You are on page 1of 13

BIOQUMICA 1 - Assinale a alternativa correta sobre a tireoidite de Hashimoto.

a) a causa mais comum de hipotireoidismo em locais onde a oferta de iodo adequada. b) Caracteriza-se por reao granulomatosa multifocal e fibrose na tireoide e tecidos adjacentes. c) subaguda e desencadeada por infeces virais de repetio. d) Evolui para o bcio multinodular. e) autoimune e predispe ao carcinoma papilfero da tireoide. 2 - A hipercolesterolemia caracteriza-se por elevao de: (A) quilomicrons e VLDL; (B) quilomicrons, apenas; (C) VLDL, apenas; (D) LDL, apenas; (E) VLDL e LDL. 3 - A cetoacidose um processo que resulta do metabolismo: (A) da glicose; (B) de cetose; (C) de cidos graxos; (D) de aminocidos; (E) de cidos nuclicos. 4. o marcador de leso da musculatura cardaca, utilizado no diagnstico do infarto agudo do miocrdio, detectvel em 4h a 6h aps a leso, permanecendo elevada por at 10 dias: A) CK-MB B) CK-total C) DHL D) Troponina I 5. Na avaliao dos testes bioqumicos hepticos, o aumento isolado de bilirrubinas (enzimas normais), com predomnio da bilirrubina direta, sugestivo de: A) Hemlise. B) Sndrome de Rotor. C) Sndrome de Gilbert. D) Hepatite viral. 6. A monitorizao teraputica do cncer de mama pode ser realizada atravs da dosagem de: A) CA 15.3 B) CA 19.9 C) CA 125 D) CA 72.4 7. Na dosagem da hemoglobina glicada, pode ocorrer resultados inapropriadamente diminudos devido anemia: A) hemoltica. B) por carncia de ferro. C) por carncia de Vitamina B12. D) por carncia de Folato.

8. Em relao avaliao laboratorial das funes tiroideanas, correto afirmar: A) A concentrao de T4 est diminuda no hipertireodismo e na Sndrome de Resistncia ao Hormnio Tireodiano. B) O TSH uma glicoprotena secretada pela adenohipfise, tendo como principal efeito o de inibir a tireide a liberar T3 e T4. C) O TSH importante no diagnstico de hipotireodismo primrio, sendo o primeiro hormnio a se alterar. D) A concentrao de T4 total est aumentada no hipotireodismo. 9. Em relao dosagem de creatinina para a avaliao da funo renal, correto afirmar: A) Nveis elevados podem ser encontrados nos estados que cursam com diminuio da massa muscular. B) O mtodo de Jaff sofre interferncia in vitro, negativa na presena de cefalosporina e corpos cetnicos e positiva no aumento da bilirrubina. C) Os valores de referncia so iguais para mulheres e homens adultos. D) A produo de creatinina aumenta com a ingesto de carne ou esforo muscular excessivo. 10. A deficincia de alfa1-antitripsina (doena de Wilson) um distrbio gentico que pode evoluir para (A) anemia hemoltica (B) hipercolesterolemia (C) cirrose heptica (D) doena celaca 11. A parada respiratria induzida por anestsicos gerais fazem com que procedimentos cirrgicos possam cursar com (A) alcalose respiratria (B) acidose respiratria (C) acidose metablica em resposta ao distrbio respiratrio primrio (D) alcalose metablica, como mecanismo compensatrio do distrbio respiratrio primrio. 12. O distrbio endcrino causado por tumores de clulas cromafins, o qual cursa com hipertenso arterial e hiperglicemia, confundindo o diagnstico clnico com diabetes mellitus (A) hipertireoidismo (B) sndrome de Cushing (C) diabetes insipidus (D) feocromocitoma 13. Lipoprotena de maior teor lipdico em relao s demais, de maior tamanho, e que migra mais rapidamente na eletroforese: (A) HDL (B) LDL (C) VLDL (D) Quilomcron 14- Dentre as enzimas abaixo, assinale aquela que no faz parte das provas de funo heptica. (A) Gama-glutamiltransferase (B) Aspartato aminotransferase (C) Alanina-aminotransferase (D) Fosfatase alcalina (E) Creatinofosfoquinase

