You are on page 1of 20

Sep.

13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta Reviso feita por Michelle de Mentzingen Gomes Twitter: @mi_mentz Controle de Constitucionalidade I - Idia central ligada Supremacia da CF sobre todo o ordenamento jurdico e, tambm, de rigidez constitucional e proteo dos direitos fundamentais.

II - Lembrem que nas CFs rgidas se verifica a superioridade da norma maior em relao quelas produzidas pelo Poder Leg., no exerccio da funo legiferante ORDINRIA. Duas observaes iniciais: 1) Entre normas const. no existe hierarquia (originria ou derivadas, prescritoras de direitos fundamentais ou no, princpios ou regras); 2) em relao s LOs e LCs o entendimento jurisprudencial dominante (STJ e STF) de que tais normas possuem = hierarquia. A diferena est no fato de ser expressa a necessidade de LC tendo, portanto, a LO carter residual. MAS... Vamos supor q a CF no faa previso expressa da necessidade de LC para regulamentar tal matria. Voc pensa: ento por LO. E por acaso se o legislador resolver regulamentar via LC, pode? PODE! No tem prejuzo algum, a nica coisa q esta lei ser entendida como FORMALMENTE complementar e MATERIALMENTE ordinria (Ex. LC 70/1991). E como faz pra revogar uma Lei assim? Vejam o caso da LC n. 68/92 que foi alterada pela LO 1.068/2002. Segue acrdo do TJ/RO: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/16082822/tribunal-pleno-e1000012003020684-6-camara-especial-a-lc-n-68-92-tem-materialmente-natureza-delei-ordinaria-e-por-esta-razao-pode-ser-revogada-por-lei-ordinaria-posterior20000020070060290-ro-2000002007006029-0-tjro/inteiro-teor

III. 1 - Configura-se, portanto, como garantia de supremacia dos direitos e garantias fundamentais previstos na CF que, alm de configurarem LIMITES AO PODER do Estado, so tambm uma parte da legitimao do prprio Estado, pois determina seus deveres e torna possvel o exerccio da Democracia (Estado de Direito). A doutrina distingue: *a) supremacia material: relaciona-se com o contedo das normas const. que, em regra, so essenciais ao funcionamento do Estado (direitos e garantias fundamentais, estrutura do Estado e organizao dos poderes); *b) supremacia formal: atributo especfico das CFs rgidas, como a nossa, em que as normas constitucionais so hierarquicamente superiores em relao s demais normas produzidas no ordenamento jurdico. 2- Importa-nos, para fins de controle de const., a supremacia formal, ainda que em certos casos esta seja acompanhada de algum requisito material. ex.: tratados int. de direitos humanos (aspecto material) que, se aprovados por 3/5 em 2 turnos de votao (aspecto formal), tero = peso das ECs(CF, art. 5, 3).

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta IV - Conceito: "Controlar a constitucionalidade significa verificar a adequao (compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a constituio, verificando seus requisitos formais e materiais." (Alexandre de Morais)

V.1 Para garantia da compatibilidade das leis e atos normativos com as normas constitucionais, utiliza-se a tcnica da INTERPRETAO CONFORME (o P.Jud. atua como legislador negativo, eliminando, por serem incompatveis, uma ou algumas possibilidades interpretativas). Doutrina e juris entendem que no possvel analisar a const. de norma constitucional originria (princpio da unidade da CF) e q h absoluta incompetncia, para qualquer rgo, inclusive o STF, para analisar eventual inconst. de norma constitucional originria. OBSERVAO 1: NO CONFUNDAM interpretao conforme com declarao de inconst. sem reduo do texto. Esta decorre de redao adotada pelo legislador, sendo que a excluso geraria resultado indesejado. Assim, torna-se inconst. a lei relativamente determinada circunstncia, pessoas ou perodos, mantendo-se, por inteiro, o dispositivo normativo. OBSERVAO 2: Ambos os procedimentos referidos foram positivados pela Lei n 9.868/99, no art.28, nico. Embora esta lei refira-se apenas aplicao da interpretao conforme a CF para declarar inconst. em abstrato, os tribunais vem utilizando tal tcnica para aes incidentais, cujos efeitos so entre as partes.

V.2 - Tambm importante lembrar que no h que se falar em controle de const. de direito pr-constitucional, posto que o juzo de tais normas cinge-se recepo (materialmente compatvel) ou revogao (materialmente incompatvel) de acordo com a CF em vigncia.

V.3 - Segundo o STF, ao conjunto de normas que serve de parmetro para o controle de const., valendo-se de doutrina francesa, d-se o nome de bloco de constitucionalidade. nele que os atos supralegais e os atos normativos primrios devem buscar seu fundamento de validade. O bloco composto: do texto constitucional, com as respectivas ECs e ADCTs; dos tratados internacionais de direitos humanos aprovados com o qurum qualificado de EC e os princpios constitucionais, explcitos ou implcitos. O Preambulo da CF NO FAZ PARTE DO BLOCO DE CONST.! PARA o STF, o Prembulo no no tem valor jurdico-normativo; um enunciado de princpios polticos(ADIN n 2.076/AC).

VI - Requisitos formais: art. 5.,II CF/88: Princpio da legalidade, sendo o processo legislativo vddeiro corolrio deste. Logo: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo seno em virtude de espcie normativa devidamente elaborada de acordo com as regras de proc. leg. const.(arts. 59 a 69, CF/88). Desrespeito das normas const. de proc. leg. = inconst. FORMAL da lei ou ato normativo produzido. CONTROLE REPRESSIVO DE CONST. por parte do P.Jud., tanto DIFUSO qto CONCENTRADO.

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta VII - Requisitos formais subjetivos: QUEM pode ter iniciativa legislativa para determinado assunto. Sempre que desrespeitado, apresentar flagrante vcio de inconst. Alexandre de Morais exemplifica: L.O. decorrente de PL apresentado por Dep. Fed., aprovada para majorao do salrio do funcionalismo pblico federal, ser inconst., por VCIO FORMAL SUBJETIVO, pois a CF prev EXPRESSA E PRIVATIVA competncia do Presidente da Rep. para apresentao da matria perante o CN (art. 61, 1., II, a).

VIII - Requisitos formais objetivos: 2 fases do proc. leg.: CONSTITUTIVA e COMPLEMENTAR. Trmite previsto nos arts. 60 a 69 da CF. Alexandre de Morais exemplifica: PLC aprovado por maioria SIMPLES na C.dos Dep. e no SF, sancionado, promulgado e publicado. Vcio est no QUORUM MN. DE APROVAO, qual seja, a maioria ABSOLUTA (art.69).

IX - Requisitos materiais (substanciais): OBJETO da lei ou do ato normativo. O contedo MATERIAL deve se coadunar com o texto da CF. O chefe do P.Exec. pode NEGAR cumprimento de uma lei ou ato normativo que entenda ser flagrantemente inconst.? SIM, sem prejuzo da provocao do exame posterior pelo Jud. VIA ADIN. Neste sentido, vejam: TJ/SP Apelao n.220.155-1; STF - Pleno - Adin n. 221/DF.

