You are on page 1of 11

sbado, 8 de dezembro de 2012

Premiere Pro: Como exportar sem perder a qualidade.

Muitos leitores aqui do blog me escrevem reclamando da perda de qualidade na exportao de seus projetos finalizados. Seja para gerar um disco Bluray ou DVD, exportar para a web ou mesmo arquivar os trabalhos finalizados como um mster para uso futuro. Existe um artigo aqui no blog chamado Exportao de AVCHD para DVD sem perder muita qualidade. Como fazer? que eu recomendo enfaticamente que voc leia tambm. Nele eu explico mais alguns macetes para exportar direto para DVD ou BluRay. Ento nossos 4 casos principais so: 1 Exportar para mdia tica: Proceder como indicado no artigo que mostrei acima. 2 Exportar para web (Vimeo, Youtube, Facebook, etc): A maioria dos sites de hospedagem de vdeo aceitam diversos formatos de vdeo como QuickTime (MOV),Windows Media Player (WMV) e Flash (FLV) e mesmo h.264 (MP4). Ento procure, na medida do possvel, exportar no formato de seu vdeo original, Se voc captou em AVCHD MOV, exporte QuickTime H.264, Se sua cmera grava em HDV (MPG2) exporte em MPG2. Isso evita perda de tempo e de qualidade na transcodificao feita pelo Premiere na hora da exportao.

Mas saiba que cada um desses sites vai transcodificar seu vdeo, aps o trmino do upload, geralmente em formato FLV ou outro para o qual os servidores de vdeo estejam programados. Ento no preciso exportar com uma qualidade superior a qualidade suportada pelos sites de armazenamento de vdeo. Por isso o Premiere, em alguns presets de exportao, j oferece opes prontas para diversos desses sites. Exportar um vdeo com uma taxa de dados de 20 Mbps no vai melhorar a aparncia de seu trabalho na web, pois a maioria desses site usa a taxa de dados de 5 Mbps. Exportando em uma taxa maior s vai fazer seu vdeo ficar com um arquivo enorme e demorar mais na subida. O melhor tipo de arquivo para exportar para esses sites o h.264, j que quase todas as cmeras atuais trabalham com o AVCHD.

3 Exportar para criar uma cpia mster para uso futuro: Porque voc deveria exportar um vdeo sem compresso? Antes de mais nada voc precisa saber que um vdeo sem compresso sobrecarrega menos o processador, mas em compensao necessita de discos rgidos muito rpidos, por causa do tamanho que eles ocupam no disco. Uma hora de vdeo sem compresso de alta qualidade em HD pode ocupar mais de 1 Terabyte de espao em um HD e exigir taxas de leitura de mais de 400MB por segundo. S para comparao, um HD SATA III de 7200 RPM vazio e recm formatado consegue ler no mximo 100MB por segundo. Ento obvio que seu vdeo vai rodar com travamentos ou at no rodar em seu computador. Para que um vdeo sem compresso rode sem problemas, voc precisa, no mnimo um jogo de HDs em RAID 0 composto por 3 discos agrupados. E para que serve um vdeo sem compresso? Antes de responder a essa pergunta, eu devo lhe dizer que transformar um vdeo que foi gravado com compresso (por exemplo um AVCHD) e pass-lo para vdeo sem compresso no vai melhorar em nada a qualidade, pois a informao de definio, cor e luminncia que foi perdida durante a compresso no vai retornar. Mas em certas cmeras, o AVCHD gerado tem uma especificao e qualidade diferente das opes padro de exportao disponveis nos softwares de edio. Ento a exportao final do seu trabalho pode sofrer degradao se no for exportada dentro de certos parmetros. Ento o ideal seria captar na cmera sem compresso, mas isso exige equipamentos especiais como gravadores de vdeos externos. Em certos casos voc precisar exportar seu trabalho finalizado para outra empresa ou profissional que vai, por exemplo fazer correo ou modificao de cor ou inserir efeitos de computao grfica. Geralmente nesses casos essas empresas/profissionais exigem o material em formato sem compresso para este se adequar aos softwares que eles usam e ao padro do mercado. Nesses casos, existem diversas opes dependendo da plataforma desejada. Se o caso exportar para algum que esteja usando ilhas Mac e o FinalCut Pro, o material pode ser exportado no formato DNxHD (baixando o codec gratuitamente do site da AVID), DPX, Apple ProRes ou Quicktime MOV. Se for para um profissional usando equipamento AVID o material pode ser exportado em DNxHD e se o destino final for para equipamentos baseados em PC e programas como o Premiere da Adobe, o formato pode ser tanto o DNxHD, quanto o AVI sem compresso ou ainda formatos de sequencias de imagens Targa, TIFF ou PNG. Caso o PC baseado em Windows com o Premiere Pro tenha o codec QuickTime Pro (licenciamento pago), este poder ler e exportar arquivos no formato Apple ProRes. Mas como se tratam de arquivos muito grandes, eles ocupam, as vezes, mais de um HD de 1 Terabyte e no so a melhor opo para se guardar material. Servem mais para armazenamento temporrio para transporte entre est[dios. 4 Exportar para cpias Master para envio a outras produtoras ou para armazenamento definitivo para edies e correes posteriores:

