You are on page 1of 30

Megaeventos esportivos e Educao Fsica: alerta de tsunami

Fernando Mascarenhas*

Resumo: Este texto analisa as implicaes dos megaeventos esportivos em diferentes mbitos da realidade nacional. Neste nterim, a partir da relacional Estado, organizao esportiva e mercado, problematiza as relaes de hegemonia e estratgias de acumulao inerentes agenda Rio 2016. Alm disso, apresenta uma discusso sobre como a Educao Fsica e as Cincias do Esporte se inserem neste processo, registrando alguns apontamentos para os seus agentes e instituies acadmico-cientficas. Palavras-chave: Megaeventos esportivos; polticas pblicas; educao fsica.

1 INTRODUO
Antes de tudo, gostaria de agradecer aos editores. Na rea da Educao Fsica brasileira, todos sabem o quo repercutiu positivamente a Revista Movimento e sua seo Temas Polmicos. Participar da reativao deste espao , portanto, ao mesmo tempo, honraria e desafio. Sou grato pela confiana e espero poder corresponder ao convite, sobretudo, pelo tema proposto para discusso, os megaeventos esportivos, objeto de meus estudos a bem pouco tempo. Um segundo registro diz respeito ao contexto de produo deste texto, derivado de uma sntese originalmente preparada na forma de apresentao oral, cuja socializao se deu em mesa de debate durante o XVII Congresso Brasileiro de Cincias do Esporte e IV Congresso Internacional de Cincias do Esporte, realizado em setembro de 2011, em Porto Alegre.

*Professor Doutor da Universidade de Braslia. E-mail: fernandom@unb.br.

40

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Deste modo, a discusso que hora traduzo para a escrita tem como ponto de partida a problemtica levantada pelos organizadores daquele evento, recolocada pelos editores deste peridico, a saber: Quais as implicaes dos megaeventos esportivos nos diferentes mbitos da realidade nacional? Como se inserem a Educao Fsica e as Cincias do Esporte neste processo? Dentre os megaeventos a serem sediados no pas, Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa das Confederaes de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e a Copa Amrica de 2015, elegi para os fins desta discusso, analisar os Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016, considerando que seus efeitos sobre a Educao Fsica tendem a ser mais significativos. Sumariando a exposio, anuncio quatro momentos. O primeiro, en passant, alm de permitir uma aproximao ao tema dos megaeventos, destina-se a alguns esclarecimentos prvios sobre a relao dos Jogos com a cidade do Rio de Janeiro e o pas. O segundo, analtico e mais demorado, aborda o projeto Rio 2016, as polticas aos quais est articulado e os interesses que o perpassam. O terceiro, alerta para os provveis impactos dos Jogos na escola. Por fim, em carter conclusivo, chamo ateno para a necessidade de se pautar o tema dos megaeventos na agenda de pesquisas da rea da Educao Fsica e Cincias do Esporte, bem como apresenta alguns apontamentos para os seus agentes e instituies acadmicocientficas.

2 OS JOGOS E O PAS
Os Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016 - ou, simplesmente, os Jogos - sero os Jogos da cidade do Rio de Janeiro ou os Jogos do Brasil? Uma reflexo sobre esta pergunta fundamental para a discusso que pretendo desenvolver. bvio que a cidade a sede olmpica, foi ela a candidata e ela que ocupa o centro das atenes. tambm nos limites territoriais da cidade que ocorrero grande parte das intervenes e em escala local que se concentraro os maiores impactos. Isto ajuda a explicar a grande disputa inter-cidades em torno dos Jogos a cada nova eleio da sede olmpica. Desde
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

41

Barcelona 1992, quando se estabeleceu um novo paradigma de organizao dos Jogos, a escolha das cidades sede vem mobilizando um bom nmero de concorrentes. Para 2020, por exemplo, Baku, Doha, Istambul, Madri, Roma e Tquio so postulantes. Madrid, depois da derrota para o Rio de Janeiro, permanece na disputa. A eleio se dar em 2013, durante a 125 sesso do Comit Olmpico Internacional (COI), em Buenos Aires. O prprio Rio de Janeiro, antes da candidatura para 2016, havia perdido a indicao para os Jogos de 2004, realizados em Atenas, e de 2012, que acontecero em Londres. Para 2024, por sua vez, j se especulam Dubai, Paris e Toronto como pretendentes. Mas quais os motivos e o porqu de tanta antecipao? Qual o lugar ou importncia dos megaeventos esportivos no contexto da economia poltica global e das diferentes economias locais? O fato que h um circuito internacional de megaeventos Jogos Olmpicos, Copa do Mundo FIFA, exposies internacionais etc - do qual tomam parte as cidades, cada qual buscando apresentarse ao mundo como uma cidade global, nos dizeres de Harvey (2006), como uma cidade favorvel e amigvel aos negcios, como um lugar seguro para se morar e visitar, para divertir-se e consumir. O urbanismo olmpico, como uma forma de empreendedorismo urbano, surge com este objetivo. Combinando a ao governamental e interesses privados, baseia-se na monumentalidade arquitetnica, na inveno de lugares e na regenerao de espaos de desvalia (MASCARENHAS, 2010; RAEDER, 2010). exemplo de Barcelona, a expectativa de que os Jogos imprimam feitura das cidades sede verdadeiros saltos de inovao em produtos, servios, estilos de vida, formas culturais e institucionais. Alm do impulso ao desenvolvimento da economia local, as inovaes prometidas ou pretendidas a partir dos Jogos guardam ainda o potencial de fixarem uma imagem urbana fsica e socialmente atraente para as sedes olmpicas, a imagem de uma cidade adaptada finalidade competitiva, apta a receber novos fluxos de investimentos e especulao, de produo e consumo, enfim, uma cidade ajustada s atuais formas e caminhos de acumulao de capital (HARVEY,
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

42

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

2006). Os Jogos e demais megaeventos esto ligados, portanto, a uma revoluo no sistema urbano, a uma nova modalidade do planejamento e ordenamento territorial, fazendo da cidade uma espcie de empresa que concorre no mercado com outras cidades empresa (VAINER, 2009; 2010). Discutir estas questes logo de incio tem o propsito de localizar o debate sobre os megaeventos no campo acadmico. a partir da discusso envolvendo a feitura das cidades e o desenvolvimento das metrpoles, isto , a partir da rea da geografia e do urbanismo que percebo o maior adensamento do conhecimento produzido sobre o tema. Noes ou conceitos correntes nesta rea, como empreendedorismo urbano, concorrncia interurbana, empresariamento das cidades, dentre outros, conferem forma a um arcabouo categorial poderoso no sentido de reter os nexos entre a agenda urbana e a economia poltica, apresentando-se como balizas para os pesquisadores que pretendem se debruar sobre as relaes entre os megaeventos e as cidades ou, particularmente, entre os Jogos e o Rio de Janeiro. Entretanto, para alm do urbanismo olmpico e do debate sobre a cidade, quais as circunstncias envolvem o projeto Rio 2016 na sua relao com o pas? Os Jogos sero no Rio de Janeiro, mas como explicar o sucesso da candidatura carioca, sua construo e desdobramentos tendo em vista a realidade brasileira? Ao colocar estas perguntas, estou querendo, na verdade, chamar ateno para a necessidade de refletirmos sobre os Jogos e o pas, o que, sem excluir a reflexo sobre os Jogos e a cidade, permite um melhor dilogo com a problematizao inicial feita pelos editores sobre as implicaes dos megaeventos na vida nacional, em especial, para a Educao Fsica e Cincias do Esporte. Frequentemente, o que se ouve e se l a partir da mdia que o Brasil se encontra diante de uma grande janela de oportunidades. O modelo de janela de oportunidades, forjado pela cincia poltica a partir de Kingdon (1995), no exclui a contextualizao histrica, poltica e econmica que envolve o surgimento de determinado tema ou problema na agenda dos governos, da mdia, do mercado etc.
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

