You are on page 1of 192

Maria Ceclia Ohno

A ARTE NO CORPO

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas para obteno do Ttulo de Mestre em Artes Orientadora: Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber

CAMPINAS 2007
iii

FICHA CATALOGRFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP

Oh4a

Ohno, Maria Ceclia. A arte no corpo. / Maria Ceclia Ohno. Campinas, SP: [s.n.], 2007. Orientador: Suzi Frankl Sperber. Dissertao(mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

1.Corpo. 2. Sensibilidade. 3. Performance(Arte). I. Sperber, Suzi Frankl. II. Universidade Estadual de Campinas.Instituto de Artes. III. Ttulo.

(lf/ia)

Ttulo em ingles:The art of body: Palavras-chave em ingls (Keywords): Body Sensibility Performance(Art) Titulao: Mestre em Artes Banca examinadora: Prof. Dr. Suzi Frankl Sperber Prof Dr. Cassiano Sydow Quilici Prof Dr. Rita de Cssia de Almeida Castro Prof Dr John Cowart Dawsey Prof Dr. Adilson Nascimento de Jesus Data da defesa: 18 de Maio de 2007 Programa de Ps-Graduao: Artes

iv

Dedico queles que me trouxeram ao mundo, a este com quem juntos estamos construindo um caminho e a esses que vieram desse encontro.

vii

AGRADECIMENTOS

Suzi Frankl Sperber, orientadora, pelo acolhimento com ternura. Pelo incentivo e encorajamento na busca de uma verdade com liberdade de expresso. Pelas leituras atentas que a levaram compreenso do sentido amplo do nosso trabalho e pela sabedoria de orientar o necessrio. Aos professores da Ps-Graduao que me receberam com afeto. Pelos conhecimentos discutidos em aulas, pela disponibilidade e generosidade nas conversas pelo jardim, esclarecendo as questes etc. A todos os funcionrios da Ps-Graduao pelo suporte ao longo do mestrado. Aos meus colegas de mestrado, em especial, Vera Athayde e Solange Dias, pelas trocas de figurinhas regadas de risadas e amizade, resultando no exerccio cnico realizado na disciplina Arte e Mediao. Eliane Marx, em memria. s famlias de Jussara Miller e Emiko Suzuki pelo acolhimento gostoso em suas casas, viabilizando o cumprimento de todas as etapas do mestrado. Rita de Cssia de Almeida Castro, pelo estmulo a esta produo e pela leitura atenta do relatrio de qualificao, proporcionando maior preciso nos termos usados. Ao Cassiano Quilici, pela existncia, amizade, delicadeza e profundidade nas palavras. Aos queridos alunos e amigos que compartilham e nos ajudam a construir este caminho juntos, em especial Carla Angulo e Fernanda Mascarenhas, pelas fotos e diagramao deste trabalho, respectivamente feitos com muito esmero. Aos familiares, em especial meus pais, Mitsuo e Tocico, que sempre nos apiam em todos os momentos. s crianas que vieram de mim, Juma, Gum e Yurin, pela existncia na minha vida permitindo um aprendizado a cada dia. Ao Toshi, companheiro em todos os sentidos, artista perseverante em seus ideais, pela generosidade como mestre que com carinho cuida de todos ns, pela disponibilidade como parceiro de criarmos juntos uma maneira de viver e de realizar arte com momentos raros de pura beleza. Pelas tradues feitas em parceria que fundamentam o trabalho. Meus eternos agradecimentos.
ix

Deixar amadurecer inteiramente (...) e aguardar com profunda humildade e pacincia a hora do parto de uma nova claridade: s isto viver artisticamente na compreenso e na criao. O tempo no serve de medida ser artista no significa calcular e contar, mas sim amadurecer como a rvore que no se apressa a sua seiva. Aprendo-o diariamente, no meio de dores a que sou agradecido: a pacincia tudo.
[Rilke, 1980]

xi

RESUMO

A dissertao consiste na apresentao do seitai-ho, um caminho de vida natural e integral sustentado por um conjunto de tcnicas. Abordo os princpios, as principais tcnicas katsuguen undo, yuki-ho e do-ho e como se d o processo de implantao do mesmo no Brasil, atravs do Projeto Jardim dos Ventos. Afora esclarecer sobre esta prtica, apresento-a como uma maneira sensvel de nossa relao com o corpo, o movimento e conseqentemente com a criao. Mostro que possvel, atravs de um processo de reconhecimento da prpria natureza corprea, chegar ao talento natural, desenvolver o prprio potencial e criar a partir da sabedoria que cada corpo manifesta: ele nos ensina o que e como devemos realizar. Mais do que isso, meu objetivo mostrar que a partir da percepo interna de cada corpo, possvel chegar a uma sintonia entre os corpos, estabelecendo uma relao sutil e profunda, e criar de uma outra maneira. Trata-se de um trabalho de transformao que precisa muita dedicao, pacincia e perseverana para encontrar o sentido de existncia. um investimento, em que com o tempo, se colhe maravilhosos resultados. Para isso recorri s tradues dos mestres japoneses que escreveram sobre o assunto. Por existir muita coisa escrita, focalizei a abordagem na introduo aos princpios e s tcnicas mais fundamentais, para que o leitor possa compreender o que estamos realizando no Projeto Jardim dos Ventos, voltado para a educao corporal, pesquisa e criao em arte e para o intercmbio com outras reas. Trabalhei fundamentalmente com o livro Ordem, Espontaneidade e o Corpo, de Haruchika Noguchi, fundador de seitai-ho.

Palavras-chave: corpo, relao, sensibilidade, transformao, viso integrada vida-arte e performance.


xiii

ABSTRACT

This dissertation consists of a presentation of the seitai-ho, a way of natural life supported by specific techniques. I analyze its principles, main techniques katsuguen undo, yuki-ho and do-ho and the process of its implementation in Brazil, by means of the project Garden of Wind. Following the explanation of the practice, I present it as a sensitive form of relationship with our own body, with movement, and therefore with creation. I demonstrate that it is possible, by means of a process of recognition of ones own body nature, to reach a natural talent, develop ones own potentials, and to create, based on the wisdom each body manifests: it teaches us what to do and how to do it. More than that, my objective is to show that based on the inner knowledge of our bodies, it is possible to reach harmony between bodies, establishing a subtle and profound relationship, and to create in another way. This is a work of transformation which requires dedication, patience and perseverance, to find the meaning of existence. That is a investment that, with time, bears marvelous fruits. I have made use of the translations of the Japanese masters texts about this subject. Due to the large amount of written material available, I have given priority on the introduction to the main principles and techniques, so that the reader may understand what we are reaching for in the project Garden of Wind. All of this is focused on corporal education, research and artistic creation, including interchange with other areas. Fundamentally, I have used the book Order, Spontaneity and the Body, by Haruchika Noguchi, the founder of the seitai-ho.

Key words: body, relation, sensibility, transformation, integrated vision, life-art, and performance.
xv

SUMRIO

Apresentao

Introduo

Captulo I Abordagem dos princpios e das principais tcnicas do seitai-ho

13

Captulo II Processo de implantao da tcnica seitai-ho

119

Consideraes finais

153

Bibliografia

157

Anexos

163

xvii

APRESENTAO

Performance Jardim de Brisa

Kajisako

No busco o que os antigos criaram, mas sim o que almejavam.


[Matsuo Basho, 1997: 9]

Tudo comeou com a necessidade de compreender o sentido das coisas a partir da percepo do prprio corpo: o que e como ele absorve, percebe, sente, v e age na vida. Por no conseguir admitir as coisas simplesmente por uma questo de conveno, era preciso buscar um sentido maior para tudo. Isso sempre gerou movimento. Quando chegou a hora de escolher uma profisso, apesar da minha paixo pelo teatro, fui para a faculdade de Artes Corporais, em Campinas. Parece que o destino me revelava que precisava compreender primeiro o meu corpo. Entrei em contato com muitas pessoas e tcnicas que possibilitaram um redirecionamento do meu processo corporal, trabalhando o corpo e a expresso de maneira consciente. A arte corporal tornou-se o meio de criao e interpretao: a Graziela Rodrigues era uma referncia de pesquisadora prtica que tinha no corpo, o que acreditava. Acredito que a arte consagrao da pura relao, integrao corpo, mente e esprito. Ela brota, vem de dentro, tendo a forma como conseqncia do movimento interno, quero dizer, no instante em que se v algo aflorar internamente e segue o movimento que vai surgindo, o corpo ganha uma dimenso ampliada e algo realmente acontece. A tcnica o meio de reconhecimento desta dimenso que quando incorporada, pode vir a ser uma linguagem e no uma apropriao de formas. Por isso eu no compreendia as concepes das artes corporais. Lembro-me da montagem cnica: queria menos movimentos, mais internos, lentos. E a coordenadora dizia que eu deveria fazer mais rpido, porque as pessoas no estavam acostumadas com isso e no iriam agentar. Num determinado momento, pedi que deixasse buscar uma maneira pessoal de realizao e ela concordou. Finalizei meu processo acadmico com o solo Afinal uma mulher, marcando o incio do meu caminho. Depois de formada fui ao encontro de algo que eu no sabia exatamente o que era, mas dentro de mim dizia que precisava saber quem eu era: compreender este corpo, esses

olhos puxados, esta cor amarela, esse tronco grande com pernas curtas; enfim, precisava comear um processo de reconhecimento atravs deste corpo japons que tanto neguei na adolescncia, para me sentir menos diferente dos outros brasileiros. Morei trs anos no Japo. Deparei com minha ancestralidade; confrontei-me com as imagens que eu tinha com relao cultura japonesa, fazendo emergir a necessidade de compreend-la melhor e o que de fato repercutia dentro de mim. Fui retornando ao passado, aos meus ancestrais iniciei pelo butoh com Kazuo e Yoshito Ohno, dedicando-me por um ano. Depois encontrei Toshi Tanaka que me introduziu ao seitaiho, ao noh da escola kanze, a cermica etc. Sentia um profundo sentimento de retorno a casa ao freqentar aulas de noh e a tudo que remetia ao Japo tradicional. Apesar da formalizao, aparentemente o oposto da minha proposta, uma comunicao apaziguava meu corao. Com o tempo pude ver que havia algo em comum em tudo que eu estava entrando em contato: um corpo disponvel e conectado com o universo interno. Isso implica necessariamente num mergulho no prprio corpo e estabelecer uma relao de intimidade com ele. Cabia agora, saber como fazer isso. Na procura de ressonncias do meu desejo, o seitai-ho pode auxiliar no meu percurso atravs de uma prtica corporal, revigorando a relao entre corpo e movimento: o corpo em movimento... O movimento do corpo... Mesmo parado o corpo se move. Alis, quando podemos perceber a origem do movimento, podemos tomar o fluxo. O movimento acontece de maneira ntegra e o corpo uno. O mergulho foi inevitvel. Aos poucos o seitai-ho tomava conta do meu ser, mostrando uma relao sensvel do corpo com o cotidiano, com a arte, com a sade, com a educao - um corpo capaz de revelar a beleza do ser humano, seja na vida, no palco, nos sonhos cada momento com densidade e sabor especficos e que s vezes se mesclam como

sorvetes derretidos na boca. Um caminho de crescimento na relao corpo e esprito onde a arte e a vida se deixam envolver e a espiritualidade se manifesta na maneira ntegra de como se relaciona com todas as coisas, uma inteireza em todos os momentos. Quando podemos viver desta maneira, podemos entender o sentido de gyo que significa trabalho para si mesmo com sensibilidade, e viver se torna uma arte. Estou consciente do quanto foi preciso viver cada segundo deste processo para buscar a arte em que acredito: passar por processos naturais de transformao em busca da fora real do corpo, da verdade deste corpo; deixar-se morrer para renascer em cada filho que pari, verdadeiros mestres que me ajudam na maneira como conduzir a vida e a arte, buscando uma inteireza no cotidiano e ser mais humana. Foram precisos trs filhos para resgatar o sentido natural do meu corpo e assim criar uma nova realidade. Depois que a gente gera uma vida e pode parir gostoso que nem bicho, a gente vira muda e o tempo outro. Com muito cuidado, devagarzinho, a muda cresce e, quando voc menos espera, brota uma flor. Na verdade a gente s aprende a ficar quietinha, tranqila para escutar com o corpo todo e tomar o fluxo do movimento quando chega a hora. Assim a fora da natureza. Assim a criao. Assim a cena. Neste momento vida e arte so a mesma coisa. Esta viso a partir deste corpo - um corpo capaz de ser a prpria arte - a arte no corpo. O que venho revelar que a prtica seitai tem a contribuir com maneiras de acessar os movimentos mais profundos e instintivos de cada corpo o corpo que sabe. Isso a base para recriar a relao com a tcnica, com a vida e com a arte. Hoje consigo ver a ponta do iceberg e compreender um pouco o sentido de uma tradio que est muito alm das formas codificadas. a partir delas que podemos iniciar nosso caminho. Mas existe todo um mundo interno que complementa a dimenso integral do corpo, chegando de fato num corpo capaz de realizar o que acredito ser arte.

Para mim, a educao corporal tem um papel fundamental no processo de reconhecimento, estruturao e manuteno da sensibilidade do prprio corpo. No meu caso, Toshi Tanaka o mestre e o seitai-ho, o instrumento para organizar meu corpo para que ele seja capaz de viver naturalmente com fora total e criar cnica e literalmente. Ao praticar seitai, crio e alimento um lugar do sensvel, que ao ver precisa ser mantido vivo para que a sensibilidade no seja anestesiada ou atropelada pelos percalos da vida, endurecendo nossos sentidos. Compartilhar a minha experincia tambm uma maneira de educar, mostrando uma possibilidade de realizao e a viabilidade para novos encaminhamentos. Mas cada um precisa encontrar o sentido de vida e percorrer a sua prpria trajetria. Quando olho para trs, vejo que a criao fruto do mergulho no meu prprio corpo diante dos acontecimentos na vida. Isso inclui tambm as prticas seitai. Como no fao uma arte tradicional, no h receita. Continuo achando que no se ensina a fazer arte. Cada um precisa encontrar o prprio caminho e o que me faz mover a necessidade de buscar quem realmente sou. Mais do que isso, desvendar o que ainda no sei de mim mesma. Quando vejo que cheguei a algum lugar, descanso, sem deixar de trabalhar continuadamente o corpo para que ele possa se transformar novamente e assim acessar a criao. Um dia, conversando com a ceramista Shoko Suzuki, disse que nunca tinha conseguido me encaixar em nenhuma linguagem cnica e nem em religio. E que estava procurando fazer meu prprio caminho de arte: viver momentos de escurido, de espera, de ver o cho surgir a cada passo. Ela me respondeu: a maioria das pessoas se encaixam em alguma proposta j concebida e so poucos aqueles que tm seu prprio caminho de arte. Esse o meu caminho, o seu caminho. Neste momento, compreendi o sentido da palavra caminho e a necessidade de andar com as prprias pernas. Hoje volto para a universidade em que me formei para apresentar o seitai-ho, no

como uma tcnica de preparao do ator, mas como uma tcnica que tem como proposta compreender o corpo como um organismo vivo capaz de criar naturalmente1 em todas as instncias da vida. Escolhi o seitai-ho como caminho de vida, porque sabia que precisava resgatar muitas coisas perdidas no caminho, viver processos de transformao do meu corpo para que a arte pudesse florescer dentro dele - processos criativos dentro de uma concepo integrada arte-vida. O intuito deste trabalho no me limitar s descries tcnicas e sim apresentar os princpios que regem este trabalho e mostrar como estamos realizando. Escrever sobre o Projeto Jardim dos Ventos a viabilizao desta maneira de realizar arte em todos os segmentos da vida - esclarecer o que , expor o pequeno histrico nas terras brasileiras, mostrando a evoluo da nossa pesquisa em relao ao corpo e criao em arte at chegar em uma nova proposta cnica, a performance fugaku Arte dos Ventos. Sei que um caminho muito particular, porque fui buscar nas minhas razes perguntas de um ser humano que mergulhou numa prtica e hoje pode retornar e dizer o que aprendi com o corpo. Algumas se esclareceram e outras surgem com o retorno ao ocidente. Durante todo o mestrado se manteve o desejo de que o processo transcorresse naturalmente: viver o momento onde as pedras se tornam cristais!

O que ocorre por si mesmo.

INTRODUO
Hitoiki datsuryoku do-ho

Kajisako

O que seitai-ho ?

Para apresentar o seitai-ho preciso conhecer sua prtica, sua teoria, ter uma noo sobre quem foi o fundador, o que foi criado e quais foram os direcionamentos, at chegar ao que fazemos nos dias de hoje. Saber que existe uma teoria que foi fundamentada a partir de uma prtica que a sustenta e que sem ela, o entendimento fica fragmentado, divergindo da compreenso integral. Portanto para compreender o seitai-ho na sua ntegra, preciso praticar seus treinamentos, incorporar seus princpios e permitir viver mudanas em todos os sentidos para realizar tal proposta. Segundo o professor Toshiyuki Tanaka, o fundador Haruchika Noguchi (1911-76) foi um famoso curador, que iniciou suas atividades quando era apenas um adolescente. O Japo enfrentara um grande terremoto e entre os escombros, cuidou dos necessitados. A partir deste momento sua grande habilidade de cura foi sendo divulgada at ser reconhecido por todo o Japo. Mesmo assim num artigo escrito pelo prprio filho, houve dois episdios que fizeram com que o doutor Noguchi aceitasse que era preciso mudar a direo do seu trabalho: da cura para a educao, porque entendeu que os corpos sensveis naturalmente tm fora e so capazes de curar a si mesmos, retornando vitalidade e ao talento inato de cada corpo. Ento era preciso ensinar as pessoas a estabelecer esta nova relao com o corpo atravs de prticas. Atualmente pode-se dizer que seitai-ho uma educao corporal que resgata a sabedoria natural do corpo - um corpo integrado com a capacidade de viver plenamente, sustentado por um conjunto de tcnicas que sensibilizam o corpo e possibilitam manter uma relao sensvel e recproca com o meio ambiente. Sei significa equilbrio correto; tai, corpo; e ho, tcnica. As diversas tcnicas do seitaiho (katsuguen undo, yuki-ho, so-ho etc.) foram elaboradas por Haruchika Noguchi na primeira

metade do sculo XX com o objetivo de sensibilizar os corpos para que fossem capazes, por si mesmos, de resgatar a prpria fora, ordenar seus prprios corpos - princpio ativo necessrio para qualquer atividade - e viver plenamente o processo de crescimento natural do corpo. Katsuguen undo a capacidade que o corpo tem de auto-equilibrar-se atravs dos movimentos espontneos. Katsu significa atividade; guen, origem; e undo, movimento. Portanto katsuguen undo a busca da origem do movimento, da atividade de cada corpo. Yuki-ho a tcnica de sentir e estimular o ki no corpo, capaz de afin-lo. Yu alegria, prazer; e ki, fora de vida. Tanto o katsuguen undo como o yuki-ho so capacidades inerentes ao homem; ambas ativam a fora vital do corpo para que restabelea naturalmente seu equilbrio. Seitai so-ho a orientao individual do professor no processo natural de crescimento de cada corpo. A prtica regular de so-ho auxilia o rompimento de padres e hbitos que limitam o desenvolvimento pessoal. neste trabalho que podemos experimentar a concentrao das diversas tcnicas. A prtica inclui ainda outras tcnicas o ki ai, um treinamento que visa a concentrao do ki no centro do corpo, possibilitando realizar movimentos instantneos com a emisso de voz; o gyoki-ho, um treinamento que visa a concentrao da sensao de ki atravs da construo de linhas em vrias partes do corpo. O fundador foi uma pessoa extremamente ativa, dando aulas, realizando seitai soho, palestras e escrevendo vrios livros, artigos etc. em que esclarece que todo o pensamento decorrente e inerente ao que se pratica, existindo uma relao direta entre o que se faz e o que se pensa, uma unidade. Por isso o taiheki (a teoria sobre os talentos e as caractersticas corporais) e a educao subconsciente foram gerados a partir das observaes das pessoas que foram at o fundador durante algumas dcadas.

Seu filho, o mestre Hiroyuki Noguchi, parece seguir com entusiasmo esta proposta, criando seu prprio caminho. Quando comeou a ensinar o seitai-ho, percebeu que os praticantes no conseguiam realizar bem os exerccios propostos. Por muito tempo ficou se perguntando o que seria isso. At que compreendeu que precisava resgatar a postura correta que o fundador tinha naturalmente e que a nova gerao tinha perdido com as mudanas radicais implantadas na vida dos japoneses principalmente aps a Segunda Guerra. Para isso Hiroyuki Noguchi pesquisou exaustivamente as artes tradicionais, marciais e populares, chegando aos katas. A partir dos katas elaborou o do-ho: uma educao corporal fundamentada nos princpios bsicos encontrados na tradio corporal japonesa. O resultado foi uma nova tcnica corporal que possibilita compreender os princpios do corpo, os movimentos realizados no seitai-ho e nas diversas culturas e criar uma base corporal fundamental na criao de uma nova cultura. Nova tcnica porque tradicionalmente o movimento se d atravs da imitao e da repetio e o que o do-ho se prope realizar a integrao do movimento movimento com a percepo interna do corpo, seja a partir da via interna ou da via externa. Nova cultura porque fundamentada no corpo. Um dos princpios encontrados na tradio cultural japonesa, transformado em tcnica, o naikan-ho, tcnica de percepo interna dos movimentos, dos sentidos e das sensaes. Nai significa interno, e kan, ver: uma tcnica de observao fundamental para auxiliar as outras tcnicas. A partir da abriu-se um leque de possibilidades de pesquisa: o ki in ho (ressonncia de ki atravs da voz) e os desdobramentos do do-ho - o datsuryoku do-ho (do-ho com fluxo do movimento) e o fude do-ho (do-ho com pincel). O mestre Hiroyuki Noguchi iniciou tambm vrias pesquisas em arte com os artistas

10

que praticavam seitai-ho. Toshiyuki Tanaka pesquisou diretamente com ele. Os princpios do do-ho com naikan foram aplicados em todos os campos da arte, sendo o do-ho o elemento aglutinador a partir das possibilidades do corpo que se cria; o fude do-ho a prpria manifestao do do-ho nas artes plsticas; e o ki in ho fundamenta o trabalho vocal e sonoro. Atualmente a pesquisa em arte tanto no Japo quanto no Brasil, volta-se para o coletivo buscando uma maneira de como estar harmnica e sensivelmente juntos. Nomeamos esta pesquisa de najimi nas relaes. Vemos, de um lado, prticas criadas pelo fundador que buscam o instinto, o selvagem, no no sentido de feroz, mas o que inato a cada ser humano e que foram complementadas por vrias tcnicas elaboradas pelo seu filho que percebendo a dificuldade atual das pessoas realizarem a proposta seitai, abriu novas frentes de realizao, continuando avidamente as pesquisas em relao ao corpo e criao em diversas artes. So direes aparentemente opostas, mas fundamentalmente complementares, necessrias para compreender a relao entre corpo e movimento: a dimenso integrada do corpo e a amplitude do movimento - que vai muito alm das relaes das partes fsicas e do fsico, psquico, mental onde tudo se relaciona. Mas seitai-ho no simplesmente uma aquisio de tcnicas: mais que um sistema de tcnicas corporais. uma prtica que leva necessariamente a uma postura no mundo, atravs do reconhecimento da prpria natureza corprea, indissolvel do corpo que cria uma conscincia que faz ver o corpo tal como e isso implica necessariamente numa mudana em relao aos prprios padres e costumes corporais. Quando o corpo tem a fora do instinto aflorada, manifesta-se sem nenhum pudor. s vezes to violento e nos rebate de tal maneira que nos faz parar e ver o que estamos fazendo, ajudando-nos a redirecionar a vida em busca do respeito a si mesmo. uma educao sensvel do corpo, deixando que a sabedoria do corpo diga o que precisa ser feito. Uma modificao existencial que se desdobra no campo artstico, trans-

11

formando totalmente a viso e a postura em relao ao corpo, ao movimento e arte. Trabalhos como este perdem seu sentido quando praticados como uma simples tcnica para preparao algo. preciso estabelecer uma relao com a prpria existncia, com a prpria vida. Independentemente da condio de ser ou no ser japons, existem vrias camadas para se chegar compreenso real desta proposta, isto , encontrar uma maneira de viver que comporte a proposta seitai: a busca da fora de vida contida no movimento natural, onde possvel cuidar de si mesmo em todas as relaes e circunstncias da vida nas mudanas corporais, nos resfriados, nos partos, cuidados com os filhos, cuidados com a casa, no trabalho, enfim, ser responsvel por tudo o que se diz respeito vida. Quando se encontra esta fora do corpo, pode-se realizar todas as coisas com plenitude. um aprendizado de como lidar com seu corpo em cada momento. Permitir viver processos de transformaes necessrias para o crescimento. Estar aberto a qualquer tipo de movimento e a todos os tipos de mudanas. Isso no nada fcil. Ter coragem de desapegar das certezas e convenes que muitas vezes impedem o crescimento; passar por momentos de fragilidade e no ter foras de ao por um tempo indeterminado, causando afastamentos temporrios de suas atividades. Por exemplo, quando o corpo manifesta as reaes do katsuguen undo, fica submerso no processo de transformao que varia para cada pessoa, chegando numa intensidade que provoca alterao no seu cotidiano at o momento em que a sensibilidade do corpo ativa sua fora vital e as coisas comeam a acontecer por si mesmas. olhar as dificuldades de frente, aprender com elas e a partir da percepo da condio do prprio corpo, direcionar sua vida. Este um panorama geral atravs do qual possvel perceber a dimenso desse trabalho. Para dar continuidade, farei uma abordagem dos princpios atravs de tradues feitas por mim ou em parceria com Toshi Tanaka e alguns complementos meus sob a superviso dele.

12

CAPTULO I

ABORDAGEM DOS PRINCPIOS E DAS PRINCIPAIS TCNICAS DO SEITAI-HO

Kata de datsuryoku do-ho de lateralidade

Kajisako

13

Para realizar esta abordagem da maneira mais fiel possvel, busquei a bibliografia existente no Instituto de Pesquisas de Educao Corporal do Brasil a Casa do Vento. Como tenho conhecimentos restritos com relao lngua japonesa, recorri a algumas publicaes traduzidas para o ingls, ora realizada por um grupo de praticantes japoneses, ora por um praticante estrangeiro, que em ambas as situaes, dominam fluentemente as duas lnguas. Toshi Tanaka e eu fizemos um cotejamento do livro e pudemos perceber que apesar da fidelidade com relao ao texto original, houve algumas alteraes: reduo de um captulo, acrscimo de outro, adequao de algumas palavras para que o leitor estrangeiro pudesse entender do que se tratava e a eliminao de alguns termos em japons existentes no original, como por exemplo, seiza - forma tradicional de sentar sobre as pernas. Selecionei aquilo que considero fundamental para o entendimento introdutrio da prtica, apresentando os princpios e as principais tcnicas mais detalhadamente. Por eu no ser uma especialista da lngua inglesa, traduzi quase que literalmente, mas tentando recuperar os termos japoneses que foram extintos na traduo e buscando uma traduo mais precisa com a prtica. Ao ler a traduo do livro que se segue, talvez surjam algumas perguntas - por que foi traduzido na ntegra? Por que no selecionar os dados mais importantes? Talvez o procedimento normal de um especialista fosse selecionar as coisas mais significativas, jogando fora coisas que no servem e apropriando-se de fragmentos para compor o texto. Mas de que especialista estamos falando? Como especialista do corpo existem vrios pontos importantes. O fundador nos apresenta uma outra noo de corpo, de fora, de flexibilidade, muito diferente do que estamos acostumados. Ele nos faz lembrar que o corpo uma unidade e precisamos aprender a nos relacionar com esta noo de totalidade. Por isso considero fundamental que todas as pessoas tenham acesso ao que o fundador diz na ntegra, acreditando que isso possa esclarecer, orientar muitas pessoas, no s aos praticantes ou

14

da rea artstica, mas de um modo geral. Mostrar que esses treinamentos conduzem ao corpo seitai e que para isso h um processo a ser cuidadosamente vivido. Vivi muitos processos de transformao e acompanhei outros tambm. Acho maravilhoso que cada vez mais pessoas tenham a disponibilidade de viver um processo de resgate da prpria fora, mas preciso entrar consciente neste processo e enfrentar o que o corpo manifesta. Como o prprio fundador diz, preciso de dez anos para formar um especialista que possa direcionar esta proposta. Como se v a seguir, no difcil a introduo ao katsuguen undo. Mas no basta ser um especialista nas artes cnicas ou corporais para conduzir a prtica ou lidar com as reaes que o katsuguen undo desperta no corpo de cada um. Quanto mais forte o corpo, mais forte so as reaes. Aquele que j viveu trnasformaes no seu corpo, pode acompanhar outros processos, conseguindo lidar melhor com os momentos de crise e orientar na busca de um corpo integral. A tendncia atual ver o corpo separadamente atravs de especialidades. S que as pessoas se esquecem que o mesmo corpo, seja nas artes cnicas quanto na sade. Por isso no adianta nada estimul-lo, encaminhando-o para processos de transformao, depois no saber o que fazer e recorrer medicina tradicional para parar o processo. Esses procedimentos servem principalmente para fortalecer os corpos e para isso preciso viver um processo. preciso deixar bem claro que o seitai-ho no brincadeira, entretenimento. No h sentido em apropriar-se de suas tcnicas para a manipulao de seus corpos. Os princpios so inerentes pratica que busca um corpo saudvel sensvel, flexvel, forte e integrado. Para ser forte preciso viver momentos de pura fragilidade. Para ser um corpo flexvel preciso ter fora com sensibilidade. Para ser integrado preciso se desapegar dos fragmentos que pensamos ser ns mesmos e ultrapassar as barreiras do ego. Foi buscando esta maneira de viver mantendo sempre minha sensibilidade para que

15

meu corpo fosse capaz de viver intensamente - que deixei de ser um monte de fragmentos e me reencontrei. Ver que tudo que penso e escrevo reflexo deste corpo-seitai que busca resgatar a fora de cada palavra para poder compor este texto. Portanto traduzi-lo, mantendo a simplicidade nas palavras, torna-se um dos fundamentos deste trabalho. A gente descobre que o tamanho das coisas h que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Realmente Manoel de Barros tem razo. Fiquei extremamente feliz ao ler o livro do fundador porque atravs da sua experincia, ele mostra que o cuidado com o prprio corpo permite estabelecer uma relao de intimidade e respeito com si mesmo, onde a fora vital se manifesta e naturalmente conduz a novos processos de vida e conseqentemente isso revela novos processos de criao. O livro foi escrito a partir do que o fundador dizia em aula, antecedendo a prtica. Portanto, um discurso informal dirigido aos praticantes japoneses e por isso precisa ser cautelosamente lido por aqueles que no o praticam ou pessoas altamente objetivas. E talvez esta traduo, ou mesmo as outras tradues no tenham sentido para alguns leitores, porque o entendimento se d na prtica e dentro dela existem muitas coisas que no so compreendidas racionalmente ou percebidas visivelmente. E nessas coisas que est realmente o sentido vivido. Se a bibliografia seitai foi feita para praticantes para esclarecer sobre a prtica e s circulava na comunidade seitai, ento por que trazer para a academia este trabalho que s compreendido atravs da prtica? Esta foi uma questo. Da mesma forma que o fundador percebeu a necessidade de traduzir para o ingls, vejo hoje a necessidade de fazer o mesmo em portugus. Como diz Helena Katz numa reportagem2: a falta de informao a melhor matriz para os equvocos. Tanto que hoje j existem livros em livrarias comuns em Tquio, e o artigo do mestre Hiroyuki Noguchi foi publicado numa revista sobre pesquisas de corpo. Com a traduo pretendo escla2

Sobre a ltima apresentao do Kazuo Ohno no Brasil.

16

recer aos praticantes e apresentar aos pesquisadores, inclusive os acadmicos, a nossa pesquisa de corpo e de arte que tem como fundamento uma prtica e seus princpios. Por isso inevitvel iniciar pela exposio da prtica. Os termos como corpo natural, sade, movimento espontneo, katas, naijimi, ki etc. fazem parte de um ponto de vista, que podero ser facilmente interpretados erroneamente. Existe o risco. Por isso gostaria de salientar que cada termo escrito s ter real sentido quando praticado, quero dizer, vivido no corpo. preciso se abrir para entrar em um universo desconhecido e receber uma outra viso de corpo. Isso no quer dizer que s os encontra nesta prtica, mas preciso de tempo para descondicionar o olhos, ver o que realmente cada coisa e poder comparar com os conhecimentos anteriormente aprendidos ou prticas conhecidas. Mesmo em propostas corporais parecidas h sempre suas particularidades e seus pontos de encontro. A partir disso com grande felicidade que introduzo o universo seitai atravs do livro Ordem, Espontaneidade e o Corpo de Haruchika Noguchi, onde seu autor coloca os princpios que fundam este trabalho, apresentando o katsuguen undo e o yuki-ho.

