You are on page 1of 2

Eclesiastes

Somente Deus converte a vaidade Eclesiastes afirma em verdade 1 Nome: Hebraico Qohelet, que significa aquele que convoca uma assemblia e fala a ela, pregador. Grego, ekklesiastes. Autor: Salomo (1.1,16; 2.3-7 cf. 1Reis 4.29,30) Data: 935 a.C. Versculos Chaves: 1.2; 3.1; 4.12b; 11.1; 12.1,13,14; 13. Frases Chaves: O significado da vida. Vaidade (37x), a palavra no hebraico, significa sopro ou neblina e, por isso, aquilo que intil, ftil ou sem valor. Portanto, aquilo que no permanece, sem valor, sem substncia. Tudo que passageiro, ultrapassado. Vida debaixo do sol (29x), significa sobre a terra, perspectiva terrena. Tema: Futilidade de Procurar o significado da Vida sem Deus. Propsito: Escrito para mostrar a vaidade ocupada com as coisas terrestres, e o valor (significado) da vida ocupada com o temor do Senhor. Personagem Principal: Salomo, o Pregador. Contribuio para o Cnon: O nico livro que enfatiza a vaidade e o vazio da vida sem Deus. A verdadeira felicidade impossvel longe de Deus (Mears 185). ESBOO: I. II. Prlogo: Tudo vaidade (1) Monologo: Vida sem sentido (1-12) A. B. A prova de que Tudo vaidade (1.12 -6.12) O Conselho: Como viver com vaidade (7.1-12.8)

PONTOS NOTVEIS: 1) 2) 3) Os argumentos do livro no so os argumentos de Deus e sim os registros de Deus para os argumentos do homem (Mears 182). Eclesiastes um dos livros classificados como Literatura da Sabedoria (cf.J, Provrbios) explorando as grandes questes da vida. Eclesiastes s usa o nome Elohim (Deus o Criador, cf. Gn 1.1) em vez do nome Jeov (o Redentor, Autor da Aliana, nenhuma vez). Assim o autor pode estar enfatizando o relacionamento do homem com Deus parte da experincia de redeno. Eclesiastes o livro da experincia, o fim da cincia sem Deus. O livro demonstra que os dois grandes ramos de filosofia (empirismo e racionalismo) so fteis, vaidade debaixo do sol, s a revelao/iluminao de Deus pode esclarecer o sentido completo da vida (cf. Ef 1.18). Eclesiastes mostra aparentemente que o destino do homem o mesmo dos animais. Aprofundando no texto veremos tanto semelhanas como diferenas entre a morte do animal e a do homem. Considere o seguinte sumrio: SEMELHANAS No fsico No corpo Vida antes da morte Corpo mortal Como o corpo se deteriora Nenhum controle sobre a morte 6) DIFERENAS No espiritual Na alma Vida aps a morte Imortalidade da pessoa O corpo ressuscitado Experincia da ressurreio

4)

5)

difcil discernir a estrutura deste livro e perceber quando o Pregador est falando da perspectiva da vaidade, e quando da soluo divina. Abaixo segue uma lista dos trechos que, ao que parece, do o diagnstico divina vaidade que as precede: cinismo (1.7-8) As experincia das pessoas nunca as enchem

Aprendizado sem Deus Grandeza sem Deus

ou satisfazem, tal como as guas nunca enchem o mar.

III. Eplogo: A soluo Temer a Deus (12) FATOS INTERESSANTES: 1) Eclesiastes parece ser o mais melanclico e mais filosfico dentre todos os livros da Bblia. uma busca intensiva do significado da vida, escrito pelo homem mais capacitado para encontralo. Porm, no possvel sem Deus! Era lido na festa judaica dos Tabernculos, a festa mais alegre da nao. Por que? Foi um dos ltimos livros aceitos no cnon pelos judeus. O livro de Eclesiastes no citado uma nica vez no Novo Testamento.

tristeza (1.16-18) Aumento da verdadeira sabedoria aumenta a sensibilidade do indivduo para com os efeitos infelizes do pecado, pois sem sabedoria os efeitos no so visveis. Rm. 8.20-22. Prazer sem Deus desapontamento (2.1-2) As alegrias efmeras so insatisfatria. Prazeres macios endurecem o corao. O cristo experimenta Deus em todos os seus prazeres.Considere eles quando se vo, no quando vem. Trabalho sem Deus Filosofia sem Deus
termina!

2) 3)

dio pela vida (2.17) Atividade intil. Futilidade. vazio (3.1-9) Filosofia a busca da verdade. Em Jesus, a busca falta de realizao (3.11) O corao sabe que a histria no

Eternidade sem Deus

destituda de sentido. possvel enxergar alem da rotina da vida.

