You are on page 1of 10

ILUMINAO Vamos ento comear com os detalhes da Norma em relao ao dimensionamento de iluminao, temos Na NBR 5410 os seguintes dizeres:

9.5.2.1.1

Publicidade:

Em cada cmodo ou dependncia deve ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. 9.5.1.2 b) em cmodo ou dependncias com rea superior a 6 m, deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA para os primeiros 6 m, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m inteiros. TOMADAS DE USO GERAL (TUGS) Antes de iniciarmos devemos ter em mente que o dimensionamento de tomadas que aplicaremos a partir da tcnica abaixo descrita, aplica-se para Tomadas de Uso Geral, tambm chamadas de TUGs. Estas tomadas so na verdade as tomadas que utilizaremos de forma aleatria em nossa instalao, ou seja, as tomadas que no possuem um equipamento especfico a ser instalado naquele ponto. Para tomadas de uso geral (TUGs) devemos resgatar alguns conceitos de diferentes rea que iremos abordar em nosso dimensionamento 9.5.2.2 Pontos de tomada 9.5.2.2.1 Nmero de pontos de tomada O nmero de pontos de tomada deve ser determinado em funo da destinao do local e dos equipamentos eltricos que podem ser a utilizados, observando-se no mnimo os seguintes critrios:

a. Em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, prximo ao lavatrio, atendidas as restries de 9.1;
Tendo em vista que nosso projeto de dimensionamento tem com base uma planta baixa de quatro cmodos + banheiro + Varanda e as dimenses j calculadas no Artigo 2, iniciaremos com o dimensionamento dos cmodos baseado na tabela a seguir:

Antes de continuar certifique-se de ja ter lido os outros dois artigos que compes esta srie, selecione abaixo o artigo que deseja:

Parte 1 Planta Baixa Parte 2 rea e Permetro

1.1
DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DA SALA
Potncia de Iluminao

Teremos 100VA de potncia de iluminao na Sala


Como a prpria Norma menciona, utilizaremos como fator determinante no dimensionamento de iluminao a rea da Sala que representada por 8,64m, sendo assim os primeiros 6m determina 100VA de iluminao e os 2,86m restantes por no completar 4m no se faz necessrio contabilizarmos o acrscimo de 60VA. Vale lembrar que estamos considerando as recomendaes de dimensionamento onde a norma defini o valor mnimo de potncia a ser dimensionada, nada impede de voc acrescer, por exemplo, mais 60VA em relao a parcial de 2,86m restantes da rea da sala.

Pontos de Tomada de Uso Geral TUG


Para o permetro da sala com dimenso de 11,8m e conhecendo que este ambiente possuir como base de clculos a diviso dos pontos de tomadas em uma extenso de 5 metros no permetro deste ambiente, calculando teramos o seguinte:

O resultado 2,36 representa para ns a instalao de trs pontos uma vez que a norma indica que ser considerado um ponto a cada cinco metros (2) mais frao (0,36). No entanto a Norma NBR5410 deixa claro que no caso em particular deste cmodo (sala) deve-se considerar o mnimo calculado ou a quantidade de equipamentos que ser utilizado/instalado neste cmodo, sendo assim, consideraremos na sala de nosso projeto um ponto de tomada para cada parede, ou seja, quatro pontos no total.

1.2
DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DA COZINHA
Potncia de Iluminao

Na Cozinha, 100VA de potncia de iluminao


Como podemos observar a cozinha possui uma rea de 8,12m e a previso de potncia de iluminao dever ficar prximo ou idntica do que consideramos para a sala, sendo assim temos: Para os primeiros 6m da cozinha consideraremos 100VA e os 2,12m, por no completar os 4m adicionais, permite que no seja adicionado mais 60VA na potncia prevista a este ambiente.

