You are on page 1of 2

MOVIMENTO HARMNICO AMORTECIDO

Edi Paulo Rezende


Faculdade Estcio Curitiba Av. Senador Souza Naves, 1715 Cristo Rei - Curitiba, PR.
e-mail: levindorezende@yahoo.com.br

Resumo - Este artigo refere-se aula prtica de laboratrio do experimento movimento harmnico amortecido onde se pode comparar as oscilaes no fluido, H2O e sem o fluido. I INTRODUO

Sendo b uma constante de amortecimento que depende das caractersticas do corpo (forma geomtrica e tamanho de sua superfcie) e do fluido viscoso no qual o corpo oscila.

MOVIMENTO HARMNICO AMORTECIDO Consideremos um sistema composto por uma massa m presa a uma mola cuja constante elstica k, conforme diagrama apresentado na Figura 1, imerso em um fluido viscoso. As oscilaes neste sistema sero amortecidas pela presena do fludo, gerando um movimento oscilatrio amortecido.

Se a origem do referencial x = 0 for definida na extremidade inferior da mola sem a ao da fora peso da massa m, Figura 1(a), a equao de movimento escrita como: Se a origem do referencial x = 0 for definida na posio de equilbrio do sistema massa-mola, Figura 1(b), a equao de movimento escrita como:

As duas equaes so fisicamente equivalentes, mas equao acima mais fcil de ser resolvida. Reorganizando os termos da equao, temos:

A soluo geral da equao do tipo: Se o amortecimento for pequeno, a amplitude das oscilaes diminui lentamente com o tempo. Um caso simples de osciladores amortecidos aquele em que a fora de amortecimento Fa proporcional velocidade v da massa que oscila:

Com 2 = k / m, sendo x a posio da massa em relao origem do referencial em funo do tempo t, a frequncia angular do sistema e a fase inicial do movimento. A amplitude da oscilao no mais uma constante, mas sim uma 1

quantidade que decrescente com o tempo. Na Figura 2 apresentada uma curva da dependncia da amplitude da oscilao em um sistema com amortecimento, sendo a amplitude escrita como:

MTODO II Neste experimento, deseja-se conhecer a oscilao da massa com a interferncia do fluido, H2O.
III EXPERIMENTOS E RESULTADOS

A amplitude do movimento no oscilador amortecido assume seu valor mximo de A0 em t = 0 e = 0 . Temos, com isso, trs regimes diferentes de solues: a) Oscilador amortecimento crtico: neste caso b2=km, o sistema no oscila mais e ao ser deslocado e liberado, retorna a posio de equilbrio sem oscilar exponenciais que decaem com o tempo. b) Oscilador superamortecido: neste caso b2>km, o sistema no oscila e ao ser liberado, volta a sua posio de equilbrio mais lentamente. c) Oscilador subamortecido: neste caso b2<km, o sistema oscila com amplitude que diminui continuamente.
II MATERIAIS E METODOS Os materiais e equipamentos utilizados na aula prtica foram os seguintes: - uma rgua - gua - mola - vasilhame plstico MTODO I Neste experimento, deseja-se conhecer a oscilao da massa sem a interferncia do fluido,H2O. Concluso. As oscilaes variam em mdia experimento 2 para o experimento 1. de 1s do

IV. REFERNCIAS

http://www13.fisica.ufmg.br/~wag/transf/FMECDIS T/U15_A44_Oscilacoes_Amortecimento.pdf

You might also like