43

Porm, o mesmo modelo pode descambar para avaliao de que a vinda dos Jogos para o pas fruto do acaso, isto , de uma janela de acaso, de uma combinao de fatos entrecruzados que, numa conjuntura favorvel, de modo no premeditado, resultou em sucesso. Penso que o projeto olmpico e seu xito se inscrevem num processo histrico e relacional entre Estado e sociedade civil perpassado por relaes de hegemonia e estratgias de acumulao. Com efeito, os Jogos abrem a oportunidade para que uma srie de aes sejam legitimadas e desencadeadas. Mas, ainda assim, sua realizao resulta de uma opo e deciso do governo brasileiro, acomodando interesses, mobilizando variados agentes, produzindo agenda e polticas pblicas. Portanto, antecipo que, em minha avaliao, coube ao Estado o papel protagnico de organizao do bloco de alianas e consenso necessrio em torno do projeto Rio 2016, o que se articula ao modelo e orientao poltico-econmica do governo Lula, tema que abordaremos a seguir.

3 A AGENDA RIO 2016


Para dar seqncia, vou me reportar a um estudo realizado no mbito do Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica da Universidade de Braslia (UnB) (ver MASCARENHAS et al, 2011). Trata-se de uma investigao pela qual buscamos identificar agentes e avaliar as relaes de hegemonia e estratgias de acumulao inerentes candidatura do Rio de Janeiro cidade sede dos Jogos de 2016. Sua base emprica foi inteiramente documental, construda por fontes institucionais e da mdia impressa - Ministrio do Esporte (ME), COI, Comit Olmpico Brasileiro (COB), Dossi de Candidatura e jornal Folha de S. Paulo (FSP) -, com o levantamento de um extenso volume de dados, discutidos a partir da tcnica de anlise de contedo proposta por Bardin (2010). Quando selecionamos as notcias publicadas na FSP em sua edio de 3 de outubro de 2009, um dia aps o anncio do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos de 2016, chamaram ateno referncias recorrentes ao presidente Lula e a um conjunto de outras
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

44

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

personalidades, dentre as quais se destacam Jacques Rogge, presidente do COI, Arthur Nuzman, presidente do COB, Mike Lee, o marqueteiro da campanha, Eike Batista, o principal patrocinador, Orlando Silva, ministro do esporte, Srgio Cabral e Eduardo Paes, respectivamente, o governador do Estado e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Tais referncias constituem um indicador da coalizo e agentes envolvidos com o projeto olmpico. Assim, a fim de compreender o que est para alm da aparncia das notcias e enraizar as personalidades e seus feitos no cho da realidade histrica, buscaremos decompor a totalidade e os nexos que dinamizaram a candidatura carioca. Passamos ento aos resultados da investigao realizada, apresentando-os a partir da categorizao que orientou o agrupamento, tratamento e interpretao dos dados reunidos, qual seja: Estado, organizao esportiva e mercado. 3.1 ESTADO A participao estatal e o envolvimento governamental na candidatura da cidade do Rio de Janeiro a sede olmpica se definem, em certa medida, a partir da vontade e deciso poltica do chefe de Estado e de governo, o presidente Lula. Houve um investimento pessoal de Lula na candidatura, motivado tanto por sua paixo pelo esporte, como pela percepo da importncia dos Jogos no plano das relaes externas e concorrncia global. O projeto Rio 2016 associava-se perspectiva de transformao e mobilidade da nao, por isso o seu engajamento. No por acaso, Mike Lee, marqueteiro da campanha, afirma que Lula foi o principal personagem da vitria1, pois seu prestgio e trnsito junto s organizaes e lideranas internacionais agregaram enorme apoio candidatura. Segundo Paran (2008), a conduta poltica e matrizes discursivas de Lula se forjam num esforo de emancipar os brasileiros da cultura da pobreza e, pela cultura da transformao, substituir a viso imediatista e conformada do mundo por uma ligao com o
1

"Lula foi mais importante do que Blair, diz consultor". Folha de S. Paulo, 6 out. 2009

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

45

futuro e com a superao dos problemas atuais. Parte de seu discurso, ao comemorar o anncio da vitria da candidatura carioca, em Copenhague, emblemtico: "Deixamos de ser um pas de segunda classe. Ganhamos a cidadania internacional"2. O projeto olmpico deve muito ao carisma, histria e origem de classe do presidente, o que se soma a sua habilidade discursiva, na qual o sentido metafrico do esporte, vale lembrar, recorrente. Com efeito, o projeto Rio 2016 deve ser compreendido luz do lulismo, um projeto sem rupturas e pluriclassista que incorpora representaes de trabalhadores e empresrios, projeto que marcado tambm por uma forte identificao dos pobres - ou seja, do subproletariado - com a figura de Lula, conferindo-lhe fora para mediar interesses conflitantes e apresentar suas propostas como sendo boas para todos (SINGER, 2009). No entanto, para alm da vontade e empenho do lder e do mito, a candidatura olmpica est articulada a um projeto mais geral de desenvolvimento nacional, matizado pelo reposicionamento do pas na geopoltica mundial e recuperao do papel do Estado. No que se refere s relaes exteriores, ao se fazer ouvir nas decises em torno dos grandes problemas e temas da agenda internacional - reforma do Conselho de Segurana da ONU, Estados Unidos e Alca, fortalecimento do Mercosul, cooperao Sul-Sul, negociaes comerciais multilaterais, G-20, aliana dos BRICS etc -, a diplomacia do governo Lula proclamou maior presena do Brasil no mundo, alando-o condio de potncia e um autntico global player (ALMEIDA, 2004). Neste contexto, os megaeventos acabaram por ocupar lugar de destaque. Como indicadores da ateno que mereceram os Jogos na poltica externa, cito: a criao, na estrutura do Itamaraty, de uma coordenao especfica para tratar de cooperao esportiva; a elaborao de um plano de aes para as embaixadas brasileiras se engajarem na campanha; e, os diversos encontros bilaterais de Lula pautando o projeto Rio 2016 (RESENDE, 2010).

