de outrora agora meu Deus eu no posso voltar! Os rumos so outros. No sei pra que lado ficou meu p e s a d o . J nem sei como andar. Me perco no tempo. Me perco no espao. E soffro esta angustia sem fim de ficar! E ha tantos caminhos que fogem chamando 1 Mas agora meu Deus impossvel voltar!

(PARAHYBA) PERYLLO DOLIVEIRA

LUNDU' DO ESCRAVO
-trs estrofes dando tempo pr velhice chegar. Pois ento depois duma quarta-feira em que geou na cabea dele Francisco virou Pai Francisco e o dono p alforriou. E essa vida os palhaos eternisavam no circo pra divertir fiHio de branco. "Fio dim baranco" os Pais Franciscos falavam... ("Quando i tava na minha ter I chamava capito, Chega na ter dim baranco I me chama Pai Joo") ("Canes Populares do Brasil", Brilo Mendes.) Na verso, musical que registro parece ten juno de msica diferentes ou pelo menos acrescentamento de parte. Com efeito nem dona Alexina de Magalhes Pinto nem ningum, a no ser o menino que comia sorvete espectaculo acabado, conhecia o dstico: "Seu bem me dizia Que eu havia de paga (ou, casa)". Porm essa parte, falando musicalmente, no discrepa do resto do refro e parece de origem africana tambm. A reunio de documentos musicais distintos muito comum no populario brasileiro. Pode ser tendncia nossa pr... engrandecer as coisas... Ah, rapazes! vocs nnnca no vero pas nenhum talequal nosso!... Exemplo tpico desse engrandecimento foi no nordeste (Silvio Romero) a mania de finalisar qualquer chegana ou reisado com a representao de Burabame-Boi, embora discrepando do assunto anterior. (O que alis concorda com a arquitetura da trilogia grega terminando com uma comedia.) No meu prximo "Ensaio sobre Msica Brasileira" "dou uma verso paulista do "Sapo Curur" em que o texto e a msica- vm acrescidos dum refro mas discrepante por completo. Nas rodas infantis brasileiras comum esse processo de encomprfdar a cantiga pela juno de vrias rodas. A forma musical da Suite positivamente uma das preferidas pela nossa gente. Est nos fandangos de Cananea, se manifesta no Congado, no Maracat, no Samha-do-Matuto, no Boi-Bumb, no Pastoril, etc. Essa tendncia foi em parte, me parece, o que impediu maior gencralisao dos documentos musicais pelo pais. As peas eram compridas por demais pra ser fcil a transmisso oral de texto e msica. Si essas danas por serem dramticas e por isso com entrecho mais ou menos obrigado, foravam a que no texto se desse apenas variantes dum modelo inicial, ficou hbito cantarem le com msica nova, inventada no lugar. L no norte onde principalmente o Bumba-meu-Boi representado todo ano (no nordeste pelo Natal, na Amaznia pelo S. Joo) a msica muda de cidade pra cidade, de engenho pra engenho at.' Em certos lugares como em Belm com o BoiBumb e no Recife com o Maracat a msica muda de ano pra ano, pelo que me informaram. No digo que seja bem nem mal isso porm levou o pessoal pr utilisao de foxtrotes e maxixes importados, o que pode; aca-

(Cont. da p. 5) chapar a inveno dstc povo pregui-a. Quanto especialmente ao documento que revelo hoje, o principal valor critico dele est na liberdade rtmica da estrofe cantada. Si no botei compasso pra ela foi pra caractersar mais isso. O primeiro verso vai bem batido no ritmo e no tempo. Os outros trs vo com uma liberdade prosodica, um rubato de expresso oratria, impossvel da gente registrar com os valores da grafia musical to deficiente. Me parece que os nossos compositores deviam de estudar mais essa tendncia pro recitativo de expresso prosodica e pro ritmo livre. de muito documento popular brasileiro. Porqu na composio artstica, os que esto inventando j dentro da espcie brasileira, permanecem por demais dentro da forma quadrada. Isso d pr' obra deles uma essncia de pasticho muito! Do mesmo geito que, dos nossos romances tradicionais a poesia artstica poude tirar uma liberdade estrofica em que a gente fica bem cmodo (foi a soluo de Catulo Cearense; ver tambm a "Orao ao Negrinho do Pastoreio" de Augusto Meyer, n. 4 desta revista); do mesmo geito os nossos compositores podem conceber normas muito caracteristicamente brasileiras de criar melodia infinita. Nas emboladas, nos cocos, nos dejsafios, nos preges, nos abios, nos lundus e at nos fandangos n gente colhe formas de metro musical livre e processos prosdicos e fantasistas de recitativos que so normais por ai tudo no pas. Isso os artistas carecem observar mais.