Potncia das Tomadas de Uso Geral TUG


Considerando que a norma define para a cozinha a necessidade de dimensionarmos uma tomada a cada 3,5 metros e que em nosso projeto temos um um permetro de 11,40m, possuiremos como resultado uma quantidade de 4 tomadas de uso geral localizadas na cozinha j que o clculo resulta em um valor igual a 3,25m. A norma NBR5410 define para este ambiente uma quantidade de 4 tomadas sendo 3 tomadas definidas

no clculo (3,) + 1 tomada em funo da frao de 0,25. Observe que a norma define a quantidade mnima, nada impede de ser adicionados pontos adicionais.

importante que tenha sempre em mente a NBR5410 e no caso da cozinha temos que considerar as trs primeiras tomadas sendo de 600VA e as demais de 100VA, portanto teremos 3 tomadas de 600VA e um de 100 VA prevista para este cmodo.

Tomadas de Uso Especfico TUE


Para este ambiente consideraremos que ser utilizado um ponto de torneira eltrica, com base em pesquisa que realizamos, uma torneira eltrica pode ser considerada com uma potncia mdia de 3250W (segundo a Eletrobras neste link). Poderamos considerar outros consumidores como por exemplo um forno eltrico ou mesmo um forno microondas de potncia superior a 1200VA mas para TUEs deste cmodo teremos em nosso projeto somente esta torneira.

1.3
DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DO QUARTO 1
Potncia de Iluminao

No Quarto 1, 100VA de potncia de iluminao


Baseado nas condies estabelecidas para o dimensionamento da sala iremos agora determinar a potncia de iluminao e tomadas do quarto n 1. Para isto podemos observar que a norma NBR5410 define para a potncia de iluminao um valor definido para este ambiente como sendo de 100VA uma vez que a rea do quarto n1 de 9,05m e consideramos 100VA para os primeiros 6m e os demais 3,05m no definem a quantidade mnima para o acrscimo de potncia de iluminao adicional.

Potncia de Tomadas de Uso Geral TUG


compreensvel atravs da NBR5410 que o dimensionamento das tomadas do quarto seguem o mesmo padro das tomadas da sala e para tanto podemos definir que, no mnimo, a cada cinco metros de permetro teremos um ponto de tomada. Neste cmodo possumos um permetro de 12,1m.

Podemos observar que o resultado de nosso clculo foi de 2,42 que resulta em dois pontos de tomadas definidos pelo clculo (2,) e outro ponto de tomada definido pela parcial representada pelo valor 0,42, sendo assim teramos trs pontos de tomadas, no entanto, a norma NBR5410 deixa bem claro que este clculo define um nmero mnimo, consideraremos ento um ponto por parede, logo, este cmodo contar com 4 pontos de tomadas de uso geral.

1.4

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DO QUARTO 2


Potncia de Iluminao

No quarto 2, 100VA de potncia de iluminao


Neste cmodo voc poder perceber que todo os fatores adotados para o seu dimensionamento ser idntico ao que tivemos para o Quarto 1, como podemos observar as dimenses destes cmodos so bastante semelhantes. Observe que a rea deste ambiente de 6,70m e a potncia de iluminao tambm ser de 100VA definida pela NBR5410, onde para os primeiros seis metros quadrados teremos esta potncia.

Potncia de Tomadas de Uso Geral TUG


A lgica adotada para o dimensionamento da quantidade de pontos de tomadas de uso geral neste ambiente ser idntico ao quarto 1 e por isto temos o seguinte: Conhecemos o permetro do quarto 2 correto? de 10,40m e atravs do clculo podemos deduzir que possuiremos um resultado de 2,08 e este valor refletiria em dois pontos de tomadas que se torna, talvez, algo invivel uma vez que em qualquer quarto a ideia ter um televisor, um abajur e dependendo de quem vai usufruir deste cmodo pode existir a necessidade de um videogame, dvd entre outros. Sendo assim adotaremos para este quarto tambm um ponto de TUG (Tomada de Uso Geral) para cada parede, logo, quatro pontos.