"Com a Olimpada, Brasil pode superar vira-latice". Folha de S. Paulo, 4 out. 2009.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

46

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Quanto transformao interna, os Jogos so vistos como uma espcie de catalisador de obras e investimentos dinamizando a economia e fortalecendo a posio do Rio de Janeiro e do pas no mercado mundial. Ainda que superestimados, os impactos sociais e econmicos esperados se articulam ao prprio projeto nacional idealizado pelos intelectuais governistas, o neodesenvolvimentismo (MERCADANTE, 2010; POCHMANN, 2009; SOUZA, 2003; dentre outros). Trata-se de um projeto ou modelo de desenvolvimento pautado na manuteno da estabilidade e ao distributiva do Estado, este ltimo, um Estado mais forte, induzindo o crescimento e coordenando os investimentos no pas a partir de estratgias de planejamento de longo prazo. Em linhas gerais, o neodesenvolvimentismo pode ser explicado a partir de trs eixos de ao, a saber: a aliana com o capital nacional pela qual, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), o governo empenhou-se em fortalecer as grandes empresas nacionais; o investimento, atravs do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC); e, a recuperao da capacidade do Estado de prover polticas e programas sociais de incluso e reduo da pobreza, a exemplo do Bolsa Famlia. Na relao deste modelo com o projeto olmpico, num movimento combinado, enquanto o Estado investidor garante as grandes obras de infraestrutura, o Estado financiador opera na concesso de crdito aos grupos empresariais envolvidos com a construo das arenas esportivas, expanso da rede hoteleira e servios tursticos, incremento em tecnologias de informao e telecomunicaes, dentre outros setores. Por sua vez, o Estado social, no contexto do projeto de urbanizao e pacificao das favelas, o que corresponde a uma das faces do projeto olmpico, ao lado de um conjunto de outras aes governamentais, faz com que uma poltica intersetorial de segurana tambm suba os morros cariocas. Estou me referindo ao Programa Nacional de Segurana com Cidadania (PRONASCI), ao qual se articulam as polticas sociais do ME organizadas a partir do Programa Segundo Tempo (PST) - associado ao Programa Mais

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

47

Educao, do Ministrio da Educao (MEC) - e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), com aes voltadas juventude em conflito com a lei ou em situao de vulnerabilidade social. Fica claro uma ao firme do governo Lula no apoio aos Jogos Rio 2016, tanto pelos compromissos assumidos de financiamento dos negcios que envolvem a preparao para o evento, como do investimento em obras de infraestrutura e incremento de programas e aes de manejo social do risco, isto , em polticas sociais focadas na segurana da cidade. Vale advertir, no entanto, que mesmo que haja um protagonismo do Estado na organizao dos Jogos, o desempenho deste papel e a prpria soberania nacional esbarram nas exigncias impostas pelo COI e COB. 3.2 COI E COB prtica do COI participar da execuo do projeto olmpico, impondo seu prprio plano geral de organizao, seja qual for a cidade sede. Isto porque a evoluo do marketing esportivo transformou os Jogos num megaevento empresarial, um empreendimento efmero, mas enormemente lucrativo e totalmente inserido na economia poltica global, algo bem distante da competio limpa de interesses polticos e comerciais, voltada ao engrandecimento da cultura atltica e educao do carter, como preconizava a tradio do ideal olmpico. "Os valores dos contratos assinados pelo COI - que tratou de centralizar a comercializao dos Jogos - cresceram em progresso geomtrica e converteram os famosos cinco anis de Coubertin numa marca mundialmente mercantilizada" (PRONI, 2004, p. 6). Num processo de modernizao conservadora, oscilando entre a tradio aristocrtica e a organizao empresarial, mesmo que aberto aos interesses comerciais da mdia e patrocinadores, o Movimento Olmpico e suas instituies, historicamente, organizamse como um sistema fechado e elitista, garantindo aos seus mandatrios a auto-reproduo no poder (TAVARES, 2005). No entanto, a despeito da centralizao, do personalismo, do clientelismo,

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

48

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

dos grandes negcios e das muitas suspeitas que recaem sobre seus dirigentes, o fato que o COI possui os direitos de imagem e propriedade intelectual das commodities culturais que envolvem o Movimento e os Jogos Olmpicos. No contexto da globalizao econmica, conforme explica Harvey (2006), os megaeventos so transformados em commodities, tipos especiais de mercadorias culturais que possuem cotao e negociabilidade globais. Assim, a singularidade e particularidade dos Jogos, identificado aqui como commodities, garante aos seus proprietrios o poder monopolista e vantagem de negociao com os Estados nacionais quando da definio e contratao da sede olmpica. O Host City Contract e o Ato Olmpico colocam em evidncia algumas das garantias e regras especiais para a realizao dos Jogos Rio 2016. O contrato com a cidade sede prev, por exemplo, que o lucro dos Jogos ser partilhado entre COI (20%), COB (20%) e Comit Organizador dos Jogos (COJO) (60%)3. Vale registrar que este ltimo organismo, apesar de acomodar representantes dos governos federal, estadual e municipal, ser presidido e controlado pelo presidente do COB. O Ato Olmpico (Lei n 12.035/2009), por sua vez, alm de atribuir ao Estado responsabilidade por eventuais prejuzos, prev que as autoridades federais atuem na fiscalizao e represso a ilcitos que infrinjam os direitos sobre as marcas e smbolos relacionados aos Jogos, bem como assegura a oferta de servios de segurana, sade e comunicao. Est previsto ainda, pelo governo federal, o estabelecimento de medidas legais de carter especial e em perodo especfico para atender as exigncias do COI para a poca de preparao e realizao dos Jogos. Estamos, portanto, diante de um conjunto de normas e medidas excepcionais cuja aplicao, mesmo que eventual e emergencialmente, caracterizam o Estado e a cidade de exceo. "Os megaeventos realizam, de maneira plena e intensa, a cidade de

"Nas mos de Nuzman". Folha de S. Paulo, 29 jul. 2010.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

49

exceo. A cidade dos megaeventos a cidade das decises ad hoc, das isenes, das autorizaes especiais... e tambm das autoridades especiais" (VAINER, 2010, p. 11). No que se refere ao financiamento, o oramento dos Jogos prev que as trs esferas de governo repassem R$ 1,384 bilho ao COJO. Esse total significa cerca de um quarto do oramento do organismo, R$ 5,6 bilhes. O restante do dinheiro vir de pagamentos do COI, de patrocnios, de venda de ingressos e de licenciamento de produtos, entre outros. Mas esta a menor fatia do oramento, pois outros R$ 23,2 bilhes esto previstos em investimentos pblicos em infraestrutura (COMIT RIO 2016, 2009), investimentos a serem coordenados pela Autoridade Pblica Olmpica (APO), um consrcio dos governos municipal, estadual e federal cuja criao se deu por exigncia do COI para facilitar a fiscalizao sobre seu plano de organizao4 . 3.3 MERCADO Na conta que envolve os gastos para realizao dos Jogos deve ser somado ainda o valor de R$ 138 milhes referente ao custo da candidatura. Mais uma vez foi o fundo pblico a fonte da maior parte dos recursos, R$ 101 milhes. O restante, veio da iniciativa privada, R$ 37 milhes, patrocinados pelo Bradesco, Odebrecht, TAM, Embratel e Grupo EBX5. De acordo com Boito Jr. (2005), o projeto neodesenvolvimentista do Governo Lula - ou liberaldesenvolvimentista, conforme prefere denomin-lo - traduz-se por um modelo de desenvolvimento sem rupturas e pluriclassista, ancorado na parceria com a grande burguesia nacional, o que, obviamente, repercute no projeto olmpico. O principal financiador da campanha foi o empresrio Eike Batista. Foram investidos R$ 23 milhes atravs do Grupo EBX, de sua propriedade. Considerado o "mecenas" dos Jogos, o empresrio