17

Traduo do livro

ORDEM, ESPONTANEIDADE E O CORPO


de Haruchika Noguchi

Contedo 1

OS PRINCPIOS DE UMA VIDA SAUDVEL

KATSUGUEN UNDO
COLOCANDO O CORPO EM BOA ORDEM COMO INDUZIR O KATSUGUEN UNDO REAES DO KATSUGUEN UNDO

KI E YUKI-HO
O KI QUE MANTM A FORMA DAS COISAS VIVAS PRTICA DE YUKI-HO

18

OS PRINCPIOS DE UMA VIDA SAUDVEL

Gostaria de discutir os princpios de uma vida saudvel, mas no vou sugerir como algum deve se alimentar ou quantas horas deve dormir. Tampouco vou falar sobre higiene, medicina ou o que seja. Meu interesse no saber como o estmago ou o pulmo funciona ou como o corao bate. Provavelmente, voc leitor, sabe mais desses assuntos do que eu. Gostaria de falar de aspectos do corpo que no podem ser completamente entendidos nos termos do nosso conhecimento acadmico atual. Por exemplo, esses estudos podem nos dizer que temos um corao, um estmago e outros rgos dentro do nosso corpo, mas no conseguem ver que h algo que os fazem funcionar e que determina se algum est apaixonado ou se este tem dvidas. Quando estamos apaixonados, nossas refeies tm sabor melhor que o normal e nosso corao bate mais rapidamente quando vemos a pessoa que adoramos. Mas quando temos dvidas, nossas refeies no tm um bom sabor e nossas qualidades pessoais parecem sem graa. Sendo assim, no se pode deixar de ver que h uma relao dos nossos rgos e tais problemas do corao ou da mente com as mudanas corporais resultantes dos sentimentos como o amor e a dvida. No importa quantos corpos o estudioso disseque ou o quo avidamente estuda o raio X, no conseguir traar essas relaes. Na vida humana existem coisas que no podem ser entendidas por meio da dissecao ou dividindo o corpo em partes, tais como: estmago, corao. De fato so estes fatores que no podemos entender, que exercem o papel principal para impedir que

19

as pessoas levem uma vida saudvel. Por exemplo, um telegrama pode fazer com que uma pessoa bbada se torne sbria instantaneamente, apesar da razo fisiolgica para este fenmeno ser desconhecida. Hoje em dia apareceram teorias a respeito do stress e sobre as reaes mentais. O resultado disto que, pelo menos academicamente, est se tornando claro que as funes mentais afetam o corpo de vrias maneiras. Entretanto, se o Sr. A, por exemplo, odeia a Sra. B, ama a Sra. C e nem nota a Sra. D, no h como dizer, por mais que o crebro seja minuciosamente dissecado ou os fludos internos sejam cuidadosamente examinados, as razes para este tipo de fenmeno no podem ser determinadas. Tudo que podemos entender que um homem responde de uma maneira diferente a diferentes tipos de mulheres. Precisar de muito tempo antes que estudos acadmicos possam ser utilmente aplicados ao nosso cotidiano. O stress causado por um determinado estmulo pode ter reaes diferentes em diferentes indivduos. Uma pessoa pode achar que seu apetite aumenta quando est apaixonado; outro pode achar que o corao em vez do estmago que responde. Igualmente, o mesmo tipo de stress pode provocar tenses musculares em uma pessoa e diabete em outra. O que causa essas diferenas? A humanidade um coletivo de indivduos, dos quais alguns gostam de comer peixe e outros, batatas. Alguns tm coraes to duros que no se alteram nem com uma dvida de milhes de yenes, enquanto outros se tornam plidos de ansiedade quando devem mesmo mil yenes. As tendncias fsicas de cada pessoa so diferentes e a no ser que se leve em conta esse fato, os problemas de sade de diferentes indivduos no podem ser compreendidos. Ento gostaria de falar sobre o que se pode chamar de minha filosofia de vida, aquilo que adquiri com mais de quarenta anos de experincia guiando indivduos para a

20

sade indivduos que atualmente vivem e que no podem ser entendidos por meio de generalidades e falando sobre o que mantm um corpo vivo e que no pode ser entendido pesquisando partes separadas do corpo. Ontem na escola meu filho ouviu falar sobre disenteria durante a aula de higiene e me disse: agora estou at com medo de beber gua ou comer doce e perguntei: mas por que antes, voc ficava bem quando comia doce? E no bebeu gua esse tempo todo, sem que voc tivesse disenteria? Ele pensou seriamente sobre o assunto e disse: esqueci uma coisa muito importante. O ponto que estamos vivos. O fato de estarmos vivos significa que possumos as funes necessrias para nos mantermos em vida: foras para resistir, capacidade de nos proteger etc. S temos a disenteria quando nossa fora vital se enfraquece. Meu filho no a nica pessoa a esquecer que estamos vivos. A maioria das pessoas tambm. bom usar nosso conhecimento sobre doenas e suas prevenes, mas quando esse conhecimento nos faz sentir medo, nossas funes vitais diminuem. A mesma coisa acontece quando o nosso conhecimento sobre a necessidade do corpo de ter uma alimentao apropriada, leva-nos a comer tudo por medo de que possamos nos subnutrir. Desde o comeo, os seres humanos vm ampliando a variedade de alimentos de tal forma a poder viver em qualquer lugar do mundo e desta maneira ampliam sua esfera de vida. Apesar disso, a verdade que os estudos cientficos da dieta tm estreitado esta condio, dizendo o que bom para o corpo e o que no . Chega-se a supor que a comida cida faz nosso sangue ficar cido; que ao comer alimentos alcalinos, eles faro o sangue ficar alcalino, e como o sangue em condies normais alcalino, ento deveramos comer alimentos alcalinos. Mas pense um pouco mais profundamente. Mesmo que seu estmago esteja

21

cheio de alimentos nutritivos, voc morrer imediatamente se sua cabea for cortada fora. bvio que o ar essencial para a vida. Mas fato que a terra completamente cercada de ar, e mesmo assim continua-se a morrer, mesmo estando envolvido pelo ar. No a comida ou o ar que nos mantm vivos. Morremos at quando temos inteno de viver e em algumas vezes continuamos a viver mesmo quando estamos prontos para morrer. Durante um tempo vivemos no ventre sem ossos, nem nervos. At o espermatozide no era nada mais do que uma forma cristalizada de vida. Isso significa que no por meio do corpo que se vive. Estar vivo no depende apenas deste corpo fsico, da comida que ingerimos ou do ar que respiramos. Estamos vivos por causa de outra coisa. Mas muitas pessoas acreditam que a vida depende do corpo ou da comida ou do ar. Pensam que se tornaro saudveis se escolherem cuidadosamente sua alimentao ou se respirarem ar fresco ou se construrem corpos fortes atravs de exerccios fsicos ou se fortalecerem a mente e o esprito. Mas os motivos so, de fato, bem diferentes. Se tomar esses aspectos fragmentados da vida como sendo coisas pelas quais se deve lutar ferozmente, desviamo-nos do caminho de uma vida saudvel. E o mesmo pode ser dito sobre a atitude que se toma diante de um tratamento das doenas. Por exemplo, o cardiologista apenas estuda o corao e o gastroenterologista somente o estmago. Eles acreditam que o corpo uma discreta coleo de partes e que se recolherem conhecimentos suficientes sobre cada uma delas, podem manter as pessoas saudveis. Mas o Homem no uma coisa que foi montada a partir de muitos pedaos. O ser humano no uma coisa que foi feita a partir da juno do estmago, do corao, dos pulmes, torso, cabea e membros. No comeo o Homem apenas uma clula reprodutiva nica e antes disso algo que trabalha absorvendo nutrientes de

22

vrias fontes para formar o estmago, o corao e outros rgos. Tudo basicamente a mesma coisa. Ento temos que pensar que a origem uma s. Conseqentemente, ao dizer que algum tem um corao forte, um estmago fraco ou isso ruim, apenas um modo de falar. incorreto dizer que voc tem um estmago fraco. Quando seu estmago reclama somente uma manifestao de desordem por todo seu organismo. At coisas como contratempos nos negcios ou decepes no amor se manifestam freqentemente no estmago. Ento no importa o quanto se olhe o estmago como um adversrio e que se estude a maneira de cur-lo, ele no se recuperar. A menos que comecemos a ver o nosso corpo como um organismo inteiro, no conseguiremos fazer com que nosso estmago funcione adequadamente. Na minha adolescncia comecei guiando as pessoas para uma vida saudvel por meio daquilo que hoje chamamos de yuki-ho, mesmo no tendo naquele tempo, nenhum conhecimento de medicina ou da estrutura anatmica do corpo. Era como coar uma parte e descobrir que a coceira vai embora, sem saber o porqu. No sabia nada sobre a estrutura do corpo ou sobre o tipo de alimento que precisamos consumir; entretanto sabia como guiar as pessoas para uma vida saudvel. Qual era a base para guiar algum? Perguntava a mim mesmo o que fazia os seres humanos se manterem vivos e o que poderia ser feito para ativar sua fora de vida. Apenas observava essa vitalidade natural, a causa primeira que nos mantm vivos, os ciclos de concentrao e disperso do ki (fora vital) e a convidava, por assim dizer, a vitalidade natural que estava oculta a se mostrar. Essa era minha proposta de partida. Hoje em dia minha proposta a mesma. Por anos pude ver vrias pessoas que eram incapazes de sobreviver apesar de todas as medidas providencia-

23

das e vi outras, que gozavam de boa sade sem que nada fosse feito. Tenho pensado muito sobre a razo disso. Ento o meu conhecimento deriva da cuidadosa observao que fiz durante quarenta anos dos corpos das pessoas que vieram at mim. Simplesmente observava e pensava sobre a fora natural interna de viver e de morrer de cada pessoa e as mudanas corporais que esta fora produzia. como um pio que s consegue ficar de p se estiver girando. Pode-se examinar um pio o quanto quiser e obviamente impossvel saber o porqu deve ficar em p quando gira e, quando a fora diminui, ele no capaz de ficar em p. Assim, olhando o modo como se mantm em p, compreendo como essa fora age. Aprendi isso simplesmente ajustando o ngulo do pio, quero dizer, quando se ajusta a fora natural, o corpo pode ser mantido saudvel. Isso tudo que sei. Ento, penso que a idia daquilo que faz sentido no cotidiano das pessoas diferente daquele que se pode obter em livros. Se h uma diferena porque o meu conhecimento no vem do exame exterior (somente fsico) do ser humano, mas deriva daquilo que se processa internamente no corpo, de algo que se encontra dentro de cada um de ns e que no pode ser visto. Algumas pessoas apanham um resfriado depois de se ensoparem num temporal; outras se do ao trabalho de tomarem banhos gelados e dizem: esse o modo de evitar um resfriado. gua igual em qualquer lugar e me parece um pouco estranho que possa causar resfriado em algum e em outra pessoa no fazer nada. Ao pegar a comida como exemplo, algumas pessoas morrem de fome porque no conseguem comer, enquanto outras jejuam por acreditarem que com isso se tornaro mais saudveis. Uma mesma coisa pode prejudicar ou aumentar a fora de resistncia do corpo. Os resultados diferem de acordo com as condies fsicas e mentais de cada indivduo.

24

Um corpo robusto apanha um resfriado depois de um banho frio, se sua condio mental estiver diminuda; e mesmo que a mente esteja bem disposta, apanhar um resfriado se seu corpo estiver fraco. Quando ambos, corpo e mente estiverem so, estar saudvel fazendo qualquer coisa. Ento quando seu corpo est saudvel, seu estado mental se torna firme e no precisa distinguir tudo em coisas boas e ms para o corpo. Pode usar qualquer situao para manter o corpo ordenado (em forma). Quando se pensa em termos do que bom ou ruim para o corpo, porque ele no forte ou a mente no est s. Em outras palavras, se perseguido pela idia do que bom ou mal, porque falta plenitude no seu corpo ou na sua mente. At o momento do nascimento, o ser humano j sobreviveu a milhes de rivais e no existe algum que no tenha, por natureza, um corpo saudvel. Todos so essencialmente saudveis. O corpo e a mente funcionam juntos nesse corpo saudvel. Deste modo, no h como haver apenas uma mente ou um esprito pleno de vida. Entretanto, encontramos vrias desculpas para subjugarmos a ns mesmos, tendo como resultado nossa reduo, no percebendo que estamos pondo nossos poderes inatos para dormir. Ns nos convencemos de que somos fracos e culpamos nosso meio ambiente, a comida que ingerimos ou a qualidade de horas que dormimos, desatentos ao fato que a verdadeira responsabilidade nossa e o indivduo quem divide as coisas em boas e ms. Quando comemos algo ruim e vomitamos, aquilo que comemos no era adequado ao nosso corpo ou estava estragado. No h dvida de que vomitar um ato de defesa por parte do estmago e que devemos agradecer por ter reagido to bem. Mas temos a tendncia de achar que estamos doentes quando vomitamos e mais do que depressa cortamos a alimentao, tomamos vrios medicamentos e geralmente

25

incomodamos o estmago. No de se admirar que o estmago no consiga trabalhar feliz! Tambm interferimos no corpo quando est trabalhando intensamente. O corpo no quer que um vrus lhe cause mal e se torna febril. Mas em vez de apreciar o corpo por agir com tanto conhecimento de causa, ficamos assustados e tentamos de toda maneira, abaixar a temperatura. O que o corpo faz criar um meio hostil para o vrus e ao intervirmos nisso, suspendemos sua ao, agindo sobre a febre. Tambm ao ter uma diarria, o corpo est se limpando rapidamente. Da mesma maneira a pele quando racha abruptamente, o corpo est tentando se limpar rapidamente por si mesmo. Imagine o que acontece quando esses procedimentos naturais do corpo so suspensos! Mas pensamos que essa abordagem um modo de curar uma doena ou um pr-requisito para levar uma vida saudvel. A doena se sua ao de maneira a desorganizar o organismo, podemos utilizar essa atividade desorganizadora para iniciar uma atividade que nos leva renovao. Ao jogarmos gua fria sobre o corpo, ele se esquenta. Ento no preciso pensar em evitar a doena, mas utiliz-la para se manter saudvel. De fato podemos utilizar a doena como sendo um mensageiro que diz quais os pontos fracos do corpo. Se no pensa em usar a doena dessa maneira e apenas se concentra em se curar, poder cair na iluso de que at mesmo a sade e bom funcionamento do corpo so sinais de doena. Se voc se machuca, di, no ? A dor significa que os poderes do corpo esto se reunindo ali, as conexes por todo seu corpo so ativadas e a ferida refeita. Dor, temperatura alta e diarria so atividades de recuperao. Quando diz que essas atividades so cansativas, se esquece que forou seu corpo para esta situao e que agora deve tomar as medidas de emergncia. E por pensar que essas coisas so ruins e por querer sair delas o mais rpido possvel que as cura de

26

qualquer maneira. Mas se no pensar assim, a doena nunca o cansar. O que acontece que seu ponto de vista est errado porque est olhando as atividades de recuperao somente como estado doentio e no como aes do corpo. Qualquer que seja o mtodo para manter a sade, todos dizem: se fizer isso, no ter desordem fsica alguma; e todos param de fazer coisas que desordenam o corpo. E todos pensam que esse o modo de se manter saudvel. Fumo veneno, ento pra de fumar. lcool veneno, ento pra de beber. Se continuar essa linha de pensamento, mesmo a comida que tanto benefcio traz ao corpo, ruim se comer muito e trabalhar muito pode ter resultados indesejados. As pessoas tendem a pr a culpa no fato de terem apenas feito isso ou aquilo e nunca pensam que foi o excesso de autoindulgncia que foi prejudicial a elas. Porm, mesmo tendo dito anteriormente que o excesso um mal, este um assunto discutvel. Por exemplo, esse pedao de giz que estou segurando agora com tanta facilidade, seria uma carga colossal para uma formiga. Por isso o que um diz ser leve ou pesado depende do corpo de cada um. Se pudssemos apenas cultivar nossas foras interiores, os limites de nossas capacidades poderiam mudar da mesma maneira. Em outras palavras, podemos achar um modo de vida na qual no tenhamos que nos preocupar muito com o que bom ou ruim para se ter sade. Imagine algum que deixa de lado todas as coisas que fazem mal ao corpo, acreditando que assim vai ter uma vida saudvel. Mas considere que um carro no avana se no houver atrito. claro que se houver muito atrito, ele no se move tampouco. Mas onde no h atrito como o gelo, as rodas giram velozmente e o carro no avana nem um pouco. Ele derrapa porque o gelo liso e no h aderncia. Idias modernas sobre manter a sade esto chegando num estado de girar em vo. Se acreditarmos que para sermos saudveis, temos que eliminar

27

do nosso meio ambiente, tudo o que malfico para o corpo e agirmos fazendo somente coisas benficas, ns e nossos semelhantes se tornaro cada vez mais frgeis, mesmo tentando ser saudveis. Mas a partir do momento que se considere aquilo que desordena o corpo, a desordem corporal, a recuperao e o fortalecimento como manifestaes de um nico processo incorporado vida, o caminho para uma vida saudvel ter sido encontrado. O tipo de pessoa que vive julgando as coisas de acordo com o que produzido nela, se estas coisas a torna saudvel ou doente, aceitando apenas as que so boas, excluindo as ms, no pode estar com a sade em boa condio. Mais do que isso, mesmo o fato de ter que pensar sobre o que dizem essas linhas, demonstra-se ter perdido parte do seu vigor inato. A menos que deixe de pensar em termos do que bom ou ruim, assimilando o bem e o mal em voc e decidir viver desse modo, no ser saudvel. Todo animal consegue viver as mudanas externas como estmulos e se adaptam a elas. Adaptar-se significa viver mudando a forma ou as funes do corpo para adequ-lo ao seu meio. Somente os seres humanos acham que o princpio de vida saudvel consiste em adaptar o meio s suas necessidades. Por esta razo eles se esforam para fazer constantes mudanas no meio ambiente. Para poder chegar aqui mais rapidamente, vim de carro em vez de vir a p. Mas ao fazermos a nossa vida mais cmoda, nossas pernas se tornam gradualmente mais fracas e por crescerem fracas, evitamos andar. A comida, do mesmo modo assada, cozida e temperada para torn-la mais digervel. E quando no cozinhamos ou assamos o alimento, achamos difcil de comer e, se a comida no prontamente digervel, o estmago tem dificuldade de digerir. O estmago apenas se adaptou a esta situao. O passo seguinte que o estmago no consegue digerir se no tiver

28

ajuda de digestivos. Mas se d uma olhada procurando digestivos, logo descobrir que os digestivos no so suficientes para que ocorra a assimilao do alimento. Ento toda vez que adaptamos o meio ambiente a ns, cresce a necessidade de fazer mais modificaes e nos tornamos mais fracos. A razo disso que tambm somos criaturas da natureza e no podemos nos cortar fora do processo de adaptao natureza, onde a funo e a forma se modificam de acordo com as circunstncias. Devemos dar conta de que no porque perdemos esta capacidade de adaptao que nos tornamos fracos, mas o fato que possumos essa capacidade. Vamos considerar o que necessrio para ter uma vida saudvel. Em primeiro lugar devemos romper com a estufa que criamos ao nosso redor, com este conceito de que devemos dividir as coisas em boas e ms, aceitando as boas e rejeitando as ms. H pessoas que compram objetos de arte e os guardam cuidadosamente em armrios de vidro. Tentamos fazer a mesma coisa com nosso corpo, criando um meio ambiente no qual no somos afetados por mudanas externas. Com esse pensamento de manter a sade, as pessoas supem que se tornaram fortes. Se continuarmos deste jeito, logo no sentiremos a vontade a no ser que estejamos sempre munidos de desinfetantes ou no conseguiremos fazer nossas refeies a no ser que estejamos embaixo de uma lmpada esterilizante. Se continuarmos vivendo com todas essas idias de que devemos evitar o que mal e apenas buscar o que bom, chegaremos inevitavelmente a um ponto onde teremos que viver desta maneira. Mas essa no a maneira que as pessoas se tornam realmente saudveis. O prximo problema a maneira de pensar sobre quando as coisas esto erradas dentro do corpo. Isto me faz ver a maneira absurda no qual usamos o corpo, abdicando da responsabilidade diante do prprio corpo. Somando-se a isso, no faze-

29

mos nada por ns mesmos e dependemos das outras pessoas para que arrumem nossos corpos desorganizados. Compreende-se que quando uma pessoa trata de voc, isto nada menos que nunca considerar que esse seu prprio corpo, tornando-se uma carga de velhos pedaos ou usando-o de maneira inbil. Esquecemos que nossa responsabilidade manter nosso corpo em ordem e que temos a fora para fazer nosso corpo forte. Ao ficar molhado se algum lana gua fria em voc, poder pegar um resfriado. Mas ao jogar gua em si mesmo, no fica resfriado, no ? a mesma coisa com o jejum. Se deliberadamente paramos de comer, no vamos morrer e nos tornamos saudveis. Mas se no podemos comer porque no h comida, morreremos. O ponto crucial simples: no fazer ou no poder, essa uma diferena entre a ao da sua prpria inao e a ao como resultado de presso externa que leva vida ou morte. Com a mesma ao a fora trabalha em direes contrrias. Pegue sua mente e use sua prpria fora para comandar a si mesmo para a sade. Existem pessoas que no podem atuar como desejam. Quando a coluna tem fora, surge o trabalho que produz ao. Fisiologicamente falando, poderemos fazer algo, ou melhor, quando o desejo surge internamente na cabea, transmitido diretamente na coluna para os nervos espinais nos quais estimulam os msculos que se contraem e produzem a ao. Ento quando a coluna se torna fraca, mesmo que o desejo de realizar algo aparea em sua cabea, no transmitido para as extremidades do corpo. Quando lhe pedem para fazer algo, a pessoa pode dizer: tudo bem, mas nem consegue sair do lugar. Pensa no que deve fazer, mas fica cansada e com isso no faz nada. Mas quando sua coluna possui fora, no se sente bem a menos que faa algo. Quando sua coluna tem muita fora, tende a falar ou agir de manei-

30

ra excessivamente descuidada e diz ou faz coisas que realmente no queria dizer ou fazer. Portanto a coluna a base de nossas aes. As pessoas sempre dizem: estou preocupada, estou sem vontade, mas de fato esse no o problema de vontade. Se examinarmos mais cuidadosamente, vamos descobrir que parece faltar fora nas colunas das pessoas. Quando atua conforme a prpria vontade, a fora na coluna manifesta-se naturalmente por si mesma. Esta a maneira como os seres humanos so feitos. Mas quando algum manda realizar algo, deve buscar a fora que se manifesta por si mesma na prpria coluna. Esse o motivo pelo qual algum no pode fazer algo to bem quando o faz por conta prpria e fica cansado rapidamente. Por exemplo, quando as pessoas vo esquiar, escalam a neve e descem, mesmo carregando bagagens pesadas em suas costas. Mas se forem mandados como mensageiros de algum e fizerem a mesma subida, poderiam sentir sua bagagem opressivamente pesada e a neve mais gelada. Ento se a pessoa coloca na cabea que fraca ou que ela no capaz de agir conforme seu desejo e faz repetidos esforos para resolver o problema, esta maneira no ser gostosa. Deve-se entender o problema em termos da coluna e da espontaneidade de ao. Quando se quiser fazer algo, a fora no se manifestar sozinha a menos que se inicie espontaneamente. Similarmente quando se est doente, a fora para se recuperar no emerge num corpo passivo. Se uma pessoa tem uma tendncia e fica tentando convencer a si mesma de realizar algo sem levar em conta esta tendncia, nada mudar. Esta mudana no racional. Mas se esquecer de tudo isso e fizer como realmente quer, reter sua sade, seja l o que fizer. E mais, se deliberadamente fizer algo que prejudicial para seu corpo, dificilmente causar prejuzo real, seja l o que fizer.

31

Se cortar a si mesmo, o corte fechar logo, a menos que se preocupe e se inquiete com isso. Tentando manter o corte insalubre, poder ter mais dificuldades e esforos para cur-lo. Se justamente negligencia isso, se curar. Hoje existem todos os tipos de tratamentos e promessas de cura que no do momentos de descanso. A questo que as pessoas no querem se curar. Muitas delas persistem em acreditar que tm um estmago fraco, cabea ruim ou febre alta. por causa deste estado da mente que eventualmente casamos com a doena. Isso acontece quando pegamos, como referncia de ns mesmos, qualquer informao sobre a doena. Quando vemos as palavras colapso nervoso no pster, sentimos as palavras como se fossem dirigidas a ns e somos intimidados com o seu significado. como se algum que estivesse com pouco dinheiro, caminhasse cabisbaixo pela rua e em seus olhos se vissem desenhados sinais com a casa de penhoras. Ou como algum que pensa que h alguma coisa errada com seu estmago e sua ateno concentrada exclusivamente nos medicamentos para a desordem gastronmica. Quando alcana este estgio, pode-se dizer que no somente a pessoa casou com a doena, mas se tornou algum com isso. Uma vez que alcanou este estgio, difcil conduzir a pessoa para a cura por mais tentativas que faa. Penso que isso acontece somente porque esbanjou a ateno excessiva nisso e por isso, a doena no melhora. Se esquecer seu problema por cinco minutos, o corpo poder curar-se a si mesmo. Isso como o corpo designado. As pessoas se preocupam com as doenas e a preocupao excessiva que leva a uma verdadeira intemperana. Em conseqncia disso, a doena nunca deixa o corpo. Mas se algum propositalmente age excessivamente com a inteno de desorganizar seu prprio corpo, achar isso surpreendentemente difcil. Seu corpo poder

32

desprezar sua ateno e se tornar mais forte. Usando os braos, aumentam as foras; quanto mais se usa as pernas, mais vigorosas se tornam; quanto mais se faz a barba, mais grossa ela cresce. Quanto mais espontaneamente se usa alguma coisa, mais forte se torna. Esse o motivo porque uma pessoa se torna mais forte quando deliberadamente abusa do seu corpo. Outro dia um homem com estomatite, aparentando estar muito plido, veio at mim e perguntou: no devo parar de comer? Respondi: coma como for possvel. Ele seguiu meu conselho e sua estomatite desapareceu. Seguindo esta linha de pensamento na educao de adultos ao pensar que a desordem do corpo pode faz-lo saudvel, no existe nada que possa prejudicar o corpo. Ento o mais positivo regime para se tornar saudvel estar em p com as suas prprias pernas. Confiar em outra pessoa para a cura ou para se tornar forte ou acreditar que sade depende de certas aes ou fazer coisas que so boas e evitar as ruins todas essas intenes reduzem a fora de vida. Muitas pessoas acreditam que caem doentes se comerem alimentos que so doces, salgados ou gordurosos. Pensam desta maneira porque so determinadas sobre a importncia da dieta. Mas existem pessoas que so saudveis e desprezam o fato de consumirem uma grande quantidade de acar, sal ou gordura em sua alimentao. Certamente so mais saudveis que os outros que se protegem, no comendo estas coisas. Ao cercarmos nossas vidas desta maneira, iremos chegar ao ponto de no sermos capazes de comer arroz, pes e talharim e tambm vegetais e carne ou qualquer outra coisa. H pessoas que se preocupam com bactrias e fazem um grande rebolio quando alguns bacilos de tuberculose so encontrados em seus corpos, ou quando aparece uma sombra no trax no raio X. Mas muitas pessoas no mundo vivem des-

33

preocupadas com a presena dessas criaturas que parecem pulgas. Mantendo-se um pouco firme dentro de si mesmo, bactrias podem ser tratadas como pulgas. Contudo, bacilos de tuberculose so temidos como se bruxas e maus espritos existissem nos pensamentos - como agentes que trabalham para produzir disfunes. Existe uma doena chamada melena3 que consiste em um sangramento que no pra; no para ser confundida com a hemofilia. A razo do recm-nascido ter melena que no tem bactria no seu corpo. Se o corpo do beb contm bacilos de tuberculose, bactrias da colite ou o que quer que seja, pode produzir vitamina K. Sua ausncia causa melena. Quando a pessoa saudvel, vrias bactrias trabalham para manter seu corpo forte, mas quando se torna fraco, a mesma bactria trabalha para criar a doena. Quando o corpo fraco, bactrias da colite produzem catarro na bexiga ou artrites, mas quando o corpo forte, ajudam na decomposio dos alimentos e ajudam na digesto. Vrios antibiticos so manufaturados simples e so propensos a matar bactrias. Os duplos tentam ver qual a maior e mais forte. Para o desafio dos antibiticos, as bactrias crescem mais fortes, os antibiticos so feitos mais potentes e so ingeridos em maiores quantidades. Em meio s duas tendncias o Homem se torna cada vez mais fraco. Como resultado encontra o seu adversrio em si mesmo, afetado pela comida ou pelos germes que antes no o afetavam; se tem uma dor de cabea, pode achar que a luz solar pode trazer algum dano ou que o ar fresco tem efeito determinante no seu corpo. A causa de tudo simplesmente que o corpo se tornou fraco. Se esta maneira de viver continuar, o corpo se restringir, podendo somente receber analgsicos, seguir tratamentos medicinais e regulamentos de higiene. No incio nascemos cheios de vigor, depois de termos vencido milhes de rivais na cor3

Hemorragia gastrointestinal.

34

rida da vida. Mas desprezamos isso, colocando este vigor para dormir, matando nossos espritos e gradualmente fazendo com que os corpos se tornem vulnerveis ao meio ambiente e outros fatores. Mesmo as coisas que realmente funcionam em benefcio do corpo, tornam-se agora, prejudiciais e no podemos senti-las a menos que matemos todas as coisas ao nosso redor. Mas isso no como o Homem deve viver. Seres humanos so constitudos para serem capazes de viver saudveis na mais extensa vida sem tantos esforos. Expressar a vida completamente, seguindo a vida ativa, isto , viver a vida plenamente a direo para a sade. No instante em que as pessoas pem sua energia prova, tornam-se miserveis com isso. Entretanto, mesmo sabendo que quanto mais nos barbeamos, a barba cresce mais espessa, tentamos supor que a energia dissipada com o uso. Pensamos que fazer trabalho a mais, atrai a perda. Mas a energia aumenta conforme a usamos. Quando usamos nossas habilidades mentais, tornamo-nos capazes de pensar, no ? Quanto mais usamos nossa memria, podemos nos lembrar de mais coisas, no ? Nunca ouvi histrias de pessoas cuja memria ficou cheia. H pessoas que tentam se poupar, no memorizando as coisas com medo que as histrias sejam acumuladas ou pensam que perderam a habilidade de guardar qualquer coisa na memria. Braos se tornam finos se no os usamos e as pernas tambm. Se ficarmos sentados confortavelmente, no podemos esperar que nossas pernas se tornem fortes. Supe-se que nossas pernas se tornam fortes, se comearmos a andar. Similarmente ao pedir que algum nos ajude para fazer nossos braos grossos e fortes, isso no ser bom. Viver usando toda a nossa fora a melhor maneira de nos mantermos saudveis. Algumas pessoas desejam somente dez mil yenes, como pagamento do

35

valor de energia de dez mil yenes. Pessoas que agem somente de acordo com as vantagens das coisas ou daquelas que sero vantajosas para si mesmas, no podem pr sua fora mxima adiante. Ao viver mostrando sua energia para todas as ocasies, o caminho para a sade aberto naturalmente. Colocar toda sua fora no que faz no levar ao remorso. E se algum tiver devotado toda sua fora para algo, no ter tempo para pensar: devia ter feito isso ou devia ter feito aquilo. muito agradvel ser capaz de viver sem remorso. Existem momentos em que no colocamos nossa fora mxima no que queremos realizar e mesmo podendo encontrar sempre uma variedade de escusas, sentiremos remorso posteriormente se vivermos destruindo coisas que gostaramos de fazer. No existem remorsos se vivemos pondo toda fora fsica no que fazemos e assim no cresceremos fracos. Quanto mais trabalhamos, mais nossa fora aumenta. Vrias maneiras eficientes de crescimento so aprovadas normalmente, mas no guiam para a sade. Eficincia significa usar somente trs partes da energia para realizarmos algo. Mas se quisermos desprender cinqenta partes de energia em algo, esta a forma de nos mantermos saudveis. Fazendo somente coisas eficientes e de maneira metdica, no usamos a fora mxima do nosso corpo. Penso que as pessoas do passado devem ter usado toda sua energia na vida. Se quisessem comer um bife, tinham que abater uma vaca. Em primeiro lugar tinham que achar a vaca e se esforar para isso. Ento era preciso despender muita energia para se tornar capaz de comer um bife. Para fazer o fogo era preciso usar todo o seu corpo tambm. Ento todo seu corpo era desenvolvido normalmente de acordo com as necessidades da vida. Mas atualmente, se quisermos ir a um restaurante, tudo que precisamos fazer pegar nossa bolsa e entrar no carro. Podemos ir a

36

qualquer lugar de carro. No precisamos de energia nem para andar. Isso no corresponde somente a no usar a energia. Estamos preocupados em como ficar cheios de alimento e como podemos ganhar mais energia. Gatos, cachorros e outros animais no comem quando esto doentes, comem? Mas os seres humanos tentam comer mesmo quando no sentem que querem ou quando no gostam da comida, acreditando que isso os torna nutridos. Somando-se a isso, tentam usar o mnimo de excesso de energia possvel. Mas o que acontece com o excesso de energia? A resposta que essa energia transforma o sofrimento em doena. Isso acontece com pessoas que como se sabe, dizem: estou mal, estou mal. Quando dizem isso para que os outros saibam que esto sofrendo. De novo essa energia volta para queixas e fala da doena para os outros. E existem algumas pessoas que no se sentem confortveis, a menos que diligentemente procurem algo de errado o tempo todo. Se algum segura a energia excessiva para si mesmo, no se ajuda conduzindo desta maneira. Pessoas com energia excessiva sentem grande dor quando sua aflio trivial e esbanjam suas queixas em cima das pessoas que esto ao seu redor. Como carregam desta maneira, isso se torna verdade e o sofrimento e a dor crescem. O fato de terem fora para aumentar o distrbio prova que tm energia de reserva. Impacientemente ocupar-se de si mesmo resultado de ter excesso de energia. Tudo isso atividade natural de manter a energia em equilbrio. Em outra direo se vivemos plenamente sem pouparmos a ns mesmos, comendo o mnimo possvel, no dormindo demais e, no caso de trabalho fazendo o que possvel, encontraremos por ns mesmos a capacidade de viver calmamente e integrados. Se todos vivessem desta maneira, no pensaramos em empurrar outra pessoa fora do caminho para ganhar algo. necessrio descartar todas as coisas desne-

37

cessrias e viver sem poupar a fora. A pessoa se tornar saudvel se mudar sua maneira bsica de pensamento e exercer sua fora mxima na vida. Agora que a questo de seguir adiante na vidad com fora mxima foi levantada, podemos perguntar as pessoas se realmente vivem pondo adiante sua fora mxima. Quanto mais o meio ambiente adaptado ao homem, menos o ser humano precisa usar sua fora corprea e a fora extra no convertida na fora fsica. O excesso de fora em lees e tigres engrossa e fortifica seus membros e os fazem saudveis. Mas o excesso de energia nos seres humanos no resulta em corpos mais fortes, mas influencia somente suas cabeas que ficam preocupadas com algum que sorri ou est carrancudo ou sobre o que os outros pensam deles. E mais, constantemente abastecem suas reservas de energia, comendo em excesso, dormindo muito e evitando todos os tipos de trabalhos. Provavelmente podemos desatrelar nossa energia excessiva, como uma bomba atmica, se pusermos adiante nossa fora mxima. Mas temos a habilidade de fazer com que a nossa energia durma, no temos? Esse o motivo pelo qual existem casos de pessoas que ficam doentes, ou mesmo pessoas que esperavam morrer no dia seguinte, que se reanimam novamente e depois falam que os guiei. O que fiz para que estas pessoas vivessem? uma habilidade especial? No, no . Uma grvida, por si mesma e no por qualquer outra pessoa, faz o trabalho de parto. Similarmente se fao esforos a favor de algum, o mnimo. Assumindo que possuo algumas prticas que poderiam ser cada vez menos usadas, desde que a pessoa conserve sua fora para viver. Minha tarefa somente apontar o excesso de energia dentro de cada pessoa rumo sade. Em outras palavras, dirigir a fora que provm da doena para a sade. As pessoas podem entender que recorrer doena uma coisa natural, mas quando se tem excesso de energia,