X - Classificao das inconstitucionalidades: a inconst. decorre de ato do poder pblico, sendo classificada em: i) qto ao tipo de conduta do poder pblico (objeto): 1) Inconst.por ao (+): decorre de ato comissivo praticado por rgo estatal; 2) Inconst.por omisso (-): ocorre por omisso legislativa a comando constitucional. *Lembram da classificao das normas const. de Jos Afonso da Silva qto eficcia? Pois ento, aqui, diz-se que apenas as normas dw eficcia limitada esto sujeitas a controle de const. por omisso, pq no so auto-executveis, dependendo de atuao superveniente do P.Leg. Indo mais a fundo,as normas de eficcia limitada se dividem em: a)normas de princpio programtico b)normas de princpios institutivos (organizativos). E a? Ambas estariam sujeitas controle de const.por omisso? Entende a doutrina majoritria que somente as de princpio institutivos estariam sujeitas a inconst.por omisso, pois as normas de eficcia limitadas programticas apenas traam princpios e diretrizes a serem cumpridos pelo Poder Pblico. *Ainda, no que tange inconst. por omisso, esta pode ser subdividida em: a)Inconst.por omisso total (qdo a norma exigida no elaborada) b) Inconst. por omisso parcial (qdo o legislador edita a norma, mas aqum do necessrio). ii) qto norma const. ofendida (parmetro): 1)Inconst. material: desconformidade de contedo;

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta 2) Inconst. formal: desconformidade qto ao processo de elaborao da norma, pode ser em razo da: competncia (inconst.orgnica) ou procedimento legislativo em si (subdivide-se em aspecto subjetivo - fase introdutria do proc. leg. de elaborao das normas, por meio da iniciativa, (inciativa viciada);e aspecto objetivo - se d por excluso, sendo qualquer irregularidade formal no relacionada com a iniciativa, relativo ao procedimento em geral). OBSERVAO: No que tange inconst. orgnica, a Smula n5 do STF (LEIAM) est SUPERADA! O entendimento atual : ainda que sancionado pelo Presidente a lei que trata de matria cuja iniciativa privativa nos termos do art. 61, 1, da CF, est eivada de vcio de iniciativa, portanto, inconst. iii) qto extenso da declarao: 1)Total: corresponde declarao de inconst. de todo o texto normativo analisado. EXCEO!! Ex.:assunto relativo a LC,aprovado por maioria simples; 2)Parcial: corresponde declarao de inconst. de trecho da lei. REGRA, pois a anlise da inconst. deve ocorrer por blocos, matria por matria. E como tem sempre um MAS... essa declarao parcial no pode de jeito nenhum subverter o sentido da lei, seno ofende o princpio da separao dos poderes. O STF entende que somente possvel no controle ABSTRATO, qdo se pode presumir que o restante do dispositivo, no impugnado, seria editado independentemente da parte supostamente inconst. (teoria da "indivisibilidade das leis").H casos que apesar do vcio normativo, no se retira do ordenamento, pois a retirada provocaria leso maior que a manuteno ("agravamento do estado de inconst."). OBSERVAO: NO CONFUNDAM declarao parcial de const. com veto parcial. Este, ao contrrio,incide somente texto integral do art.,, inciso ou alnea, conforme o art. 66,2,da CF, sem alterar o sentido do restante do texto legal. iv) qto ao prisma de apurao: 1)Inconst.Direta (antecedente): desconformidade verificada entre leis e atos normativos primrios e a CF; 2) Inconst.Indireta: ocorre em situaes que o vcio decorre de violao indireta CF, p. ex., Decreto regulamentar que extrapola os limites da lei regulamentada com violao do texto constitucional. Subdivide-se em: a) Consequente (embora a inconst.indireta no seja aceita pelo STF, admite-se a inconst. POR ARRASTAMENTO (consequente ou por atrao),hiptese em que a lei que fora regulamentada por um Decreto vem a ser declarada inconst. Por arrastamento (por consequncia) o Decreto regulamentador considerado inconst., pois a base sob aqual se fundou (lei regulamentada) foi assim declarada. Ex.: ADI 1736/DF - Acrdo: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=582642 b) reflexa (ou inconst.por via oblqua): nesse caso a LO regulamentada constitucional, mas o Decreto Regulamentador contrrio CF. Entende a doutrina q nesses casos o Decreto ilegal e reflexamente inconst. O STF entende q nesses casos no possvel propor Ao Declaratria de Inconst. do Decreto, pois a inconst. reflexa, no direta. OBSERVAO: NO CONFUNDAM a inconst. indireta com a inconst. derivada. Neste caso, a declarao de inconst. da lei regulamentada, implica a invalidade das normas regulamentadoras q foram expedida em funo dela.

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta v) qto ao momento: 1)Inconst. originria: macula o ato no momento da sua produo, em razo de desrespeito aos princpios e regras da CF ento vigente; 2) Inconst. superveniente: a invalidade da norma resulta da sua incompatibilidade com o texto constitucional futuro, seja ele ordinrio ou derivado (ECs). O STF no admite a inconst. superveniente, entendendo q h simples revogao do direito pretrito com ele materialmente incompatvel. Ex.: STF ADIn n. 2-1/600 e ADI 415 DF

XI - Sistemas de Controle de Constitucionalidade: a)Poltico: acontece em Estados em que o rgo que garante a supremacia da CF diferente dos demais Poderes do Estado (rgos no integrantes do P.Jud.); b)Judicirio (jurdico): Adotado pelo BR, rgos integrantes do P.Jud. verificam a compatibilidade de atos normativos com a CF; c)Misto: a CF mescla os dois tipos de controles anteriores.

XII - Modelos de controle de const: 1)DIFUSO: a competncia parafiscalizar a validade das leis outorgada a tds os componentes do P.Jud.; 2)CONCENTRADO: a competncia para realizar o controle de const. outorgada somente a um rgo de natureza jurisdicional ou, excepcionalmente, limitado a um nmero restrito de rgos.

XIII - Vias de Ao: 1)INCIDENTAL: uma controvrsia concreta submetida apreciao do P.Jud;, onde uma das partes requer, dentre outros pedidos, o reconhecimento da inconst. de uma lei, com o fim de afastar a sua aplicao ao caso concreto de seu interesse. Neste caso, a declarao de inconst. NO CONSTITUI O OBJETO PRINCIPAL DA DEMANDA, mas um incidente processual (acessrio). O controle incidental, pela CF, possvel perante QUALQUER JUZO OU TRIBUNAL. 2)PRINCIPAL: o pedido do autor da ao a prpria questo de const. do ato normativo. O autor requer, por meio de uma ao judicial especial, uma deciso sobre a const., em tese,ou seja, ABSTRATA, de uma lei, com a finalidade de resguardar a harmonia do ordenamento jurdico.

XIV - Qto ao Momento do Controle: 1)PREVENTIVO: 2 hipteses que buscam evitar o ingresso no ordenamento jurdico de leis inconst.: a)CCJs; b)veto jurdico. No BR esse controle realizado dentro do proc.leg., em uma das hipteses pelo P.Leg.(CCJs) e em outra pelo P.Exec.(veto jurdico). a) CCJs: funo precpua: analisar a compatibilidade do PL ou PEC apresentados com o texto da CF. Ver: art. 58 da CF e Regimentos Internos da Cmara dos Dep.e SF; b) Veto jurdico: participao do chefe do P.Exec. no proc.leg. O Presidente da Rep. poder vetar o PL aprovado pelo CN por entend-lo inconst.(CF, art. 66, 1).

