You are on page 1of 4

HISTRIA DA EDUCAO DO CAMPO NO BRASIL

Izan Hanzel Mota dos Santos Universidade do Estado do Par (UEPA) Email: izanhanzel@hotmail.com

RESUMO O eixo temtico deste artigo busca discutir as problemticas da histria da educao do campo no Brasil, a falta de polticas educacionais voltadas para esse fim caracteriza a desvalorizao do homem do campo, estabelecendo uma vida limitada aos seus filhos, neste sentido, dou enfoque ao direito educao a zona rural, visto que o Ministrio Pblico brasileiro tem uma poltica institucional para programar a educao a todos, em principal os que moram no campo, pois a dificuldade, por tanto, destaco tambm a importncia das lutas destes camponeses, os movimentos sociais.

Palavras-chave: Educao do Campo; Evaso escolar e Polticas educacionais.

HISTORY OF EDUCATION FIELD IN BRAZIL Abstract: The main theme of this article is to discuss the problems of the history of rural education in Brazil, the lack of educational policies aimed at this end characterizes the devaluation of the man in the field, establishing a limited life to their children, in this sense, I focus on the right education to the countryside, as the Brazilian Public Ministry has an institutional policy to plan education for all, those who live in the main field, because the difficulty, therefore, highlight the importance of these peasant struggles, social movements . Keywords: field education, Truancy and educational policies.

Artigo produzido na disciplina de Histria da educao, orientado pelo docente Tony Leo. Discente na Universidade do Estado do Par UEPA.

Introduo:

A educao no meio rural no Brasil ainda tem muito a desenvolver, em meio a avanos e retrocessos, tal qual, ser analisado neste artigo as causas e consequncias da falta de recursos para a educao do campo no pas, logo tenho como objetivo a discusso a partir das principais leis que envolveram a educao desde o perodo imperial. No Brasil a histria da educao do campo perpassou e ainda perpassa momentos difceis, entretanto para deixar clara a essa histria importante destacar o que utilizei como metodologia a anlise das leis, decretos e pareceres, bem como uma reviso bibliogrfica. importante tambm a compreenso dos movimentos scias uma vez que so eles que defendem principalmente que o campo mais que uma concentrao geogrfica.

Consideraes Histricas: Desde 1500, quando os portugueses invadiram o Brasil e tiravam daqui todos os recursos que eles poderiam tirar para enriquecer, tal como extrao de madeiras, pedras preciosas, e outros produtos. Os portugueses tambm ofereciam em troca da fora de trabalho dos ndios, nativos da regio, bugigangas, com o tempo iniciavam o processo de expulso de suas terras, punindo-os terrivelmente com massacres e os matando. Trazendo para os dias atuais, falar sobre esse processo ainda nos remete em debate nada comudo, pois h a resistncia por parte da sociedade neoliberal, principalmente por aqueles que se beneficiam com a excluso social. De acordo com esses requisitos da histria, fica evidenciado que nas escolas brasileiras contemporneas, as questes do passado que nos remete a excluso social no so trabalhada de forma satisfatria, por parte dos educadores, a exemplo disso temos o que se trabalha sobre o descobrimento do Brasil, das sesmarias e das concentraes das terras na mos dos latifundirios . Mesmo com os avanos de estudos sobre o processo de descobrimento do Brasil, o pas ainda continua sendo descoberto nas instituies de ensino, uma vez que os ndios ainda continuam sendo tratado como primitivos e de cultura atrasada, e os negros ainda so visto como

aqueles que foram escravizados porque eram inferiores aos europeus. Trazendo pros dias mais atuais, as praticas de discriminao de raas ainda so frequentes, e so exercidas por pessoas brancas sobre os negros, e s vezes de quem ns menos esperamos como teve no ano de 2012 uma caso na universidade do estado do ParUEPA, em que uma professora insultou um vigilante de macaco por motivos fteis.

A universidade vai juntar as peas pra formalizar um processo e assim, vai ouvir a docente, o porteiro e o aluno envolvido, e formalizar esse processo. Ela (a universidade) no compartilha. com esse tipo de discriminao e vai tomar todas as medidas necessrias para dar uma satisfao sociedade'', afirma Lairson Cabral, ouvidor da UEPA.

Nesse sentido, ainda temos escola e professores que no superam esses paradigmas raciais.

Motivos da Evaso Escolar:


Na contemporaneidade, a fuga dos alunos nas poucas escolas rurais no Brasil est ligada diretamente falta de poltica publica educacional para essa esta zona. Esse tema est dentre os mais debatidos no contexto escolar, e requer medidas serias para amenizar essa problemtica. Historicamente, a educao no campo sempre foi mais difcil, os prprios moradores ignoravam os estudos, achavam que no tinha necessidade, no mais, tinha mesmo era que trabalhar, ser a mo de obra da burguesia, claro, esse pensamento se dava por conta de que eles viam que o povo da cidade tinham as melhores chances, tinha escolas com bons recursos, coisas que eles no tinham e nem esperana em mudanas, ento o bvio era trabalhar, sem auxlio das elites, que por hora, bastante preconceituosa. Esta constatao foi mencionada por Leite (1999: 14) na seguinte observao:

A educao rural no Brasil, por motivos scio-culturais, sempre foi relegada a planos inferiores e teve por retaguarda ideolgica o elitismo, acentuado no processo educacional aqui instalado pelos jesutas e a interpretao poltico-ideolgica da oligarquia agrria, conhecida popularmente na expresso: gente da roa no carece de estudos. Isso coisa de gente da cidade

Desta forma, so vastas as dificuldades encontradas pelos caminhos onde passam os jovens e as crianas desse meio, que procuram obter conhecimentos, e tambm um lugar para

conviver com as pessoas da mesma faixa etria. Na rea das polticas publicas do campo h vrios problemas que necessitam ser urgentemente resolvidos, tais como, a localizao geogrfica das escolas, acarretando na distncia entre esta e a residncia dos educando/a , e chegar escola um grande problema porque faa chuva ou sol eles vo, pondo em risco a integridade fsica dos estudantes e funcionrios, alm do desnimo por ter que acordar cedo e chegar ao local depois de horas de caminhada, portanto os meios de transporte, a baixa densidade populacional em alguns territrios rurais, todos so de extrema importncia ser resolvido. possvel ento perceber que junto deste panorama de descaso, a causa da evaso escolar est relacionada a falta das polticas publicas educacionais que no atende aos anseios dos povos do campo.

Polticas Pblicas Educacionais para o Campo: A educao do campo historicamente

You might also like