15- . Um paciente, para ser categorizado como intolerante a glicose ou com tolerncia diminuda a glicose, deve apresentar: (A) Glicemia de jejum maior que 126 mg/dl. (B) Glicemia, 2 horas aps 75 gramas de glicose, entre 140 e 199 mg/dl. (C) Glicemia de jejum menor que 140 mg/dl 2 horas aps 75 gramas de glicose. (D) Glicemia ps-prandial (2 horas aps refeio) maior que 200 mg/dl. (E) Glicemia de jejum menor que 110 mg/dl.

IMUNOLOGIA 1 - Com base nos conhecimentos sobre a sndrome da imunodeficincia adquirida, identifique as afirmativas abaixo com relao a pacientes HIV positivo como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os vrus causais podem ficar latentes por muitos anos no tecido linfoide. ( ) A linfocitose caracterstica na fase aguda da doena. ( ) A contagem de linfcitos T CD4+ tem correlaco positiva com a gravidade da doena. ( ) O aparecimento de infeces oportunistas, como a candidase oral e a toxoplasmose cerebral, indcio de transio para AIDS. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) F V F V. b) V F V V. c) F V V F. d) V V F F. e) F F V F.

2 - As protenas da membrana podem ser usadas como marcadores fenotpicos para distinguir populaes de linfcitos funcionalmente distintos. Neste sentido, a maioria dos linfcitos T auxiliares : a) CD3+ CD4+ CD8+ b) CD3+ CD4+ CD8 c) CD3+ CD4- CD8+ d) CD3- CD4+ CD8+ e) CD3- CD4+ CD83- Em relao aos rgos linfoides, a afirmativa CORRETA : a) o rgo linfoide primrio a medula ssea, onde so gerados os linfcitos B e T; os rgos linfoides secundrios so o timo, os linfonodos, o bao, sistema imune cutneo e sistema imune associado s mucosas; b) os rgos linfoides primrios so a medula ssea, onde so gerados os linfcitos B e o timo, onde so gerados os linfcitos T; os rgos linfoides secundrios so os linfonodos, o bao, o sistema imune cutneo e o sistema imune associado s mucosas; c) os rgos linfoides primrios so a medula ssea, onde so gerados os linfcitos B e T, e o timo, onde os linfcitos T se desenvolvem; os rgos linfoides secundrios so os linfonodos, o bao, o sistema imune cutneo e o sistema imune mucoso; d) os rgos linfoides primrios so a medula ssea, o timo e o bao, que produzem e amadurecem os linfcitos; os rgos linfoides secundrios so os linfonodos, o sistema imune cutneo e o sistema imune mucoso; e) no h esta classificao em rgos linfoides primrios e secundrios.