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta ATENO! Pode o JUDICIRIO fazer esse tipo de controle? PODE em UMA situao: apesar do ordenamento ptrio no consagrar um controle preventivo de const. abstrato, ser possvel a realizao desse controle preventivo, incidentalmente, em sede de MS, qdo ajuizados por PARLAMENTARES contra ato do presidente da Casa ou de Comisso Legislativa Constitucional. Ex.: MS 28689 DF http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/8421554/mandado-de-seguranca-ms28689-df-stf 2)REPRESSIVO: a)Regra: controle de const. repressivo jurdico, em q o P.Jud. realiza o controle da lei ou do ato normativo J EDITADOS, perante a CF, para retir-los do ord. jurdico, qdo contrrios CF. 2 sistemas: i) RESERVADO OU CONCENTRADO (via de ao); ii) DIFUSO OU ABERTO (via de exceo ou defesa). *EXCEO*:a CF previu 2 hipteses em q o controle de const. repressivo ser realizado pelo P.Leg. em que este poder retirar normas editadas, com plena vigncia e eficcia, do ord. jurdico, q no + produziro efeitos, por apresentarem um vcio de inconst.: Art. 49, V, CF e Art. 62, CF. *art.49,V: compete ao CN sustar os atos normativos do P.Exec. que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Nos 2 casos, o CN editar DL sustando ou o decreto presidencial (CF, art. 84, IV) ou a lei delegada (CF, art. 68), por desrespeito forma constitucional prevista para suas edies; *art.62: editada a MP pelo Presidente da Rep. (art. 62), ela ter vigncia e eficcia imediata, e fora de lei, pelo prazo de 60 dias, devendo ser submetida de imediato ao CN, que poder aprov-la, convertendo-a em lei, ou rejeit-la. Na hiptese de o CN rejeitar a MP, com base em inconst. apontada no parecer da comisso temporria mista, estar exercendo controle de const. repressivo, pois retirar do ordenamento jurdico a MP flagrantemente inconst! Ps.:* STF admite q as MPs sejam objeto de ADin, ressaltando que a edio de MP, pelo Presidente da Rep. reveste-se de 2 momentos significativos e inconfundveis: o 1 atine a um ato normativo, com eficcia imediata de lei; o 2 a sujeio desse ato ao CN para que este no apenas ratifique seus efeitos imediatos produzidos, mas a converta em lei, com eficcia, definitiva. Assim, esse ato normativo poder ser objeto de controle repressivo de const., seja por via de ADin, seja por parte do P.Leg.

XV - Jurisdio Constitucional: *Todos os rgos do P.Jud. exercem a jurisdio constitucional. Pela VIA ABSTRATA, qualquer interessado, numa demanda judicial, pode suscitar, incidentalmente, uma controvrsia constitucional, perante qualquer rgo do P.Jud. *Com controle de const.(art. 102, I, a e p): competncia originria do STF, como juzo nico e definitivo. No caso do RExt, o recorrente dever demonstrar a RG (art. 102, 3) das questes constitucionais discutidas no caso para q o tribunal examine a sua admisso. *Sem controle de const.: compe litgio de natureza const., diverso do que existe no controle da const.das leis. Por ex.: crimes de membros de outros Poderes (art. 102, I, b e c); as contendas com Estados estrangeiros ou organismos internacionais e as entidades federativas brasileiras, ou entre as prprias entidades federativas, incluindo-

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta se os rgos da Adm. indireta (art. 102, I, e e f) e a extradio solicitada por Estados estrangeiros (art. 102, I, g). *Importante ressaltar que jurisdio abstrata (concentrada) no exclusiva do STF. Estados e DF exercem a fiscalizao concentrada da const. de leis estaduais ou distritais em face da CE ou LO,respectivamente.

XVI - SAIBAM QUE: a associao de CONTROLE CONCENTRADO = CONTROLE ABSTRATO e CONTROLE INCIDENTAL = CONTROLE DIFUSO imprpria. Acontece o seguinte: a regra q o controle concentrado realizado pelo STF seja realizado em abstrato, ou seja, se procede a anlise da lei em tese, objeto principal da ao. Da mesma forma, a regra que o controle difuso realizado por tds os rgos do Judicirio seja realizado em concreto, diante de uma ao, na qual se discute, incidentalmente, a const. do ato normativo. Porm, existem as seguintes mitigaes: a)competncia exclusiva outorgada ao STF para processar e julgar MS - art. 102, I, d, CF, onde incidentalmente analisada questo constitucional. hiptese de controle concentrado realizado pelo rgo exclusivo, o STF realizado incidentalmente num caso concreto; b)controle judicial das leis e emendas em q o STF admite a impetrao de MS por parlamentar com o fim de sustar o andamento da proposio legislativa. hiptese de controle concentrado realizado pelo rgo exclusivo, o STF de maneira incidental num caso concreto; c)controle de constitucionalidade de lei estadual ou municipal impugnada em abstrato perante o TJ por violar dispositivo da CE q seja mera reproduo da CF. Desta deciso cabe Recurso Extraordinrio para o STF. Note que hiptese de controle abstrato realizado de forma difusa! *@MNovelino: "Em regra, o controle concentrado tambm abstrato. Mas o difuso s pode ser concreto."??? R.: Em regra sim, mas lembre-se de que h controle concentrado-concreto: ADI interventiva. Abraos XVII - Fiscalizao No Jurisdicional: embora a regra seja a jurisdio constitucional, existem situaes em que a fiscalizao de constitucionalidade poder ocorrer pelos poderes Executivo e Legislativo, inclusive pelo Tribunal de Contas. *a)Pelo P.Leg.: 1)trabalhos da CCJ, no mbito das Casas do CN; 2)sustao de ato normativo do Poder Executivo pelo Congresso Nacional que exorbite o poder regulamentar ou ultrapasse os limites da delegao legislativa (veto legislativo,conforme o art. 46, V, CF); 3)apreciao das MPs, na qual o P.Leg. poder rejeitar totalmente a medida, por no atender os pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia ou at mesmo por entender que contraria materialmente a CF. *OBSERVAES: Embora tais prerrogativas sejam conferidas ao Poder Legislativo deve-se ressaltar que a ele no dado o poder de suspender deciso judicial que tenha declarado a inconstitucionalidade de ato normativo. Alm disso, no poder declarar por meio de lei nova, a nulidade de lei anterior, sob a alegao de incompatibilidade desta com a Constituio. Eventual ato legislativo nesse sentido ser

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta interpretado como ato de mera revogao da lei anterior, com eficcia prospectiva (ex nunc). *b)Pelo P.Exec.: 1)veto jurdico com fundamento em inconstitucionalidade do projeto (art. 66, 1, CF). Trata-se de hiptese de controle preventivo de constitucionalidade, que poder ser exercida pelos chefes do executivo dos Estados, DF e Municpios; 2)inexecuo de lei por considera-la inconstitucional.Trata-se de poder de autodefesa que somente poder ser exercido se no houver manifestao definitiva e vinculante do Poder Judicirio sobre a constitucionalidade da lei; 3)processo de interveno, como meio excepcional de controle, medida ltima para o restabelecimento da observncia da Constituio por um ente federado. *c)Pelo Tribunal de Contas: 1)competncia para realizar controle de constitucionalidade das leis e atos normativos do Poder Pblico, podendo afastar a aplicao daqueles que entenderem inconstitucionais, por maioria de votos, segundo Sm n 97, STF. Isso no afasta, todavia, a possibilidade de apreciao judicial.

