You are on page 1of 4

DIGESTO DE CARBOIDRATOS

Os carboidratos so considerados a fonte primria de energia para o organismo, uma vez que seu catabolismo possibilita a liberao de energia qumica para a formao de ATP (energia).

Fornecem primariamente combustvel para o crebro, medula, nervos perifricos e clulas vermelhas do sangue. Por esse motivo uma ingesto insuficiente pode trazer prejuzos ao sistema nervoso central e ao organismo.

Carboidratos, tambm chamados de glicdios, so componentes orgnicos (macronutrientes cujos maiores representantes pertencem ao reino vegetal), constitudos por carbono, hidrognio e oxignio, podendo variar de aucares simples ou compostos.

Os carboidratos so classificados, segundo a sua estrutura molecular, numa srie de grupos dos quais alguns so de muita importncia, como: Os monossacardeos que so os aucares simples (glicose, frutose e galactose); Os dissacardeos que so a combinao de dois monossacardeos (sacarose, maltose e lactose); Os polissacardeos que so formados a partir da juno de trs ou mais monossacardeos e se dividem em dois grupos, os polissacardeos vegetais (amido e fibras) e os polissacardeos animais (glicognio). Digesto Quando ingeridos, os carboidratos esto sob forma de polissacardeos e dissacardeos que necessitam ser
1

hidrolisados (quebrados) em aucares simples para serem absorvidos.

A digesto dos carboidratos, assim como de outros nutrientes, inicia-se na boca com a mastigao, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva.

Durante esse processo, a enzima amilase salivar secretada pelas glndulas partidas (glndula salivar situada na regio orofarngea) inicia a quebra do carboidrato em dextrinas e maltoses que so molculas menores. Esta enzima sofre inativao no estmago, assim que inicia a liberao de outras enzimas locais.

Ainda no estmago, ocorrem contraes das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecnico, que so os movimentos peristlticos, que tem a funo de misturar as partculas dos alimentos com secrees gstricas.

importante ressaltar que a secreo gstrica no contm enzimas digestivas especficas para a quebra do carboidrato, ocorrendo, portanto, a movimentao do carboidrato para a parte inferior do estmago e da vlvula pilrica.

Aps esse processo, a massa alimentar transforma-se em uma massa espessa chamada quimo, que ir ocupar o duodeno, a primeira poro do intestino delgado.

Dentro do intestino delgado os movimentos peristlticos continuam movendo o quimo ao longo do intestino delgado onde a digesto do carboidrato finalizada atravs das secrees pancretica e intestinal.

As enzimas do pncreas entram no duodeno atravs de um ducto e contm a amilase pancretica, responsvel pela continuidade do processo do desdobramento do amido e da maltose.

J as secrees intestinais contm trs enzimas distintas, as dissacaridases sacarase, lactase e maltase, que atuam sobre os dissacardeos para render os monossacardeos glicose, frutose e galactose para absoro. Desta maneira: Fonte de Enzima enzima Boca Amilase salivar Glndulas (pitalina) salivares Intestino Delgado Pncreas Substrato Amido Produtos Dextrinas e Maltoses

Maltose, Amilose e maltotriose Amilase pancretica amilopectina e dextrinas a-limitantes Dextrinas alimitantes (isomaltase) Sacarose Maltose Lactose Glicose Glicose e frutose Glicose e glicose Glicose e galactose

Sacaridases intestinais aMucosa Intestinal dextrinas Borda em (isomaltase) escova Sacarase ,Maltase Lactase

Alimentos que so encontrados como fontes de carboidratos

Cereais: arroz branco, arroz integral, cereal matinal, aveia. Massas e preparados: macarro, tortas, bolos, pes, bolachas, etc. Frutas: ma, banana, uva, melancia, caqui, goiaba, etc. Leguminosas: feijo, ervilha, lentilha Tubrculos: batata e mandioquinha.

You might also like