4- O epitlio das mucosas forma uma barreira entre o ambiente externo e interno. A respeito da mucosa do trato gastrointestinal, pode-se afirmar, EXCETO: a) a maioria dos linfcitos intra-epiteliais do tipo Linfcito B; b) a lmina prpria intestinal contm uma populao mista, tanto de linfcitos T como linfcitos B; c) as placas de Peyer fazem parte deste sistema mucoso; d) h clulas especializadas M que transportam antgenos para as placas de Peyer; e) o sistema imune mucoso um rgo linfoide secundrio. 5. Quanto estrutura bsica dos anticorpos, assinale a CORRETA. a) Os anticorpos tm uma cadeia leve e uma cadeia pesada. b) Os anticorpos tm uma cadeia leve que possui dois segmentos (um varivel e um contante), e uma cadeia pesada, que tambm possui dois segmentos (um varivel e um constante). c) Os anticorpos tm duas cadeias leves (cada uma com um segmento varivel e um constante) e duas cadeias pesadas. d) Os anticorpos tm seis cadeias, entre leves e pesadas. e) Cada cadeia do anticorpo possui uma nica regio varivel e nenhuma regio constante. 6. Em relao ligao com antgenos, pode-se AFIRMAR que: a) os anticorpos so capazes de reconhecer apenas antgenos peptdicos; b) os linfcitos T reconhecem antgenos peptdicos e lipdicos; c) antgenos so sinnimos de eptopos e determinantes; d) as molculas que estimulam respostas imunolgicas so chamadas de imungenos; e) num complexo hapteno-carreador, a pequena substncia chamada de carreadora, enquanto que a macromolcula chamada de hapteno. 7. O complexo maior de histocompatibilidade (MHC) tem a funo de apresentar antgenos associados a clulas para serem reconhecidos pelas clulas T. Sobre este complexo CORRETO afirmar que: a) os genes MHC no so expressos de forma co-dominante em cada indivduo; b) no MHC classe I, a regio 3 se liga ao CD4; c) no MHC classe II, a regio 2 se liga ao CD8; d) o MHC classe II corresponde aos genes HLA-A, HLA-B e HLA-C no ser humano; e) a expresso das molculas do MHC aumentada pelas citocinas produzidas durante as respostas imunes natural e adquirida. 8. A apresentao de antgenos associados ao complexo maior de histocompatibilidade (MHC) desempenha importante papel na imunidade protetora. Em relao a isto, afirma-se CORRETAMENTE que: a) apenas a via I do MHC apresenta amostras de protenas aos linfcitos T; b) apenas a via II do MHC apresenta amostras de protenas aos linfcitos T; c) tanto a via I como a via II do MHC apresentam amostras de protenas e lipdeos aos linfcitos T; d) a via II do MHC apresenta protenas endossmicas aos linfcitos T CD4+; e) os linfcitos T vigiam os carboidratos e lipdeos apresentados pelo MHC e respondem aos antgenos estranhos.

9. O linfcito T requer, alm do seu receptor (TCR), molculas acessrias. Em relao a este receptor, CORRETO afirmar que: a) o TCR transmite o sinal bioqumico gerado pelo reconhecimento do antgeno; b) o complexo TCR, alm de reconhecer antgenos, capaz de transmitir os sinais gerados por este reconhecimento; c) o TCR formado por trs cadeias polipeptdicas: , e ; d) as protenas CD3 e auxiliam no reconhecimento de antgenos pelo TCR; e) em alguns linfcitos T, o TCR tem a funo de adeso do linfcito T clula apresentadora de antgeno. 10. A ativao e a fase efetora da resposta imune celular so acionadas pelo reconhecimento do antgeno. Em relao a isto, afirma-se CORRETAMENTE que: a) inicialmente o linfcito T executar suas funes efetoras para, posteriormente, diferenciarse e expandir-se clonalmente; b) a principal citocina para a proliferao clonal dos linfcitos T nos rgos linfoides secundrios a interleucina 7; c) a diferenciao para linfcitos Th1 ocorre em resposta a helmintos e alrgenos; d) a morte mediada pelos linfcitos CD8+ utiliza o macrfago como principal clula efetora; e) a via coestimulatria mais bem caracterizada na ativao da clula T a que envolve as molculas CD28 e B7.

PARASITOLOGIA 1. Utiliza-se para o diagnstico da Leishmania, EXCETO: A. Identificao do parasito em lmina corada por Giemsa ou Leishman (material aspirado de medula ssea, crista ilaca ou bao (perigosa). B. Cultura (meios NNN associado ao LIT suplementado com antibiticos para aumentar a probabilidade de isolamento de parasito). C. ELISA. D. Contra-imunoeletroforese. E. Imunofluorescncia direta.

2-O mtodo de exame de fezes mais utilizado para diagnstico de esquistossomose : A) Mtodo de Hoffman, Pons e Janer; B) Mtodo de Stoll; C) Mtodo de Baermann-Moraes; D) Mtodo de Looss; E) Mtodo da fita Gomada. 3 - Dentre os mtodos parasitolgicos de fezes abaixo, assinale o que representa maior sensibilidade para o diagnstico da estrongiloidase. (A) Ritchie. (B) Baermann-Moraes, Rugai. (C) Lutz-Hoffman. (D) Kato-Katz.