XVIII - Controle DIFUSO: *1)Legitimidade Ativa: a)partes; b)terceiros interessados; c)membro do MP (como custos legis); d)juzo ou tribunal (ex officio); *2)Espcies de aes judiciais: poder ser iniciado em toda ao submetida apreciao do P.Jud., qualquer que seja a sua natureza (cvel, criminal, trabalhista...), no interessando nem sequer a espcie de processo (conhecimento, execuo ou cautelar). O STF entendeu que a ACP pode ser utilizada para o controle de const. desde que com feio de controle incidental. COMO ASSIM? Desde que tenha como pedido principal certa e concreta pretenso e, apenas como fundamento desse pedido, seja suscitada a inconst. da lei em que se funda o ato cuja anulao pleiteada. No poder a ACP ser utilizada para fazer as vezes de ADIN por usurpao de competncia do STF. Leiam: Recurso Especial n 49.272-6/RS e Recurso Especial n 109.013. *3)Competncia: qualquer rgo do P.Jud., juzo ou tribunal, poder declarar a inconst. de uma lei, devendo, tal deciso, ser fundamentada conforme exigncia do art. 93, IX, CF. RESSALVA QNTO AOS TRIBUNAIS: s podem declarar a inconst. pelo VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA DE SEUS MEMBROS, seja para plenrio, seja para casos em que h rgo especial. A regra de reserva de plenrio, positivada no art. 97, CF, garante maior segurana jurdica, maior estabilidade ao ordenamento jurdico, realando o princpio da presuno de constitucionalidade das leis. No caso de demanda ser decidida por rgo fracionrio do tribunal, caso haja arguiode inconstitucionalidade, dever o rgo fracionrio submeter a questo, aps deciso por maioria absoluta de seus membros, ao rgo plenrio ou especial para que estes decidam, definitivamente, sobre o incidente de constitucionalidade. Decidida esta questo, os autos retornam

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta para o rgo fracionrio que passar deciso do objeto principal, observando, obviamente, a deciso do plenrio ou rgo especial.

XIX - Ainda sobre a Clusula de Reserva de Plenrio (art. 97 CF): *1)tambm conhecida como regra da FULL BENCH. verdadeira condio de eficcia jurdica da prpria declarao jurisdicional de inconst. dos atos do P.Pblico, aplicandose para todos os tribunais (inclusive TCEs e TCU), via difusa, e para o STF, tambm no controle concentrado. *2)No controle concentrado, a Lei n. 9.868/99 exigiu o quorum de maioria absoluta tambm para a hiptese de declarao de constitucionalidade. *3)No se observa a clusula de reserva de plenrio qdo: - reconhecimento da const. (princpio da presuno de const.das leis), inclusive em se tratando de interpretao conforme; - se tratam de decises de juzes singulares, das turmas recursais dos juizados especiais; - o caso de no-recepo de normas anteriores Constituio e a situao positivada no art. 481, nico, CPC. *4)A inobservncia desta clusula, salvo no caso das excees, acarreta NULIDADE ABSOLUTA da deciso proferida; *5)Conforme, SV n 10, STF, a deciso de rgo fracionrio de tribunal que, embora no declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico, afasta a sua incidncia, no todo ou em parte, viola a regra de reserva de plenrio, sendo tal deciso NULA;

XX - Parmetros de Controle: Duas situaes precisam ser lembradas: *1)o controle incidental PODE SER realizado em face de CF PRETRITA, j revogada. COMO? U, e se o caso for com base nas leis daquela poca?! A, meus caros, plenamente possvel q o P.Jud. declare, na vigncia da CF/88, a inconst. d lei prconstitucional, s que tomando por parmetro a CF ento em vigor na poca da lei atacada. *2)a EC n 45/04 promoveu alargamento do parmetro de controle de const. ao prever, no art. 5, 3, CF, que os tratados e convenes internacionais aprovados com o qurum de EC, sero equivalentes a estas.

XXI - Recurso Extraordinrio - (art. 102, III, CF) *a) por meio do RE que o STF rejulga decises proferidas, em ltima ou nica instncia, que tenham violado dispositivo da CF. Alm de corrigir a ofensa a dispositivos da CF, o STF cuida de uniformizar a juris nacional qto interpretao das normas constitucionais. Da se infere q o RE sempre teve como finalidade, entre outras, a de assegurar a harmonia do sistema jurdico, q deve ser submisso CF. *b)Cabimento: 1)contrariar dispositivo da CF; 2)declarar inconst. de tratado ou lei federal;

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta 3)julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da CF; 4)julgar vlida lei local contestada em face de lei federal (includa com a EC n 45, de 2004); 5)aplicao d direito pr-constitucional pela CF, qdo h a sua revogao/recepo. *c) a EC n 45, de 2004 trouxe ainda a necessidade de demonstrar a Repercusso Geral como pressuposto constitucional de admissibilidade do RE (art. 102,3,CF). Assim, poder o STF negar seguimento ao recurso, em deciso irrecorrvel, por 2/3 dos seus membros em sesso plenria. *d)Segundo os autores Didier Jnior e Cunha (2008), embora o julgamento do RE seja da competncia das Turmas do STF, a anlise negativa da RG deve ser feita pelo Pleno (11 Ministros e no s por 5 deles, como so as Turmas), a quem devem ser remetidos os autos. O qurum qualificado de 2/3, dos 11, para considerar que a questo debatida no caso no tem RG. Resumo da pera: - interposto RE - existe tpico sobre RG - PRESUME-SE q h sim RG, somente cabendo ao plenrio do STF (por 2/3 de seus membros) deixar de conhecer o RE por falta de RG; *e) STF, por meio de Turma, poder conhecer do recurso, por entender que existe RG, sem necessidade de remeter os autos ao Plenrio, desde quw haja no mnimo 4 votos a favor da existncia de RG. matemtica bsica: so 11 Ministros e precisamos de 2/3 para dizer que NO TEM RG = 8 Ministros votando contra a RG no caso analisado. SE, na Turma, j houver o reconhecimento da existncia da RG por 4 DOS 11 Ministros, s restariam 7 para neg-la, n insuficiente. Assim se justifica a desnecessidade de, neste caso, remeter-se o processo ao Plenrio para a negativa da RG (4, art. 543-A, CPC); *f)A regra que a deciso ENTRE PARTES e seus efeitos, retroativos (ex tunc). PORM ATENO: por 2/3 (ele d novo...) de seus membros, o STF poder MODULAR OS EFEITOS DA DECISO. Quer dizer que em situaes excepcionais (segurana jurdica ou relevante interesse social), os efeitos podero ser prospectivos (ex nunc) sua deciso, ou mesmo fixar um outro momento parao incio da eficcia de sua deciso. #prafrentex *g)H, ainda, possibilidade de ampliao dos efeitos da deciso entre as partes: 1)SV (em relao aos demais rgos do Judicirio e da Administrao Pblica, direta e indireta), sendo a iniciativa prpria (ex officio) ou dos legitimados para ADI e aqueles definidos em lei (art. 3, 11.417/06). Alm desses legitimados, o MUNICPIO poder propor, incidentalmente no curso do processo em que seja parte, a edio/reviso/cancelamento de enunciado de SV, o que no autoriza sobrestar o processo. O PGR, nos processos em que no houver formulado o pedido, dever manifestar-se previamente edio da SV. Alm desta participao obrigatria, o relator poder admitir, por deciso irrecorrvel, a manifestao de terceiros na questo. Requisitos da SV: i) matria constitucional;