Chegamos ento ao ponto principal de nosso artigo. Na maioria das vezes necessitamos guardar nossos trabalhos para uso futuro, seja porque o cliente pode querer uma verso em HD, tendo pedido inicialmente em DVD, seja porque necessitaremos usar o material em outras ocasies com manipulao de cor ou criao de efeitos especiais. Ou ainda simplesmente temos que guardar cpias de segurana por fora de contrato. Nesses casos podemos usar formatos com um tipo de compresso menor e mais eficiente. Mas primeiramente devemos ter em mente que a taxa de dados do vdeo com compresso o principal fator, embora existam outros, como veremos a seguir, para determinar a qualidade e o tamanho do arquivo final. O objetivo de codecs como o h.264 (AVCHD), HDV (mpeg2) ou WMV obter a melhor relao entre qualidade e tamanho. Ento quanto maior a taxa de dados, melhor a qualidade, porm com um arquivo muito grande. Quanto menor a taxa de dados, pior a qualidade e menor o arquivo. Outro fator importante a quantidade de key frames ou frames tipo I (frames que contm toda a informao nele mesmo, sem a necessidade de frames tipo P ou B para complementar a formao da imagem). Esse conjunto de frames chamado IPB e um conjunto com vrios frames IPB chamado de GOP (Grupo de Frames). Quanto maior o nmero de i-frames em um vdeo com compresso, tanto melhor ser a qualidade, principalmente em cenas com muitas transies ou movimentao de pessoas e objetos, do material comprimido. Tambm a ocorrncia de artefatos e empobrecimento da cor diminuem. A taxa de dados pode ser de dois tipos: VBR (taxa de bits varivel, onde o codec determina quais trechos do filme deva ter uma bitrate maior, de acordo com a complexidade da cena ou CBR ( taxa de bits constante) onde ns determinamos que taxa de dados fixa todo o filme deve ter. Logicamente vdeos VBR so menores que os vdeos CBR). Nas compactaes em VBR podemos ter uma ou duas passadas na hora da codificao. A codificao em dois passes melhora a qualidade do vdeo mas demora mais tempo no processo de render. Ento vamos ver como modificar um preset de exportao padro do Premiere, para melhorarmos a qualidade de nossos vdeos exportados. Vamos usar como exemplo o codec mais comum atualmente, o h.264. Ao finalizar seu trabalho de edio no Premiere e no querendo enviar o vdeo diretamente para o Encore, atravs do Adobe Dynamic Link, usamos o comando File>Export>Media.

1) Na janela de Export Settings que se abrir vamos escolher e modificar o codec h.264 e depois aprender como salvar esse preset modificado para uso futuro. Na caixa Formatescolha H.264

2) Prximo passo: Na caixa Preset escolha a opo HD 1080P 29,97

3) Na caixa Output Name escolha o nome e o local onde salvar seu vdeo exportado:

J nesse ponto voc pode observar l embaixo no final da janela de exportao que o arquivo final estimado ter cerca de 92 MB. E portanto muito menor que meu arquivo original que media 397 MB ao ser capturado pela cmera. Portanto, se deixssemos com est, a configurao padro de exportao o arquivo funal exportado perderia qualidade.

