You are on page 1of 6

1. Nmero Atmico (Z) o nmero de prtons do ncleo de um tomo. o nmero que identifica o tomo.

o. A representao do nmero atmico dos tomos :


ZE

Num tomo neutro, cuja carga eltrica total zero, o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. O nmero de eltrons, nesse caso, pode ser considerado igual ao nmero atmico. Exemplo: O tomo de magnsio (Mg) tem nmero atmico 12 (Z = 12). Significado: no ncleo do tomo de Mg existem 12 prtons. No tomo neutro de Mg existem 12 prtons e 12 eltrons.

2. Nmero de Massa (A) a soma do nmero de prtons (Z) e do nmero de nutrons (N) existentes no ncleo de um tomo. A=Z+N

Exemplo: Um tomo neutro tem 19 prtons e 21 nutrons, portanto: Z = 19 e N = 21 A = Z + N = 19 + 21 = 40

3. Elemento Qumico o conjunto de tomos que apresentam o mesmo nmero atmico (Z) (mesma identificao qumica). Observaes: Como vimos anteriormente, um tomo eletricamente neutro quando o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, porm um tomo pode perder ou ganhar eltrons na eletrosfera, sem sofrer alterao no seu ncleo, originando partculas carregadas positiva ou negativamente, denominadas ons. Se um tomo ganha eltrons, ele se torna um on negativo, chamado nion.

Se um tomo perde eltrons, ele se torna um on positivo, chamado ction.

4. Istopos, Isbaros e Istonos Istopos: so tomos que apresentam o mesmo nmero atmico (Z) e diferentes nmero de massas (A). Os istopos so tomos de um mesmo elemento qumico (mesmo Z), e que apresentam diferentes nmeros de nutrons, resultando assim diferentes Isbaros: so tomos que apresentam diferentes nmeros atmicos (Z) e mesmo nmero de massa (A). Istonos: so tomos que apresentam diferentes nmeros atmicos (Z), diferentes nmeros de massa (A), e o mesmo nmero de nutrons.

nmeros de massa.

Modelo Atmico de Bohr Bohr, Niels (1885-1962), fsico dinamarqus que fez contribuies
fundamentais para a fsica nuclear e para a compreenso da estrutura do tomo. Bohr nasceu em Copenhague, em 7 de outubro de 1885, e estudou na Universidade de Copenhague, onde recebeu seu doutorado em 1911. No mesmo ano, foi para a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para estudar fsica nuclear com J. J. Thomson, mas logo transferiu-se para a Universidade de Manchester, para trabalhar com Ernest Rutherford. A teoria atmica de Bohr, pela qual recebeu o Prmio Nobel de Fsica em 1922, foi publicada em diversos artigos entre 1913 e 1915. Seu trabalho partiu do modelo atmico de Rutherford, segundo o qual o tomo formado por um ncleo compacto cercado por uma nuvem de eltrons mais leves. O modelo de Bohr fez uso da teoria quntica e da constante de Planck, para estabelecer que um tomo emite radiao eletromagntica apenas quando um eltron salta de um nvel quntico para outro. Esse modelo foi fundamental para os desenvolvimentos futuros da fsica atmica terica. Alguns postulados que o levaram a essa concluso so: Na eletrosfera os eltrons no se encontram em qualquer posio. Eles giram ao redor do ncleo em rbitas fixas e com energia definida. As rbitas so chamadas camadas eletrnicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do ncleo, ou nveis de energia representados pelos nmeros 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; os eltrons ao se movimentarem numa camada eletrnica no absorvem nem emitem energia; os eltrons de um tomo tendem a ocupar as camadas eletrnicas mais prximas do ncleo, isto , as que apresentam menor quantidade de energia; um tomo est no estado fundamental quando seus eltrons ocupam as camadas menos energticas; quando um tomo recebe energia (trmica ou eltrica), o eltron pode saltar para uma camada mais externa (mais energtica). Nessas condies o tomo se torna instvel. Dizemos que o tomo se encontra num estado excitado; os eltrons de um tomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagntica, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade. Modelo Atmico de Sommerfeld Ao pesquisar o tomo, Sommerfeld concluiu que os eltrons de um mesmo nvel, ocupam rbitas de trajetrias diferentes (circulares e elpticas) a que denominou de subnveis, que podem ser de quatro tipos: s , p , d , f . Contribuio de Broglie Em 1923, Louis Broglie mostrou, atravs de uma equao matemtica, que "qualquer corpo em movimento estaria associado a um fenmeno ondulatrio". Desta maneira o eltron apresenta a natureza de uma partcula-onda, obedecendo assim, s leis dos fenmenos ondulatrios, como acontece com a luz e o som.