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta ii) reiteradas decises do STF sobre a matria; iii) controvrsia atual (entre rgos jurisdicionais ou entre esses e a Adm. Pblica); iv) grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. A deliberao da SV depende de 2/3 dos Ministros do STF (8), em sesso plenria. O STF, aps deliberao, ter 10 dias para publicar a SV na imprensa oficial, o que garantir a eficcia deste enunciado, qdo no houver a modulao dos seus efeitos. Descumpriu SV = Reclamao, perante o STF, sem prejuzo dos recursos ou outros meios disponveis de impugnao. Todavia, configura-se situao de via administrativa obrigatria, sendo passvel apenas aps o esgotamento de todas as vias administrativas. Finalmente, possvel conferir efeito vinculante s sumulas do STF j publicadas, desde q observar o rito proposto de deliberao; 2) Resoluo do SF mediante a suspenso da execuo da lei: o STF decidindo o caso concreto poder, incidentalmente, declarar, por maioria absoluta de seus membros, a inconst. de lei ou ato normativo do Poder Pblico (CF, art. 97; RIST F, arts. 176 e 177). A partir disso, poder oficiar o SF, para q este, nos termos do art.52, X, CF, atravs de Resoluo, suspenda a execuo, no todo ou em parte, de lei federal/estadual/distrital/municipal, declarada, incidentalmente, inconst. Exemplos: Lei estadual: Resoluo do SF n81/1996, suspendendo a execuo do art.2,1 3da Lei n7.588/1989, e dos arts. 10 e 12, da Lei n7.802/1989, ambas de SC; Lei municipal: Resoluo do SF n 80/1996, suspendendo a execuo do art. 276, da Lei n 3.999/1972 (CTN Municpio de Santo Andr/SP). Tambm quanto ao art.52, X, CF, devemos atentar para o fato da MUTAO CONSTITUCIONAL, mas isso papo pra outro dia, superado esse tema! *Tem um PORM: ao SF no s cumpre examinar o aspecto formal da deciso declaratria da inconst., verificando seu quorum, mas tambm indagar da convenincia dessa suspenso. A declarao de inconst. do STF, mas a suspenso funo do Senado. Se o SF, DISCRICIONARIAMENTE, editar a Resoluo, ter exaurido sua competncia constitucional, no havendo possibilidade, a posteriori, de alterar seu entendimento para retornar ao status quo ante ou msm modificar o sentido da Resoluo. *Se toda a lei for declarada inconst.a suspenso h de ser total, no podendo o SF decidir editar Resoluo apenas parcial e vice-versa.

XXII - Abstrato Federal: *1) o controle abstrato efetivado em tese, sem vinculao a uma situao concreta que tem por objetivo expurgar do ordenamento jurdico lei ou ato inconst. Desta forma, em regra, dispensvel a demonstrao de interesse jurdico especfico para agir, pois a finalidade nica: a tutela da ordem constitucional. Entende o STF que o controle abstrato um processo objetivo. A competncia originria, para o referido controle, do STF. J em relao s CEs, a competncia originria dos TJs; *2)Realiza-se por meio de AES:

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta a)ADI; b)ADO; c)ADC; d)ADPF; e)ADI Interventiva; --------------------------------------------------------------------------------*a) A ADI tem por FINALIDADE o reconhecimento de invalidade da lei ou ato normativo impugnado, tendo por FUNO PRINCIPAL a defesa da ordem constitucional. O autor da ADI atua na qualidade de defensor do interesse coletivo. Compete exclusivamente ao STF processar e julgar, originariamente, a ADI de lei ou ato normativo federal ou estadual em face da CF (art. 102, I, a, CF). O art. 103, da CF, traz rol dos legitimados ativos. A aferio da legitimidade ocorre no momento em que a ao proposta e a perda superveniente de legitimidade no o desqualifica como legitimado ativo. Ex.: governador prope a ADI enqto ocupa o cargo, mas a deciso final ocorre qdo j no + gov. Com relao ao partido poltico com representao no CN, entende o STF que no necessria a manifestao do diretrio partidrio, bastando faz-lo pelo Presidente do partido. O STF firmou entendimento no qual possvel q associaes de p.j. proponham a ADI (art. 103, IX,CF). O controle abstrato, de acordo com o STF, no plano da organizao sindical, alcana somente as confederaes. LEMBREM-SE que o STF firmou entendimento de que em relao a determinados legitimados se exige a PERTINENCIA TEMATICA. Ou seja: precisam comprovar o interesse de agir, em decorrncia da relao entre a lei ou ato impugnado e as funes exercidas pelo rgo ou entidade. Assim, o STF dividiu o rol de legitimados em 2 grupos: a) Legitimados Universais: podem impugnar qualquer matria sem precisar comprovar pertinncia temtica: Presidente, PGR, Mesa do SF/CD, Conselho Federal OAB, Partido Poltico com representao no CN; b) Legitimados Especiais: s podem impugnar matria com a qual tenham pertinncia temtica: Governador, Mesa AL, Confed. Sindical ou Entidade de Classe de ambito nac. *3) OBJETO da ADI: leis e atos normativos, federais e estaduais, editados posteriormente promulgao da CF. Qto aos Municpios (LO e atos normativos municipais), o controle de const. ser possvel em sede de controle DIFUSO, via RE ou ADPF. Por fim, qnto ao DF, somente podero ser impugnadas em ADI perante o STF as leis distritais editadas no desempenho de sua competncia estadual. *4) Com relao s leis e atos normativos federais e estaduais, o STF firmou 4 requisitos cumulativos: I) Edio na vigncia da CF: antes da CF/88 falamos em recepo ou revogao. Somente em sede de controle DIFUSO, em um CASO CONCRETO, ou mediante controle ABSTRATO, em sede de ADPF, ser possvel o controle de const. de direito pr-constitucional, mas NO EM ADI; Mas existe a seguinte situao: Se uma ADIN impugna uma lei, e esta lei revogou uma lei que anterior CF/88, porm no cuidou de sanar o vcio material que a lei revogada tinha em seu bojo, pergunto: para se conhecer a referida ADIN h a necessidade de, concomitantemente, ajuizar ADPF contra a Lei revogada uma vez que se a ADIN julgar a lei revogadora, a lei revogada voltaria a ser vigente? (Leiam a pergunta 20x).