38

a febre por exemplo, somente a expresso natural que reside no corpo para mantlo saudvel por si mesmo. Ento ao cair doente, adoecer e recorrer a doena so atividades naturais que conduzem para o equilbrio. Os braos ganham fora como resultado de trabalho ou crescem fracos quando no so trabalhados. So aspectos da mesma atividade que conforme usada, determina se pessoas se tornam saudveis ou fracas. Por isso que estamos vivos ou que morremos. Existe vida e morte. Onde existe morte, existe vida. Destruio tambm uma atividade construtiva: uma troca de direo pode conduzir a sade. Ento pode-se dizer que h pessoas que morrem como resultado de sua prpria energia. Alguns lugares so notoriamente pontos favoritos para suicdios. Alguns saltam para a morte e por terem muita energia que os fazem querer isso. Tampouco morrer de doena ou cometer suicdio falta de energia. Tenho observado imparcialmente as pessoas por muitos anos, mas raramente tenho visto algum morrer. Soube de centenas de pessoas que morreram, mas considero somente cinco a dez entre eles que realmente morreram. Todo o restante era vtimas de suicdio gradual ou assassinato; eram mortos por sua prpria energia. Usavam do seu prprio excesso de energia para viverem trabalhando favoravelmente a destruio. Quando crianas so levadas para dentro do quarto num dia chuvoso, danificam os mveis ou quebram coisas, no ? a mesma energia com que, de uma outra maneira, estariam brincando felizes juntos. Com a morte o mesmo: ns alcanamos o estgio onde a energia excessiva nos leva a morte. Tenho visto pessoas morrerem porque esvaziaram toda sua energia. A maioria dirige sua energia para viverem rumo morte e avanam para seus tmulos. Isso o que significa suicdio ou assassinato. Ento muitas pessoas se tornam doentes ou morrem de prprio acordo, porque no

39

sabem como usar ou mudar sua energia ou como conduzir seu excesso de energia. Para usar sua fora mxima preciso por em movimento o excesso de energia e mud-la em direo a sade. Podemos considerar isso cautelosamente. Algumas pessoas colocavam o arco japons como um ornamento no pavilho de suas casas. Hoje quando os arcos flechas so removidos, os bambus no perderam sua flexibilidade. o mesmo com o corpo humano. Quando se usa, a energia aumenta, mas quando o corpo est inativo, solta-se toda a tenso e relaxa; diferente de descansar. Em outras palavras, se mantemos a tenso em algumas partes do corpo que no estamos usando, no poderemos aumentar toda nossa energia quando for necessitada. Enquanto estamos constantemente preocupados sobre coisas desnecessrias e ficamos ocupados com a ansiedade, no seremos capazes de usar nossa fora quando necessrio. A pele de gatos levanta-se at as extremidades somente quando so confrontados com um inimigo de que sentem medo, mas os seres humanos mantm sua pele controlada por todo o dia. O homem preocupa-se com o que pensam dele. A mulher preocupa-se tambm com a roupa que lhe cai bem e assim por diante. Tentamos fazer poses, mas nada parece melhor que o resultado. Quando uma mulher veste uma linda roupa, pode se sentir que ficou linda, mas deveramos perceber que s a roupa linda e que a pessoa no mudou muito. Pode passar p em seu rosto ou lpis em seus olhos, mas somente voc quem acredita que algo se transformou. Voc no pode ver seu rosto por si mesma e vendo seu reflexo no espelho, acredita que parece bonita. Mas ningum se torna bonita porque se maquiou. No h nada que supere o natural, um rosto limpo. A razo de preocupar-se em acobertar a naturalidade do seu rosto que constantemente se quer manter a pele levantada como os gatos. No se sente que fcil a menos que se faa alguma coisa. Um dia um homem me deu seu carto de visi-

40

tas que dizia: ex-prefeito da cidade X e ex-presidente da companhia Y e vrias outras coisas. E perguntei: entendi o que voc foi, mas o que agora? Ele se sentiu desconfortvel com um ttulo, ento usou a palavra ex. Sua pele estava levantada at a ponta com respeito ao carto de visitas, no estava? Algumas vezes pensamos que uma boa idia fazer crescer a barba ou carregar um relgio de ouro. Existem os tolos que ficam afetados quando levantam sua pele, mas somente nos esvaziamos quando agimos desta maneira. O gato poderia ficar exausto se mantivesse a pele levantada por seis horas, mas os seres humanos que tm excesso de energia, mantm sua pele levantada por doze a quinze horas algumas vezes por vinte e quatro horas, se sonham com seus dolos ou algo que lhe tiram o sono. Se inflarmos a ns mesmos com isso, no podemos ser capazes de agir quando a ocasio pede. Esse o motivo que no podemos descansar a menos que tiremos nosso excesso de fora. Na hora de por toda sua fora adiante, devemos liberar a fora que tem acumulado nos lugares onde no necessrio e tirar toda fora do nosso corpo. Devemos treinar o corpo para que sua fora possa ser concentrada no momento quando a necessidade chega. No entanto, quando tenta tirar toda sua fora, o pescoo e tronco inferior podem ficar tensos, mesmo acreditando que est completamente relaxado. Se o ressentimento fica em sua mente, no pode relaxar seu plexo solar completamente, seja l o que faa. Pergunte a algum que o plexo solar duro para entregar uma quantia de dinheiro que sempre lhe cobrada. melhor perguntar a ele quando seu plexo solar est relaxado. A mulher cujo plexo solar est duro, no sente nada quando pinta seu rosto e tenta tranqilizar a si mesma dizendo: agora estou mais bonita que antes ou ela tem linhas em seu rosto ou bonita, mas as pernas esto gordas. Se no tensionasse seu plexo solar, no pensaria em falar mal de algumas pessoas e

41

poderia viver num plano de nvel mais alto. Somente o excesso de energia o torna oprimido, no podendo controlar isso. Existem muitas pessoas com corpos que no podem exercer sua fora mxima, porque vrias partes esto inflexveis. Esse o motivo porque comecei a ensinar katsuguen undo, que um mtodo de ativar movimentos do sistema motor extrapiramidal4 e isso auxilia o seitai taiso - os exerccios prticos de seitai. Essas atividades possibilitam relaxar os pontos de tenso no corpo que no podem ser relaxados de outras maneiras. Exerccios de ginstica esto to longe de ser designados em dar fora ao corpo, envolvendo todo seu corpo no movimento. H pessoas que tem muita fora concentrada no seu tronco inferior do lado da sua mo direita e por isso sempre se inclinam para este lado. Essa constrio do lado direito faz com que o corpo fique propenso ou aprenda esta direo. Um dedo da perna direita desta pessoa mais grosso que do outro lado e quando levanta seus braos, o lado esquerdo estica reto, mas o lado direito no; quando estica seus braos atrs do seu corpo, um dos lados no consegue se esticar totalmente. O ponto que mesmo se fizermos exerccios designados para balancear todo o corpo, movemos somente dentro dos limites das tendncias habituais do corpo. Conseqentemente se continuar com esses exerccios, as tendncias tornam-se mais fortes. Como quer que seja, quando o corpo trabalhado racionalmente, a parte tensa habitual do corpo no relaxa. Quando estes so relaxados, a pessoa poder ser completamente sadia. Se as tenses ficam, o corpo no pode mover normalmente. A pessoa tem que liberar as partes tensionadas do corpo e precisa de um mtodo efetivo para esses pontos particulares, o qual difere para cada pessoa. Todas as pessoas so diferentes, justamente como suas faces so diferentes. Algumas pessoas concentram a ateno do corpo todo, no diamante que foi coloca4 O sistema motor est relacionado com o movimento em si. Existem dois tipos: o piramidal e o extrapiramidal que sero falados a seguir. Esse sistema tem relao com o sistema nervoso, mas so sistemas distintos.

42

do em um dos seus dedos e por medo que caa, tensionam seus dedos ainda mais. Desde que os seres humanos se diferenciam em vrios aspectos, existe um ponto que faz com que realizem o mesmo exerccio ou que o faam com o corpo todo; deve-se designar exerccios que sirvam para cada corpo individualizado. Ento designamos um exerccio para cada indivduo, de modo que a tenso que ele acumulou em certas partes, possa ser retirada e que sirva para si mesmo; chamamos este mtodo de katsuguen undo, que consiste em permitir que estas tenses possam ser relaxadas e que a capacidade de cada um possa ser plena. Mas se a pessoa pensa nisso, esse tipo de exerccio parece ser impraticvel e impossvel que possa existir. Isso para cada indivduo e no pode ser feito em conjunto, a menos que se ache os pontos inflexveis de cada corpo; o exerccio designado queles aspectos do funcionamento de cada pessoa, que so hiper ativas ou no suficientemente ativas. Isso uma questo complicada: pensar em insistir em algo que no combina com o indivduo mas combina com todos; algo que ruim para um indivduo, ruim para todos. E algo que dito que serve para todos mas no bom para um indivduo. Ento iniciamos treinando pessoas a estudarem como chegar nesses exerccios individualizados e como guiar seu uso. preciso de dez anos para produzir um desses especialistas. difcil difundir algo por toda parte do mundo quando o mtodo desgastado com o tempo. Todavia, determinei no parar at que as pessoas por toda parte do mundo se tornem fortes, mesmo que isso possa levar trezentos ou quinhentos anos. Peguem duzentos ou trezentos anos para que duas ou trs geraes do Homem mudem e traando trinta ou cinqenta anos de vida para cada gerao, no se pode acompanhar o que importante. Mas se proceder constantemente, isso no difcil.

43

As pessoas falam de se livrar do mundo das doenas. Mas se estudamos somente a cura das doenas, uma nova doena invariavelmente aparece. Isso porque os corpos das pessoas crescem fracos. Em vez de tuberculose, o cncer veio na frente e as neuroses tm se tornado mais freqentes. Se algo feito para desaparecer, algo aparece no lugar. Dezenas e centenas de anos podem passar, as doenas podem aumentar e nunca diminuir. Se os homens continuarem a viver desta maneira como esto fazendo agora, eles se tornaro muito inferiores aos gatos e cachorros e nada poder ser mudado em centenas de anos. Por qu? Porque est fora de cogitao fazer com que o corpo se torne forte por si mesmo. O pensamento onde a fora do corpo possui o incio de vida plena, no entretenimento. As pessoas pensam somente em aderir foras estranhas para o corpo. Penso que se esse tipo de pensamento for disseminado, talvez possa levar algumas centenas de anos para que todos possam se tornar fortes. Este o meu desejo e quero ensinar os exerccios de seitai para as pessoas que depois de entenderem essas idias, queiram levar sua fora mxima adiante ou possam retirar a fora que tem sido acumulada desnecessariamente em certas partes do corpo. Desde que temos designado o katsuguen undo para cada indivduo, percebemos que as posses so os grandes problemas. Mas somos afortunados porque dentro do corpo humano existe uma atividade que realmente o katsuguen undo. Externamente temos aprendido algumas coisas sobre isso: por exemplo, a pessoa que quer dormir profundamente no o pode a menos que liberte seu corpo de toda tenso. Ento quando se levanta pela manh, a pessoa que no tem o corpo flexvel, permanece sem ter dormido profundamente. Entende a razo, no? A menos que a fadiga do corpo seja obstruda em cada parte

44

e a tenso seja dissipada, no se consegue dormir profundamente. Isso o motivo por que as crianas constantemente mudam suas posturas quando esto dormindo. Esse debater e estas reviravoltas, apesar de inconscientes, so katsuguen undo. Existem pessoas que se aliviam das tenses em seus corpos, bocejando e alongandoos por si mesmas, no ? Isso tambm katsuguen undo. Todo mundo faz essas coisas inconscientemente. Seres humanos tm dentro deles este tipo de atividade; por meio do prprio corpo corrigem distores. Se esta atividade fosse feita mais vigorosamente, as pessoas no cairiam sempre doentes. Se algum comer algo ruim, vomitar antes de comear a pensar que poderia ficar doente; ou se tiver chance de adoecer, quando a comida ruim alcanar seu intestino, ter uma diarria. Essa atividade se tornar muito mais animada que numa pessoa regulada. Se esta capacidade for ativada, esse tipo de atividade se manifestar em qualquer corpo, fora do plano que tenha feito. Bocejar, espirrar e tossir todas essas coisas so manifestaes desta atividade. A origem desta atividade est no crebro e na coluna. O crebro e a coluna so os lugares que originam as aes reflexas do corpo. Ento depois de fazer as aes descritas na segunda parte do captulo dois, descanse suas palmas das mos em cima de suas coxas e leve sua cabea para frente e abaixe; relaxe todo seu corpo e no pense em nada em particular. Seu corpo naturalmente comear se mover por ele mesmo. Quando o movimento comea, continue como est. Se fizer isso, as partes de seu corpo que tm algo estranho com elas ou as partes onde a fora insensatamente usada e conseqentemente tensionada e insensvel, sero revividas; esse tipo de movimento natural ocorre e chamamos de katsuguen undo (movimentos que se renovam, revirando tudo). Ao praticar katsuguen undo por trinta anos, tenho preservado minha sade. Nos primeiros dez anos, ocorreram todos

45

os dias. Agora isso no ocorre sempre. Treinando por si mesmo e induzindo inmeras vezes, o movimento se tornar parte de voc e ocorrer quando necessrio, justamente como o bocejo naturalmente ocorre. Desta maneira o corpo naturalmente se ajustar por si mesmo. Quando o corpo alcana isso, podemos consider-lo seitai. Ento se intencionalmente induzir katsuguen undo, ser um processo de treinamento por si mesmo. Se o movimento ocorre naturalmente, fora de sua inteno, gradualmente alcana a condio de seitai. Quando passa por esse processo, o corpo capaz de ficar em p em qualquer dificuldade, necessidade e imposio e isso pode ser chamado de seitai. Katsuguen undo uma atividade que naturalmente existe em seu corpo; isso uma atividade instintiva que mantm o corpo em boas condies. Poderia comparar isso com a vontade de viver.

KATSUGUEN UNDO
COLOCANDO O CORPO EM BOA ORDEM

A proposta de katsuguen undo propriamente ordenar nosso corpo para coloc-lo no estado de seitai. Ordenar o corpo corretamente essencial no somente para a sade: isso condio prvia para uma variedade de atividades. Todas as coisas comeam propriamente de um corpo ordenado.

46

Algum tempo atrs a cantora de pera senhora Yoshito Sato decidiu retornar para o palco aps um perodo fora de circulao. Depois que ordenou seu corpo corretamente, sua voz recuperou sua fora total e seu exemplo encorajou muitos outros cantores a praticar katsuguen undo. Se o corpo ordenado corretamente no sentido de katsuguen undo, pode fazer coisas que tinha se tornado impossvel como resultado da desorganizao que o corpo teve. A organizao do corpo propriamente um pr-requisito para qualquer atividade. Ao ter um corpo que tende a girar para um lado, no pode se movimentar bem; se suas costas esto duras, provavelmente no se pode nadar bem tambm. Portanto ordenar seu corpo benfico no somente para sua sade. Recentemente houve um aumento de nmero de grvidas que ao fazer katsuguen undo, teve maior facilidade para dar luz. Quando seus corpos so corretamente ordenados, o parto simples como deve ser. Algumas mulheres no tm alguns tipos de doenas quando seus corpos esto seitai, nem sofrem dores durante o parto. As pessoas reagem como se existisse algo misterioso nisso, mas simplesmente uma maneira natural de dar luz; depois de tudo cadelas e gatas tm suas crias facilmente e quietas. No h razo porque somente os seres humanos esto sujeitos s dores do parto. Mas por causa dos seus preconceitos, esperam a dor e somente criam isso. As dificuldades nos fazem envergonhar e o medo nos faz tornarmos fracos qualquer apoio de sua mente e qualquer pensamento que venha realmente do corpo, fazem-nos acreditar que as mulheres por si mesmas produzem as dores. Mas quando esto sem esta preocupao, o nascimento do beb se torna sem esforo e quieto. A razo dos nascimentos dos bebs se tornarem dolorosos que a esperada

47

me se esquece quem que faz o parto. Ela se aproxima da experincia como algum que vai para o trabalho pela manh e ento fica sentada, forando o dia todo. Esse o motivo porque a futura me facilmente fica cansada e tem dores de parto. Parir no naturalmente difcil, mas o pensamento o tem tornado difcil. Por isso o katsuguen undo faz dar luz facilmente e algumas pessoas supem que por essa razo que fazem isso. Mas a caracterstica do katsuguen undo que leva o movimento inconsciente do corpo para a ordem e ajusta as partes do corpo que no podem se mover voluntariamente. Isso no especialmente um mtodo de dar luz sem dores, isto , simplesmente se o corpo tem boa ordem, os partos se tornam naturais e fceis. Similarmente isso possibilita ser um bom calgrafo e estar ou sentar ereto. O valor de katsuguen undo no limitado para partos. Recentemente tambm na cura de doenas, em primeiro lugar a idia ter nosso corpo em boa ordem e isso tem se tornado mais amplamente compreendido. De um extremo ao outro, vrias medicinas tm sido usadas para curar as doenas, mas a verdadeira sade dada para a medicina que produzimos em nosso corpo. Todos ns produzimos medicinas caseiras. Mas isso tem sido ignorado e temos usado vrios substitutos. Por exemplo, algumas pessoas tentam curar suas diabetes injetando insulina, na qual derivado de porco ou produzido artificialmente. Fazendo isso, produzem o efeito, transformando somente seu metabolismo e seus corpos se tornam menos capazes de produzir medicinas caseiras. De tempos memoriais as pessoas tentam ser saudveis por si mesmas tendo recursos de vrias medicinas, mas o resultado somente tem sido a criao de doenas individuais. Quais so os agentes externos que as pessoas precisam para curar suas doenas? Precisam usar medicinas para se curarem? Se pensarmos um pouco mais profundamente, devemos

48

trabalhar para que as pessoas recuperem a sade somente pela sua prpria fora fsica. A ferida fecha naturalmente sem dar pontos ou enfaixar; se no fechar naturalmente, no curado. O corpo cura a si mesmo. Se as pessoas pudessem chamar a fora da ao da prpria cura, as coisas seriam simples. Mas tendem a pedir ajuda aos outros para se recuperarem das doenas. Para manter a sade ou por alguns partos serem considerados difceis, o pensamento que so necessrios especialistas. Deve lembrar que se tem um movimento do intestino, voc quem vai fazer o esforo. Pode perguntar a qualquer um: poderia comer metade de minha comida? Ele poder com-la, mas se disser a algum: faa o esforo por mim, ele no poder fazer. Se algum diz: chorarei muito pela coisa que te perturba e procedem as lamentaes, sua aflio no ser removida. Claramente devemos manejar nossos corpos por ns mesmos e para ns mesmos. O mesmo verdade com o seitai: ao querer colocar seu corpo em ordem, deve fazer por si mesmo. errado querer que outra pessoa coloque o seu corpo em ordem para voc. No seitai voc mesmo quem coloca em ordem seu corpo, mas as pessoas cometem erros de pedir auxlio para algum para que faam isso por elas. Muitas pessoas vm e perguntam a mim se posso ajudlos a pr ordem em seus corpos. Antes consentia, mas quando fazia isso para as pessoas, tinha a tarefa de dizer que deveriam fazer por si mesmos e ocupava-me somente para faz-los mais dependentes mim e mais negligentes de sua prpria sade. Isso no leva ningum a lugar nenhum. Voc deve possuir sempre na mente que voc quem tem a responsabilidade pela ordem do seu corpo. Viver requer cuidar de seu corpo por si mesmo e fazer o que necessrio para manter seu corpo na condio apropriada. Enquanto somos vivos, naturalmente ordenamos nosso corpo. Ao realizarmos isso, colocamos o nosso corpo naturalmente em ordem e no precisamos

49

de nenhuma assistncia externa. Pessoas que estudam para organizar seus prprios corpos, podem ajust-los para quaisquer condies em qualquer lugar que vo. No existe nada que os preocupe. Todo mundo naturalmente possui este tipo de capacidade. O corpo que estiver em condio natural, v a doena como uma atividade que naturalmente o organiza. Existe um aparelho que chamado de estabilografia que mede a massa muscular e pode avaliar se a distribuio corporal est bem equilibrada. Por exemplo, uma pessoa pode medir o quanto o equilbrio do corpo tende para a esquerda ou para a direita. Se estiver numa extrema posio, poder desenvolver diarria e quando a diarria terminar, poder perceber que seu equilbrio foi alterado. Ou se tem a tendncia de inclinar-se muito para frente ou para trs, poder desenvolver um resfriado e descobrir depois que esta tendncia foi corrigida. Ento tenho pensado que vrias indisposies significam que estamos corrigindo o desequilbrio no corpo. Para mim doenas so indcios para a correo das tendncias do corpo e esses perodos5 organizam o corpo, podendo-se manter na condio seitai. Mas algumas pessoas entendem mal o que estou fazendo e tem a iluso que precisam de ajuda de algum para organizar seus corpos ou pior, insistem que seus corpos devem ser tratados por algum. para isso que so profissionais. dizem. Mas se tem coceira, somente voc sabe o quanto est coando e quando pra de coar. Se coar as costas de algum, no poder dizer por quanto tempo deve fazer isso ou como difcil saber quando parar; no dever saber exatamente onde coa na outra pessoa. De novo possvel saber de si mesmo imediatamente, se quer comer carne ou vegetais, mas se quer saber o que algum gostaria de comer, no existe outra maneira a no ser perguntar diretamente ou a menos que tenha todo tipo de equipamento moderno. Voc a nica pessoa que sabe sobre
5

Quando algum est doente.

50

voc mesma. Por que espera que outra pessoa trabalhe para voc? A Cincia sobre o corpo humano deriva de observaes de corpos mortos, de observaes feitas no curso de dissecamento aps a morte. Adicionamos suposies da cincia que pegamos dos corpos mortos. Isso base do acesso para admitir que nossa cincia suposies. Cortar um gato ao meio, ele desaparecer, no miar ou chicotear mais o rabo. Pode cortar o peixe em dois para com-lo. Ao quererem algo vivo, no deve cort-lo. Existe uma velha histria sobre um monge zen chamado Nanzen que cortou um gato ao meio aps ver dois grupos de discpulos discutindo. Depois os discpulos levaram o gato morto que agora o olhavam em vo. O gato que foi cortado ao meio, no existe mais. No h senso em dividir uma criatura viva em dois. Contudo, a concepo persiste que as coisas vivas devem ser estudadas parte por parte. Atrs desse caminho h a noo que coisas vivas so meramente objetos. Os proponentes dessa maneira no podem ver o trabalho interno do corpo vivo e a fora, que vida em si mesma, no pode ser realizada. Para realizar a vida por si mesma, pensar em termos de organizao do corpo, estimulando essa capacidade natural, em vez de cortarem coisas fora e recolocarem tudo junto novamente. Ao atribuir a importncia para o fato que seu corpo vivo, sua atitude ser radicalmente diferente. Uma pessoa ouve que medicina benfico para recuperar as deficincias. De fato se usar cido quando sua acidez do seu corpo lenta, seu corpo produzir menos cido por ele mesmo. E se no usa seus membros, estes se tornaro mais finos. Ento melhor dizer: comearei andando com minhas prprias pernas e tornar-se-o mais fortes. Esse um fato: andar torna as pernas mais fortes. Pode se empanturrar com alimentos no desejo de se sentir nutrido, mas a

51

funo natural do corpo se livrar dos excessos de nutrientes. Quanto mais come em excesso, a absoro de nutriente no corpo torna-se menos eficiente. E quanto mais dorme em excesso, seu sono torna-se menos revigorante. tolice pensar que muita comida e dormir demasiado mantero voc saudvel pelo contrrio. Comer menos, trabalhar mais e dormir menos, o tornar saudvel, genuinamente mais saudvel. Mas no momento atual as pessoas pensam diferente. Pensam que devem se empanturrar com comida, dormir o mximo possvel, trabalhar o menos possvel, evitar extremos de frio e calor, evitar climas midos por isso poderia dizer que crime ensinar s pessoas que comer e dormir excessivamente manter sua sade e curar suas doenas. O homem nasce com a habilidade de manter seu corpo saudvel e a desordem curada naturalmente dentro de qualquer tratamento. Ao comer algo ruim, o corpo vomita fora do seu prprio modo. Vomitar o mtodo de defesa do estmago, de se livrar de coisas que so inconvenientes para o corpo. Ento devemos agradecer nosso estmago quando vomitamos. Mas as pessoas dizem que existe algo de errado com ele. De novo se algo prejudicial vai dentro do intestino, possvel ter diarria: o corpo faz todos os esforos para se livrar da substncia prejudicial imediatamente e deveria agradecer seu intestino pelo trabalho que est fazendo. Quando se tem amidalite, o guardio do corpo fica bravo, inflamando as amdalas. O corpo desenvolve a febre para tentar com toda fora expulsar os germes e manter seu corpo em ordem. Mas em vez de agradecer suas amdalas, cortam-nas ou eliminam-nas. Mas em todos esses casos, penso que o erro j foi feito. Se mantivssemos os olhos fechados para as coisas que dizem respeito sade, deveramos ver que todas as atividades do nosso corpo so geradas para manter a sade. Se algo entrou em seus

52

olhos, estes so umedecidos, lavando-os para fora. Se alguma poeira entra em seu nariz, espirra para limp-lo. Existem todos os processos de seitai, portanto devemos agradec-los. Nossos corpos fazem essas coisas espontaneamente. Aes conscientes so feitas com base no conhecimento, mas as atividades naturais do corpo coisas como vomitar, arrebatar a mo diante um forno quente, espirrar, lacrimejar so todos feitos sem inteno. Essas coisas que mantm o corpo na condio normal so atividades do sistema motor extrapiramidal. Os movimentos que derivam do sistema piramidal so movimentos conscientes dos braos e das pernas. O lado direito do crebro responsvel pelo movimento consciente do lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo do crebro responsvel pelo movimento consciente do lado direito do corpo. Os movimentos derivam do sistema motor piramidal que podem ser feitos intencionalmente com base no conhecimento, podendo us-los tanto para desordenar o corpo como fazer o corpo melhor. Mas a atividade inconsciente deriva do sistema motor extrapiramidal e sempre est trabalhando para melhorar o corpo. por causa desta atividade que gatas tm pouca dificuldade de parir seus filhotes, que cachorros comem grama para poderem vomitar, que urso emite um som agudo e que pssaros se banham na gua. Cada um reage de sua maneira, podendo mant-los saudveis. Aes conscientes so diferentes. O katsuguen undo que tem sido demonstrado um movimento dado pelo sistema motor extrapiramidal. um movimento que educa e faz sensvel o sistema motor extrapiramidal. Se sua capacidade corporal de ordenar a si mesmo se torna sensvel, seu corpo naturalmente manter por si mesmo a condio normal. isso que ensino, mas s vezes isso propagado como um mtodo para manuteno da sade. Mas penso que as pessoas no precisam de qualquer mtodo

53

para se manter saudveis; as pessoas tentam inventar tais mtodos, de modo que distanciam ainda mais. Caso se evite frmulas e se viva todas as coisas inconscientes, tornar-se- saudvel de maneira natural. Isso o que tenho falado. Certamente, no estou propondo isso como um mtodo de se manter saudvel. Novamente algumas pessoas vem katsuguen undo como um mtodo de cura de doenas. Mas firmemente acredito que doenas curam por si mesmas naturalmente e no precisam ser curadas. De fato acredito que doena a maneira do corpo corrigir a prpria distoro. No se faz katsuguen undo com a proposta de curar o corpo de doenas. Pessoas impacientes imaginam que tm uma boa sade porque nunca ficam doentes. Se o corpo sensvel para estmulos ruins, resiste, supera e ordena por si mesmo, a proteo do corpo trabalha e a doena passa direto. Se seu sistema motor extrapiramidal se torna entorpecido, inativo - no entra em estado febril quando infectado diretamente por algo, no vomita aps comer comida estragada ou no tem diarria depois de comer alimentos ruins que chegam nos intestinos - seu metabolismo pode estar inativo e seu corpo no faz excreo dos velhos suprfluos. Este tipo de pensamento pode ensin-lo a supor que saudvel e que no existem sinais evidentes que algo esteja errado. Mas um dia ter uma doena sria. As doenas difundidas atualmente como cncer, cirroses do fgado e leucemia, tm uma coisa em comum. Geralmente ocorrem nas pessoas cujos corpos se tornaram insensveis. As pessoas que caem doentes somente uma vez em cada dez ou vinte anos so fortes candidatos para doenas como estas. Portanto essas pessoas esto erradas quando supem que se no caem doentes so fortes. Existe algo insensvel em seus corpos; so insensveis aos estmulos e seus corpos no tm senso de irregularidade. Se o leproso ferido, no sente dor. Se o corpo no sente que algo est erra-

54

do, a restaurao da fora no acontece. O corpo somente reage se pode sentir que algo irregular. Portanto errado supor que saudvel quando seu corpo no sensvel o bastante para sentir que algo est errado. Esse o motivo pelo qual penso que o estado de nunca ficar doente talvez por si mesmo uma doena. Algumas pessoas sofrem diante da doena sem nunca ficarem doentes. Mas se faz katsuguen undo, seu corpo torna-se sensvel para as irregularidades. Geralmente isso acontece quando de repente explode uma dor diante um lapso ou um dano de certa idade que volta a doer. O que acontece que o corpo se torna sensvel, pegando um resfriado ou tendo uma diarria. Isso significa que seu corpo se torna mais sensvel para as anormalidades e por isso que sua fora de recuperao se torna ativa. necessrio fazer o sistema motor extrapiramidal ficar sensvel para que a fora de recuperao do corpo surja naturalmente para corrigir qualquer pequena anormalidade. Este o ponto de vista porque ensino katsuguen undo. No entanto algumas pessoas pensam que um mtodo de curar doenas. Mas doena uma coisa que tm que passar direto; no algo que tem que ser curado. Portanto torna-se sensvel doena tambm. No muito tempo atrs, um homem disse ter batido o nariz e feito katsuguen undo. Aps trs dias o katsuguen undo espontaneamente ocorreu e seu corpo se movimentou violentamente. Ento teve um acesso de espirros e do seu nariz voaram uma inchao de goma de mascar. Isso era a finalizao de sua coliso. Mas ele insistiu que nunca tinha mastigado uma goma. Voc no produz goma em seu corpo. Tem certeza que era goma? perguntei depois. Ele disse que tinha analisado e que no compreendia. Mas insisti dizendo: voc mastigou isso. Ento lembrou-se do que fez

55

nos ltimos trs anos: enquanto mastigava a goma de mascar, iniciou algo e se esqueceu onde foi parar a goma. Ele disse que o aborrecimento com seu nariz comeou quando usou um spray nasal para mant-lo limpo. Falei que seu aborrecimento no era o impacto do nariz, mas a goma mastigada que se encontrava no nariz. Objetos que se alojam no corpo durante um longo tempo, saem quando nossa sensibilidade restaurada. Uma pessoa espirra quando as partculas entram em seu nariz; quando o pedao de goma de mascar se alojou dentro do nariz do homem, ele naturalmente espirrou continuamente at se livrar disso. Mas seu corpo no era sensvel o suficiente para reagir desta maneira, ento resultou numa condio anormal. Em outra ocasio um pedao de vidro saiu do olho de uma criana aps ter feito katsuguen undo. Deste modo, quando o corpo se torna sensvel significa que ele mantm por ele mesmo uma condio normal. As pessoas que dizem que nunca ficam doentes ou que se vangloriam de seus corpos robustos so geralmente mais fracos que os outros. Deveria ter um corpo sensvel, pronto para reagir para as chances - um corpo flexvel o bastante para se expandir e se contrair. O estado do corpo para ser seitai. No tem que ser construdo e endurecido. O corpo muscular que vemos nas esttuas dos guardies nos portais dos templos no so necessariamente saudveis. Mulheres devem ter o tipo de corpo natural para as mulheres e homens devem ter o tipo de corpo natural para homens. E que ambos, homens e mulheres, devem ter flexibilidade e sensibilidade. O katsuguen undo indicado para isso. Aborreo-me quando vejo as pessoas ver o katsuguen undo como um mtodo de restabelecimento da sade ou como algum tipo de mgica que cura tudo ou como o significado de vida longa. Algumas pessoas

56

fazem katsuguen undo todos os dias e dizem: isso meu exerccio de sade. Mas katsuguen undo significa a capacidade de, por exemplo, naturalmente vomitar quando se come algo ruim. Ento necessrio praticar o katsuguen undo todos os dias durante um perodo inicial. O katsuguen undo ocorre espontaneamente em resposta a algo: voc no precisa treinar a si mesmo. A idia de que algum mtodo especial necessrio para manter sua sade por si mesma errada. Quando naturalmente se vomita, se tem diarria, febre, o corpo reage, sendo sensvel para as pequenas oportunidades fsicas, o katsuguen undo ocorre naturalmente e no preciso fazer mais do que isto. Ento espero que se use o katsuguen undo como um exerccio para a construo da sensibilidade e resposta do corpo. Ao fazer isso, tornar-nos-emos saudveis naturalmente. Geralmente todos que vm at mim e pedem minha ajuda, acham que cuidarem de si mesmos os aborrecem. Mas isto errado. Ao determinar fazer seu corpo saudvel por si mesmo, fazendo o melhor de si e apesar disto achar que sua fora insuficiente, poderei ajud-lo; ou sente que no sabe o suficiente e quer aprender mais, ensinarei. Mas no existe esperana se a pessoa apenas quer algum para encobrir sua prpria negligncia ou se depende de algum para ordenar seu corpo para voc, sem fazer esforo por si mesmo. Neste caso prefervel ir ao mdico ou ao farmacutico para se medicar. O meu ensino que todos tm habilidade de se manter por si mesmos saudveis. Em primeiro lugar quero que se conscientizem que tm esta fora e podem desenvolver esta habilidade plenamente. No entanto por mais esforos que eu faa, posso somente ministrar a prtica que atenda s necessidades de um nmero limitado de pessoas. Mas existem bilhes de pessoas no mundo. Cada pessoa precisa cui-

57

dar de si mesma. Se cada pessoa fizer isso, ser a base para ajudar bilhes de outras pessoas. Mas se for para tentar cuidar de algum, bvio que preciso ser capaz de lidar com algumas centenas de pessoas em toda minha vida e dessa maneira poderia formar uma opinio errnea. Ento espero que a pessoa venha at mim somente aps ter feito um grande esforo e ao perceber que no pode achar o caminho na frente de si mesmo. Ao ver que a situao est alm de sua competncia, o ajudarei. Aborrece-me quando algum vem at mim para ajud-lo sem ter feito o menor esforo por si mesmo e espera que eu faa tudo por ele. Isso no o que fao aqui. Quero que seja possvel que muitas pessoas tenham a capacidade de viver com uma boa sade e considerem que possam ter esta capacidade como for possvel. Mas pensando sozinho limitado. Quero mostrar a voc como naturalmente feito e como natural ordenar seu prprio corpo, fazendo-se mover espontaneamente por si mesmo. Num determinado momento far por si mesmo. Atualmente quando experimentar isso, quero que olhe de novo para a fora de seu prprio corpo e use-a, que o caminho para a sade se abrir. No estou dizendo: absolutamente tem que fazer katsuguen undo para a fora surgir espontaneamente dentro da pessoa. O beb vomita quando tem algo desagradvel no seu corpo. Ces e gatos tambm. Mas existem pessoas que no podem vomitar quando precisam, porque protegem a si mesmos contra coisas por muito tempo ou por estarem convencidas que vomitar assustador; tomam plulas para reprimirem o vmito. O katsuguen undo no ocorre nas pessoas que entorpecem desta maneira. Katsuguen undo pode ocorrer em qualquer um que a mente esteja completa-

58

mente tranquila. Chamamos este estado de tenshin. Podemos alcanar este tipo de mente que tnhamos antes de nascer, onde no se pensa em nada em particular, ento o katsuguen undo surgir. Pessoas que sofrem de insnia precisam esvaziar suas mentes de qualquer pensamento antes de irem dormir. Quanto mais preocupado em dormir rapidamente ou sobre as horas que deve acordar, ser menos capaz de dormir. Mas ao pensar, ah, no consigo dormir, justamente quando isso cruza na mente, a tenso subitamente desaparece e cair num sono profundo. Similarmente quando sua mente esvaziada, katsuguen undo comea. Se o sistema motor extrapiramidal estiver danificado por falta de uso ou por negligncia, alguns corpos tornam-se completamente insensveis como as pessoas que no relaxam totalmente. No podem esvaziar suas mentes e alcanar o tenshin; esto sempre preocupadas com os olhos que os vem ou sobre o que esto falando delas ou sobre o pedao de bolo que esqueceu na geladeira pode ser comido por algum. Katsuguen undo no ocorre em pessoas doentias ou que so desta maneira. Katsuguen undo uma coisa instintiva e s ocorrer quando se entender o que estou dizendo. Isso no ocorre meramente porque entendeu. De fato em algumas pessoas que tentam entender a qualquer custo, isso no ocorre. O katsuguen undo no vem como resultado de esforo, mas natural e espontaneamente. Ao tentar forar que ele ocorra, isso como tentar forar a si mesmo a ir dormir exatamente s nove horas. Se sua inteno to forte, o resultado no ser como quer. Katsuguen undo natural. No pode forar a vir. Tentando for-lo para acontecer, parecer como o pensamento: so nove horas por isso vou dormir, fazendo um esforo para realiz-lo. A conscincia de algumas pessoas sobre o que esto fazendo muito grande. Neste estgio o movimento no ocorre.