Vida sem Deus Religio sem Deus Riqueza sem Deus

depresso (4.2-3) Nenhum homem diz Deus no existe, a no medo (5.4-7) Voc serve a Deus por causa do medo.

ser que ele tenha interesse que ELE no exista (S.Agostinho)

Deus leva a srio os meus votos. Devo ter muito cuidado antes de fazer qualquer voto, e devo cumpri-lo! (5.4-5). Devo aceitar que muitas coisas acontecem (tudo?) esto fora do meu controle (tudo acontece no tempo apropriado dentro do plano de Deus 3.1-11) e muitas vezes no podemos entender o por qu. Eu serei sbio e terei satisfao vivendo em total obedincia a Deus!!!

tribulaes (5.12) A ganncia insacivel e tira o sono do individuo; o contentamento prove descanso (1Tm 6.6-10). As tragdias da riqueza. Existncia sem Deus
que luta contra algo que ela mesma no cr absolutamente que exista. Deus no espera que submetemos nossa f a Ele sem razo, mas os prprios limites da nossa razo tornam a f uma necessidade.

frustraes (6.12) Admira-me encontrar uma pessoa inteligente

Sabedoria sem Deus

desespero (11.1-8). Incertezas.A sabedoria abre os olhos tanto

PERGUNTAS PARA ESTUDO EM GRUPO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Qual tem sido a minha postura quanto mordomia da mente? O que li e aprendi no ltimo ano? Faa um levantamento de suas idias? De onde elas vm? Voc j descobriu o que ou quem faz a sua cabea? Qual o filme que voc mais gosta? Por que ser? Voc seria capaz de descobrir elementos ideolgicos e filosficos que o atraem naquele filme? Escolha um filme (ou assista) e discuta com o grupo qual a ideologia que o produtor pretende vender? Quais so as musicas que mais mexem com voc? Voc poderia tentar explicar por que isso acontece? D para detectar elementos no-cristos que o atraem nessas msicas? O que voc mais assiste na TV? Por qu? Qual o seu plano de vida para os prximos trs anos? Como ele se encaixa num viver cristo? Que filosofia de vida o atrai mais? Discuta as vantagens e desvantagens desse sistema. Existe uma filosofia crist na Bblia? Sim ou no? Por qu?

para as glorias do cu quanto para o vazio da terra.

O ponto de partida da sabedoria o temor do Senhor, uma atitude sria e profunda frente aos mandamentos de Deus. TEMOR A DEUS REALIZAO (12.13-14). Uma atitude de admirao sria e profunda por Deus que se expressa em submisso Sua vontade. Ela no adquirida com frmulas mecnicas, mas com relacionamento correto com Deus. APLICAES: O crente deve apreciar a vida no temor do Senhor, lembrando que a vida breve e seguida por julgamento. A vida debaixo do sol quase no vale a pena ser vivida, mas a vida acima do sol, nas regies celestiais, que Paulo descreve, gloriosa (Ef 1, Mears 185). A sua vida sem Deus no tem sentido: s Deus pode dar significado ao homem! impossvel desfrutar a vida estando separado de Deus (Mc 8.36). Nem poder, nem privilgio, nem prazer, nem popularidade, podem preencher o vazio que o homem sente sem Deus. Nosso evangelismo deve comear com o homem sem Deus (Ef 2) Sabedoria olhar para vida na perspectiva de Deus, confiando nEle apesar das inquietaes, lutas, frustraes, injustias. Na perspectiva humana ningum chegar ao conhecimento de Deus; ento voc precisa da revelao objetiva de Deus para conquistar a vaidade da vida debaixo do sol. Deus criou o trabalho, a famlia, e a boa comida para que voc os aprecie. A sua vida breve, e deve ser aproveitada ao mximo para a glria de Deus. Deus deu a voc uma perspectiva eterna para que voc possa enxergar alm da rotina da vida. Apesar disso, no revelou todos os mistrios da vida. Voc se engana ao supor que a nica pessoa capaz de satisfazer-se ao experimentar, criar, ou pensar alguma coisa: Nada h, pois, novo debaixo do sol!. Todos os meios normais do vinho, da riqueza, da sabedoria, das obras, j foram tentados e demostraram-se ineficientes.

10. O que eu faria no prximo ano, se descobrisse que teria apenas mais um ano de vida? Por que mudaria meu comportamento?

Estudo elaborado pelo pastor Isaias Noelson Christal, utilizando as seguintes literaturas:

A Falncia dos Deuses. A Idolatria Moderna e a Misso Crist. Vinoth Ramachandra. ABU, 2000. Bblia Anotada. Charles C. Ryrie. Editora Mundo Cristo. 1994. Bblia de Estudo Genebra. So Paulo e Barueri, Cultura Crist e Sociedade Bblica do Brasil, 1999. Cabeas Feitas. Filosofia prticas para Cristos. Luiz Sayo. G.I.C. 1998. Conhea Melhor o Antigo Testamento. Stanley Ellisen. Editora Vida, 1993. Mais Perto de Deus. A.W.Tozer. Editora Mundo Cristo. 1993. Merece Confiana o Antigo Testamento. Gleason Archer. Editora Vida Nova, 1983. Sntese do Antigo Testamento. David Merkh. Apostila no publicada. 1993. Dicionrio Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Editora Vida Nova, 1998.

You might also like