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta R.: NO! suficiente para o STF declarar a nulidade da lei revogada se houver pedido para isso na ADIN promovida em razo da lei revogadora! II.1)Diploma legal dotado de abstrao, generalidade e normatividade: nome autoexplicativo; se as leis ou atos forem de efeito individual e concreto no podero ser impugnados via ADI. P. ex., decreto que declare determinado imvel de utilidade pblica para fim de desapropriao, no poder ser objeto de ADI; II.2) IMPORTANTSSIMO: o STF recentemente alterou o entendimento no sentido de que essa restrio no se aplica aos atos de efeitos concretos aprovados sob a forma de lei em sentido estrito (lei formal). Como assim?! Os atos aprovados pelo P.Leg. e sancionados pelo Chefe do P.Exec. A regra : se o ato for aprovado sob a forma de lei em sentido estrito est sujeito ao controle abstrato, por ADI. Ex.: LDO - lei de diretrizes oramentrias. III.1) Natureza autnoma: no pode ser objeto de ADI normas que afrontem a CF de modo indireto/reflexo (ex: ato regulamentar contrrio CF). No se usa ADI perante o STF pq essas normas "meramente regulamentares", em caso de vcio, no ofendero diretamente a CF, mas sim a norma em razo da qual foi editada (norma regulamentada). Porm, se a Dilma resolver editar um Decreto Autnomo que venha a disciplinar, indevidamente, matrias reservadas lei, esse Decreto poder ser impugnado em ADI perante o STF, pq , na realidade, norma materialmente primria. Assim, sempre que, para apreciar const. da norma que se visa impugnar, for necessrio o seu confronto com outras normas infraconst., o STF no admite a sua impugnao em ADI (ofensa CF indireta ou reflexa); III.2) ATENO ao art. 169, 1, CF: a ausncia de dotao oramentria prvia em legislao especfica no autoriza a declarao de inconst.da lei, impedindo tosomente a sua aplicao naquele exerccio financeiro. (ADI 3599/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, Pleno, Julgamento: 21/05/2007, DJ 14-09-2007) IV.1) Estar vigente: em plena vigncia ou ainda durante o prazo de vacatio legis. H perda do objeto e no pode usar ADI para impugnar leis e atos normativos revogados e nem normas com eficcia cessada (ex.: MPs rejeitadas pelo CN). IV.2) A msm situao da leg. ativa acontece aqui: ADI proposta com o ato em vigor e, antes do julgamento do mrito, ocorre a revogao ou esgotamento dos seus efeitos, a ADI conhecida, porm tem a anlise do mrito prejudicada (ADI 1442, http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=389587). *5) So impugnveis via ADIN, por ex.: 1) ECs (formal ou material); 2) CEs; 3) tratados e convenes internacionais; 4) normas primrias federais e estaduais; 5)MPs - havendo a converso em lei antes do julgamento do STF, a ADI poder ter prosseguimento, em relao lei resultante; 6) decretos autnomos; 7) decretos legislativos do CN que suspendem a execuo dos atos normativos do P.Exec. q exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa; 8) regimentos internos; 9) resolues e decises administrativas dos tribunais;

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta 10) ato normativo de p.j.direito pblico (ex.: autarquias e fundaes pblicas); 11) pareceres normativos do P.Exec. aprovados pelo Presidente; 12) pareceres da Consultoria Federal da Presidncia da Repblica, aprovados pelo Presidente. *6) No so impugnveis via ADIN, alm das situaes j referenciadas, as smulas, em razo da ausncia de contedo normativo e as sentenas normativas da JTrab, CCTs e ACTs. *7) Parmetros para controle em sede de ADIN: - CF/88; - ECs; - tratados internacionais de direitos humanos aprovados com qurum de EC. *8) O P.Jud. no poder exercer a fiscalizao da validade das leis EM ABSTRATO, sem provocao, em razo do princpio do pedido, que possui dupla finalidade: reduzir o carter poltico da fiscalizao de const., pois o controle de const. tpico do Poder Jurisdicional e evitar que o P.Jud. termine por assumir um papel de supremacia em relao aos outros poderes. *9) P.Jud provocado = possibilidade do STF declarar a inconst. da norma no apenas pelos motivos indicados pelo impetrante da ADIN, mas tambm por qualquer outro parmetro const. Este princpio no suprime o dever de motivar o pedido e de identificar na CF os dispositivos alegadamente violados, sob pena de no conhecimento da ADIN. Isso ocorre porque o controle de const., em ADIN, geral: analisa-se se a norma const. perante o ordenamento todo, no apenas em relao a determinado dispositivo. Nesse sentido, na hiptese de pronunciar a const., o STF est declarando o dispositivo compatvel com todo o texto const. *10) Prazo para propositura de ADIN: no existe prazo prescricional uma vez que atos inconst. no se convalidam no tempo.Todavia, devemos lembrar que somente poder envolver leis e atos normativos aps a vigncia da CF (05/10/1988) e pode envolver lei ou ato que esteja em vigor ou em vacatio legis. *11) Trmite da ADIN: aps os legitimados provocarem o P.Jud. sobre a controvrsia const., O STF passa a anlise da ADIN. Uma vez provocado, no se admite a desistncia da ADIN, inclusive se for caso de medida cautelar. O relator pedir informaes aos rgos ou s autoridades dos quais emanou a lei ou o ato impugnado, da seguinte forma: - se NO houver pedido de medida cautelar: o rgo ter 30 dias para prestar as informaes; - HAVENDO pedido de cautelar: o rgo ter 5 dias para manifestar e, aps decidida a liminar, ter 30 dias para prestar informaes. Em face da relevncia e urgncia da matria e de seu especial significado paraa ordem social e segurana jurdica, poder o relator submeter o processo diretamente ao STF, que ter a faculdade de julgar definitivamente a ADIN, aps prestao de informaes, no prazo de 10 dias, com manifestaes sucessivas da AGU e do PGR, em 5 dias. *12) Uma observao pertinente: se for o prprio autor da ADIN o rgo ou a entidade do(a) qual emanou o ato, no haver pedido de informaes.

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta *13) Arguio de suspeio em ADIN no controle abstrato: no possvel (processo objeto); possvel a alegao de impedimento de Ministro nos termos do art. 134,CPC. *14) Intervenes de terceiro: so tpicas de processos subjetivos, logo, no so possveis em sede de ADIN. NO CONFUNDIR: a)com litisconsrcio formal, pois este admitido pelo STF (ADI 1.194, Rel. para o ac. Min. Crmen Lcia, j. 20-5-09, Plenrio, DJE 11-9-09); b)interveno de rgos e entidades no legitimados na condio de AMICUS CURIAE: implcito no texto da Lei n 9.868, de 1999, sendo que o despacho para admitir a participao deste em ADIn deve ocorrer no prazo das informaes (ADI 1104/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, DJ de 02/10/2002). *15) Decorrido o prazo para informaes sero ouvidos sucessivamente, cada qual com prazo de 15 dias, AGU e PGR. 15.1) Atribuies AGU: competncia especial onde atua como defensor legis. O STF na ADIn 1616, entendeu que qdo existirem precedentes da Corte sobre a mesma matria, considerando-a inconstitucional, o AGU no est obrigado a defender a constitucionalidade da norma. A audincia do AGU necessria em ADIN e ADPF; no ocorrem em ADC pq nesta se quer afirmar a const. da norma; no atua em controle abstrato tendo atuao restrita s leis/atos federais e estaduais. 15.2) Atribuies PGR: defesa da ordem const. com leis e atos incompatveis, podendo opinar pela procedncia ou pela IMprocedncia, TENDO O SEU PARECER CARATER OPINATIVO. Possui direito a manifestao em todas as aes do controle CONCENTRADO e possui legitimidade no controle ABSTRATO. Muito esclarecedor esse acrdo. http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=624647 *16) Em caso de necessidade de esclarecimento da matria ou circunstncia de fato ou de notria insuficincia das informaes existentes nos autos, poder o relator requisitar informaes adicionais, no prazo de 30 dias, designar perito ou comisso de peritos para que emita parecer sobre a questo, ou fixar data para aud. pblica, ouvir depoimentos de pessoas com experincia e autoridade na matria (Lei 9.868/99,art. 9, 1). Ver: ADI 3.510, Rel. Min. Carlos Britto bit.ly/oTYn2T e (ADI 3.233, Rel. Min. Joaquim Barbosa bit.ly/qc5AXJ *17) Com o vencimento dos prazos, conclui-se a fase de instruo, momento em que o relator lanar relatrio, com cpia a todos os Ministros do STF, e pedir data para o julgamento da ao. Caso presentes os requisitos da cautelar poder, em deciso por maioria absoluta (6 votos), o STF (desde que esteja presente ao menos 8 Min. na sesso) conceder medida cautelar ADIN. *18) Se o relator achar necessrio poder ouvir AGU/PGR no prazo de 3 dias, sem aud. do rgos ou entidade do qual emanou a lei ou ato normativo, em caso de pedido de medida liminar. *19) O todo-poderoso Relator, observando relevncia jurdica da matria e o seu especial significado para a ordem social e a segurana jurdica, PODER converter o julgamento da medida cautelar em julgamento definitivo do mrito da ADIN. Nesse