MODELO ATMICO DE ARNOLD SOMMERFELD


Sua principal contribuio para a evoluo do modelo atmico foi a incluso no modelo de Niels Bohr, os orbitais elpticos e a relatividade restrita, obtendo assim o modelo-Sommerfeld que dividia os nveis em subnveis(regies menores) o que eliminava a decadncia do eltron que ocorria no modelo anterior(Bohr) acrescentando mais dois nmeros qunticos(azimutal e o magntico) alm de estabelecer que os orbitais no tinham que se estabelecer num mesmo plano. Os eltrons esto na eletrosfera em camadas que estariam subdivididas em regies menores denominadas subnveis(s,p,d,f...)de energia., no necessariamente circulares.

Modelo atmico Atual


A teoria de Bohr explicava muito bem o que ocorria com o tomo de hidrognio, mas apresentou-se inadequada para esclarecer os espectros atmicos de outros tomos com dois ou mais eltrons. At 1900 tinha-se a idia de que a luz possua carter de onda. A partir dos trabalhos realizados por Planck e Einstein, este ltimo props que a luz seria formada por partculas-onda, ou seja, segundo a mecnica quntica, as ondas eletromagnticas podem mostrar algumas das propriedades caractersticas de partculas e vice-versa. A natureza dualstica onda-partcula passou a ser aceita universalmente.

Em 1924, Louis de Broglie sugeriu que os eltrons, at ento considerados partculas tpicas, possuiriam propriedades semelhantes s ondas. A todo eltron em movimento est associada uma onda caracterstica (Princpio da Dualidade) Ora, se um eltron se comporta como onda, como possvel especificar a posio de uma onda em um dado instante? Podemos determinar seu comprimento de onda, sua energia, e mesmo a sua amplitude, porm no h possibilidade de dizer exatamente onde est o eltron. Alm disso, considerando-se o eltron uma partcula, esta to pequena que, se tentssemos determinar sua posio e velocidade num determinado instante, os prprios instrumentos de medio iriam alterar essas determinaes. Assim, Heisenberg enunciou o chamado Princpio da Incerteza: No possvel determinar a velocidade e a posio de um eltron, simultaneamente, num mesmo instante. Em 1926, Erwin Schrdinger, devido impossibilidade de calcular a posio exata de um eltron na eletrosfera, desenvolveu uma equao de ondas (equao muito complexa, envolvendo clculo avanado, e no tentaremos desenvolv-la aqui), que permitia determinar a probabilidade de encontrarmos o eltron numa dada regio do espao. Assim, temos que a regio do espao onde mxima a probabilidade de encontrarmos o eltron chamada deorbital. 1. Nmeros Qunticos Schrdinger props que cada eltron em um tomo tem um conjunto de quatro nmeros qunticos que determinam sua energia e o formato da sua nuvem eletrnica, dos quais discutiremos dois: A. Nmero Quntico Principal (n) O nmero quntico principal est associado energia de um eltron e indica em qual nvel de energia est o eltron. Quando n aumenta, a energia do eltron aumenta e, na mdia, ele se afasta do ncleo. O nmero quntico principal (n) assume valores inteiros, comeando por 1.

B. Nmero Quntico Secundrio ( ) Cada nvel energtico constitudo de um ou mais subnveis, os quais so representados pelo nmero quntico secundrio, que est associado ao formato geral da nuvem eletrnica. Como os nmeros qunticos n e esto relacionados, os valores do nmero quntico comeando por 0 (zero) e indo at um mximo de (n 1). Para os tomos conhecidos, teremos: sero nmeros inteiros

O nmero mximo de eltrons em cada subnvel :

