You are on page 1of 4

Antologia Potica Olavo Bilac (1865-1918) A) Contexto do livro

A coletnea apresenta alguns dos poemas mais significativos de Olavo Bilac, o maior poeta do Parnasianismo brasileiro, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Destacam-se Via Lctea , O Caador de Esmeraldas e Nel Mezzo de Camin. Tambm esto presentes alguns poemas infantis do autor, caracterizando assim um pouco da diversidade de sua obra.

2. PERODO: anos 90 (do sculo XIX) 3. MOVIMENTO LITERRIO: Parnasianismo 4. CARACTERSTICA LITERRIA: Lirismo e formalismo B) Outras informaes relevantes sobre AUTOR 1. IMPORTNCIA DO AUTOR NA LITERATURA: Olavo Bilac foi o maior nome do Parnasianismo no Brasil, chamado de Prncipe dos Poetas Brasileiros. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, criou a Cadeira n. 15, que tem como patrono Gonalves Dias. autor da letra do Hino Bandeira. C) Fichamento do Livro

1. TEMTICA: Lrica, romntica, nacionalista, pica. 2. PERSONAGENS: Por ser uma obra de poesia, no h personagens. 3. RESUMO: A coletnea, organizada por Paulo Hecker Filho, rene cerca de 30 poemas do autor. A ideia mostrar o Bilac parnasianismo na forma, embora romntico no contedo. Podemos destacar, neste contexto, Via Lctea, poema composto por 35 sonetos, cuidadosamente compostos,, que toma os corpos celestes como tema, para, em um tom intimista, criar um eu-lrico tipicamente romntico, pois, alm de intimista, busca dialogar com o leitor, marcando essa conversa, inclusive, com o uso de aspas. Em Nel mezzo del camin... , Bilac retoma o verso de abertura do Inferno, da Divina Comdia de Dante Alighieri (1308), em exemplo de intertextualidade com uma obra consagrada, para escrever um poema de temtica claramente romntica, que fala de desventuras amorosas, com a dor da separao. Outro poema muito conhecido presente na Antologia Lngua Portuguesa, cujo verso ltima Flor do Lcio, inculta e bela incorporou -se ao imaginrio popular. Tambm esto no volume alguns exemplos das poesias infantis, escritas sob

encomenda para a casa Alves &Cia. So poemas de temtica simples, porm escritos com cuidado peculiar ao autor, que logo se tornaram conhecidos e queridos do pblico, como o caso de As Velhas rvores. Como diz o prprio organizador do volume, a preocupao da coletnea fazer justia obra potica de Bilac, a partir de sua musicalidade e plasticidade. A Antologia tambm ajuda a mostrar o porqu da popularidade da poesia de Olavo Bilac, desde sua poca at hoje.

4. ANLISE:

Visivelmente, essa Antologia tem como objetivo reunir o que de mais popular existe na poesia de Olavo Bilac. O poeta, cuja trajetria literria confunde-se com a prpria biografia, foi eleito em 1907, em concurso promovido pela revista Fon Fon, o Prncipe dos Poetas Brasileiros. Tendo desistido de cursar Medicina e Direito, desde muito cedo passou a dedicarse s letras, mesmo com a oposio paterna o pai, que fora mdico durante a Guerra do Paraguai, queria v-lo seguir a mesma profisso. O livro privilegia os sonetos, em especial os de Via Lctea. H tambm o espao para o pico de O Caador de Esmeraldas. Poemas como A Alvorada do Amor, carregados de um erotismo ousado para a poca, aparecem no volume. Os poemas infantis tambm so lembrados. Dessa forma, possvel ter-se um panorama de quase todas as facetas presentes da obra potica de Olavo Bilac. Os versos de Bilac eram recitados em saraus. Uma editora lhe encomendou um livro de poesias para crianas, ao qual se preocupou em dar um tom didtico e cvico, de exaltao e respeito a elementos da cultura nacional. Pode-se, nessa coletnea, compreender Bilac como um poeta completo para o sculo XIX: o lirismo e os temas nacionais esto presentes em sua poesia, apresentados em formas fixas e perfeitas. como se ele sintetizasse, ao mesmo tempo, o sentimento e a subjetividade do Romantismo, a musicalidade do Simbolismo e o zelo com a forma do Parnasianismo, tudo entremeado pelo civismo que marca a transio entre Imprio e Repblica. Bilac, ao realizar tal sntese potica, torna-se um dos nomes mais significativos da Literatura Brasileira na virada do sculo XIX para o XX.

D) Aquecer os motores 1.Voc conhece os versos Ora direi, ouvir estrelas e ltima Flor do Lcio, inculta e bela ?

E) Citaes
1.

Soneto XIII Via Lctea

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto E abro as janelas, plido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via lctea, como um ptio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo cu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando esto contigo?" E eu vos direi: "Amai para entend-las! Pois s quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas."
2.

Velhas rvores

Olha estas velhas rvores, mais belas Do que as rvores novas, mais amigas: Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das procelas... O homem, a fera, e o inseto, sombra delas Vivem, livres de fomes e fadigas; E em seus galhos abrigam-se as cantigas E os amores das aves tagarelas. No choremos, amigo, a mocidade! Envelheamos rindo! envelheamos Como as rvores fortes envelhecem: Na glria da alegria e da bondade, Agasalhando os pssaros nos ramos, Dando sombra e consolo aos que padecem! 3.Lngua Portuguesa

ltima flor do Lcio, inculta e bela, s, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim, desconhecida e obscura. Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu vio agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi: "meu filho!", E em que Cames chorou, no exlio amargo, O gnio sem ventura e o amor sem brilho!

You might also like