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta caso, as informaes devero ser prestadas no prazo de 10 dias, depois haver manifestao sucessiva do AGUe PGR no prazo de 5 dias. Ver: ADI 4.036, j. em 4-3-08 bit.ly/pItiNp *20) Efeito da medida cautelar: SOBRESTAR, durante o perodo de sua eficcia, o julgamento de todos os processos que envolvam a aplicao da lei ou ato normativo objeto da ao. Se algum engraado resolver fazer valer a lei assim msm, caber RECLAMAO diretamente ao STF, que a julgando procedente, ANULAR o ato administrativo OU CASSAR a deciso judicial reclamada. *21) A concesso de medida cautelar em ADI torna aplicvel (provisoriamente) a legislao anterior (caso existente). S no ser dessa forma se o STF dispor em sentido contrrio: o efeito repristinatrio indesejado. PARA evitar isso, necessrio: a)pedido manifesto do autor da declarao de inconst. e do afastamento do efeito repristinatrio indesejado, e b)manifestao expressa do STF em sua deciso. * 22) Efeito repristinatrio: norma anterior com o mesmo vcio de inconst., no caso de ser declarada inconst. da norma objeto da ADIN, ter-se-ia a repristinao de preceito anterior com = vcio. PRESTENO: se neste caso, no impugnada a norma anterior, NO SE CONHECE da ao direta de inconstitucionalidade. ADI 2.574, Rel. Min. Carlos Velloso, j. 2-10-02 http://bit.ly/ncqCca e ADI 2.938, Rel. Min. Eros Grau, j. 5-6-05 http://bit.ly/oWpvCD *23) Deliberao da ADIN: precisa de no mnimo 8 Min.,com manifestao de pelo menos 6 deles a respeito da in/constitucionalidade da lei/ato impugnado. Em no havendo qurum, o julgamento ser suspenso at estejam presentes todos os Ministros ou, pelo menos, 6 votos a favor da const. ou tds votantes pela inconst. (RISTF, art. 173 e seu nico e Lei 9.868/9, arts. 22, 23 e nico). *24) O "voto de minerva" caber ao Ministro Presidente do STF, que, em regra, no obrigado a votar, mas o far sempre que assim decidir e, tambm, na hiptese de desempate. *25) DECISO POSSUI CARATER DUPLICE (ambivalente): proclamada a const. = improcedencia da ADIN; e, proclamada a inconst. = procedencia da ADIN . A deciso sempre importar na in/constitucionalidade da lei/ato normativo. *26) Efeitos da deciso: eficcia erga omnes; efeitos ex tunc; efeito vinculante e efeito repristinatrio em relao legislao anterior. *27) Como acontece no caso da medida cautelar, caso haja desrespeito deciso proferida em ADIN, o prejudicado poder se valer da RECLAMAO AO STF, que se entender pela procedncia, poder anular o ato ou cassar a deciso judicial reclamada. Qualquer pessoa atingida por decises contrrias ao entendimento firmado pelo STF considerada como parte legtima para propor. *28) O efeito vinculante NO alcana: a)o prprio STF, que, em tese, poder posteriormente mudar sua posio em uma outra ao;

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta b)a atividade normativa do P. LEG., q no fica impedido de editar nova lei com igual contedo. *29) juridicamente possvel que, em ADIN, o STF declare a inconst. da norma revogadora e, tambm, das normas pretritas por ela revogadas, evitando-se assim, o efeito repristinatrio tcito. MAS, como dito em item anterior, lembremos que para q haja essa pronncia necessrio que o autor requeira expressamente, e o STF manifeste-se neste sentido. *30) A Lei n 9.869/99, trouxe em seu art. 27, possibilidade de MODULAO dos efeitos da deciso em ADIN. Isso significa restringir os efeitos da ADIN e conferir efeitos ex nunc sua deciso ou fixar momento diverso para incio da eficcia de sua deciso. Requisitos: a)deciso de 2/3 dos Ministros do STF (8); b)presena de razes de segurana jurdica ou excepcional interesse social. *31) Da msm forma, o STF poder afastar o efeito repristinatrio indesejvel de forma definitiva, desde que haja pedido especfico do autor da ADI e o voto de 2/3 dos Ministros(8). *32) STF tem possibilitado a declarao de efeitos prospectivos ou pro futuro no controle concreto, desde estejam presentes os pressupostos da segurana jurdica ou excepcional interesse pblico + quorum d 2/3 dos Min.(8). A questo foi discutida no Recurso Extraordinrio n 197.917, DJ 07/05/2004. *33) NO CABE MODULAO temporal dos efeitos da deciso proferida no exame do direito pr-constitucional em face da CF pois no se trata de juzo de const., mas de revogao ou recepo do ordenamento anterior. *34) A deciso de mrito da ADI irrecorrvel, sendo passvel apenas de embargos de declarao, vide art. 26.da Lei n 9.869/99. Ver: ADI 1.878-ED, Rel. Min. Carlos Britto, j. em 2-8-04 http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=267001 *35) A deciso em ADI tem efeitos somente no plano normativo, sem atingir diretamente os atos concretos j praticados sob a gide da lei ou do ato normativo. O mesmo raciocnio aplica-se coisa julgada, que poder ser desfeita via ao rescisria no prazo decadencial de 2 anos. Aps isso, torna-se imutvel. *36) Transcendncia dos motivos determinantes da deciso do STF em sede de ADI (art. 102, do 2, da CF): pergunto: qual parte da deciso prolatada pelo Tribunal vincular os rgos do Poder Judicirio e da Administrao Pblica? R.: cabe investigar se apenas a parte dispositiva da deciso do STF ter efeitos vinculantes, ou tambm a fundamentao (motivos). O STF entende q o efeito vinculante das decises proferidas em ADIN apresenta eficcia que transcende o caso singular, no se limitando parte dispositiva da deciso, de modo a se aplicar s razes determinantes da deciso proferida na ADIN. Significa dizer que a ratio decidendi em sede de ADI vincula o P.Jud. e Adm.Pblica sua observncia. Logo, no caso concreto, o indivduo prejudicado no precisar recorrer s vias processuais tradicionais at chegar ao STF, pois, com base na teoria