4 5

"Autoridade Olmpica ter formato de consrcio". Folha de S. Paulo, 19 mar. 2010. "Campanha j consumiu R$ 138 mi". Folha de S. Paulo, 2 out. 2009.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

50

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

mais rico do pas parece ter sido tambm o mais interessado na vitria carioca6. Suas empresas possuem vrios negcios no Rio de Janeiro. Na construo do porto de Au, por exemplo, o investimento previsto de cerca de R$ 3 bilhes, mas o incio das obras esbarra ainda na concesso de uma srie de licenas governamentais. Outros investimentos envolvem as reas de petrleo, minerao, energia, empreendimentos imobilirios e servios, com destaque para hotelaria, turismo, alimentao e entretenimento7. O Bradesco se responsabilizar pelos seguros e servios financeiros dos Jogos, bem como j lanou uma srie de fundos para aplicao em aes de empresas que tendem a se beneficiar com o evento, projetando ganhos na Bolsa a partir de papis de companhias de infraestrutura e logstica, siderurgia, energia eltrica, saneamento, telecomunicao, transportes, indstria de base e construo civil8. A Odebrecht, que havia liderado o consrcio que realizou as reformas do Maracan e a construo do estdio do Engenho no Pan 2007, est interessada na infraestrutura esportiva a ser construda9. A TAM foi a responsvel pelo transporte areo dos dirigentes do Comit Rio 201610 . Por fim, a Embratel, ao patrocinar a campanha, credencia-se como possvel fornecedora dos servios de telecomunicaes necessrios11 . Vale tambm registrar a contratao das consultorias internacionais. A principal delas foi a de Mike Lee. Sua campanha de marketing funcionou tanto para fortalecer competitivamente a candidatura, como serviu de instrumento de legitimao, produzindo consensos e mobilizando o orgulho cvico, apresentando o projeto olmpico como expresso da prpria vontade geral da nao. No entanto, o que se organizar sob a aparncia do espetculo esportivo

6 7 8 9

"Mecenas do Rio, Eike cede jato a polticos". Folha de S. Paulo, 30 set. 2009. Informaes disponveis em: http://www.ebx.com.br/grupoebx.php. Acesso em: 13 set. 2010. "Fundos visam ganhos com Copa e Olimpada". Folha de S. Paulo, 5 jul. 2010. "Rio-2016 anuncia apoio de empreiteira". Folha de S. Paulo, 2 jun. 2009. "Campanha se norteia por viagens". Folha de S. Paulo, 28 ago. 2009. "Campanha j consumiu R$ 138 mi". Folha de S. Paulo, 2 out. 2009.

10 11

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

51

um verdadeiro balco de negcios, como diz Harvey (2006), um "mercado-livre festivo" que combina projetos hegemnicos e estratgias de acumulao. Atravs dos setores de atuao empresarial representados pelos patrocinadores, configura-se um quadro tendencial das parcerias e fraes da burguesia a serem privilegiadas. 3.4 O BLOCO OLMPICO O exposto at aqui denota a formao de uma coalizo que transcende ao poder estatal, aglutinando interesses do COI, COB e mercado. Configura-se, assim, o que podemos chamar de bloco olmpico, ou seja, o bloco de poder inerente organizao dos Jogos Rio 2016. Na teoria do Estado, mais especificamente na obra de Poulantzas (2000), a noo de bloco de poder permite identificar o favorecimento dos interesses socioeconmicos de uma ou mais fraes da classe dominante em detrimento de outras fraes, considerando tanto sua ao poltica como a posio particular que ocupa no processo de produo num momento e situao determinados. Assim, o Estado se constitui como agente organizador da hegemonia de dadas fraes de classe no seio do bloco de poder. No modelo desenvolvimentista do governo Lula, coube ao Estado apoiar as grandes empresas nacionais no sentido de lhes conferir competitividade no mercado mundial. Segundo Boito Jr (2005), no houve ruptura, ao contrrio, a aliana com a grande burguesia e o fortalecimento do capital nacional privado constitui um dos traos definidores do bloco de poder e modelo de desenvolvimento conduzido e organizado pelo governo de Lula. No que toca ao esporte, os parceiros de interao do Estado, bem como a estrutura e ordem definidoras das polticas pblicas para o setor, sempre foram dadas por um sistema verticalizado de cima para baixo, a partir das entidades de administrao (BRACHT, 1997; MANHES, 2002). A chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Estado tambm no trouxe ruptura com o status quo da rea, pois o pragmatismo impediu qualquer possibilidade de debate programtico em torno do setor. Segundo Castellani Filho (2009),
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

52

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

em busca de legitimidade no setor esportivo, o ME, cuja direo foi terceirizada pelo PT ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), desenvolveu uma postura de servido voluntria s entidades de administrao, COB e CBF, o que resultou no alinhamento das polticas para o setor aos interesses da frao conservadora do campo esportivo. 3.5 O BRASIL ENTRE OS 10 MAIS O sucesso da candidatura carioca resultou de uma coalizo de foras cujas pretenses e interesses, trabalhados pelo marketing, repercutiram como a prpria vontade geral de toda a sociedade ou nao. Alm de ter reforado a condio de Lula como condottiere e mito, o projeto olmpico se articulou ao projeto de governo, ao modelo neodesenvolvimentista e poltica externa de reposicionamento do pas na geopoltica mundial. Ancorou-se, por um lado, numa poltica conservadora de aproximao e subordinao do Estado brasileiro s entidades proprietrias dos Jogos, COI e COB, e, por outro, num projeto empreendedor orientado para o mercado que combina projetos hegemnicos e estratgias de acumulao. A agenda Rio 2016 exclui, portanto, a participao popular e o controle democrtico. O projeto olmpico, por exemplo, foi construdo de cima para baixo, verticalizado a partir do COB e representantes de governo, sem qualquer discusso junto sociedade civil. Como adverte Castelan (2010), a determinao de trazer os Jogos para o Brasil no se sustenta nas Conferncias Nacionais do Esporte (BRASIL, 2004; 2006), tampouco na Poltica Nacional do Esporte (BRASIL, 2005). no ps Pan 2007 que se nota a virada na postura governamental rumo ao megaeventos esportivos. H o redirecionamento das aes do ME, antes orientadas por uma agenda de vis social vinculada ao discurso de democratizao do acesso prtica esportiva via PST, at ento, o programa de propaganda desta pasta ministerial (ATHAYDE; MASCARENHAS, 2010). A III Conferncia Nacional do Esporte (CNE), realizada no primeiro semestre de 2010, evidencia tal virada. Depois de pautar, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