59

O katsuguen undo ocorre naturalmente e qualquer um pode experimentar isso, tensionando seu corpo o mximo possvel e subitamente relaxando-o. Realizando a tenso, esvazia-se a mente e quando a mente um espao vazio, katsuguen undo ocorre. As pessoas que podem esvaziar suas mentes e se tornam relaxadas, no tero problemas. Mas algumas pessoas dizem a si mesmas: ento o que preciso fazer depois? E comeam a olhar ao redor ou imaginam que esto completamente relaxados, quando seus corpos esto rgidos com tenses. O katsuguen undo no ocorrer neles. Hoje as pessoas concentram-se em curar doenas e tomam medicamentos mais fortes quando deveriam fazer seus corpos mais flexveis. Estreptomicina e penicilina so usadas sem controle e o resultado que os germes que eram resistentes desses antibiticos apareceram. Agora, por exemplo, existe um tipo de gonorria que no pode ser curada com penicilina e est se propagando. E o corpo humano torna-se cada vez mais vulnervel para as doenas. Isso mostra que o conhecimento isolado da medicina e das doenas no suficiente para manter a sade. Assim comea a ficar muito caro supor que no pode ser saudvel, a menos que todos os germes estejam mortos. Quanto ridculo pensar que sua sade depende da destruio de todas as bactrias que so menores que os bebs. Ao contrrio, podemos pegar as bactrias que ficam dentro dos nossos corpos e coloc-las trabalhando beneficamente. De fato as bactrias do clon ajudam na digesto de alimentos, decompondo nutrientes no sistema digestivo. Mas quando nossos corpos so fracos, a mesma bactria pode causar inflamao no limbo ou nas juntas. Quando o corpo forte, a bactria trabalha beneficamente tambm. uma maneira distorcida de pensar que ao tor-

60

narmos mais fracos, no podemos resistir aos germes e que nosso nico recurso matlos. Penso que o tempo de olhar para trs, no passado, para resgatar os velhos tempos quando considervamos propriamente a ordem dos nossos corpos.

COMO INDUZIR O KATSUGUEN UNDO

Dois exerccios preparatrios: primeiro a respirao e segundo, a toro.

1. A | Em seiza - sentando-se no cho em cima das barrigas das pernas. Suas coxas no devem estar fechadas ou abertas demais. Deve-se ser capaz de colocar os dois pulsos juntos entre suas coxas (as pessoas que acham esta posio difcil, podem se sentar no cho desta maneira com o auxlio de almofadas). 1. B | Toca-se o mizoochi - numa medida de trs dedos para baixo a partir da parte mais baixa do esterno (estrutura cartilaginosa que liga na frente das costelas), voc poder achar um lugar que pode ser pressionado para dentro mais facilmente que a rea ao redor. Primeiro pr os dedos6 de cada mo nesta rea onde as digitais destes dedos se sobrepem, tocando a parte descrita. (fig.1) 1. C | Inspira-se profundamente a partir do estmago e exala-se o ar lentamente pela boca, curvando-se para a frente e seus dedos so gentilmente pressionados no lugar mencionado. Expira-se completamente, levando o tempo que for necessrio. (figs.2-4) Depois, sacar7 seus dedos nuki - e seu corpo naturalmente inspira, subindo o tronco at ficar ereto. Se fizer trs ou quatro vezes, o plexo solar se
6 7

Indicadores, mdios e anulares. Como uma rolha.

61

tornar relaxado e o bocejo naturalmente iniciar.


figs. 1 figs. 2-4

Carla Angulo

| Outro exerccio a toro onde a fora emitida e concentrada na

parte baixa do tronco. Ajoelhando-se tranqilo (ou sentado), gira-se a cabea para trs, torcendo lentamente o tronco, indo at o ponto mximo de tenso e abruptamente solta. Fazer isso trs ou quatro vezes alternadamente para cada lado: esquerdadireita. (figs. 5-7)
figs. 5-7

Carla Angulo

Os dois exerccios escritos anteriormente relaxam o plexo solar.

62

Induzindo o katsuguen undo:

| O passo seguinte o exerccio que realmente induz o katsuguen undo.

Estimulando o corpo numa maneira antinatural, o corpo por si mesmo se sente obrigado a corrigir a distoro. Feche as mos, segurando os polegares com os dedos. (figs. 8-9) Ao inspirar, eleve os dois braos paralelamente na altura dos ombros. (fig.10) Ento expirando de maneira controlada, traga seus braos para trs como se quisesse juntar seus ombros. (figs.11-12). O tempo disso quando o ponto de tenso mxima atingido, o ar totalmente expirado do corpo e abruptamente solta o movimento, inspirando naturalmente. (fig.13) O exerccio todo deve ser contnuo e no deve parar em nenhum ponto. Fazer este exerccio no mximo trs vezes.
figs. 8-9

figs. 10

figs. 11-13

Carla Angulo

63

| Adote qualquer posio que seja confortvel (ajoelhado, sentado ou

apenas estando), deixando as mos em posio de repouso em cima das coxas. Feche os olhos. Relaxe completamente a parte superior e no pense nada em particular (fig.14) e o katsuguen undo comear naturalmente. Ao comear, no tente controllo, mas siga o processo naturalmente. (fig.15-16)

fig. 14

figs. 15-16

Carla Angulo

Quando o movimento acaba

O movimento mais cedo ou mais tarde terminar naturalmente, mas ele pode ser parado a qualquer momento. A ao seguinte deve ser tomada depois que o movimento terminou naturalmente ou foi ordenado a parar.

Mantendo-se os olhos fechados:

64

1 2

| Inspire profundamente. | Aps segurar a respirao momentaneamente, subitamente a partir do

estmago, emita um som de Uuuummmuh e ao mesmo tempo force a respirao para abaixo do abdmen, concentrando a fora nesta rea. Deve ser um som curto e abruptamente cortado na garganta, vindo a partir do estmago. 3 | Mantenha a tenso abaixo do abdmen, abra os olhos um de cada vez

e expire lentamente. 4 | Aps abrir os olhos, perceba onde est e mantenha-se completamen-

te relaxado. Depois de um tempo, se ver que o movimento continua ou se sente tontura, bata no ombro esquerdo violentamente com a mo direita. E pode se levantar.

Katsuguen undo Recproco

Para duas pessoas: melhor que cada um tenha feito katsuguen undo individualmente antes. Antes de induzir o movimento, os exerccios preparatrios descritos anteriormente devem ter sido feitos por ambos.
Reverncia feita antes e depois de qualquer prtica conjunta

Carla Angulo

| Uma pessoa se levanta e fica de p atrs do outro, que deve estar em

seiza ou nesta posio com o auxlio de almofada. (fig.17)

65

| A pessoa que est atrs deve pr suas mos na cabea da pessoa da

frente com seus dedos apontando para baixo, ao lado do rosto do companheiro. Os polegares devem ser colocados nos pontos de interseco entre a linha imaginria cortando a cabea, dividindo em frente e trs e duas linhas paralelas vindas posteriormente da cabea para os centros dos olhos. (fig.18) Os polegares no precisam estar exatamente nestes pontos mapeados na prtica do katsuguen undo recproco.
fig. 17 fig. 18

Carla Angulo

| O parceiro de trs conta lentamente na cabea at vinte e

gradualmente aumenta a presso de seus polegares nestes pontos que deve ser sempre leve. Conta at cinco e gradualmente reduz a presso. Deve repetir a seqncia por quatro vezes. 4 | O parceiro de trs deve se sentar em seiza, colocando suas mos leve-

mente sobre as costas do outro e fecha seus olhos. (fig.19) Katsuguen undo naturalmente iniciar. Quando estiver comeado, no deve controlar os movimentos de seu parceiro e nem os prprios. (figs.20-22) 5 | O movimento percorre seu curso e ambos devem fazer as aes des-

critas anteriormente com o ttulo: quando o movimento acaba. (fig.23)

66

fig. 19

figs. 20-22

fig. 23

Carla Angulo

REAES AO KATSUGUEN UNDO

Ao continuarmos praticando katsuguen undo e katsuguen undo recproco, os corpos tornam-se mais sensveis e ativos; intensificando os processos de manuteno da sade. Como resultado ocorrem vrias alteraes no corpo que so denominadas reaes.

67

Relaxamento

Na primeira reao a pessoa sente-se entorpecida e sonolenta. A sensao que seu corpo est cansado por dentro, mas em algum lugar h uma sensao boa. Chamamos esta primeira reao de perodo de relaxamento; durante esse estado, por mais que dormimos, continuamos com vontade de dormir. De fato, conseguimos dormir indefinidamente. Nosso apetite desaparece e a caracterstica dessa fase a sonolncia muito grande a ponto de fazer a pessoa se esquecer at mesmo de comer. O corpo inteiro relaxa completamente como a sensao aps um banho de banheira ou sono profundo.

Sensibilidade Intensa

A segunda reao consiste no perodo de sensibilidade intensa. A pessoa comea sentir como se houvesse gua correndo por debaixo da pele do seu corpo ou sente-se frio. Quando ocorre esta sensao, pode-se dizer que a pessoa entrou no perodo de sensibilidade intensa. Neste estado pode-se passar por mudanas: a temperatura do corpo pode aumentar, pode-se ter diarria, suor pelo corpo todo, dores em vrios lugares e s vezes, febre muito alta. Esta reao consiste no segundo perodo, cuja caracterstica o estado de sensibilidade intensa no corpo inteiro. Por exemplo, se um dente di ao entrar na fase de relaxamento, a dor desaparece. No entanto, quando pensa que a dor parou, volta com maior intensidade e a regio se torna mais sensvel, acompanhando de inchao; mas ao ultrapassar este estgio, produzida uma intensa salivao e em seguida a

68

dor desaparece. Essa ltima reao descrita a reao de excreo. O segundo perodo pode durar um dia inteiro ou durar meses. Ou seja, durante a fase de sensibilidade, podem surgir dores, inchao, frio e as mudanas que surgem se assemelham aos sintomas de doenas agudas.

Excreo (limpeza)

Depois de passar pelas duas primeiras reaes, vem a terceira, o perodo de excreo. Nesse perodo as substncias inaproveitveis e nocivas so excretadas fora do corpo. Por exemplo, uma pessoa com alguma disfuno no sistema nervoso, ao atingir este perodo, sofre vrias alteraes na pele. Da mesma forma quando existe algum problema nos rgos respiratrios ou vias urinrias, tambm ocorrem alteraes na pele, embora geralmente estas acabem passando sob a forma de eliminao de suor. Ou seja, o perodo de excreo acontece bastante, mas podemos identificlo como sendo uma reao de katsuguen undo porque ocorre a excreo.

Observaes e precaues nos perodos de reaes

Durante as reaes as roupas ntimas ficam sujas, as unhas crescem mais frgeis, a caspa aumenta e se percebe um certo odor exalado pelo corpo. As pessoas com formao de clculos da vescula, do fgado ou da bexiga, vo expelindo todas as pedras aos poucos. No entanto, no perodo de ocorrncia de reaes deste tipo, como a eliminao dos clculos, geralmente no vem em pedaos, mas freqentemente toma a forma de urina com forte odor. Se a pessoa for do tipo agitada, pode s vezes

69

ocorrer que o clculo biliar ou da bexiga saia em pedaos mesmo. Uma pessoa diz ter eliminado uma pedra da bexiga do tamanho de um feijo grande; enquanto outra afirma haver eliminado trinta e seis clculos vesiculares; outra teve diarria com um volume correspondente a trs baldes; outro, a gua que escorreu do seu nariz encheu a pia. Em qualquer caso, quando chega neste perodo, pode-se sentir aliviado porque est melhorando. As pessoas se sentem desorientadas se no forem alertadas a respeito das reaes. Antes de surgir a reao de sensibilidade intensa, a pessoa sente-se extremamente bem, como se estivesse nas nuvens, mas sobrevm a reao de sensibilidade. Primeiramente vrios lugares comeam a doer. A dor de uma batida sofrida a uns dez anos atrs poder ressurgir por incrvel que parea. Por isso antes de fazer o katsuguen undo, necessrio orientar as pessoas desde o incio, alertando-as das reaes que ocorrem. Mas a maioria das pessoas passa por este perodo sem saber o que realmente acontece. bom que se conhea anteriormente as dicas para a superao das reaes. Durante o perodo da reao de relaxamento, o fator mais importante o relaxamento. Se sentir sono, durma; ao se sentir fatigado, deite-se; se no sentir fome, no coma. Na transio do perodo de relaxamento ao perodo de sensibilidade ter uma sensao como se houvesse gua escorrendo por baixo da pele, sentindo particularmente um pouco de frio e uma inquietao. Neste momento h pessoas que podero sentir um frio intenso. Neste caso melhor ficar o mais quieto possvel. essencial proteger-se para no se resfriar, no apanhando correntes de ar frio e principalmente no pegar vento frio com o corpo suado. Alm disso deve tomar muito cuidado com qualquer resfriamento do corpo. Nesse perodo deve ter conscincia da

70

necessidade de descansar o corpo; essa a principal medida a tomar para superar o perodo de relaxamento. A propsito, durante o perodo de relaxamento pode fazer yuki-ho com a durao maior. Ao entrar no perodo de sensibilidade, surgem dores em vrios lugares e a temperatura do corpo sobe. A febre aparece aps a sensao de frio intenso. No necessrio ficar de cama, basta continuar fazendo suas atividades como de hbito. Mesmo que a febre atinja mais de quarenta graus centgrados, enquanto houver febre, no h com que se preocupar, podendo permanecer ativo. Quando se dorme, pelo contrrio, a superao prejudicada. Muitas vezes quando a febre surge, as pessoas logo se deitam, mas um erro. Antes que a febre aparea, preciso descansar e manter o corpo aquecido. Mas assim que ela surge, melhor se levantar. Provavelmente sentir mais confortvel se fizer isso, ou seja, no necessrio descansar se sente que no precisa. A seguir vem o perodo de excreo. Neste perodo os lugares tensos do corpo so liberados e ocorre a excreo. Durante o perodo de relaxamento o corpo se torna muito relaxado, mas no perodo de excreo, no mesmo tempo que a tenso liberada, o suor aflora. As funes de excreo do corpo inteiro ficam mais ativas, podendo ocorrer fezes excretadas, apresentando uma cor forte ou uma diarria intensa. Quando o corpo relaxa, a excreo ocorre rapidamente e a excreo resulta no relaxamento. Pontos que no costumam relaxar facilmente acabam se soltando quando ocorre a excreo. At ombros enrijecidos, pescoo duro e outros pontos difceis relaxam totalmente. Na transio da fase de sensibilidade para a fase de excreo, s vezes a pessoa pode ter febre, mas no h necessidade de se recorrer a nenhum artifcio para abaix-

71

la. Para superar o perodo das reaes adequadamente, o ideal fazer shizen gyoki - passando o ki pela coluna8. Desta forma o relaxamento rpido, assim como a excreo. Especificaremos alguns mtodos de superao das reaes: quando h dores de garganta, dores nas vias urinrias etc., indicado o banho quente de imerso9. feito com gua quente cobrindo at os tornozelos durante seis a oito minutos. A temperatura da gua deve ser dois graus acima da temperatura usual do banho de banheira. Para evitar que a gua esfrie mais que a temperatura normal, deve ir adicionando gua quente. Aps seis minutos, secar bem os ps com uma toalha seca, podendo acontecer de um p ficar vermelho e o outro no. Neste caso deixe imerso por mais dois minutos o p no avermelhado. Em seguida beba gua e durma que o processo ser completamente sanado. Da mesma forma, as pessoas com problemas nos rgos digestivos devem fazer o banho quente de imerso dos ps at a altura dos joelhos. Se tiver febre alta, use uma toalha umedecida em gua quente e coloque atrs da nuca. A toalha deve ir sendo trocada para manter a regio aquecida por cerca de quarenta minutos. Tal procedimento utilizado quando a febre ainda no passou dos trinta e nove graus centgrados e precisa de ajuda. Quando se aquece a nuca, a febre sobe at um determinado grau e em seguida, desce de uma vez. At que se atinja esse estgio, alm de se manter acordado, relaxe e mantenha-se de maneira natural. No perodo da reao de excreo, as fezes podem apresentar cinco coloraes: vermelha, amarela, verde, marrom e completamente preta. A urina tambm pode apresentar vrias cores. Algumas pessoas urinam completamente preto. Uma senhora idosa com um tumor canceroso no fgado apresentou excrees com uma forte colorao amarela: a urina, o suor e at mesmo a tolha ficaram amarelos. Assim
8 9

Fazer o movimento de induo do katsuguen undo, s que inspirando pelo nariz. Escalda-ps.

72

que passou essa reao, o tumor regrediu e ficou se sentindo muito melhor. Um ano transcorreu sem problemas, mas na primavera do ano seguinte, novamente o suor voltou a apresentar cor amarela forte, a urina cor marrom, surgiram erupes pelo corpo inteiro, como se fosse uma doena e sua toalha ficou novamente tingida de amarelo. A senhora mal suportando a situao, consultou-me e a novamente, o tumor diminuiu de repente. Este ciclo repetiu-se por sete anos, convivendo com o tumor dessa maneira at os seus setenta e nove anos de idade. No ano em que completou setenta e nove anos, fui obrigado a me mudar por causa da guerra e como ela tambm foi evacuada para longe, acabamos nos distanciando. Depois disso recebi uma carta na qual dizia: este ano no houve reao. Nada ficou amarelo. No h erupes na pele. No tive at agora ano to limpo como este. Disse s suas filhas que caso no houvesse reao, era preciso tomar cuidado, que por volta deste ano, ela poderia falecer. Passados dois anos a senhora faleceu aos oitenta e um anos de idade. Faleceu depois de terminarem as reaes, quando finalmente ficou limpa. No entanto a sua autpsia no indicou o motivo da sua morte. Parece-me que a nica explicao que viveu completamente a sua vida e que a reao de excreo, que se repetiu por vrias vezes, diminuiu o tumor do abdmen dentro dela. A coisa mais importante a lembrar durante os perodos de reaes, tomar cuidado basicamente para no se resfriar. Quando a reao acaba, o corpo relaxa por completo e ento deve descansar. No devem entrar em atividade assim que achar que a reao passou, mas fundamental que se comece a movimentar o corpo quando vier a vontade de faz-lo. Isto vale para as doenas agudas e tambm, de um modo genrico para a condio do corpo. No caso de infeco aguda a febre aparece e assim que esta acaba, deve-se descansar. Quando se volta atividade logo que

73

se pensa que sarou, acaba forando o corpo. Ao analisar as semelhanas entre doenas e reaes, estas podem at se confundir, mas as reaes dependem do funcionamento natural do organismo e ao passar por elas, torna-se realmente saudvel. Portanto at que se ultrapassem as reaes, aconselhvel que se continue fazendo o katsuguen undo. Depois de pass-las, a pessoa fica sensivelmente melhor. Especialmente dentro da famlia podem fazer o katsuguen undo recproco. Quando h algo de errado com algum, pode ser cuidado atravs da vitalidade de duas pessoas. E quando algum est mal, se fizer katsuguen undo recproco, podero induzir mais facilmente ambos os corpos. Ento para aumentar a sensibilidade, recomendado fazer em dupla porque surte muito mais efeito que individualmente, alm de ser til nas situaes de emergncia. Para as pessoas que pensam ser suficiente fazer katsuguen undo individualmente para se manter saudveis, recomendo tambm o katsuguen undo recproco.

KI E YUKI-HO
O KI QUE MANTM A FORMA DAS COISAS VIVAS

As pessoas chamam de tcnicas avanadas e usam vrias prticas espetaculares, como pressionar ou tocar uma pessoa que esto tratando. De qualquer maneira as habilidades que estas pessoas tm, no podem ser pensadas realmente

74

como tcnicas. Esta uma questo de tipo de ateno: tirando um nervo insensvel, faz uma pequena diferena em termos de melhora do corpo, mas tanto faz se a tcnica usada com habilidade ou no. Outro dia algum disse: venho corrigindo minha espinha dorsal h dez anos e agora os mesmos ossos estalam quando so corrigidos. A distoro que existe iniciou-se bem antes e ao corrigi-la, ela distorce novamente quando estou voltando para casa. Ento isso que acontece: isso o ki que mantm a forma do ser humano. No incio o corpo humano era uma simples clula. No tinha braos, pernas ou o que seja. Essa clula foi dividida e fez o corpo o que hoje. Isso significa que a diviso das clulas provm os braos, as pernas e o corpo inteiro adaptado para a vida. Significa que o movimento de ki dentro de uma clula pode ser chamado de demanda10 ou o movimento de ki o trabalho favorvel a algo. O corpo gradualmente formado e o que chamamos de crescimento realizado. Crescimento e propagao so caractersticas das coisas vivas. O movimento das coisas vivas no o mesmo como por exemplo, um pedao de giz sendo movido ao redor. O movimento vem de dentro. No vem somente do movimento externo. So feitos para satisfazer a demanda. Porque existe a demanda de comer, pega-se algo com a mo e se come. Como pega com a mo no to importante. As pessoas pegam com as mos de vrias maneiras, mas em termos de manifestao da demanda no h diferena. Pode ser um pequeno movimento. O movimento como manifestao de uma demanda uma caracterstica das coisas vivas. Ento o movimento de demanda que o ki, o qual no visto, pega-se como forma o movimento invisvel do corpo. O movimento das coisas vivas uma forma de alguma coisa que no pode ser vista e que no tem forma. A coisa que realmente move o ki.
10

Ir em procura de, ter necessidade de, requerer.

75

Quando no existe demanda, no h ki. Mas quando existe somente forma, s h possibilidade de colapso. Por mais saudvel que a pessoa possa ser, se o ki escoa fora, o corpo entra em colapso parecendo uma casa de baralho. Penso que provavelmente por esta razo que as pessoas se esguiam de si mesmos e no fazem nada quando caem doentes. O ki se foi e s resta a casca. Contudo se tenta curar somente a casca, no consegue. Em lugar de tratar a forma, deve comear pela razo da demanda e o significado de yuki-ho responder ao ki invisvel e aumentar a atividade interna do corpo. Se desta maneira a parte distorcida corrigida, os efeitos sero conservados11. Por exemplo, quando o estmago operado, os intestinos sairo do seu lugar. Os intestinos so longos e por isso difcil recoloc-los na posio normal. Mas se somente recolocarem brutalmente o estmago, ele retornar na posio natural por si mesmo. Quando um rgo interno tirado fora do lugar ou desfalece, isso somente porque o controle do funcionamento do sistema dos nervos no est trabalhando bem; o ki no suficiente para manter o rgo em posio natural. Quando o corpo sente o ki, os rgos mantero suas posies normais mesmo se tiver torcido a cavidade abdominal. Mas pegue o caso do estmago: se remover fora uma parte do estmago que o ki diminuiu e restaurar o estmago na sua posio, ele no voltar no lugar. Isso significa que o ki que existe primeiro, no a forma. No caso do grupo formado de pessoas, se o esprito ou ki do grupo for perdido, o grupo ficar fragmentado. O mesmo verdade com o corpo humano: se o ki diminui, o corpo ficar fragmentado. Se fizer yuki-ho, isso significa observar o ki, poder reorganiz-lo e neste momento haver somente movimento de ki e a distoro da outra pessoa tomar forma.
11

Duradouros.

76

Por isso geralmente quando h algo de errado com certo lugar, a pessoa no sente nada. Por exemplo, ao fazer yuki-ho na terceira vrtebra torxica, sente-se uma sensibilidade a mais e quando se faz yuki-ho na caixa torxica, sente-se frio. Isto assim porque existe algo de errado com os pulmes. Mas se neste estgio a pessoa fizer um raio X nos pulmes, no poder ver nada de errado. A anormalidade somente se torna notvel depois de alguns meses. Na maioria dos casos o movimento de ki vem primeiro. Algum pode cortar, abrir e costurar, mas no pode pensar que o corpo humano est sendo curado, a menos que o ki o penetre. Se o ki do corpo fortificado, as clulas se dividem e o corpo curado. Seja qual for a operao que tem que fazer ou os medicamentos que utilize, isso se faz somente depois que o ki interno do corpo se manifestou; isso significa que com a prpria fora do corpo que ele curado. Considerando o corpo humano como um objeto ou como alguma coisa que parece um tubo de teste, provavelmente no poder ter essa capacidade. Primeiramente se o ki interno do corpo manifestado, a atividade que guia a cura ocorre e o corpo ser capaz de manter por si mesmo num estado normal. Se o ki no penetra no corpo, transforma o que est normal em pior e qualquer coisa que feita, no poder curlo. Ento quando tentam melhorar o corpo, apropriado iniciar pelo ki; se acessar o problema por fora e impor todas as maneiras de choques no corpo, no poder ser curado, a menos que o ki permeie o corpo. Expor-se ao sol geralmente bom para o corpo, mas no pode ajudar pessoas com certos tipos de condio. Curiosamente a mquina que produz luz artificial, exatamente a mesma da luz solar que faz bem a essas pessoas. Quando o sol irradia l fora e fazem descer o teto para que os raios no entrem diretamente, por que

77

faz bem ao corpo se banhar com a luz artificial? Isto simples, porque consideram luz solar como um tipo de inveno que faz bem ao corpo. o mesmo com a gua: se considerar que beber gua incio de higiene, o ser. Ou pegue um exerccio fsico. Se disser que a far mais bonita, acreditar que realmente est ficando mais bonita; ou se disser que ficar mais jovem, acreditar que est ficando mais jovem. O que est fazendo no diferente de qualquer maneira. Somente o nome que diferente. Mas se o significado do nome sucede para levantar o ki, a bolsa de seda realmente pode ser um grande incentivo. Mas se no sucede para erguer o ki, a melhor medicina ser ineficiente. Se a orientao seitai prtica ou no, no depende da maneira como feita. Isso depende da maneira como o ki manifestado, se o ki da pessoa que est tratando pode ser manifestado. Quando algum faz yuki-ho intensamente e espetacularmente pratica katsuguen undo, no podemos considerar, avaliando sozinho, se o que resulta ser como providncia da orientao prtica seitai. O ponto importante erguer o ki da pessoa - esse o tratamento direto. Pessoas que estudam yuki-ho o fazem com uma concentrao enorme. Se eles pudessem permitir que uma parte desta concentrao deslizasse, compreenderiam o sentimento da pessoa que esto tratando, sucedendo apenas para levantar o ki do outro e a fora dele poderia vir mais simples como o resultado de suas mos. Isso no parece espetacular e fica fora o uso de complicadas tcnicas como pressionar a espinha dorsal para corrigi-la. Ento voltando um pouco, a coisa importante perceber a sensibilidade dos outros. Os cortes ou as queimaduras podem ser curados e por este motivo que fazendo yuki-ho neles, ativa-se o processo de restabelecimento a partir do interior do corpo. Num outro dia, um estudante veio a mim com uma lasca de vidro que estaria

78

no brao de seu filho durante vinte meses. Algum tempo atrs tinha trazido seu filho e neste tempo fui capaz de sentir que havia algo que parecia quente e disse para fazer yuki-ho no lugar. Ele pensou que aquilo era resultado do yuki-ho. No era o caso se saiu sangue ou pus; como foi feito yuki-ho, algo gradualmente comeou a sair. Pensou na fora de tirar muitos ossos, mas era uma lasca de vidro. Clculos biliares tambm podero sair se fizer yuki-ho. Sairo enquanto so pequenos e ficaro um pouco doloridos. No estranho que lascas de vidro, clculos biliares ou qualquer outra coisa saiam para fora, porque o corpo tem internamente esta atividade que lana fora as coisas que no necessita. Existe um homem que fez um grande alvoroo porque uma agulha se alojou no ligamento enquanto estava sendo tratado de hrnia por um acupunturista e quando fez yuki-ho, isso logo saiu. Desta forma, o corpo pe fora coisas que no precisa. Pouco tempo atrs o presidente de uma companhia constatou uma erisipela12. J tinha tido isso antes e disse que naquela vez tinha gastado dezoito meses num hospital. Eu disse para sua esposa pressionar o primeiro kano katten (o ponto do corpo que se toca quando tem uma inflamao) e depois fazer yuki-ho na parte afetada. Enquanto ela estava fazendo yuki-ho, a parte afetada que estava preta, tornouse vermelha e no dia seguinte, quando ela o trouxe aqui, isso j estava praticamente melhor. Deste modo, ao escolher lugares que sensivelmente esto afetados, mais efetivo fazer yuki-ho de maneira indireta. Atualmente as pessoas perguntam muitas questes sobre yuki-ho. Se pensar sobre isso como uma maneira de concentrao da mente, sinto que suficiente.

12

Inflamao aguda na pele.

79

PRTICA DE YUKI-HO

Colocando as mos sobre o corpo para curar doenas no algo que o homem tem que pensar a mais. Isso um mtodo de tratamento instintivo. No passado e no presente, no ocidente e no oriente, os homens tm pressionado os dentes quando ferem com as mos e pressionam o estmago quando estes doem. Isso no o caso que, quando pressionam o corpo porque acreditam que isso os curar. Isso puramente uma ao-reflexo. A ao de colocar as mos sobre o corpo com a ordem de curar doenas provavelmente iniciou h milhes de anos atrs, quando o primeiro homem ficou de p, ereto e comeou a usar suas mos. O Homem gradualmente veio a usar seu crebro na vida diria e sua maneira de viver prejudicou seu estado original selvagem. Como esta habilidade cresceu fraca, foi preciso seguir o exemplo dos cachorros e cervdeos: aprendendo a mastigar e lamber as razes de plantas que descobriram como tratar de si mesmos com substncias medicinais; seguindo o exemplo dos pssaros e ursos que iniciaram os banhos nas fontes termais. Essas aquisies foram desenvolvidas no que temos hoje, mas o mtodo de tratamento instintivo do homem era somente tocar as mos sobre o corpo. H pessoas que fazem inconscientemente isso. Mas supomos que substncias medicinais so boas para a existncia do ser humano e que podem ser encontradas na montanha inabitvel ou subterrneo secreto e que essas medicinas que curam as doenas dos japoneses vem das fbricas alems. De fato, a razo desta situao que estamos esquecendo que vivemos com nossa prpria fora. O homem geralmente possui as medicinas que precisa para ajud-lo.

