You are on page 1of 5

Aula 08

Fase das Invases Brbaras:


> Pacficas: at o sculo V. > Violentas: entre os sculos V e IX.

Sculo V ao XI

A presso dos hunos foi decisiva para o incio das invases brbaras no Imprio Romano.

POVOS BRBAROS
> Caractersticas dos povos germnicos:

Sociedade:
> nmades, formada por cls, numa relao desorganizada e instvel.

Economia:
> Agro-pastoril; em funo das necessidades, a explorao era coletiva.

> FRANCOS
Carter: durao. organizados, estveis e longa

Religio:
> adoravam as foras da natureza e acreditavam que os guerreiros alcanariam o paraso.

Merolngios
> Em 496, converso de Clvis ao cristianismo unificao e incio do reino dos francos.

Carolngios Direito:
> normas costumeiras e utilizao do ordlio. > O principal governante foi Carlos Magno (768-814) que se alinhou com a Igreja na sua expanso territorial. Conquistou as Glias, Itlia e Germnia.

Artes:
> destaque para ornamentao de objetos, como armas, braceletes, anis, etc.

Administrao
> unidades administrativas condados e marcas). (ducados,

> RABES
> Bedunos (sedentrios). (seminmades) e urbanos

> organizou as Capitulares-leis escritas aplicadas pelos Missi Dominici e estimulou o Renascimento Carolngio.

> No havia unidade poltica, mas cultural (idioma e religio).

Contexto Histrico
> Despovoamento das cidades e ruralizao da sociedade. > Surgimento das vilas. > Decadncia do comrcio e da indstria. > Crescimento aristocracia. do domnio poltico da

Maom e sua Religio


> islamismo doutrina encontra-se no alcoro. > O seguidor: muulmano.

Estado Islmico
> A religio tornou possvel a unio dos rabes, antes agrupados apenas pelos laos de parentesco.

> Consolidao das doaes de benefcios e dos vnculos de fidelidade e obedincia (comitatus e recomendao). O Imprio Carolngio concedeu as bases para estruturao do modo de produo feudal.

Expanso Islmica
> Expanso pelas guerras santas e pela procura de novas terras e rotas comerciais, provocada pela ao poltica dos califas.

Decadncia
> Descentralizao do poder e crescimento poltico da nobreza agrria aps a diviso do Imprio Carolngio.

Economia
> Comrcio e indstria manufatureira: joias, vidros, armas, sedas, etc.

Diviso Do Imprio Carolngio (843)


> Tratado de Verdum

Agricultura
> De acordo com as caractersticas de cada regio do Imprio.

> Aperfeioamento do setor cientfico (Matemtica, Fsica, Qumica e Medicina). > Na literatura (fbulas e contos) e arquitetura com construes de mesquitas.

Artes:
> arquitetura, escultura e mosaicos desenvolvidos. (ex.: Igreja de Santa Sofia).

IMPRIO BIZANTINO
> Imprio Romano do Oriente. > Capital: Constantinopla maior ponto estratgico mercantil da antiguidade e do medievo.

Decadncia
> Desorganizao poltica aps a morte de Justiniano. > Caiu com a invaso dos turcos, em 1453.

MODO DE PRODUO FEUDAL


Justiniano (527 a 565)
> Expandiu militarmente o Imprio e governou de forma absolutista (Cesaropapismo) e organizou obras jurdicas (Cdigo de Justiniano).

Economia
> Comrcio dinmico localizao geogrfica. favorecido pela

> Agricultura concentrava-se nas terras da Igreja. > Havia um controle de Estado sobre as atividades econmicas.

Entre os sculos V e XV, a Europa Ocidental, passou por um processo de transformaes que culminou na estruturao do modo de produo feudal. O feudalismo foi estruturado em instituies romanas (colonato, precarium e clientela) e nas instituies germnicas (beneficium, comitatus e recomendao). A sociedade era rural, imvel e aristocrtica. O poder poltico era descentralizado.

Cultura
> Religio apresentava-se com debates de questes religiosas herticas (monofisismo e iconoclastas). Surgimento da Igreja Ortodoxa (Cisma do Oriente, em 1054).

Havia relao recproca de obrigaes entre os elementos do feudo (corvia, talha, banalidade, hospitalidade). Economicamente, o feudo era uma unidade agrria com produo auto-suficiente. O comrcio sofreu forte decadncia, mas continuou a existir.

Exerccios
01. (FUVEST) Sobre as invases dos "brbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os sculos III e IX, correto afirmar que: a) foi uma ocupao militar violenta que, causando destruio e barbrie, acarretou a runa das instituies romanas. b) se, por um lado, causaram destruio e morte, por outro contriburam, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilizao, a da Europa Crist. c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os brbaros, derrotando-os militarmente e, sem soluo de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.

Caractersticas Bsicas
> Ruralizao da sociedade > Sociedade com pouca mobilidade. > Fragmentao do poder. > Relao de dependncia social. > Exrcitos particulares. > Predomnio espiritualismo do teocentrismo e do

d) se no fossem elas, o Imprio Romano no teria desaparecido, pois, superada a crise do sculo III, passou a dispor de uma estrutura socioeconmica dinmica e de uma constituio poltica centralizada. e) os Godos foram os povos menos importantes, pois quase no deixaram marcas de sua presena.

02. (FGV) O surgimento do Islamismo permitiu Arbia:

Composio do Feudo
> Manso senhorial > Manso servil > Terras comuns

a) consolidar uma unidade poltica e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expanso de seu Imprio; b) o fortalecimento e a propagao da primeira religio politesta moderna; c) a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difuso e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos.

d) centralizar os diversos Califados e, portanto, a expanso do politesmo por todo o Mediterrneo. e) unificar apenas religiosamente a regio, permanecendo, portanto, os interesses comerciais dos diversos Califados em conflito.

05. (UNAERP) O feudalismo, como todos os outros modos de produo, no surgiu repentinamente. Ele foi o resultado: a) do surgimento da Igreja Catlica Romana, instituio que, de certa forma, tomou o lugar do Estado romano. b) de uma sntese entre a sociedade romana em expanso e a sociedade brbarogermnica em decadncia. c) das contribuies isoladas dos brbaros e dos romanos que deram aos feudos um carter urbano. d) do fortalecimento fragmentao poltica. do Estado e da

03. (PUCPR) Dentre os vrios Reinos Brbaros que se formaram na Europa, aps a queda do Imprio Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos: a) Saxes. b) Godos. c) Ostrogodos. d) Francos. e) Vndalos.

e) de uma lenta transformao que comeou no final do imprio romano, passou pela invaso dos brbaros-germnicos no sculo V, atravessou o imprio carolngio, e comeou a se efetivar a partir do sculo IX.

04. (UNESP) A Civilizao Bizantina floresceu na Idade Mdia, deixando em muitas regies da sia e da Europa testemunhos de sua irradiao cultural. Assinale importante e preponderante contribuio artstica bizantina que se difundiu expressando forte destinao religiosa: a) Adornos de bronze e cobre. b) Aquedutos e esgotos. c) Telhados de beirais recurvos. d) Mosaicos coloridos e cpulas arredondadas. e) Vias caladas com artefatos de couro. 1D 2A 3D 4D 5E

Gabarito

You might also like