53

se pelos temas "Esporte, Lazer e Desenvolvimento Humano" (I CNE, 2004) e "Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer" (II CNE, 2006), a III CNE apresentou para discusso o "Plano Decenal de Esporte e Lazer" que, subordinado ao slogan "Por um time chamado Brasil", foi construdo a partir de metas e aes em torno de "10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais" (BRASIL, 2010a). certo que os megaeventos j constituam o princpio organizador da agenda esportiva nacional antes mesmo da realizao da III CNE, uma vez que a candidatura do Rio de Janeiro data de 2006, mas este espao acaba por conferir legitimidade s polticas em curso. Vejamos os 10 pontos para projetar o Brasil entre os 10 mais:
[1] Promover a incluso social e o desenvolvimento humano por meio de programas socioesportivos; [2] Institucionalizar o esporte educacional; [3] Atingir resultados inditos nas competies e assim projetar o Brasil no ranking do alto rendimento; [4] Incrementar nossa infraestrutura esportiva; [5] Modernizar e valorizar o futebol como identidade cultural do Brasil; [6] Ampliar o leque de modalidades para diversificar a prtica esportiva no pas; [7] Qualificar a gesto do esporte e do lazer; [8] Aproveitar o potencial econmico-social dos grandes eventos, porque contribuem com o desenvolvimento nacional gerando milhes de empregos, aumentando a renda e propiciando o renascimento de reas urbanas, a melhoria da qualidade de vida, a oferta de perspectivas juventude e o fortalecimento do respeito do mundo por nossa ptria; [9] Valorizar o trabalhador da rea, especialmente o profissional de educao fsica, garantindo postos de trabalho; [10] Estabelecer a criao de polticas de formao continuada e permanente, de desenvolvimento cientfico e tecnolgico e de acompanhamento e avaliao dos programas, resultando na profissionalizao cada vez maior da poltica esportiva no pas (BRASIL, 2010b, p. 2, grifo meu).

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

54

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Dentre as aes projetadas, destaco a 2 e a 9, relativas ao esporte educacional e ao profissional de Educao Fsica. Ao chamar ateno para tais aes, passo discusso sobre os provveis impactos dos Jogos Rio 2016 na escola.

4 IMPACTOS PARA A EDUCAO FSICA


Em tempos de Jogos, so recorrentes os discursos em defesa da valorizao da Educao Fsica. Esta dinmica j foi constatada por Bracht e Almeida (2003), ao problematizarem o movimento pr Educao Fsica que se seguiu ao fracasso brasileiro no ps Sydney 2000. Governo federal, COB e Conselho Federal de Educao Fsica (CONFEF), alegando a necessidade de melhor organizao da base de desenvolvimento do esporte nacional, proclamaram a revalorizao da Educao fsica - leia-se, das prticas esportivas - na escola, o que redundou, segundo advertiram os autores, numa peseudovalorizao da Educao Fsica.
A retrica reedita um discurso a muito presente na Educao Fsica brasileira, qual seja, a retomada da idia de pirmide esportiva, subordinando, mais uma vez, o desporto escolar quilo que de interesse do esporte de alto rendimento, tornando perceptvel o corte, j denunciado, da perda do projeto polticopedaggico da Educao Fsica para o esporte de rendimento. Em outras palavras, a subordinao da Educao Fsica poltica esportiva (BRACHT; ALMEIDA, 2003, p. 94).

No sou um pesquisador da temtica da Educao Fsica escolar. Portanto, penso que o que tenho a dizer pouco acrescenta ao debate sobre o processo de peseudovalorizao j assinalado. Busco apenas registrar como tal retrica vem se atualizando e se amplificando nos ltimos anos, mantendo sintonia com a agenda Rio 2016 e com os objetivos de se projetar o Brasil entre os 10 mais. A leitura de algum que tem se dedicado aos estudos sobre as polticas de esporte e lazer e, particularmente, acompanhado as aes do ME, pode agregar novas elementos de interpretao e compreenso

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

55

de como tal discurso se articula aos interesses e relaes de hegemonia que perpassam a rea da Educao Fsica e o setor esportivo. Meu pressuposto que se a cada novo ciclo olmpico, ainda que com diferentes nuances, o discurso da valorizao da Educao Fsica est presente, o diferencial agora parece ser a defesa da valorizao estendida ao profissional de Educao Fsica. Se o que est no escopo da ambio olmpica do governo brasileiro, na verdade, a massificao da prtica esportiva a partir do ambiente escolar, e no propriamente a qualificao da disciplina pedaggica Educao Fsica, no de se estranhar o abandono do professor em detrimento do profissional. Esta inflexo, em minha anlise, resulta das reivindicaes coorporativas e do poder poltico que o CONFEF, representante e guardio cartorial da profisso, vm amealhando junto ao Estado e organizao esportiva. Para desenvolver a discusso, vou me reportar a dois pronunciamentos, dois conjuntos de promessas, dois eventos e dois documentos. Os pronunciamentos so do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber. As promessas constam do Dossi de Candidatura Rio 2016 e da proposta para o setor esportivo da ento presidencivel, Dilma Rousseff. Os eventos so o "Seminrio Educao Fsica e Esporte Escolar: da formao a competio" e o "II Encontro Nacional de Gestores de Educao: a Educao Fsica na educao bsica", com os respectivos documentos produzidos em cada um destes espaos, o "Documento preliminar indicativo para aes de polticas pblicas para Educao Fsica e esporte escolar" e a "Carta de Braslia". Uma anlise dos sinais metadiscursivos inerentes a parte destes registros pode jogar luzes sobre as tendncias que se avizinham. Comecemos com os pronunciamentos, a iniciar com uma problematizao do ministro do Esporte, sobre o distanciamento entre o esporte e a escola no Brasil:
Para Londres ganhar o direito de organizar os Jogos de 2012, foi muito importante o trabalho que fez nas escolas. Esse foi um dos pilares da candidatura.
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

56

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

(...) O Brasil pode aprender com Londres. No existe alternativa para massificar a prtica de esporte a no ser associ-lo educao12.

O segundo, cujo contedo metafrico inspirou o ttulo deste texto, do presidente do CONFEF.
O Brasil est envolto em um verdadeiro tsunami esportivo. (...) Acreditamos que governantes, parlamentares, empresas e demais atores deveriam atentar para a forma de "surfar" neste tsunami. (...) A bola da vez o Esporte, e o Profissional de Educao Fsica o responsvel para que seus valores sejam adquiridos e assimilados. o responsvel pelo seu desenvolvimento desde a base at o alto rendimento13.

As promessas sinalizam o tratamento dispensado Educao Fsica em duas campanhas, a primeira referente candidatura do Rio de Janeiro cidade sede. Conforme previso constante do Dossi de Candidatura, diversos legados econmicos, sociais, urbanos, ambientais e esportivos so anunciados como saldo e conseqncia direta da realizao dos Jogos. Para o tema da juventude e da educao, so fixadas as seguintes metas:
Ampliao do PST, com o atendimento saltando de 1 milho para 3 milhes de jovens, alm do investimento de 400 milhes de dlares no Programa Mais Educao e duplicao do nmero de participantes nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEB's) e Jogos Universitrios Brasileiros (JUB's), estimando a formao de 5 milhes de atletas (COMIT RIO 2016, 2009).