4) Ento continuando: Ainda na aba Vdeo deixamos o tamanho do frame em 1920 x 1080, a Frame Rate em 29,97 (se for o caso, pois vc pode querer 23,97 se filmou em 24P, ou ainda 60P se filmou em 60 quadros progressivos). O formato de pixel para AVCHD sempre Square Pixels (1.0), o formato (TV Standart) deixe em NTSC pois estamos no Brasil. E agora o mais importante: na aba Level, que por padro nesse preset fica em Main mude para High, pois somente esse profile permite taxas de dados maiores e compresso com mais i-frames.

5) Na caixa Level troque do padro 4.2 para o padro 5.1:

6) Marque tambm o box Render at Mximum Deph para permitur que o exporter do Premiere aproveite a profundidade maxima de cores disponvel no vdeo original:

7) Agora vamos modificar os parmetros de Bitrate Settings. Na caixa Bitrate Encoding vamos excolherVBR, 2 pass para permitir que o programa determine a taxa de dados de acordo com a complexidade da cena e faa isso em 2 passadas, melhorando a preciso da compresso.

Nesse ponto observe que o tamanho final de nosso arquivo a ser exportado j passou para 602 MB. Mas repare na outra seta vermelha. A caixa Key Frame Distance ainda est marcado o valor de 90. Isso significa que teremos poucos i-frames. 8) Como nos queremos que nosso arquivo final seja composto apenas de i-frames, ou seja, de frames que conteham toda a informao de imagem, cor e movimento nele mesmo, vamos mudar esse valor para 1.Vamos marcar tambm a caixa de seleo Use Maximum Render Quality e deixar desmarcadas as caixasUse Previews e Use Frame Blending, para evitar que o Premiere use os previews de vdeo de baixa qualidade na hora da exportao. E o frame

blending, que mais utilizado em vdeos entrelaados e visa suavisar as diferenas entre campos ou mesmo entre frames progressivos em passagens de maior movimento, acaba criando um efeito de blur ou sombra indesejvel.

8) As configuraes da aba Audio podem ficar como esto.

9) Na aba Multiplexer podemos deixar a configurao padro, que MP4 se quizermos que nosso vdeo final seja um arquivo *.mp4 com o udio inclluso na corrente de vdeo.

Se futuramente houver a preteno de exportar para um disco BluRay pelo Encore melhor escolher a opo None que vai criar dois fluxos distintos de vdeo e imagem. O vdeo ter a extenso *.m4v e o udio o formato *.aac e isso particularmente til, j que o Encore CS6 pode travar durante a renderizao, dando uma mensagem de erro avisando que no encontrou um arquivo de vdeo. Isso acontece porque o Encore renderiza primeiro o udio e depois o vdeo e apaga o arquivo temporrio exportado pelo Dynamic Link que continha vdeo e udio unificados. Esse processo de unio de audio e vdeo em uma nica corrente ou stream,para quem no sabe, se chama multiplexao. E o processo inverso de extrair o udio de um vdeo multiplexado geralmente chamado de demux. 10) Agora estamos prontos para exportar o nosso arquivo. Mas antes disso, vamos salvar o preset recm-criado para que no precisemos configurar tudo novamente na prxima utilizao. Basta clicar no cone Save Preset e na janela que se abrir, escolher um nome para o novo preset criado por voc. Escolha um nome, usando palavras curtas, mas que indique, da proxima vez que for utilizado, as caractersticas bsicas.

11) Quando for necessrio chamar o preset criado e salvo, basta clicar na caixa Format H.264 e no topo da lista de opes aparecero todos os presets salvos para aquele formato. Note que se voc escolher outra opo como Mpeg2, AVI, etc. o preset salvo para o formato H.264 no aparecer na lista.

12) Para outros formatos de codecs de exportao voc tambm pode criar, usando esse tutorial, outras configuraes personalizadas.

You might also like