80

Adrenalinas e insulinas so nada mais que substitutos das substncias secretadas pelo corpo. Mas antes de ajudar o corpo e tentar compensar suas deficincias, temos que dizer para produzir as substncias que so necessrias. Neste caso, a habilidade da pessoa pode proteger a si mesmo de coisas que derivam fora dele e no se pode chamar a fora fortemente, a menos que se torne totalmente forte pela sua prpria fora. A pessoa saudvel somente quando sua fora plena e quando seu corpo mantido num estado de escuta desta fora. Ento agora devemos reexaminar as coisas, fazendo pleno uso deste colocar as mos sobre o corpo, despertando a fora que as pessoas possuem e assim se tornar fortes. Isto a nica razo porque ensino yuki-ho. um erro pensar no yuki-ho como um mtodo que tem se originado entre vrios tipos de tratamento medicinal que so acessveis. Somente yuki-ho original do ser humano. A melhor coisa as pessoas se tornarem fortes e pensarem em tirar a fora de dentro delas para se completar, em vez de ficarem correndo de c para l, tentando escapar dos germes ou venenos. Manter-se saudvel deveria significar estender o percurso do homem na vida. Algo que envolve uma proliferao de deveres e no deveres e o percurso curto do homem na vida no so maneiras de estarem saudveis. Existem pessoas que tentam estar saudveis, por assim dizer, rastejando-se obscuramente nas frestas. Mas a maneira genuna de estar saudvel viver exuberantemente. O cu azul lindo e o estmago cheio se sente bem. Pensar que estas coisas so amedrontadoras e devem ser evitadas, estar no sentido oposto de estar saudvel. Devemos pensar que nos mantemos saudveis somente quando vivemos plenos e exuberantes. No entanto podemos sofrer em certos perodos e podemos sentir dores, mas devemos conduzir para resolver isso, tornando-se completamente fortes.

81

A verdadeira sade pode ser chamada e a vida pode ser plenamente vivida. Devemos mudar a orientao destes mtodos sentimentais que buscam somente aliviar o presente sofrimento. As pessoas que usam mtodo de yuki-ho, no devem us-lo como um substituto da medicina. Deve ser usado somente para criar pessoas genuinamente fortes. As instituies e os sistemas que se tem hoje no mundo so elaboradas e complicadas para sermos capazes de viver de maneira vigorosa. Tenho visto os indecisos saltarem no que devem e no que no devem fazer. Devemos restaurar vigor e sade das pessoas que tm sido oprimidas sob influncia das instituies e sistemas no quais tm crescido fracos. Yuki-ho deve ser usado somente para esta proposta. Colocamos a culpa nos germes da tuberculose e nos germes da pneumonia. Mas devemos corrigir o pensamento: colocar a responsabilidade nas pessoas que se tornaram fracas ou doentes ou coisa parecida. Devemos reavaliar que camos doentes porque estamos fracos e que os germes nos ensinam que nos tornamos negligentes; devemos sinceramente admitir que somos responsveis por ns mesmos e considerar os germes como indicadores. Devemos pegar isso como ponto inicial para nossa vida. Pode haver alguma verdade na concepo indiana do prana e na teoria mitogenic rays de Gurvich, mas no explicam tudo. certo que yuki-ho feito de alguns tipos de combinao de sentidos e de respostas, mas isso tambm o segredo do fenmeno de ajuste s definies cientficas que esto sendo propostas. A teoria Abraham de reflexos da espinha dorsal til tambm em termos de entendimento fsico do yuki-ho, mas isso no pode dar a explicao total. Similarmente as teorias de quiropraxia de Palmer e osteopatia de Still so interessantes. Mas no pode negar alguns fatores de natureza psquica ou sobrenatural ou supra natural que no so

82

includos. Atualmente no podemos dizer algo alm de que yuki-ho uma maneira de encorajar a habilidade de cura natural que utiliza a sensibilidade do ser humano. A primeira questo na prtica de yuki-ho como intensificar a sensibilidade. A seguinte como fazer uso desta sensibilidade de maneira desejvel. Quando vem sistematizado no seitai soho (tratamento de seitai) este mtodo instintivo e fsico de cura que consiste em colocar as mos sobre o corpo, fatores fsicos e psquicos se tornam mais importantes. A pessoa no pode separar a questo de sensibilidade da maneira da pessoa pensar e sentir.

O yuki-ho
fig. 24

Em primeiro lugar o importante praticar gasho gyoki (fig.24) na sua vida diria. Coloca as palmas das mos juntas e concentra o ki nelas, respirando por dentro dos dedos, expirando e inspirando13. Quando fizer yuki-ho em qualquer pessoa, coloque suas mos sobre o corpo
13 Expirar e inspirar no esto restritos somente s funes respiratrias. Neste caso expirar significa passar o ki por dentro dos dedos sentido pulso ponta dos dedos e inspirar significa passar o ki no sentido contrrio.

83

do outro e observe o ki que no deve ser forte ou violento, e sim calmo. Yuki-ho no deve ser usado para curar doenas. S feito para que a condio do corpo se torne forte e que a doena seja naturalmente curada. Ento necessrio dizer que antes de colocar suas mos sobre as partes que so afetadas, deve coloc-las nas partes que so necessrias e importantes para dar fora ao corpo. Yuki-ho no feito para matar germes e sim para revigorar o corpo. O yuki-ho possibilita que o corpo use sua prpria fora para lidar com as doenas. Ento ao fazer yuki-ho, a pessoa no precisa saber de todos os tipos de tcnicas designadas para perseguir os germes. Quanto melhor se torna com o yuki-ho, mais simples a maneira de lidar com a doena. Quando se faz yuki-ho, passar direto a doena significa que o corpo se torna mais forte do que era antes de se sentir doente. Por isso o que parece ser caracterstica do yuki-ho que depois da doena, ganha-se um novo corpo. Doena no para ser temida; ela renova o corpo e o faz mais forte. Alm disso, uma vlvula de segurana na vida. Ento voc no tem que gastar sua vida, promovendo as doenas ou as disputas com os germes. Se seres humanos aprenderam a lidar com ursos e vacas, devemos ser capazes de aplicar nossos saberes para as doenas. Para fazer yuki-ho, primeiro acalme sua mente e sua respirao e assim o ki se torna puro. Ento respire profundamente a partir da base da coluna para a parte baixa do estmago e mantenha a respirao ali onde o ki se concentra. Faa gasho gyoki nos dedos. Quando sentir o ki fluindo nas palmas das mos at os dedos, coloque-as sobre o corpo do outro que vai ser feito o yuki-ho, sempre observando o ki. Um lugar importante de fazer yuki-ho a cabea. O estmago tambm. Mas no so lugares particulares que o yuki-ho feito. O que a pessoa faz no yuki-ho ki. No incio correlacione sua respirao com a da outra pessoa e comece fazendo yuki-ho

84

como se expirasse. Depois disso no necessrio ter relaes mtuas com o outro. Mantm-se a respirao calma e profunda e a outra pessoa naturalmente acompanha o processo. No precisa fazer nada em particular para que o outro acompanhe o processo. Se sua respirao calma e profunda, a respirao do outro se tornar tambm. A essncia do seitai soho o yuki-ho, o sentido e a resposta na qual falei antes. No existe uma maneira de entender o ki e este um dos vrios aspectos das experincias diretas (prticas). Talvez possa compreender sobre o ki com um velho provrbio: o ki parece pintar um drago e viver fora dos olhos. No existe uma maneira de fazer entender, exceto que compreenda por si mesmo, experimentando o ki e seu significado. Isso o yuki-ho. Quando a pessoa treina yuki-ho, toca o ponto anormal no corpo do outro com sua palma da mo e poder ter a sensao como de formigas correndo por cima de sua mo ou como se sentisse uma ventania gelada passando ou pode ter a sensao de ardor ou algo parecido; pode ter outra sensao especial que pode se assemelhar s dores ou dormncia, mas realmente no nenhuma dessas. A outra pessoa tambm pode ter a sensao de coceira ou a sensao de picada ou estranha sensao de ardor, mas certas coisas so objetivamente aparentes: o pulso muda, a artria cartida pode claramente ser vista expandida e sua respirao se torna calma e profunda. Ento o corpo relaxa e a pessoa sente sono. A qualidade ou estado de ateno na palma da mo da pessoa que faz yukiho, de sentir e de responder, desaparecer depois de um tempo e no ter mais uma sensao especial. Quando isso acontece, a pessoa que est fazendo yuki-ho deve remover suas mos. Quando as palmas so colocadas sobre o corpo do outro para fazer yuki-ho, no deve ser removida antes desta qualidade ou estado de ateno ou

85

sentido e resposta ter desaparecido. O primeiro efeito de fazer yuki-ho chamar a resposta do corpo do outro. As subseqentes reaes do yuki-ho so as mesmas das reaes do katsuguen undo: 1) relaxamento; 2) sensibilidade intensa e 3) excreo.

Sequncia de yuki-ho na coluna

Carla Angulo

86

Finalizo aqui a traduo do livro. Vimos que tanto o katsuguen undo como o yukiho so procedimentos que buscam, atravs da sensibilidade dos corpos, o movimento natural, aquele que ocorre por si mesmo autonomia de movimento. No incio o processo de katsuguen undo gostoso. Sentimos uma liberdade porque podemos nos movimentar vontade, distensionando as partes no flexveis do corpo. Muitos relaxam e dormem. Mas o katsuguen pode vir a ser um processo muito difcil. S depois que passamos por isso entramos em camadas mais internas de movimento e notamos um outro corpo surgir o corpo seitai. Depois que as pessoas comeam a ver o que realmente o katsuguen undo, ficam surpreendidas com o que o corpo pode fazer. Existem os desdobramentos do katsuguen undo e katsuguen undo recproco. O katsuguen undo pode ser induzido numa parte do corpo que naturalmente se estender por todo o corpo, trabalhando a caracterstica de integrao dos movimentos. Para realiz-lo, preciso saber tocar e induzir cada parte do corpo do outro. Por isso vou deixar para uma outra oportunidade para o desenvolvimento deste item. Atualmente o procedimento do katsuguen undo recproco um pouco diferente. Em vez de ficar pressionando vrias vezes o ponto da cabea mencionado no livro, toque-o sensivelmente com as mos najimi e espere at a pessoa da frente comear os movimentos. Depois pode-se seguir as instrues descritas. O katsuguen undo recproco pode ser feito em duplas: tocando o ponto da cabea descrito ou costas-costas (fig.25); em trio ou mais pessoas, formando um trenzinho (fig.26) que se liga atravs do toque das mos com najimi nas costas do outro.
fig. 25 fig. 26 Katsuguen undo recrpoco

Carla Angulo

87

Geralmente nos trabalhos de imposio das mos, as pessoas pensam em energizar o corpo do outro. Mas acho importante esclarecer que no caso do yuki-ho, aquele que coloca suas mos sobre o corpo do outro, recebe as sensaes que so refletidas internamente no prprio corpo, e que num determinado momento desaparecem naturalmente, marcando o fim do yuki-ho (mencionado no livro). Existem tambm os desdobramentos do yuki-ho. Alm do que foi exemplificado no livro, pode ser feito em vrias outras partes do corpo: na barriga, (figs.27-28) nas costas onde se pode ter a sensao dos rins, na bacia, nas linhas paralelas da coluna sokus, (figs. 28-32) enfim, em qualquer parte do corpo. Quando ampliamos nosso olhar, percebemos que a maneira de olhar e como falar tambm podem ser tornar yuki-ho. Depois disso ficamos a um passo para entender a Educao Subconsciente que vem a seguir, levando para a vida e conseqentemente para a cena.
Sequncia de do-ho para deitar de barriga para cima

figs. 27-28

Carla Angulo

88

figs. 28-32

Carla Angulo

Mas antes disso, dentre muitos episdios, vale a pena contar um que aconteceu nestes dias. Existe um laguinho artificial com carpas na Casa do Vento que esporadicamente limpamos, tirando primeiro os peixes e colocando-os numa banheira. Toshi notou que um dos peixes estava deitado e parecia que iria morrer. Este foi colocado em um balde, separado dos demais. Gum inconformado sentou nas pedras e ficou fazendo yuki-ho no peixe durante uns quarenta minutos. Quando vimos, o peixe estava quase na posio normal e assim foi colocado no laguinho limpo junto com os demais. No dia seguinte o peixe estava completamente so. Isso mostra que o corpo quando tem fora na coluna, pode ter aes voluntrias que podem transformar o rumo das coisas.

89

Educao Subconsciente

Existe um livro chamado Repreenses e elogios do fundador Noguchi que ele expe vrios exemplos de relaes familiares e faz uma grande reflexo sobre a importncia das palavras o que e como devem ser expressas quando se quer ser escutado. Ele coloca que a dificuldade muitas vezes est em fazer com que o outro entenda e consiga estabelecer uma relao de comunicao entre as pessoas: que a verdadeira repreenso interessante porque inspira a outra pessoa quando a escuta; as palavras faladas entram direto dentro do corpo. Ento o que se diz precisa estar abastecido de amor e resumido; precisa achar uma maneira de falar as coisas; preciso falar objetivamente para que a outra pessoa possa realmente entender o que est sendo falado. Mas isso no fica somente no nvel do pensamento. preciso cuidar das aes o que e como fazemos as coisas. Portanto qualquer coisa que se diga ou faa, repercute no outro. Por isso preciso cuidar das palavras e dos atos que cometemos. Isso a base do que chamamos educao subconsciente. Esta educao est presente em todo o trabalho e fundamenta principalmente os trs primeiros anos de vida. A criana que teve a oportunidade de crescer com esta educao tem dentro de si, algo que pode levar adiante sem medo. A seguir um texto do fundador que ilustra muito bem esta educao.

90

MUNDO DA CRIANA de Haruchika Noguchi Quando uma criana est concentrada fazendo alguma coisa, ela no se cansa porque tem seu corao puro. Ela chora, em seguida ri e brinca espontaneamente. Parece no lembrar do choro anterior, apreciando o azul do cu, nem se importando com o frio do vento. Vive sempre bem porque tem seu corao puro. Uma criana que quer um elogio, tem inveja, est insatisfeita, no pode rir depois de chorar, sempre sente frio, envergonhada, medrosa, porque algum adulto roubou seu corao puro. Quando um adulto no respeita o corao puro da criana, ele o destri. Uma educao que distorce este corao, no verdadeiramente educao. Gostaria de direcionar este trabalho para que as crianas mantivessem sempre seus coraes puros. Isso a verdadeira felicidade que nunca se apaga e para sempre. Antes de puxar a criana para o mundo do adulto, o adulto que tem que entrar no mundo da criana, resgatando seu corao puro, chamando para si e guardando no seu interno. Assim adultos e crianas podem conviver juntos.14

14

Traduo em parceria com Toshi Tanaka.

91

Dando continuidade ao trabalho, inicio com o texto sobre do-ho, seus desdobramentos, finalizando com a traduo do artigo que contm a filosofia do kata.

Sequncia de lanar o leque

Do-ho : princpios do movimento corporal de Toshiyuki Tanaka

Desde a Antiguidade, no Japo, quem pretendia trabalhar com arte, tanto danarinos, praticantes das artes marciais ou mesmo da cerimnia do ch, como tambm msicos, pintores de sho, poetas, era fundamental que desse a devida ateno ao corpo e toda sua movimentao - sentar, ficar de p, andar etc. Esses movimentos eram naturalmente absorvidos aps muito treinamento. Esta prtica era to bvia que os mestres pareciam no dar importncia para eles, mas o natural desses movimentos diferenciava-se da naturalidade de pessoas que no treinavam, contrapondo-se como o cu e a terra.

92

Do significa movimento e ho, tcnica, portanto do-ho uma tcnica de movimento; um novo mtodo de conscientizao corporal que visa compreender, atravs dos movimentos bsicos, os princpios do corpo e do movimento inerentes cultura tradicional japonesa. O do-ho uma pesquisa do atual diretor do Instituto de Pesquisas de Educao Corporal, o mestre Hiroyuki Noguchi que em busca de compreenso dos katas realizados no seitai-ho, pesquisou os movimentos em todos os campos das artes nipnicas que antes eram naturalmente absorvidos e incorporados, chegando aos seus princpios.
Sequncia de ga-ho - a maneira de deitar e levantar

93

Atualmente o do-ho base do seitai-ho. As pesquisas de Educao Corporal e de arte no Japo so lideradas pelo mestre Hiroyuki Noguchi (atual diretor do Instituto de Pesquisas de Educao Corporal) e no Brasil, elas so lideradas por Toshiyuki Tanaka.
Sequncia de movimento combinado de shizumi (abaixar) e hineri (toro)

Para complementar, segue o trecho inicial da obra Do-ho e o corpo de naikan (introspectivo) de Hiroyuki Noguchi. Outrora houve a tradio do movimento fsico. Era a base da cultura japonesa e dava sustentao a esta. Jamais houve uma sistematizao clara, mas ela sempre foi aceita naturalmente. Esse movimento corporal tradicional foi por mim denominado do-ho e estou buscando o esclarecimento de seu princpio e mtodo de treinamento sob o ponto de vista do condicionamento introspectivo naikan. A cultura japonesa uma flor que se abriu tendo o do-ho como terra. Se o solo for devastado, essa flor ser igualmente destruda. Todos sabem que a cerimnia do ch, o noh e o ikebana so modalidades artsticas de excepcional qualidade. No entanto a beleza destas artes no est contida na forma, mas sim em seus movimentos de pura harmonia. O refinado ichigo ichie, por exemplo, s pode ser realizado no exato instante em que o ato acontece, quando o do-ho se harmoniza com o ki, elevando a densidade da concentrao de ambos e fazendo com que as pessoas entrem em sintonia.

94

figs. 33-37 Variaes de za-ho (maneiras de sentar)

O do-ho dos adeptos do ch no especfico cerimnia do ch, pois o modo de caminhar (fig.38), a maneira de se sentar (figs.33-37), o nijiri e o shikko (figs.39-40) eram procedimentos comuns s cerimnias xintostas, ao noh e s artes marciais. Embora o do-ho tenha suas razes na cultura, ele ultrapassa as barreiras.15
fig. 38

figs. 39-40

Outra maneira de levantar e caminhar

Sequncia para sentar em agura

15

Traduo em parceria com Toshi Tanaka.

95

Datsuryoku do-ho

Datsuryoku do-ho um desdobramento do do-ho. Datsu significa tirar, sair e ryoku, fora. uma tcnica de movimento que busca a condio do corpo de yurumi (relaxamento com centro). (figs.41-44) Pode-se perceber que no fundo do corpo se mantm a fora concentrada e ao mesmo tempo a superfcie fica bem relaxada, diferente de estar largado (relaxamento sem centro). Atravs do princpio jun, gyaku e kikko pode-se trocar a qualidade de tenso de um determinado ponto e encontrar um novo equilbrio do corpo, dando a sensao de frescor. Depois de alcanar o kikko, a fora que estava bem parada e concentrada num determinado ponto do corpo minimamente tirada e esta tenso flui no corpo todo e retorna ao seu centro - tanden. Em primeiro lugar percebe-se os pontos de tenso na coluna vertebral atravs do toque da mo com najimi. Depois escolhe-se o ponto mais duro e inicia-se o movimento a

figs. 41-44

96

partir deste ponto at atingir sua extenso mxima, o qual chamamos de jun. O limite deste movimento desenrola o movimento seguinte, em oposio ao anterior, o qual denominamos gyaku, criando o kikko equilbrio de foras. A imagem como se fosse um arco e flecha que primeiro se estende ao seu mximo e depois lanado, entrando num fluxo de movimento. Quando se chega ao kikko, existe uma concentrao na rea dos punhos e dos tornozelos e por esses pontos que se saca nuki - o movimento seguinte. Segue-se o movimento at atingir o kikko umas trs ou quatro vezes, quando o corpo pra por si mesmo, respirando profundamente no baixo abdmen. Existem cinco katas bsicos de datsuryoku do-ho relacionados com as cinco lombares. (figs.45-49) Em todas as posies existem o princpio de jun, gyaku e kikko e depois segue o fluxo do movimento. Existem os dois lados, direito e esquerdo. Por isso deve-se escolher primeiro sempre o lado que tem mais dificuldade. Depois que termina, verifica-se o que mudou. Geralmente realiza-se trs vezes a seqncia dos movimentos, podendo ser um de cada lado e o ltimo, repete o lado que ficou a desejar.

figs. 45-49

97

Movimento de lateralidade com jun

Fude do-ho

outro desdobramento do do-ho. Fude significa pincel, portanto fude do-ho a prtica de do-ho com pincel, onde se fixa algumas partes do corpo para sent-lo como uma unidade e o trao consequncia dessa condio. possvel notar este princpio desde a feitura da tinta de carvo, na execuo de pontos, dos traos horizontais, verticais, diagonais, circulares, at desenvolver as letras, chegando nas palavras ou nos ideogramas. Em seguida, apresentamos a traduo dos princpios de movimento aplicados tcnica fude do-ho, extrados do folder japons escrito por Hiroyuki Noguchi.

98

O folder de fude do-ho de Hiroyuki Noguchi e Hiroshi Inoue

Originalmente o do-ho um mtodo de treinamento que busca esclarecer os princpios dos movimentos fundamentais da elevada tcnica de so-ho, inserida no seitai-ho, fundada pelo mestre Haruchika Noguchi. Nesse processo o mestre Hiroyuki Noguchi descobriu que havia pontos em comum com outras reas. Pode-se dizer tambm que o do-ho um princpio de movimento da ao do corpo. Ao mesmo tempo do-ho o mtodo de treinamento e o prprio movimento aprendido pelo corpo.

Formas fundamentais As formas fundamentais dos princpios de movimento so: shizumi que significa abaixamento, (fig.50) hineri que significa toro, (figs.51-53) tame que significa manter a fora no hara, (figs.54-56) sori que significa envergamento no koshi ou em outras reas do corpo, (fig.57) tijimi que significa encolhimento. (figs.58-60) Estas formas foram encontradas nos movimentos tradicionais do Japo e estruturadas atravs do ponto de vista do seitai-ho: jun gyaku kikko.

99

fig. 50

figs. 51-53

figs. 54-56

fig. 57

100

figs. 58-60

Caractersticas dos movimentos Destacam-se trs caractersticas principais:

| Integrao dos movimentos

Isso significa que qualquer parte mnima do corpo pode sustentar um movimento do corpo inteiro. Por isso dito que o mnimo movimento oculta a mxima fora e o movimento mximo oculta a delicadeza exata.

| Kikko entre o imvel e o mvel

Para extrair o mximo de fora, o do-ho fixa um ponto imvel no corpo. Esse efeito produz um centro firme para os movimentos. Isso no produz um corpo duro e sim um movimento complexo e variado. Do-ho pede uma fluncia deste ponto, isto , o ponto fixo pode mudar conforme o exerccio vai sendo realizado. Esta fluncia resultado do princpio de concentrao e expanso do ki, o qual pode ser combinado com outro princpio: kyo (vazio), chu (mdio) e jitsu (cheio). Do-ho surge do ki e o ki surge e se desenvolve atravs do do-ho.

101

| O no uso da reao

Enquanto no Ocidente o estudo dos movimentos se baseia no uso da ao e reao, o do-ho radical na pesquisa de movimentos sem reaes porque procura uma velocidade instantnea. A velocidade pode produzir movimentos breves. E este necessita uma parada instantnea de movimento. Aumenta-se a densidade do grau de concentrao do ki somente no movimento com uma parada rigorosa. Portanto embora o do-ho seja um estado de movimento, procura-se investigar uma imobilidade total. (figs.61-62) Ao realizar o do-ho com pincel, este movimento pode se tornar fude do-ho. Ao praticar o do-ho em sintonia com outra pessoa, pode se tornar seitai so-ho. O vestgio de tinta de carvo o bokuseki concretiza o prprio movimento corporal. Quanto maior a exatido na realizao do do-ho, alcanar nveis mais altos de integrao dos movimentos.
figs. 61-62

102

figs. 63-64

As trs caractersticas fundamentais

| Mo parada e imvel

Firmar o punho. Sentir o espao nas axilas - waki. Transfere o peso da gravidade a partir do movimento dos ps e da lombar (koshi). O pincel apenas acompanha os movimentos do corpo inteiro. Segura-se o pincel com a mo esquerda para escrever com a fora do corpo inteiro e no apenas com movimentos dos braos e das mos. (fig.63-64)

a | Jun (sentido; uma direo) Levemente mas com um ponto de tenso mantido no tanden (baixo ventre) tame - transfere-se o peso da gravidade do corpo num nico sentido em que o pincel flui e desliza. O bokuseki fluido e solto. (figs.65-66) b | Gyaku (oposto) Transfere-se o peso da gravidade do corpo, rigorosa e rapidamente no sentido oposto ao do pincel. O bokuseki corre e pra abruptamente. (figs.67-68)

103

figs. 65-66

figs. 67-68

c | Qualidades desses movimentos Tanto o movimento jun como o gyaku podem ser realizados em vrias qualidades diferentes: lento/rpido, longo/curto e atravs deles formam-se as letras. O movimento comea no momento em que se capta o ki no tanden tame - e termina com seu retorno.

104

Durante a execuo de um ideograma ou palavra no se acrescenta tinta. No se corrige o pelo do pincel. No se treina. Isso para evitar o pr-conceito da imagem de um modelo de letras ou de perfeio e sim, praticar o do-ho com a fora do corpo inteiro. O do-ho desperta o movimento da letra que surge com o prprio do-ho.

Ao praticar do-ho com o pincel na mo frente a uma folha de papel, surge naturalmente um vestgio de tinta que o vestgio de do-ho traado por uma pessoa. Este movimento mximo e total, refletindo o carter total desta pessoa: sua expresso, seu estado de esprito e sua histria.16

Apresentao da performance Lua Nova

Carla Angulo

16

Traduo em parceria com Toshi Tanaka.

105

Ki in-ho e Ki ai

Ki in-ho a prtica de ressonncia de ki no corpo. Inicialmente fazemos a respirao, emitindo vogais. Depois percebemos em que parte do corpo ressoa cada vogal atravs do naikan-ho. Em dupla, atravs do toque com najimi, fazemos muitos exerccios de percepo do som no corpo. O passo seguinte aplicar o som no princpio de kyo, chu e jitsu. Depois a vez das consoantes, slabas, palavras at chegar em pequenos poemas. Enquanto o ki in-ho mais voltado percepo interna do corpo, o ki ai a prtica que podemos sentir no corpo as trs caractersticas bsicas do do-ho citadas anteriormente.

A filosofia do kata

O artigo A idia de um corpo na cultura japonesa e seu desmantelamento, de Hiroyuki Noguchi, mostra que antigamente o movimento corporal estava intimamente integrado vida cotidiana. Sentava-se em seiza em todos os momentos, seja para comer, pintar etc. O corpo que plantava era o mesmo que danava e tinha uma importncia na constituio de todas as coisas. Com a abertura dos portos na Restaurao Meiji, os japoneses mudaram radicalmente seu modo de vida, perdendo este sentido original. O mestre Hiroyuki consciente disso, est resgatando os princpios de movimento a partir da cultura tradicional e descobrindo novas possibilidades com o corpo. Este artigo discute o frgil fundamento do Japo Moderno, uma cultura construda sobre a destruio da prpria tradio, e mostra a sua investigao, baseada na possibilidade de criar uma nova cultura que olha para a estrutura da cultura tradicional perdida. Para entender melhor o do-ho, traduzi a parte final do artigo que esclarece a amplitude do kata:
106

A FILOSOFIA DO KATA de Hiroyuki Noguchi

Esta uma maneira de vermos nossos prprios corpos quer consciente ou inconscientemente em que se decidem quais experincias perceptivas escolhemos serem vlidas. Tentando alcanar essas experincias, estabelecemos a maneira na qual usamos e movemos nossos corpos. Em resumo todos os movimentos feitos pelo ser humano so reflexos de sua prpria idia de corpo. Isso no limitado para o movimento fsico visvel. Por exemplo, s vezes verdade que nossa respirao restrita na estrutura de nossos rgos respiratrios, mas exatamente o que consideramos uma respirao profunda determinado por cada viso individual de corpo. Similarmente, durante a ao de comer no se pode desviar da estrutura do sistema digestivo humano. Isso corresponde nossa idia de corpo, que diz exatamente o que se sente quando nos consideramos satisfeitos. E considerando que nosso equilbrio fsico afetado pela fora de gravidade na estrutura do nosso corpo, quando falamos de nossa sensao de estabilidade corporal, esta depende da concepo de corpo de cada pessoa. Por essa razo se um grupo de pessoas tem uma maneira especfica de se mover ou de usar o corpo, isso significa que devem compartilhar uma viso comum de corpo. A maneira formal de se sentar no Japo, chamada seiza, pode gerar nada mais que uma sensao de restrio para os mais ocidentais. Porm para o japons, sentarse tradicionalmente em seiza lhe traz uma sensao de paz para a mente. Esta maneira de se sentar com os dois joelhos dobrados resulta na sensao de imobilidade total. Isso faz parar a mente diante das intenes que resultam em quaisquer movimentos e

107

de fato, executar rapidamente os movimentos a partir desta posio muito difcil. Sentar-se em seiza fora uma pessoa a entrar num estado de completa receptividade e nesta posio que os japoneses escreviam, tocavam msica e comiam. Nos tempos de tristeza, de reza e at para a resoluo de algo, seiza era indispensvel para as pessoas do Japo. Seiza era um kata para a recepo; um kata que cumpre a condio necessria para uma pessoa entrar num estado de verdadeira receptividade. Seiza uma tentativa de negar todas as qualidades externas do corpo que refletem a inteno humana em excesso. Na tentativa de cancelar a atividade da vontade da mente, os antigos tinham descoberto este mtodo de harmonizar o corpo interno, percebendo a sensao dos ossos e procurando a sensao de equilbrio entre os joelhos dobrados, coluna, pelve, bacia, tornozelos e outras juntas. Adotando o kata, os japoneses antigos consideravam as qualidades dos ossos acima das qualidades da matria. Fazendo isso eles buscavam anular a mente, chegando ao corpo que pertence natureza (ao movimento natural) e no da vontade da pessoa, emergindo como . De qualquer modo, a fim de fortificar a coluna de uma pessoa, o processo de se sentar em seiza deve seguir certas regras. O ato de dobrar os joelhos por eles mesmos no nega as qualidades da matria. Para comear uma pessoa deve estar em p com o corpo um pouco inclinado para frente e os joelhos levemente dobrados. Com ambas as bases dos ps totalmente no cho, leva-se um p para trs, comeando a dobrar os joelhos pela perna de trs e o joelho da frente meramente segue. Uma vez que ambos os joelhos tocam no cho, um dedo colocado sobre o outro. Com a execuo bem sucedida desse processo, as coxas acabaro estando completamente paralelas ao cho. (figs. 69-72) Se as coxas entortam em direo aos joelhos, isso indica

108

que a pessoa no entrou realmente no estado centrado da coluna. Dessa maneira o kata no corresponde justamente a certas posies feitas pelo corpo. prefervel dizer que kata a totalidade do processo de movimento que necessita alcanar a experincia perceptiva interna de receptividade.
figs.69-72

Carla Angulo

Esse mtodo de totalidade visa o equilbrio dos ossos que podem ser organizados em quase todos os campos dentro da cultura japonesa. Por exemplo, existe o kata de kyudo, a arte japonesa de manobrar o arco e a flecha, em que na posio em p, as pernas so estendidas e afastadas uma da outra; os joelhos so posicionados diretamente abaixo dos cotovelos e ambos os braos esto estendidos e esticados para os lados na altura dos ombros - o ponto mximo da aparncia exterior. Essa a posio usual no kyudo desde o final do Perodo Edo e ningum diz como feita ou sabe exatamente como sentir os ossos ao ficar de p nesta posio. Talvez nessa posio seja muito difcil tensionar os msculos dos braos. Por essa razo o arco no pode ser puxado pela tenso dos msculos dos braos; o arqueiro deve receber algo em

109

si mesmo na ordem de puxar o arco. Adicionalmente, a arte japonesa de manobrar o arco e a flecha consiste em que o alvo apontado, usando no somente um olho mas ambos. E isso mostra que no somente com os olhos que fazemos a pontaria. O arqueiro tambm v sua parte inferior do abdmen e tenta fazer a forma de um crculo perfeito. Para usar o hishaku (a concha) no chado (cerimnia japonesa de ch), o kata muito difcil a menos que se tenha a percepo interna dos ossos. O hishaku usado para tirar gua aquecida do vapor da caldeira e coloc-la invertida na tigela de ch. Uma regra de chado diz que quando a gua colocada na tigela, a parte superior do brao deve girar em sincronia com a concha. Quando uma pessoa moderna mediana tenta fazer isso, usualmente gira somente o cotovelo e a parte baixa do brao e a parte superior no se mexe. Isso uma ao que somente pode ser realizada com a conscincia de perceber sutilmente os ossos quando se senta em seiza. De maneira bastante interessante, a prtica bsica da luta de sum segurar o oponente pelo cinturo e atir-lo, girando a parte superior do brao, justamente como a pessoa que serve o ch faz com a concha. Essa prtica chamada kaina gaeshi (literalmente rotao da parte superior do brao) e somente pode ser executada quando se segura o cinturo do oponente com a fora mxima da engrenagem dos dedos mindinhos das mos. Somente se faz com a percepo dos ossos e sem essa conscincia, kaina gaeshi no pode ser efetuado. Seja qual for o campo, os katas na cultura japonesa compartilham de princpios estruturais em comum, demonstrando compartilhar da idia comum de corpo pelos japoneses. Todos os katas so construdos sem o uso externo da matria o corpo fsico. Por esta razo a concepo de tenso e relaxamento irrelevante.