O segundo conjunto de promessas relativo campanha das eleies presidenciais de 2010, na qual a ento candidata, Dilma Rousseff, apresentou quatro propostas bsicas para a rea do esporte:

12 13

"Candidatura a 2016 pode mudar at educao fsica". Folha de S. Paulo, 18 mar. 2008. "O Brasil est envolto em um verdadeiro tsunami esportivo". Revista E.F., n. 40, jun. 2011.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

57

Implantar ou reformar quadras esportivas em 10 mil escolas pblicas em diferentes regies do Brasil; construir 800 complexos de esporte e lazer no pas [Praas do PAC e/ou Praas dos Esportes e da Cultura]; ampliar o programa Bolsa Atleta; e, implantar aes de valorizao do profissional de Educao Fsica14.

Alm da continuidade das aes do governo Lula, em particular, das aes protagonizadas pelo ME, tais propostas mais uma vez colocam em evidncia o profissional de Educao Fsica. Ainda que esta suposta valorizao, em diversos aspectos, seja questionvel, sua incorporao ao discurso de governo e, em especial, da presidencivel governista, algo que reflete os avanos que o CONFEF tem obtido em sua capacidade de influenciar polticas pblicas para o setor esportivo, sem desconsiderar sua penetrao junto a setores como a educao e a sade. Ocorre que as reivindicaes do conselho profissional da Educao Fsica inscrevem-se na estrutura e organizao do Estado fazendo-se representar por vrios de seus agentes e pessoal, espraiando-se por diferentes rgos de governo, alcanando tambm os nveis estaduais e municipais, o poder executivo e o legislativo. O poder poltico e a receptividade do Conselho podem ser exemplificados pelo primeiro dos dois eventos citados. Trata-se do "Seminrio Educao Fsica e Esporte Escolar: da formao a competio", realizado em 2009 pela Comisso de Turismo e Desporto da Cmara dos Deputados, em Braslia. Alm de abrigar o lanamento da campanha nacional do Conselho, intitulada "Educao Fsica escolar - plantando cultura, cidadania e sade", o seminrio teve o objetivo de debater a Educao Fsica nos currculos escolares brasileiros. O resultado apresentado foi o "Documento preliminar indicativo para aes de polticas pblicas para Educao Fsica e esporte escolar", subscritos pela Cmara dos Deputados, MEC e ME (BRASIL, 2010c).

14

"Conhea as principais propostas de campanha de Dilma Rousseff". Folha de S. Paulo, 1 dez. 2010

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

58

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Cabe assinalar que ambos os ministrios, da educao e do esporte, recusaram-se a dar divulgao a outro documento produzido alguns anos antes e que teve finalidade semelhante, ou seja, estabelecer diretrizes polticas para o desenvolvimento da educao fsica escolar na educao bsica. Trata-se da "Carta de Braslia", resultante do segundo evento ao qual quero me reportar, o "II Encontro Nacional de Gestores de Educao (ENGE): a Educao Fsica na educao bsica". O I ENGE foi organizado pelo prprio MEC, em 2004, com a colaborao do ME, propondo a retomada da discusso sobre a educao fsica escolar no mbito federal. Atendendo as demandas deste encontro, foi criado um grupo de discusso sobre a Educao Fsica escolar, coordenado pelo MEC e com a participao de representantes do ME, do Colgio Brasileiro de Cincias do Esporte (CBCE) e de pesquisadores da rea. Por conseguinte, o grupo apontou para a necessidade de dar continuidade s discusses. Foi construdo ento em 2006 o II ENGE, em Braslia, buscando aprofundar o debate sobre Educao Fsica escolar e viabilizar o dilogo entre os sistemas pblicos de educao e os pesquisadores da rea. A minuta da "Carta de Braslia", alm de sistematizar um conjunto de diretrizes de ao para a qualificao da Educao Fsica Escolar - identificando os desafios para os agentes e o pessoal da educao bsica, das universidades e do MEC ante tal propsito -, problematizou a pseudovalorizao da Educao Fsica conduzida pelas polticas do ME e questionou a ingerncia do CONFEF no mbito da escola, propondo:
Consulta junto ao CNE sobre a legalidade da exigncia do registro profissional em concursos pblicos para o magistrio em Educao Fsica; Debate qualificado acerca das relaes estabelecidas entre a Educao Fsica (componente curricular) e o Esporte Educacional (atividade complementar ao fazer escolar) luz das tenses e contradies que o ethos do alto rendimento faz acontecer no interior dos sistemas de educao; Definio de

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

59

responsabilidades e restries quanto atuao do MEC e do ME no mbito dos sistemas pblicos de educao com destaque para aes relativas aos jogos escolares15.

No cabe aqui desdobrar os motivos, mas o fato que este documento nunca veio a ser publicizado pelo MEC, sendo que pouco mais de dois anos depois, como anteriormente dito, junto com o ME, a pasta subscreve o "Documento preliminar indicativo para aes de polticas pblicas para Educao Fsica e esporte escolar", cuja orientao diametralmente oposta "Carta de Braslia". Uma avaliao do primeiro documento, produzida em 2009 no mbito da direo nacional do CBCE e do grupo organizador do ENGE, ajuda no esclarecimento daquilo que est em disputa quanto concepo de Educao Fsica. H uma srie de passagens do documento - "da formao competio", "carga horria para treinamento do esporte", "definio de um modelo de um sistema de jogos e competies escolares" que indicam para a pirmide esportiva, concepo ausente dos dispositivos institucionais do sistema educacional brasileiro, como, por exemplo, dos Parmetros Curriculares do Ensino Fundamental e Mdio, das Diretrizes para a Formao de Professores da Educao Bsica etc. Tal ausncia se justifica porque tal concepo, baseada no modelo do esporte de alto rendimento, ope-se consolidao dos valores tico-polticos perseguidos pela instituio escolar, desprezando todos os demais contedos da cultura corporal e acmulo mais recente das formulaes didtico-metodolgicas para o trato pedaggico do esporte. Ademais, todo documento apresenta um equvoco conceitual e legal em sua formulao, ao dizer que o profissional de Educao Fsica responsvel pela disciplina curricular obrigatria Educao Fsica. Isto acontece porque "aulas de Educao Fsica e de Esporte Escolar", no documento, so tomados como sinnimos. Como se no bastasse, a orientao do CONFEF pelo enquadramento dos
15

A minuta da "Carta de Braslia" foi posteriormente divulgada pelo CBCE. Disponvel em: http:/ /www.cbce.org.br/br/acontece/materia.asp?id=737. Acesso em: 30 jun. 2011.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