1.5

DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DO BANHEIRO


Potncia de Iluminao

No banheiro, 100VA de potncia de iluminao


Considerando que nosso banheiro possui uma rea de 2,34m teremos que prever uma potncia mnima de 100VA como segue na norma NBR5410. Lembre-se que em muito dos casos temos a iluminao do armrio do lavatrio alm da iluminao de teto normal.

Potncia das Tomadas de Uso Geral TUG


de conhecimento que no banheiro, tomadas de uso geral temos normalmente um nico ponto, no entanto, lembre-se que este ponto de tomada comumente utilizado para aparelhos de potncia elevadas, correto? Vou provar para voc! Onde que utilizado a prancha de alisar cabelo (famosa Chapinha) ou mesmo o secador de cabelo? , estes equipamentos que prometem transformar a mulherada so consumidores agressivos da energia eltrica. Neste caso ento, consideraremos um nico ponto de tomada de uso geral, porm, neste nosso projeto em execuo irei propor uma potncia de 1200VA para esta TUG j que a potncia mxima para TUG estipulada na NBR4510 deste valor.

Potncia de Tomadas de Uso Especfico TUE


Sabendo da atual tendncia de possuir em casa um chuveiro de maior potncia, vamos considerar que neste ambiente ser instalado um chuveiro de uma potncia de 6800W.

1.6
DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DA VARANDA
Potncia de Iluminao

Na Varanda, 100VA de potncia de iluminao

Para este ambiente levamos em considerao sua rea de 9m e por isso a potncia de iluminao ser novalor de 100VA como prev a norma NBR5410, lembre-se que em ambientes como este pode ocorrer de possuirmos iluminaes diferenciadas como por exemplo lmpadas Halgenas em refletores ou algo parecido, neste caso deve-se considerar a potncia destes equipamentos.

Tomadas de Uso Geral TUG


Como a NBR5410 sugere, neste cmodo deve ser previsto pelo menos um ponto de Tomada de Uso Geral considerando este com 100VA, consideraremos.

1.6
DIMENSIONAMENTO DA ILUMINAO E TOMADAS DO HALL
Iluminao e Tomadas de Uso Geral (TUG)

No Hall, 100VA de potncia de Iluminao


Primeiramente observamos que o hall , na verdade, a parte da casa que interliga os cmodos, ou seja, o ponto responsvel pelo acesso de vrios ambientes. Como este local possui somente 1,08m consideraremos uma potncia mnima de 100VA como solicita a NBR5410. Tambm consideraremos aqui um nico ponto de Tomadas de Uso Geral .

VISO GERAL DO DIMENSIONAMENTO


Agora que j temos a potncia de todos os cmodos podemos agrupar todos em uma tabela separando cada potncia por ambiente e tipo de potncia a ser considerada. Veja a tabela abaixo com todos os dados levantados anteriormente.

A partir de agora podemos mobilizar o clculo de demanda de nosso instalao j que ser necessrio exatamente estes valores acima mencionados, no prximo artigo desta srie faremos este clculo, no percam os prximos artigos, para manter-se informados de nossas publicaes e ser o primeiro a receber nossos artigos assinem nosso Feed. At a prxima, mas enquanto isso confira nossos outros dois artigos anteriores que completam esta srie, clique abaixo:

Parte 1 Planta Baixa Parte 2 rea e Permetro

0 inShare Tags: Dimensionamento, Instalaes Eltricas, NBR 5410, Normas

Sobre o Autor

Everton Moraes Fundador da Sala da Eltrica. um engenheiro eletricista e blogueiro de 28 anos que dedica
boa parte de seu tempo produo e partilha de contedos de grande qualidade para multiplicar seu conhecimento com os amantes da Eletroeletrnica.

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/projeto-instalacoes-eletrica-residencial-parte-3/#ixzz2chqkMj91 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

You might also like