110

Um boshi (guerreiro) segura a espada; um carpinteiro usa um martelo; um estilista faz bordado em cada caso, o objeto nunca encarcerado na mo do proprietrio. Em qualquer movimento dado, a espada pode ser colocada ou tirada com facilidade das mos do guerreiro. O mesmo aplica-se ao martelo e agulha. Todos so colocados exatamente dentro do kata das mos; no so agarrados com fora pela mo. O objeto agarrado pelo uso de tenso no pode sair da mo a menos que a tenso seja relaxada. Entretanto, objetos colocados dentro do kata da mo, so alcanados dentro da percepo dos ossos e pode facilmente sair da mo, se sua forma no for alterada. Desta maneira a mo no aperta o objeto que segura e nem constrangido pelo objeto. Com uma experincia perceptiva interna, o estado de conscincia dos ossos aumenta, criando a sensao de entrar no espao entre a matria, isto , a entrada do ma ou o meio entre a tenso e relaxamento dos msculos. O estado normal de conscincia no kata aumenta a intensidade de concentrao, onde o praticante pode entrar em vrios ma ou fronteiras dentro do corpo. Estas so, por exemplo, as fronteiras perceptivas entre partes contnuas do corpo, como a bacia e as ndegas ou braos e o toro; fronteiras entre as experincias perceptivas atuais, como extenso e compresso ou expanso e contrao. A conscincia mais profunda envolve o foco na percepo de uma pessoa no estado na qual ela nem si prpria e nem a outra, em que a pessoa nem o iniciador e nem o receptor. Paradoxalmente este estado , ao mesmo tempo, um estado no qual uma pessoa se v a ambos, a si mesmo e ao outro, como iniciador e o receptor. O objetivo do kata em todos os aspectos da cultura japonesa origina-se do fato de que os ancios do Japo tinham descoberto valores num estado de recepti-

111

vidade, em que a vontade de uma pessoa era anulada. Uma vez que entra no estado receptivo estabelecido pelo kata, a habilidade para responder a prpria vontade torna-se notavelmente pobre. Qualquer movimento da pessoa neste estado torna-se inteiramente dependente no do desejo ou da vontade, mas daquilo que convida ou recebe dentro dele mesmo. Por exemplo, uma pessoa pode fazer um movimento ocorrer at receber a fora dentro de si mesmo. Baseado na viso de corpo ocidental, a fora produzida pela tenso dos msculos que iniciada pela vontade da pessoa. Os japoneses acreditavam que a fora era algo que o corpo recebia dentro de si mesmo, algo que chegava a partir de um lugar desconhecido e, por esta razo no tinha qualquer relao com qualquer tenso produzida pela prpria vontade da pessoa. Fora era algo que tinha que ser diretamente percebido sem relao de contrao muscular. Os japoneses usam a expresso chikara ga waku (fora avana adiante) para descrever essa percepo direta da fora e a vontade negando a ao de entrar no kata, o que induz o avano da fora a partir do desconhecido. Existem infinitos equvocos, nos quais mestres de vrios campos da arte realizam miraculosas aes que poderiam ser impossveis mesmo com o uso da fora ou forando o senso normal. De fato disso que se trata no mundo do budoh, em que o velho homem de muito pequena estatura pode lanar o oponente imenso com surpreendente facilidade. E diante da arte ocidental do ballet, com sua elegncia inconfundvel e uma bela forma de dana, seria improvvel que o bailarino pudesse ser performer aps os quarenta anos. Enquanto que os danarinos tradicionais japoneses no enfraquecem a fora ou a beleza at os noventa anos. Isso ocorre to somente porque o danarino entra no estado de receptividade, em que a fora avana adiante e convidada na ordem de induzir o movimento.

112

Ao realizar o kata, o artista japons espera a chegada da fora, procurando obter a experincia do corpo, movendo-se espontaneamente sem o envolvimento da vontade do artista. Os costureiros dizem que a agulha se move. Eles no dizem que movem a agulha. O calgrafo diz que os pincis correm, enquanto que o carpinteiro afirma que a plaina avana. Essas expresses, nas quais a pessoa nunca o sujeito, descrevem o trabalho feito direto de um tipo de fora que no a da vontade, nem a da tenso, e alm disso transmite que o trabalho feito espontaneamente, havendo improvisao at a chegada da fora dentro de si mesmo. Este sentido de receber ou convidar o senso bsico japons de improvisao. Improvisao para o japons, no baseado na vontade livre, em contraste com a concepo de improvisao nas artes modernas como na msica de estilo livre. a ocorrncia de espontneas aes inevitveis que emergem aqui e agora. Por essa razo as artes de improvisao so chamadas naturais e para o mundo japons o natural ou natureza traduzido literalmente por ocorrer por si mesmo. Chuang Tzu escreveu sobre o cozinheiro chefe que cortava o boi para o rei do Wei. Quando o rei lhe perguntou como sua lmina poderia parecer como nova apesar de cortar bois todos os dias, o cozinheiro respondeu: quando sinto e percebo onde cessar, o esprito move livremente [Kanatani, 1971: 93]. O cozinheiro explica que quando corta a carne, o que ele foca justamente no tentar jogar ou adivinhar o curso certo para sua lmina. Assim o corte interno na carne aparece naturalmente e a lmina inicia-se movendo por si mesma [Kanatani, 1971]. Esse o tipo de experincia compartilhada pelos artistas japoneses e artesos adotados pelos mestres da waza (tcnica) ou arte. Desta maneira a capacidade do artista era demonstrada primeiramente pela sua habilidade de receptividade ou em outras palavras, pela perfeio do kata. Em

113

segundo lugar, por ter a necessidade de promover a resposta para a chegada da sensao de fora. Promover no significa vivacidade em responder. Significa que a ao do artista em responder a chegada da fora justamente certa. A aliana com a fora somente poderia ser perfeita ao adquirir o senso de ki certo (regulao do tempo, velocidade, ritmo), do (meio para se elevar ou conseguir certo fim) e ma (intervalo / espao entre). Os domnios do ki ou os regulamentos envolvem-se, sendo capazes de capturar o incio do aparecimento da fora. O mundo do sottaku no ki descreve o ato da me pssaro bicando seus ovos por fora no exato momento da ao de chocar. O passarinho tenta furar o ovo pelo lado interno. Esse ato no qual a aliana a melhor sada, exatamente o senso de prosperidade pretendido pelos japoneses. Eles eram convencidos a perceber que, para uma pessoa alcanar o momento certo, nunca era suficiente observar os fatos externos. Somente vendo internamente eles mesmos e com a chegada da fora que o ato podia acontecer. De acordo com a sensibilidade dos japoneses, a me pssaro no observava objetivamente o ovo. Ela meramente aceitava a demanda que emergia dentro do seu corpo. Os japoneses acreditam no senso de correspondncia na mudana abstrata que no envolve transmisso e recepo de informao fsica como visto no processo de estimulao e resposta. Alm disso, essa correspondncia era possvel ocorrer somente quando uma pessoa entrava no estado nobre de receptividade chamada kata. Deste modo, para responder era preciso corresponder. Os japoneses amam a origem do zen a partir do senso de prosperidade encontrados nos dilogos zen. No seria exagero dizer que as artes de poesia renka e haiku so capazes de pegar a origem da cultura pela mesma razo. Podemos dizer tambm que o senso de prosperi-

114

dade, o mais preciso sentido das palavras, atraa a mente japonesa para a concepo de ichigo ichie (chance, encontro), um senso de prosperidade adotado pelas artes tradicionais japonesas. Ser mestre de do - meio para se elevar ou conseguir certo fim - significa que aps capturar o momento certo, uma pessoa capaz de executar o movimento para conseguir certo fim, exatamente apropriado para emergir o senso de fora. Este movimento tem que ser requerido ao mnimo, sem vacilar, sem soltar ou afrouxar. O shin do corpo, o centro (a essncia), deve mover na ordem de realizar isso. Um movimento certo de conseguir certo fim sem dificuldade, amplia a chegada do senso de fora que reverbera por todo o corpo da pessoa. Isso habilita convidar a fora, gerando movimento no curso de uma certa atividade. Desta maneira a fora do movimento no se dissipa. Ao contrrio, a fora se concentra e se amplia totalmente no do. Estas so as principais caractersticas da concepo de movimento na cultura japonesa tradicional. O domnio do ma implica no uso impecvel do intervalo entre as aes. Isso baseado em uma verdade: a pausa da ao de uma pessoa sem a ruptura do kata poderia fazer com que a nova sensao de fora chegasse na ressonncia interna onde uma pessoa pode experimentar as atividades invisveis ou intangveis. Ma o ritmo fundamental que conduz s prticas da arte de viver: o espao vazio dentro da pintura; a beleza da naturalidade perfeita que ocorre na cerimnia de ch, o tokonoma que representa o uso de no-uso. O ritmo alargado de vida na cultura japonesa secreto na atividade com o ma. Esta filosofia de kata era um sistema de tcnicas que usava o corpo que compreensivelmente era envolvido pela viso japonesa de corpo: suas inclinaes per-

115

ceptivas e distintas maneiras nas quais usam seus corpos. Este sistema estabelecido, mais provavelmente durante os perodos Kamakura e Muromachi, torna-se o fundamento da cultura japonesa. Isso cultivava a base para o exuberante waza ou habilidades em todos os campos e dava fora para a assimilao da civilizao chinesa no solo japons. Este sistema de habilidades corporais que existiam em todos os aspectos da cultura do Japo, diferenciava-se inteiramente da idia ocidental do corpo, que era difundida pelo governo e cegamente aceita pela maioria da populao aps a Restaurao Meiji. Durante o curso de cento e quarenta anos desde a Restaurao, a populao japonesa tinha assim, pelas prprias mos, a maneira de desintegrao da estrutura mais importante de sua prpria cultura.

116

Quando fui morar no Japo e tive oportunidade de entrar em contato com a tradio, sentia como se fosse um mundo a parte e que ao mesmo tempo convivia lado a lado com a ltima gerao tecnolgica. Por isso quando o mestre Hiroyuki diz sobre o desmantelamento da cultura tradicional, que o corpo atual da maioria dos japoneses perderam o sentido original dos movimentos que eram encontrados no seu cotidiano. Era visvel a falta de centro do corpo: um corpo fragmentado. Isso tambm aconteceu no prprio ocidente. Independente do lugar, da raa, houveram mudanas radicais no modo de viver. Para aqueles que tem o corpo como foco de trabalho parece ser inevitvel, num dado momento, querer ir atrs do que j fez sentido na tradio e querer compreend-la. Por este motivo que traduzi esse texto. Ele esclarece que a amplitude do kata no se restringe apenas as posturas do corpo, como equivocadamente difundido, mas que o kata realizado a partir de uma postura que permite perceber a sensao interna dos ossos; a partir da percepo dos ossos que iniciamos a viso do mundo interno: a cada momento revelado estados, sensaes, cores, linhas etc. que ao tomar a onda desse fluxo, apresentado a cada instante, o movimento pode acontecer por si mesmo sem o uso da vontade da pessoa. Portanto ao realizar o kata, pode-se entrar em um estado de receptividade em que a fora e a sensibilidade caminham juntas, sustentando uma postura externa. Com o kata possvel tocar o prprio corpo e o de outra pessoa (najimi) de maneira que se possa perceber internamente (naikan), possibilitando ver o movimento que surge espontaneamente dentro do corpo, criar uma sintonia entre os corpos (kanno) e entrar no ma (intervalo / espao entre). Aqui finalizo a apresentao dos trs pilares tcnicos fundamentais katsuguen undo, yuki-ho e do-ho - seus princpios e a introduo da educao subconsciente. Ao longo deste captulo pude expor, atravs de fotos, a tcnica que visvel aos olhos. Mas o seitai-ho

117

tem uma vasta pesquisa do mundo de naikan, ficando para trs muitas coisas que fazem parte da prtica da percepo interna e principalmente toda a teoria sobre os talentos corporais e a grande parte da educao subconsciente que deixarei para uma outra oportunidade. Caro leitor, considere este trabalho como uma introduo a esta pesquisa.

118

CAPTULO II

PROCESSO DE IMPLANTAO DA TCNICA SEITAI-HO

Performance O Vento que Tece

Kajisako

119

Aps a exposio das principais tcnicas e seus princpios atravs das tradues realizadas, venho neste captulo, expor nosso trabalho, percorrendo alguns itens: quem somos, qual nossa proposta, o processo de implantao de seitai-ho no Brasil e como o estamos realizando atravs da apresentao de dois projetos: o Projeto Do-ho Internacional e Projeto Jardim dos Ventos.

Quem somos?

Toshiyuki Tanaka (conhecido no Brasil como Toshi Tanaka) japons nascido em Tokyo em 1960. Filho de mestre de shodo (arte da caligrafia) sempre teve uma relao forte com as artes plsticas. Num determinado momento ampliou seus limites, buscando pelo butoh a arte atravs do corpo, realizando vrias performances. Participou de um grupo de rock onde iniciou sua pesquisa de som e voz. Na busca da prpria dana, realizou encontros com outros danarinos e performers no parque Inokashira durante dez anos. Em 1986 iniciou seu processo no seitai-ho onde teve uma relao intensa com o mestre Hiroyuki Noguchi que alm do ensinamento das tcnicas, orientava as pesquisas em dana junto com a danarina de butoh Yoko Muronoi, apresentando vrios resultados desta pesquisa. Paralelamente buscou o noh da escola kanze, permitindo compreender os princpios do movimento tradicional atravs do do-ho. Em 1994 veio para o Brasil, mais especificamente para So Paulo, iniciando sua carreira no ensino, passando o seitai-ho e o do-ho atravs de cursos regulares e workshops e dando continuidade a pesquisa em arte e na vida pelo seitai-ho, chegando a apresentar algumas de suas pesquisas.

120

Em 2000 mudou-se para o Embu, iniciando uma nova etapa de vida onde o Projeto Jardim dos Ventos (em anexo n.2) est sendo implantado, agregando todas as atividades que vo surgindo com as necessidades. Aos poucos o seitai-ho e a relao com as artes vai ganhando corpo, principalmente com a construo dos palcos de terra no jardim e a criao da performance fugaku. Por ter-me apresentado no incio do trabalho, no h necessidade de dizer novamente quem sou ou o que fiz.

A nossa proposta

A nossa proposta viver plenamente, com a capacidade de cuidar de todos os campos da vida e criar uma nova maneira de arte a partir da sabedoria natural do corpo.

A relao que se estabelece com uma realidade

Para falar sobre a incorporao da tcnica no corpo e sua implantao nas terras brasileiras preciso esclarecer qual a relao que se estabelece frente a uma realidade, que neste caso uma tcnica de origem japonesa. Uma vez escutei de uma amiga que no japonesa e nem descendente que cada pessoa conhece o Japo da sua maneira. Por um lado parecia bvio o que ela dizia, mas fiquei pensando se o Japo no existia em si.

121

Em 2005 a Fundao Japo realizou algumas palestras sobre a Introduo da Filosofia de Kyoto dadas pelo professor Loparic. Ali foram apresentados vrios textos de Heidegger e um deles De uma conversa sobre a linguagem entre um japons e um pensador - chamou-me a ateno porque ele chegou concluso que o Japo no existia, porque tudo o que chegava aos ocidentais era revisto pelo padro ocidental (lngua e conceitos ocidentais) e que isso nunca corresponderia de fato ao Japo real. O Japo real s poderia ser reconhecido atravs da lngua ou da arte. Essa afirmao me faz pensar em como lidamos com as realidades. Geralmente vemos as coisas pela nossa tica e utilizamos fragmentos das realidades para compor um imaginrio. E o imaginrio sobre o Japo impressionante! S que de fato, para compreender uma outra realidade preciso estar disposto a penetr-la. Cada vez mais acredito que ter propriedade no quer dizer imitar algo. A imitao faz parte do processo de aprendizagem, mas precisamos ter cuidado para no ficarmos somente na superfcie das coisas, apropriando-nos das coisas levianamente. necessrio tempo para que se possa construir o prprio caminho. Segundo Foucault, em Foucault, a coragem da verdade, existem duas modalidades de conceber e praticar a filosofia, duas vertentes de pensamento, presentes na historiografia filosfica: o conhecimento de si, o que se denomina filosofia e o cuidado de si, o que se denomina espiritualidade. Na vertente da filosofia, enquanto pensamento exclusivamente representativo, o sujeito, e somente ele, tem acesso verdade, em razo de sua prpria estrutura ontolgica, que no outra seno a de sujeito cognoscente. Na espiritualidade, enquanto forma de pensamento e de prtica, a verdade no alcanada nem alcanvel pelo sujeito no simples ato de conhecimento, pois, para ter acesso verdade, o sujeito tem de olhar para si mesmo de modo a modificarse, converter-se, alterar seu prprio ser. No primeiro caso, isto , no da filosofia como os efeitos ou conseqncias do conhecimento, no h transformao do sujeito, pois, afinal, sua estrutura que precisa ser assegurada como condi-

122

o de acesso verdade. A espiritualidade, ao contrrio, produz efeitos e conseqncias que incidem sobre o sujeito, iluminando-o e transfigurando-o [Foucault, 2004:9]. Ao ler isso, compreendi que existem duas maneiras de se relacionar com uma realidade: mantendo-se o sujeito ou transformando-o. Foi preciso me encaixar na segunda opo para realizar a proposta seitai: a tcnica o meio em que o corpo estruturado, transformado, descondicionado para chegar ao que lhe inato. Para isso existem procedimentos que quando compreendidos corporalmente, tornam-se a prpria tcnica. Isso no quer dizer falta de identidade. E sim que compreendemos o mundo atravs de seus princpios praticando constantemente, aprendemos a reconhecer a fora e a fragilidade de cada corpo e a lidar com a impermanncia da vida. Apesar deste corpo japons, nasci no Brasil e cresci em uma determinada cultura. Portanto, consciente ou inconscientemente trago em mim ambas as culturas. O meu encontro com o Japo correspondeu busca das origens, de algo em que realmente me permitisse ver nele refletida. No me sinto influenciada pelas tcnicas - um japonismo. Sinto-me transformada por elas, de maneira que fui reconhecendo o potencial do meu corpo atravs das diversas prticas. Aprendo a v-lo como realmente e como respeit-lo. Para mim, seitai-ho o meio no qual afino cada vez mais a sensibilidade e reconstruo as relaes de maneira sensvel. Por ser brasileira e viver aqui, sinto que tenho a tarefa de perpetuar, atravs das palavras, esta pesquisa to consistente, seguir adiante com as pesquisas e os ensinamentos nas terras brasileiras. Cada pessoa deve ir atrs do trabalho prtico que tem a ver com ela, porque aquilo que se faz corporalmente corresponde a um tipo de pensamento e a uma atitude combinada. claro que aquele que no trabalha com o corpo, a relao se estabelece de outra maneira. Cada um escolhe a sua maneira de se relacionar com o corpo, com a vida, com a arte, conforme seu desejo, sua caracterstica e seu potencial.
123

O processo de implantao do seitai-ho no Brasil

Desde o incio a implantao do seitai-ho no Brasil se d atravs da parceria de Toshiyuki Tanaka e de Cia Ohno. Toshi Tanaka, como conhecido, o responsvel pela transmisso da tcnica, mantendo os procedimentos como so realizados no Japo, e eu, responsvel pela produo. Ambos, responsveis pela coordenao e manuteno em todos os sentidos do Projeto Jardim dos Ventos, continuando at hoje como nica referncia deste trabalho no pas. O processo de implantao foi bem lento, garantindo o processo de crescimento: de cada corpo envolvido, da constituio da famlia, do trabalho, da comunicao que, at ento, era feita num ingls quase monossilbico. Aos poucos Toshi foi aprendendo a lngua portuguesa e como lidar com esta realidade, principalmente como lidar com os praticantes brasileiros. Segundo Toshi Tanaka os trs primeiros anos so chamados perodo de pedra, isto , um momento em se recebe uma maneira de perceber e acessar a sensibilidade do corpo e aos poucos se vai compreendendo atravs da prtica, os mecanismos do corpo e dos movimentos que dele surgem. Durante este perodo as pessoas querem compartilhar com seus conhecidos, tentando dizer o que o seitai-ho, mas na maioria das vezes, devido ampla abordagem, sentem-se incapazes de formular as idias. Todo mundo passa por isso. No incio formamos uma turma e o Toshi comeou a ensinar do-ho em casa, com minha assistncia, uma vez por semana. Logo depois recorremos Aliana Cultural Brasil Japo e abrimos outra turma. Alm dos cursos regulares fazamos pequenas apresentaes da tcnica e performances. Em outubro de 1995 Hiroyuki Noguchi criou o Projeto Do-ho Internacional (em anexo n.1) que tinha como proposta divulgar o do-ho e as diversas pesquisas a partir desta

124

tcnica. Mesmo sem ter este nome, j estvamos realizando suas propostas. Com sua existncia, formalizou-se uma apresentao, consolidando as nossas pretenses. Aos poucos a procura foi aumentando e conforme as necessidades dos corpos, criamos diversas atividades. Por exemplo, quando nossos filhos comearam a crescer, criamos o clubinho para que eles pudessem encontrar outras crianas e estabelecer uma relao criativa e saudvel entre elas. Criamos o dia da pesquisa em arte, o clube de katsuguen, as manhs de do-ho etc. Portanto todas as atividades surgiram conforme as necessidades que os corpos apresentavam. Nem sempre possvel realizar o desejo de todos. Existem momentos em que preciso haver escolhas e direcionar as atividades para um determinado projeto. Em 2000 viemos morar no Embu. Logo que chegamos, teve uma ventania. As portas e as janelas batiam ruidosamente num som de trovo. Ento Toshi nomeou a casa como a Casa do Vento. No seitai-ho o vento um elemento fundamental porque ele permite a transformao. Mais do que nunca precisvamos dele. Tudo que havamos construdo em So Paulo foi deslizando por entre os dedos. As pessoas com quem havamos criado um vnculo, no conseguiam vir at aqui semanalmente. No queramos simplesmente procurar espaos para dar aulas. Era preciso de um lugar que abarcasse nossa proposta. Foi ento que Ana Lcia abriu suas portas e estabelecemos o ponto em So Paulo, no Estdio da Curva, no Butant. E recomeamos tudo de novo. Mesmo diante das dificuldades criamos os intensivos em casa um dia inteiro de trabalho corporal. A aula acontecia na sala e tnhamos que dar um jeito de tirar as crianas dali. Era patente a necessidade de construir mais espaos de trabalho. Precisvamos dar um jeito no jardim. Por que no criar espaos alternativos? Foi ai que investimos na criao dos palcos externos que Toshi nomeou de Jardim dos Ventos. Na verdade resgatvamos o nosso ponto de encontro trazer novamente o parque Inokashira para nossas vidas a dana ao ar livre.

125

A Casa do Vento com o Jardim dos Ventos abarca o Projeto Jardim dos Ventos, formatando um mundo. Quando as pessoas se dispem a vir at aqui e participam de qualquer atividade, compreendem o sentido integral de nossa busca. Podemos ver que o lugar muda as formas de relaes: criamos uma srie de atividades que criam aes, que por sua vez mudam cada um. Essas mudanas criam novos projetos e assim se segue... Aos poucos vamos observando uma concentrao na Casa do Vento. Atualmente temos uma turma avanada que continua praticando as tcnicas e disposta a pesquisar em arte conosco. Para tais mudanas era preciso criar um solo firme e frtil. As mudanas foram muito radicais em todos os sentidos, mas sobrevivemos. Mais do que isso: vimos o que o corpo capaz quando colocado em limites. Ele realmente se transforma em um corpo mais forte, atingindo todos os segmentos da vida. Isso s foi possvel quando compreendemos e respeitamos a singularidade de cada corpo envolvido e buscamos estabelecer relaes profundas, formando um s corpo - uma rede complexa de relaes.

126

Processo de aprendizado da tcnica

Seitai-ho um aprendizado corporal que acessa os princpios de uma tradio sob um ponto de vista contemporneo: uma abordagem de vrios ngulos que se complementam, dando a possibilidade de compreender a complexidade da natureza do corpo. Como vimos anteriormente, existem vrias tcnicas que so apresentadas separadamente. Cada tcnica tem sua caracterstica, trabalhando o corpo de maneira especfica. Nas aulas todos passam por todas elas alternadamente porque o intuito reconhecer e desenvolver o talento e ao mesmo tempo ampliar a capacidade do prprio corpo. Nem todo mundo entende esta proposta e muitos j desistem na primeira aula. Quem permanece no treinamento se fascina com a maneira ampla e diversificada de como o seitai-ho trabalha sensivelmente o corpo. Nada mecnico. As pesquisas no param de acontecer, sempre atualizando a base do treinamento. Conforme vamos entrando em contato com as tcnicas, a tendncia inicial geral tentar aproxim-las com o que j conhecemos, fazendo um paralelo: seitai parecido com yoga? Yuki parecido com heiki? Mas os procedimentos so outros. Aos poucos vamos mudando o modo de ver as coisas. Se tentarmos entender esse universo pela perspectiva anteriormente conhecida ou pela associao das palavras, certamente cairemos em equvocos. De fato preciso praticar para poder compreender realmente o que estou falando. Em cada atividade comeamos com a limpeza do espao. Existe uma maneira especfica de passar o pano no cho de madeira e outra, nos tatames. Cada uma delas trabalha um tipo de movimento que sero abordados em outros momentos. Por exemplo, a maneira de limpar o tatame trabalha a lateralidade direita e esquerda. (figs.73-76) Essa caracterstica aparece na maneira de sentar, de deitar, de andar ou deslocar-se no espao e de fazer o trao

127

horizontal na prtica de fude do-ho. (figs.77-78) Quando o praticante entende que tudo doho, ele muda a postura com relao limpeza. A manuteno do espao passa a ser fundamental no aprendizado no processo de sensibilidade e esta sutileza faz total diferena no trabalho, refletindo no corpo.
figs.73-76

figs.77-78

Depois vem a reverncia com todos. Um momento de zerar para iniciarmos juntos um treinamento. Quando existe este marco de incio e fim, podemos entrar e sair dos estados do corpo necessrios para cada momento, esquecendo o momento anterior. A reverncia tem esta funo e realizada a cada exerccio proposto, a cada atividade.

128

Iniciamos com o do-ho atravs da percepo sensvel do prprio corpo. Aos poucos vamos compreendendo que a tcnica seitai um meio de ver o mundo interno de vrias maneiras. Uma delas a partir dos katas. Os katas so portas para ver a prpria sensibilidade e a partir dela, manifestar a realidade interna. Quanto mais estrutura corporal, mais se consegue ver internamente. Somos introduzidos ao mundo dos katas. Neste momento surge outra questo. Ao realizar os katas, vem o questionamento: no sou japons, por que preciso fazer esse tipo de movimento? Quando se comea a fazer determinados tipos de movimentos, compreendemos os princpios que os sustentam comeamos a ver como est o eixo, a flexibilidade, a concentrao, a fora, o limite de cada movimento e do prprio corpo e como ultrapass-lo, ampliando nosso potencial corporal. Cada cultura se relaciona com o corpo de uma determinada maneira, caracterizando-se em alguns tipos de movimentos, mas os princpios bsicos independem do fator cultural. Eles podem ser encontrados em todos os lugares. Conseguindo compreender isso, a pessoa continua seu processo dentro do seitai-ho em busca da compreenso do prprio corpo. Quando olhamos para um movimento, podemos ver que geralmente uma combinao de cinco tipos: esticar e encurtar, direita e esquerda, toro para os dois lados, abrir e fechar, frente e trs. Como falei anteriormente, podemos ver estes tipos na maneira de sentar, de levantar ou abaixar, de deitar, de andar etc. Assim cria-se uma variedade de movimentos que quando combinados com os princpios de movimento, eles se tornam infinitos. Atravs desses movimentos simples podemos vislumbrar o taiheki o talento ou a caracterstica de cada corpo - isto , a afinidade que se tem com um ou mais tipos de movimentos uma das maneiras para definir o taiheki.

129

Depois que a turma se consolidou, apresentamos o katsuguen undo porque sabemos que no temos condies de cuidar dos processos dos iniciados que no aparecem mais. Mas podemos ver quem est em condies de entrar realmente em processo e orient-lo para que possa enfrentar as transformaes necessrias que o katsuguen undo dispara. Esta outra maneira de se acessar internamente. Uma caracterstica forte do brasileiro a espontaneidade de movimentos. A princpio no temos dificuldade de realizar o katsuguen undo. S que tanto no Japo como no Brasil, notamos uma dificuldade inicial dos artistas cnicos danarinos, atores e performers eles querem realizar o katsuguen undo da mesma maneira que geralmente esto acostumados: atravs de movimentos conscientes ou que algum v indicando oralmente o que precisa ser feito. Esta uma conduo bem diferente do katsuguen undo. Existe um padro de comportamento que precisa ser quebrado para que o katsuguen undo acontea. Todo katsuguen undo movimento espontneo. Mas a palavra espontneo me parece ter vrias interpretaes. O que o katsuguen undo se prope me parece ser muito diferente do que os artistas entendem por movimento espontneo. preciso entrar em contato com o movimento no consciente, no controlado, no improvisado pela vontade, no admirado... muito diferente de qualquer cdigo de movimento. So movimentos que reviram tudo, organizando o corpo. Aos poucos vamos vivenciando um processo de aprendizagem de leitura do corpo. Vamos reconhecendo uma linguagem do corpo muito diferente da linguagem das palavras que ao ser decodificada, leva a um sentido que no se d com as palavras uma mancha, uma febre, mudanas nas cores das excrees etc. - pontos de inflexo como referncia de mudana ou formas de manifestao do corpo. O corpo como perceptor do mundo rgo de percepo que sente, fala, reage e l o que o corpo manifesta.

130

Dentro da prtica estimulado que sempre se compartilhe as percepes internas do corpo, mas h vrios momentos em que no conseguimos nomear o que est acontecendo. Com a prtica possvel chegar a uma leitura interna do corpo composta de cores, sensaes, sentimentos, sons, movimentos elementos que brotam naturalmente e que mais tarde sero acessados na criao. Conforme ns vamos aprofundando no trabalho, as propostas ficam cada vez mais complexas, havendo uma combinao de duas ou mais tcnicas. Atravs da combinao de do-ho com naikan, compreende-se o corpo alm do anatmico e percebe-se que o mundo interno uma imensido. Esta percepo interna transforma a imagem corporal. Quando somos introduzidos ao mundo de naikan, podemos ver a partir da percepo interna, partes do corpo que se relacionam; como que se desencadeiam os movimentos do corpo como uma unidade; como experimentar movimentos independentes de partes do corpo que acontecem simultaneamente. E assim vai desenrolando a pesquisa. Aos poucos possvel trabalhar uma rede de relaes das tcnicas, integrando-as num todo. O trabalho de maior concentrao que engloba todas as tcnicas, o seitai so-ho. Como as prticas focam o resgate da sensibilidade dos corpos, elas podem ser acessadas individualmente no momento que sentir necessidade. Aos poucos comeamos a notar a relao do corpo com o meio ambiente e percebemos que vivemos ciclos que esto intimamente ligados com a natureza, o clima. Existem prticas apropriadas para cada momento e vamos direcionando a prtica, a vida e a arte a partir desta relao sensvel com o meio ambiente. Os treinamentos de seitai-ho no se estendem somente poca de formao do indivduo. Eles podem ser praticados pela vida toda, possibilitando que a proposta seitai permeie a vida. Geralmente as pessoas no querem ou no tm pacincia para viverem os processos de transformao que o seitai-ho oferece. Logo querem resultados, as frmulas de criao. Mas quando

131

vamos alm dessa etapa, mergulhando na tcnica, possvel entender os princpios que regem os movimentos, ver como eles acontecem e trabalh-los de maneira sensvel, estabelecendo uma relao profunda e sutil com o prprio corpo, entre as pessoas ou com qualquer coisa. Durante esta fase de implantao do trabalho nas terras brasileiras pudemos notar que apesar da diferena entre as culturas, os procedimentos puderam ser conservados e que os brasileiros podem alcanar uma percepo muito aguada do mundo interno do corpo, criando um vocabulrio com muitas variaes. preciso somente alguns cuidados nas indicaes das prticas, porque cada pessoa interpreta e reage de uma maneira. Cada tcnica prope qualidades de movimentos. Por isso ela indicada passo a passo para que no se perca o sentido real de cada proposta. O incio fundamental. Ele define como vai ser o andamento. Ele pode ser redirecionado, mas se pudermos cuidar desde os primeiros passos, o crescimento naturalmente ocorre. Isso no quer dizer que devemos nos movimentar da mesma forma. Cada corpo tem seu talento ou sua caracterstica de movimento taiheki - e isso precisa ser respeitado. Isso no quer dizer que basta fazer somente o que sabe, acentuando sua tendncia. Isso poderia condicionar ainda mais o corpo. Tampouco basta fazer qualquer coisa. Aos poucos vamos aprendendo a ver a diferena entre as caractersticas do corpo e do movimento e as tendncias habituais do corpo. Uma coisa a prtica para a qual existe uma proposta definida, procedimentos etc. Outra o que podemos realizar com ela. Cada um precisa construir e percorrer a ponte entre a prtica e a prpria vida.