60

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Jogos Escolares e Universitrios Lei n 9.696/1998, que regulamenta a profisso16 . Para o conselho, tanto a orientao de equipes esportivas em situao de Jogos como o desenvolvimento do esporte escolar prerrogativa do profissional de Educao Fsica, e no do professor. H de se dizer que os objetivos da Educao Fsica devem ser os objetivos da escola e no de polticas e interesses transitrios e externos sua realidade, como o demandado pelos megaeventos esportivos, em especial, pelo projeto olmpico. Deste modo, o esporte no pode ser confundido com Educao Fsica, mas deve ser compreendido apenas como um dos seus elementos, junto com a ginstica, o jogo, a dana, a luta, dentre outras prticas corporais produzidas pela humanidade. Mas esta no a viso que prevalece entre os agentes e o pessoal do Estado, a viso que prevalece no seio do bloco de poder. Deste modo, a retomada da idia de pirmide esportiva e os perigos quanto perda do projeto poltico-pedaggico da Educao Fsica para o esporte de rendimento, mais do que retrica e discurso, alm de constiturem o cimento ideolgico do bloco olmpico, ganham o contorno de poltica oficial. Das promessas realizadas, depreendese como tendncia um maior investimento do Estado no esporte escolar, o que se traduz pela ampliao da infraestrutura - atravs da construo de quadras -, a ampliao do nmero de bolsas para atletas estudantis, o crescimento do PST-Mais Educao - tanto no sentido da massificao da prtica esportiva, da deteco de talentos e do manejo social do risco - e o incremento dos JEBs. Se no no todo, avalio que boa parte destas promessas v sim chegar ao cho da escola, ainda que de modo geograficamente desigual. Por sua vez, agente funcional ao status quo da rea, como se esta posio fosse expresso da prpria vontade geral da Educao Fsica brasileira, o conselho profissional endossa e busca se beneficiar

16

Informao disponvel em: http://www.confef.org.br/extra/noticias. Acesso em: 5 set. 2011.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

61

das polticas decorrentes da agenda Rio 2016. Parceiro de primeira hora nas aes do ME17, condutor da tocha olmpica no Pan 200718, agraciado pelo COB em 2009 com o ttulo de presidente da Academia Olmpica Brasileira (AOB)19 , Jorge Steinhilber, presidente do Conselho, personifica a aderncia do CONFEF ao bloco olmpico. Enfim, evidenciados alguns dos provveis impactos e legados dos megaeventos esportivos - em particular, dos Jogos Rio 2016 - no contexto da Educao Fsica. Vale mencionar que no subestimo a capacidade reativa e poder refratrio dos professores e da escola em relao ao projeto olmpico. Quero dizer com isso que, como contradio em processo, as polticas e aes governamentais voltadas ao esporte escolar, com rebatimento para a disciplina pedaggica Educao Fsica, podem at ser bem recebidas, dada a escassez de estrutura e recursos do sistema pblico de ensino, mas podem tambm ser parcial ou totalmente re-significadas. Sua concretizao e efetividade estar condicionada experincia comum compartilhada pelos sujeitos da escola, que podem se contrapor aos valores e interesses propagados pelo ME e MEC.

5 O PAPEL DAS CINCIAS DO ESPORTE


Quando soa um alerta de tsunami, as recomendaes so para afastar-se das cidades costeiras ou buscar refgio em lugares mais altos e seguros. No caso da Educao Fsica, a despeito do alerta, a pseudovalorizao de sua insero no ambiente escolar, bem como
17

Desde 2006, no incio da gesto de Orlando Silva a frente da pasta, Jorge Steinhilber j manifestava total apoio s aes do ME. "Conselho de Educao Fsica refora papel do Segundo Tempo". Portal de notcias do ME, 11 abr. 2006. Um exemplo da parceria entre CONFEF e ME na linha da legitimao ideopoltica dos megaeventos consiste na realizao, em 2008, do "Seminrio Gesto de Legados de Megaeventos Esportivos", cujos debates resultaram em publicao sobre legados organizada por Rodrigues et al (2008).
18

"CONFEF convidado pelo Ministrio dos Esportes para buscar o fogo do Pan-americano no Mxico". Revista E.F., n. 24, jun. 2007
19

Fundada em 1998, "a AOB tem o objetivo de desenvolver a educao olmpica por meio de estudos e pesquisas realizados em instituies acadmicas do Brasil e do exterior". Segundo seu estatuto, sua diretoria indicada pelo presidente do COI. Jorge Steinhilber ocupa sua presidncia desde 2009. Disponvel em http://www.cob.org.br/pesquisa_estudo/academia.asp. Acesso em 3 set. 2011.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

62

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

a pseudovalorizao de seus profissionais, j um processo em curso. O fato que, como uma seqncia de ondas poderosas, os megaeventos tendem a, de uma forma ou de outra, impactar a rea. No penso num manual de sobrevivncia, mas h a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema, sobre os megaeventos e a Educao Fsica, o que torna indispensvel a ao acadmica e poltica de seus agentes e instituies cientficas. Neste sentido, quando me refiro ao papel das Cincias do Esporte, estou me referindo, em verdade, ao papel dos pesquisadores da rea da Educao Fsica e do CBCE. Registro, assim, dois apontamentos. O primeiro diz respeito ao aprofundamento das reflexes e capacidade de leitura crtica dos megaeventos esportivos, preocupao que deve ocupar cada vez mais a nossa agenda de pesquisa e de debates. Isto significa problematizar no s o seu impacto ou relaes com a escola, mas tambm com as prticas corporais e a sade, o meio ambiente, a comunicao e a mdia, o corpo e a cultura, a formao profissional, os movimentos sociais, as polticas pblicas, a incluso e a diferena, o prprio desempenho e treinamento etc. Em tempos de megaeventos, ser preciso travar uma verdadeira batalha das idias em torno dos interesses e projetos hegemnicos que se articulam a partir do esporte e para a Educao Fsica. Para tal, temos de ter o cuidado com a desinformao, e o denuncismo que cercam a organizao de tais eventos. A arma da crtica no pode prescindir de uma anlise em profundidade e totalidade, evitando as palavras de ordem e os discursos prontos. Ademais, precisamos saber medir nossa fora poltica e agir estrategicamente. Sem abandonar a pauta da Educao Fsica escolar que, malgrado a iniciativa de parceria com o MEC e ME, pode ser retomada a partir do envolvimento de outros agentes e instituies como, por exemplo, os sindicatos da base dos trabalhadores em educao -, a disputa pelo fundo pblico pode ser uma ao estratgica importante, pressionando por mais recursos para o desenvolvimento cientfico da rea. "O oramento pblico um espao de luta poltica, onde as diferentes foras da sociedade buscam inserir seus interesses"
, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

63

(SALVADOR, 2010, p. 607). Por isso, a disputa em torno do oramento do setor esportivo, ao mesmo tempo em que se constitui como fator de deslegitimao do bloco de poder inerente organizao dos megaeventos, pode ampliar a estrutura e fomento da produo cientfica e tecnolgica voltada ao Esporte e Lazer e Educao Fsica. Embora a CNE, em suas trs edies (BRASIL, 2004; 2006; 2010a) tenham recomendado a promoo do desenvolvimento cientfico e tecnolgico no setor esportivo, a instabilidade da estrutura, do calendrio e do financiamento tem comprometido a organizao e manuteno das redes de pesquisa fomentadas pelo ME, gerando dificuldades em seus processos de sua consolidao. Neste caso, um desafio posto para o CBCE, questionar as polticas decorrentes da organizao dos megaeventos, reivindicando a estruturao de uma Poltica de Cincia, Tecnologia e Inovao em Esporte e Lazer como uma poltica do ME e do Estado brasileiro20.