C. Nmero Quntico magntico (m) Identifica o orbital em que o eltron se encontra, uma vez que cada subnvel composto por vrios orbitais (apenas o subnvel s possui apenas 1 orbital). Seus valores variam de Subsvel s: 0 Subsvel p: -1 0 1 Subsvel d: -2 -1 0 1 2 Subsvel f: -3 -2 -1 0 1 2 D. Nmero Quntico spin (s) Indica a orientao do eltron ao redor do seu prprio eixo. Como existem apenas dois sentidos possveis, este nmero quntico assume apenas os valores -1/2 e +1/2, indicando a probabilidade do 50% do eltron estar girando em um sentido ou no outro. a + , inclusive zero. Veja:

Propriedades Periodicas
So aquelas propriedades que apresentam variao peridica na tabela, crescendo edecrescendo, medida que o nmero atmico aumenta.

A. Raio atmico

Uma vez que difcil medir o tamanho do raio de um tomo isolado, uma vez que a eletrosfera no possui um limite bem definido, o raio atmico calculado considerando-se o empacotamento em slidos de tomos iguais, definindo distncias entre os ncleos. Portanto, considera-se o raio atmico como sendo a metade da distncia entre os ncleos de dois tomos vizinhos. Nas famlias (coluna vertical) os raios atmicos aumentam de cima para baixo, pois, nesse sentido, aumenta o nmero de nveis de energia dos tomos. Assim, um tomo do 2 perodo (ltio, por exemplo) tem apenas um nvel de energia, portanto ter menor raio atmico que um tomo do 3 perodo (da mesma famlia), sdio por exemplo, que tem dois nveis de energia.

Nos perodos (linha horizontal), conforme caminhamos para a direita, aumenta o nmero atmico (nmero de prtons) para tomos de mesmo nmero de nveis de energia, portanto aumenta a atrao do ncleo pela eletrosfera, diminuindo o tamanho do tomo e conseqentemente o raio. Assim, o raio atmico cresce da direita para a esquerda nos perodos.

B. Raios inicos Raio de ction: quando um tomo perde eltron, a repulso da nuvem eletrnica diminui, diminuindo o seu tamanho. Inclusive pode ocorrer perda do ltimo nvel de energia e quanto menor a quantidade de nveis, menor o raio. Portanto: raio do tomo > raio do ction

Raio do nion: quando um tomo ganha eltron, aumenta a repulso da nuvem eletrnica, aumentando o seu tamanho. Portanto: raio do tomo < raio do nion

ons isoeletrnicos: ons isoeltricos so os que apresentam igual nmero de eltrons e, portanto, o nmero de nveis o mesmo. Assim, quanto maior for o nmero atmico, maior ser a atrao do ncleo pela eletrosfera e menor o raio.

C. Energia ou Potencial de Ionizao a energia necessria para retirar um eltron de um tomo (ou on) isolado no estado gasoso. X(g) + energia X+(g) + e-

Quando retiramos um eltron de um tomo eletricamente neutro (1 energia de ionizao), gasta-se uma certa quantidade de energia, a qual, geralmente, expressa em eltrons-volt (eV). Se formos retirar um segundo eltron (2 energia de ionizao), gasta-se uma quantidade maior de energia, pois, medida que cada e- retirado, o raio atmico diminui.

Nas famlias e nos perodos, a energia de ionizao aumenta conforme diminui o raio atmico, pois, quanto menor o tamanho do tomo, maior a atrao do ncleo pela eletrosfera e, portanto, mais difcil retirar o eltron.

D. Afinidade Eletrnica ou Eletroafinidade

a quantidade de energia liberada quando um tomo neutro, isolado no estado gasoso, recebe um eltron. X(g) + eX-(g) + energia

A eletroafinidade pode ser entendida como a medida da intensidade com que o tomo captura o eltron. Nas famlias e nos perodos, a eletroafinidade aumenta com a diminuio do raio atmico, pois, quanto menor o raio, maior a atrao exercida pelo ncleo.

E. Eletronegatividade

a capacidade que um tomo possui de atrair para si o par de eltrons, compartilhado com outro tomo. Nas famlias e nos perodos, a eletronegatividade cresce conforme o elemento apresenta o menor raio atmico, com exceo dos gases nobres, pois a atrao do ncleo pela camada de valncia ser maior. Fonte: Professor Paulo Csar, do site Portal de Estudos em Qumica(reproduo devidamente autorizada ao portal VestibulandoWeb).

You might also like