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta da transcendncia dos motivos determinantes, poder diretamente requerer ao STF a manuteno da autoridade de seu julgado atravs da RECLAMAO. Ver: STF - Rcl 2.363, Rel. Min. Gilmar Mendes, j.23-10-03 http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=365588 *37) Inconst. por arrastamento: o STF utilizou da inconstitucionalidade por arrastamento no julgamento na ADI 1.144 http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=266674 Em suma, ocorre qdo as normas legais mantem entre si, vnculo de dependncia jurdica (so interligadas). Podem ocorrer, ainda, em situaes em q diferentes dispositivos legais tenham, em essncia, contedo anlogo. Se for impugnada a validade de apenas um deles, certamente a declarao de inconst. atingir, por arrastamento, aos demais. XXII - Abstrato Federal: *2 b)ADO A ADO um dos meios de controle de const. concentrado que tem por OBJETIVO combater a inrcia do legislador que se tornou omisso por deixar de criar lei necessria eficcia e aplicabilidade das normas const., em especial qdo a CF estabelece a criao de uma lei regulamentadora. Tambm pode ser utilizada qdo da inrcia do Adm. Pblico q no adotou as providncias necessrias para efetivar o comando constitucional. Ou seja: alm de omisso legislativa, temos que lembrar q a ADO alcana tambm a omisso de rgos administrativos que devam editar atos administrativos em geral, necessrios concretizao de disposies constitucional. Nos valemos da ADO qdo visamos conferir plena eficcia s normas constitucionais pendentes de complementao infraconst. ou qdo temos que "referescar a memria" do Adm. Pblico, mostrando que ele no est fazendo o trabalho que cabe a ele mesmo, como manda o figurino (no caso, a CF). As caractersticas q vimos da ADIN so aplicveis a ADO, s q com alguns porns... vamos a eles! Quem pode propor ADO? Qto a leg. ativa, embora aplique-se o rol do art. 103 da CF, existe uma ressalva importante: PERTINNCIA TEMTICA!!! O legitimado deve ser analisado de acordo com o caso concreto. Verifiquem: Lei n. 9.868/99, alterada pela Lei 12.063/09, art. 12-A. E quem ocupa o plo passivo? Qnto a leg. passiva, o autor da ADO dever apontar o rgo ou autoridade que no cumpriu com o dever que lhe foi imposto pela CF, de editar a norma faltante paraa concretizao do direito constitucional. Verifiquem: Lei n. 9.868/99, alterada pela Lei 12.063/09, art. 12-B. A ADO tem por objeto a omisso const., referente a normas const. de eficcia limitada de carter mandatrio, em que a plena aplicabilidade est condicionada ulterior edio dos atos requeridos pela CF. Diz Alexandre de Moraes que o ajuizamento da ADIN por Omisso ocorre em relao as normas constitucionais de eficcia limitadora do Principio Institutivo e de carter impositivo, em que a Constituio investe o legislador na obrigao de expedir comandos normativos. Alm disso, as normas

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta programticas vinculadas ao Principio da Legalidade, por dependerem de atuao normativa ulterior para garantir sua aplicabilidade, so suscetveis de ADIN por Omisso. A pendncia de regulamentao pode estar expressamente prevista na lei assim: "na forma q a lei regular". Porm, poder ser tcita a sua previso na lei regulamentvel, em razo da natureza da matria, bem como, por dependerem da ocorrncia de condies de fato. Ex.d norma regulamentvel/programtica: CF/88, art. 5, XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; referido inc. norma programtica uma vez que necessrio que uma lei especfica que determine o que discriminao atentatria. , portanto, atribuio do legislador ordinrio o desempenho dessa tarefa. Tal como na ADIn, na ADO s podero ser impugnadas omisses normativas ESTADUAIS ou FEDERAIS. Procedimento: a inicial dever indicar a omisso inconstitucional, total ou parcial, quanto ao cumprimento do dever legal de legislar ou quanto adoo de providncia de ndole administrativa, bem como o pedido, com suas especificaes. (Lei n. 9.868/99, alterada pela Lei 12.063/09, art. 12-B, I e II) Com relao ao AGU sua participao facultativa, a depender de solicitao do Relator. Se solicitado dever encaminhar Parecer no prazo de 15 dias. (Lei n. 9.868/99, alterada pela Lei 12.063/09, art. 12-E, 2). Com relao ao PGR sua participao OBRIGATRIA, prazo de 15 dias, aps decurso do prazo de informaes. Ressalte-se que, ao contrrio da ADIn, em ADO no haver prazo para manifestao do PGR caso ele seja autor da ADO. Havendo deciso de mrito, ser dada cincia ao Poder competente para tomar a providncia necessria. Se, no caso, for rgo administrativo, as providncias devero ser adotadas no prazo de 30 dias, ou em prazo razovel a ser estipulado pelo Tribunal. Se a omisso foi de um dos Poderes da Unio, no h que se falar em fixao de prazo para a edio da norma faltante. (Isso particularmente acho terrvel!!!) (Lei n. 9.868/99, alterada pela Lei 12.063/09, art. 12-H, 1). possvel medida cautelar em ADO, nos termos do art. 12-F e 12-G, ambos da Lei n 9.688/99. O Tribunal, por deciso da maioria absoluta de seus membros (presentes na sesso pelo menos oito Ministros), poder concede-la aps a audincia dos rgos ou autoridades responsveis pela omisso inconst., que devero pronunciar-se no prazo de 5 dias. A medida poder consistir na suspenso da aplicao da lei ou do ato normativo questionado, no caso de omisso parcial, bem como na suspenso de processos judiciais ou de procedimentos administrativos ou ainda em outra providncia a ser fixada pelo Tribunal. Em o Relator querendo, ouvir o PGR no prazo de 3 dias. possvel a sustentao oral aos repres. judiciais do requerente e das aut. ou rgos responsveis pela omisso inconst., na forma estabelecida no Reg. do Tribunal.

Sep. 13

http://depoisdareprovacao.blogspot.com Formatado por L. Pimenta PELAMOR, no vo confundir ADO com Mandado de Injuno! Vamos clarear as idias aqui! - mesma finalidade: tornar efetiva norma const. que estaria sendo violada devido inrcia de quem deveria tomar providncias; - ambas tem decises de carter MANDAMENTAL; - consequencia jurdica semelhante: obter provimento judicial dirigido a um rgo estatal; - ADO - controle abstrato de const.; M.Inj. - proteo de direito subj. do autor cujo exerccio s no foi possvel por ausncia de regulamentao legal; - ADO - proc. OBJETIVO, abstrato; M.Inj. - proc. SUBJETIVO, caso em concreto; - ADO - legitimados: art. 103 CF; M.Inj. - qualquer um, desde q seja o titular do direito subjetivo lesado; - ADO - julgamento PRIVATIVO PELO STF; M.Inj. - vrios rgos do P.Jud. tem competncia para julga-lo, depende do caso concreto; - ADO - sujeitos passivos possveis: P.Leg.; P.Exec.; P.Jud.; Tribunal de Contas e o MP, Estaduais ou Federais, pois no admitida ADO contra lei ou ato normativo municipal; M.Inj. - sujeitos passivos possveis: todos aqueles rgos que tambm so possveis na ADO e inclusive os MUNICIPAIS (excluindo, por razes bvias, os inexistentes judicirio e MP municipal). - ADO - matrias impugnveis: anlise em abstrato da omisso (controle de const. em abstrato da norma const.). Merece ateno o fato de que o objeto da ao, ou seja, a situao em concreto ou a norma em abstrato que ir gerar o efeito da deciso judicial; M.Inj. - tem como objeto um caso concreto, nela o autor da ao leva ao conhecimento judicial uma leso que efetivamente est ocorrendo e pleiteia que haja a extino desta leso atravs de um provimento judicial. - ADO - efeitos da deciso: erga omnes (aplicabilidade para todas as pessoas); M.Inj. como conseqncia lgica de ser um caso concreto, s tem aplicabilidade inter partes.

You might also like