You are on page 1of 9

Universidade Catlica de Braslia Curso de formao geral da sade Disciplina: Bioqumica Professora Patrcia Silvestre Limeira Turma: 3AB

(8h s 11h30min) RELATRIO N 1

TITULAO E DETERMINAO DE pKa

Clarissa Machado e Dias Borges

Introduo: um mtodo que determina uma quantidade desconhecida de uma certa substncia quando adicionado um reativo-padro que reage com essa substncia em uma proporo definida e conhecida. A adio de um reativo-padro regulada e medida de alguma maneira, ento se usa um mtodo de indicao para saber quando que a quantidade do reativo normal que est juntado a suficiente para reagir com a substncia que se determina. Logo aps conhecer a proporo em que reagem as substncias e ter a quantidade do reativo-titulado necessrio para reagir, ser possvel calcular a quantidade desconhecida de uma substncia presente no frasco da reao. Nas titulaes cido-base um dos reagentes uma soluo aquosa cida, e o outro uma soluo aquosa bsica. Essa reao que ocorre pode ser de trs tipos: cido fraco com base forte, cido forte com base forte ou cido forte com base fraca. Essas titulaes podem ser usadas para diversos fins, como o clculo da porcentagem de um componente cido ou bsico em uma mistura slida. Porm essas titulaes so frequentemente mais usadas para determinar a concentrao de uma espcie em soluo.

Figura 1: tcnica de titulao cido-base (http://www.alunosonline.com.br/quimica/titulacao.html)

Na titulao devemos saber quando parar de adicionar reagente, ou seja, devemos saber em qual ponto a reao estar completa. Consegue-se isso quando se adiciona um indicador cido-base, o mesmo deve mudar de cor quando a reao estiver completa, ou seja, quando a quantidade equivalente de cido e de base forem usadas, isso chamado de ponto de equivalncia.

Figura 2: exemplo de ponto de equivalncia da titulao cido-base (http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Indicador_de_%C3%A1cido-base)

Para ser escolhido o indicador adequado para uma titulao, de suma importncia que seja consultada a curva de titulao. Os dados para essa curva so obtidos quando se determina o pH da soluo em funo do volume de titulante que adicionado.

Figura 3: exemplo de curva de titulao (http://kalilbn.wordpress.com/acidos-e-bases-definicoes/acidos-ebases-titulacoes/)

A observao de que as solues parcialmente neutralizadas de cidos fracos ou bases fracas so resistentes a mudana de pH quando adicionado pequenas quantidades de cido forte ou base forte nos remete ao conceito de

buffering. Buffer consistido de um cido e a sua base conjugada, o que o caso do carbonato e do bicabornato. Sua quantidade depende da sua capacidade de resistncia mudana no pH pela adio de fortes (cido ou base), ou seja, capacidade de tamponamento e tambm da sua capacidade de manter o pH estvel aps a adio ou a diluio de sais neutros. Os sistemas-tampes mantm a manuteno do pH ideal. A teoria cido-base de Brnsted-Lowry foi necessria para definir e compreender as propriedades dos sistemas-tampes. Essa teoria definiu os cidos como as substncias capazes de receber os prtons.

Figura 4: funcionamento de um sistema-tampo (http://ludoquimico.blogspot.com.br/2009/10/quimica-geral-ja-ouviu-falar-dasolucao.html)

A base conjugada do cido a molcula resultante da dissociao, e j que ela pode receber um prton, convertida novamente no cido conjugado. O pH a concentrao de ons de hidrognio em uma soluo. Ele indica a acidez ou a alcalinidade da concentrao. Quando o valor do pH igual a 7 a soluo neutra, quando maior que 7 a soluo bsica e quando menor que 7 a soluo cida. O pH calculado conforme a frmula seguinte: pH= -log[H+]

Figura 5: escala de acidez de pH (http://www.diariocacadorense.com/noticias-detalhes.php?id=2122 )

Sempre haver dentro da faixa de pH um valor de pH em que metade do total do cido est associado e a outra metade est na forma de base conjugada. O valor de pH de um cido que se apresenta 50% dissociado equivale ao seu pKa que mede a sua fora cida, ou seja, quanto maior for o valor do pKa mais fraco o cido ser. A e q u a o d e H e n d e r s o n - Hasselbach relaciona pH, constante de dissociao do acido e as concentraes de acidoe base conjugada, (Marzocco, A. Bioqumica Bsica. 2003) FRMULA: pH= pKa + log [A] [H+] [HA]

Objetivos: Titular as solues, determinando seu pH. Construir curvas de titulao pelos resultados, determinando seu pKa e a sua faixa de tamponamento.

Materiais: Beckers; Funil; Haste de Ferro pHmetro; Papel Toalha; Pisseta com gua destilada; 50 mL de cido actico (CH3COOH) 0,2M; 50 mL de cido clordrico (HCl) 0,2M; 50 mL de hidrxido de sdio (NaoH) 0,4M;

Metodologia: O experimento comea derramando em um Becker a soluo de cido actico ou acido clordrico. Adiciona na bureta graduada o hidrxido de sdio (NaOH) a 0,2 M. Mede inicialmente o pH dos cidos, levando-o ao pHmetro em seguida e anotando o resultado. Aps isso deve ir colocando de 2 em 2 ml de base (NaOH),e vendo o resultado no pHmetro a cada adio. O procedimento deve ser repetido a t q u e s e a t i n j a u m v a l o r d e p H d e n o m n i m o 1 2 . p r e c i s o e s t a r a t e n t o a o manuseio do pHmetro, no o encostando no fundo do Becker, lavando-o a cada medio, e no o deixando fora da gua destilada enquanto se faz o uso do Becker com a bureta. Ao fim das medies traa-se um grfico, determinado o pKa dos cidos e suas regies tamponantes.

Bibliografia: LEHNINGER. Princpios de bioqumica. 3 Edio. Editora Sarvier, 2002. MOTTA T., VALTER. Bioqumica bsica. 2 Edio. Editora Medbook, 2011. STRYER, L., BERG, J. M., TYMOCZKO, J. L. Bioqumica. 6 ed. Editora Guanabara-Koogan, 2008. http://www.alunosonline.com.br/quimica/titulacao.html http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Indicador_de_%C3%A1cidobase http://kalilbn.wordpress.com/acidos-e-bases-definicoes/acidos-e-basestitulacoes/ http://ludoquimico.blogspot.com.br/2009/10/quimica-geral-ja-ouviu-falar-dasolucao.html http://www.diariocacadorense.com/noticias-detalhes.php?id=2122

You might also like