4. Identifique corretamente qual Microrganismo Patognico retratado pela figura abaixo:

(Fonte: ufrgs.br) A) Cisto de Endolimax nana B) Cisto de Entamoeba coli C) Cisto de Entamoeba histolytica D) Cisto de Balantidium coli E) Cisto de Giardia lamblia 5. Identifique corretamente qual dos Microrganismos alistados entre as alternativas retratado na figura abaixo:

(Fonte : bioinfo-aula.blogspot.com) A) Ovo de Schistosoma mansoni B) Ovo de Ascaris lumbricoides C) Ovo de Trichocephalus trichiura D) Ovo de Strongyloides stercorallis E) Ovo de Taenia sp 6. Os insetos Anopheles tornam-se infectados ao sugarem o sangue de animais ou indivduos parasitmicos. Os organismos ingeridos multiplicam-se no inseto e as formas infectantes de esporozoto so inoculadas no homem aps picada do inseto infectado. O ciclo evolutivo e a transmisso citados correspondem ao protozorio: A) Trypanossoma cruzy. B) Plasmodium. C) Leishmania. D) Babesia.

7. Nos cistos dos gnero Entamoeba podemos encontrar estruturas finas e longas agrupadas em leque e formaes de estruturas alongadas com as extremidades ambas com caractersticas de charutos. Essas formaes so conhecidas como: A) Vacolos. B) Hemcias fagoctadas. C) Corpo cromatide. D) Axonema. E) Axstilo.

8. O mtodo de Willis baseado em: a) Flutuao em salina saturada. b) Hidrotermotropismo das larvas. c) Mtodo direto. d) Sedimentao espontnea. e) Centrifugao. 9. A Doena de Chagas corresponde ao quarto maior impacto social entre todas as doenas infecciosas e parasitrias prevalentes na Amrica Latina. Sobre o diagnstico laboratorial, incorreto afirmar que a forma: A) tripanossmica detectada no sangue perifrico na fase crnica. B) leshimnica morfologicamente distinta de Leshmania donovani. C) tripanossmica encontrada circulando no sangue no incio da infeco. D) trofozodica caracterstica das clulas reticuloendoteliais. E) leshmnica detectada no sangue venoso na fase aguda da doena.

10. Particularidades do ciclo biolgico separam as infeces produzidas por Strongyloides stercoralis dos demais nematodos.

Fonte: adaptado de CDC

Quanto ao diagnstico laboratorial deste helminto, correto afirmar que: A) os ovos, alongados e com um dos lados convexo, so usualmente observados nas fezes. B) as larvas rabditoides so as formas mais comuns encontradas nas fezes, diferenciando-se pelo vestbulo bucal curto e pela presena proeminente do primrdio genital. C) as larvas filarioides so as formas mais comuns observadas nas fezes, sendo diferenciadas pela cauda que termina com duas pontas minsculas. D) as larvas rabditoides so as formas infectantes do helminto e diferenciam-se dos demais nematodos pela presena de placas cortantes na cpsula bucal. E) as larvas filarioides so comumente observadas nas fezes, sendo diferenciadas pela presena do primrdio genital e dois pares de dentes quitinosos na cpsula bucal.

MICROBIOLOGIA 1. Existem problemas ligados ao diagnstico bacteriolgico de infeces do trato respiratrio relacionados interpretao dos resultados, uma vez que muitas amostras sofrem contaminao pelos micro-organismos no patognicos encontrados no trato respiratrio. Muitas amostras so aceitveis para este diagnstico, porm, outras no. Constitui amostra inadequada para diagnstico de infeces do trato respiratrio: (A) Escarro. (B) Lavado broncoalveolar. (C) Aspirado traqueal. (D) Material de Swab endotraqueal. (E) Escovado brnquico.