132

Processo de incorporao da tcnica

Para um japons, qualquer aprendizado corporal leva no mnimo dez anos porque garante que, primeiro se viva um processo de crescimento e depois se siga adiante, tornando-se um mestre. Por isso fundamental ter um mestre que nos oriente aquele que j tem no corpo a experincia de aprendiz orientado por outro mestre. Assim natural que se tenha condies de orientar algum e preciso escolh-lo bem, como j dizia Yoshi Oida em O Ator Invisvel: No Japo h um ditado que diz que melhor gastar trs anos procurando por um bom professor, do que ocupar o mesmo perodo de tempo fazendo exerccios com algum inferior. Temos que praticar para nos desenvolver, mas no podemos estudar com qualquer um. Temos de encontrar o professor certo. [Yoshi Oida, 2001: 158] Esse processo de crescimento consiste desde a apropriao das formas, com maneiras de perceber o corpo at a incorporao dos princpios. Isso requer uma mudana em vrios aspectos: aprender a receber com sensibilidade, desapegar-se dos padres e costumes, compreender amplamente as relaes com todas as coisas, aceitar o que vem, confiar na vida, transformar em tantos outros verbos possveis e depois compartilhar o aprendizado. Existe o tempo de cada etapa. Existe um tempo para que o corpo assuma determinadas posturas e entre em outras camadas sensveis, visveis e invisveis da realidade, confrontando com o imaginrio. S ento vemos de fato o que real. um processo de transformao gradual e lento e no tem como cortar caminho. S quem permanece treinando por muitos anos que consegue a fora de concentrao necessria para aquietar a mente e o corao e naturalmente compreender como o movimento surge espontaneamente, integrando-se com a vida, no havendo mais separao entre as coisas. Hoje consigo sentar em seiza com certa naturalidade por um tempo, mas preciso
133

continuar o meu trabalho de ordenar meu corpo a minha coxo-femural esquerda ainda no tem fora de concentrao suficiente para agentar horas sustentando esta posio. Atravs do do-ho tento entender os mecanismos do corpo. Atravs do katsuguen undo busco que o prprio corpo realize esta mudana por si mesmo. No basta ser descendente de japoneses para conseguir realizar esta postura. Alis qualquer um pode realiz-la, desde que tenha um corpo disponvel. Na adolescncia sentia tantas dores nas costas que me deixavam de cama. Acreditava que a causa eram os desvios na coluna: lordose, escoliose e duas hrnias de disco. Com as prticas, a dor sumiu e raramente volta nos momentos de desequilbrio emocional. Percebo nitidamente que depois de cada reao de katsuguen undo minha cervical vai se alinhando. Ao praticar fude do-ho, vejo os desvios da minha coluna impressos no papel. Nas ltimas vezes parece que algo vem mudando porque os traados esto mais retilneos e precisos. A primeira vez que entendi atravs do corpo a noo de hara (barriga) e koshi (lombar) foi na gestao da minha primeira filha, a Juma. Senti uma fisgada no ponto que fica trs dedos abaixo do umbigo tanden. E conforme a barriga foi crescendo, pude viver a imensido do hara e as dores no koshi. Outra mudana foi que naturalmente parei de fumar logo aps parir meu terceiro filho, simplesmente porque no me via mais fumando parindo, a imagem de mim mesma mudou. No seitai-ho dito que nesta fase que as mulheres podem viver a maior transformao em seus corpos, portanto em suas vidas. Talvez seja por isso, mas principalmente pela complexidade do trabalho que nos primeiros dez anos no me sentia com capacidade de ensinar seitai-ho a algum. Alguma coisa me dizia que educao no , simplesmente repassar o que eu apreendi, fragmentos de um conhecimento, principalmente em se tratando de corpo, de ser humano. Era preciso ter no pr-

134

prio corpo uma verdade, encontrar uma unidade em que as coisas fizessem realmente sentido. Eu precisava, primeiro viver o processo no meu corpo: aquietar para conseguir ver a mim mesma, reconhecer este corpo, os limites e as necessidades para que pudesse ampli-los at conseguir relacionar-me com o outro de maneira sensvel e recproca e assim poder acompanhar outros processos. Desde 2004 assumo com certa tranqilidade a orientao das gestantes e pais que nos procuram em busca do resgate do processo natural de parir e do crescimento saudvel, do qual um dia fui aprendiz. Hoje sinto a necessidade de colocar a mo na massa e compartilhar este aprendizado com as pessoas que desejam encontrar a si mesmas e a arte que brota em seus prprios corpos.

135

Performance Jardim de Brisa

Kajisako

A relao do seitai-ho com a arte

A maioria dos praticantes so artistas que buscam a compreenso do prprio corpo, a sensibilidade do movimento, a prpria dana. Para realizar isso preciso ser um corpo disponvel integrado, sensvel, flexvel e forte (diferente de duro). Podemos ajud-los a encontrar esses elementos atravs de um processo de treinamento contnuo. Mas cada um tem que realizar a sua arte por si mesmo. preciso que cada um construa um dilogo entre o corpo e a criao. Quando isso acontece, a grande maioria pra os treinamentos aqui, acreditando que necessrio focar na criao para que o corpo realize a expresso. A meu ver, o corpo pode acessar a criao de maneira expressiva ou se manifestar naturalmente. So duas formas distintas de criao. Se pudermos trabalhar o crescimento do corpo para que possa se manifestar naturalmente e permitir que a linguagem cnica aflore, o resultado pode ser surpreendente. importante conhecer diferentes tcnicas para possibilitar diversas formas de se relacionar com o corpo, mas preciso cuidado com as combinaes. Na poca da graduao per-

136

corri vrias tcnicas, mas como meu corpo no tinha flexibilidade, sempre me machucava. O pior foi admitir que era um ato consciente. Vamos acumulando aptides, misturando as informaes, parecendo uma colcha de retalhos. Isso s cria uma iluso que poderia chegar a uma linguagem prpria. Foram anos para reconquistar a harmonia do corpo. Hoje acredito que para chegar a uma linguagem prpria preciso aprofundar num trabalho tcnico e ultrapass-lo. A apropriao de uma tcnica em benefcio da construo de uma linguagem cnica a primeira etapa para estabelecer a relao corpo e tcnica. Algumas pessoas utilizam uma determinada tcnica como linguagem nas artes cnicas para a qual possvel ter leituras de um movimento especfico. O trabalho cnico parece um quebra cabea ou uma montagem de diversas colagens. Conforme vai amadurecendo, o corpo mergulha na tcnica e chega aos princpios. Alguns conseguem aplic-los, apresentando certa unidade, mas a utilizao da tcnica e do corpo no muda. Elas continuam como objetos da vontade do artista; como instrumentos para a criao. Mas de fato, se pudermos entrar em camadas mais internas que possibilitem transformar o ato de utilizao em relao, estabelecendo a conexo do interno e externo e a sintonia entre os corpos, isto permitir que a criao acontea de uma outra maneira. Antes de conhecer o seitai-ho, as minhas criaes eram elaboradas com meses de ensaio para construir uma obra. Na minha formatura apresentei um solo - Afinal uma mulher - uma japonesa que matava as pessoas com ch. Apesar de pesquisar em livros, estudar a movimentao em vdeo, tudo foi realizado a partir de um imaginrio do que poderia ser uma gueixa. Naquela poca eu acreditava que era preciso disto para gerar o meu fazer artstico. A minha ignorncia criou uma leitura equivocada de um corpo atravs de uma imitao sem fundamentos. Hoje sei que para realizar uma gueixa, voc precisa de um corpo muito treinado para tal. E que ainda no tenho condies de realiz-lo perfeitamente e nem esse meu foco.
137

Com o seitai-ho aprendi que no preciso deste imaginrio para realizar qualquer encenao. Com a prtica o foco foi mudando o que estava no sujeito, na obra e no imaginrio, aos poucos foi transferido para o corpo e o movimento. Precisava de um corpo disponvel, sensivelmente preparado para que pudesse criar. A partir da comecei a perceber outras maneiras de me relacionar com o prprio corpo, com as pessoas, com as coisas e, conseqentemente, com a criao. As artes cnicas, as artes corporais so maneiras de se fazer arte com o corpo. O que venho apresentar aqui no uma maneira de se fazer. uma maneira de se relacionar sensivelmente com o prprio corpo e reciprocamente entre os corpos. Atravs do seitai-ho possvel afinar a sensibilidade, organizar o corpo, estabelecer uma relao de intimidade com ele e entre outros corpos, criando condies da criao se manifestar por si mesma e o corpo ser a prpria arte a arte no corpo. Portanto a pesquisa que realizamos no baseada as tendncias artsticas que o teatro ocidental ou a dana contempornea tm como parmetros. Aqui tentamos construir o prprio caminho com base nas prticas seitai. Em vez de ficar de c para l tentando abraar todas as tcnicas ou fazer links com todas as teorias existentes nos quatro cantos do planeta, apenas praticamos seitai, acreditando que o corpo por si mesmo, trar tona o que precisamos realizar. Houve vrias tentativas processos criativos - durante esses ltimos doze anos. Mas foi na performance Mockado que algo se transformou e a execuo passou do campo pessoal para o campo do acontecimento. O foco estava no fluxo do movimento: a partir da percepo interna de cada corpo, elementos surgiam a cada instante, revelando um desenho que acontecia no interior do corpo e no espao simultaneamente, ultrapassando o nvel de causa e conseqncia e estabelecendo a sintonia entre os corpos de maneira mais sutil e profunda. preciso de tempo e de treinamento para chegar neste estgio. Quando o corpo

138

incorpora a tcnica e entra mais fundo nele mesmo, o movimento naturalmente belo e a criao simplesmente se manifesta. correr o risco. Quando as coisas realmente acontecem, maravilhoso! Ficamos completamente perplexos diante do acontecimento. Parece que no foi voc quem realizou porque o movimento percebido e simultaneamente realizado. O tempo aqui e agora. No h entendimento racional. No h ressignificao. No h como repetir. No h como voltar atrs. No h como corrigir. estar simplesmente presente! Existem alguns problemas com esta maneira de arte: primeiro que qualquer outra maneira no tem mais sentido. Tudo parece to fabricado, to mecnico, to cheio de coisas. No h nada que supere a beleza do movimento natural. to difcil ser natural em cena, mas no impossvel! Segundo que essa maneira pouco vivel, porque como preciso entrar em camadas mais profundas e isso leva anos de treinamento, dias de preparao para a apresentao, afastando-nos cada vez mais do mercado da produo cnica atual. Portanto isso precisa ser um caminho de vida. Hoje no consigo ver a separao entre o seitai-ho e as artes. Com o seitai-ho reconheo a fora interna do meu prprio corpo e isso faz com que o movimento criativo se expanda ao cotidiano, transformando-o ao ponto de retornar ao treinamento, estabelecendo o ciclo na relao treinamento criao cotidiano. Neste momento, percebemos que a vida um grande fluxo. Se tivermos corpos disponveis, podemos tomar a onda e as coisas acontecem, possibilitando recriar uma maneira de vida onde a arte faz parte da relao com o todo. Criar uma realidade integrada com uma filosofia de vida, a meu ver j uma arte. Mas no paramos nisso. Este corpo seitai tambm cria uma categoria em performance onde este corpo capaz de ser a prpria arte. Isso a performance fugaku.

139

Qual a relao que o corpo selvagem estabelece com a criao cnica?

Viver no meu prprio ventre, as entidades dos meus filhos, e assim resgatar a prpria fora na condio feminina, isto , a fora de criao em cada filho gerado e parido naturalmente; saber decifrar exatamente as necessidades vitais de cada momento, com eles crescer e assumir a responsabilidade de cri-los para que possam cada vez mais, caminhar com as prprias pernas, uma tarefa que exige uma dedicao e pacincia para permanecer neste estado e cuidar para que no haja atropelos no processo de crescimento. um aprendizado na construo da relao com o outro. Ser me me possibilita a experincia do desprendimento da vontade, e da reaprendizagem da linguagem no verbal. Precisava ler o corpo. Aprendi no s a ler o meu corpo como o corpo do outro ouvir e reconhecer o corpo do outro. Mais do que isso, sair da identidade para reconhecer o outro similar e conseguir ver a mim mesma no outro. E com o passar do tempo, aprendi a ver cada um separadamente e atravs da manuteno da sensibilidade e da escuta interna, estar em sintonia. Este estado a pura criao. Ter filhos mudou completamente a minha relao com a vida e a arte. Viver se tornou uma arte! Mesmo assim sempre se manteve a necessidade de conduzir esta postura para a criao artstica. Quando me aprofundo nas prticas do seitai, meu corpo fica claramente tranqilo e percebo nele uma fora de concentrao capaz de realizar o que venho desejando h muito tempo um lugar cnico que permite revelar os movimentos mais profundos do ser humano. So anos de trabalho de sensibilizao, chegando cada vez mais perto de um corpo natural capaz de vivenciar estados alterados, percorrer caminhos de transformao e realizar vrias facetas da criao. Durante todos esses anos passei por vrios processos do katsuguen undo reaes

140

fortssimas e coincidentemente ou no, nos ltimos anos vivi reaes que renovaram o corpo ao ponto de desencadear processos artsticos. como se o corpo precisasse entrar num processo intenso de transformao para apagar as concepes que muitas vezes nos aprisionam e assim conseguir ativar uma nova fase de criao estados alterados de conscincia ativando estados de criao artstica. Nos ltimos anos, os processos criativos foram gerados como uma gravidez, com meses de gestao para desenvolver os corpos e a criao propriamente dita s era revelada no ato de parir, isto , na improvisao. Isso significa que em vez de fazer um espetculo, silencio, meus olhos mergulham no meu corpo e espero. Aos poucos vejo imagens aparecerem e tomo a onda do movimento, criando uma escritura interna que aflora no instante da performance. Busco a sinceridade em cena. Cada vez mais me distancio do que seja espetacular ou grandes sacadas. Desejo o simples, o verdadeiro. No busco a representao ou a imitao de uma arte e sim a origem e a verdade do movimento, seja l como se manifeste. como um parto natural! Sinto e sou em cena. O corpo cnico capaz de expressar e dar sentido ao que se quer revelar atravs de uma forma. A forma conseqncia de um estado alterado do qual no temos controle. O corpo que sabe o que e como realizar. Isto no significa que estamos fechados para as relaes. Alis podemos notar que vem se intensificando as relaes com pessoas de outras tradies. Parece que h um fio que liga diretamente de corao para corao onde podemos entender o movimento do outro. Mais do que isso, atravs do do-ho posso compreender que os princpios esto presentes nas tradies e assim podemos nos conectar mais facilmente.

141

A pesquisa em arte

A performance uma categoria de arte contempornea da cultura ocidental que chegou a toda parte do mundo. caracterizada pela busca de renovao; uma categoria que busca renovar a viso de arte. Existem duas noes de performance bem distintas: a existencial e a linguagem especfica. Acredito que buscamos viver a circulao entre estas duas noes - viver plenamente a vida e celebrar em cena algumas descobertas feitas no cotidiano. A nossa proposta buscar algumas possibilidades de arte performance junto a viso de caminho, isto , construir arte performance como um lugar criativo que possa fazer experincias, aprofundar e refletir sobre a prpria vida. Segundo Toshi Tanaka a criao da categoria de performance que nomeou de fugaku sua e est buscando o seu sentido e a tcnica que a sustenta. Fu significa vento, fora de vida e gaku significa brincar, caminho de arte. Ela tambm tem outros significados como waza que significa tcnica, tanoshii que significa alegria, divertido e raku que significa confortvel. Antigamente essa categoria existia em vrios campos de arte, mas hoje s restou a palavra ongaku que atualmente significa msica e que antigamente era caminho do som. A proposta de fugaku realizar o caminho do seitai-ho atravs de uma maneira de arte performance, ou seja, uma criao em sintonia Ser Humano Natureza Vida. Toshi Tanaka acredita que o lugar mais favorvel e frtil para buscar o sentido de gaku na contemporaneidade na performance. Toshi Tanaka vem pesquisando em vrios campos da arte dana (butoh e noh), improvisao de som e voz, sho (caligrafia) atravs do do-ho ele vem trabalhando as possibilidades do corpo em qualquer rea artstica o do-ho como aglutinador de vrios cam-

142

pos da arte. Aliado ao naikan-ho pode ver como os movimentos acontecem internamente, quero dizer, como eles se originam e podem ser feitos a partir da percepo interna. E unindo-se com o ki in ho - a ressonncia de ki, o movimento se expande em som. O fude do-ho desenvolve o trao a partir do corpo inteiro que percebe como as palavras ou os ideogramas vo se configurando. Cada palavra por si mesma j tem um sentido e um movimento que sero executados a partir da percepo interna do performer. O que Toshi Tanaka faz se concentrar para realizar o trao com a fora do corpo inteiro, procurando desta maneira deixar que a palavra se apresente. Este trabalho em si j totalmente performtico. Mas ele vai alm disso, quando sai do papel e o fude do-ho se transforma em dana. As performances O Velho Lago e Lua Nova so exemplos da busca da palavra viva atravs do corpo que aflora no sho, no som e na dana. Na verdade fugaku tudo isso junto. uma improvisao na concepo japonesa descrita no texto A filosofia do kata onde o kata abre as portas para que a improvisao se revele a partir da percepo interna. Portanto a performance fugaku o kikko entre kata e improvisao; uma combinao dos movimentos internos e externos, onde a forma ganha uma dimenso ampliada com o movimento interno ou a partir da percepo do movimento interno, toma-se a onda deste movimento, ganhando uma forma. Segundo Toshi realizar a performance fugaku como realizar o yuki-ho aquele que deita o performer e aquele que coloca as palmas das mos o pblico. Quando a sintonia se estabelece, as sensaes comeam a aparecer e no sabemos ao certo qual o corpo que gerou as sensaes. Apenas tomamos os fluxo do movimento quando chega a hora. Na verdade existe a combinao dentro do corpo dos trs pilares tcnicos: o yuki-ho, o katsuguen undo e o do-ho. Atravs do yuki-ho pode-se acessar a percepo interna e transformar a condio, o do-ho, o movimento completo e o katsuguen undo, a espontaneidade. Esta uma pesquisa para quem caminha alguns anos no seitai-ho.
143

Performance Jardim de Brisa

Kajisako

As criaes

A nossa primeira criao conjunta foi a Juma. Ela simboliza o marco inicial real da nossa histria. Nos primeiros anos todo aprendizado estava voltado para esta criao na vida. Neste tempo as prticas seitai aconteciam paralelamente s criaes cnicas. As performances eram feitas esporadicamente e apesar de treinar, no posso dizer que era fruto do seitai-ho. Meu corpo ainda era impregnado da maneira antiga de ver e fazer arte. A nossa segunda criao foi o Gum. Parece que ele veio para mostrar que tudo mais simples e arte e vida esto relacionadas. Dancei um duo num s corpo quando estava prestes a parir. Apesar da proposta maravilhosa, meus olhos permaneciam fixados e meus ouvidos estavam ainda tampados. Em 1997 foi criado o ncleo Fu Bu Myo In para realizar a nossa primeira montagem que se chamou O Vento que Tece. Fu significa vento, Bu dana, Myo beleza e In ressonncia. No processo de criao, alm dos cursos regulares, o ncleo encontrava-se todas as sextas, num stio em Itapecerica da Serra durante um semestre para pesquisar o corpo desta performance. At hoje a pesquisa em arte continua sendo nas sextas na Casa do Vento, aber-

144

to a qualquer integrante dos cursos regulares. A performance O Vento que Tece foi uma sntese artstica que o ncleo vinha desenvolvendo na rea de dana, pintura e sons, abordando um elemento fundamental no seitai-ho o vento. O trabalho teve como proposta cnica buscar a sincronicidade entre os elementos: corpos, cenrio, luzes e som. Foi um trabalho que teve participao especial de artistas japoneses que fazem parte do Projeto Do-ho no Japo, fomentando o intercmbio. (figs.79-80)
figs. 79-80

Anah Santos

Apesar dos avanos na pesquisa, percebemos a fragilidade nas relaes. Eram ntidas as diferenas de percepo e atuao de cada corpo; o que brotava em cada corpo a partir do mergulho na tcnica. Era preciso tambm que as pessoas percebessem a sutileza e a profundidade na qual estvamos trabalhando. Era preciso construir uma ponte entre a criao e o pblico atravs da educao atravs do corpo. Em 1998 havia uma turma muito concentrada e realizamos workshops de arte - uma vez por semana sobre como se d a relao do corpo que trabalha esta tcnica com os fundamentos da arte e as mais diversas manifestaes artsticas: msica, dana (butoh e outros),

145

teatro (noh e outros), cerimnia do ch, culinria, ikebana, literatura, poema (haikai e outros), desenho, pintura (shodo e outros), figurino, mscara, objetos, mveis, uso do corpo nas atividades cotidianas. Neste mesmo ano nasceu o Yurin. Foi a dana mais bela que j vivi no meu corpo! Ele veio para desmanchar a dualidade existente. Ele estabelece na nossa vida a trindade, o eterno movimento. Nos anos seguintes estabelecemos relaes com vrios artistas: Amlia Toledo, Ken Kaneko e Shoko Suzuki, resultando performances junto com suas obras.
figs. 81-82

Kajisako

Em 1999 realizamos quatro performances na exposio Entre, a Obra est aberta, da artista Amlia Toledo na qual nomeamos de Jardim de Brisa. A proposta era entrar em sintonia com as obras e a movimentao ser um continuum, um prolongamento de cada uma delas. Durante a montagem da exposio, pudemos interagir com cada obra, selecionando-as e criando um percurso a cada apresentao (figs.81-82). Em 2000 o ncleo Fu Bu Myo In realizou uma performance sob direo de Ken

146

Kaneko. Foram vrias cenas que exploraram o mundo deste artista plstico, como se fssemos a matria prima em plena execuo das obras-cenas. Em 2001/2 entramos no processo de criao e construo da rea externa da Casa do Vento o Jardim dos Ventos - atravs de mutires e parcerias com pessoas especializadas. Em 2003 foi a vez de Mockado performance fugaku junto s cermicas de Shoko Suzuki. Aps eu vivenciar uma reao do katsuguen undo, descrita em anexo n.3, retornamos as atividades. Trabalhamos nos cursos regulares, nos treinamentos individuais e nas sextas nas pesquisas em arte - pesquisamos o corpo interno em relao aos fundamentos da arte: a relao criador-diretor-pblico, a relao de ki entre os corpos, a construo de um espao cnico, a relao com as cermicas (atravs do toque com najimi sentir o que produzia dentro do corpo, perceber as sensaes e segui-las atravs dos movimentos e sons e como tocar ou carregar sem perder a sensao interna). Depois focamos os figurinos. Eles precisavam ter a densidade que as obras apresentavam. Pesquisamos em livros e buscamos confeccion-los conforme a necessidade. Eles tiveram uma caracterstica muito diferente dos figurinos das performances anteriores que basicamente eram feitos de tecidos leves e esvoaantes como o vento. Cada vez mais o figurino passa a ser uma chave muito importante na improvisao, porque ele determina os movimentos da performance. Como no tnhamos praticamente nada fechado, movimentos construdos, era preciso que os corpos estivessem sensivelmente sintonizados para que a performance acontecesse espontaneamente. Sabamos que no tnhamos a situao a nosso favor o lugar era um jardim imenso e o pblico esperava resultados. Era preciso corpos muitos concentrados, capazes de criar um espao favorvel a nossa proposta. E estabelecemos algumas marcaes na performance: A primeira parte era carregar a cermica, preparando o espao cnico; Na segunda parte tomaramos a onda do movimento a partir da sensao interna

147

de cada corpo: Cia seguiu o princpio do fluxo de movimento; Andra, o princpio do movimento espontneo e Toshi, o princpio de do-ho. Preparamos os corpos durante vrios dias antes da performance, garantindo que no caso da Cia, o corpo tivesse sensibilidade para perceber o movimento interno e tomar o fluxo de movimento calmamente; no caso da Andra, ser espontnea na criao e no caso do Toshi, atravs do movimento interno, dar vida ao movimento externo j anteriormente estabelecido. Neste momento, fluxo, movimento espontneo e forma se unem formando uma unidade. Mas nem sempre podemos nos preparar o necessrio para que a performance transcorra naturalmente. Neste caso possvel provocar um estado de tenso gyoku para que possa acionar o movimento e assim
figs. 83-85

Kajisako

148

tomar o fluxo. Neste caso acho muito difcil ser espontneo porque a cabea no consegue ficar tranquila e logo quer controlar as coisas, cobrando que algo acontea. Mas no impossvel. Foram quatro apresentaes. Cada dia foi muito diferente do outro. Parecia que a natureza interagia conosco. Foi incrvel a sincronicidade que aconteceu: um dia ao colocar a cermica no cho, uma voada de cupins levantou vo. Noutro dia a ventania parou neste momento. Na ltima vez que fizemos, comeou a chover torrencialmente nesta mesma hora. Era como se o clima evidenciasse a mudana de cena e o estado interno do corpo de cada um de ns. (figs.83-85) Em 2004 realizamos o Velho Lago, concentrando na pesquisa do som com naikan atravs de haikais, servindo como base para a criao feita em 2006. Alm do dia especfico de pesquisa, foi iniciado em abril de 2005, o Encontro com a Lua - uma pesquisa dos reflexos da onda da lua (nova e cheia) no corpo. Cada encontro singular e aberto aos integrantes (pessoas, bichos, insetos), ao clima, barulhos etc. Essa experincia contribuiu mais tarde como repertrio para o exerccio cnico Se Oriente Pernambuco em 2005 e a performance Lua Nova apresentada no I Ciclo Crisantempo de Danas em 2006. Se Oriente Pernambuco realizado na disciplina Laboratrio de Arte e Mediao I, da Ps Graduao em Arte na Unicamp, foi o encontro entre o do-ho com naikan (Cia) e o cavalo marinho (Vera). Foi o resultado da relao de muita troca de figurinhas com a Vera duranfigs. 86-88

Solange Dias

149

te as nossas idas para Campinas. Ambas partiam de uma tradio bem distinta, mas que tinham pontos em comum: a relao mestre-discpulo, vida-arte integrada, o cuidado com as relaes e o respeito pelo tempo em que se do as coisas. As diferenas tambm eram gritantes: como trabalhar o corpo e a maneira de se relacionar em cena a Vera buscando um contato mais direto e eu, mais interno, e o tempo de cada uma realizar cada cena. Mesmo que a inteno fosse sustentar a singularidade de cada uma, havia momentos de mesclagens. (figs.86-88) Lua Nova foi o resultado de todos estes anos. como se inclusse vrios momentos de nossas pesquisas. No s a unio de todas as tcnicas que foram explicitamente realizadas nas cenas, mas a pura integrao com a vida quando juntou a famlia toda em cena. Mais do que isso, ver que um movimento que sensibiliza o pblico tanto pela obra em si, quanto pela relao que construmos durante todos estes anos, encarnada em cada um de ns. (figs.89-94)
figs. 89-94

Carla Angulo

150

Durante dois meses houve uma intensa concentrao, focando todas as atividades para a realizao desta produo. A construo dos corpos e a criao da performance ultrapassaram as aulas e os ensaios, aparecendo no cotidiano, durante a culinria, a limpeza etc. De outra forma ela jamais poderia ser realizada. O que quero dizer que o resultado vem da fora que colocamos em cada coisa que realizamos. Se buscamos a arte atravs do seitai, isso significa que buscamos realizar uma arte com fora total, buscando integrar a vida com a criao e o resultado a partir da entrega e da disponibilidade de criarmos juntos uma nova realidade e consequentemente uma nova maneira de se realizar arte. Em primeiro lugar preciso reconhecer a natureza de cada corpo e aos poucos ir aprendendo a construir as relaes, isto , realizar constantes leituras dos corpos para poder direcionar o rumo das coisas, conciliando o desejo com a realidade de cada momento. preciso vivenciar um processo e abarcar as possveis transformaes que possam ocorrer. Na verdade no se cria uma condio em dois meses. Esse trabalho a soma e o reflexo de todos esses anos, resultando numa maneira de criao. O mesmo se deu na performance fugaku Caminho da Lua, concepo e direo geral de Toshi Tanaka, colaborao Artesos do Corpo, Nile Art e Casa do Vento. A proposta foi aprofundar no do-ho e para isso todos os integrantes precisavam ser praticantes. Isso significa entrar em contato com as outras tcnicas do seitai e estabelecer um ponto comum entre todos. O tema foi a onda da lua, a onda da vida, o corpo em circulao com a natureza. Um processo muito intenso para quem se permitiu vivenci-lo. Inicialmente nos encontrvamos duas vezes por semana para mergulhar nas prticas de seitai. Conforme as necessidades foram surgindo, o trabalho se intensificou, ocupando todos os dias: ao amanhecer, inicivamos com prticas de zazen, kinhin e ga-ho. Depois as atividades se alternavam entre construo do cenrio, prticas de seitai e refeies comunitrias. A construo dos corpos se deu atravs da soma de todas essas atividades, onde cada

151

encontro foi fundamental para a construo das relaes com respeito, estabelecendo nveis mais profundos com o prprio corpo, com os movimentos e com o outro. Como era um grupo heterogneo e com disponibilidades reais diferentes, as cenas foram concebidas, respeitando estas diferenas e por isso as cenas apresentavam diferentes camadas de relao dos corpos com a tcnica e conforme cada participao no processo. Toshi desenhou todas as cenas para que a Mariko Kaneko pudesse realizar a concepo dos figurinos. Fizemos vrios encontros com ela para chegar no desejado: ensaios, estudo de tecidos nas lojas, acertos necessrios etc. Com os desenhos pudemos visualizar a participao de cada um, mas no bastava s isso. Era preciso estabelecer najimi com os outros para que a cena pudesse realmente acontecer. A concepo do cenrio foi do Toshi Tanaka, mas a construo no foi solitria. Muita gente colaborou com isso. Contratamos pessoas especializadas e atravs de mutires, outras pessoas puderam participar de alguma forma do processo que estvamos mergulhados. Isso foi fundamental para finalizar o cenrio que inclua alm do palco de areia dentro de um cubo gigante de bambu, todo o trajeto dos participantes, desde a recepo, at os bancos de bambu confeccionados para o pblico, ampliando os limites do que seja um cenrio convencional. Foram dez apresentaes que se iniciaram na lua nova e seguiram at a lua cheia, marcando o primeiro evento do Projeto Jardim dos Ventos, na Casa do Vento. Foi criado a comisso de boas-vindas que cuidou de toda a recepo, fazendo parte da performance. As pessoas puderam sentir o cuidado que tivemos com cada etapa, que foi sendo construda e saboreada a cada dia. Era visvel o crescimento, o limite e a entrega de cada um, dentro e fora de cena. Pudemos aprender muito: receber a realidade de cada corpo; concentrar todas as foras na montagem, superando as falhas e as dificuldades; agregar muitas pessoas, trabalhando a noo de coletividade, e desta maneira, concretizar um sonho que afirma nossos valores e ver que de fato, realizar arte desta maneira, um caminho de vida.

152

CONSIDERAES FINAIS

Performance O Vento que Tece

Kajisako

Temos que ser a transformao que queremos no mundo.


[Mahatma Gandhi]

153

Fico a olhar pela janela do quarto. Por entre as folhagens de uma rvore vejo uma semente seca pendurada por um fio, girando no prprio eixo ao sabor do vento. Parece que somente ela se move na paisagem. Fico deriva apreciando sua dana e identifico-me com a entrega ao vento. Aos poucos comeo a perceber camadas: o jardim interno onde se localiza a semente, a pequena cerca de bambu, diversas rvores, o vo da estrada, a mata e o sol que vai se pondo devagarzinho no horizonte. Simultaneamente o reflexo tranqilo das camadas dentro do meu corpo. Aos poucos vou percebendo as relaes entre cada camada e o todo. Vejo isso como um processo de aprendizado a expanso da percepo. Nem sempre a percepo to tranqila. Muitas vezes necessrio recorrer s prticas seitai para buscar um mnimo de transparncia necessria para ver as coisas como elas realmente so. So anos para poder reconhecer a natureza do corpo, vivendo um trabalho interno para chegar a ver quem realmente e assumir de fato o que se deseja da arte, da vida. E ao mesmo tempo se relacionar com tudo isso. Uma opo que no feita simplesmente por uma questo de vaidade ou narcisismo, e sim por uma questo de existncia e de respeito a si mesmo. Com o seitai-ho aprendo que o corpo nos ensina como viver. Uma Arte de Viver que nos ajuda a perceber uma maneira de chegar a uma compreenso maior das coisas, sem mesmo saber exatamente o que . O corpo sabe e isso basta para ficar em paz. Neste momento nos damos conta que no precisamos responder aquela montanha de questionamentos para sermos felizes. Quando conseguimos viver com o prprio corpo, percebemos que temos um instinto que age, criando condies para tal, abrindo mo do controle de todas as formas (convenes, sociais, produo, profissional etc), para tomar a forma necessria para a realizao de

154

cada etapa no seu devido tempo. Parece que entramos em outro ar e as coisas comeam a acontecer e se integrar naturalmente. Para mim, falar de criao necessariamente um processo de reconhecimento e transformao. A partir do momento em que se gera algo dentro de si, voc transformado a ponto que no tem mais retorno. Nunca mais serei a mesma. Assim foi tanto nas gestaes como nas performances. E isso no se d sozinho. O processo de reconhecimento e transformao individual tem limites. Para poder se aprofundar em si mesmo preciso do outro. A partir do encontro podemos transformar muitas coisas. Na verdade quando os corpos so sensveis possvel transformar e criar uma infinidade de possibilidades de criao, ou melhor, deixar que cada criao se revele por si mesma. Para permitir acontecer isso, construmos uma realidade. Aprendemos que para seguir adiante numa determinada proposta, preciso ser um corpo. preciso ser a prpria proposta. Quando as pessoas vem a proposta encarnada na pessoa, elas podem ver que este caminho possvel. No somos modelos a serem seguidos. Apenas desejamos que mais pessoas encontrem seus prprios caminhos. Talvez um dos desafios do nosso trabalho mostrar que no perdemos a identidade ao praticarmos uma tcnica que vem de uma outra realidade; que os procedimentos realizados no seitai-ho so feitos para ampliar os limites, fortalecer o corpo para que ele tenha condies de retomar sua origem e realizar as coisas por si mesmo. um meio atravs do qual possvel buscar a si mesmo e reconstruir as relaes com profundidade. Mostrar que possvel acessar a criao a partir da realidade do prprio corpo. Ver que as sensaes quando percebidas realizam imagens, mas elas s tm sentido quando vividas no corpo. A imaginao quando impressa no corpo diferente de fantasia, uma coisa que paira sobre nossas

155

cabeas. Como brasileira eu tambm tinha uma idia do que era o Japo e ao morar l, estudar coisas de l e viver todo esse tempo ao lado de um japons, compreendi que o que eles fazem est ligado a uma construo de um corpo, de uma vida, de uma arte e a relao intrnseca desses trs elementos. Isso o sentido da palavra caminho. o que procuramos realizar com o Projeto Jardim dos Ventos. A viso integrada de arte e vida, a necessidade de conexo do corpo com o esprito e a comunidade no exclusiva da cultura japonesa. Hoje possvel compreender e fazer uma ponte com outras culturas tambm, inclusive a brasileira. Houve o momento de concentrao para incorporar e implantar este trabalho, mas a hora de nos abrirmos para novas relaes que nos levaro a novas realizaes. Proclamo aos bons ventos verdadeiros encontros para que possamos realizar novas criaes. E que a Casa do Vento e o Projeto Jardim dos Ventos, que so confirmaes dos nossos valores, possam cada vez mais concentrar foras e pessoas que desejam realizar juntos realmente algo indito. Sei que existem vrios caminhos para se acessar a verdade do corpo e desejo sinceramente que cada um ache o lugar que a prpria natureza do corpo possa permitir vir tona. Espero que este trabalho possa contribuir para algum, especialmente aqueles que buscam alm dos prprios limites e que desejam a verdade impressa no prprio corpo escavar em si mesmos os seres de pedra.