Revista

de Antrop or f agi a po

OS TRS SARGENTOS
(ROMANCE) YAN DE ALMEIDA PRADO

0 JARDIM PUBLICO
in
No parque havia duas zonas de amores completamente diversas a das meninas da visinhana que namoravam, a das mulheres da vida a cata de fretes para conseguirem pagar a diria do bordel. A primeira zona consistia nas duas avenidas que esquadrinham em angulo reto o coreto; a segunda era delineada pelo caminho que d volta ao tanque. 0 capo de altas arvores cuja ramaria forma toldo sobre a musica era o limite das duas e a linha divisria. Na zona das meninas os almofadinhas do bairro pararam na beirada das largas avenidas, enquanto as namoradas transitavam dea:it- deles e com eles comunicavam-se apenas por meia de olhares e risos. Muito diferente era o trecho reservado s mulheres da vida. A exiguidade do passeio mal dava para elas se esgueirarem quando nos dias de muita afluncia s homens enchiam o caminho. Nessas ocasies, ao se encontrarem dois magotes um composto de desordeiros e outro de mulheres fceis resultavam correrias que escandalisavam os burgueses extraviados no lugar. O habitante do Interior por ali a passeio com a mulher e filhos, de repente percebiam atravez da inexperincia, quanto as margens do tanque eram mal freqentadas. Via com pasmo na confuso provocada pelo choque de homens e mulheres, os apalpes dos gaiatos obrigando as mulatas e pretas a fugir no meio de gritaria e gargalhadas. O sertanejo (vindo de onde ainda existe receio da farda), extranhava serem os mais baru lhentos entre a molecada os soldados da policia, que no respeitavam mulher alguma encontrada a passear em redor do tanque. Ao burguez antigo da cidade (mormente o paulista legitimo, que sempre arrenegou militares), o efeito causado era diferente. Lembravam-lhe os excessos da soldadesca, os tempos da "Guarda Urbana", composta do rebotalho das tropas da campanha do Paraguai, que pela tradio popular, tornava perigosa a visinhana dos quartis. Dizia-se ento, que s criaturas feias >.: aventuravam de propsito noite, nos lugares freqentados pelos "urbanos". Uma mulatinha que desgarrara das companheiras, atemorisada pela brutalidade dos homens, refugiou-se no extremo do caminho entre uma nesga do gramado e o gradil de uma ponte. Apezar do retraimenlo era alvejada com piadas grosseires, obcenidades, convites atrevidos, tentando os mais. ousados, esbarres que- ela evitava subindo no canteiro. Entretanto o receio no lhe impedia de mariscar na multido homem que a satisfizesse naquela noite. O olhar furtivo e repetido com que repassava soldados e paisanos, deparou em certo momento Ires sargentos da Fora Publica que Caminhavam juntos. Diversos na tez e na corpulencia, regulavam a mesma altura. 0 primeiro. robusto, castanho e claro, o segundo ossudo e moreno, o ultimo tambm trigueiro, provido de ampla musculatura a modelar a tnica do uniforme. Representavam a mescla da milcia do Estado, onde elementos vindos de to longe, ii to diversos, os do Norte diferindo dos do Sul at na origem da raa branca; no Par ou no Maranho descendentes de alentejanos, no Rio Grande de imigrantes das Ilhas; confundiam-se entretanto num molde nico a farda azul ferrete largamente listada de encarnado. Ao passarem os rapazes perto da mulatinha- coincidiu chegarem tambm as companheiras. Formou-se bolo em volta da rapariga, que estimulada pela presena das outras disse alto para ser ouvida de longe: I . . . Dita, era uni moreno assim que me servia... Mas quem devia receber a indireta, no a ouviu. Quando o mais ossudo dos trs adyertio-o a rir, j iam longe das mulheres que tinham parado no mesmo stio. O rapaz que reparara caoou com o