20

Em outros espaos de discusso - "Seminrio Nacional de Polticas de Esporte e Lazer" e "Frum Permanente de Ps-Graduao em Educao Fsica do CBCE" - tive a oportunidade de apresentar argumentos em favor de uma Poltica de Cincia, Tecnologia e Inovao em Esporte e Lazer, identificando as bases para sua formulao, os desafios para sua implementao e propostas iniciais para seu desenvolvimento. Ver: Mascarenhas (2010).

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

64

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

Sports mega-events and Physical Education: Tsunami alert Abstract: This paper analyzes the impact of sports mega-events in different areas of the national reality. Meanwhile, from the relational state, sports organization and market, discusses the relations of hegemony and accumulation strategies related to the Rio 2016 agenda. It also presents a discussion of how the Physical Education and Sport Sciences fall in this process, recording some notes to its agents and academic and scientific institutions. Key words: Mega Events s ports, public polic y, physical education.

M egaeventos deportivos y Educacion Fsica: Alerta de Tsunami Resumen: Este trabajo analiza el impacto de los megaeventos deportivos en las diferentes reas de la realidad nacional. Mientras tanto, desde la relacional Estado, organizacin deportiva y mercado, analiza las relaciones de hegemona y las estrategias de acumulacin involucrado en la agenda Rio 2016. Tambin se presenta una discusin de cmo la Educacin Fsica y Ciencias del Deporte que caen en este proceso, registrando algunas notas a sus agentes y las instituciones acadmicas y cientficas. Palabras clave: Megaeventos deportivos; polticas pblicas; educacin fsica.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

65

REFERNCIAS
ALMEIDA, Paulo Roberto. Uma poltica externa engajada: a diplomacia do governo Lula. Revista Brasileira de Poltica Internacional, Braslia, v. 47, n. 1, p. 162184, jan./jun., 2004. ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; MASCARENHAS, Fernando. Polticas sociais de esporte e lazer: uma anlise do programa Segundo Tempo no Distrito Federal. In: ALMEIDA, Dulce Filgueira de Almeida et al (Org.). Poltica, lazer e formao. Braslia: Thesauros, 2010. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. 4 ed. Lisboa: Edies 70, 2010. BRACHT, Valter. Sociologia crtica do esporte: uma introduo. Vitria: UFES, CEFD, 1997. BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quinto de. A poltica de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorizao da educao fsica. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, mai. 2003. BRASIL. I Conferncia Nacional do Esporte: documento final. Braslia: Ministrio do Esporte, 2004. ________. Poltica Nacional do Esporte. Braslia: Ministrio do Esporte, 2005. ________. II Conferncia Nacional do Esporte: caderno de resolues. Braslia: Ministrio do Esporte, 2006. ________. III Conferncia Nacional do Esporte: texto bsico. Braslia: Ministrio do Esporte, 2010a. ________. III Conferncia Nacional do Esporte: carta de Braslia. Braslia: Ministrio do Esporte, 2010b. ________. Educao fsica e esporte escolar: da formao a competio. Braslia: Cmara dos Deputados, 2010c. CASTELAN, Lia Polegato. As Conferncias Nacionais do Esporte na configurao da poltica esportiva e de lazer no governo Lula (2003-2010). 2010. Dissertao (Mestrado) - Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica, Faculdade de Educao Fsica, Unicamp, Campinas, 2010. CASTELLANI FILHO, Lino. O PT, a poltica esportiva brasileira e a sndrome de Estocolmo. Campinas, 2009. Disponvel em: <http:// www.observatoriodoesporte.org.br.> Acesso em: 5 nov. 2010. COMIT RIO 2016. Rio 2016: cidade candidata. Dossi de candidatura. Rio de Janeiro: COB, 2009.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

66

Temas polmicos

Fernando Mascarenhas

HARVEY, David. A produo capitalista do espao. 2 ed. So Paulo: Annablume, 2006. KINGDON, John W. Agendas, alternatives and public policies. 2 ed. New York: Harper Collins College, 1995. MANHES, Eduardo Dias. Polticas de esportes no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. MASCARENHAS, Fernando. Os megaeventos esportivos e os impactos desejados nas polticas pblicas: perspectiva acadmica. In: PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhes; UVINHA, Ricardo Ricci; COSTA, Eduardo Tadeu (Org.). Brasil 2016: a olimpada e os impactos desejados nas polticas pblicas de esporte e lazer das cidades brasileiras. So Bernardo do Campo: Domaguil, 2010 MASCARENHAS, Fernando. et al. O bloco olmpico: Estado, organizao esportiva e mercado na configurao da agenda Rio 2016. [S.I.: s.n.], 2011. MASCARENHAS, Gilmar. Barcelona y Ro de Janeiro: dilogo entre modelos y realidades del llamado urbanismo olmpico. Biblio 3w, Barcelona, v. 15, p. 1-6, nov. 2010. MERCADANTE, Aloizio. O governo Lula e a construo de um Brasil mais justo. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2010. PARAN, Denise. Lula, o filho do Brasil. 3 ed. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2008. POCHMANN, Marcio. O emprego no desenvolvimento da nao. So Paulo: Boitempo, 2009. POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. 4 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2000. PRONI, Marcelo Weishaupt. A metamorfose dos jogos olmpicos (1896-1996). In: Encontro Regional de Histria, 17., 2004, Campinas. Anais... RAEDER, Svio. Jogos e cidades: ordenamento territorial em sedes de megaeventos esportivos. Braslia: Ministrio do Esporte, 2010. RESENDE, Carlos Augusto Rollemberg de. O Esporte na poltica externa do governo Lula: o importante competir? Meridiano 47, Braslia, v. 11, n. 122, p. 35-41, nov./ dez. 2010. RODRIGUES, Rejane Penna; PINTO, Leila Mirtes Magalhes; TERRA, Rodrigo; DA COSTA, Lamartine Pereira. (Orgs.). Legados de megaeventos esportivos. Braslia: Ministrio do Esporte, 2008. SALVADOR, Evilsio. Fundo pblico e polticas sociais na crise do capitalismo. Servio Social & Sociedade, So Paulo, n. 104, p. 605-131, out./dez. 2010.

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

Megaeventos esportivos e Educao Fsica...

67

SINGER, Andr. Razes sociais e ideolgicas do lulismo. Novos Estudos, So Paulo, 85, p. 83-102, nov. 2009. SOUZA, Lula Renildo. Neodesenvolvimentismo e o governo. Princpios, So Paulo, n. 69, p. 18-28, mai. 2003. TAVARES, Otvio. Comit Olmpico Internacional. In: GONZLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Orgs.). Dicionrio crtico de educao fsica. Iju: Uniju: 2005. VAINER, Carlos. Rio 2016: um jogo (Olmpico?) de cartas marcadas. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, n. 245, p. 3-4, dez. 2009. _______. Megaeventos e cidade de exceo. In: International Conference MegaEvents and the City, 2010, Niteri. Anais...

Endereo para correspondncia: Fernando Mascarenhas SQN 212, Bloco C, Apt. 106 ASA NORTE - Braslia-DF CEP: 70.864-030

Recebido em: 11/01/2012 Aprovado em: 11/01/2012

, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 39-67, jan/mar de 2012.

You might also like