156

BIBLIOGRAFIA

157

Referncias Bibliogrficas

BARROS, Manoel de Concerto a cu aberto para solos de ave. Rio de Janeiro: Record, 2004 BARROS, Manoel de Memrias inventadas. So Paulo: Planeta do Brasil, 2003. BARROS, Manoel de Matria de poesia. Rio de Janeiro: Record, 1999. BASHO, Matsuo Sendas de Oku. So Paulo: Roswitha Kempf Editores, 1983 BASHO, Matsuo - Palhas de arroz. So Paulo: Massao Ohno Editor, 1994. BASHO, Matsuo Trilha estreita ao Confim. Traduo Limi Takenaka e Alberto Marsicano. So Paulo: Iluminuras, 1997. BUBER, Martin Eu e Tu. Traduo, introduo e notas Newton Aquiles Von Zuben. So Paulo: Cortez & Moraes Ltda CASTRO, Rita de Cssia de Almeida. - Ser em cena, flor ao vento, etnografia de olhares hbridos Tese de Doutoramento no Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social na Universidade de So Paulo, sob orientao da Profa. Dra. Sylvia Caiuby Novaes, 2005. DALAI Lama tica para um novo milnio. DELEUZE, Gilles Espinosa: filosofia prtica. So Paulo: Escuta, 2002. DUARTE JR., Joo Francisco O sentido dos sentidos, a educao (do) sensvel. Curitiba: Criar Edies Ltda, 2004 FOUCAULT, Michel Histria da sexualidade, 3: o cuidado de si. Traduo Maria Thereza da Costa Albuquerque; reviso tcnica Jos Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1985. FURLANETE, Sandra Parra A corda a barca o mar: primeiras vises sobre o seitaiho como caminho para a criao cnica. Monografia de projeto final da PUC SP, 2004. GROSS, Frderic (org.) Foucault, a coragem da verdade. Traduo de Marcos Marcionilo; prefcio de Salma Tannus Muchail. So Paulo: Parbola Editorial, 2004.

158

HEIDEGGER, Martin De uma conversa sobre a linguagem entre um japons e um pensador. In: A caminho da linguagem. Petrpolis, Vozes, 2003. JUNG, Carl G. Sincronicidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1971. LANGER, Susanne K. Ensaios filosficos. Editora Cultrix MUMFORD, Lewis Arte & tcnica. Lisboa: Edies 70, 1986. (Coleo Arte & Comunicao) NOGUCHI, Haruchika Order, Spontaneity and the body. Tokyo: Zensei,1984. NOGUCHI, Haruchika Scolding and praising. Tokyo: Zensei,1991. NOGUCHI, Hiroyuki e INOUE, Hiroshi Folder da exposio de sho com do-ho. Edio: Instituto de Educao Corporal, 1989. NOGUCHI, Hiroyuki The idea of the body in japanese culture and its dismantlement, International Journal of Sport and Health Science, vol. 2, pp.8-24, 2004. http://wwwsoc.nii.ac.jp/jspe3/index.htm OIDA, Yoshi e Lorna Marshall O ator invisvel. Prefcio Peter Brook. Traduo Marcelo Gomes. So Paulo: Beca Produes Culturais, 2001. OIDA, Yoshi (colaborao de Lorna Marshall) Um ator errante. Prefcio Peter Brook. Traduo Marcelo Gomes. So Paulo: Beca, 1999. PRIJOJINE, Ilya O nascimento do tempo. Universo da Cincia, Edies 70, 1988. QUILICCI, Cassiano Sydow Antonin Artaud: teatro e ritual. So Paulo: Annablume; Fapesp, 2004 RILKE, Rainer Maria, 18751926 Cartas a um jovem poeta/ Rainer Maria Rilke, 1980. SALLES, Ceclia Almeida Gesto inacabado processo de criao artstica. Annablume Editora. SCHECHNER, Richard Between theater and anthropology. Filadlfia: University of Pennsylvania Press, 1994. SOM, Sobonfu O esprito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. Traduo Deborah Weinberg. So Paulo: Odysseus, 2003. SUZUKI, Shunryu Mente zen, mente de principiante. Editado Trudy Dixon. Prefcio Huston Smith e introd. R. Baker. Traduo Odete Lara. So Paulo: Palas Athenas, 1994.
159

Bibliografia geral

ARTAUD, Antonin O teatro e seu duplo. So Paulo: Max Limonad, 1987. ABRO, Bernadette Siqueira (org) - Histria da filosofia. Red. Bernadette Siqueira Abro. Ver. de Mirtes Corcodai. So Paulo: Best Seller, 1970. ATTAR, Farid Ud-Din A conferncia dos pssaros. So Paulo: Cultrix Ltda., 1993. BLAVATSKY, H. P. A doutrina oculta. So Paulo: Lemus, 1977. BLAVATSKY, H. P. O pensamento vivo de Blavatsky. So Paulo: Martin Claret Editores, 1991. BURKHARD, Gudrun Krkel, 1929 As foras zodiacais: sua atuao na alma humana. 2 ed. Ver. e ampl. So Paulo: Antroposfica, 1998. CALLOUIS, Roger O Homem e o sagrado. Traduo Geminiano Cascais Franco. Lisboa: edies 70, Ltda, 1950. CAMPBELL, Joseph, 1904-1987 As mscaras de Deus: Mitologia Oriental. Traduo Carmen Fischer. So Paulo: Palas Athenas, 1994. CAMPBELL, Joseph, 1904-1987 As mscaras de Deus: Mitologia Primitiva. Traduo Carmen Fischer. So Paulo: Palas Athenas, 1992. CAMPBELL, Joseph, 1904-1987 O Poder do mito. J. Campbell com Bill Moyers; org. Betty Sue Flowers. Traduo Carlos Felipe Moiss. So Paulo: Palas Athenas, 1990. CORALINA, Cora, 1889-1985 Vintm de cobre: meias confisses de Aninha. 6 ed. So Paulo: Global, 1997. ELIADE, Mircea, 1907-1986 O Sagrado e o profano. Traduo Rogrio Fernandes. So Paulo: Martins Fontes, 1992. ELIADE, Mircea, 1907- 1986 Imagens e smbolos: ensaios sobre o simbolismo mgico e religioso. Traduo Sonia Cristina Tamer. So Paulo: Martins Fontes, 1991. ELIADE, Mircea, 1907-1986 Tratado de histria das religies. Traduo Fernando Tomaz e Natlia Nunes. So Paulo: Martins Fontes, 1993. ESTES, Clarissa Pnkola Mulheres que correm com os lobos: mitos e histrias do arqutipo da mulher selvagem. Traduo Waldea Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
160

FRANKL, Viktor E. A presena ignorada de Deus. Traduo Walter O Schupp e Helga H. Reinhold. So Leopoldo: Editora Sindal; Petrpolis: Editora Vozes, 1992. GROTOWSKI, Jersy Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992. HAETINGER, Herwig (org.) - Poemas, pensamentos: reflexes para o nosso tempo. 2 ed. rev. e ampl. So Paulo: Antroposfica: Christophorus, 1998. HANH, Thich Nhat Meditao andando: guia para a paz interior. 2 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 2001. HERRIGEL, Eugen A arte cavalheiresca do arqueiro zen. Prefcio D. T. Suzuki. Traduo, pref. e notas J.C. Ismael. So Paulo: Pensamento, 1975. KNIG, Karl Irmos e irms. Traduo Maringela de Motta e Susana V. de Souza Aranha. 2 ed. So Paulo: Antroposfica, 1995. KOSS, Monika Von Hera um poder feminino. So Paulo: Massao Ohno, 1997. KRISHNAMURTI, Jiddu, 1895-1986 A nica revoluo. Traduo Hugo Veloso. Rio de Janeiro: Teer sem caminho, 2001. LIEVEGOED, Bernardus Cornelius Johannes, 1905-1992 Fases da Vida: crises e desenvolvimento da individualidade. Traduo Jayme Kaham . 3 ed. So Paulo: Antroposfica, 1994. RINPOCHE, Sogyal O livro tibetano do viver e do morrer. Traduo Luis Carlos Lisboa. So Paulo: Talento: Palas Athenas, 1999. ROSA, Joo Guimares, 1908-1967 Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. SACKS, Oliver W., 1933 O homem que confundiu sua mulher com um chapu e outras histrias clnicas. Traduo Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. SANFORD, John A. Os parceiros invisveis. Traduo I.F. Leal Ferreira, Ivo Storniolo. So Paulo: Paulus, 1986. STEINER, Rudolf, 1861-1921 O mistrio dos temperamentos. Traduo Andra Hahn. So Paulo: Antroposfica, 1994. STEINER, Rudolf, 1861-1921 Karma. STEVENSON, Jay O mais completo guia sobre filosofia oriental. Traduo Ivo
161

Korytowski. So Paulo: Arx, 2002. VRIOS Haikai: antologia da poesia clssica japonesa. Traduo em colaborao Kensuke Tamai Universidade de Harvard) e Beatriz Shizuko Takenaka (USP). Prefcio Aroldo de Campos. So Paulo: Oriento, 1988. VIANNA, Klauss A dana. Em colaborao Marco Antonio de Carvalho. Summus editorial, 2005 YOSHIMASU, Gozo, 1939 - Osris, o Deus de pedra. Traduo Antnio Nojiri. So Paulo: Estao liberdade: Aliana Cultural Brasil-Japo, 1992.

162

ANEXOS

163

ANEXO I

VENTO Projeto Do-ho Internacional

Do-ho uma pesquisa que busca os mais profundos e instintivos movimentos do corpo humano. Seu aprendizado efetuado atravs de uma srie de treinamentos muito especficos que visam despertar aqueles movimentos primitivos do ser humano que tendem a ficar camuflados pela intelectualidade do homem moderno. Os diversos profissionais que estudam e se aperfeioam constantemente nesta tcnica sob a liderana do professor Hiroyuki Noguchi, criaram o Projeto Do-ho em outubro de 1995.

O Projeto Do-ho ser desenvolvido da seguinte forma: 1 | Divulgando-se o do-ho atravs de demonstraes, palestras, cursos e grupos de estudo; 2 | Realizando-se workshops com profissionais das mais variadas reas (dana, teatro, msica, artes plsticas - caligrafia, origami, artes marciais, trabalhos manuais etc.); 3 | Apresentando-se os resultados obtidos a partir desses procedimentos visando divulgar mais amplamente as tcnicas do do-ho; 4 | Estudando-se a cultura brasileira a fim de pesquisar os movimentos populares sob a tica do do-ho, documentando o processo, como por exemplo, pesquisar os movimentos do ndio brasileiro; 5 | Fomentando-se o intercmbio entre os praticantes do do-ho nos mais variados pases, buscando a formao de um movimento cultural baseado nesta tcnica.

164

A partir dessas propostas bsicas formou-se um ncleo de pesquisa no Brasil, composto de diversos profissionais e artistas, liderado por Toshi Tanaka e assistncia de Cia Ohno, com o objetivo de dar andamento a este projeto.

Trabalhos artsticos realizados no Projeto Do-ho

Fu Kyo Chi On | Concertos de jazz com Satiko Kakuhari realizados trs vezes por ms em
Tokyo

Boku Shou Dou Sal | Exposies de sumi- (pintura em carvo) de Takane Kawama realizadas trs vezes ao ano em Tokyo

Cha no Yu | Cerimnia de ch com Akemi Misawa, realizadas duas vezes por ms em Tokyo Ainda | Dana de introspeco com Toshi Tanaka realizada no evento Masculino na Dana
no Centro Cultural So Paulo em novembro de 1996

Yamamba | Colaborao de estilos de dana: butoh com Yoko Muronoi, buyo com Yoko Mori
e noh com Toshi Tanaka realizada em Tokyo, Kamakura, Kyoto, Seoul e Paris em 1996 e 1997

Fu Bu Myo In | colaborao de dana, voz e percusso com Toshi Tanaka, Satiko Kakuhari e
Yoshisaburou Toyozumi realizada em Tokyo em 1997

O Vento que Tece | Uma sntese artstica das pesquisas que o ncleo Fu Bu Myo In, na rea
de dana, pintura, som e voz, abordando o vento como tema, com a participao especial de artistas japoneses que fazem parte do Projeto Do-ho no Japo, realizado no Mosteiro Zen Budista Estao Cultural Morro da Vargem (ES), em Ribeiro Pires/Sesc So Caetano e no Teatro Vento Forte (SP) em 1997.
165

ANEXO II

PROJETO JARDIM DOS VENTOS

Proposta | Uma maneira de viver saudvel com fora total (zensei), buscando a beleza natural do corpo.

Existem alguns pontos a serem abordados mais detalhadamente:

Tema | O CORPO, A VIDA E A NATUREZA

1 2 3

| CASA DO VENTO | AS ATIVIDADES | CONTATOS E REALIZAES

A coordenao realizada por Toshi Tanaka e Cia Ohno. Toshi Tanaka nasceu em Tquio, arte performer fugaku e professor na Faculdade de Comunicao e Artes do Corpo da PUC-SP. Cia Ohno brasileira, arte performer fugaku, mestranda em artes e graduada em Artes Corporais na Unicamp.

Casa do Vento Estrada Joo Penteado Rocha, 240 Jardim das Colinas - Embu - SP - CEP 06840-230 telefone: (11) 4704-3334 e-mail: casadovento@hotmail.com

166

| CASA DO VENTO

A Casa do Vento a sede residncia que abriga o Projeto Jardim dos Ventos desde 2000. Localiza-se no Embu, cidade vizinha de So Paulo, numa regio de mananciais onde se mantm, em muitos lugares, a mata original. As atividades acontecem em vrios lugares: os espaos internos (sala de tatame e cozinha) e os externos (palcos de terra batida, mata e varanda), buscando uma relao de respeito e reciprocidade com a natureza do corpo e o meio ambiente. (figs.95-97)

figs. 95-97

167

| AS ATIVIDADES

Algumas atividades foram mantidas conforme o projeto anterior o Projeto Do-ho Internacional. Com a mudana para o Embu houve a necessidade de criao de vrias outras, como por exemplo, os intensivos, os mutires etc., tornando-se o atual projeto. As atividades deste projeto se dividem em trs itens: a primeira, Educao Corporal atravs de cursos regulares, intensivos e workshops; a segunda, Artes no Corpo atravs de pesquisas, criao em arte e apresentaes das performances e a terceira so outras atividades que rene os mutires, as palestras, as leituras de textos etc.

2.a | Educao Corporal


figs. 98-99

Curso regular da tcnica corporal do-ho e seitai-ho Neste curso busca-se o encontro com o prprio corpo capaz de ser naturalmente saudvel. Atravs de encontros semanais percorremos as prticas que abordam o corpo sob vrias tcnicas: do-ho, katsugen undo, naikan-ho, gyoki-ho, yuki-ho e ki in / ki ai. (figs. 98-99)

168

Este trabalho indicado para qualquer pessoa desde a poca de feto, quando est na barriga da me, at a morte. Atualmente a partir de 10 anos possvel participar dos cursos regulares na Casa do Vento - Embu e Sala Crisantempo. Toshi Tanaka tambm ministra aulas introdutrias nesta linha de pesquisa na faculdade de Comunicao e Linguagens do Corpo PUC/SP. Cada etapa de vida tem sua beleza e especificidade. Por isso h a formao de turmas especficas com relao faixa etria: crianas, jovens, adultos, terceira idade, grvidas e mes (trabalho de pr e ps-parto), onde o andamento se d conforme cada turma. Mas isso no impede que todos pratiquem juntos.

figs. 100-101

Marli Matsumoto

Curso de Orientao para gestantes/mes e pais Orientao corporal pelo ponto de vista seitai-ho dirigida s mulheres desde o incio da gestao at os primeiros anos de vida da criana, onde a proposta resgatar o instinto do ser humano pela sensibilizao do corpo: a percepo de seu ritmo interno, o respeito pela prpria natureza do corpo, a relao com o nen pr e ps-parto. Nos encontros semanais h um acompanhamento do desenvolvimento natural do

169

processo corporal, com dicas de como manter a sade, o crescimento e o bem estar da famlia, criando condies para que as mes possam estar tranqilas e atentas s revelaes (em vrios nveis) que ocorrero durante este momento to especial. Nesse curso so utilizadas principalmente as tcnicas de do-ho bsico, yuki-ho, katsugen undo e ki in ho. (figs.100-101) E as aulas so ministradas por Cia, me da Juma, Gum e Yurin, crianas saudveis que nasceram e crescem dentro da proposta seitai.

fig. 102

fig. 103

fig. 104

Clubinho para crianas uma atividade corporal e criativa para crianas de 3 a 9 anos. Tem como proposta manter a sade das crianas e cuidar para que elas mantenham, ao crescer, a espontaneidade e a capacidade de criao. No primeiro momento fazamos teatro, dana, artes plsticas e prticas ligadas a cultura japonesa: origami, sho, ikebana e cerimnia do ch, lngua japonesa, festivais nipnicos, haikais etc. (fig.102) Os temas eram escolhidos anteriormente, mas de fato o mais importante era seguir a demanda, conforme a necessidade. Num segundo momento foram trabalhados principalmente as tcnicas: do-ho bsico, yuki-ho e katsuguen undo. (fig.103) Atualmente o foco do clubinho brincar. (fig.104)
170

Intensivos de seitai-ho So encontros para praticar o dia inteiro - feriados ou em dias previamente avisados por e.mail ou folhetos, concentrando uma ou mais tcnicas para desenvolver o tema escolhido do ms. Uma maneira de aprofundar nas tcnicas, no prprio corpo e com outros corpos. Cada dia muito singular onde o andamento de cada intensivo acontece de um jeito. estar aberto a qualquer pessoa, independente de qualquer vnculo. Alm deste intensivo oferecemos um dia de intensivo de fude do-ho por ms para quem j pratica e quer vivenciar o do-ho com o pincel. o trabalho que exige muita concentrao do corpo e por isso precisa estar preparado, quero dizer, que esteja praticando o do-ho h um tempo.
fig. 105

gua na boca Os almoos comunitrios compem as atividades de um dia inteiro. Cada um traz algo para compartilhar com os outros. So sempre inditos, coloridos e divertidos. A mesa o resultado do encontro daquelas pessoas que esto unidas, partilhando os sentidos em grupo, alm das conversas das mais variadas. (fig.105) uma delcia! Existe tambm a hora do ch que so pequenos intervalos durante a aula para tomar o ch e conversar, colocando dvidas ou processos. Estes momentos so muito importantes no processo individual e na integrao com o grupo.

171

2.b | Artes no Corpo

Pesquisa em arte com o ncleo Fu Bu Myo In A pesquisa em arte orientada por Toshi Tanaka e oferecida somente aos alunos regulares porque tem como proposta o do-ho como ponto em comum entre as pessoas para realizar criaes coletivas ou individuais e refletir sobre a vida e a arte. Cada semestre acontece de uma maneira: s vezes, so escolhidos temas para serem aprofundados em grupo, proporcionando uma direo no desenvolvimento criativo. Em outras, o participante apresenta um projeto e se for possvel fazer uma conexo com a tcnica abordada, seguimos adiante trabalhando individualmente ou em grupo.

Apresentaes So as apresentaes dos processos vivenciados a partir do seitai-ho. Existem diferentes tipos de apresentaes: da tcnica do-ho e fude do-ho, performances fugaku e at os Encontros com a Lua - as pesquisas da onda da lua podem estar includas neste item. As obras mais significativas deste projeto so Mockado - performance fugaku junto s cermicas de Shoko Suzuki, realizada no Museu da Casa Brasileira, em 2003, Lua Nova performance fugaku realizada no I Ciclo Crisantempo de Danas, em 2006 e Caminho da Lua - performance fugaku realizada na Casa do Vento, em 2007.

172

2.c | Outras atividades


figs. 106-107

Mutires Em 2002 construmos a rea externa, os palcos de terra batida, atravs de mutires com os alunos e contratao de servios especializados. (figs.106-107) O processo de construo foi pura criao: a estruturao dos corpos, o lugar de trabalho, a relao ntima com elementos da natureza, contribuindo direta e fortemente nas ltimas performances: Mockado, o Velho Lago, Lua Nova e Caminho da Lua. Atualmente so atividades de manuteno da rea externa da Casa do Vento. (fig.108) Quando chove, esta atividade acontece na rea interna, transformando-se em confeco ou restaurao de materiais de trabalho, tais como: bambus, leques etc. So trabalhos voluntrios que so trocados por uma aula de seitai-ho ou clubinho

173

fig. 108

Carla Angulo

tarde. Foi a maneira que encontramos para que as pessoas sem condies financeiras pudessem participar do processo. Mais do que isso abrir para as pessoas para que possam vivenciar no prprio corpo a relao vida-arte que tanto falo.

Palestras e Leituras de textos do fundador Haruchika Noguchi Tanto as palestras como as leituras em grupo so atividades que acontecem com a demanda, isto , as palestras acontecem quando somos chamados para um evento externo e as leituras dos textos so realizadas com os integrantes dos cursos regulares. Existem momentos que elas acontecem, mas geralmente nos concentramos nas funes mais prticas.

| CONTATOS E REALIZAES

Existe um pequeno histrico que estabelece alguns vnculos com algumas instituies. Somos convidados para dar cursos regulares ou para participar de um determinado evento onde a comunidade pode conhecer a nossa proposta atravs de apresentaes cnicas e workshops da tcnica ou vivncias do processo de arte (aulas com carga horria concentrada, focando um determinado tema de uma performance) ministrados por Toshi Tanaka com assistncia de Cia Ohno.
174

ANEXO III

PEQUENO HISTRICO

02/1994 05/1994 01/1995

| A primeira vinda do Toshi ao Brasil. | Participao com workshop de do-ho na Escola Klauss Vianna. | Incio do contato com a Aliana Cultural Brasil Japo onde Toshi Tanaka ministrou o curso regular de do-ho at 2000 e teve contato com os mais diversos profissionais ligados cultura japonesa e profissionais de teatro. | Incio do trabalho no Brasil com a sede na prpria residncia em So Paulo - Capital. | Criao do Projeto Do-ho Internacional em Tokyo, com o objetivo de divulgar o do-ho e suas pesquisas artsticas, agregando vrios integrantes do Instituto de Pesquisas e apresentado vrias performances no Japo, no Brasil e em Paris - no Consulado Japons. | Apresentao de do-ho e fude do-ho no Festival de Artes Marciais e Yakisoba realizados no Clube Piratininga promovido pela Federao de kend arte das espadas de bambu. | Apresentao da primeira verso da performance O Vento que Tece na Confraria da Dana em Campinas, acompanhado pelo workshop de do-ho. | Apresentaes da performance O Vento que Tece, pesquisa de ressonncias corporais e sonoras do ncleo Fu Bu Myo In, composto por Andra Egydio, Cia Ohno, Toshi Tanaka, a staff Karin Kansog e participao especial de Yoko Muronoi, apresentadas no Teatro Vento
175

02/1995

10/1995

10/1996

05/1997

07/1997

Forte, Ribeiro Pires - Sesc So Caetano, Centro Cultural Morro da Vargem Esprito Santo. 10/1997 | Apresentao de do-ho e fude do-ho no Festival de Artes Marciais e Yakisoba realizados no Clube Piratininga promovido pela Federao de kend arte das espadas de bambu. | Apresentao da performance Sobre a Solido dos Objetos, trio de dana com a companhia Trs Pontos, composto por Cristina Salmistraro, Cia Ohno e Wellington Duarte com participao de Jos Luiz Martinez, apresentado no II Festival de Curta de Dana no Sesi Sorocaba e no evento Leitura do Corpo Japons no Sesc Pompia. | Apresentao de do-ho e fude do-ho no Festival de Artes Marciais e Yakisoba realizados no Clube Piratininga promovido pela Federao de kend arte das espadas de bambu. | Apresentao da performance Jardim de Brisa trio de dana composto de Toshi Tanaka, Cia Ohno e Ana Lcia Guimares junto s obras da artista plstica Amlia Toledo na exposio Entre, a Obra est aberta, realizada na Galeria de Arte do Sesi Paulista. | Criao do Projeto Jardim dos Ventos e do evento Ch & Essncia, um espao sensvel para mostrar pesquisas artsticas abrangendo outros profissionais da rea cnica, resultando em duas apresentaes. 05/2000 | Apresentao da performance Estaes, improvisao de dana com Toshi Tanaka e com o flautista Daniel Allain no evento Ch & Essncia na Estao Orbitao.

07/1999

10/1999

12/1999

03/2000

176

07/2000

| Participao com workshops de do-ho e palestras de Christine Greiner relacionadas com a arte japonesa realizado no Sesc Vila Mariana. | Ingresso do Toshi no curso de graduao de Comunicao e Linguagens do Corpo na PUC/SP como professor de algumas disciplinas onde atua at hoje. | Apresentao da performance Jardim do Vento, com direo e concepo de Ken Kaneko e o ncleo Fu Bu Myo In composto de Toshi Tanaka, Cia Ohno, Andra Egydio e Isabela Graeff no evento Ch & Essncia na Estao Orbitao. | Mudana para o Embu e a implantao do Projeto Jardim dos Ventos com a criao de vrias atividades (intensivos, mutires). | Incio dos cursos regulares de seitai-ho no Espao da Ana Lcia Guimares no Butant onde se trabalhou at meados de 2004. | Participao com workshop de do-ho e demonstrao da pesquisa de arte no evento A Arte Sutil e o Zen, realizado no Stio Mandala, em Atibaia. | Participao com workshops de Educao Corporal e Subconsciente para professores da rede estadual e municipal do Embu no I Congresso Regional de Cincias da Educao Infantil.

08/2000

10/2000

10/2000

04/2001

05/2001

05/2001

06/2001

| Participao com workshop de do-ho e demonstrao da pesquisa de arte nas Atividades Programadas do Curso de Bacharelado em Artes Plsticas realizado na Universidade Estadual Paulista UNESP.

177

06/2001

| Participao com workshop de do-ho ministrado por Cia Ohno para crianas da quarta srie da escola municipal da periferia na comemorao da Semana do Meio Ambiente do Embu. | Participao com workshop de Educao Corporal na programao promovida pela ABDL. | Participao com workshop de do-ho no Festival Dana & Movimento realizado na sede do Projeto Ps no Cho em Ilhabela. | Apresentao da performance Iroha performance fugaku com alfabeto tradicional japons, com Toshi Tanaka e Cia Ohno, realizada na exposio de Kaneko e Mariko no Espao Imaginrio Beth Lima. | Participao com uma palestra sobre a viso e a proposta interativa entre ocidente e oriente e workshop do processo criativo Mockado no evento Dana em Pauta no Sesc Santos. | Participao com workshop de do-ho no quadro Opo: Alternativa, ligado sade no Sesc Pinheiros. | Participao com workshops de do-ho e apresentao de fude do-ho no Festival Dana & Movimento realizado na sede do Projeto Ps no Cho em Ilhabela. | Participao com palestra e workshops de do-ho para profissionais das artes cnicas e pblico em geral na Fundao Japo. | Apresentaes de Mockado performance fugaku junto s cermicas de Shoko Suzuki realizado na exposio de 50 anos de trabalho da ceramista no Museu da Casa Brasileira.

06/2001

10/2001

06/2002

07/2002

08/2002

10/2002

07/2003

09/2003

178

10/2003

| Apresentao de do-ho e fude do-ho e workshop de do-ho no evento de Artes Marciais O Caminho do Guerreiro Interior no Sesc Consolao. | Apresentao do Mockado na casa da ceramista Shoko Suzuki, finalizando este processo. | Participao com a performance O Grito que Acabo de Lanar com Ondina Castilho, Cassiano Quilicci e Toshi Tanaka no evento Reflexos de Cenas realizado no Sesc Consolao. | Oficina de sensibilidade: yuki-ho na Escola Ciranda. | Apresentao da performance O Velho Lago performance fugaku com uma srie de haikais, com Toshi Tanaka e colaborao de Cia Ohno e workshop de do-ho e ki in-ho (ressonncia de ki com voz) no evento Corpo e Percepo no Sesc Consolao. | Incio do curso regular de do-ho na Sala Crisantempo. | Apresentao de do-ho e fude do-ho na Casa das Caldeiras. | Assessoria e coordenao de Toshi Tanaka nos workshops da tcnica butoh e montagem do espetculo Anjos ou Balano dos Nervos de autoria de Yukio Waguri.

12/2003

04/2004

05/2004 06/2004

09/2004 09/2004 10/2004

11/2004

| Participao com workshops de do-ho no II Ciclo Corpo em Foco produzido pelo Estdio Artesos do Corpo (durao de 1 ms).

12/2004

| Apresentao de Ma Ar Gem, projeto final em performance - PUC com o elenco Daniele do Rosrio, Fabola Salles, Letcia Tadros e Sandra Parra e direo e a pesquisa do corpo de Toshi Tanaka.

179

02/2005

| Participao de Toshi Tanaka e Cia Ohno no vdeo-instalao de Rachel Rosalen realizado no Instituto Tomie Ohtake. | Apresentao da perfomance O Velho Lago performance fugaku com Toshi Tanaka e colaborao de Letcia Tadros e Sandra Parra na vernissage dos livros de Cassiano Quilicci e Christine Greiner no hall do Teatro Arena do Tuca PUC. | Participao com workshops de do-ho no III Ciclo Corpo em Foco produzido pelo Estdio Artesos do Corpo (durao de 3 meses). | Participao com workshops de do-ho no Sesc Pinheiros no evento Imagem Corporal, Identidade Cultural. | Incio do curso regular de do-ho no Estdio Artesos do Corpo, onde ministrou aulas at junho de 2007. | Apresentao do exerccio cnico O Remexer da Flor resultado dos encontros nas sextas com Denise Courtuk, Dor Cross, Cindy Quaglio e Dulce Coppede, apresentado no Espao Odissia Lapa. | Apresentao de fuguiraku - apresentao de do-ho com os alunos na Sala Crisantempo composto de Cia Ohno, Cindy Quaglio, Dor Cross, Denise Courtuk, Marcelo Ges, Thiago Cavalli, Toshi Tanaka e Vernica Veloso com coordenao de Toshi Tanaka.

03/2005

04/2005

07/2005

08/2005

12/2005

12/2005

12/2005

| Apresentao do exerccio cnico Se Oriente Pernambuco, um encontro entre o popular brasileiro e a pesquisa do do-ho com naikan, com Vera Athayde, Solange Dias e Cia Ohno na disciplina da Ps Graduao em Artes na Unicamp e no Casaro de Baro Geraldo.

180

07/2006

| Apresentao da performance O Velho Lago com Toshi Tanaka e Cia Ohno no Hotel Blue Tree e realizao dos workshops de do-ho ministrados pelo Toshi com assistncia de Cia Ohno na Flor de Ltus em Braslia. | Apresentao da performance Lua Nova, concepo e direo corporal de Toshi Tanaka com o ncleo Fu Bu Myo In composto por toda famlia Tanaka e artista convidada Xing Feng no I Ciclo Crisantempo de Dana Sala Crisantempo. | Apresentaes da performance Caminh Ar - Projeto Final em Performance dos formandos da PUC/SP sob orientao de Toshi Tanaka e Samira Brando realizados no Tuca Arena e em pontos especficos nas ruas de So Paulo. | Apresentao da performance Caminho da Lua, concepo e direo geral de Toshi Tanaka, colaborao Artesos do Corpo (Ederson Lopes), Nile Art (Mariko e Ken Kaneko) e Casa do Vento (ncleo de pesquisa composto por Ana Lcia Ferraz, Carla Angulo, Cia Ohno, Cindy Quaglio, Cristina Salmistraro, Dulce Coppede, Fernanda Mascarenhas, Gum Tanaka, Juma Tanaka, Miriam Dascal, Toshi Tanaka, Valquria Rosa e Yurin Tanaka) - projeto contemplado no Programa de Ao Cultural (PAC) pela Secretaria Estadual de Cultura, marcando o primeiro evento do Projeto Jardim dos Ventos, na Casa do Vento.

10/2006

11/2006

07/2007

181

ANEXO III

RITO DE PASSAGEM

O corpo absolutamente fascinante. Respeit-lo, tomando o fluxo da fora vital, deixando-se levar pela fria do movimento na busca do restabelecimento da ordem natural, uma sabedoria. Ainda tem pequenas marcas do processo que deflagram as reas atingidas e que sero dissolvidas com o tempo. Tudo comeou com algumas feridinhas na curva do peito, parecendo picadas de inseto. Elas coavam, mas nada de especial. Por isso passava prpolis para acelerar a cicatrizao. Uma semana depois veio a menstruao. Durante o katsuguen undo comeou uma coceira insuportvel no local. Quando acabou a aula, vi que a rea tinha ficado muito irritada e avermelhada. Parei de usar o prpolis, porque parecia uma reao de limpeza. Quando parecia que estava melhorando, comi carne e a rea foi crescendo, expelindo um lquido transparente. O rosto inchou do lado esquerdo. Mesmo assim fui ao aniversrio de meu pai e comi moderadamente porque j havia percebido uma relao com o alimento. S que no resisti e comi um pedao de bolo. Passei uma noite terrvel e da ferida saa uma secreo amarela pastosa com cheiro de chantilly. Foram alguns dias em carne viva e o rosto ficou inchado como se fosse uma batata. No conseguia nem usar os culos. At que saiu tudo e a pele comeou a secar. Comeava a segunda etapa - coceiras devido ao fechamento da ferida. Formou-se uma crosta na pele que aos poucos foi esfarelando e dando lugar para uma nova.

182

Isso tambm aconteceu nas outras reas: a pele dos braos e das pernas entraram em erupo e saram feridas; do umbigo saiu um lquido que cheirava muito mal e um vermelho que coava. E de l saiu uma coisinha de alumnio cinco milmetros. Desde que o peito ficou vermelho, pratiquei katsuguen undo todos os dias por muitas horas. Nos dias mais crticos pratiquei yuki-ho nas duas posies: de quem faz e de quem recebe. Tomei ofur para ajudar na expurgao, comeando frio e ia esquentando at chegar a ficar quente. No tive medo e lembrava com compaixo das pessoas que passaram por processos semelhantes. Nada como sentir na prpria pele! Existe um trabalho em parceria com Toshi Tanaka que assumo cada vez mais. Mas desde o ano passado, venho almejando retomar algo que eu pudesse realizar sozinha e ver o quanto sou capaz. Para isso precisava de foras. Passar por este processo fez meu corpo tomar para si uma nova fora, possibilitando seguir nesta nova empreitada. Quando se tem nas prprias mos todo processo maravilhoso e nos faz sentir plena. Isso liberdade. Agradeo meu corpo pela vontade e coragem necessrias para executar mais um ritual de passagem. (16.03.2003)

183

You might also like