distrado. Gostei agora do Candidq, anda to farto de rapariga que j nem liga para gadinho mido, de hoje em diante s franceza... Pouco antes queixara-se Cndido da falta de mulheres bonitas no Jardim, de sorte que a reflexo provocou gargalhadas. Onde que voc est enxergando gado? Olha aquela vestida de branco, ali na esquerda perto da arvore, ali homem... no est vendo! Ela quer alguma coisa com voc... O interpelado voltou-se logo que o companheiro falou, olhando na direo apontada, mas poude apenas vislumbrar na turba o rosto da mulata que lhe pareceu bonito. A exclamao da moa iscou o interesse dos rapazes que resolveram esperal-a mais as outras perto do coreto. No era acontecimento nico no Jardim nem, tampouco comum mulheres provocarem de forma to descarada os homens que Uies apeteciam. Porm mesmo as mais desfavorecidas, as. que .tinham noo de serem as ultimas entr; a peior negrada, s davam demonstraes diretas ao homem que viam pela primeira vez, quando fortemente tocadas de pinga. Em outra ocasio a vaidade feminina impedia que elas se oferecessem deante das. outras. Somente a certeza de xito podia (eval-as a praticar o contrario, tratando-se algum recruta novo, que desprovido de dinheiro e cheio de seiva, aceitava qualquer mulher. O rapaz aceitava e esquecia com igual rapidez; era o mesmo que uma necessidade aliviada atraz de um muro. No faltavam ento nem siquer os transeuntes para surpreenderem o coito (no recanto do Canind onde o par tinha ido depois do Jardim), e que no resentiam do espetculo mais espcie do que si fosse de ces n cio. A gente do bairro estava amiliarisada com a scena, freqente pelos terrenos reunos e atraz das cercas' desde a boca da noite at o alvorecer. Todos sabiam que quando algum parava e aproximava, no era por troa ou por curiosidade, era na realidade outro macho que vinha buscar o seu quinho. Si o primeiro consentia tudo se passava sem maiores novidades, na maior camaradagem, do contrario, registavam os jornaes do dia seguinte mais um caso policial de ferimentos o morte na vrzea As mulheres que ni> pertenciam ultima categoria das que nem teto possuem para recolher homem no careciam de se dirigir primeiro para o indivduo que as impressionava. Era suficiente pisar no caminho do tanque para sentirem-se seguidas de matilha infinita, perseguindo-as com propostas c ditos pesados como pancadas Quando a brutalidade dos homens ultrapassava certos limites vinha a resposta na mesma forma, bocas desdentadas ferviam num dilvio de insultos, quando a crioula no repelia com o brao os mais atrevidos. Por outra, ao aceitarem algum, riam de modo que o perseguidor logo comprendia. Da por. deante ele no largava mais da saia que a poder de encontres ia varando a multido, e apoz algumas voltas dadas volta do tanque apareciam na rua com trato feito e destino certo para o resto da noite. (Continua)

8 BRASILIANA V EAU - DE - VIE

Revista

de

Antropofagia

B A L C O LIVROS PROCURADOS:

Por YAN DE ALMEIDA PRADO (Av. B. L. De uma nota intitulada Extraordinria Antnio 188, S. Paulo): dffuso do alcoolismo na Rssia, publicada pelo Estado de S. Paulo, n. de 6-IX-28: "O mesmo jornal publica os resultados Accioli "Memrias Histricas da Provncia de um inqurito feito em duas escolas, a resda Bahia." 6 vols. peito de alcoolismo. Resultados: 8 p . c das meninas bebem gua de vida; 92 p. c.-cerveja e vinho. Somente 11 p. c dos escolares desconhecem a gua de vida." NEGCIO BRASILEIRO Guerreiro, Bartholomeu "Jornada dos Vassalos, e t c . . . " Lisboa, 1625. id. id. "Gloriosa Coroa e t c . . . " - Lisboa 1642. Cunha Mattos. "Memrias da Campanha de D. P e d r o . . . " 2 vols. Rio de Janeiro 1833.