2. As infeces do trato urinrio so problemas comuns que ainda acometem muitos pacientes. O critrio diagnstico tradicional determina que contagem maior ou igual a 105 UFC/ml utilizada como limite indicativo de infeco urinria, embora este valor possa ser modificado por aspectos do paciente como sintomatologia clnica, agente isolado, coleta ou uso prvio de antimicrobianos. Com base no aspecto laboratorial do diagnstico de infeces urinrias, pode-se afirmar: (A) Urocultura positiva sempre ocorre em paciente com sintomatologia sugestiva de infeco urinria, mesmo com amostras de urina coletadas de forma aleatria. (B) A coleta obtida com saco coletor a que apresenta menor taxa de contaminao e de resultados falso positivo. Isso justifica o uso difundido desse tipo de coleta. (C) A assepsia recomendada para coleta de urina pode ser feita com gua e sabo, porm o uso de lcool etlico diludo (30% a 45%) apresenta melhor aceitao por praticamente eliminar o risco de contaminao da amostra. (D) A amostra sempre deve ser semeada imediatamente aps a coleta. Este semeio nunca pode ser feito aps 1 hora da coleta, mesmo com amostras refrigeradas. (E) Em crianas sem controle esfincteriano, a sondagem vesical e a puno suprapbica so opes para coleta da amostra de urina.

3- A forma mais simples para a identificao do S.aureus a prova da coagulase, que pode ser realizada em tubo ou em lmina. Considerando as peculiaridades desse teste e as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta. (A) Teste em lmina apenas presuntivo; se for negativo, dever ser realizada confirmao com o teste em tubo. (B) Teste de coagulase em tubo detecta apenas a presena do clumping factor. (C) Mesmo sendo um S.aureus, a coagulao do plasma no ocorre se inativado pelo EDTA, obtendo-se um resultado falso negativo. (D) A maioria das cepas de S.aureus possui o fator aglutinante na superfcie da membrana celular, que reage com o fibrinognio do soro. 4. Uma amostra de urina foi semeada em placa de MacConkey com ala de platina calibrada com capacidade de 0,001mL. Aps incubao de 18 horas foi observado 102 colnias na placa. Quanto ao enunciado acima pode-se afirmar que: A) A capacidade da ala calibrada deveria ser de 0,01mL. B) Deve ser relatada uma contagem de colnias de 10.200/mL na cultura. C) O resultado indica infeco urinria. D) As colnias podem ser de microrganismos Gram positivos. 5-Sobre o diagnstico de infeces bacterianas, marque a alternativa incorreta: A) Para o diagnstico de infeces por bactrias do gnero Mycobacterium, como M. tuberculosis e M. leprae, alm da bacteriosocpia, imprescindvel o isolamento do agente etiolgico no meio de Lwesten-Jensen. B) As hemoculturas so particularmente teis para o isolamento de bactrias do gnero Staphylococcus em casos como sepse, endocardite e sndrome do choque txico. C) Em gar-sangue, Streptococcus pneumoniae produz hemlise alfa (incompleta) e so sensveis optoquina. D) Nas infeces por Salmonella, o isolamento da bactria na mostra de fezes utiliza meios de cultura seletivos como gar MacConkey, gar Entrico Hektoen e caldo Tetrationato. E) Para o transporte de amostras em que se suspeita de infeco por bactria anaerbia, o material pode ser inoculado imediatamente aps a coleta em um tubo contendo meio Tioglicolato e esse tubo ser vedado imediatamente.

6- A preveno da infeco neonatal pelo Streptococcus agalactiae (Estreptococo Grupo B ou GBS) recomendada pela Portaria n.1.459/2011, do Ministrio da Sade, para todas as gestantes. Para a realizao do exame em cultura necessria a coleta do material (A) entre a 35 e a 37 semana de gestao, utilizando-se inicialmente um swab no intrito vaginal, sem utilizao de espculo, e, posteriormente, outro retal e o material deve ser colocado em meio de transporte, Amies ou Stuart, onde pode permanecer por at quatro dias em temperatura ambiente ou em ambiente refrigerado. (B) entre a 7 e a 10 semana de gestao, utilizando-se inicialmente um swab no intrito vaginal com a utilizao de espculo e o material deve ser colocado em meio de transporte, Amies ou Stuart, onde pode permanecer por at um ms em temperatura ambiente ou em ambiente refrigerado. (C) no dia do parto, utilizando-se inicialmente um swab no intrito vaginal, sem a utilizao de espculo, e, posteriormente, outro retal e o material deve ser colocado em salina tamponada, para posterior antibioticoprofilaxia. (D) depois da confirmao da gravidez, utilizando-se inicialmente um swab no intrito vaginal, sem utilizao de espculo, e, posteriormente, outro retal e o material deve ser colocado em meio de transporte, Amies ou Stuart, onde pode permanecer, por toda a gestao at o dia do parto, em temperatura ambiente ou em ambiente refrigerado.

