You are on page 1of 3

Proposta de elaborao de Relatrio de aluno com necessidades educacionais especiais pelo coletivo de professores Diretoria Regional de Educao: Unidade

Educacional: Professores envolvidos:

Data:

/ /

Identificao do Aluno (Estudo de Caso) Nome: Idade: Ano escolar: Unidade Educacional: Professor: Tipo do Problema ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Potencialidades e Dificuldades do Aluno Dimenses Desenvolvimento Psicomotor: Linguagem: Desenvolvimento Cognitivo Sociabilidade/Afetividade Aprendizagem: Meio social/Familiar Dificuldades Potencialidades

Natureza do Problema 1.) Identificao e explicitao das potencialidades, dificuldades e necessidades do aluno, a partir da idia central do problema. 2.) De acordo com o caso estudado, quais so as principais necessidades do aluno?

3.) Quais so os fatores que interferem em seu desempenho escolar do ponto de vista da independncia e autonomia? Soluo do Problema 1. Objetivos: O que vocs propem para resolver o problema ( no mximo dois objetivos, observando-se a viabilidade). 2. Aes e estratgias a serem desenvolvidas: 3. O que deve ser feito ao aluno, escola e famlia? Quais so os parceiros envolvidos?Quais so os recursos de acessibilidade necessrios e disponveis? Como as intervenes propostas podem ser desenvolvidas? Perodo: Estipular um perodo (prazo) para o desenvolvimento das aes. Observar a coerncia entre o perodo pretendido, a realizao das atividades e analisar o desempenho do aluno ao longo do processo. Recursos Materiais e Equipamentos Quais so os recursos materiais e humanos necessrios? Que tipo de equipamento ser utilizado? Onde encontr-los? Estes recursos esto disponveis na comunidade? Resultados Esperados Faa a lista dos principais resultados a serem alcanados do ponto de vista dos objetivos estabelecidos e da soluo do problema. Avaliao Quais so as mudanas positivas esperadas em relao ao aluno? De que forma as aes e estratgias desenvolvidas podem repercutir no contexto da escola? Pode haver mudana de atitude por parte dos professores? Se puder, quais? Quais fatores que podem contribuir com as mudanas observadas? Questes de Apoio (para auxiliar a observao do caso): De ordem cognitiva Temos informaes sobre o potencial cognitivo do aluno? Quais De linguagem possvel perceber no relato da situao do cotidiano escolar se o aluno tem problemas de comunicao? H indicaes de dificuldades na linguagem oral e/ou escrita? Quais dificuldades encontradas? Do contexto familiar H dados sobre o contexto familiar do aluno? Quais? Do contexto escolar No relato da situao do cotidiano escolar, percebemos dados relevantes sobre a escola e sobre o aluno?

Quais? De contexto scio-cultural As informaes do relato so suficientes para conhecermos a vida social e cultural do aluno e de sua famlia? A partir do caso relatado, o que podemos inferir a este respeito? De afetividade Como a interao do aluno em casa e na escola? Temos dados a este respeito? Quais? De desenvolvimento fsico e motor Existem aspectos que interferem no desenvolvimento fsico e motor do aluno? Quais? Aprendizagem Quais so as principais informaes que temos na rea da aprendizagem?

You might also like