De uma correspondncia de interior do Estado para o Dirio Nacional de So Paulo, n. de 13-VI-28: "Na vizinha cidade de Cndido Motta, ha Lisboa, Jos da Silva (Cayr). "Historia dos dias, appareceu um indivduo que se dirigiu Principaes Successos..." 2 vols. Rio de a uma fazenda, offerecendo ao fazendeiro Janeiro 1826-1830. umaIroca esquisita: offerecia 40 contos, que queria trocar por 6, sem outras condies... O fazendeiro, desconfiado, eritabolou neNos seus prximos gocio, emquanto mandava cidade avisar o delegado. 0 homem foi preso, mas, logo depois, solto, pois o delegado no encontrou en- nmeros a REVISTA DE ANTROPOFAGIA tre os 40 contos nenhum dinheiro falso." publicar em fac-simile dois autgrafos de POLTICA KRISHNAM URTI Da marcha O voto secreto, letra de Sidne> e vila e msica de Donatilla Machado, venda em So Paulo: M A X JACOB
"Minas teceste em epopeas D'um povo herico a mais brilhante historia! Mansa e serena No profcuo labor sempre em progresso, Escalas a pyramide suprema Sem retrocesso E hoje mais uma vez Pelo dictame da conscincia recto Sempre altaneira e liberal Creas a sabia lei Voto Secreto"

trasidos de Paris por Oswald de Andrade A assinatura anual da REVISTA DE ANTROPOFAGIA custa RS. 5$000 Pedidos acompanhados de vale postal para Caixa do Correio n. 1.269 SO PAULO

REALIDADE De uma crnica de Gasto de Carvalho no O Paiz do Rio, n. de 4-IX-28: "E' por isso que os bons repertrios possuem Loreley, que alm de conter linda musica, presta-se phantasmagoria de uma enscenao que prende e seduz quando executada como hontem o foi, com scenarios apropriados, excellentes jogos de luz e as vises executadas com perfeio e verosimilhana tanto quanto possvel, aproximada do real."

BRASILIANA DIGITAL ORIENTAES PARA O USO


Esta uma cpia digital de um documento (ou parte dele) que pertence a um dos acervos que participam do projeto BRASILIANA USP. Tratase de uma referncia, a mais fiel possvel, a um documento original. Neste sentido, procuramos manter a integridade e a autenticidade da fonte, no realizando alteraes no ambiente digital com exceo de ajustes de cor, contraste e definio. 1. Voc apenas deve utilizar esta obra para fins no comerciais. Os livros, textos e imagens que publicamos na Brasiliana Digital so todos de domnio pblico, no entanto, proibido o uso comercial das nossas imagens. 2. Atribuio. Quando utilizar este documento em outro contexto, voc deve dar crdito ao autor (ou autores), Brasiliana Digital e ao acervo original, da forma como aparece na ficha catalogrfica (metadados) do repositrio digital. Pedimos que voc no republique este contedo na rede mundial de computadores (internet) sem a nossa expressa autorizao. 3. Direitos do autor. No Brasil, os direitos do autor so regulados pela Lei n. 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Os direitos do autor esto tambm respaldados na Conveno de Berna, de 1971. Sabemos das dificuldades existentes para a verificao se um obra realmente encontrase em domnio pblico. Neste sentido, se voc acreditar que algum documento publicado na Brasiliana Digital esteja violando direitos autorais de traduo, verso, exibio, reproduo ou quaisquer outros, solicitamos que nos informe imediatamente (brasiliana@usp.br).

You might also like