7) O teste de coagulase, no qual a bactria faz um o plasma coagular, utilizado para distinguir: a) Streptococcus pyogenes de Estreptococcus faecalis. b) Streptococcus pyogenes de Staphylococcus aureus. c) Staphylococcus aureus de Staphylococcus epidermidis. d) Staphylococcus epidermidis de Neisseria meningitidis. e) Staphylococcus epidermidis de Staphylococcus saprophyticus. 8- Assinale a alternativa correta a respeito da identificao microbiolgica das bactrias: A) As bactrias gram positivas coram-se em cor prpura, pelo mtodo de Gram. B) O teste da DNase o de escolha para diferenciao de amostras de Stafilococcus de uma de Streptococcus. C) O teste da bili esculina no deve ser usado para identificao de amostras de enterococcus. D) Os Streptococcus so catalase positiva e Stafilococcus so catalase positiva. E) Todos os cocos Gram-positivos so catalase positiva.

9. O uso indiscriminado de antibiticos, cada vez mais frequente no Brasil, responsvel pelo surgimento de bactrias multirresistentes. Analise as afirmaes e anote VERDADEIRO (V) ou FALSO (F). Em seguida, escolha a opo CORRETA. (__) As principais bactrias produtoras de ESBL so: Eschericha coli, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis. (__) Os VRE (ou ERV) so enterococos resistentes vancomicina um srio problema em infeces hospitalares. (__) Cepas de Acinetobacter baumannii resistentes ao Imipenem so isoladas cada vez mais frequentemente. (__) Entre as bactrias produtoras de betalactamases induzveis encontram-se o Citrobacter spp, o Enterobacter spp. a Serratia spp. e o Proteus vulgaris. A) F, V, V, V B) V, V, V, V C) F, V, V, F D) V, V, V, F E) V, F, F, V 10. Em relao s caractersticas dos Cocos Gram positivos, CORRETO afirmar: A) O Streptococcus pyogenes o nico estreptococo beta-hemoltico sensvel bacitracina. B) Todas as espcies de Enterococcus so intrinsecamente resistentes vancomicina. C) O Staphylococcus epidermidis um contaminante frequente e no apresenta importncia em cultura de cateter. D) O Streptococcus pneumoniae sensvel optoquina, mas resistente prova da bilesolubilidade. E) A prova mais especfica para identificao de Staphylococcus aureus a DNAse e no a coagulase.

HEMATOLOGIA 1 - Assinale a alternativa correta sobre o linfoma de Hodgkin. a) Geralmente se inicia no anel de Waldeyer e progride para linfonodos regionais. b) Acomete comumente rgos e estruturas extranodais. c) Para seu diagnstico, requer o encontro de clulas de Reed Sternberg ou suas variantes. d) Apresenta-se mais frequentemente como "celularidade mista" ao exame histolgico. e) uma forma de leucemia. 2. A hemossedimentao mede a estabilidade da suspenso das hemcias no plasma. Quais dos fatores abaixo retardam a velocidade deste exame laboratorial? a) Hipofibrinogenemia. b) Anemias. c) Infarto. d) Doenas reumticas. e) Leucemias. 3. Um Farmacutico ao analisar um hemograma evidencia leucocitose acentuada, plaquetopenia e grande nmero de blastos. Estes dados permitem uma suspeita clnica de: a) leucemia linfoide crnica; b) leucemia mielide aguda; c) leucemia linfoide aguda; d) leucemia mielide crnica; e) doena mieloproliferativa crnica. 4 - Em aparelho de coagulao, o reagente de tempo de Quick que mais se aproxima do padro internacional de tromboplastina tem: (A) INR prximo a 1,0; (B) ISI prximo a 1,0; (C) coeficiente de correlao linear prximo a 1,0; (D) linearidade at 100 % de atividade; (E) linearidade acima de 100 % de atividade. 5. Concentrao da hemoglobina encontrada em cada eritrcito: (A) VCM. (B) HCM. (C) ECM. (D) CHCM. (E) VG. 6. Na avaliao laboratorial pr-operatria do sistema hemosttico, em pacientes com distrbio hemorrgico duvidoso ou presente, deve-se realizar como triagem os seguintes testes: A) Tempo de sangramento, contagem de plaquetas, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativado. B) Tempo de coagulao, contagem de plaquetas, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativado. C) Tempo de sangramento, tempo de coagulao, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativado. D) Tempo de coagulao, tempo de sangramento, retrao do cogulo, tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativado.

7. Parmetro do hemograma considerada a expresso numrica da anisocitose, utilizado no diagnstico diferencial das anemias por sntese deficiente da hemoglobina: A) PDW B) VCM C) RDW D) HCM 8- O tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA) constitui uma prova de grande valor na prtica, demonstrando deficincias de todos os fatores da coagulao, especialmente os que participam do sistema intrnseco, com exceo das plaquetas e dos fatores (A) V e X. (B) VIII e IX. (C) VII e XIII. (D) XI e XII. (E) V e IX. 9- Em condies normais, os eosinfilos encontram-se no sangue circulante na proporo de 2 a 4%. Em certas patologias, esses nmeros podem aumentar (eosinofilia) ou diminuir (eosinopenia). So causas de eosinofilia, EXCETO (A) Ascaridase. (B) Asma brnquica. (C) Dermatite atpica. (D) Septicemias. (E) Escabiose. 10- Assinale a opo que apresenta ahemoglobina responsvel pela alterao das hemcias na drepanocitose. (A) Hb G (B) Hb A (C) Hb C (D) Hb F (E) Hb S

UROANLISE 1- As glomerulopatias apresentam-se como as seguintes sndromes clnicas, EXCETO: a) sndrome consuntiva. b) sndrome nefrtica. c) sndrome nefrtica. d) hematria ou proteinria assintomtica. e) insuficincia renal crnica. 2 - A sndrome nefrtica no adulto caracteriza-se pelos achados abaixo, EXCETO: a) proteinria macia com perda proteica diria de 3,5 g ou mais. b) hipoalbuminemia abaixo de 3 g/dL de plasma. c) edema generalizado. d) hipolipidemia. e) lipidria.

3 - Sobre a glomerulonefrite ps-infecciosa, assinale a alternativa INCORRETA. a) desencadeada por imunocomplexos aprisionados nos glomrulos. b) Caracteriza-se por sndrome nefrtica causada por acentuado espessamento reacional difuso da membrana basal. c) Pode ser causada por vrus da hepatite B e C e parasitas como Plasmodium falciparum e Treponema pallidum. d) Tem depsitos glomerulares eletrodensos, subepiteliais e subendoteliais. e) A causa mais comum a bacteriana, estreptoccica. 4. No exame do lquido sinovial, o achado que confirma o diagnstico de gota : A) Dosagem de cido rico elevado. B) Cristais de monourato de sdio. C) Aumento de neutrfilos. D) Aumento de moncitos. 5- A osteodistrofia observada em pacientes portadores de doena renal crnica (A) devida menor reabsoro de clcio urinrio, gerando hipocalcemia que estimula a paratireoide para produzir mais o paratormnio que, por sua vez, retira clcio dos ossos para regular a calcemia. (B) est relacionada menor produo renal de 1,25 di-OH-colecalciferol (vitamina D3), que proporciona a inibio do paratormnio, diminuindo o depsito de clcio nos sseos. (C) devida menor produo de eritropoetina pelo paciente renal crnico, o que promove a perda de clcio sseo, alm da queda da produo de hemoglobina pela medula ssea. (D) possui relao direta incapacidade de reabsoro de fosfato, levando a uma hipofosfatemia que estimula o paratormnio e que, por sua vez, retira o clcio dos ossos.

You might also like